Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Afinal quem tem os titulos ..

por Dansousa » 5/6/2010 9:39

Andorrani-1972 Escreveu:Por favor ulisses dava jeito uma analise daquelas tipo a que previu o bear rally recente...

Pois, mas o Ulisses já tem dito nas ultimas análises que nunca dirá aquilo que nós queremos ouvir mas sim aquilo que pensa, portanto, não me parece que seja o facto dele fazer uma análise que o mercado subirá....infelizmente para nós :cry: :cry: , porque se fosse assim tão fácil, desconfio que o Ulisses não faria outra coisa senão analisar.....ao menos para nos "ver" felizes.....

Cmpts :wink:
DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por Trisquel » 5/6/2010 7:36

Ulisses Pereira Escreveu:O que é engraçado é que vocês vêm os shorts como um conjunto de m,alta que se farta de ganhar dinheiro. Os shorts ganham e perdem tanto como os longos. Lamento informar mas esta é a realidade.

Eu acrescentava o seguinte:

- Porque não fazem short, assim passam a ter mais uma ferramenta para negociar.

- Quando o puderem fazer vão sentir a dificuldade que é tomar a decisão entre estar curto ou longo.
(depois acabam as desculpas, porque tubarões há nos dois sentidos)

- Talvez consigam chegar á conclusão que as tendências são para ter mais em atenção!
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

Re: Afinal quem tem os titulos ..

por Sr_SNiper » 5/6/2010 0:17

Andorrani-1972 Escreveu:boas

Ao lêr post do BCP uma coisa salta á vista,se toda a gente aqui no forum e arredores eu inclusive está liquida,quem diabos é que tem as toneladas de titulos do BCP????????serão os shorts? será o jardim gonçalves ou o berardo anda-se a encher para depois comprar quadros?
Não consigo mesmo entender quem tanto compra e quem tanto vende diariamente pois este titulo é dos que mais volume transaciona no nosso triste psi20..
Por favor ulisses dava jeito uma analise daquelas tipo a que previu o bear rally recente...

A malta daqui é a malta dos tostões :mrgreen: , pelo menos eu...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

Afinal quem tem os titulos ..

por andorrani1 » 4/6/2010 23:50

boas

Ao lêr post do BCP uma coisa salta á vista,se toda a gente aqui no forum e arredores eu inclusive está liquida,quem diabos é que tem as toneladas de titulos do BCP????????serão os shorts? será o jardim gonçalves ou o berardo anda-se a encher para depois comprar quadros?
Não consigo mesmo entender quem tanto compra e quem tanto vende diariamente pois este titulo é dos que mais volume transaciona no nosso triste psi20..
Por favor ulisses dava jeito uma analise daquelas tipo a que previu o bear rally recente...

Registado: 24/3/2008 11:09

por Crómio » 4/6/2010 17:56

Eco Tretas Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Sim, nem sempre temos que ter certezas absolutas. Era a minha resposta.

Quem investe no longo prazo, está-se a marimbar se alguém vai shortar e passado 3 dias ou 3 semans fecha a sua posição. É completamente irrelevante. A acção segue o seu caminho no longo prazo completamente indiferente a esses movuimentos de curto prazo. Portanto, quem empresta fá-lo para obter mais alguns redimentos provenientes desse empréstimo. E faz muito bem.

Bem,

Afinal, a minha pergunta continua sem resposta:

É possível saber QUEM anda a emprestar as acções para outros andarem a shortar?

Ecotretas

O Atomez e o Ulisses já te responderam à pergunta...

Cool... relax... o stress não vai fazer com que elas subam, nem andar a ver os "cofres"... nem "quem vende aos shorts"...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por joaocsp » 4/6/2010 17:19

Olá esta teve graca.

Ok esclarecendo porque acho que ainda pensas que ando nisto à 2 dias.

Estou curto no BCP desde os 0,69 (CFDs) (Não foi só porque gosto do numero ;))

O BCP tem um Volume de 20M os COFs são muito dificies de ler num titulo como este.

Parece-me mais que tu "debitas" informação que aprendes sem saber bem se encaixa numa justificação do porque o titulo descer ou subir.

Engraçado quereres saber "quem empresta o que!? "
Que poderia muito bem ser respondido "Vai ler à teoria"
Mas que pouco relevância vai ter no teu argumento de defender o porque do BCP poder vir a subir.

Estou só a tentar ver se essa teoria toda que tens faz parte de um grande "spaghetti" em que te faz perder dinheiro num futuro.
Poruqe nao paras para pensar para saber se faz ou nao sentido usar esta ou aquela teoria e justificares melhor as tuas afirmacoes que foi o que te pedi no inicio.
E não para me vieres dizer para eu ir ler :) enfim....

Abraco
João

Eco Tretas Escreveu:
joaocsp Escreveu:Como se defende uma posicão curta?
E porque achas que é uma opinião válida para um titulo como o BCP?

Haverá muitas formas de o fazer. Não te vou explicar a teoria... Há sites na Internet que o fazem... O que eu tinha visto nesses dias do BCP é significativo:

-Vendas importantes logo abaixo da MM20.
-"Deslizar para baixo" dos cofres das vendas, com quantidades massivas (difíceis de ultrapassar)

Repara que é válida para um título como o BCP, onde existe pouco vontade compradora...

Se tiveste oportunidade para ir seguindo os cofres nos últimos dias confirmarás o que te estou dizendo... Mas como já disse acima, nestes últimos dois/três dias, o padrão tem-se alterado um pouco!

Ecotretas

Registado: 29/11/2007 4:27

por u3lk5 » 4/6/2010 17:07

AlphaDraconisEP Escreveu:
u3lk5 Escreveu:Já agora aproveito para perguntar, alguém sabe como funciona na práctica?
Os depositários das accoes (bancos e corretoras) perguntam/informam os proprietários?

Obrigado pelo vosso tempo e respostas.

Perguntam se emprestas para as shortar??? se for essa a tua pergunta, a resposta é............
"Está no contrato que assinas com eles que os autorizas a emprestar para proveito deles".

:(

Bons Trades

Obrigado, resposta simples, só era preciso pensar!!!

Registado: 20/8/2009 12:27

por AlphaDraconisEP » 4/6/2010 17:05

u3lk5 Escreveu:Já agora aproveito para perguntar, alguém sabe como funciona na práctica?
Os depositários das accoes (bancos e corretoras) perguntam/informam os proprietários?

Perguntam se emprestas para as shortar??? se for essa a tua pergunta, a resposta é............
"Está no contrato que assinas com eles que os autorizas a emprestar para proveito deles".

:(

Bons Trades
Vive uma vida de cada vez.

Registado: 17/5/2010 18:24

por AlphaDraconisEP » 4/6/2010 17:02

Bramador Escreveu:E não seria normal os bancos ou corretoras pedirem autorização aos verdadeiros donos das acções? E n seria normal pelo menos dividirem os lucros desse emprestimo com os donos das acções? Talvez uam das formas de os pequenos investidores impedirem esse emprestimo é porem uma ordem de venda durante por exemplo 1 mês a um preço mto superior à cotação e dessa moda penso q ela fica " trancada " ou "cativa" e n pode ser emprestada.

Quando assinas o contrato com o Banco/Correctora estás a autorizar que eles usem todo os teus activos para gerar dinheiro para eles. Normalmente está lá escrito isso.

Fornecem te um serviço de onde podem ganhar para além do que tu pagas. De uma certa forma são capazes de estar a dividir o custo do serviço por quem compra as acções e por quem lhes pede emprestadas. Ou então ganham a dobrar ;).

Só não podes é ser lesado directamente ou seja se tiverem emprestado as tuas acções eles terão de adquirir imediatamente para consumar um pedido de venda teu ou paga-las em caso de venda sem eles te terem reposto.

Bons trades

por AlphaDraconisEP » 4/6/2010 16:54

Eco Tretas Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Sim, nem sempre temos que ter certezas absolutas. Era a minha resposta.

Quem investe no longo prazo, está-se a marimbar se alguém vai shortar e passado 3 dias ou 3 semans fecha a sua posição. É completamente irrelevante. A acção segue o seu caminho no longo prazo completamente indiferente a esses movuimentos de curto prazo. Portanto, quem empresta fá-lo para obter mais alguns redimentos provenientes desse empréstimo. E faz muito bem.

Bem,

Ecotretas

Quem empresta são as entidades que guardam os titulos.

por Eco Tretas » 4/6/2010 16:47

Perante a pertinência das dúvidas que se colocam sobre o empréstimo de acções, e que não se limitam ao BCP, acabei de autonomizar essa discussão noutro thread:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=73476

Pode ser que assim haja mais alguns a participar no esclarecimento destas questões.

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por Eco Tretas » 4/6/2010 16:39

Eco Tretas Escreveu:Este fecho vai ser engraçado. Atenção aos cofres...

Ecotretas

Alguém queria 5 milhões delas a 0.608 ...

Ecotretas

por u3lk5 » 4/6/2010 16:35

Já agora aproveito para perguntar, alguém sabe como funciona na práctica?

Registado: 20/8/2009 12:27

por Bramador » 4/6/2010 16:32

E não seria normal os bancos ou corretoras pedirem autorização aos verdadeiros donos das acções? E n seria normal pelo menos dividirem os lucros desse emprestimo com os donos das acções? Talvez uam das formas de os pequenos investidores impedirem esse emprestimo é porem uma ordem de venda durante por exemplo 1 mês a um preço mto superior à cotação e dessa moda penso q ela fica " trancada " ou "cativa" e n pode ser emprestada.

Registado: 29/11/2007 2:19

por AlphaDraconisEP » 4/6/2010 16:31

Confesso que tenho um certo gosto por este titulo e hoje estive mesmo a entrar nele, quando bateu nos 0,617, depois nos 0,610 e por fim nos 0,608 mas realmente para entrar longo neste titulo pareceu demasiado arriscado e acabei por optar ficar de fora e a ve-lo bater nos 0,605. Vamos lá ver aonde termina.

A verdade é analise tecnica não favorece longos.

por Eco Tretas » 4/6/2010 16:30

Este fecho vai ser engraçado. Atenção aos cofres...

Ecotretas

por JCS » 4/6/2010 16:30

Eco Tretas Escreveu:

Bem,

Ecotretas

Estás persistente... Não há certezas (eu pelo menos não a tenho), mas isso de saber "o quem" não me aquece nem me arrefece para negociar.

É mais para a caça ás bruxas.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Eco Tretas » 4/6/2010 16:28

Atomez Escreveu:Como disse o grosso desses empréstimos são feitas pelos bancos e corretoras que emprestam as acções que têm em guarda, tal como fazem com o dinheiro dos depósitos.

Isto é possível, legalmente? Se sim, que legislação enquadra isto em Portugal?

Ecotretas

por Eco Tretas » 4/6/2010 16:27

Bramador Escreveu:Emprestar acções de uma daada empresa aos shorts n afecta em nada quem as empresta? Que eu saiba quem tem acções quer q elas subam e n q desçam, e nesta altura do campeonato quem emprestou acções do BCP já está a perder concerteza bastante mais do q ganhou com o emprestimo. No final do empréstimo o short por exemplo ganha 10% com a queda e paga ao q lhe emprestou 2%. Resultado Short ganha 8% e o q empresta perde 8%. Grande negócio... para o short claro.

Boa! Perguntem ao Berardo, por ex. Ele podia ter emprestado as dele, ganhava-se uma pipa de massa, e agora devolviam-nas. Ele ficava com a mesma quantidade, é certo!

Ecotretas

por Eco Tretas » 4/6/2010 16:23

Bem,

Ecotretas

por atomez » 4/6/2010 16:20

Bramador Escreveu:Emprestar acções de uma daada empresa aos shorts n afecta em nada quem as empresta?

Não, se quem empresta não for o seu dono.

Como disse o grosso desses empréstimos são feitas pelos bancos e corretoras que emprestam as acções que têm em guarda, tal como fazem com o dinheiro dos depósitos.

Para eles é excelente porque ganham comissões quer subam quer desçam e tanto lhes faz que subam como desçam porque as acções não são deles.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por carrancho » 4/6/2010 16:20

... se não as tivesse emprestado a cotação tinha descido de qualquer das formas!
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Ulisses Pereira » 4/6/2010 16:15

Sim, nem sempre temos que ter certezas absolutas. Era a minha resposta.

"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Bramador » 4/6/2010 16:14

Emprestar acções de uma daada empresa aos shorts n afecta em nada quem as empresta? Que eu saiba quem tem acções quer q elas subam e n q desçam, e nesta altura do campeonato quem emprestou acções do BCP já está a perder concerteza bastante mais do q ganhou com o emprestimo. No final do empréstimo o short por exemplo ganha 10% com a queda e paga ao q lhe emprestou 2%. Resultado Short ganha 8% e o q empresta perde 8%. Grande negócio... para o short claro.

Registado: 29/11/2007 2:19

por Eco Tretas » 4/6/2010 16:09

Ulisses Pereira Escreveu:Penso que não. Se eu tivesse acções não me importava nada de emprestar e esse é o pensamento da maioria: Ganha-se algum dinheiro em algo que não vai afectar minimamente o investimento deles.

Não compreendi o "penso que não". Era uma resposta à minha pergunta objectiva?

Depois, a tua segunda frase também me deixa dúvidas. Para quem empresta, as hipóteses são:

1-A acção vai subir. Neste caso, emprestar a "shorters" até pode fazer sentido, para os deixar entalados.
2-A acção não ata nem desata. Faz sentido a tua frase, ganhas as comissões...
3-A acção está em descida. Neste caso, ganhas as comissões, mas estás a contribuir para te delapidarem o património...

Na maioria dos casos, estaremos no cenário 3. Por isso não compreendo o teu "não vai afectar minimamente o investimento deles."

Ecotretas

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Carlos73, Carrancho_, Google Adsense [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 362 visitantes