Martifer - Tópico Geral
Re: continua a cair...
Elias Escreveu:rufa Escreveu:Apesar de alguns indicadores indicarem fraqueza de tendência e sobrevenda...
Cumps.
certo rufa mas nota que o estado de sobrevenda não constitui sinal de compra... só quando sai desse estado
Abraço
Sim sim claro. Obrigado por corrigires a ideia que de alguma forma sem querer podia estar a apassar.
Cumps.
Re: continua a cair...
rufa Escreveu:Apesar de alguns indicadores indicarem fraqueza de tendência e sobrevenda...
Cumps.
certo rufa mas nota que o estado de sobrevenda não constitui sinal de compra... só quando sai desse estado
Abraço
- Registado: 5/11/2002 12:21
continua a cair...
Apesar de alguns indicadores indicarem fraqueza de tendência e sobrevenda...
Cumps.
Cumps.
O que está a acontecer com a Martifer, deve-se essencialmente à politica de comunicação da empresa com o mercado.
Quase sempre são anunciados grandes projectos, mas esses projectos não são mais do que anúncios de endividamento no curto prazo, com retorno a muito longo prazo e este é a meu ver o grande problema do investimento em energias renováveis.
Ainda para mais, estes projectos são altamente subsidiados pelo estado, que define as tarifas politicas, ou seja, o financiamento dos mesmos não resulta dos resultados operacionais da empresa.
Penso que alienação da Repower, foi outro grande tiro no pé. A empresa deveria ter criado os mecanismos para desenvolver os seus próprios aerogeradores e não apenas a estrutura metálica que os sustenta, isso é muito pouco e tome-se como exemplo a Enercon, que desenvolveu as turbinas e as pás enquanto que a estrutura metálica, inovou e até já testou estruturas em betão.
Espero sinceramente que não acontece com a Martifer , o que aconteceu com a Pararede, devido ao mesmo erro de comunicação com os mercados.
Se uma empresa é SA, se está cotada no mercado de capitais, então deve saber, como lei de sobrevivência, como é que os mesmos funcionam e qual a sua linguagem.
Abraço
Quase sempre são anunciados grandes projectos, mas esses projectos não são mais do que anúncios de endividamento no curto prazo, com retorno a muito longo prazo e este é a meu ver o grande problema do investimento em energias renováveis.
Ainda para mais, estes projectos são altamente subsidiados pelo estado, que define as tarifas politicas, ou seja, o financiamento dos mesmos não resulta dos resultados operacionais da empresa.
Penso que alienação da Repower, foi outro grande tiro no pé. A empresa deveria ter criado os mecanismos para desenvolver os seus próprios aerogeradores e não apenas a estrutura metálica que os sustenta, isso é muito pouco e tome-se como exemplo a Enercon, que desenvolveu as turbinas e as pás enquanto que a estrutura metálica, inovou e até já testou estruturas em betão.
Espero sinceramente que não acontece com a Martifer , o que aconteceu com a Pararede, devido ao mesmo erro de comunicação com os mercados.
Se uma empresa é SA, se está cotada no mercado de capitais, então deve saber, como lei de sobrevivência, como é que os mesmos funcionam e qual a sua linguagem.
Abraço
Ulisses Pereira Escreveu:Small, eu não estou aqui a defender ninguém. Há muito tempo que as avaliações das casas de investimento são criticadas por mim.
A verdade é que quando uma OPV ocorre em "Bull Market" os investidores já devem saber o que lhes espera, já que os múltiplos estão altamente inflacionados. Se a isto juntarmos que é sempre o vendedor que escolhe quem avalia, fica tudo bem claro.
O que é mais do que evidente é que ninguém é obrigado a comprar. E isto é algo que eu venho dizendo nas últimas OPV`s. Parece que quando há uma OPV que as pessoas são obrigadas a comprar. Não são. Eu confesso que não me recordo a última em que o fíz.
Um abraço,
Ulisses
Bem..se fosse assim como regra seria mau. É suposto serem isentos. Ou seja, serem profissionais ou sérios, coisa que (alguns) não são.
Lembro-me que no caso da Google teve-se o cuidado para avaliar sem megalomanias, e todos sairam a ganhar.
Mas admito até um inflacionamento de 20% pela "boa vontade" do projecto. Mas isso é diferente de inflacionamento de 100% ou 200%, que já na altura muitos concordavam que estava a ser feito às contas da Martifer.
Pelos visto a Martifer já na altura valia entre 3€ a 4€.
Neste caso, parece que só o accionistas da altura (Mota-Engil à cabeça) é que ganharam alguma coisa.
E se nos lembrarmos que o próprio BES abriu uma linha de crédito especial só para financiar compra de acções da Martifer e incentivar o interesse especulativo.....
Dá a impressão que só sabem avaliar quando o vendedor é 100% nós/estado português....ver GALP e REN
- Registado: 3/2/2009 12:21
Small, eu não estou aqui a defender ninguém. Há muito tempo que as avaliações das casas de investimento são criticadas por mim.
A verdade é que quando uma OPV ocorre em "Bull Market" os investidores já devem saber o que lhes espera, já que os múltiplos estão altamente inflacionados. Se a isto juntarmos que é sempre o vendedor que escolhe quem avalia, fica tudo bem claro.
O que é mais do que evidente é que ninguém é obrigado a comprar. E isto é algo que eu venho dizendo nas últimas OPV`s. Parece que quando há uma OPV que as pessoas são obrigadas a comprar. Não são. Eu confesso que não me recordo a última em que o fíz.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Preocupação...
Vejo como algo alarmante a perda do 1,63
Apesar de existirem alguns indicadores a dar sinal de subida, %k williams e slow stochastic...
Cumps.

Cumps.
Nyk Escreveu:Avaliação máxima do BESI coloca acções da Martifer perto dos 10 euros
O BES Investimento, um dos bancos responsáveis pela oferta pública de subscrição (OPS) da Martifer, a par do Caixa Banco de Investimento, avalia as acções da empresa acima do intervalo de preços fixado para a operação.
--------------------------------------------------------------------------------
Patrícia Silva Dias
patriciadias@mediafin.pt
As previsões da Espírito Santo Research têm por base uma avaliação da Martifer entre os 574 milhões de euros e os 799 milhões. No entanto, esta estimativa não inclui o aumento de capital. Assim sendo, adicionando à avaliação inicial da casa de investimento as novas 25 milhões de acções decorrentes desta operação, que permitirão à empresa realizar um encaixe de capital de 199,75 milhões de euros, o valor atribuído à Martifer passa a situar-se entre os 717,5 milhões de euros e os 998,75 milhões, segundo os cálculos do Jornal de Negócios.
Recordar é viver....
Nota inicial: Não me move nenhum "rancor" pela evolução em bolsa da Martifer.
Sempre ganhei dinheiro com alguns movimentos que fiz, e não comprei na OPV.
Comprei pela 1ª vez apenas em 2009 já estava abaixo de 3€.
Mas o que critico é a avaliação feita, tenha sido realizada ou não em "Bull Market", porque em 2007 já se devia ter juízo.....eles não avaliaram múltiplos, avaliaram projectos e perspectiva megalomanas de crescimento
Avaliação em Bear Market...

- Anexos
-
- targetssantanderiberia[1].png (224.21 KiB) Visualizado 7159 vezes
Small, pegas em TODAS as avaliações que foram feitas nos mercados desenvolvidos em fases avançadas dos "Bull Markets" e chegas à mesma conclusão. Aliás, todo o "Bull Market", nessa perspectiva, é um erro. E quem consegue perceber que é um erro ganha muito dinheiro.
Estranho era se, no topo de um "Bull Market" a avaliação fosse diferente.
Um abraço,
Ulisses
Estranho era se, no topo de um "Bull Market" a avaliação fosse diferente.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Small, quem faz sempre a avaliação é alguém contratado por quem quer vender. Mas a referência dos múltiplos das suas congéneres naquele momento assume um aspecto vital na avaliação.
Um abraço,
Ulisses
O que se veio a confirmar com um erro, ou agora um erro não é erro porque apenas assumiu comparação com outro erro?
Se o objectivo é comparar maçãs, não precisam de ganhar tantos milhões a avaliar projectos. E mesmo isso dos múltiplos aposto que foi mal feito, até porque não havia muitas congerenes com todos os negócios da Martifer, penso eu.
Pura e simplesmente, o projecto foi mal avaliado pela equipa de financeiros que o avaliou naquele momento.
Portanto, foi uma avaliação fraca, tendenciosa, e com um declarado objectivo.
Sabes o que me chateia? Por exemplo ter sido "obrigado" a despachar as minhas EFACEC numa OPA levada a cabo pelos Mello a preços ranhosos (e com perdas para mim)e depois de a terem feito cair em bolsa, para agora finalmente reaparecer no Expresso quase todas as semanas com menção a vendas e lucros fabulosos.
Tenho a certeza que se preparam para a meter novamente em bolsa (cheia como um porco mealheiro), com uma avaliação astronómica e cheia de múltiplos.....
Ulisses Pereira Escreveu:Não nos podemos esquecer do momento que o mercado vivia na altura. O que foi perfeito, para quem colocou as acções no mercado foi a escolha do "timing".
Um abraço,
Ulisses
Não concordo totalmente. Também diz muito relativamente à qualidade (objectivos) de quem fez a avaliação.
Re: Martifer a cair ...
rufa Escreveu:whitebala Escreveu:rufa Escreveu:joao bravo Escreveu:Estando a caminho de testar mínimos de sempre e com a tendência que tem mostrado o caminho parece-me para Sul. Só contra a probabilidade seria 1.60€ o mínimo de sempre da Martifer. Já em conversas com amigos se discute se acção não irá abaixo de 1 €.
Abraços e bons negócios
Esta então nem sei onde devo esperar por ela![]()
Cumps.
Recordo a avaliação feita na OPV:
O preço de venda dos títulos está já definido e situa-se no intervalo entre os 6,5 e os 8 euros por acção. O preço final da oferta será definido pelo Conselho de Administração da empresa, até ao próximo dia 20 de Junho.
Como dissem nuestros hermanos: Un desplumaje por todo lo alto!!!!!
Como diria o Elias isto é que foi uma "bojarda"![]()
Cumps.
lol
- Registado: 5/11/2002 12:21
Re: Martifer a cair ...
whitebala Escreveu:Recordo a avaliação feita na OPV:
O preço de venda dos títulos está já definido e situa-se no intervalo entre os 6,5 e os 8 euros por acção. O preço final da oferta será definido pelo Conselho de Administração da empresa, até ao próximo dia 20 de Junho.
Como dissem nuestros hermanos: Un desplumaje por todo lo alto!!!!!
Quem é que montou a avaliação que resultou nesse preço?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, BullDuck, CORTIÇA, Denário, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, karaya75, latbal, lito, m-m, macau5m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, Zecadiabo e 175 visitantes