BCP - Tópico Geral
Jardim manda facturas ao BCP
Ex-presidente do Millennium envia para o banco os recibos da Via Verde para pagamento e diz que é a instituição que está em incumprimento.
06 Junho 2010
Por:Miguel Alexandre Ganhão
O ex-presidente do Banco Comercial Português (BCP) Jorge Jardim Gonçalves enviou várias facturas de Via Verde para o banco pagar. Segundo apurou o Correio da Manhã junto daquela instituição financeira, os recibos não foram nem serão pagos. Numa entrevista dada ao semanário ‘Expresso’ o ex-homem forte e fundador do BCP diz que 'desde a fundação do banco que o transporte era por conta do banco', e acrescenta, 'o banco provisionou o necessário para que eu pudesse manter as viagens que rotineiramente fazia antes. Neste momento eu uso essa prerrogativa, mas o banco não está a pagar, estou eu a pagar'.
Jardim Gonçalves aufere um rendimento mensal de 175 mil euros (75 mil a título de reforma e 100 mil que derivam de um seguro complementar feito pelo Millennium).
Contactadas fontes próximas de Jardim Gonçalves, estas adiantaram ao CM que 'quando o engenheiro Jardim Gonçalves se reformou, em 2005, ficaram consagradas uma série de cláusulas que foram retiradas pelo actual Conselho de Remunerações. Este é um organismo que não tem poder para mexer nas regras que regem a atribuição de reformas no BCP. Se as facturas não fossem enviadas, seria aceitar uma situação que é irregular.'
Na entrevista Jardim Gonçalves ataca a actual administração, em particular Joe Berardo, ao dizer que o presidente do Conselho de Remunerações quer alterar os benefícios aos ex-administradores para os colocar como resultados do BCP.
CARLOS COSTA E AS OFFSHORES
Na entrevista ao ‘Expresso’, Jardim Gonçalves diz que Carlos Costa (que vai tomar posse como governador do Banco de Portugal amanhã) interveio na constituição de várias sociedades offshore dentro do BCP.
O futuro governador era quadro do Banco Português do Atlântico (BPA) e transitou para o BCP quando este adquiriu o BPA. Carlos Costa foi director do BCP até 2007 (antes de ingressar na Caixa Geral de Depósitos) e tinha com um dos seus pelouros a área internacional. Dentro das suas competências assinou, com outros directores e administradores, a constituição de várias offshores. Aquele responsável tinha como administrador directo Christopher de Beck, também acusado pelo Banco de Portugal, de quem foi testemunha abonatória em todo este processo.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... ras-ao-bcp
06 Junho 2010
Por:Miguel Alexandre Ganhão
O ex-presidente do Banco Comercial Português (BCP) Jorge Jardim Gonçalves enviou várias facturas de Via Verde para o banco pagar. Segundo apurou o Correio da Manhã junto daquela instituição financeira, os recibos não foram nem serão pagos. Numa entrevista dada ao semanário ‘Expresso’ o ex-homem forte e fundador do BCP diz que 'desde a fundação do banco que o transporte era por conta do banco', e acrescenta, 'o banco provisionou o necessário para que eu pudesse manter as viagens que rotineiramente fazia antes. Neste momento eu uso essa prerrogativa, mas o banco não está a pagar, estou eu a pagar'.
Jardim Gonçalves aufere um rendimento mensal de 175 mil euros (75 mil a título de reforma e 100 mil que derivam de um seguro complementar feito pelo Millennium).
Contactadas fontes próximas de Jardim Gonçalves, estas adiantaram ao CM que 'quando o engenheiro Jardim Gonçalves se reformou, em 2005, ficaram consagradas uma série de cláusulas que foram retiradas pelo actual Conselho de Remunerações. Este é um organismo que não tem poder para mexer nas regras que regem a atribuição de reformas no BCP. Se as facturas não fossem enviadas, seria aceitar uma situação que é irregular.'
Na entrevista Jardim Gonçalves ataca a actual administração, em particular Joe Berardo, ao dizer que o presidente do Conselho de Remunerações quer alterar os benefícios aos ex-administradores para os colocar como resultados do BCP.
CARLOS COSTA E AS OFFSHORES
Na entrevista ao ‘Expresso’, Jardim Gonçalves diz que Carlos Costa (que vai tomar posse como governador do Banco de Portugal amanhã) interveio na constituição de várias sociedades offshore dentro do BCP.
O futuro governador era quadro do Banco Português do Atlântico (BPA) e transitou para o BCP quando este adquiriu o BPA. Carlos Costa foi director do BCP até 2007 (antes de ingressar na Caixa Geral de Depósitos) e tinha com um dos seus pelouros a área internacional. Dentro das suas competências assinou, com outros directores e administradores, a constituição de várias offshores. Aquele responsável tinha como administrador directo Christopher de Beck, também acusado pelo Banco de Portugal, de quem foi testemunha abonatória em todo este processo.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... ras-ao-bcp
A venda de produtos deve ser uma das áreas de negócio que os bancos mais quererão incentivar. Para estes produtos existem as comissões, que com a margem financeira fazem o grosso do produto bancário.
Produto Bancário (PB) = Margem Financeira (MF) + Comissões(C) + Outros Ganhos (OG)
Lucro = PB - custos fixos - custos variáveis
CF = pessoal, FSE's, amortizações, outros
CV = provisões para imparidade (PI)(crédito mal-parado)
O problema da margem financeira é que tem, ao contrário dos outros proveitos, um custo variável importante, e para o banco só faz sentido investir em ganhos na margem financeira se os proveitos forem superiores aos custos variáveis. Quer a MF quer o CV são dependentes do total do crédito concedido (TCC), ou seja:
MF = a x TCC e PI = b x TCC,
ou seja a equação do lucro fica:
L = (a - b) x TCC + C + OG - CF;
O banco tem procurado baixar os custos fixos, mas para ter lucro consistentemente na margem financeira, <b>a</b> tem de ser maior que <b>b</b>, o que foi realidade até 2009. Mas o volume de crédito vencido aumentou de 850 milhões para 2000 milhões, no ano passado, e margem financeira baixou de 1700 para 1300 (este crédito vencido ainda não gerou provisão, mas se se revelar incobrável parte desse valor, gera-se uma provisão).
Ou seja há uma boa probabilidade de o volume gerado em MF não dê sequer para pagar os custos variáveis, daí que a opção estratégica do banco seja apostar mais no volume de comissões (730 milhões no passado) e dessa forma seja pelo menos possível pagar os custos fixos.
Produto Bancário (PB) = Margem Financeira (MF) + Comissões(C) + Outros Ganhos (OG)
Lucro = PB - custos fixos - custos variáveis
CF = pessoal, FSE's, amortizações, outros
CV = provisões para imparidade (PI)(crédito mal-parado)
O problema da margem financeira é que tem, ao contrário dos outros proveitos, um custo variável importante, e para o banco só faz sentido investir em ganhos na margem financeira se os proveitos forem superiores aos custos variáveis. Quer a MF quer o CV são dependentes do total do crédito concedido (TCC), ou seja:
MF = a x TCC e PI = b x TCC,
ou seja a equação do lucro fica:
L = (a - b) x TCC + C + OG - CF;
O banco tem procurado baixar os custos fixos, mas para ter lucro consistentemente na margem financeira, <b>a</b> tem de ser maior que <b>b</b>, o que foi realidade até 2009. Mas o volume de crédito vencido aumentou de 850 milhões para 2000 milhões, no ano passado, e margem financeira baixou de 1700 para 1300 (este crédito vencido ainda não gerou provisão, mas se se revelar incobrável parte desse valor, gera-se uma provisão).
Ou seja há uma boa probabilidade de o volume gerado em MF não dê sequer para pagar os custos variáveis, daí que a opção estratégica do banco seja apostar mais no volume de comissões (730 milhões no passado) e dessa forma seja pelo menos possível pagar os custos fixos.
Estado propõe integrar bancários no regime da Segurança Social
O Governo propôs à banca a transferência para a Segurança Social (SS) das responsabilidades futuras com as reformas dos bancários no activo e que hoje descontam para os fundos de pensões dessas instituições, sabe o Negócios.
--------------------------------------------------------------------------------
Pedro Santos Guerreiro
psg@negocios.pt
Maria João Gago
mjgago@negocios.pt
O Governo propôs à banca a transferência para a Segurança Social (SS) das responsabilidades futuras com as reformas dos bancários no activo e que hoje descontam para os fundos de pensões dessas instituições, sabe o Negócios.
Neste momento, os bancos estão a avaliar a proposta, por forma a encetarem um processo negocial com o Estado que, se chegar a bom porto, pode levar a que cerca de 30 mil bancários venham a receber a sua reforma de duas entidades diferentes: fundos de pensões e Previdência.
Pessoalmente gostei desta noticia, acho que pode ser o 1º passo para transferir o fundo de pensões para a segurança social, a meu ver isto é um dos problemas que pode travar uma eventual opa ao bcp.
Abraço
Shevet
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool
O 50 Cent, looooooool
Isto anda negro para estes lados... o rumo não esta bem definido... mas é nestes momentos que se faz bom dinheiro... ou se perde bom dinheiro...!! Os mercados estão em baixa, com uma enorme instabilidade... os investidores na expectativa...! Melhores dias virão.. pois depois da tempestada.. vem sempre a bonança...!! O BCP ainda irá dar que falar...
- Registado: 23/11/2009 23:47
bcp
Boas
Não era minha intenção bater na banca,apenas deixei umas perguntas no ar.
Não quero que nada de mal aconteça na nossa banca apenas agradeço todos os comentarios a este tipo de road shows , sendo que uma deas hipoteses por mim apresentadas seria a que os investidores domesticos investissem e com isso o banco em questão apresentasse resultados (bons) no proximo(s) trimetre(s).
mas é claro que o bcp não anda a investir nestas apresentações só porque é nosso amigo e se preocupa em que a gente invista bem as nossas economias,algum lucro procura ! ou não achas? pensas que não terão nada de mais util que fazer ao dinheiro?
que estão a tentar cativar euros isso estão e não tenho duvidas. o problema é depois os clientes virem dizer que foram induzidos em erro como já aconteceu anteriormente;e isso sim já me preocupa .
de qualquer maneira agradeço a opinião e fico feliz que tenhas dado o teu feedback,era mesmo para isso que aqui deixei o meu post.
Não era minha intenção bater na banca,apenas deixei umas perguntas no ar.
Não quero que nada de mal aconteça na nossa banca apenas agradeço todos os comentarios a este tipo de road shows , sendo que uma deas hipoteses por mim apresentadas seria a que os investidores domesticos investissem e com isso o banco em questão apresentasse resultados (bons) no proximo(s) trimetre(s).
mas é claro que o bcp não anda a investir nestas apresentações só porque é nosso amigo e se preocupa em que a gente invista bem as nossas economias,algum lucro procura ! ou não achas? pensas que não terão nada de mais util que fazer ao dinheiro?
que estão a tentar cativar euros isso estão e não tenho duvidas. o problema é depois os clientes virem dizer que foram induzidos em erro como já aconteceu anteriormente;e isso sim já me preocupa .
de qualquer maneira agradeço a opinião e fico feliz que tenhas dado o teu feedback,era mesmo para isso que aqui deixei o meu post.
- Registado: 24/3/2008 11:09
Sobre este último tema refiro o seguinte:
- assisti tb a uma destas sessões. Trata-se de uma explicação aos clientes sobre o passado e consideração sobre o que poderá passar-se no futuro dos mercados, pricipalmente accionistas. Existe de facto aconselhamento para alocar uma % (reduzida) do aforro a activo de maior risco, pricipalmente cetificados. Não há aconselhamento para titulos especificos. Na sessão que asisti recomendaram certificado do indice SP500. A sessão foi presidida pelo responsavel da sala de mercados do MBCP. Achei uma apresentação positiva, demasiado tecnica, a maior parte das pessoas ficou na mesma...mas não houve venda da "banha da cobra". Penso que estas sessões são positivas para formar e esclarecer a população para o funcimamento dos mercados. Assim, não entendi os comentarios anteriores, continuo a achar que está na moda bater na Banca. Cumps
- assisti tb a uma destas sessões. Trata-se de uma explicação aos clientes sobre o passado e consideração sobre o que poderá passar-se no futuro dos mercados, pricipalmente accionistas. Existe de facto aconselhamento para alocar uma % (reduzida) do aforro a activo de maior risco, pricipalmente cetificados. Não há aconselhamento para titulos especificos. Na sessão que asisti recomendaram certificado do indice SP500. A sessão foi presidida pelo responsavel da sala de mercados do MBCP. Achei uma apresentação positiva, demasiado tecnica, a maior parte das pessoas ficou na mesma...mas não houve venda da "banha da cobra". Penso que estas sessões são positivas para formar e esclarecer a população para o funcimamento dos mercados. Assim, não entendi os comentarios anteriores, continuo a achar que está na moda bater na Banca. Cumps
- Registado: 30/7/2008 13:56
Re: bcp
Andorrani-1972 Escreveu:Boas
Não sei se é do conhecimento geral, mas na semana passada fui convidado pelo gerente do meu balcão para assistir a um seminario economico patrocinado pelo BCP,para minha certeza aquilo que lá se passava era nada mais nada menos do que um tipo de road show para pequenos investidores no qual umas figuras de topo do BCP aconselhavam os seus clientes a investir em acções e especialmente em certificados;pelos vistos este road show esta a sêr a nivel nacional e pelo que pude perceber alguns dos participantes ficaram bastante interessados em investir.
Posto isto,pergunto.
-será que vamos voltar a têr clientes ``iludidos´´ como no caso dos creditos para a compra de acções???será que esta direção vai enredar pelo mesmo tipo de matreirisses que a do saudoso Jardim G.? ou será que isto até vai sêr uma boa aposta para cativar dinheiro dos investidores domésticos e ajudar o BCP a apresentar uns resultados a superarem as estimativas dos analistas??
Agora não há problema com isso, eles não têm dinheiro para emprestar, nem para acções nem para nada!

Devem é estar a incentivar os clientes a investir o seu capital... será desespero?!

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Re: bcp
Andorrani-1972 Escreveu:Boas
Não sei se é do conhecimento geral, mas na semana passada fui convidado pelo gerente do meu balcão para assistir a um seminario economico patrocinado pelo BCP,para minha certeza aquilo que lá se passava era nada mais nada menos do que um tipo de road show para pequenos investidores no qual umas figuras de topo do BCP aconselhavam os seus clientes a investir em acções e especialmente em certificados;pelos vistos este road show esta a sêr a nivel nacional e pelo que pude perceber alguns dos participantes ficaram bastante interessados em investir.
Posto isto,pergunto.
-será que vamos voltar a têr clientes ``iludidos´´ como no caso dos creditos para a compra de acções???será que esta direção vai enredar pelo mesmo tipo de matreirisses que a do saudoso Jardim G.? ou será que isto até vai sêr uma boa aposta para cativar dinheiro dos investidores domésticos e ajudar o BCP a apresentar uns resultados a superarem as estimativas dos analistas??
Incrível!!!! Não aprenderam com a lição 2000\2001 ?! Não lhes chega a cratera de quase 2,5 mil milhões de euros resultantes dessa burrada ; o sistema financeiro tem, de facto, a mesma mentalidade dos toxicodepentes.
- Registado: 3/4/2008 11:50
BePatience Escreveu:Seaman Escreveu:Crómio Escreveu:Seaman Escreveu:Não tenho acções do BCP mas gostaria de ler os teus argumentos em que te baseias para opinar que, face aos gráficos apresentados, o valor do BCP vai ser catapultado ao contrário (vai subir).
Bearish Descending Triangle
EDIT: Alterado o link
Obrigado Crómio mas o que eu queria mesmo, com o meu post, era perceber os argumentos do "BePatience" que deu a entender que o BCP poderia se catapultado, não para baixo, mas para cima.
Os teus argumentos eu percebi bem. Os do "BePatience" nem por isso.
Olá Seaman,
Peço desculpa que só agora tive tempo para vir aqui à comunidade.
Aquele meu comentário em relação à catapulta tem a ver com a catapulta em si e nada mais. Isto porque as catapultas (pelo menos as que conheço) têm a tendência de projectar objectos para cima. Logo, e tendo em conta que aquela figura é predominantemente Bearish, achei piada o comentário do Sniper ao dizer que os preços iam ser catapultados.
Espero não ter induzido em erro.
Abraço
Obrigado pelo esclarecimento

- Registado: 4/4/2009 0:57
Seaman Escreveu:Crómio Escreveu:Seaman Escreveu:Não tenho acções do BCP mas gostaria de ler os teus argumentos em que te baseias para opinar que, face aos gráficos apresentados, o valor do BCP vai ser catapultado ao contrário (vai subir).
Obrigado Crómio mas o que eu queria mesmo, com o meu post, era perceber os argumentos do "BePatience" que deu a entender que o BCP poderia se catapultado, não para baixo, mas para cima.
Olá Seaman,
Peço desculpa que só agora tive tempo para vir aqui à comunidade.
Aquele meu comentário em relação à catapulta tem a ver com a catapulta em si e nada mais. Isto porque as catapultas (pelo menos as que conheço) têm a tendência de projectar objectos para cima. Logo, e tendo em conta que aquela figura é predominantemente Bearish, achei piada o comentário do Sniper ao dizer que os preços iam ser catapultados.
Espero não ter induzido em erro.
Abraço
Seaman Escreveu:BePatience Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Esta bela figura geométrica, confirmada por um padrão lindo de volume catapulta o BCP directamente para um valor inferior a 4 pastilhas elásticas
Catapulta mas ao contrario
Não tenho acções do BCP mas gostaria de ler os teus argumentos em que te baseias para opinar que, face aos gráficos apresentados, o valor do BCP vai ser catapultado ao contrário (vai subir).
Acho que percebeste mal o comentário do BePatience...
O Seaman fala em catapultar o preço para um valor inferior ao actual... ora como "catapultar" é normalmente associado a uma subida, o BePatience apenas comentou que, neste caso, é um catapultar ao contrário... ou seja concordou com o comentário.
Pelo menos é o que eu entendi do comentário.
bcp
Boas
Posto isto,pergunto.
Posto isto,pergunto.
- Registado: 24/3/2008 11:09
Crómio Escreveu:Seaman Escreveu:Não tenho acções do BCP mas gostaria de ler os teus argumentos em que te baseias para opinar que, face aos gráficos apresentados, o valor do BCP vai ser catapultado ao contrário (vai subir).
rsacramento Escreveu:@ Crómio: vejo que alteraste - e bem - o link
quanto à "arte" da AT, e ao contrário dos experts, recuso-me a chamar "arte" àquilo que para mim não passa de uma abordagem pessoal a um método
É uma questão de semântica, substitui "arte" por Técnica e "ArTista" por Analista Técnico.
Em relação à abordagem pessoal, concordo, como podes confirmar no post acima, e por isso é que não se pode validar ou invalidar a análise de outro Analista Técnico baseado numa abordagem pessoal a um método.
Claro que existe a excepção do erro grosseiro.
De qualquer das formas, com ou sem feedback positivo, o meu post era no sentido de sublinhar que a visão do Analista Técnico é subjectiva e depende da sua abordagem pessoal à base de AT subjacente.
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Crómio Escreveu:...
A AT é mais arte que ciência, muito difícil de provar estatisticamente, e com resultados completamente diferentes de ArTista para ArTista...
A base no geral é a mesma, mas o quadro final depende muito da técnica e sensibilidade do trader.
No meu ponto de vista quanto mais simples melhor, seguir a tendência, fazer um bom money managment e principalmente... estabilidade psicológica.
Abraço
100% de acordo.
ou seja, olhando para aquele gráfico vemos que a tendencia é negativa sem traçar uma linha. e traçar triangulos já me parece especular muito...
- Registado: 19/4/2005 11:11
rsacramento Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Esta bela figura geométrica, confirmada por um padrão lindo de volume catapulta o BCP directamente para um valor inferior a 4 pastilhas elásticas
mas o padrão (a sê-lo) já está fora de validade - os 3/4 ou 2/3 contados a partir da base já foram há muito ultrapassados...
Olá sacramento!
Acho que muitas vezes esse tipo interpretação depende do "ArTista". No exemplo que dei no link da StockCharts - ChartSchool esse pormenor não é considerado.
Em vários livros de AT isso é considerado.
O Ulisses considera isso.
Por exemplo nas LT's existem aqui dois excelentes analistas em que um considera uma LT válida só com dois pontos e outro que acha que pelo menos tem que ter 3 pontos.
A última versão é a mais popular, mas aprendi que visões (interpretações) alternativas à maioria também podem ser válidas.
Na minha perspectiva a AT serve para dar uma pista e as regras têm zonas de interpretação, onde os analistas diferem na opinião, as regras da AT não são inflexíveis, no fim somos nós que as adaptamos ao nosso estilo. Por exemplo este Bearish Descending Triangle pode não ser válido para ti mas quebrando os 0.60 podes perfeitamente ter uma projecção na zona dos 0.40. Coloca lá um rectângulo por exemplo.
A AT é mais arte que ciência, muito difícil de provar estatisticamente, e com resultados completamente diferentes de ArTista para ArTista...
A base no geral é a mesma, mas o quadro final depende muito da técnica e sensibilidade do trader.
No meu ponto de vista quanto mais simples melhor, seguir a tendência, fazer um bom money managment e principalmente... estabilidade psicológica.
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Seaman Escreveu:Não tenho acções do BCP mas gostaria de ler os teus argumentos em que te baseias para opinar que, face aos gráficos apresentados, o valor do BCP vai ser catapultado ao contrário (vai subir).
William Bernstein
William Bernstein
BePatience Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Esta bela figura geométrica, confirmada por um padrão lindo de volume catapulta o BCP directamente para um valor inferior a 4 pastilhas elásticas
Catapulta mas ao contrario
Não tenho acções do BCP mas gostaria de ler os teus argumentos em que te baseias para opinar que, face aos gráficos apresentados, o valor do BCP vai ser catapultado ao contrário (vai subir).
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Carlos73, Carrancho_, Google [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 368 visitantes