Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Especuladores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 26/10/2010 13:28

Fenicio Escreveu:Zon! Se és um especulador, deves estar a encher a tua carteira com títulos da Zon neste momento (ou já o fizeste na sexta e ontem, whatever!). Mas se és um investidor, significa que sempre acreditaste no negócio da Zon e no seu potencial ("a mais barata operadora de cabo da Europa"), então encheste a tua carteira com a Zon ao longo de todo o ano de 2010, aproveitando-se das fortes vendas dos últimos meses.

Como investidor, se na semana que vem a Zon cair, não irás vender as tuas posições pois continuas a acreditar no potencial da empresa! Mas se és um especulador, irás vendê-las o mais rápido que puderes para garantir o lucro entretanto amealhado.

Gosto desta frase: "se és um investidor, significa que sempre acreditaste no negócio da Zon e no seu potencial" e vou elaborar um pouco sobre ela.

se és um investidor, significa que sempre acreditaste no negócio da Zon e no seu potencial. Compraste mil acções da ZON (ex-PTM) no ano 2000, ao preço de 50 euros cada, porque te disseram, e tu acreditaste, que aquela empresa era o negócio do futuro e ia até aos 100 euros. Ainda por cima ela já tinha ido a 73 euros por isso estava barata. Já tinha caído 30% desde os máximos mas nessa altura ninguém falava de especuladores e esta sem dúvida uma excelente oportunidade de investimento a longo prazo!

Entretanto ela caiu 93%, e estás a perder 46500 euros dos 50 mil iniciais, não porque as perspectivas se tenham degradado, mas sim por causa dos malditos especuladores. Tu continuas a acreditar no negócio e tens fé (isto é, especulas :mrgreen:) que, se os especuladores não se armarem em parvos, os teus trinetos ainda vão conseguir recuperar o investimento e vender a ZON sem prejuízo.

Registado: 5/11/2002 12:21

por tugatuga11 » 26/10/2010 13:19

Um especulador está mais ligado ao curto prazo enquanto que um investidor está mais ligado ao médio e longo prazo. Para o Manuel Alegre um especulador ou um investidor é o mesmo. :mrgreen:
Bons trades.

Registado: 27/4/2009 19:07

por Crómio » 26/10/2010 13:11

E se o "investidor" da Zon decidir realizar mais valias mesmo acreditando que a empresa tem potencial, continua a ser "investidor" ou passa a ser especulador?
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por tugatuga11 » 26/10/2010 13:09

Elias Escreveu: "Se for eleito, saberei defender o interesse nacional e não me vergarei perante os grandes especuladores que estão a asfixiar a Europa e a sua economia" Manuel Alegre

Irei chamar o Capitão América, o Thor, e o Visão para me ajudarem! :mrgreen: :mrgreen: e irei doar as reformas que ganho à "associação salvem os touros" pois sou um presidente justo e solidário. Quem especular é preso! :mrgreen:

Registado: 27/4/2009 19:07

por Fenicio » 26/10/2010 13:07

Seaman Escreveu:
Fenicio Escreveu:
Seaman Escreveu:Viva!

parece-me que a diferença é tão evidente para os participantes nesta discussão mas existe a dificuldade de concretizarem com um exemplo prático... :wink:

Com base nas várias definições aqui apresentadas para o "especulador", não consegues "de facto" chegar a uma conclusão? Nem ao menos a uma conclusão "provisória" a partir da qual se possa discutir a questão?

Olá Fenicio,

Sempre agradecido pelos teus posts e análises ás cotadas do PSI20.

Se é assim tão evidente a diferença Investidor/Especulador qual a dificuldade em apresentares um exemplo prático?

Mas eu já apresentei. Não leste o meu post?

Um exemplo mais prático? Hmm... vamos ver:

Zon! Se és um especulador, deves estar a encher a tua carteira com títulos da Zon neste momento (ou já o fizeste na sexta e ontem, whatever!). Mas se és um investidor, significa que sempre acreditaste no negócio da Zon e no seu potencial ("a mais barata operadora de cabo da Europa"), então encheste a tua carteira com a Zon ao longo de todo o ano de 2010, aproveitando-se das fortes vendas dos últimos meses.

Como investidor, se na semana que vem a Zon cair, não irás vender as tuas posições pois continuas a acreditar no potencial da empresa! Mas se és um especulador, irás vendê-las o mais rápido que puderes para garantir o lucro entretanto amealhado.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Seaman » 26/10/2010 12:59

Fenicio Escreveu:

parece-me que a diferença é tão evidente para os participantes nesta discussão mas existe a dificuldade de concretizarem com um exemplo prático... :wink:

Com base nas várias definições aqui apresentadas para o "especulador", não consegues "de facto" chegar a uma conclusão? Nem ao menos a uma conclusão "provisória" a partir da qual se possa discutir a questão?

Olá Fenicio,

Sempre agradecido pelos teus posts e análises ás cotadas do PSI20.

Se é assim tão evidente a diferença Investidor/Especulador qual a dificuldade em apresentares um exemplo prático?

Registado: 4/4/2009 0:57

por Elias » 26/10/2010 12:56

Crómio Escreveu:Seamen, a diferença é psicológica, na prática o objectivo e os meios são exactamente os mesmos.

Comprar para vender mais caro.

Depende! Se for shortista especulador sem escrúpulos, daqueles que fazem os mercados cair a pique, o objectivo é vender agora para comprar mais barato. :twisted:

por Fenicio » 26/10/2010 12:54

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Crómio » 26/10/2010 12:51

Seamen, a diferença é psicológica, na prática o objectivo e os meios são exactamente os mesmos.

Comprar para vender mais caro.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por Seaman » 26/10/2010 12:51

Viva!

por Seaman » 26/10/2010 12:48

mais_um Escreveu:
Seaman Escreveu:pois olha que fiquei na mesma... podes trocar por miúdos com um exemplo prático da diferença entre um Investidor e um Especulador.
Antecipadamente grato.

Penso que esta explicação é suficiente:

Especulador é um participante do mercado que espera que o retorno dos seus investimentos seja primariamente providenciado pelas acções (compras/vendas) dos outros participantes no mercado. Opõe-se ao conceito de investidor - o participante que espera que o retorno dos seus investimentos seja primariamente providenciado pelos fluxos financeiros gerados pelo activo no qual investe. A especulação é o risco não assumido pelo investidor e é considerada uma prática nefasta, podendo provocar a quebra de mercados, em benefício de alguns especuladores. Normalmente é objeto de controle pelos órgãos fiscalizadores (como a CVM) do mercado de capitais.

não me parece...

podes então dar um exemplo concreto de 2 negócios, sendo um típico de um Investidor e o outro típico de um Especulador?

Antecipadamente grato

por bolo » 26/10/2010 12:48

Seaman Escreveu:
bolo Escreveu:...

pois olha que fiquei na mesma... podes trocar por miúdos com um exemplo prático da diferença entre um Investidor e um Especulador.

Antecipadamente grato.

apaguei a citação da wikipédia colocada pela mais_um sobre a distinção entre especulador e investidor, precisamente porque apesar destas distinção, podem ser encontrados muitos pontos comuns e falta ainda a concretização dessa definição.

wikipedia Escreveu:Especulador é um participante do mercado que espera que o retorno dos seus investimentos seja primariamente providenciado pelas acções (compras/vendas) dos outros participantes no mercado. Opõe-se ao conceito de investidor - o participante que espera que o retorno dos seus investimentos seja primariamente providenciado pelos fluxos financeiros gerados pelo activo no qual investe. A especulação é o risco não assumido pelo investidor e é considerada uma prática nefasta, podendo provocar a quebra de mercados, em benefício de alguns especuladores. Normalmente é objeto de controle pelos órgãos fiscalizadores (como a CVM) do mercado de capitais.

por isso, coloco a seguinte questão:

sinceramente ainda não percebi bem a diferença entre especulador e investidor.

Alguém pode explicar supondo que sou mesmo burro :mrgreen:

será que o período, o local e os activos sobre os quais se negoceia podem estabelecer uma diferença entre investidor e especulador ou ambos são a mesma coisa?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por migluso » 26/10/2010 12:48

mais_um Escreveu:
Seaman Escreveu:pois olha que fiquei na mesma... podes trocar por miúdos com um exemplo prático da diferença entre um Investidor e um Especulador.
Antecipadamente grato.

Especulador é um participante do mercado que espera que o retorno dos seus investimentos seja primariamente providenciado pelas acções (compras/vendas) dos outros participantes no mercado. Opõe-se ao conceito de investidor - o participante que espera que o retorno dos seus investimentos seja primariamente providenciado pelos fluxos financeiros gerados pelo activo no qual investe. A especulação é o risco não assumido pelo investidor e é considerada uma prática nefasta, podendo provocar a quebra de mercados, em benefício de alguns especuladores. Normalmente é objeto de controle pelos órgãos fiscalizadores (como a CVM) do mercado de capitais.

E porque não esta?!?
"The speculator helps society adjust to changing circumstances by buying in anticipation of resale in the future when scarcity is expected to be greater and prices higher. In that way, he ensures additional supplies will be available in the future, diverting them from present use to their more urgently demanded uses in the future, and thus helps to smooth out disruptions caused by decreases in supply." Thomas E. Woods

ou esta
http://www.babelgum.com/browser.php#pla ... /8,5002880
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Crómio » 26/10/2010 12:46

A especulação é o risco não assumido pelo investidor e é considerada uma prática nefasta, podendo provocar a quebra de mercados, em benefício de alguns especuladores.

Esta frase está deliciosa... qual é a fonte?

Considerada prática nefasta por quem?

William Bernstein

por mais_um » 26/10/2010 12:41

Antecipadamente grato.

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Azul10 » 26/10/2010 12:34

Elias Escreveu:
Azul10 Escreveu:Fechar todas as posiçoes que temos para podermos estar em paz com a nossa consciência e podermos, finalmente, dormir à noite.

Azul, estás a esquecer-te de uma coisa. As acções não se podem simplesmente despachar para dentro do armário - para eu fechar as minhas posições, alguém terá de as abrir. :wink:

De certeza que haverão alguns malvado que, apesar de todos os avisos, continuarão com esta prática :evil: diabólica :evil: por isso daria para fecharmos as posições.

Registado: 4/10/2010 11:29

por Seaman » 26/10/2010 12:34

bolo Escreveu:...

pois olha que fiquei na mesma... podes trocar por miúdos com um exemplo prático da diferença entre um Investidor e um Especulador.

Antecipadamente grato.

por Elias » 26/10/2010 12:34

bolo Escreveu:

será que o período, o local e os activos sobre os quais se negoceia podem estabelecer uma diferença entre investidor e especulador ou ambos são a mesma coisa?

Acima de tudo é uma questão de percepção porque como o carf já referiu andamos todos ao mesmo :lol:

por bolo » 26/10/2010 12:32

por Elias » 26/10/2010 12:31

Azul10 Escreveu:Fechar todas as posiçoes que temos para podermos estar em paz com a nossa consciência e podermos, finalmente, dormir à noite.

Azul, estás a esquecer-te de uma coisa. As acções não se podem simplesmente despachar para dentro do armário - para eu fechar as minhas posições, alguém terá de as abrir. :wink:

por Azul10 » 26/10/2010 12:29

Penso que devíamos reflectir bem nestas palavras.

Fechar todas as posiçoes que temos para podermos estar em paz com a nossa consciência e podermos, finalmente, dormir à noite.

Com isto o nosso país saíria da situação actual para se tornar uma das grandes potências mundiais, somos o demónio e temos que parar.

Registado: 4/10/2010 11:29

por migluso » 26/10/2010 12:28

E a mim também... Obrigado.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por carf2007 » 26/10/2010 12:28

Os perfis são diferentes, mas ambos buscam o mesmo: LUCRO !
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Elias » 26/10/2010 12:28

"Are You an Investor, a Speculator or a Gambler?" :mrgreen:

http://ezinearticles.com/?Are-You-an-In ... &id=637237

por bolo » 26/10/2010 12:27

...
Editado pela última vez por bolo em 26/10/2010 12:32, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58 e 80 visitantes