Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: sobre AG

por Joca601 » 8/5/2012 22:39

iurp Escreveu:
bioinvest Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/bcp-propoe-reducao-do-capital-social-para-metade_144109.html

A ordem de trabalhos da Assembleia geral:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... V39504.pdf

Mais "engenharia financeira"... :!: :!: :!:

Em termos contabilisticos fica exactamente igual, a unica variação é ao nível do valor nominal das acções, que passa para metade.

não há novidade nenhuma com esta operação, já vi alguns escritos a manifestar preocupação, mas não é caso para isso:

O capital próprio fica exactamente igual. Ao nivel da cotação bolsista e numero de acções não há variação nenhuma.

Cumprimentos,

Registado: 7/1/2012 13:03

Re: sobre AG

por iurp » 8/5/2012 21:37

bioinvest Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/bcp-propoe-reducao-do-capital-social-para-metade_144109.html

A ordem de trabalhos da Assembleia geral:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... V39504.pdf

Mais "engenharia financeira"... :!: :!: :!:

Registado: 23/1/2006 23:54

sobre AG

por bioinvest » 8/5/2012 20:52

Registado: 29/4/2012 22:46

Re: O Sr PONTES

por Storgoff » 8/5/2012 20:41

antmansous Escreveu:caro Storgoff?
varias vezes nâo concordo com Sr PONTES, mas as suas analises sâo sempre bem argumentadas.
BN

Se calhar achaste que estaria a fazer chacota...
Antes pelo contrario

Concordo plenamente com o que disseste relativamente aos comentários do Mr. Pontes.

Apenas quis alertar para o facto do Mr. Pontes aparentemente andar a escrever com o nick .- Rapaz

Registado: 21/5/2009 18:43

BCP e Futuro!!!

por hallo » 8/5/2012 20:39

Boa tarde a todos,

Eu disse que assim que achasse que existiam condições para uma inversão espectacular, voltaria a avisar. E o que está na base do meu raciocínio é simples.

1º - O estado tem tido sucessivos atrasos no que concerne á regulamentação necessária para a banca. As imposições do Estado irão centrar-se nas familias e empresas e nas regras e condições a impor á banca. Tenho plena convicção que o estado não será accionista do BCP.

2º - Os investidores que possam a vir a entrar no BCP ou que reforçem as suas posições estão em "stand-by" pelas regras do jogo. O que me levou a afirmar num "post" recente antigo que pensei que iria existir uma descida forte antes de uma subida espectacular (ou seja o inverso daquilo que aconteceu recentemente) subidas fortes e descidas espectaculares. O que estava na base deste raciocínio era se existisse uma forte descida do BCP associado a um AC com possivel entrada do estado. Faria sentido quem tem acções vender, encaixando algum capital e era óbvio demais poder voltar a comprar mais barato devido ao AC, se viesse a existir.

3º - A oscilação positiva que o BCP possa ter superior a 20% do valor de fecho de hoje, será um forte impulsionador para um novo "short squeeze".

4º - A solução tardia para o BCP. A BPI já tem uma solução, o BES também, falta saber qual será a do BCP. Penso antes que o BCP terá a vantagem de ser o último a ter uma solução, por razões óbvias que não interessa explicar, mas apenas dando uma, visto os bancos viverem num mercado concorrencial, poderem ver as reacções e desenvolvimentos de outras instituições financeiras.

5º - Os triângulos, losângulos e demais parcerias estratégicas. O Governo já percebeu que o BCP é alvo de cobiça de pelo menos um estado, o Angolano. Principal parceiro de inúmeras empresas portuguesas e escape económico a internacionalização de muitas outras. Porquê criar problemas em vez de os resolver.

6º - A Espanha, Itália e a situação económica internacional. A principal vantagem da situação económica internacional, é Portugal distanciar-se como aconteceu com a Irlanda na altura da Grécia e Portugal. E mais tarde aconteceu na Grécia, com excelentes desempenhos do sector financeiro. E deverá estar prestes a acontecer com Portugal. Os juros da dívida assim o demonstram e caso a situação internacional se detiore não deverá afectar em grande parte. E caso a situação interncacional melhore, vejo um excelente desempenho do PSI20.

Esta semana irei estar atento ao desenvolvimento da cotação do BCP e não me admirava nada que já estivesse perto dos 0,15€ até ao final do mês.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

O Sr PONTES

por antmansous » 8/5/2012 20:00

caro Storgoff?
varias vezes nâo concordo com Sr PONTES, mas as suas analises sâo sempre bem argumentadas.
BN

Registado: 23/11/2011 10:16

Mr. Pontes e seus heterónimos

por Storgoff » 8/5/2012 19:19

pvg80713 Escreveu:o que aconteceu ao Mr Pontes ?

gostava de ver os seus comentários.

a mim... parecem-me maus. se não fossem uns negóciozinhos que não podem repetir... os resultados
eram negativos......

por isso achar que os resultados anuais podem ser 40x4 é díficil...

Parece-me que o Mr. Pontes agora usa outro heterónimo.
Procurem por Rapaz

:wink:

por pvg80713 » 8/5/2012 18:53

artista Escreveu:
caracinha Escreveu:artista nisso tens toda a razão 0.109 e um valor ridiculo para fazer um aumento de capital ficaria com as acçoes com a cotaçao nos 0.075 :(

Eu até acho que de 1 para 10 não é nada, acho que é melhor ser logo de 1 para 50 ou 100. Se for de 1 para 100 pode ser que o BCP venha a cotar aos valores mais altos de sempre... valor por ação claro! :)

volto a referir que no seu inicio o BCP chegou a cotar a qualquer coisa como 750 euros por acção (150 contos!).

Registado: 19/4/2005 11:11

O Milagre da multiplicação !!!

por Storgoff » 8/5/2012 18:50

artista Escreveu:
caracinha Escreveu:artista nisso tens toda a razão 0.109 e um valor ridiculo para fazer um aumento de capital ficaria com as acçoes com a cotaçao nos 0.075 :(

Eu até acho que de 1 para 10 não é nada, acho que é melhor ser logo de 1 para 50 ou 100. Se for de 1 para 100 pode ser que o BCP venha a cotar aos valores mais altos de sempre... valor por ação claro! :)

Com todos esses reverse splits , tal como agora acham que o BCP esta muito barato depois vão achar que já esta muito caro e desatam a vender a “excelente valorização”

:lol:

por artista_ » 8/5/2012 18:35

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por caracinha » 8/5/2012 18:29

artista nisso tens toda a razão 0.109 e um valor ridiculo para fazer um aumento de capital ficaria com as acçoes com a cotaçao nos 0.075 :(

Registado: 23/6/2009 21:43

por BearManBull » 8/5/2012 18:27

artista Escreveu:Sinceramente custa-me a acreditar que o BCP faça um AC sem anunciar um Reverse Stock Split ou algo que atire as cotações lá para cima... obviamente que estou apenas a falar das cotações, o valor do banco esse é mais difícil fazer alguma coisa! :|

Pois se não daqui a nada estamos com títulos a valer 0,0301€ o pessoal que as comprou a 4€ vai contemplar o que em matemática se designa por infinitesimal do valor investido :x

Registado: 15/2/2011 11:59

por artista_ » 8/5/2012 17:28

Sinceramente custa-me a acreditar que o BCP faça um AC sem anunciar um Reverse Stock Split ou algo que atire as cotações lá para cima... obviamente que estou apenas a falar das cotações, o valor do banco esse é mais difícil fazer alguma coisa! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pvg80713 » 8/5/2012 16:50

os direitos do BCP no prox aumento de capital devem negociar com 4 casas decimais.

por paulop2009 » 8/5/2012 16:23

alguém ouviu a teleconferência das 15 às 16?

Algum "insight"?

Registado: 15/9/2010 15:02

por dancar1981 » 8/5/2012 16:10

O BCP reagiu bem aos 0,102€, mas para mim só depois de ver o aumento de capital.
Jean Claude Trichet,
Dizes que o estado deve 4 biliões€ ao BCP. É de divida vencida ou de OT que ainda não venceram?
Que eu saiba o Estado ainda não incumpriu divida. Ou já?

Registado: 8/8/2011 15:26

por Storgoff » 8/5/2012 15:55

Joca601 Escreveu:parece-me dificil emitir uma opinião completa e segura, mas vou tentar..

sobre os resultados.. parece-me ser os resultados possiveis, nem bons nem maus... nesta altura do campeonato nem era o mais importante.

Claramente, o mais importante não foi falado. Os contornos do AC não foram apresentados. Mais ainda, os contornos do AC não foram apresentados porque a legislação tarda em sair. a culpa nem é do banco. Este ponto deixou-me pensativo e lançou algumas interrogações. o que leva o estado a retardar a saída da legislação? sabendo que exite uma data limite negociada com a troika.

Esta espera leva-me a especular sobre as razões do atraso.. haverá possibilidade do rácio vir ser menor que o exigido? esperam por nova directivas europeias?
Ainda não foi encontrado um modelo que garanta o equilibrio dos bancos que recorram ao estado? isto é, os juros a cobrar pelo estado não podem ser o funeral do banco(nacionalização definitiva).

Suspeito que o Estado e principalmente este governo não quererá a nacionalização do bcp ou bpi. Pelas razões que sabemos, o estado portuguÊs, não é, nem nunca será um bom gestor.

Concluindo, suspeito que exista conversações ao nível da troika, para reduzir o nivel de exigência de capital. O próprio Amado fala em compromissos. compromissos de quê?

Cumprimentos,

O problema da legislação, leia se portaria, ainda não ter saído é pelo simples facto de ela estar a ser preparada à justa medida do caso BCP.
É como um fato feito no alfaiate é preciso fazer varias provas até a peça ficar pronta para entrega.

A complicação esta em fazer um fato que assente bem no BCP.
O BCP é como aqueles clientes barrigudos e marrecos que querem que o fato os faça parecer altos e espadaúdos mas não estão dispostos a pagar o preço pelo corte especial e o pano para o fazer

A portaria BCP só será publicada quando estiver claro que ela assenta bem no cliente e que acima de tudo o alfaiate não fica a perder.

:wink:

Re: Price Targets à merceeiro !!!

por Storgoff » 8/5/2012 15:25

paulop2009 Escreveu:
Storgoff Escreveu:
paulop2009 Escreveu:

Ora, pegando nestas contas e fazendo à merceeiro

Earnings = Q1 x 4 = 40.8*4 = 163.2M€
(sei que o Q1 tem uns ganhos extraordinários, mas estou a assumir que o Amado mete gás naquilo e consegue manter a média ao longo do ano)

EPS = 163.2M/7.22MM = 0.226€
Vamos agora supor que se aumenta o capital em 30% para dar ao senhor estado e temos
EPS (com estado) = 0.01739€

Paulop,

Vamos lá tirara prova dos nove :lol:

O raciocínio até ia bem apesar do primeiro EPS ter um zero a menos.

A parte do aumento de capital é que borrou a pintura. :wink:

Os 30% a que te referes é a parte do aumento de capital com emissão de novas acções que o estado poderá vir a subscrever.
No entanto, tirando a parte dos CoCos, se o aumento de capital rondar os 900M€ e considerarmos um desconto de emissão à volta de 40% (no caso do BES foi 66%) com base na media de 30 dias, temos que, para cada acção actual, os accionistas vão poder subscrever 1,73 acções novas o que corresponde a 12500 M de novas acções.

Como tal, o novo EPS será de 0,00828.
Tendo como cenário um PER de 10 , o que já é muito optimista, teremos como preço alvo BCP a 8,28 cts.

Se formos mais modestos no PER, devemos considerar algo mais entre 6 a 8.
Aplicando então o conceito de geometria variável referido pelo Nuno Amado teremos BCP a cotar entre 5 cts e 6,5 cts.

Se calhar as contas de merceeiro assim já estão um pouco melhor.
E eu também não sou analista encartado.

:mrgreen:

SIm, faltava um zero. Tinha-o no papel mas falhou ao passar para aqui. Nós os merceeiros funcionamos é com o papel e o "lápes" :)

Essa história da geometria já sai fora da minha liga... Mas explica-me uma coisa: como é que se comparam essas novas acções com as actuais?

Ou seja, no caso do BES a quotação baixou para metade, mas cada accionista pode requerer mais acções. Ou seja, a coisa não baixou para metade em termos do valor total que cada accionista detém. Certo?

Imagina que eu tenho hoje 1000€ em acções doo BCP a 10cent cada. Com essa história da geometria e dos descontos, com quantas acções fico (caso não queira investir mais dinheiro nenhum)? Acho que só assim é que comparamos batatas com batatas, não?

Se tens 1000 € de acções do BCP e não queres investir mais no aumento de capital deves vender os direitos que te forem atribuídos e ainda realizas algum dinheiro.
Caso contrário, significa que queres exercer os direitos o que pelas minhas contas anteriores por cada 100 acções que tenhas podes comprar 173 novas ao preço de subscrição, o tal com o desconto de 40 %.

No final o que tens é um preço médio das antigas com as novas.

Quanto à geometria variável não te preocupes, são teorias do Nuno Amado, mas que não passam disso

:lol:

por Supermann » 8/5/2012 14:10

nuuuno Escreveu:
iurp Escreveu:
nuuuno Escreveu:
pvg80713 Escreveu:e o BCP sobe 6% ! óptimo !

mas não percebo porquê.

nao percebes? eu tambem nao, mas vou-te dar algumas "do cotusme"

1-ressalto tecnico
2-short covering
3-resultados surpreenderam positivamente o mercado

se alguma destas é verdade? nao sei! mas a mim tb nao me interessa ...se sobe e eu tou longo, é bom!

Ainda bem q estás longo...espero é q estejas positivo.

Mas parece que foi mesmo...psicologia. :lol:

positivo?? só se conseguisse apanhar facas!! :P estou LONNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNGGOOOOOOOOO mesmo...infelizmente obvio! :( BCP ensinou-me 2 coisas que espero nunca mais esquecer 1-stop loss 2-don't average losses! 3-don't fight the trend 4-don't chase tops or bottoms 5- indicators in trending market don't work! afinal nao foram 2...foram mais! :P

Indicadores não funcionam? Claro que funcionam e muito bem. Há é que interpretá-los da forma correcta.

Já falei inúmeras vezes aqui que indicadores do tipo oscilatório, se deve usar a tendência como filtro para ignorar os sinais que são contra tendência. Só com isso melhoram em muito a possivel performance de um indicador.

Registado: 18/12/2009 18:54

por FHSMONTEIRO » 8/5/2012 14:06

Quero ver a tourada para perto do fecho :)

Registado: 29/11/2007 2:47

por Joca601 » 8/5/2012 13:51

Portaria de recapitalização da banca muito complexa... estamos quase em junho e da avalição nem sinal.

por Joca601 » 8/5/2012 13:47

Bancos à espera da 'luz verde' de Bruxelas para avançar com recapitalização
A Comissão Europeia ainda tem a portaria de recapitalização da banca para avaliação, disse à Lusa fonte comunitária, pelo que ainda falta a ‘luz verde’ de Bruxelas para os bancos iniciarem a recapitalização que terá de estar concluída até junho.

http://noticias.sapo.pt/economia/artigo ... _3630.html

Re: Análise Fundamental II

por MrBalboa » 8/5/2012 12:36

Jean Claude Trichet Escreveu:
MrBalboa Escreveu:
Caro Paulo

Como CEO poderia propor aos colaboradores uma redução temporária dos salários acima dos 800 euros. Se a alternativa é a falência da instituição, não parEce assim uma ideia tão estapafúrdia. Acho-a necessária e exequível.

Um abraço

JCT

Caro JCT,

Tens noção que em Portugal, esse tipo de situação iria gerar greves com os sindicatos à cabeça etc...

Eu sou completamente a favor de medidas temporárias, desde que depois os direitos sejam devolvidos....infelizmente em Portugal, a hipotesse do "temporário" para muita gente é uma escandaleira, interpretam como difinitivo, antes preferem que Portugal entre em bancarrota sem dinheiro nenhum com as pessoas a passarem fome, do que lhes tirarem o dinheiro para irem passar as ferias no ano corrente.

Portugal pensa muito no presente e esquece-se do futuro. Existe muita gente que está mal e passar fome, é um facto....mas grande percentagem chora que não tem dinheiro mas depois vai passar ferias para o algarve e para fora..

Por isso JTC eu concordo contigo, acho que redução temporária dos salários seria uma opção viável, mas infelizmente Portugal e grande parte dos Portugueses tem pouco espirito de sacrificio..

Alegam logo 25 de abril, revolução....enfim...

Uma coisa é verdade, se os responsáveis por esta situação fossem dentro, se calhar a disposição também seria outra. Admito isso....A começar pelo senhor Jardim com reformas milionárias....e com o outro Jardim....que só faz buracos na Madeira...enfim...

Cumps

Caro Balboa

Com tantos Jardins, tantos bancos, tanta Madeira e tantos buracos, parece que estamos a falar de caruncho.

Caruncho, gorgulho, ou carcoma é a designação comum aos insetos que perfuram sobretudo madeira, cereais e feijão armazenado, reduzindo-os a pó. Em sua maioria, os carunchos são xilófagos. Os carunchos são insetos coleópteros pentâmeros pertencentes à super-família Curculionoidea ou Chrysomeloidea.
A madeira de cedro (criptoméria) é imune ao caruncho.

Proposta: todos os bancos passarão a ser feitos de madeira de cedro. E a ilha da Madeira passará a chamar-se ilha do Cedro a fim de ficarmos imunes a toda esta bicharada carunchosa que tem controlado a política e a finança da nossa bela praia lusitana.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nem no canal de animais diriam melhor :)

Registado: 27/9/2011 16:13

por pvg80713 » 8/5/2012 11:54

depois de ter estado a subir 7% o BCP está agora a descer 1.

que conclusão tirar disto tudo ?

não houve nenhuma novidade !

isto é a especulação pura e dura ! os tubarões fizeram subir para apanhar mais peixinhos......

nos próximos tempos nada de novo até à clarificação do AC lá para Junho !

eu vou continuar de fora do BCP.

Caixa BI

por JS123 » 8/5/2012 11:13

Os lucros do BCP no primeiro trimestre foram justificados por uma operação não recorrente de compra de títulos e pelo desempenho da actividade internacional.
O banco liderado por Nuno Amado terminou o primeiro trimestre deste ano com um resultado líquido de 40,8 milhões de euros, o que representa uma quebra de 54,8% face aos 90,1 milhões de euros obtidos em igual período do ano passado.

“O resultado líquido do BCP no primeiro trimestre de 2012 foi suportado por uma operação não recorrente com impacto significativo, designadamente a recompra de emissões próprias de obrigações hipotecárias, a qual gerou uma mais-valia bruta de 96 milhões de euros (68 milhões de euros líquidos)”, explica André Rodrigues, analista do Caixa BI.

Mas, também os 26 milhões de euros de resultado líquido das operações internacionais contribuíram para este desempenho.

“A rentabilidade recorrente do banco no mercado doméstico continua inexpressiva, com comportamento acentuadamente negativo das receitas ‘core’ do banco (margem e comissões) e com uma deterioração substancial da carteira de crédito, com a gestão a manter o reforço do balanço do banco como uma prioridade”, defende André Rodrigues que recomenda “comprar” acções do BCP as quais avalia em 0,40 euros.

O mesmo especialista destaca ainda “o comportamento negativo da margem financeira (queda homóloga de 20,9%) e das comissões (descida homóloga de 13,1%), ambos marcadamente abaixo das nossas previsões as quais, ainda assim, já incorporavam uma descida de 12,4% na margem financeira e de 9,4% nas comissões”.

Por outro lado, o rácio Core TIER I ascendeu a 9,2%, o que compara com os 6,7% dos primeiros três meses de 2011. Este aumento é explicado por um conjunto de medidas de recapitalização, tais como a distribuição de dividendos em acções, a troca de obrigações subordinadas por acções, a subscrição de acções reservadas a accionistas e a troca de acções preferenciais.

O banco admitiu, esta segunda-feira, durante a apresentação de resultados, necessidades de capital de cerca de 2,5 mil milhões de euros de modo a atingir as exigências dos reguladores europeus.

O presidente executivo do BCP, Nuno Amado, afirmou que não se prevê que o Estado entre directamente no capital do banco, apontando para que a ajuda estatal seja feita através de CoCos .

Notícias que os analistas de BPI vêm como “neutrais”, uma vez que estes valores tinham sido já avançados pela imprensa. Contudo, o valor agora avançado supera os 2,3 mil milhões de euros previstos pelo banco de investimento.

“Se as necessidades de capital totais de 2,5 mil milhões de euros forem satisfeitas através de um aumento de capital de mil milhões de euros com um desconto de 25% face aos actuais valores de mercado (o que pode ser verosímil, assumindo que a Sonangol e a Interoceânico apoiam a operação), e a emissão de 1,5 mil milhões de euros em Cocos com um juro de 8%, estimamos uma diluição de lucros por acção de cerca de 56% no médio prazo”, sublinham os analistas Carlos Peixoto e Gonçalo Guarda Garcia na nota diária de hoje.

O BPI atribui uma recomendação de “manter” e um preço-alvo de 0,18 euros às acções do BCP.

As acções do banco liderado por Nuno Amado seguem a valorizar 1,82% para os 0,112 euros, depois de terem já avançado mais de 3%.

Registado: 29/11/2007 9:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74, OCTAMA, PAULOJOAO, rg7803, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 259 visitantes