PSI (PSI20) - Tópico Geral
elbronzeado Escreveu:EuroVerde Escreveu:elbronzeado Escreveu:Também começo a estar de pé atrás com o PSI... Mais um dia no vermelho e as rentantes bolsas com uma boa série de ganhos
O pior mesmo, vai ser se lá fora começarem a corrigir. Ai sim acredito em novos mínimos
Porque pensas assim?
O PSI, apesar de conseguir fazer uns mínimos superiores, não quebra a resistência dos 5700 pontos, quando lá fora a maioria dos índices já levam algumas reistências importantes ultrapassadas (o outro caso que acompanho é o IBEX...)
Quando as restantes bolsas descem o PSI desce prontamente, e por isso digo que se a a tendência se inverter lá fora, o PSI estará em maus lenções...
Parece-me evidente que o PSI 20 não está a aproveitar o bom momento dos mercados... esperava uma quebra dos 5700 e, pelo menos, uma subida até aos 6000 pontos. Mas cada dia que o DAX sobe 1% o PSI faz o mesmo mas a descer...

Olha Euroverde espero que desta vez tenhas razão... e já não pedia uma subida tão vertiginosa...

"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Os 6000 da MM200 foram alcançados sem o indice pontuar um novo minimo absoluto.
Na Europa tudo indica que nosso país está prontamente a conseguir cumprir.
Rhen diz que pode vir bons apoios, mas temos de continuar o esforço. E penso que não vai demorar muito a atingir a MM200 e progredir até ao fim do corrente ano.
O indice desceu e já desde Setembro do ano passado sabiamos que a economia em 2012 iria contrair -3,x% o indice acabara por construir um fundo desenhando um triângulo ascendente, cada vez mais próximo do vértice e da MM200.
O indice só iria continuar a descer se em 2013 tivessemos nova recessão a -3% ou menos ainda...
Acredito que estamos na base prestes a, mais semana menos semana a explodir. É mesmo assim: explodir!
Na Europa tudo indica que nosso país está prontamente a conseguir cumprir.
Rhen diz que pode vir bons apoios, mas temos de continuar o esforço. E penso que não vai demorar muito a atingir a MM200 e progredir até ao fim do corrente ano.
O indice desceu e já desde Setembro do ano passado sabiamos que a economia em 2012 iria contrair -3,x% o indice acabara por construir um fundo desenhando um triângulo ascendente, cada vez mais próximo do vértice e da MM200.
O indice só iria continuar a descer se em 2013 tivessemos nova recessão a -3% ou menos ainda...
Acredito que estamos na base prestes a, mais semana menos semana a explodir. É mesmo assim: explodir!

- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.png (22.42 KiB) Visualizado 6955 vezes
EuroVerde Escreveu:elbronzeado Escreveu:Também começo a estar de pé atrás com o PSI... Mais um dia no vermelho e as rentantes bolsas com uma boa série de ganhos
O pior mesmo, vai ser se lá fora começarem a corrigir. Ai sim acredito em novos mínimos
Porque pensas assim?
O PSI, apesar de conseguir fazer uns mínimos superiores, não quebra a resistência dos 5700 pontos, quando lá fora a maioria dos índices já levam algumas reistências importantes ultrapassadas (o outro caso que acompanho é o IBEX...)
Quando as restantes bolsas descem o PSI desce prontamente, e por isso digo que se a a tendência se inverter lá fora, o PSI estará em maus lenções...
- Registado: 15/6/2011 21:56
Ver os mercados lá fora todos em alta ... e o nosso Psi20 com + um dia no vermelho.

- Anexos
-
- psi 20.gif (26.02 KiB) Visualizado 7191 vezes
-
- psi 20 cp.gif (24.27 KiB) Visualizado 7179 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
o nosso psi pode estar a desenhar uma cunha,caso a quebre pode ser mau para o indicie. com tanta dificuldade em passar os 5700,na mnh opinião caso quebre a lta pode atirar o psi para baixo dos 5000pts.
vamos ver se segura...
grafico semanal
vamos ver se segura...
grafico semanal
- Anexos
-
- psi20.PNG (30.24 KiB) Visualizado 7304 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
EuroVerde no dia 9 de Março Escreveu:Estou muito optimista para o mercado português agora para 2012, com a espectativa de chegar em Agosto/Setembro a 8000 pontos. 2013 já não tão optimista.
EuroVerde três dias depois Escreveu:...Agora não andes é a falar de coisas que eu não digo... E não é para Agosto como JAlves refere, mas até ao fim do ano em alta

E, pelos vistos continuas bear, fará se estivesses bull, devias ter espetativas de chegarmos aos 20 mil em agosto!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
J Alves Escreveu:EuroVerde Escreveu:artista Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:... É com essas probabilidades que devemos trabalhar e não com aquilo que desejamos que aconteça.
No caso do Euroverde, acho que nem é um desejo é mais um feeling... mas isso passa-lhe, daqui a pouco tempo já tem outro feeling, e o gráfico muda, vai uma aposta? Eu aposto um mês e meio para alterar o gráfico!
Não brinques. Na verdade quem está atento, eu ainda não deixei de estar bear no indice desde dia 6Março. Só passo a optimista da proxima vez que 5700 forem ultrapassados em fecho.
Por enquanto mantenho-me bear. Agora não andes é a falar de coisas que eu não digo. Só no caso de vir aos 5700 é que aquela peojecção faz sentido. E não é para Agosto como JAlves refere, mas até ao fim do ano em alta.
Euroverde
Ainda te lembras quando referiste que o PSI20 ía aos 4800 pontos em março? vê lá se te lembras disso!!!
quanto aos 8000 po ntos afinal agora já só é para o final do ano??? olha o que escreveste num dos post anteriores
Estou muito optimista para o mercado português agora para 2012, com a espectativa de chegar em Agosto/Setembro a 8000 pontos
Afinal ainda não percebi o que falei que não tivesses escrito. Euroverde, é importante ter memória daquilo que se escreve e dos gráficos que se publicam.
Um abraço
Calma que ele disse que o Psi estaria em minimos la para meios de Março e ainda faltam alguns dias

COFRES
- Registado: 1/3/2011 12:05
EuroVerde Escreveu:artista Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:... É com essas probabilidades que devemos trabalhar e não com aquilo que desejamos que aconteça.
No caso do Euroverde, acho que nem é um desejo é mais um feeling... mas isso passa-lhe, daqui a pouco tempo já tem outro feeling, e o gráfico muda, vai uma aposta? Eu aposto um mês e meio para alterar o gráfico!
Não brinques. Na verdade quem está atento, eu ainda não deixei de estar bear no indice desde dia 6Março. Só passo a optimista da proxima vez que 5700 forem ultrapassados em fecho.
Por enquanto mantenho-me bear. Agora não andes é a falar de coisas que eu não digo. Só no caso de vir aos 5700 é que aquela peojecção faz sentido. E não é para Agosto como JAlves refere, mas até ao fim do ano em alta.
Euroverde
Ainda te lembras quando referiste que o PSI20 ía aos 4800 pontos em março? vê lá se te lembras disso!!!
quanto aos 8000 po ntos afinal agora já só é para o final do ano??? olha o que escreveste num dos post anteriores
Estou muito optimista para o mercado português agora para 2012, com a espectativa de chegar em Agosto/Setembro a 8000 pontos
Afinal ainda não percebi o que falei que não tivesses escrito. Euroverde, é importante ter memória daquilo que se escreve e dos gráficos que se publicam.
Um abraço
artista Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:... É com essas probabilidades que devemos trabalhar e não com aquilo que desejamos que aconteça.
AC Investor Blog Escreveu:... É com essas probabilidades que devemos trabalhar e não com aquilo que desejamos que aconteça.

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
EuroVerde Escreveu:O dia 6 de Março foi um claro sinal de venda.
O mundo de hoje em nada tem a ver com o que era à 10 ou 20 anos atrás em tudo. E cada um de nós também não.
Os mercados estão em constante mutação à procura de uma eficiência de curto prazo procurando corresponder e até incorporar todos os factos novos que vão aparecendo e isso cria e sempre criou um erro a longo prazo que favorece a pequena minoria de investidores.
O que é certo é que, para o nosso caso, desde Nov2011 o indice anda super barato!!! No dia 23 24 e 25 Nov2011 estava mesmo demasiado péssimo atingindo o mínimo no 25Nov, um dia depois do fundo sugerido pelo Mestre Cem.
Neste momento começo a acreditar numa aproximação à MM200 e até mais que isso. No entanto a minha citação do post anterior é referente ao sinal da venda que se mantem intacto enquanto não tocar "já" os 5700. Portanto muito próximos de mudar de novo para modo Bull. (quem sabe já na próxima 2ªfeira!)
A MM200 está práticamente a 6000 pontos que sempre julguei um valor importantíssimo como referência de tomada de rumo na cotação d indice, que desde o dia 25Nov está a formar um triângulo ascendente.
Estou muito optimista para o mercado português agora para 2012, com a espectativa de chegar em Agosto/Setembro a 8000 pontos. 2013 já não tão optimista.
Boas Euroverde
acabei de ler este teu post e de ver as tuas perspectivas no gráfico e estou totalmente surpreendido. Quem te viu e quem te vê a dizer que as minhas perspectivas para o PSI iam dar muito que falar e agora tu ja falas em 8000 pontos para a época balnear

Um abraço
EuroVerde Escreveu:AC, precisamente por ser pouco liquido daí a vertiginosa subida que prevejo e espero mesmo que aconteça no primeiro semestre 2012.
Segundo escreveste, achas dificil os 6400, pois bem, eu acho-os fáceis de serem atingidos e digo mais: da próxima vez que o indice tocar na MM200 será um claro sinal bull por um ano para voltar aos niveis actuais em 2013.
Aqui, ao contrário de alguns outros membros, nunca faltei aos respeito a ninguém, posso ser polémico, e sei que sou, mas faltas de respeito nunca as tive para com ninguém.
Temos de ser flexiveis, e acho que isso aprendi aqui. Aprendi que o dia 6 de Março foi um claro sinal de vendas, mas também sou capaz de mudar para compra quando os 5700 pontos forem atingidos da próxima vez...
Por um lado, estamos nun triângulo ascendente.![]()
Por outro, nunca me lembro de ter visto um fundo com este padrão.![]()
Enfim, não vou estar mais a divagar, vou observar e manter-me fiel aos sistema de trading.
Mas independentemente do que o sistema de trading me indicar, sei que posso ter uma opinião pessoal sobre os fundamentais que se contrabalançam com AT.
Euroverde,
Interpreta as minhas palavras como uma critica construtiva.
Primeiramente, deixa-me dizer-te aquilo que digo a todos os meus amigos e demais, uma frase tipicamente minha. A Bolsa não é uma ciência exacta, mas sim, uma ciência de probabilidades. É com essas probabilidades que devemos trabalhar e não com aquilo que desejamos que aconteça. No que toca ás probabilidades aqui, só tens uma probabilidade técnica, que é o target possivel do triângulo ascendente, ou seja, a ruptura desse pressupoe uma subida aproximada de 600 pontos, e isso não acontece num dia, nem numa semana. Aqui poderei concordar contigo nesse target para meados de Agosto ou Setembro, numa perspectiva de AT, mas nunca numa perspectiva fundamental da macro-economia Portuguesa.
Vamos agora por pontos :
1 - A pouca liquidez do mercado Nacional pressupoe forte volatilidade. Mas para que essa volatilidade seja num sentido ascendente, terá que exisitr um catalizador macro-ecónómico que o justifique, ou uma OPA a uma empresa que detenha um peso bastante forte no PSI ( GALP e.g. )
2 - O volume continua atipico. Não é desejável para o PSI20 deter empresas no seu Indice com volumes iniciais de 50 ou 1000 acções na primeira hora de trading. Esse volume não atrai quem compra nem quem queira vender.
3 - Evita os rabiscos que colocas, e tenta melhorar os teus gráficos, pois são muito confusos e ainda atrapalham mais as tuas ideias.
Ainda ontem falei com um amigo sobre o PSI-20, lembrando-me do tempo que corria nos corredores da Carregosa para o balcão, para comprar ou vender contratos do PSI nos 13000 e tal pontos, longe vão esses tempo de glória do nosso Indice. Tomara que tal voltasse acontecer, pois não só era bom, para os investidores, como para a economia no seu Geral.
Bom fim-de-semana.....

- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.png (18.42 KiB) Visualizado 8368 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
EuroVerde Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:EuroVerde Escreveu:Estou muito optimista para o mercado português agora para 2012, com a espectativa de chegar em Agosto/Setembro a 8000 pontos. 2013 já não tão optimista.
Assim ninguém te leva a sério rapaz.... 8000 pontos no PSI 20 ou seja quase 45% em 6 meses, ainda por cima num periodo sazonal dado à volatilidade....se for aos 6400 pontos seria uma dádiva..... o mercado português sofre muito de falta de liquidez e nas cirscunstâncias actuais, pouco estrangeiros se atrevem aqui alocar investimentos. Com a economia ainda sem fundo, será muito dificil os 6400 quanto mais 8000.....
AC, precisamente por ser pouco liquido daí a vertiginosa subida que prevejo e espero mesmo que aconteça no primeiro semestre 2012.
Segundo escreveste, achas dificil os 6400, pois bem, eu acho-os fáceis de serem atingidos e digo mais: da próxima vez que o indice tocar na MM200 será um claro sinal bull por um ano para voltar aos niveis actuais em 2013.
Aqui, ao contrário de alguns outros membros, nunca faltei aos respeito a ninguém, posso ser polémico, e sei que sou, mas faltas de respeito nunca as tive para com ninguém.
Temos de ser flexiveis, e acho que isso aprendi aqui. Aprendi que o dia 6 de Março foi um claro sinal de vendas, mas também sou capaz de mudar para compra quando os 5700 pontos forem atingidos da próxima vez...
Por um lado, estamos nun triângulo ascendente.![]()
Por outro, nunca me lembro de ter visto um fundo com este padrão.![]()
Enfim, não vou estar mais a divagar, vou observar e manter-me fiel aos sistema de trading.
Mas independentemente do que o sistema de trading me indicar, sei que posso ter uma opinião pessoal sobre os fundamentais que se contrabalançam com AT.
Euroverde, neste cenário, e apelando às tuas capacidades únicas, podes fazer um enquadramento conjugando-o com a tão esperada (por ti) descida da Galp aos 6 EUR?
Ou seja, suscintamente, achas que isto é possível com a Galp a cotar a 6 EUR (descendo mais de 50% à cotação actual?)
Obrigado
Recuperar
AC Investor Blog Escreveu:EuroVerde Escreveu:Estou muito optimista para o mercado português agora para 2012, com a espectativa de chegar em Agosto/Setembro a 8000 pontos. 2013 já não tão optimista.
Assim ninguém te leva a sério rapaz.... 8000 pontos no PSI 20 ou seja quase 45% em 6 meses, ainda por cima num periodo sazonal dado à volatilidade....se for aos 6400 pontos seria uma dádiva..... o mercado português sofre muito de falta de liquidez e nas cirscunstâncias actuais, pouco estrangeiros se atrevem aqui alocar investimentos. Com a economia ainda sem fundo, será muito dificil os 6400 quanto mais 8000.....
AC, precisamente por ser pouco liquido daí a vertiginosa subida que prevejo e espero mesmo que aconteça no primeiro semestre 2012.
Por um lado, estamos nun triângulo ascendente.

Por outro, nunca me lembro de ter visto um fundo com este padrão.

EuroVerde Escreveu:Estou muito optimista para o mercado português agora para 2012, com a espectativa de chegar em Agosto/Setembro a 8000 pontos. 2013 já não tão optimista.
Assim ninguém te leva a sério rapaz.... 8000 pontos no PSI 20 ou seja quase 45% em 6 meses, ainda por cima num periodo sazonal dado à volatilidade....

AC Investor Blog
EuroVerde Escreveu:Estou muito optimista para o mercado português agora para 2012, com a espectativa de chegar em Agosto/Setembro a 8000 pontos. 2013 já não tão optimista.
Pelo menos diminuiste o tempo do "prognóstico", já é um avanço!

Uma subida de 50% em meio ano!!! Espero bem que tenhas razão, mas não coloco nem um cêntimo nas tuas previsões!

O dia 6 de Março foi um claro sinal de venda.
O mundo de hoje em nada tem a ver com o que era à 10 ou 20 anos atrás em tudo. E cada um de nós também não.
Os mercados estão em constante mutação à procura de uma eficiência de curto prazo procurando corresponder e até incorporar todos os factos novos que vão aparecendo e isso cria e sempre criou um erro a longo prazo que favorece a pequena minoria de investidores.
O que é certo é que, para o nosso caso, desde Nov2011 o indice anda super barato!!! No dia 23 24 e 25 Nov2011 estava mesmo demasiado péssimo atingindo o mínimo no 25Nov, um dia depois do fundo sugerido pelo Mestre Cem.
Neste momento começo a acreditar numa aproximação à MM200 e até mais que isso. No entanto a minha citação do post anterior é referente ao sinal da venda que se mantem intacto enquanto não tocar "já" os 5700. Portanto muito próximos de mudar de novo para modo Bull. (quem sabe já na próxima 2ªfeira!)
A MM200 está práticamente a 6000 pontos que sempre julguei um valor importantíssimo como referência de tomada de rumo na cotação d indice, que desde o dia 25Nov está a formar um triângulo ascendente.
Estou muito optimista para o mercado português agora para 2012, com a espectativa de chegar em Agosto/Setembro a 8000 pontos. 2013 já não tão optimista.
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.png (21.4 KiB) Visualizado 8784 vezes
EuroVerde Escreveu:Para quem negoceia cfds de PSI20 hoje foi um dia chave para entrar curto porque deu um sinal claro de força descendente para os próximos dias anulando assim todas as prespectivas de um visitar à MM200 para já.
Acredito que nos falta um novo minimo (que será o fundo repito).
MM200 está quase a 6000. De facto o indice tem se mostrado indefinido lateralizando.
+ um dia de subida

Só falta quebrar os 5700 e efectuar depois um ataque à MME200 = resistência dos 6000.
Gráfico:
- Anexos
-
- psi20.gif (24.39 KiB) Visualizado 8907 vezes
Re: ETF´s PSI 20
gorgol Escreveu:Na plataforma do BIG e SAXO estão disponíveis. PPP e PP2. Sobre a liquidez não deve de haver problema visto o criador de mercado (Comerzbank) garantir liquidez. Normalmente estão 20.000 na venda e 20.000 na compra.
Um ETF, além de permitir a troca é principalmente gerido como um fundo, com uma pequena comissão da entidade gestora.
Tenho um pequeno valor no PP2, para longo prazo.
A GO Bulling também tem os dois!!!
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Re: ETF
Oberon__ Escreveu:Alguém com experiência que me ajude por favor.
Após alguma pesquisa já me apercebi que existe uma oferta muito reduzida de etfs sobre o PSI20. Existem os da COmStage. As minhas dúvidas:
1) Como posso adquirir esses títulos? Estarão disponíveis através de qq plataforma online de qq banco? Pergunto, pois da minha pesquisa na net concluí que estes etfs estariam cotados na euronext lisboa, mas n os csg localizar...
2) Se se confirmar que estão cotados, põe-se a questão da liquidez, certo? Se estes etfs tiverem realmente pouca liquidez, poderei me ver aflito para vendê-los mais tarde e mm para adquirir?
O site da comstage é muito parco em info
Também podes subscreve-los pelo BEST
- Registado: 5/8/2011 10:28