Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - desemprego e produção

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 29/3/2004 15:02

Bom, caro semprefrio, essa é uma questão quente !!

Todos os sistemas podem ser bons ou maus. O importante é encontrar um sistema que funcione para o nosso perfil como investidor, dentro do timeframe que estamos a negociar.
Tomemos como exemplo os indicadores: que backtest fizeste para saber se as MM utilizadas funcionam? Quanto tempo durou o teste? Qual a acuidade dos sinais por elas gerados ??

Outra situação prende-se com a gestão do capital. Eu acredito que para trading "caça de pips" devemos utilizar uma pequena porção do nosso capital e assumir posições modestas, procurando um lucro mais ou menos rápido e até relativamente baixo, arriscando também pouco capital.
Para posições de curto/médio prazo, além dos sinais de entrada na posição, é importante definir como se entra. Traders profissionais dividem essa entrada em duas a quatro vezes, mantendo a posição por bastante tempo. Ela poderá, se for o caso, ser protegida com opções em sentido contrário, o famoso hedge. Já a saída da posição, raramente é de uma vez só, também é parcelada.
Sinceramente, tenho algumas dúvidas sobre essa posição flecível, não a consigo comentar sem a conhecer bem, mas penso que ainda que tenhas o teu trading real, deverias usar uma plataforma demo para experimentar sistemas e prazos durante uns meses e tirar algumas conclusões.
Afinal, quando temos um sistema bom, nada nos impede de continuar à procura de um melhor ainda !!

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por semprefrio » 29/3/2004 14:58

Ming Escreveu:Semprefrio:

Se percebi a tua táctica, ela implica abrir posiçoes divergentes em instrumentos de investimento idênticos (por exemplo: não são opções a prazos diferentes, pois não?)...

Assim, não percebo em que é que uma posição longa de 20 e uma curta de 10 é diferente de simplesmente uma longa de 10 (excepto para aumentar os sustos de negciação...).

Como é?

Bem, isto está difícil.
E eu acho que sou eu que não consigo explicar.
:?

Vou tentar por outras palavras a questão dos trades divergentes (sim, no mesmo instumento):

uma posição forte de curto médio prazo não deve estar sempre a ser aberta e fechada. Certo?

Se eu antevejo ganhar 300 pips não me devo deixar influenciar por uma correcção de 50 ou 60! No entanto, existe sempre a hipótese de eu estar errado ou de ser stopado para ver depois o par voltar a entrar na direcção que foi stopada.

Por outro lado, se "tenho medo" do meu stop reduzo de tal forma a minha exposição que os ganhos, se os houver, passam a ser marginais.

Para evitar males maiores se me enaganar ou ser stopado por poucos pips, e
para poder ter uma exposição maior,
no valor do stop abro uma posição contrária e aguardo. Se voltar para trás, fecho a posição flexível (contrária) com um mínimo de prejuízo e continuo com a posição forte aberta e saudável.

Desculpem se ainda não é claro. :mrgreen:

Um abraço,
sf

Registado: 31/12/2003 21:12

Exacto Ming...

por pergas » 29/3/2004 14:37

...daí eu ter dito que na posição flexivel de 50%, se entrar na posição contrária à posição forte, ganha numa e perde noutra, ou seja, fica a zero, se eu estou a ver bem o cerne da questão!

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por Ming » 29/3/2004 14:32

Queria escrever "custos de negociação"...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por Ming » 29/3/2004 14:31

Semprefrio:

Se percebi a tua táctica, ela implica abrir posiçoes divergentes em instrumentos de investimento idênticos (por exemplo: não são opções a prazos diferentes, pois não?)...

Assim, não percebo em que é que uma posição longa de 20 e uma curta de 10 é diferente de simplesmente uma longa de 10 (excepto para aumentar os sustos de negciação...).

Como é?
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

Re: Semprefrio...

por semprefrio » 29/3/2004 14:09

semprefrio Escreveu:Entre os dois cenários, ganhei 60 pips. O que está longe se ser um negócio de soma nula.

Corrijo. Se se levar em linha de conta que a posição forte no segundo cenário é cerca de metade da posição subjacente ao primeiro, então a perda em valor também acaba por ser muito menor.

Abraço,
sf

Re: Semprefrio...

por semprefrio » 29/3/2004 14:05

pergas Escreveu:...essa técnica acho que funciona só no mesmo sentido: indo reforçando posições, caso contrário estás constantemente a negociar e "lutares" por uma posição com lucro zero, pois uma anula a outra, não é assim? O melhor mesmo é entrar, p.e. com 50% da posição ou o que cada qual entender, e no caso de o mercado confirmar como certa a nossa posição, aí sim reforçar, onde na força estás a dobrar o lucro da posição.

Abraço

Obrigado, Pergas.

O raciocínio de posições de soma nula foi o que até agora me impediu de utilizar esta estratégia. No entanto, a partir do momento que tenho uma posição forte, a posição flexível apenas entra para acrescentar valor à primeira.

Pode-lhe acrescentar valor de duas formas:
reduzindo o seu potencial de perda
ou
aumentando o seu potencial da ganho.

Vê assim:

UMA ÚNICA POSIÇÃO FORTE
Entrei curto em 1.213x. Stop num fecho diário acima de 1.2170. Saio num fecho hipotético de uma vela diária em 1.2230. Perco 105 pips. A cotação volta atrás e volto a entrar abaixo de 1.2170, já bastante delapidado.

UMA POSIÇÃO FORTE E UMA FLEXÍVEL
Entrei curto em 1.213x. Stop num fecho diário acima de 1.2170. Entro longo em 1.2175. Fecho hipotético de uma vela diária em 1.2230. Fecho ambas as posições e apenas perdi 45 pips, pois os restantes 60 estiveram sempre cobertos pela posição flexível, no caso longa. A cotação volta atrás e volto a entrar abaixo de 1.2170, mas a redução do meu capital foi bastante atenuada.

Entre os dois cenários, ganhei 60 pips. O que está longe se ser um negócio de soma nula.

Um abraço,
sf

por JAOR » 29/3/2004 14:02

muito obrigado ,pergas .Já segue por mp.

Mas e de futuro :roll:

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por semprefrio » 29/3/2004 13:53

D1as Escreveu:Eu acho q a ideia é boa... em teoria.

Na prática o q provavelmente vai acontecer é q a secção "flexivel" fará over-trading sem tirares daí grande proveito.

Ou questão é q procuras flexibilidade e teres uma posição "fixa" contrária à "flexivel" vai provocar na tua mente, tudo menos flexibilidade...

Continuo a achar que a melhor "estratégia" é comprar qd sobe e vender qd desce :)
Acrescentando que, qd a posição continua favorável no curto prazo, então aí sim, deixar correr para o médio prazo.

just a thought...

abraço

Obrigado D1as.
A questão da possibilidade de over-trading está sempre prsente. Essa só se resolve com uma boa disciplina.
Mas a minha ideia é que a posição flexível vá entrando em campo apenas em valores chave e sempre com um stop e target próprios.
No caso presente os valores chave são:
1.2170, entro longo para proteger o meu trade forte.
1.2050, entro curto para potenciar os ganhos do meu trade forte.

Esta é a ideia.

Abraço,
sf

JAOR...

por pergas » 29/3/2004 13:44

...eu faço manualmente na aplicação da Carregosa Trader! Se quiseres a BD até agora, tenho todo ogosto em te disponibilizar já em formato para o MS.
Diz-me o teu e-mail.

Abraço
pergas

por JAOR » 29/3/2004 13:33

Agradecia que informassem aonde poderei "sacar" a base de dados do EUR/USD para o metastock .Se o mesmo é gratuito ou a pagantes :P

Desde já agradecido .

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por togus » 29/3/2004 12:51

DJ.obrigado e vou seguir as tuas recomendoções,sem stops numca mais,mas pedia caso seja possivel que fôsse colocado um gráfico EUR/JPY GBP/JPY,obrigado

Registado: 24/4/2003 23:59

Semprefrio...

por pergas » 29/3/2004 12:17

...essa técnica acho que funciona só no mesmo sentido: indo reforçando posições, caso contrário estás constantemente a negociar e "lutares" por uma posição com lucro zero, pois uma anula a outra, não é assim? O melhor mesmo é entrar, p.e. com 50% da posição ou o que cada qual entender, e no caso de o mercado confirmar como certa a nossa posição, aí sim reforçar, onde na força estás a dobrar o lucro da posição.

Abraço
pergas

Bom dia a todos...

por Antunes » 29/3/2004 12:13

...os Forexodependentes, :mrgreen:

Aqui vai uma pequena contribuição minha: temos uma possível consolidação em baixa no gráfico horário.

PS: isto é uma tentativa desesperada de vos fazer comprar Euros... :mrgreen: :lol:
Anexos
EURUSD_h_consolidacao_em_baixa.gif
EURUSD_h_consolidacao_em_baixa.gif (31.26 KiB) Visualizado 1203 vezes

Registado: 4/12/2002 11:16

artigo

por mcarvalho » 29/3/2004 12:11

BCE deve baixar juros até Junho
in Negócios.pt
2004-03-26 16:53

O Banco Central Europeu (BCE) deverá cortar a taxa de juro em 0,25 pontos percentuais, nos próximos três meses, uma vez que a confiança dos empresários alemães baixou e o desemprego prejudicou o consumo, segundo estimativas do Deutsche Bank.
«Nós temos a nossa perspectiva», disse Thomas Mayer, director económico do Deutsche Bank, num comunicado aos investidores, citado pela Bloomberg.

O banco alemão tinha anteriormente previsto que o BCE iria manter a taxa de juro nos 2% nos próximos doze meses. «Fazendo um balanço, a recuperação parece prosseguir a um ritmo lento e acompanhada de riscos superiores aos previstos», continuou Mayer.

O presidente do BCE, Jean Claude Trichet, disse, há dois dias, que se o consumo não recuperasse, poderia vir a modificar as suas previsões, o que levou à especulação de um eventual corte na taxa de juro.

«Se as nossas expectativas de um forte consumo privado da procura interna não forem superadas, iremos mudar, em consonância, as nossas estimativas», disse Jean-Claude Trichet em entrevista ao jornal alemão Handelsblat, na quarta-feira passada.

A recuperação das exportações que começou no terceiro trimestre do ano passado não foi suficientemente forte para baixar o desemprego e convencer as famílias a aumentarem o consumo.

A confiança dos empresários alemães caiu, em Março, para o valor mais baixo em cinco meses com os mesmos preocupados com o desemprego e com a diminuição do consumo na maior economia da Europa, disse hoje o IFO.

«Embora o corte na taxa de juro em Abril seja uma possibilidade distinta, acreditamos que o BCE poderá também querer esperar por mais informações antes de decidirem uma mudança na política monetária», disse Thomas Mayer. «Por esta razão Maio e Junho poderão ser também datas possíveis para a redução da taxa».

Ana Filipa Rego

Registado: 17/2/2004 1:38

artigo

por mcarvalho » 29/3/2004 12:11

BCE deve baixar juros até Junho
in Negócios.pt
2004-03-26 16:53

O Banco Central Europeu (BCE) deverá cortar a taxa de juro em 0,25 pontos percentuais, nos próximos três meses, uma vez que a confiança dos empresários alemães baixou e o desemprego prejudicou o consumo, segundo estimativas do Deutsche Bank.
«Nós temos a nossa perspectiva», disse Thomas Mayer, director económico do Deutsche Bank, num comunicado aos investidores, citado pela Bloomberg.

O banco alemão tinha anteriormente previsto que o BCE iria manter a taxa de juro nos 2% nos próximos doze meses. «Fazendo um balanço, a recuperação parece prosseguir a um ritmo lento e acompanhada de riscos superiores aos previstos», continuou Mayer.

O presidente do BCE, Jean Claude Trichet, disse, há dois dias, que se o consumo não recuperasse, poderia vir a modificar as suas previsões, o que levou à especulação de um eventual corte na taxa de juro.

«Se as nossas expectativas de um forte consumo privado da procura interna não forem superadas, iremos mudar, em consonância, as nossas estimativas», disse Jean-Claude Trichet em entrevista ao jornal alemão Handelsblat, na quarta-feira passada.

A recuperação das exportações que começou no terceiro trimestre do ano passado não foi suficientemente forte para baixar o desemprego e convencer as famílias a aumentarem o consumo.

A confiança dos empresários alemães caiu, em Março, para o valor mais baixo em cinco meses com os mesmos preocupados com o desemprego e com a diminuição do consumo na maior economia da Europa, disse hoje o IFO.

«Embora o corte na taxa de juro em Abril seja uma possibilidade distinta, acreditamos que o BCE poderá também querer esperar por mais informações antes de decidirem uma mudança na política monetária», disse Thomas Mayer. «Por esta razão Maio e Junho poderão ser também datas possíveis para a redução da taxa».

Ana Filipa Rego

Registado: 17/2/2004 1:38

por D1as » 29/3/2004 12:07

Eu acho q a ideia é boa... em teoria.

Na prática o q provavelmente vai acontecer é q a secção "flexivel" fará over-trading sem tirares daí grande proveito.

Ou questão é q procuras flexibilidade e teres uma posição "fixa" contrária à "flexivel" vai provocar na tua mente, tudo menos flexibilidade...

Continuo a achar que a melhor "estratégia" é comprar qd sobe e vender qd desce :)
Acrescentando que, qd a posição continua favorável no curto prazo, então aí sim, deixar correr para o médio prazo.

just a thought...

abraço

Registado: 7/11/2002 19:47

por semprefrio » 29/3/2004 12:01

Mais uma excelente análise do nosso amigo Djovarius. Parece que temos mesmo uma importante semana pela frente, em termos económicos mas também em termos técnicos.

Eu, por minha parte , este fim de semana estive a amadurecer uma ideia com o objectivo de responder à seguinte questão:

Como preservar o capital ao máximo mantendo um potencial de rentabilidade bastante elevado?

Pergunta de resposta difícil. :mrgreen:
No entanto, encontrei uma resposta, pelo menos parcial, que se adequa à minha personalidade e à minha forma de estar no mercado.

Repito, à minha personalidade. Outros traders poderão achá-la completamente descabida.

É essa resposta que agora partilho convosco, partindo de um exemplo concreto, a minha posição actual no eurusd, pois, se é verdade que eu prefiro o curto/médio prazo em detrimento do curtíssimo prazo, também reconheço as debilidades da minha forma de estar no mercado.

Aguardei pela quebra de EMA130, quanto a mim um sinal suficientemente forte para entrar curto para um prazo mínimo de alguns dias. Só entrei depois de um fecho diário abaixo daquela referência (confirmação), pelo que entrei em 1.213x. Estabeleci um stop loss acima de 1.217x, mas que apenas será activado se aquele valor for quebrado no fecho em alta (confirmação). Entretanto, nos dois dias que se seguiram o par ultrapassou o valor do meu stop de fecho para depois voltar abaixo. É escusado dizer que esta forma de actuação causa sofrimento pois nunca sei onde estará o verdadeiro stop; e se o par tivesse continuado a subir e fechasse em 1.2250? Transformava um stop de 40 pips num de 90 pips!!

Por outro lado, não concebo a entrada neste tipo de trade com uma exposição fraca, pois pretendo valorizar a minha carteira ao máximo. E isto, como se compreende é o que me causa azia. :evil:

Então como posso em conciliar a maximização do lucro (que implica maior exposição do que a desejável em termos de perdas potenciais) com a minimização do risco?

A resposta para o meu caso encontra-se numa palavra: flexibilidade. O que significa?

Significa que posso manter uma posição forte “fixa” no mercado enquanto os pressupostos que lhe deram origem se mantiverem válidos, desde que mantenha também uma posição flexível que é, a meu ver, a chave do sucesso.

Posição forte 50%
Posição flexível 50%

Essa posição flexível tem como funções:
1. Minimizar o risco do trade “forte”;
2. Potenciar a rentabilidade do trade “forte”

Função 1. Minimização do risco
Por exemplo, no meu caso particular, se já tivesse adoptado esta forma de trade, poderia ter tomado uma posição longa assim que o par ultrapassou os 1.2170, protegendo assim o meu stop. Quando a cotação voltasse a descer voltaria a vender a posição, talvez ainda com algum ganho e mantendo a posição forte intacta e o meu estado psicológico em melhores condições.

Função 2. Potenciação dos ganhos
Sempre que se justifique posso entrar na direcção ou mesmo contra o trade forte com vista a maximizar uma oportunidade de curto prazo. Neste caso, o importante é que a posição flexível tenha a sua própria vida, tenha o seu próprio stop e o seu próprio target, estabelecidos de forma que esteja sempre disponível para cumprir a sua missão principal que é a da protecção do trade forte.

Que acham? Algum erro de raciocínio?

Um abraço,
semprefrio

por D1as » 29/3/2004 11:59

Bom dia :)

O EUR está a mostrar dificuldades em cair pq os EUR Bulls estão a querer formar uma FW, com as consequências que daí advêm...

Não me parece que serão bem sucedidos, no entanto, se o conseguirem... saiam da frente que o short squeeze será forte! :)
Anexos
euro.JPG
euro.JPG (50.46 KiB) Visualizado 1240 vezes

Registado: 7/11/2002 19:47

Já havia postado...

por pergas » 29/3/2004 11:50

...a semana passada sobre essa hipótese! Hoje fez um teste mais preciso e reagiu bem...todavia a falta de força que o EUR parece demonstrar em ultrapassar as resistências, leva-me em crer que, pelo menos, ainda vai testar novamente os 1.205x, e se não reagir com força e fizer hoje um fecho convincente, julgo que o cenário da queda é bem mais provável! Aquando do falado triplo topo, o par fez uma vela bem negra, demonstrando que, de facto, aquela zona, era ainda proibida, e catrapumba, lá veio ele por aí abaixo. Daí ter referido que temos de estar bem atentos, pois estamos possivelmente perante um próximo movimento igual, resta saber se a zona abaixo de 1,205x é proibida ou não! Em todo o caso, ainda não fiz a minha aposta semanal: vou esperar um re-teste a 1,2130 e ver a reacção...
Resta esperar...

Abraço
Anexos
eu_290304.png
eu_290304.png (16.77 KiB) Visualizado 1261 vezes
pergas

por djovarius » 29/3/2004 11:41

Bom dia a todos,

Um abraço e obrigado pelas palavras sempre importantes de todos.

Vamos lá ver o que se passa: o EUR/USD mostrou uma fraqueza inicial na sessão asiática, sucumbindo a vários suportes para um teste a 1.2050 !! Como fez mesmo 4 pips menos, poderá ter explodido eventuais opções que por lá se encontrassem.
Seja como for, deu azo a uma forte reacção, o que mostra que os Euro bulls consideram esse valor uma boa defesa e encontram valor para alongar o par. Voltou acima de 1.21, mas mais do que isso, também não é visível por enquanto.
Em relação à questão de duplo fundo ou triplo fundo, continuo a considerar os próximos 5 dias, 8 dias, decisivos para validar essa possibilidade. Foi assim que se confirmou o duplo topo anterior. Se o par não passar abaixo daquele valor, dará uma demonstração inusitada de força, capaz de a projectar inicialmente para um padrão de consolidação alargada, entre 1.2050 e 1.2950 !! Como dito antes, não é o cenário em que acredito, mas como cenário altenativo, tem um certo grau de probabilidade.

Togus,
Trabalhar sem stops é que não é uma boa coisa, mas esses crosses do JPY estão bear. Tudo pelas razões que sabemos agora: o Japão vai agora refrear as vendas de JPY. Como tal, este subirá face ao USD. Por enquanto, também face aos crosses, mas é possível que a situação se inverta. Seja como for:

EUR/JPY - tem suporte a 125; está em queda desde 138 a 127.50 e poderá retrair até 130 - 132 no máximo Infelizmente, tem agora potencial de queda, mais quedas no caso.

GBP/JPY - um cross nervoso, mas semelhante ao anterior. Foi acima de 205 e caiu abaixo de 200. Pode cair até 180 ou abaixo. Hoje, pode retrair, no máximo, a 196 - 199 !!

Hoje, estamos por aqui :)

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Dark » 29/3/2004 11:15

Cochim,

Concordo com a tua análise, mas acho importante ver qual o valor de fecho do par hoje.

Penso que até lá, alguma água e quiçá alguns ventos poderão influenciar a tendência deste nosso querido ...

Atá xá

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por Cochim » 29/3/2004 10:47

Bom dia

Ora bem, o nosso par EUR/USD, já foi visitar 1,2050, um suporte que pode começar a chamar-se um murro de betão(atenção que o betão também quebra), podendo ter formado ali um triplo fundo, o que nos daria uma semelhança com o triplo topo (1,29)entre 12/01 e 18/02,ou seja um mês para tentar romper os maximos e nada, fez-se a correcção/inversão até aos valores de hoje, tendo a primeira tentativa aos minimos do ano sido feita a 03/03, se este cenário tiver alguma coincidência/semelhança, podemos estar perante o fim da correcção tecnica, ou o aliviar da pressão baixista.
Desculpem não colocar nenhum gráfico para melhor entenderem a minha prespectiva, mas estou com problemas no PC e falta de conhecimentos para os resolver.

Digam de vossa justiça, o que vos vai na alma forexiana :)

até xá
cochim

Registado: 4/11/2002 22:08

por togus » 29/3/2004 2:17

DJ.estou longo em EUR/JPY e GBP/JPY,como estou a vêr isto a ficar feio,e não tenho acionado nenhum stop,e o pouco que sei tenho aprendido contigo, se o GPP/JPY perder 190/191 só encontra suporte nos 179/180? e o EUR/JPY só tem suporte nos 124/125? pedia ajuda pois não sei onde colocar os stops,e muito menos se estes numeros dizem alguma coisa,sei que vais estar muito ocupado,mas preciso mesmo de ajuda,uma boa semana e obrigado.

Registado: 24/4/2003 23:59

igual a si próprio

por carlos carmo » 29/3/2004 1:15

Olá, Dj
Palavras para quê.... e para os restantes dinamizadores desta disciplina tão exigente, os meus parabêns.
Dj,que as semanas sejam convenientes, olha que o sul, está cada vez mais convidativo para o campo e mar.
Um abraço, meu amigo, além-mar
Carlos carmo

Registado: 5/11/2002 0:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Google [Bot], navaldoc, queraio1964, rg7803 e 265 visitantes