BCP - Tópico Geral
Re: Análise Fundamental II
MrBalboa Escreveu:Caro Paulo
Como CEO poderia propor aos colaboradores uma redução temporária dos salários acima dos 800 euros. Se a alternativa é a falência da instituição, não parEce assim uma ideia tão estapafúrdia. Acho-a necessária e exequível.
Um abraço
JCT
Caro JCT,
Tens noção que em Portugal, esse tipo de situação iria gerar greves com os sindicatos à cabeça etc...
Eu sou completamente a favor de medidas temporárias, desde que depois os direitos sejam devolvidos....infelizmente em Portugal, a hipotesse do "temporário" para muita gente é uma escandaleira, interpretam como difinitivo, antes preferem que Portugal entre em bancarrota sem dinheiro nenhum com as pessoas a passarem fome, do que lhes tirarem o dinheiro para irem passar as ferias no ano corrente.
Portugal pensa muito no presente e esquece-se do futuro. Existe muita gente que está mal e passar fome, é um facto....mas grande percentagem chora que não tem dinheiro mas depois vai passar ferias para o algarve e para fora..
Por isso JTC eu concordo contigo, acho que redução temporária dos salários seria uma opção viável, mas infelizmente Portugal e grande parte dos Portugueses tem pouco espirito de sacrificio..
Alegam logo 25 de abril, revolução....enfim...
Uma coisa é verdade, se os responsáveis por esta situação fossem dentro, se calhar a disposição também seria outra. Admito isso....A começar pelo senhor Jardim com reformas milionárias....e com o outro Jardim....que só faz buracos na Madeira...enfim...
Cumps
Caro Balboa
Com tantos Jardins, tantos bancos, tanta Madeira e tantos buracos, parece que estamos a falar de caruncho.
Caruncho, gorgulho, ou carcoma é a designação comum aos insetos que perfuram sobretudo madeira, cereais e feijão armazenado, reduzindo-os a pó. Em sua maioria, os carunchos são xilófagos. Os carunchos são insetos coleópteros pentâmeros pertencentes à super-família Curculionoidea ou Chrysomeloidea.
A madeira de cedro (criptoméria) é imune ao caruncho.
Proposta: todos os bancos passarão a ser feitos de madeira de cedro. E a ilha da Madeira passará a chamar-se ilha do Cedro a fim de ficarmos imunes a toda esta bicharada carunchosa que tem controlado a política e a finança da nossa bela praia lusitana.

Editado pela última vez por Jean Claude Trichet em 8/5/2012 11:14, num total de 1 vez.
- Registado: 18/9/2011 10:50
Caro Paulo
Como CEO poderia propor aos colaboradores uma redução temporária dos salários acima dos 800 euros. Se a alternativa é a falência da instituição, não parEce assim uma ideia tão estapafúrdia. Acho-a necessária e exequível.
Um abraço
JCT
Caro JCT,
Tens noção que em Portugal, esse tipo de situação iria gerar greves com os sindicatos à cabeça etc...
Eu sou completamente a favor de medidas temporárias, desde que depois os direitos sejam devolvidos....infelizmente em Portugal, a hipotesse do "temporário" para muita gente é uma escandaleira, interpretam como difinitivo, antes preferem que Portugal entre em bancarrota sem dinheiro nenhum com as pessoas a passarem fome, do que lhes tirarem o dinheiro para irem passar as ferias no ano corrente.
Portugal pensa muito no presente e esquece-se do futuro. Existe muita gente que está mal e passar fome, é um facto....mas grande percentagem chora que não tem dinheiro mas depois vai passar ferias para o algarve e para fora..
Por isso JTC eu concordo contigo, acho que redução temporária dos salários seria uma opção viável, mas infelizmente Portugal e grande parte dos Portugueses tem pouco espirito de sacrificio..
Alegam logo 25 de abril, revolução....enfim...
Uma coisa é verdade, se os responsáveis por esta situação fossem dentro, se calhar a disposição também seria outra. Admito isso....A começar pelo senhor Jardim com reformas milionárias....e com o outro Jardim....que só faz buracos na Madeira...enfim...
Cumps
- Registado: 27/9/2011 16:13
nuuuno Escreveu:artista Escreveu:nuuuno Escreveu:positivo?? só se conseguisse apanhar facas!!estou LONNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNGGOOOOOOOOO mesmo...infelizmente obvio!
BCP ensinou-me 2 coisas que espero nunca mais esquecer 1-stop loss 2-don't average losses! 3-don't fight the trend 4-don't chase tops or bottoms 5- indicators in trending market don't work! afinal nao foram 2...foram mais!
Errar nos mercados todos erram, os que têm sucesso raramente repetem erros!
mesmo os que têm sucesso repetem, aliás, a maioria dos insucessos foram precedidos de muito sucesso. basta por exº referir o "maior especulador" jesse livermore...3x esteve no topo do mundo, 3x esteve falido. Porquê? nao que nao soubesse as regras, mas porque nao as seguiu! ter a disciplina penso até ser a maior dificuldade em fazer trading.
"Raramente" não significa "nunca"!

...e também há exceções!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Análise Fundamental V
Finalmente queria solicitar aos ilustres caldeireiros uma opinião sobre as AF I a IV. Acham que a qualidade é muito inferior às saudosas análises do Pontes?
Os mercados não deram grande crédito às minha análises fundamentais. Depois do fogacho inicial com uma subida até aos .118, já retomamos o curso habitual. Estamos a descer um cagagésimo!
JCT
P.S.
“A rentabilidade recorrente do banco no mercado doméstico continua inexpressiva, com comportamento acentuadamente negativo das receitas ‘core’ do banco (margem e comissões) e com uma deterioração substancial da carteira de crédito, com a gestão a manter o reforço do balanço do banco como uma prioridade”, defende André Rodrigues que recomenda “comprar” acções do BCP as quais avalia em 0,40 euros.
... em linha com a minha análise, como diria o Mr. Pontes
Os mercados não deram grande crédito às minha análises fundamentais. Depois do fogacho inicial com uma subida até aos .118, já retomamos o curso habitual. Estamos a descer um cagagésimo!

JCT
P.S.
“A rentabilidade recorrente do banco no mercado doméstico continua inexpressiva, com comportamento acentuadamente negativo das receitas ‘core’ do banco (margem e comissões) e com uma deterioração substancial da carteira de crédito, com a gestão a manter o reforço do balanço do banco como uma prioridade”, defende André Rodrigues que recomenda “comprar” acções do BCP as quais avalia em 0,40 euros.
... em linha com a minha análise, como diria o Mr. Pontes
Análise Fundamental IV
Carteira de dívida pública portuguesa
Total: €4.456 milhões
> 2 anos 35%
> 1 ano e < 2 anos 29%
< 1 ano 36%
Se o Estado pagasse o que deve, crédito que equivale a 5,57 vezes a capitalização bolsista do BCP (62 cêntimos por acção), não seria preciso qualquer aumento de capital e até os valores assustadores da análise fundamental III deixariam de ter um impacto fatal no futuro do banco.
Não sei se o Pedro, o Gaspar e o Álvaro já fizeram estas contas. A divida do Estado ao BCP equivale a 62 cêntimos por acção!
E esta?
Um abraço
JCT
Total: €4.456 milhões
> 2 anos 35%
> 1 ano e < 2 anos 29%
< 1 ano 36%
Se o Estado pagasse o que deve, crédito que equivale a 5,57 vezes a capitalização bolsista do BCP (62 cêntimos por acção), não seria preciso qualquer aumento de capital e até os valores assustadores da análise fundamental III deixariam de ter um impacto fatal no futuro do banco.
Não sei se o Pedro, o Gaspar e o Álvaro já fizeram estas contas. A divida do Estado ao BCP equivale a 62 cêntimos por acção!

E esta?
Um abraço
JCT
artista Escreveu:nuuuno Escreveu:positivo?? só se conseguisse apanhar facas!!estou LONNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNGGOOOOOOOOO mesmo...infelizmente obvio!
BCP ensinou-me 2 coisas que espero nunca mais esquecer 1-stop loss 2-don't average losses! 3-don't fight the trend 4-don't chase tops or bottoms 5- indicators in trending market don't work! afinal nao foram 2...foram mais!
mesmo os que têm sucesso repetem, aliás, a maioria dos insucessos foram precedidos de muito sucesso. basta por exº referir o "maior especulador" jesse livermore...3x esteve no topo do mundo, 3x esteve falido. Porquê? nao que nao soubesse as regras, mas porque nao as seguiu! ter a disciplina penso até ser a maior dificuldade em fazer trading.
- Registado: 10/11/2011 10:05
paulop2009 Escreveu:Jean Claude Trichet Escreveu:Custos operacionais: 369 M€. Uma variação homóloga de 0,2 %!
Custos operacionais *
(Milhões de euros)
-0,2%
370
1T11
369
1T12
O nosso CEO parece que pode fazer bem melhor na redução dos custos operacionais. Sem grande dificuldade poderia ser possível reduzi-los em pelo menos 10%. Já postei anteriormente várias sugestões: redução dos salários acima de 800 €,
tens noção de que esta primeira proposta é ilegal (e portanto impossível de se realizar), não tens?
Caro Paulo
Um abraço
JCT
Análise Fundamental III
Demonstração de resultados
(Milhões de euros)
Consolidado
Imparidades e provisões: 216,5 M€.
Aqui reside o grande perigo da aposta no BCP.
O crédito a clientes ronda os 71 MM€. Admitindo um incumprimento de 5%, teremos de aumentar as provisões para os 3,55 MM€.
Esta análise fundamental deita por terra as duas anteriores e implicaria a falência do BCP. Mais vale utilizar o AC para fundar um novo banco de raiz.
Um abraço a todos
JCT

(Milhões de euros)
Consolidado
Imparidades e provisões: 216,5 M€.
Aqui reside o grande perigo da aposta no BCP.
O crédito a clientes ronda os 71 MM€. Admitindo um incumprimento de 5%, teremos de aumentar as provisões para os 3,55 MM€.
Esta análise fundamental deita por terra as duas anteriores e implicaria a falência do BCP. Mais vale utilizar o AC para fundar um novo banco de raiz.
Um abraço a todos
JCT

Jean Claude Trichet Escreveu:Custos operacionais: 369 M€. Uma variação homóloga de 0,2 %!
Custos operacionais *
(Milhões de euros)
-0,2%
370
1T11
369
1T12
O nosso CEO parece que pode fazer bem melhor na redução dos custos operacionais. Sem grande dificuldade poderia ser possível reduzi-los em pelo menos 10%. Já postei anteriormente várias sugestões: redução dos salários acima de 800 €,
tens noção de que esta primeira proposta é ilegal (e portanto impossível de se realizar), não tens?
- Registado: 15/9/2010 15:02
Análise Fundamental II
Custos operacionais: 369 M€. Uma variação homóloga de 0,2 %!
Custos operacionais *
(Milhões de euros)
-0,2%
370
1T11
369
1T12
O nosso CEO parece que pode fazer bem melhor na redução dos custos operacionais. Sem grande dificuldade poderia ser possível reduzi-los em pelo menos 10%. Já postei anteriormente várias sugestões: redução dos salários acima de 800 €, redução das ajudas de custo e de viagem, encerramento de 300 balcões e aposta nos serviços bancários na netbank.
Sem grandes esforços poderíamos ter reduzido os custos operacionais para os 330 M€ duplicando desta forma os resultados dos 40 para os 80 M€.
Esta medida confere ao título um valor de 66 cêntimos.
Bem acima dos preços alvo mais optimistas do Hallo!

Custos operacionais *
(Milhões de euros)
-0,2%
370
1T11
369
1T12
O nosso CEO parece que pode fazer bem melhor na redução dos custos operacionais. Sem grande dificuldade poderia ser possível reduzi-los em pelo menos 10%. Já postei anteriormente várias sugestões: redução dos salários acima de 800 €, redução das ajudas de custo e de viagem, encerramento de 300 balcões e aposta nos serviços bancários na netbank.
Sem grandes esforços poderíamos ter reduzido os custos operacionais para os 330 M€ duplicando desta forma os resultados dos 40 para os 80 M€.
Esta medida confere ao título um valor de 66 cêntimos.
Bem acima dos preços alvo mais optimistas do Hallo!

nuuuno Escreveu:positivo?? só se conseguisse apanhar facas!!estou LONNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNGGOOOOOOOOO mesmo...infelizmente obvio!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Análise fundamental I
Caros amigos
Como o Mr. Pontes nos parece ter abandonado para sempre, vou postular uns bitaites com um valor intrínseco idêntico ao Pontes.
Uma empresa que apresente resultados de 40 M€ por trimestre vale entre 1.600 e 3.200 M€ (PER entre 10 e 20).
No caso do BCP este valor de capitalização bolsista equivale a qualquer coisa entre os 22 e os 44 cêntimos por acção. Para facilitar as contas podemos admitir o valor médio deste intervalo ou seja 33 cêntimos, não muito longe dos analistas do Caixa Bi (preço alvo: 40 cêntimos).
O potencial de valorização é de 195%.

Como o Mr. Pontes nos parece ter abandonado para sempre, vou postular uns bitaites com um valor intrínseco idêntico ao Pontes.
Uma empresa que apresente resultados de 40 M€ por trimestre vale entre 1.600 e 3.200 M€ (PER entre 10 e 20).
No caso do BCP este valor de capitalização bolsista equivale a qualquer coisa entre os 22 e os 44 cêntimos por acção. Para facilitar as contas podemos admitir o valor médio deste intervalo ou seja 33 cêntimos, não muito longe dos analistas do Caixa Bi (preço alvo: 40 cêntimos).
O potencial de valorização é de 195%.

iurp Escreveu:nuuuno Escreveu:pvg80713 Escreveu:e o BCP sobe 6% ! óptimo !
mas não percebo porquê.
nao percebes? eu tambem nao, mas vou-te dar algumas "do cotusme"
1-ressalto tecnico
2-short covering
3-resultados surpreenderam positivamente o mercado
se alguma destas é verdade? nao sei! mas a mim tb nao me interessa ...se sobe e eu tou longo, é bom!
Ainda bem q estás longo...espero é q estejas positivo.
Mas parece que foi mesmo...psicologia.
positivo?? só se conseguisse apanhar facas!!

nuuuno Escreveu:pvg80713 Escreveu:e o BCP sobe 6% ! óptimo !
mas não percebo porquê.
1-ressalto tecnico
2-short covering
se alguma destas é verdade? nao sei! mas a mim tb nao me interessa ...se sobe e eu tou longo, é bom!
Ainda bem q estás longo...espero é q estejas positivo.
Mas parece que foi mesmo...psicologia.

- Registado: 23/1/2006 23:54
pvg80713 Escreveu:e o BCP sobe 6% ! óptimo !
mas não percebo porquê.
1-ressalto tecnico
2-short covering
pvg80713 Escreveu:e o BCP sobe 6% ! óptimo !
mas não percebo porquê.
"O presidente do BCP diz que não se prevê que o Estado entre directamente no capital do banco, apontando para que a ajuda estatal seja feita através de CoCos . Nuno Amado espera que, se houver aumento de capital, haja novos accionistas a entrarem no banco."
parece-me dificil emitir uma opinião completa e segura, mas vou tentar..
sobre os resultados.. parece-me ser os resultados possiveis, nem bons nem maus... nesta altura do campeonato nem era o mais importante.
Claramente, o mais importante não foi falado. Os contornos do AC não foram apresentados. Mais ainda, os contornos do AC não foram apresentados porque a legislação tarda em sair. a culpa nem é do banco. Este ponto deixou-me pensativo e lançou algumas interrogações. o que leva o estado a retardar a saída da legislação? sabendo que exite uma data limite negociada com a troika.
Esta espera leva-me a especular sobre as razões do atraso.. haverá possibilidade do rácio vir ser menor que o exigido? esperam por nova directivas europeias?
Ainda não foi encontrado um modelo que garanta o equilibrio dos bancos que recorram ao estado? isto é, os juros a cobrar pelo estado não podem ser o funeral do banco(nacionalização definitiva).
Suspeito que o Estado e principalmente este governo não quererá a nacionalização do bcp ou bpi. Pelas razões que sabemos, o estado portuguÊs, não é, nem nunca será um bom gestor.
Concluindo, suspeito que exista conversações ao nível da troika, para reduzir o nivel de exigência de capital. O próprio Amado fala em compromissos. compromissos de quê?
Cumprimentos,
sobre os resultados.. parece-me ser os resultados possiveis, nem bons nem maus... nesta altura do campeonato nem era o mais importante.
Claramente, o mais importante não foi falado. Os contornos do AC não foram apresentados. Mais ainda, os contornos do AC não foram apresentados porque a legislação tarda em sair. a culpa nem é do banco. Este ponto deixou-me pensativo e lançou algumas interrogações. o que leva o estado a retardar a saída da legislação? sabendo que exite uma data limite negociada com a troika.
Esta espera leva-me a especular sobre as razões do atraso.. haverá possibilidade do rácio vir ser menor que o exigido? esperam por nova directivas europeias?
Ainda não foi encontrado um modelo que garanta o equilibrio dos bancos que recorram ao estado? isto é, os juros a cobrar pelo estado não podem ser o funeral do banco(nacionalização definitiva).
Suspeito que o Estado e principalmente este governo não quererá a nacionalização do bcp ou bpi. Pelas razões que sabemos, o estado portuguÊs, não é, nem nunca será um bom gestor.
Concluindo, suspeito que exista conversações ao nível da troika, para reduzir o nivel de exigência de capital. O próprio Amado fala em compromissos. compromissos de quê?
Cumprimentos,
Re: Price Targets à merceeiro !!!
Storgoff Escreveu:paulop2009 Escreveu:
Ora, pegando nestas contas e fazendo à merceeiro
Earnings = Q1 x 4 = 40.8*4 = 163.2M€
(sei que o Q1 tem uns ganhos extraordinários, mas estou a assumir que o Amado mete gás naquilo e consegue manter a média ao longo do ano)
EPS = 163.2M/7.22MM = 0.226€
Vamos agora supor que se aumenta o capital em 30% para dar ao senhor estado e temos
EPS (com estado) = 0.01739€
Paulop,
Vamos lá tirara prova dos nove
O raciocínio até ia bem apesar do primeiro EPS ter um zero a menos.
A parte do aumento de capital é que borrou a pintura.
Os 30% a que te referes é a parte do aumento de capital com emissão de novas acções que o estado poderá vir a subscrever.
No entanto, tirando a parte dos CoCos, se o aumento de capital rondar os 900M€ e considerarmos um desconto de emissão à volta de 40% (no caso do BES foi 66%) com base na media de 30 dias, temos que, para cada acção actual, os accionistas vão poder subscrever 1,73 acções novas o que corresponde a 12500 M de novas acções.
Como tal, o novo EPS será de 0,00828.
Tendo como cenário um PER de 10 , o que já é muito optimista, teremos como preço alvo BCP a 8,28 cts.
Se formos mais modestos no PER, devemos considerar algo mais entre 6 a 8.
Aplicando então o conceito de geometria variável referido pelo Nuno Amado teremos BCP a cotar entre 5 cts e 6,5 cts.
Se calhar as contas de merceeiro assim já estão um pouco melhor.
E eu também não sou analista encartado.
SIm, faltava um zero. Tinha-o no papel mas falhou ao passar para aqui. Nós os merceeiros funcionamos é com o papel e o "lápes"

Essa história da geometria já sai fora da minha liga... Mas explica-me uma coisa: como é que se comparam essas novas acções com as actuais?
Ou seja, no caso do BES a quotação baixou para metade, mas cada accionista pode requerer mais acções. Ou seja, a coisa não baixou para metade em termos do valor total que cada accionista detém. Certo?
Imagina que eu tenho hoje 1000€ em acções doo BCP a 10cent cada. Com essa história da geometria e dos descontos, com quantas acções fico (caso não queira investir mais dinheiro nenhum)? Acho que só assim é que comparamos batatas com batatas, não?
- Registado: 15/9/2010 15:02
o que aconteceu ao Mr Pontes ?
gostava de ver os seus comentários.
a mim... parecem-me maus. se não fossem uns negóciozinhos que não podem repetir... os resultados
eram negativos......
por isso achar que os resultados anuais podem ser 40x4 é díficil...
gostava de ver os seus comentários.
a mim... parecem-me maus. se não fossem uns negóciozinhos que não podem repetir... os resultados
eram negativos......
por isso achar que os resultados anuais podem ser 40x4 é díficil...
Editado pela última vez por pvg80713 em 8/5/2012 8:14, num total de 1 vez.
- Registado: 19/4/2005 11:11
Tá visto que o problema não é ser analista, porque todos vocês botaram faladura pra cacete.
O problema é mais fundamental... é matemático... de merceeiro como alguém disse.
O problema é mais fundamental... é matemático... de merceeiro como alguém disse.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Price Targets à merceeiro !!!
paulop2009 Escreveu:
Ora, pegando nestas contas e fazendo à merceeiro
Earnings = Q1 x 4 = 40.8*4 = 163.2M€
(sei que o Q1 tem uns ganhos extraordinários, mas estou a assumir que o Amado mete gás naquilo e consegue manter a média ao longo do ano)
EPS = 163.2M/7.22MM = 0.226€
Vamos agora supor que se aumenta o capital em 30% para dar ao senhor estado e temos
EPS (com estado) = 0.01739€
Paulop,
Vamos lá tirara prova dos nove

O raciocínio até ia bem apesar do primeiro EPS ter um zero a menos.
A parte do aumento de capital é que borrou a pintura.

Os 30% a que te referes é a parte do aumento de capital com emissão de novas acções que o estado poderá vir a subscrever.
No entanto, tirando a parte dos CoCos, se o aumento de capital rondar os 900M€ e considerarmos um desconto de emissão à volta de 40% (no caso do BES foi 66%) com base na media de 30 dias, temos que, para cada acção actual, os accionistas vão poder subscrever 1,73 acções novas o que corresponde a 12500 M de novas acções.
Como tal, o novo EPS será de 0,00828.
Tendo como cenário um PER de 10 , o que já é muito optimista, teremos como preço alvo BCP a 8,28 cts.
Se formos mais modestos no PER, devemos considerar algo mais entre 6 a 8.
Aplicando então o conceito de geometria variável referido pelo Nuno Amado teremos BCP a cotar entre 5 cts e 6,5 cts.
Se calhar as contas de merceeiro assim já estão um pouco melhor.
E eu também não sou analista encartado.

Editado pela última vez por Storgoff em 8/5/2012 1:38, num total de 1 vez.
- Registado: 21/5/2009 18:43
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Jonas74, Luzemburg, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 262 visitantes