O meu olhar sobre o PSI20
Calma ele esta a ganhar coragem para subir
Vou mas e la para fora pois ca e esquecer...
Atenção que eu estava a relançar um pouco de humor, não durmam pois daqui para a frente é jogo de grandes

Vou mas e la para fora pois ca e esquecer...
Atenção que eu estava a relançar um pouco de humor, não durmam pois daqui para a frente é jogo de grandes

Editado pela última vez por Batmax em 4/12/2009 16:20, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 2:13
É esse o problema do PSI? De certeza? Com base em que estudos? Mas pode ser que sim. Vamos então investir nos mercados do Brasil, da Rússia, da China, da Espanha, etc.
E ainda vai caír mais? O quê? O PSI está a cair? Não tinha dado por isso. Mas pode ser que sim.
E ainda vai caír mais? O quê? O PSI está a cair? Não tinha dado por isso. Mas pode ser que sim.
- Registado: 29/11/2007 4:15
Re: Indignado
MõesBalula Escreveu:Tanto pessimismoÉ claro que o psi20 está em lateralização. Este índice leva 32 por cento de valorização, muito à frente de alguns índices tais como o dax, cac, sp.
Peço desculpa, eu até costumo defender o PSI20 perante este tipo de crítica (de que não anda, etc, o que historicamente nem é nada verdade, é apenas a memória selectiva a funcionar) mas neste caso o PSI está atrás de todos os índices que apontou (estou a assumir que está a falar da subida desdes mínimos de Março).
De qq das formas, em defesa do PSI20, aquando dos máximos, o progresso do PSI20 não era muito diferente dos restantes índices europeus. Estava bastante em linha com a zona económica em que se insere!
Nas últimas semanas é que ficou um pouco bem visivelmente para trás em termos relativos. Mas normalmente o PSI20 acaba mais tarde ou mais cedo por corrigir e até acaba por ser dos que avança mais nos Bull Markets. Claro que nessa altura ninguém vem dizer "oba, oba, o PSI20 está a subir mais que os outros" ou ainda "o que é que se passa com o PSI20 que está a subir mais que os outros?".
Já quando ocorre o inverso, há sempre uma série de investidores a apontar que o PSI20 "não anda"...
Basta pegar num histórico completo e comparar os vários índices para verificar que no global mexe mais ou menos o mesmo que os outros e também que, tal como tem períodos em que fica para trás, tem períodos que até mexe mais que os outros!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Indignado
Tanto pessimismo
É claro que o psi20 está em lateralização. Este índice leva 32 por cento de valorização, muito à frente de alguns índices tais como o dax, cac, sp. O nasdaq está neste momento mais valorizado e claro as praças asiáticas, mas isso é outra história. Penso que não nos podemos queixar muito em relação aos europeus. A Sonae foi este ano um óptimo investimento, eu pelo menos não me posso queixar dela nem do bes.
Por isso muitos dos comentários por aqui são reflexo de alguma vontade de ganhar dinheiro e não de racionalidade. Não podemos dizer mal do nosso índice quando não há motivos para tal.
O mês de Dezembro costuma ser positivo para os índices e ainda teremos neste mês mais espaço para mais algumas valorizações. Agora não penso que seja na ordem dos 10 por cento.
Esperemos pelos próximos momentos.

Por isso muitos dos comentários por aqui são reflexo de alguma vontade de ganhar dinheiro e não de racionalidade. Não podemos dizer mal do nosso índice quando não há motivos para tal.
O mês de Dezembro costuma ser positivo para os índices e ainda teremos neste mês mais espaço para mais algumas valorizações. Agora não penso que seja na ordem dos 10 por cento.
- Registado: 29/11/2007 10:44
Indignado
Tanto pessimismo
É claro que o psi20 está em lateralização. Este índice leva 32 por cento de valorização, muito à frente de alguns índices tais como o dax, cac, sp. O nasdaq está neste momento mais valorizado e claro as praças asiáticas, mas isso é outra história. Penso que não nos podemos queixar muito em relação aos europeus. A Sonae foi este ano um óptimo investimento, eu pelo menos não me posso queixar dela nem do bes.

Indignado
Tanto pessimismo

crg Escreveu:Batmax Escreveu:Que raio se passa com o nosso Psi não reage, será que isto tem a ver com a actual situação politica no nosso país ?
Eu diria que terá a ver com a nossa situação económica: estamos na lista negra do risco de incumprimento, a seguir à Grécia", mas claro que é consequência das políticas.
Portanto, temos que fazer como no turismo: sair para fora cá dentro.
Abraços
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”
Eu já deixei o PSI à uns tempos (excepção uma posição minoritária no BPI)
Infelizmente creio que apesar de toda a nossa boa vontade, para um investidor estrangeiro Portugal apresenta riscos e não deverá haver muito entrada de dinheiro em Portugal não permitindo grandes "alegrias".
Claro está que a situação de quase monopolio de algumas empresa( JM, Sonae, PT, EDP, REN, ZON por exemplo) lhes dá uma garantia de pelo menos não irem "ao buraco". Mas poderá não ser suficiente pelo menos enquanto existir o risco derivado do deficit publico.
Just an opinion
Abraço
Infelizmente creio que apesar de toda a nossa boa vontade, para um investidor estrangeiro Portugal apresenta riscos e não deverá haver muito entrada de dinheiro em Portugal não permitindo grandes "alegrias".
Claro está que a situação de quase monopolio de algumas empresa( JM, Sonae, PT, EDP, REN, ZON por exemplo) lhes dá uma garantia de pelo menos não irem "ao buraco". Mas poderá não ser suficiente pelo menos enquanto existir o risco derivado do deficit publico.
Just an opinion
Abraço
Batmax Escreveu:Que raio se passa com o nosso Psi não reage, será que isto tem a ver com a actual situação politica no nosso país ?
Eu diria que terá a ver com a nossa situação económica: estamos na lista negra do risco de incumprimento, a seguir à Grécia", mas claro que é consequência das políticas.
Abraços
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”
Mac123 Escreveu:Batmax Escreveu:Que raio se passa com o nosso Psi não reage, será que isto tem a ver com a actual situação politica no nosso país ?
Estou a ponderar seriamente mudar de mercado assim que despachar o que tenho no PSI... estou a começar a fartar-me
Já somos dois.
Aliás, devagarinho, já comecei a mudar...
Batmax Escreveu:Que raio se passa com o nosso Psi não reage, será que isto tem a ver com a actual situação politica no nosso país ?
Estou a ponderar seriamente mudar de mercado assim que despachar o que tenho no PSI... estou a começar a fartar-me

- Registado: 28/7/2009 14:54
Deixo aqui uma actualização ao PSI-20 (já com a primeira parte da sessão de hoje).
Chamo a atenção para o padrão bullish engulfing que tivemos na semana passada. Trata-se de um padrão de inversão para alta.
Chamo a atenção para o padrão bullish engulfing que tivemos na semana passada. Trata-se de um padrão de inversão para alta.
- Anexos
-
- psi.PNG (26.6 KiB) Visualizado 7439 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, CORTIÇA, Garfield, Google Adsense [Bot], Opcard33, Shimazaki_2 e 125 visitantes