Inapa - Tópico Geral
Re: Inapa - Tópico Geral
Excelentes resultados. Além disso, é também uma viragem em relação aos últimos anos.
cumps
cumps
Depois de dois anos consecutivos de prejuízos, a Inapa regressou aos lucros. A empresa liderada por José Morgado anunciou hoje que fechou 2013 com lucros de 1,3 milhões de euros, que comparam com os números negativos de 6 milhões registados no ano anterior.
"Esta recuperação reflete o resultado da execução da estratégia de médio e longo prazo assente na diversificação geográfica e da carteira de negócios a par do esforço de eficiência", explica a empresa de distribuição de papel em comunicado.
Apesar do regresso aos lucros, a Inapa revela as vendas recuaram 4,1% para os 888,7 milhões de euros no ano passado, quando em 2012 tinham sido de 926,7 milhões, enquanto que o Re-EBITDA cresceu 33,5% para os 23,4 milhões de euros em 2013, face aos homólogos 17,5 milhões, e os custos financeiros recuaram 11,2% para os 14,9 milhões de euros quando em 2012 tinham ascendido a 16,7 milhões.
"Em 2013 o crescimento dos negócios complementares (embalagem e comunicação visual) de 18%, permitiu compensar parcialmente a quebra das vendas do papel de 6,2%, refletindo a estratégia de médio e longo prazo. Aqueles negócios complementares representam já 14% das vendas consolidadas do Grupo mas quase 30% do resultado operacional", adianta.
A dívida líquida da Inapa recuou 1,4% para os 341,2 milhões de euros em 2013, face aos homólogos 346,1 milhões, "em consequência do aumento de cash-flow libertado pela atividade a par da otimização na gestão do capital circulante"
"Esta recuperação reflete o resultado da execução da estratégia de médio e longo prazo assente na diversificação geográfica e da carteira de negócios a par do esforço de eficiência", explica a empresa de distribuição de papel em comunicado.
Apesar do regresso aos lucros, a Inapa revela as vendas recuaram 4,1% para os 888,7 milhões de euros no ano passado, quando em 2012 tinham sido de 926,7 milhões, enquanto que o Re-EBITDA cresceu 33,5% para os 23,4 milhões de euros em 2013, face aos homólogos 17,5 milhões, e os custos financeiros recuaram 11,2% para os 14,9 milhões de euros quando em 2012 tinham ascendido a 16,7 milhões.
"Em 2013 o crescimento dos negócios complementares (embalagem e comunicação visual) de 18%, permitiu compensar parcialmente a quebra das vendas do papel de 6,2%, refletindo a estratégia de médio e longo prazo. Aqueles negócios complementares representam já 14% das vendas consolidadas do Grupo mas quase 30% do resultado operacional", adianta.
A dívida líquida da Inapa recuou 1,4% para os 341,2 milhões de euros em 2013, face aos homólogos 346,1 milhões, "em consequência do aumento de cash-flow libertado pela atividade a par da otimização na gestão do capital circulante"
É de esperar um regresso aos lucros. Ainda que algo muito ligeiro...
- Registado: 29/11/2007 13:32
frgomes Escreveu:Não seria hoje a apresentação de resultados da Inapa? Não vejo novidades nem no website da empresa nem na cmvm.
Exato. È hoje. Aguardemos com serenidade.
Não seria hoje a apresentação de resultados da Inapa? Não vejo novidades nem no website da empresa nem na cmvm.
- Registado: 5/2/2014 16:59
Fogue Escreveu:Apresenta resultados dia 19 e não existem noticias nenhumas. A cotação deixou de acompanghar a da guint.
Pelos menos no dia 19 haverá notícias. Em relação á Glintt não vejo qualquer ligação.
cumps
Apresenta resultados dia 19 e não existem noticias nenhumas. A cotação deixou de acompanghar a da guint.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Pela antecipação da notícia. O Habitual 

Ulisses Pereira Escreveu:rasteuiro, uma empresa que é negociada por chamada normalmente terá que ter um desconto enorme face às que negoceiam no contínuo. Liquidez assim o obriga....
caro Ulisses.
Ela está na chamada desde segunda feikra apenas.
mas isto que eu citei atrás já vém à semanas..........
mas não é a primeira que eu vejo isto aconteçer nos cofres.
abraços
Rasteiro
- Registado: 29/11/2007 12:24
rasteuiro, uma empresa que é negociada por chamada normalmente terá que ter um desconto enorme face às que negoceiam no contínuo. Liquidez assim o obriga....
boas pessoal.
pareçe que a Inapa pref, foi para o PSI geral chamada.
o que mais me intriga, é ela estar a um valor de distância da inapa de 9 centimos.
E o mais curioso é na venda a 0.27€, estarem lá um vendedor com 5000mil, á semanas, e haver quse todos os dias,
compras a esse valor mas essas nunca de lá saêm.
Muito estranho, os cofres nem sequer mexerem.
Alguém grande está a segurrá-la nesses valores, com algum objectivo, claro.
estou dentro
abraços
pareçe que a Inapa pref, foi para o PSI geral chamada.
o que mais me intriga, é ela estar a um valor de distância da inapa de 9 centimos.
E o mais curioso é na venda a 0.27€, estarem lá um vendedor com 5000mil, á semanas, e haver quse todos os dias,
compras a esse valor mas essas nunca de lá saêm.
Muito estranho, os cofres nem sequer mexerem.
Alguém grande está a segurrá-la nesses valores, com algum objectivo, claro.
estou dentro
abraços
Rasteiro
Pode ser que não mas,
tinhas lá um gaijo à tua frente com 100 000 ou mais, que tem aquele valor de referência para as comprar e não quer que outros as apanhem naquele valor.
Entrou a tua ordem ele removeu a dele que estava à frente e recolocou novamente atras da tua, comprando a tua e assustando outros eventuais interessados dado ter uma ordem muito grande para aquele papel.
É assim, que os tubarões (ai o que eu estou aqui a escrever que os moderadores vão já dizer que não existem) seguram os papeis com pouca liquides.
tinhas lá um gaijo à tua frente com 100 000 ou mais, que tem aquele valor de referência para as comprar e não quer que outros as apanhem naquele valor.
Entrou a tua ordem ele removeu a dele que estava à frente e recolocou novamente atras da tua, comprando a tua e assustando outros eventuais interessados dado ter uma ordem muito grande para aquele papel.
É assim, que os tubarões (ai o que eu estou aqui a escrever que os moderadores vão já dizer que não existem) seguram os papeis com pouca liquides.
_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Bom dia!
Hoje dei uma ordem de venda a 0,34 tendo à minha frente aprox. 190.000 ações, quantidade que até ao momento não foi sequer negociada!
Acontece q a ordem foi executada quase de imediato!!! O que se passou????
Antecipadamente agradecido.
Hoje dei uma ordem de venda a 0,34 tendo à minha frente aprox. 190.000 ações, quantidade que até ao momento não foi sequer negociada!
Acontece q a ordem foi executada quase de imediato!!! O que se passou????
Antecipadamente agradecido.
- Registado: 17/1/2014 10:41
cruzpit Escreveu:E a algo que seja mais seguro, ex:

nuns shorts, para pagar, uns jantares ! lool
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq
- Registado: 29/11/2007 2:07
- Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....
eu não te vou dizer que é esta ou aquela... isso só tu podes saber. tanto que eu ando por aqui há pouco tempo. no momento que compro não gosto de comprar gato por lebre... não estou a dizer que é o caso da inapa. mas acho que não está assim tão bem como querem fazer parecer...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
o que interessa
- Registado: 12/3/2009 3:42
E a algo que seja mais seguro, ex:
- Registado: 29/11/2007 2:46
G.Oliveira Escreveu:ParaCima Escreveu:tem um per brutal... mesmo que paga-se as dívidas todas o seu per actual andava por volta dos 20... o negócio deles publicidade e envelopes está cada vez mais para trás... eu gosto da empresa e acho que tem alguns fundamentais interessantes... mas parece-me que não é um negocio rentavel de curto prazo...devido á publicidade...
eu tenho semapa, por causa da portucel, mas a dimensão e o ramo é diferente...só para não falar dos fundamentais...
tentem calcular o ev... e comparem com o mercado.
a inapa vende mais que envelopes e publicidade, tambem vende material de escritorio e papel.
anda muito á volta do papel. todos sabemos que a publicidade está a emigrar para paneis digitais que o papel cada vez será menos utilizado...
Milhões euros
Vendas Peso Δ 13/12 Vendas Peso
Papel 566,8 87,2% -7,2% 610,8 88,7%
Negócios complementares 83,4 12,8% 6,8% 78,0 11,3%
Embalagem 38,9 6,0% 7,7% 36,1 5,2%
Comunicação visual 23,5 3,6% 10,8% 21,2 3,1%
Outros1
20,9 3,2% 1,2% 20,7 3,0%
Total 650,1 100% -5,6% 688,9 100%
ev=150000000*0,34+107297000+183672000-12846000= 329.123.000
re-ebitda=15700000
ev/ebitda=20,96324841
em termos de resultados líquidos têm um valor de 277000 com custos financeiros de 11008000, portanto partindo do principio que não deviam um euro, o resultado liquido seria 112850000 a empresa tem uma CB de 51M... ai já dava um per de 5. o que seria bem apetecível... o problema é a empresa chegar a não ter emprestimos... s´´o para não falar no caixa e no fm... e não esquecer o crescimento das vendas...
eu prefiro investir no que é "mais seguro"... boa sorte para todos
o que interessa
o que interessa
ParaCima Escreveu:tem um per brutal... mesmo que paga-se as dívidas todas o seu per actual andava por volta dos 20... o negócio deles publicidade e envelopes está cada vez mais para trás... eu gosto da empresa e acho que tem alguns fundamentais interessantes... mas parece-me que não é um negocio rentavel de curto prazo...devido á publicidade...
eu tenho semapa, por causa da portucel, mas a dimensão e o ramo é diferente...só para não falar dos fundamentais...
a inapa vende mais que envelopes e publicidade, tambem vende material de escritorio e papel.
- Registado: 3/4/2012 10:39
tem um per brutal... mesmo que paga-se as dívidas todas o seu per actual andava por volta dos 20... o negócio deles publicidade e envelopes está cada vez mais para trás... eu gosto da empresa e acho que tem alguns fundamentais interessantes... mas parece-me que não é um negocio rentavel de curto prazo...devido á publicidade...
o que interessa
o que interessa
frgomes Escreveu:5element Escreveu:romeucosta Escreveu:O que vai acontecer à REN (venda por parte dos 11% do estado) não poderá vir a acontecer à INAPA também?
A Parpublica também tem acções da INAPA... E isso poderá ser ou não um dinamizador do preço da acção? Na REN pelos vistos afectou pouco...
Pelo menos não há indícios disso. Mas vejo um potencial enorme na Inapa.
- A compra recente de 2 empresas são vistas como uma mais-valia.
- A aposta em mercados com alto crescimento (Turquia).
- A redução da dívida da empresa tem sido consistente. E as previsões indicam que baixará consistentemente nos próximos anos.
- Com lucros nos resultados do 3ºT/2013, prevê-se resultados no final de 2013 bastante positivos.
- A AT nesta cotada antecipa uma subida consistente.
- Conjuntura económica do País favorável.
Certamente por estes motivos esta cotada estará dentro de 1 ou 2 anos num valor muito superior ao apresentado. E como a capitalização bolsista é de 51 milhões €, se valorizar o dobro, é certo que entrará no PSI20 na próxima revisão.
eo porqu~e da outra INAPA, estar a cotar a 0.27€, diferença de 8 centimos?
não devia valer o mesmo?
Muito estranho
estou fora nas duas
abraços
cumps,
Já para não falar que o ROE aumentou 2,5 vezes no 3T13 face a período homólogo e o PBV mantém-se bastante interessante.
Rasteiro
essa valorização que vocês falam baseia-se no quê? fundamental ou técnica???
eu fundamentalmente vejo bons indicadores, mas em termos gerais acho cara...
eu fundamentalmente vejo bons indicadores, mas em termos gerais acho cara...
o que interessa
o que interessa
5element Escreveu:romeucosta Escreveu:O que vai acontecer à REN (venda por parte dos 11% do estado) não poderá vir a acontecer à INAPA também?
A Parpublica também tem acções da INAPA... E isso poderá ser ou não um dinamizador do preço da acção? Na REN pelos vistos afectou pouco...
- A redução da dívida da empresa tem sido consistente. E as previsões indicam que baixará consistentemente nos próximos anos.
- Com lucros nos resultados do 3ºT/2013, prevê-se resultados no final de 2013 bastante positivos.
Certamente por estes motivos esta cotada estará dentro de 1 ou 2 anos num valor muito superior ao apresentado. E como a capitalização bolsista é de 51 milhões €, se valorizar o dobro, é certo que entrará no PSI20 na próxima revisão.
cumps,
Já para não falar que o ROE aumentou 2,5 vezes no 3T13 face a período homólogo e o PBV mantém-se bastante interessante.
- Registado: 5/2/2014 16:59
romeucosta Escreveu:O que vai acontecer à REN (venda por parte dos 11% do estado) não poderá vir a acontecer à INAPA também?
cumps,
romeucosta Escreveu:O que vai acontecer à REN (venda por parte dos 11% do estado) não poderá vir a acontecer à INAPA também?
A meu ver seria um bom catalisador para a INAPA! Agora comparar a reação da INAPA à da REN ao nível da cotação na sequência da (possível) alienação do capital por parte do estado já não fará muito sentido uma vez que estamos a falar de percentagens muito diferentes de capital: 37,2% e 11% respetivamente.
Que nunca por vencidos se conheçam!
O que vai acontecer à REN (venda por parte dos 11% do estado) não poderá vir a acontecer à INAPA também?
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
- Registado: 29/11/2007 12:46