Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por brunoktm » 21/6/2010 16:22

Fogo pensar que na 4f sai desta cotada :( tinha entrado a 2.18 e sai a 2.24
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...

Registado: 3/6/2009 0:25

Eu pareçe....

por rasteiro » 21/6/2010 15:21

que estava a adivinhar, esta subida.

Não se esqueçam de olhar também para a Martifer.....

Bons negócios

Registado: 29/11/2007 12:24

por rsacramento » 21/6/2010 14:44

as projecções (aquando da quebra do suporte dos 2.9X) apontavam para valores abaixo dos 2, mas aquele suporte pelos 2.1X portou-se magnificamente

e eis o ressalto: já vai na 3ª semana (os valores ainda são de 6ª)
Anexos
mota semanal.png
mota semanal.png (9.42 KiB) Visualizado 9710 vezes
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 21/6/2010 14:17

Boa subida da Mota-Engil hoje (+4%)

Registado: 5/11/2002 12:21

Re: Esta pode ser a próxima....

por Marco Martins » 19/6/2010 15:05

rasteiro Escreveu:a disparar, nas construtoras.
É a unica que ainda nãodeu um ar da sua graça, e com uma perda acumulável de mais de 40% ao ano.
Por isso, para mim, será uma das que vai recuperar breve.

Estou dentro
Abraços

Não digo que não dispare... mas cuidado porque isto é como no mundial... não são aqueles que menos pontos fazem, que de um momento para o outro disparam a fazer muitos pontos....

Se esta subir, acredito que a Martifer suba também, dada a sua proximidade accionista e de negócios.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Fenicio » 19/6/2010 9:59

Mota Engil - 18/06/2010

Após as grandes quedas dos meses de Abril e Maio, a Mota Engil parece ter finalmente consolidado um bom suporte à volta dos € 2,00.

Neste momento a cotação segue a testar em força uma resistência de curtíssimo prazo nos € 2,25 e com indicadores técnicos muito bem posicionados, o que permite antever boas probabilidades de uma continuidade das recentes subidas.

Considero de alto risco uma entrada neste momento, mas uma eventual quebra em alta dos € 2,45 poderá disparar um sinal de entrada bastante interessante.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

Esta pode ser a próxima....

por rasteiro » 18/6/2010 16:10

a disparar, nas construtoras.
É a unica que ainda nãodeu um ar da sua graça, e com uma perda acumulável de mais de 40% ao ano.
Por isso, para mim, será uma das que vai recuperar breve.

Estou dentro
Abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

por Mcmad » 16/6/2010 0:24

Elias Escreveu:A Mota continua animada e hoje lidera as subidas do PSI-20 - já passou os 2,25.

Alguma nova obra anunciada pelos boy´s?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Aqui_Vale » 15/6/2010 17:45

Dansousa Escreveu:
valeaquilino Escreveu:Olá Daniel, ... tudo a mexer?!

Olá meu Caro Amigo "bons olhos o vejam", é impressão minha ou o "nome" mudou??? esse gatinho preto é que não engana.....

Folgo em "vê-lo" por cá.....

valeaquilino Escreveu:... De acordo com a "minha bola de Cristal", o BPI está mais virado para: 1,36 do que para cima.
Ainda não me parece ter parado o percurso. :oops:

CumPrim/
AquilinoVale

É impressão minha ou queria dizer Mota-Engil?? Ou enganou-se no tópico??? É que por breves instantes fiquei confuso :shock: :? ...

Nada me admirava que tanto uma como outra passassem por esses valores (da forma como está o mercado!!!), realmente será mais fácil para o BPI que está mais perto e ronda os mínimos de Março/2009, mas....só estranho uma coisa.....o contraste entre essa previsão e a bastante optimista da Martifer?!?!?! É mesmo assim ou a bola :idea: já anda a "piscar" :roll: :roll:

Mais uma vez...prazer em vê-lo por cá....vá dando noticias....

Abraço :wink:
Daniel Sousa

Viva Daniel, ... ando mesmo "azucrinado".Mas a "bola de cristal" :idea: está bem na minha "Opinião".
Realmente estava a pensar no BPI, e não sei porque cargas de àgua fui postar na Mota.
Quanto ao BPI, continu-o à espera dele.
Comprei umas Motas a:2,083; agora vou esperar que elas acelerem.
Quanto à Martifer, como já disse estou haviado e sem pressa para vender, vou esperar sentado.

Parece que gerei alguma confusão :shock: , as minhas desculpas aqui ficam.

O nome só mudou porque o "Caldeirão", não me deixava entrar como AquilinoVale.Troquei-lhe as voltas e passei para ValeAquilino, vamos lá perceber isto.

Um abraço para o Daniel.

CumPrim/
AquilinoVale

Registado: 29/11/2007 2:04

por Elias » 15/6/2010 16:02

A Mota continua animada e hoje lidera as subidas do PSI-20 - já passou os 2,25.

por Dansousa » 14/6/2010 23:31

valeaquilino Escreveu:Olá Daniel, ... tudo a mexer?!

Olá meu Caro Amigo "bons olhos o vejam", é impressão minha ou o "nome" mudou??? esse gatinho preto é que não engana.....

Folgo em "vê-lo" por cá.....

valeaquilino Escreveu:... De acordo com a "minha bola de Cristal", o BPI está mais virado para: 1,36 do que para cima.

CumPrim/
AquilinoVale

É impressão minha ou queria dizer Mota-Engil?? Ou enganou-se no tópico??? É que por breves instantes fiquei confuso :shock: :? ...

Nada me admirava que tanto uma como outra passassem por esses valores (da forma como está o mercado!!!), realmente será mais fácil para o BPI que está mais perto e ronda os mínimos de Março/2009, mas....só estranho uma coisa.....o contraste entre essa previsão e a bastante optimista da Martifer?!?!?! É mesmo assim ou a bola :idea: já anda a "piscar" :roll: :roll:

Mais uma vez...prazer em vê-lo por cá....vá dando noticias....

Daniel Sousa
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por Aqui_Vale » 14/6/2010 18:35

Olá Daniel, ... tudo a mexer?!

... De acordo com a "minha bola de Cristal", o BPI está mais virado para: 1,36 do que para cima.

CumPrim/
AquilinoVale

Registado: 29/11/2007 2:04

por Dansousa » 14/6/2010 17:28

Elias Escreveu:Daniel,

Não costumo usar indicadores de volatilidade...

1 abraço,
Elias

Ok Elias, obrigado à mesma....pela atenção....

Abraço
Daniel
DS

por Elias » 14/6/2010 17:21

Daniel,

Não costumo usar indicadores de volatilidade...

1 abraço,
Elias

por Dansousa » 14/6/2010 16:59

Elias Escreveu:...

Já agora Elias (não querendo abusar da tua confiança), permite-me que faça mais uma perguntinha....normalmente usas algum indicador de volatilidade????Qual???

Obrigado e Abraço.
Daniel
DS

por Dansousa » 14/6/2010 15:38

Elias Escreveu:
Dansousa Escreveu:...se sobe é porque os compradores são mais.....só por isso, porque o resto já deixaste muito clarinho (como água)......

Correcto, mas isso em relação a uma sessão em particular. O Chaikin Money Flow faz a ponderação para as últimas 21 sessões.

1 abraço

Totalmente de acordo.....quando proferi a minha afirmação estava a considerar as ultimas sessões de uma forma particular e não a interpretar os resultados do CMF (sobre o qual já tivemos o privilégio de "ouvir" a tua explicação....já agora aproveito para dizer que comecei a olhar para esse indicador, por tua culpa :lol: :lol: :mrgreen:)

Daniel Sousa
DS

por Elias » 14/6/2010 15:24

Dansousa Escreveu:...se sobe é porque os compradores são mais.....só por isso, porque o resto já deixaste muito clarinho (como água)......

Correcto, mas isso em relação a uma sessão em particular. O Chaikin Money Flow faz a ponderação para as últimas 21 sessões.

1 abraço

por Dansousa » 14/6/2010 15:13

Elias Escreveu:
Dansousa Escreveu:Olá Elias, tudo bem?

Tudo! E o meu amigo?

Tudo bem obrigado :wink:

(é verdade que podia estar um bocadinho melhor se tivesse um pouco mais de tempo para os mercados, mas.....o afastamento dos mercados nem sempre é mau, tal como já tive oportunidade de referir num outro tópico....)

Elias Escreveu:
Dansousa Escreveu:É verdade, a Mota reagiu à zona de suporte e parece querer ganhar algum fôlego, tal como outras cotadas que reagem a zonas de suporte, mas......que me dizes dos volumes??? Deixam um bocadinho a desejar...concordas???

O Chaikin Money Flow está muito negativo e isso significa que os volumes nas quedas continuam a ser maiores que nas subidas. Esse é o aspecto que me deixa mais desconfiado...

De acordo....

Elias Escreveu:
Dansousa Escreveu:(ou seja, os compradores são claramente mais, mas ainda assim não em grande quantidade....não sei sei fui muito claro naquilo que quis dizer :? :? )

Não sei se são mais, justamente por causa do que escrevi sobre o Chaikin...

1 abraço,
Elias

Exacto...eu entendi o que disseste e sabia que o que queria dizer, podia ser mal explicado/compreendido.........e foi mesmo :oops: ...........quando disse que eram claramente mais, só queria deixar claro que eram (claramente) mais porque o preço subia, ou seja, vai de encontro à regra básica que eu sei que tanto defendes (e bem)...se sobe é porque os compradores são mais.....só por isso, porque o resto já deixaste muito clarinho (como água)......

Obrigado Elias...

Abraço
Daniel Sousa.
DS

por Elias » 14/6/2010 12:58

Dansousa Escreveu:Olá Elias, tudo bem?

Tudo! E o meu amigo?

Dansousa Escreveu:É verdade, a Mota reagiu à zona de suporte e parece querer ganhar algum fôlego, tal como outras cotadas que reagem a zonas de suporte, mas......que me dizes dos volumes??? Deixam um bocadinho a desejar...concordas???

O Chaikin Money Flow está muito negativo e isso significa que os volumes nas quedas continuam a ser maiores que nas subidas. Esse é o aspecto que me deixa mais desconfiado...

Dansousa Escreveu:(ou seja, os compradores são claramente mais, mas ainda assim não em grande quantidade....não sei sei fui muito claro naquilo que quis dizer :? :? )

Não sei se são mais, justamente por causa do que escrevi sobre o Chaikin...

Mas no fundo no fundo, o Chaikin interessa pouco - como em tudo na vida, o que interessa é o preço! :lol:

1 abraço,
Elias

por Dansousa » 14/6/2010 12:54

Elias Escreveu:A Mota está a ganhar algum balanço. O suporte parece ter funcionado (embora neste momento possa ser mais apropriado recolocá-lo nos 2,05 em vez dos 2,10 que representei no gráfico).

Olá Elias, tudo bem?

É verdade, a Mota reagiu à zona de suporte e parece querer ganhar algum fôlego, tal como outras cotadas que reagem a zonas de suporte, mas......que me dizes dos volumes??? Deixam um bocadinho a desejar...concordas???

Parece que sobe mais pela ausência de grandes patamares de venda, do que propriamente pelo grande interesse comprador (ou seja, os compradores são claramente mais, mas ainda assim não em grande quantidade....não sei sei fui muito claro naquilo que quis dizer :? :? )

Cmpts :wink:
DS
DS

por Elias » 14/6/2010 12:34

A Mota está a ganhar algum balanço. O suporte parece ter funcionado (embora neste momento possa ser mais apropriado recolocá-lo nos 2,05 em vez dos 2,10 que representei no gráfico).
Anexos
egl-novo.PNG
egl-novo.PNG (30.56 KiB) Visualizado 9813 vezes

por SDIASA » 5/6/2010 21:03

Gráficos.
Anexos
motaengilong.png
motaengilong.png (32.26 KiB) Visualizado 9938 vezes
motaengil.png
motaengil.png (30.67 KiB) Visualizado 9941 vezes
Bons negócios.

Sérgio Dias.

Registado: 12/7/2007 14:49

por KoLmi » 25/5/2010 23:35

Além do meu interesse, actualizo com uma noticia de uma obra ganha:

Mota-Engil ganha obra de 84 milhões na Polónia
A Mota-Engil, através da sua participada, ganhou a adjudicação de estradas na Polónia no valor total de 84 milhões de euros, informou a construtora em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt

A Mota-Engil, através da sua participada, ganhou a adjudicação de estradas na Polónia no valor total de 84 milhões de euros, informou a construtora em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa informa da adjudicação à sua participada Mota-Engil Central Europe da construção da Via Rápida S3, localizada a Oeste de Poznan, ao longo do eixo que faz a ligação entre Swinoujscie no Mar Báltico e Jakuszyce na fronteira com a Republica Checa (extensão de 16 km).

O prazo de execução é de 25 meses e o valor do projecto ascende a 306 milhões de Zlotys (aproximadamente 76 milhões Euros).

Foi ainda adjudicada à sua participada a construção da ligação da Avenida João Paulo II à Auto-estrada A4 na cidade de Tarnów, com um valor de 32,5 milhões de Zlotys (aproximadamente 8 milhões de euros).

A Mota-Engil “mantém o crescimento das suas operações neste mercado, tendo, desde Janeiro de 2010, vencido concursos com um valor global de cerca de 100 milhões de euros”, conclui a mesma fonte.

Fonte oficial da construtora disse recentemente ao Negócios que Polónia, República Checa e Eslováquia são os países prioritários da actuação da Mota-Engil na Europa Central. A construtora portuguesa criou, mesmo, a Mota-Engil Central Europe para endereçar o Leste europeu, que resultou da nova abordagem ao negócio na região.

Registado: 15/3/2006 16:07

por Elias » 20/5/2010 20:25

insonia, os 2,10 são um suporte, o que significa que sempre que a cotação desceu a este valor, apareceram compradores em grande número, fazendo inverter a tendência para alta.

Se isso não acontecer desta vez, isto é, se os compradores não conseguirem segurar a cotação, e considerando que não há outros suportes relevantes abaixo desta zona, os vendedores ficam à solta e as quedas podem acelerar.

O fecho de hoje a 2,09 foi o mais baixo desde Janeiro de 2005. Não posso afirmar taxativamente que o suporte foi à vida, mas penso que este fecho abaixo dos 2,10 deve funcionar como um sério aviso a quem estiver longo.

por insonia » 20/5/2010 20:10

Elias Escreveu:A "Mota-Coelho" tem um suporte muito importante nos 2,10-2,12; se este suporte for quebrado o título ficará numa situação muito delicada em mínimos de mais de 5 anos.

Dois gráficos em anexo, o primeiro dos quais em velas semanais.

Boas,
Porque é que o título fica numa situação delicada ao quebrar o suporte de 2,10?

Acham que por ter fechado a 2,09 haverá uma resistência em ultrapassar novamente a barreira dos 2,09/2,12?

abraço

Registado: 5/5/2009 21:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, Google [Bot], IX Hispana, macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 120 visitantes