Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 6/4/2014 23:50

VirtuaGod Escreveu:P.S. E em breve vou substituir um fundo do top por isso vou mesmo ter de escrever. Para além disso estou a pensar em fazer um texto/artigo a mostrar os defeitos dos fundos de distribuição (e este vai ser grande pois não só são muitos os defeitos, como vou tentar demonstrar matematicamente e juntando isso à minha "raiva" a esse tipo de fundos dado o sucesso completamente ilógico que eles têm sou pessoa de escrever um texto à lá file 112 :mrgreen: ).

Care to comment? :mrgreen:

Isto apenas para demonstrar, matematicamente, que constituir uma simples carteira em que não se mexe todos os anos, poderá ser mais vantajoso a longo prazo. :-$
Anexos
Portfolios-Testes.xlsx
(21.34 KiB) Transferido 234 Vezes

Registado: 13/9/2013 0:16

por VirtuaGod » 6/4/2014 21:18

ghorez Escreveu: Se estarias a pensar substituir ou retirar este por essa razão. Mas já vi que não. :wink: :-#

Infelizmente o F&C é INC. Em vez de o retirar preferi acrescentar o Pimco Emerging market Bond que é ACC e fica ao critério de cada pessoa escolher entre ambos!! :wink: Mas por ser ACC o Pimco é o que tenho no excel de backtest!!

Sobre o não resgatar já ter sido um objectivo atingido sinto o mesmo. Embora pessoal experiente me disse para reforçar (e os livros tb) a verdade é que não tive coragem de o fazer, optando por aumentar high yield através de bons fundos que descobri como o LU0459992896 ou o LU0726357873.

Ambos bastante bons mas que por falta de histórico não figuram na primeira página :!: Contudo, encontra-se lá o LU0733674179 que tem um comportamento e estilo semelhante :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ghorez » 6/4/2014 18:14

Eu não me estava a referir à performance do F&C.. aliás, tenho esse fundo, e só tenho pena de não ter tido "churros"/coragem para reforçar quando ele estava a -10%. Mas não ter feito nada (resgate) já foi um grande objetivo pessoal concretizado :lol:

O que me estou a referir é ao facto do F&C distribuir "dividendos".. Se estarias a pensar substituir ou retirar este por essa razão. Mas já vi que não. :wink: :-#

Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 6/4/2014 16:16

ghorez Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:P.S. E em breve vou substituir um fundo do top por isso vou mesmo ter de escrever. Para além disso estou a pensar em fazer um texto/artigo a mostrar os defeitos dos fundos de distribuição (e este vai ser grande pois não só são muitos os defeitos, como vou tentar demonstrar matematicamente e juntando isso à minha "raiva" a esse tipo de fundos dado o sucesso completamente ilógico que eles têm sou pessoa de escrever um texto à lá file 112 :mrgreen: ).

Isso significa que o F&C vai sair do top? :wink:

o F&C? Nã, não hã razões para o F&C sair do TOP. Mais cedo sairia o carmignac lol. Mas fundos com exposição emergente o ano passado levaram no corpo. Um fundo não é bom ou mau pela performance mas o importante é saber se essa performance está em linha com o expectável.

O F&C para o bem ou para o mal está em linha , o carmignac foi piorzinho e tenho substituido pelo M&G aos poucos.

Vou incluir um fundo de acções americanas que gosto bastante, e tem batido o S&P sendo que o segue bastante de perto como eu gosto. Tem um série de vantagens que irei enumerar.

Sem razões para secretismos temos agora acesso ao Neuberger Berman Multi-Cap Opp - http://performance.morningstar.com/fund ... ture=en-US (IE00B7F25G09 é ao que temos acesso).

Estou a reservar a "apresentação" depois de o incluir no excel dos backtests (dropbox da assinatura).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por ghorez » 6/4/2014 15:43

Isso significa que o F&C vai sair do top? :wink:

por VirtuaGod » 6/4/2014 15:00

NELASamonta Escreveu:Virtua por onde tens andado??
diz la qualquer coisa sobre este "menino"

Amundi Funds Absolute Volatility Euro LU0272942433

pensas que isto recupera ou vai sempre por ali abaixo???parece aqueles ativos com efeito contago....
cumprimentos ao pessoal dos fundos :)

Tenho andado meio por aqui mas raramente escrevo. Ando sem paciência :!: Mas espero em breve poder e ter vontade de escrever. Entretanto o Rick e o File têm postado tanta coisa que não acho que há necessidade de dizer nada. Fico contente por ter pessoas a transmitir conhecimentos numa área que há 2 anos era eu e o LTCM.

Sobre o fundo em questão subscrevo inteiramente o que disse o _GiB_ . Tendo em consideração o que o mercado accionista europeu tem subido é natural um comportamento "negativo"deste fundo. Pessoalmente não o tenho, nem nunca tive, mas acho um fundo interessante numa óptica de "investir" em volatilidade e ter um hedge ao mercado accionista. Por isso o fundo semelhante a esse que tenho na primeira página é considerado um "Fundo especial".

Não recomendo ao comum dos investidores. Tendo em consideração que as expectativas de médio/longo prazo é de subida dos mercados accionistas, o normal é este fundo ter uma desvalorização no médio/longo prazo.

Quem me lê sabe que o controle de risco/volatilidade é primordial para mim, embora eu próprio me questione muitas vezes qual a melhor forma de o fazer. Em fundos este de volatilidade é das melhores opções que se tem.

Por acaso sexta chegou-me à atenção uma alternativa em fundos com controlo de volatilidade. Mostraram-me um fundo Long/short que me parece muito interessante, embora tenha pouco histórico. O Alken Absolute Return Europe A - LU0572586591 parece-me interessante. A ideia do fundo de volatilidade seria pegarmos num fundo normal de acções e ao juntarmos o de volatilidade (provavelmente numa proporção de 25% volatilidade/75% acções) conseguirmos ter um fundo como este Alken!!

P.S. E em breve vou substituir um fundo do top por isso vou mesmo ter de escrever. Para além disso estou a pensar em fazer um texto/artigo a mostrar os defeitos dos fundos de distribuição (e este vai ser grande pois não só são muitos os defeitos, como vou tentar demonstrar matematicamente e juntando isso à minha "raiva" a esse tipo de fundos dado o sucesso completamente ilógico que eles têm sou pessoa de escrever um texto à lá file 112 :mrgreen: ).

por Pickbull » 6/4/2014 12:20

NELASamonta Escreveu:Virtua por onde tens andado??

pensas que isto recupera ou vai sempre por ali abaixo???parece aqueles ativos com efeito contago....

Esse fundo é para estar curto no mercado europeu. Subirá quando as bolsas descerem.

Por isso deixa o fundo descer que é bom sinal. :mrgreen:
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por NELASamonta » 6/4/2014 4:53

Virtua por onde tens andado??

Registado: 4/5/2011 5:32

por VirtuaGod » 5/4/2014 15:52

É normal muito fundos da ES terem tipo uma performance anormalmente boa. Normal pk?

Os fundos da ESAF (incluindo PPRs) começaram a comprar (assim por alto e por análise empírica) obrigações do Tesouro de uma forma generalizada no Verão do ano passado. (Há sempre fundos como o Obrigações Europa ou o rendimento Plus que já têm OTs há bastante mais tempo, mas no Verão passado houve uma compra de OTs de forma generalizada de imensos fundos da ESAF).

Tendo este PPR 25% em OTs é natural ter tido uma performance em linha com isso. Ou seja, a espectacular performance das nossas obrigações justifica a sobreperformance dos fundos em questão. Só as OTs chegam para justificar essa perfomance. Ora como não é de retornos passados que a gente vive devemos é analisar se é expectável esta performance continuar.

Chega-se facilmente que a performance destes últimos 2 anos foi devido a um evento que provavelmente não se irá repetir nos próximos 20/30 anos e que as OTs já não se encontram baratas pelo que não é expectável que estes fundos continuem com a espectacular performance que têm tido recentemente.

Dito isto as condições de reembolso deste PPR são:

a) Reforma por velhice do Participante
b) Desemprego de longa duração do Participante
c) Reforma por Invalidez ou Incapacidade Permanente para o trabalho do Participante
d) Doença Grave do Participante
e) A partir dos 60 anos de idade do Participante
f) Morte do Participante
g) Pagamento de prestações de contratos de crédito garantido por hipoteca sobre imóvel destinado a habitação própria e
permanente do Participante.

Os 15 dias deve ser o tempo que demoram a processar a ordem depois de confirmar se algo entre as alineas a) e g) é verdade!!

P.S. As OTs 2037 (as de maior duração e mais voláteis/sensíveis só no ano de 2014 estão com uma performance entre os 25% e os 30%) :wink:

por ptigas » 5/4/2014 15:27

O que acham deste fundo do BES:
Espírito Santo PPR - Fundo de Investimento Aberto Plano Particular de Reforma - PTYESALM0007

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A2X

Nos últimos 2 anos tem tido um desempenho razoável.

Sabem se este tipo de fundos (tendo a denominação PPR) tem algum tipo de restrição no reembolso?

Neste caso na página da esaf apenas refere 15 dias de "préaviso"

https://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165990076

Registado: 12/9/2012 0:00

por VirtuaGod » 3/4/2014 21:29

ghorez Escreveu:http://www.bloomberg.com/news/2014-04-02/gross-worst-as-volatility-spikes-in-fund-riskless-return.html
The world’s largest bond fund produced the worst risk-adjusted return over the past year among 16 U.S. intermediate-term funds with at least $5 billion in assets, according to the BLOOMBERG RISKLESS RETURN RANKING. As shorter-term debt tumbled in anticipation of rising interest rates, Gross’s fund posted the second-worst returns and second-highest volatility in the group.

:(

"7. Summary and conclusion

In this paper, I set out to investigate the dynamic relationship between fund manager overconfidence and the performance of the mutual fund. The cross-sectional variations demonstrated that good past performance boosts overconfidence as measured by all proxies used in this paper. A similar pattern is observed with hubris measures which are related to overconfidence. This is, of course, in line with theoretical expectations and prior literature. Subsequently, I ran Carhart four-factor regressions with overconfidence and year dummy variables with results suggesting that excess overconfidence does indeed diminish monthly returns following the publication of the annual report, assuming everything else is held constant. This effect is robust across different investment styles, although it is stronger among growth-oriented funds. Incorporating average scores for fund manager overconfidence over the previous three years results in similar regression coefficients, although relatively weaker. It was also observed that overoptimism and self-reference are more representative indicators of overconfidence than certainty, possibly due to the fact that professional writers are resolute by normal practice. Finally, fund manager duration appears to correlate with fund manager expressed overconfidence and hubris in the long run. For the same cohort of fund managers studied throughout the range of the sample data, the measured overconfidence tends to rise steadily and in agreement with theoretical expectations."

:arrow: How does Mutual Fund Manager Overconfidence Impact Mutual Fund Investment Performance?

------------------------------------------------------------------------------

:arrow: ECB discusses QE, but does not act

por Rick Lusitano » 2/4/2014 12:34

ghorez Escreveu:http://www.bloomberg.com/news/2014-04-02/gross-worst-as-volatility-spikes-in-fund-riskless-return.html
The world’s largest bond fund produced the worst risk-adjusted return over the past year among 16 U.S. intermediate-term funds with at least $5 billion in assets, according to the BLOOMBERG RISKLESS RETURN RANKING. As shorter-term debt tumbled in anticipation of rising interest rates, Gross’s fund posted the second-worst returns and second-highest volatility in the group.

The Pimco Income Fund (PONAX), run by Daniel Ivascyn, had the second-best performance with the third-lowest price swings.

:oh:

O PIMCO Income, foi 1 dos novos PIMCOs que pedi ao Best em Fevereiro, podes o subscrever em EUR ou USD, via impresso, se o quiseres. Gosto mais deste fundo do que o PIMCO TR. Só ainda não o coloquei na minha listagem no meu tópico, por causa da indefinição do FED.

IE00B84J9L26 - PIMCO Funds: Global Investors Series plc Income Fund E Acc EUR (Hdg)

IE00B7KFL990 - PIMCO Funds: Global Investors Series plc Income Fund E Acc USD
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por ghorez » 2/4/2014 11:49

http://www.bloomberg.com/news/2014-04-0 ... eturn.html

The Pimco Income Fund (PONAX), run by Daniel Ivascyn, had the second-best performance with the third-lowest price swings.

:oh:

por VirtuaGod » 31/3/2014 21:09

por VirtuaGod » 28/3/2014 20:13

por asddd » 26/3/2014 2:39

Rick Lusitano Escreveu:
Para comprares o ES RP tens de ter 2.500 EUR

PPR Alves Ribeiro só no Invest

Just my 2 cents...

Ok, então restão 3. Dou preferencia ao Invest até. Obrigado

-PPR alves ribeiro
-ES Obrigações Europa Euro FIAO TF
-M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged) (Não está no site do invest, talvez falando com eles)
-OUTRO

Não sei se é importante referir, mas no total da minha carteira (à base de tradicionais produtos de poupança) este valor vai ser quase residual.

Registado: 9/12/2013 1:15

por Rick Lusitano » 26/3/2014 2:19

karko Escreveu:Boa noite

Para um investimento inicial de 1000€ num fundo para perfil moderado, para prazo > 3 anos, qual dos seguintes preferem?

-PPR alves ribeiro
-ES Rendimento Plus FEIA
-M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged)
-OUTRO

Estava inclinado para o PPR alves ribeiro, mas não queria um desvio padrão tão grande. No entanto é aquele para o qual estou mais inclinado.

Para comprares o ES RP tens de ter 2.500 EUR

PPR Alves Ribeiro só no Invest

Just my 2 cents...
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por asddd » 26/3/2014 2:10

Boa noite

Para um investimento inicial de 1000€ num fundo para perfil moderado, para prazo > 3 anos, qual dos seguintes preferem?

-PPR alves ribeiro
-ES Rendimento Plus FEIA
-M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged)
-OUTRO

Estava inclinado para o PPR alves ribeiro, mas não queria um desvio padrão tão grande. No entanto é aquele para o qual estou mais inclinado.

Registado: 9/12/2013 1:15

por VirtuaGod » 23/3/2014 22:16

:arrow: Implementation of the Macroeconomic Adjustment Programmes in the Euro Area: State-of-Play

"Two of the four macroeconomic adjustment programmes – in Portugal and Ireland – can be considered a success in the sense that the initial expectations in terms of adjustment, both fiscal and external, were broadly fulfilled. A rebound based on exports has taken hold in these two countries, but a full recovery will take years. In Greece the initial plans were insufficient. While the strong impact of the fiscal adjustment on demand could have been partially anticipated at the time, the resistance to structural reforms was more surprising and remains difficult to cure. The fiscal adjustment is now almost completed, but the external adjustment has not proceeded well. Exports are stagnating despite impressive falls in wage costs. In Cyprus, the outcome has so far been less severe than initially feared. It is still too early to find robust evidence in any country that the programmes have increased the long-term growth potential. Survey-based evidence suggests that structural reforms have not yet taken hold. The EU-led macroeconomic adjustment programmes outside the euro area (e.g. Latvia) seem to have been much stricter, but the adjustment was quicker and followed by a stronger rebound."

CEPS - The Centre for European Policy Studies foi incluido no sub-tema "Think Tanks" da primeira página. Foi igualmente incluido o Think Tank o CERP - Center for Economic Policy Research do qual faz parte o excelente blog VoxEU

por Rick Lusitano » 23/3/2014 16:22

VirtuaGod Escreveu:M&G soma e segue. Fico com medo quando acho que encontrei o fundo "perfeito"

There is no such thing. I know that you know that. :wink:

por VirtuaGod » 23/3/2014 16:12

:arrow: Thirty Years of Prospect Theory in Economics: A Review and Assessment

Ainda não tive oportunidade de ler mas sendo Prospect Theory um dos meus temas favoritos é com certeza uma questão de tempo. Espero que seja tão bom como parece

:arrow: M&G Optimal Income Fund - Monthly Fund Review

M&G soma e segue. Fico com medo quando acho que encontrei o fundo "perfeito"

:arrow: As some signs flash amber, proceed with caution

por ruicarlov » 20/3/2014 17:24

Claro que não é apenas a taxa marginal que vai determinar se é vantajoso ou não.
O facto de se dizer habitualmente que acima de x não compensa é porque os rendimentos de capitais da maioria das pessoas não são dividendos de empresas nacionais. E como se costuma dizer, "a exceção confirma a regra". Sim, concordo que na escrita de fórum muitas vezes se suprime erradamente o "muito provavelmente" ou o "normalmente", o que pode fazer parecer que é uma regra absoluta.

Mas de facto é a esmagadora maioria dos casos obedece a esta contas. Quem vier expor a sua pergunta mencionando especificamente ter rendimentos que são favoravelmente tributados, então terá uma resposta mais adequada ao seu caso especial.

Registado: 18/7/2011 11:04

por Garfield » 20/3/2014 17:01

boas,

no que diz respeito ao ultimo ponto o erro é meu que referi "deduções" e queria dizer "parcela a abater" que do 2º para o 3º escalão sobe de 980€ para 2680€.
de facto a taxa efectiva será superior no caso de englobamento e é calculada dividindo o total de imposto a pagar ( incluindo eventuais retenções ) pelo total dos rendimentos.
mas o que eu pretendia era referir que mesmo sendo superior é inferior à taxa nominal e por isso é um mero indicador de que poderá valer a pena o englobamento e que se deve então realizar as simulações. isto porque as pessoas dizem logo que "ai no 3º escalão a taxa é 37% e por isso não compensa englobar" e o que eu pretendia explicar, e não consegui ser claro, era de que não se podia olhar para essa taxa.

bn
garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por ruicarlov » 20/3/2014 15:31

Certamente que cada caso é um caso. Eu próprio mencionei situações como trabalhadores de profissões com desgaste rápido têm limites superiores. Tal como estes existem outros casos especiais que podem fazer com que o englobamento seja vantajoso para rendimentos mais elevados do que o costume, como por exemplo as tais como pessoas que só tenham rendimentos de capitais.

No entanto volto a dizer que utilizar a tal taxa efectiva não é uma boa métrica para saber se o englobamento é vantajoso ou não.
Verdade seja dita, ainda não percebi muito bem como é que está a calcular essa taxa. Penso que devia explicar esse ponto melhor, caso contrário quem lê estes posts fica sem perceber bem do que se está a falar.
Especulo que esteja a falar em dividir o valor apurado para imposto pelo rendimento total.
Ou seja, pegando no exemplo que tenho dado (com englobamento), aplicar os 28,5% aos 16000€ e subtrair a parcela a abater, o que dá 2410,36€.
Dividindo isto por 16000€, tem-se uma taxa de cerca de 15%. É assim que está a calcular a sua taxa efectiva?
É que neste caso, mesmo sendo estes 15% inferiores aos 28%, não englobar compensa mais se os rendimentos de capitais forem declarados a 100%. Logo não é boa ideia usar este valor para estimar se é ou não vantajoso.

A maneira mais correta de estimar se o englobamento é ou não vantajoso é comparar a taxa liberatória (28%) com a taxa marginal (28.5% para o 2º escalão) No caso de todos os rendimentos só necessitarem de ser declarados em 50% (os tais dividendos nacionais), basta aplicar um factor correctivo de 0.5, sendo que a taxa marginal corrigida passa a ser 14.25% -> vantajoso englobar. Até mesmo o 3º escalão (37%) passa a ser vantajoso se todos os rendimentos de capitais forem desta natureza (taxa marginal corrigida de 18,5%). Se houver rendimentos de capitais de várias categorias, só mesmo recorrendo às simulações.

Agora esta sua frase é que não está a fazer sentido nenhum para mim:
"garanto-lhe que há combinações em que até estando no 3º escalão compensa ironicamente pelo simples facto de subir de escalão devido À dedução pessoal também ser superior"

As deduções pessoais não variam com o escalão de rendimentos em que se está. Elas dependem estado civil e do agregado familiar. Para além disso são deduções à colecta, pelo que não afectam o cálculo do valor apurado. Em que medida é que elas podem fazer a diferença entre ser vantajoso ou não englobar?

Registado: 18/7/2011 11:04

por Garfield » 20/3/2014 13:06

boas,

eu tenho referido desde o inicio de que cada caso deve ser simulado para se saber o que compensa mais, se com ou sem englobamento.
cada contribuinte/investidor tem a sua situação particular.
um investidor que trabalhe e fique no 2º escalão e tenha investido em acções nacionais para receber dividendos tem toda a vantagem fiscal em englobar e não é necessário entrarmos numa "guerra" de simulações para provar quem tem ou deixa de ter razão.
claro que se tiver mais valias significativas deixa logo de compensar o mesmo acontecendo se por acaso também receber demasiados juros por depósitos a prazo.
cada caso é um caso mas garanto-lhe que há combinações em que até estando no 3º escalão compensa ironicamente pelo simples facto de subir de escalão devido À dedução pessoal também ser superior.

bn
garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Pmart 1, TheKuby, TTM62 e 68 visitantes