Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jeuros » 26/5/2010 13:04

tncm, tem algum ponto realistico de que a tendencia vai mudar?quem lhe diz que se as quedas continuarem o bcp nao vai aos 50? e se nao sofrer a tal opa que o srº diz? so por tar baixo nao quer dizer que va ser comprado ou juntado com outro banco...e acho que ate haver indicadores de inversao de tendencia o srº nao devia de pensar em subidas...(apesar de hoje tar mos a ter 1 boa subida mas era natural que hoje subisse (basta ver o topico do psi) .)
cumps e bn's

Registado: 9/7/2009 5:00

BCP entre 0,33€/0,4x€ lá para Junho?!?!?!?

por tncm » 26/5/2010 13:00

Já vários colegas do fórum deram a opinião que os títulos do BCP vão andar pelos 30/40 e tal cêntimos dentro do médio prazo...

Tenho algumas questões/pensamentos sobre estes factos...

Se de facto se confirmarem estes valores, não é expectável que o banco sofra uma OPA?? e neste caso, esta não fará subir novamente as cotações?
Penso que o banco não se deixará cair numa situação "OPÁvel".

Neste cenário, uma fusão do BCP com outro banco nacional não será uma possibilidade forte? E neste caso, quais as repercussões para os accionistas do BCP? E para os accionistas do banco associado a este?

Em jeito de conclusão, penso que o BCP não baixará abaixo dos 0,50€ porque isso significaria pura e simplesmente o fim do banco como o conhecemos, e existem investidores fortes (sonangol p.ex.) que não estão dispostos a perder €€€.

Cumprimentos
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por patacas » 26/5/2010 0:52

acrese que a última grande campanha do BCP (bastava ver os paineis nos últims jogos da Liga)era a aliciar para o crédito à habitação;bom...mas também há a história dos sitiados atirarem pão pelas muralhas, para o inimigo pensar que tinham muitos mantimentos:-)

Registado: 3/4/2008 11:50

por KoLmi » 25/5/2010 23:26

marath Escreveu:
ferradura Escreveu:...será ?

Ainda no passado dia 19 recebi uma chamada do meu banco a "oferecer-me" um emprestimo de 7000 €, qundo nada pedi, e felizmente não necessito.

O banco é o BEST

Por isso..anda por ai muita historia mal contada...
Navete Escreveu:Assino por baixo com um exemplo pessoal.

Era um emprestimo pessoal, com garantias, fiadores, patrimonio...

Empataram e depois disseram que o risco era grande...

Risco para mim? Ou para eles? :mrgreen:

Bem, eu tambem ando algo confuso, por isso estou quieto. Com tanta falta de liquidez, dos 3 Bancos onde tenho conta, 2 ofereceram-me créditos pré aprovados, um de 25000 e outro de 20000...e n são créditos hipotecários!!! Se há tanta falta de liquidez para que é que me andam a encher a caixa do correio?
Aliás só a papelada que me enviaram deve custar uma nota 8-)...

Estamos no link do bcp mas não resisto a um pequeno pensamento geral:
Se a economia mundial está assim tão mal, e o colapso está perto, então todo o sistema capitalista está ameaçado. Se o capitalismo sucumbir, de nada vale ter dinheiro, ou acções ou ouro (este ultimo no curto prazo), pois vai haver guerra, tumultos, revolução e esses valores mobiliários nada valerão. Deste modo não vale a pena tanta preocupação. Quem quer investir no longo prazo pode (na minha opinião) comprar acções. Mais ano menos ano, se houver capitalismo, elas vão subir. Quem quer shortar está tambem num bom momento, pois o curto prazo está de facto sombrio (muitas noticias negativas em torno da Europa Económica). Se isto rebentar então tanto faz estar curto como longo pois todos vão perder, mesmos os que so tem depositos a prazo.
Portanto o momento é óptimo para todos os que investem nos mercados :twisted: não vale a pena complicar.

Em relação ao Best também me enviaram crédito pré aprovado sem ter solicitado nada.

Quanto ao BCP andava a brincar no site a fazer simulações crédito habitação e no dia seguinte, isto há 1 mês, ligaram-me do banco para ver se estava interessado em fazer o crédito. Agora se seria aprovado ou não isso não sei, mas é evidente o interesse.

Registado: 15/3/2006 16:07

por marath » 25/5/2010 22:56

ferradura Escreveu:...será ?

Ainda no passado dia 19 recebi uma chamada do meu banco a "oferecer-me" um emprestimo de 7000 €, qundo nada pedi, e felizmente não necessito.

O banco é o BEST

Bem, eu tambem ando algo confuso, por isso estou quieto. Com tanta falta de liquidez, dos 3 Bancos onde tenho conta, 2 ofereceram-me créditos pré aprovados, um de 25000 e outro de 20000...e n são créditos hipotecários!!! Se há tanta falta de liquidez para que é que me andam a encher a caixa do correio?
Aliás só a papelada que me enviaram deve custar uma nota 8-)...

Estamos no link do bcp mas não resisto a um pequeno pensamento geral:
Se a economia mundial está assim tão mal, e o colapso está perto, então todo o sistema capitalista está ameaçado. Se o capitalismo sucumbir, de nada vale ter dinheiro, ou acções ou ouro (este ultimo no curto prazo), pois vai haver guerra, tumultos, revolução e esses valores mobiliários nada valerão. Deste modo não vale a pena tanta preocupação. Quem quer investir no longo prazo pode (na minha opinião) comprar acções. Mais ano menos ano, se houver capitalismo, elas vão subir. Quem quer shortar está tambem num bom momento, pois o curto prazo está de facto sombrio (muitas noticias negativas em torno da Europa Económica). Se isto rebentar então tanto faz estar curto como longo pois todos vão perder, mesmos os que so tem depositos a prazo.
Portanto o momento é óptimo para todos os que investem nos mercados :twisted: não vale a pena complicar.

Registado: 22/9/2007 13:24

por J Alves » 25/5/2010 19:56

mnfv Escreveu:Quero dizer que o volume não está a acompanhar as recentes quedas.

O volume esta certo. o que não esta certo é os numeros sublinhados a azul que aparecem do lado direito. Se reparares no caso de hoje esta lá 266057 de volume mas que representa em termos das linhas do grafico 26 milhoes

Registado: 3/3/2006 11:17

por balta » 25/5/2010 19:50

Eu cá sou de opinião que isto ainda vai subir e que essas desgraças todas são lá mais para 2012. Penso que os verdadeiros problemas vão estar nos EUA, e que eles lá quando se vêm mal desatam aos tiros, e aí sim vais ser terrível verdadeiramente caótico e em que tudo vai à falência. Isto agora fica remendado, e se não rebentar ja nos EUA, qualquer dia é de ir a compras penso eu. Não sei bem porquê mas tenho como target no S&P os 950 +/-. Até lá.

Registado: 6/4/2005 10:39

por MNFV » 25/5/2010 19:48

Quero dizer que o volume não está a acompanhar as recentes quedas.

Registado: 28/12/2007 17:02

por J Alves » 25/5/2010 19:42

mnfv Escreveu:No teu gráfico vejo uma divergência entre o preço e os volumes negociados.

O volume são 26 milhoes mas no grafico so aparece 266 mil.

Ou seja: quando aparece 1000 de volume representa 100 mil.

Estou a tentar ver se consigo resolver esta situação, mas espero q tenhas percebido.

por Crómio » 25/5/2010 19:36

Xiiii.... que desgraça está esta penny...

Este último gráfico é assustador... e se tecnicamente está feio, pelo que li nesta última página em termos de fundamentos parece que já foi...

Razão tinha o outro quando disse que o BCP não valia um chavo, mas coisas dessas não podem ser ditas, vão contra o funcionamento normal dos mercados...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por MNFV » 25/5/2010 19:28

No teu gráfico vejo uma divergência entre o preço e os volumes negociados.

Registado: 28/12/2007 17:02

por J Alves » 25/5/2010 19:24

Apesar de não o ter feito no post anterior aproveito para cumprimentar todos os participantes do caldeirao, pois já passou algum tempo desde a última vez q participei neste fórum.

Deixo uma actualização ao gráfico do bcp, que na minha perspectiva só uma subida acima dos 0.69/0.70 lhe poderá voltar a dar algum animo.

Bons negócios
J Alves
Anexos
bcp1.png
bcp1.png (29.07 KiB) Visualizado 4498 vezes
bcp.png
bcp.png (36.55 KiB) Visualizado 4518 vezes

por ferradura » 25/5/2010 19:14

...será ?

O banco é o BEST

Registado: 5/4/2010 21:14

mercado

por OvosMoles » 25/5/2010 15:55

O que faz mexer o mercado são as oportunidades e neste momento apos os resultados apresentados ha muitas oportunidades que certamente vao ser concretizadas em movimentos de M&A fortes e que em certa forma vão ajudar os bancos nos seus resultados em detrimento das faltas de ganho derivadas de trading com a aplicação da Volcker rule (se for para a frente). O dinheiro tem de ir para algum lado e as obrigacoes geralmente sao uma dessas opçoes quando as acções começam a cair, dai teres o bund nos 130, commodity essa que tem uma correlaçao de cerca de -0.75 com os indices de acçoes principais. Para o imobiliario nao esta a ir, pelo menos com a força de ha uns anos atras. Para a arte é dificil que nao ha liquidez. Com as taxas de juro a 1% eu nao meto o dinheiro nos bancos. As acçoes vao continuar a ser a melhor opçao, mas vai exigir muito trabalho da nossa parte para analisar essas oportunidades, mas elas andam ai seja atraves da tecnica ou dos fundamentais das empresas.

Registado: 22/8/2008 11:13

por joaocsp » 25/5/2010 15:20

Howdy,

Estamos no tópico do BCP ;)

i.e. As razões Macro e Micro económicas que referes algumas delas são pouco relevantes.
O sentimento de curto prazo é "bear" de médio prazo seria bull até hoje caso o S&P quebre uma das suas resistências então temos que por o urso no nosso grafico.

O BCP ja quebrou o suporte dos 0,85 de longo prazo à muito tempo e tinha um curto suporte nos 0,80 agora temos um minimonos 0,55 com o sentimento geral, facilmente o vai "testar"

Atenção não quero com isto minimizar a importancia no contexto micro as tuas razoes mas penso que são muito pequenas para um universo muito grande que faz mexer os mercados.

Abraco

OvosMoles Escreveu:Concordo com algumas e discordo de outras, tal como no mercado, não há só quem venda há tb quem compre, como tal, não acredito no fim do mundo apesar do ser humano ser o unico animal que se auto-destroi (ja dizia o meu avo). Nos EUA acho que temos dados macro que asseguram o crescimento, temos os consumidores a consumirem, temos os indicadores como o baltic dry index a demonstrar que o comercio internacional esta na boa rota, os resultados das empresas neste 1Q têm superado as estimativas dos analistas em larga escala e apesar dos numeros de desempregados serem uma desilusao para muitos a realidade é q as empresas estao a produzir e com mao de obra suficiente e so voltam a contratar quando a procura exigir mais produçao. Outro sinal interessante e tb positivo é a venda de casas novas e usadas terem vindo a superar os survey, os preços das casas terem vindo a subir (o que é bom p os CDO) e o indicador NAHB ter começado a recuperar.

Agora olhando para a Europa, temos aqui um pequeno grande problema que o nosso amigo Soros sempre disse q nao aguentava mais de 10 anos, que é o Euro. O problema deste nosso amigo é o facto de não haver uma união politica, alguem que trace as directrizes de cada pais, retirando os poderzinhos dos PS e PSD de cada pais da zona euro. Outro problema foi o nivel da moeda em que cada pais entrou no Euro, para nos portugueses foi um grande problema, acho que toda a gente se lembra o quanto pagava por um café antes do euro e apos o euro (cerca do dobro) e isto foi inflação mas que nunca foi contabilizada a valores alarmantes. O nosso sistema de segurança social esta falido e acho que nao ha novidades para ninguem neste tema. No entanto, caso nao saibam a regulamentaçao da banca tem vindo a apertar fortemente e em 2013 temos uma coisa chamada Basileia III que vai ser gravissimo p a maior parte da banca nacional. Imagem que as perdas dos fundos pensoes (FP) da banca eram provisionados em cerca de 10% nos seus balanços, em 2013 as perdas tem de ser provisionadas por completo, agora imaginem neste caso um bcp que tem um market cap de 3,5B e com um FP de 6B as repercussoes que assume no balanço destes srs, como tal, a soluçao vai ter de passar pela seg social ficar com a gestao destes fundos. Os racios dos nossos bancos estao debilitados, porque com o Basileira III a divida perpetua (as obrigaçoes emitidas pelos bancos) deixam de figurar no calculo do Tier I e vai obrigar a aumentos de capital da maior parte dos bancos e sendo assim, quem vai subscrever?? Eu julgo que a soluçao vai ter de passar por M&A e forte na banca, a autoridade da concorrencia vai ter de fechar os olhos a alguns desses movimentos estipulando certos limites ao seu exercicio.

Bem vou esperar pelos vossos posts, ha muito para falar e ja puxei pela tendinite do dedo.

So por curiosidade sobre a crise em Portugal e pensem nisto tal como eu que estou confuso:

-Rock in rio 2 dias: 135.000 espectadores bilhete minimo 58€
-Procurei viagem com destino praia Junho: Ou esgotado ou os preços dobraram dd a uma semana
-Venda de veiculos automoveis sobem 40% em Portugal
-Tentem ir jantar a um restaurante de topo em Lisboa sem reservar a ver se arranjam lugar...
-Tudo o que seja futebol e ainda mais relacionado com benfica e portugal, esgota
-Trafego automovel diminuio este ano mas nada de especial
(etc)

Abracos e beijos
Ovos Moles

Registado: 29/11/2007 4:27

O lado bom do corte do crédito

por AxeRiver » 25/5/2010 15:19

A diminuição do valor do imobiliário. Isto para quem estiver do lado comprador. Dentro de um ano, não havendo crédito para comprar habitação (consequente diminuição da procura), creio ser espectável uma diminuição do valor dos imóveis.
Do lado vendedor, uma estratégia de "Hold" poderá não ser a melhor tendo em conta a incerteza do futuro e a rapidez da retoma económica.
Os espanhóis, que haviam invadido Portugal na compra de casas, passaram neste momento para o lado vendedor, pois também eles estão com dificuldades.

AxeRiver
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por Shevet » 25/5/2010 15:17

O ser humano ser o unico animal que se auto-destroi (ja dizia o meu avo)

Tem graça Ovos, o meu pai sempre me disse a mesma coisa e cada vez fico mais convicto de que tem toda a razão, e não precisamos olhar só para os mercados, alias basta olhar para a alteração climatica............vamo-nos auto destruir em 5.....4.....3......2.....1
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

Registado: 14/2/2006 15:32

por OvosMoles » 25/5/2010 14:58

Concordo com algumas e discordo de outras, tal como no mercado, não há só quem venda há tb quem compre, como tal, não acredito no fim do mundo apesar do ser humano ser o unico animal que se auto-destroi (ja dizia o meu avo). Nos EUA acho que temos dados macro que asseguram o crescimento, temos os consumidores a consumirem, temos os indicadores como o baltic dry index a demonstrar que o comercio internacional esta na boa rota, os resultados das empresas neste 1Q têm superado as estimativas dos analistas em larga escala e apesar dos numeros de desempregados serem uma desilusao para muitos a realidade é q as empresas estao a produzir e com mao de obra suficiente e so voltam a contratar quando a procura exigir mais produçao. Outro sinal interessante e tb positivo é a venda de casas novas e usadas terem vindo a superar os survey, os preços das casas terem vindo a subir (o que é bom p os CDO) e o indicador NAHB ter começado a recuperar.

Agora olhando para a Europa, temos aqui um pequeno grande problema que o nosso amigo Soros sempre disse q nao aguentava mais de 10 anos, que é o Euro. O problema deste nosso amigo é o facto de não haver uma união politica, alguem que trace as directrizes de cada pais, retirando os poderzinhos dos PS e PSD de cada pais da zona euro. Outro problema foi o nivel da moeda em que cada pais entrou no Euro, para nos portugueses foi um grande problema, acho que toda a gente se lembra o quanto pagava por um café antes do euro e apos o euro (cerca do dobro) e isto foi inflação mas que nunca foi contabilizada a valores alarmantes. O nosso sistema de segurança social esta falido e acho que nao ha novidades para ninguem neste tema. No entanto, caso nao saibam a regulamentaçao da banca tem vindo a apertar fortemente e em 2013 temos uma coisa chamada Basileia III que vai ser gravissimo p a maior parte da banca nacional. Imagem que as perdas dos fundos pensoes (FP) da banca eram provisionados em cerca de 10% nos seus balanços, em 2013 as perdas tem de ser provisionadas por completo, agora imaginem neste caso um bcp que tem um market cap de 3,5B e com um FP de 6B as repercussoes que assume no balanço destes srs, como tal, a soluçao vai ter de passar pela seg social ficar com a gestao destes fundos. Os racios dos nossos bancos estao debilitados, porque com o Basileira III a divida perpetua (as obrigaçoes emitidas pelos bancos) deixam de figurar no calculo do Tier I e vai obrigar a aumentos de capital da maior parte dos bancos e sendo assim, quem vai subscrever?? Eu julgo que a soluçao vai ter de passar por M&A e forte na banca, a autoridade da concorrencia vai ter de fechar os olhos a alguns desses movimentos estipulando certos limites ao seu exercicio.

Bem vou esperar pelos vossos posts, ha muito para falar e ja puxei pela tendinite do dedo.

So por curiosidade sobre a crise em Portugal e pensem nisto tal como eu que estou confuso:

-Rock in rio 2 dias: 135.000 espectadores bilhete minimo 58€
-Procurei viagem com destino praia Junho: Ou esgotado ou os preços dobraram dd a uma semana
-Venda de veiculos automoveis sobem 40% em Portugal
-Tentem ir jantar a um restaurante de topo em Lisboa sem reservar a ver se arranjam lugar...
-Tudo o que seja futebol e ainda mais relacionado com benfica e portugal, esgota
-Trafego automovel diminuio este ano mas nada de especial
(etc)

Abracos e beijos
Ovos Moles

Registado: 22/8/2008 11:13

por Navete » 25/5/2010 14:31

Isso de comprar divida do Estado, é aquela cena de por todos os ovos no mesmo cesto...

Se a coisa der para o torto, vai o estado á falência e todo o seu sistema financeiro!!

Como eles pensam que mais tarde ou mais cedo o FMI pôe a mão nisto... os bancos estarão sempre safos.

Garantido os seus investimentos, ou seja, o FMI será o fiador do estado!!!
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por Shevet » 25/5/2010 14:24

Não, mas trabalho com eles e sei o que tenho passado para se conseguir fazer alguma coisa, sei das desculpas mais descabidas que me têm dado e burro não sou..............andaram a comprar a divida ao estado........agora aguentem-se.
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

por Banifico » 25/5/2010 14:17

Shevet Escreveu:Falta de liquidez us caros, falta de liquidez, e isto somos nós aqui neste cantinho a falarmos, agora imaginem se chega aos ouvidos do povo e vai tudo em massa levantar os seus tostões.

Ia dizer o mesmo... Liquidez Liquidez Liquidez...

Tb trabalhas num banco é? :)
Tostão a Tostão...
... não fico rico, não!

Registado: 8/5/2009 10:57

por Shevet » 25/5/2010 14:09

JCS Escreveu:
AxeRiver Escreveu:O lado menos mau da coisa é que deste modo pelo menos têem noção das dificuldades de que estão e vão passar.
Estão a agir em conformidade. Se não dá, não dá. Ponto. Não é o banco que não quer emprestar. A conjuntura é que não permite.

Boas. Neste momento já estamos mesmo na fase dos bancos não "quererem" (poderem???) emprestar...

E já deu para entender que a situação está a atingir proporções bem maiores do que deixam passar cá para fora. As palavras do Ulrich são disso um bom exemplo.

JCS

Exactamente, tomara eles poderem emprestar, afinal de contas é um dos negocios dos bancos..........só que não há!!!
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

por JCS » 25/5/2010 14:05

AxeRiver Escreveu:O lado menos mau da coisa é que deste modo pelo menos têem noção das dificuldades de que estão e vão passar.
Estão a agir em conformidade. Se não dá, não dá. Ponto. Não é o banco que não quer emprestar. A conjuntura é que não permite.

Boas. Neste momento já estamos mesmo na fase dos bancos não "quererem" (poderem???) emprestar...

E já deu para entender que a situação está a atingir proporções bem maiores do que deixam passar cá para fora. As palavras do Ulrich são disso um bom exemplo.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Shevet » 25/5/2010 14:00

Falta de liquidez us caros, falta de liquidez, e isto somos nós aqui neste cantinho a falarmos, agora imaginem se chega aos ouvidos do povo e vai tudo em massa levantar os seus tostões.
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

por AxeRiver » 25/5/2010 13:58

O lado menos mau da coisa é que deste modo pelo menos têem noção das dificuldades de que estão e vão passar.
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, karaya75, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006 e 147 visitantes