Pedro Passos Coelho
MarcoAntonio Escreveu:QuimPorta Escreveu:... e consegues teorizar sobre um modelo alternativo?
Tenho algumas ideias soltas, que aqui e ali já fui escrevendo no Forum sobre alguns aspectos que deveriam ser alterados, que poderiam atacar diversas facetas do sistema, mas um modelo completo para apresentar não tenho.
Como te percebo...

Uma coisa tenho como certa. O momento não é de culpar o sistema. Este terá as suas limitações mas considero muitíssimo superior ao americano, por exemplo.
Senado+congresso (1), eleições até para o chefe da polícia e juízes.
Pelo que já li, também não votas, certo?
Aí somos diferentes. Nem que seja para escolher o menos mau, votar ainda é o que nos sobra para exercer o poder de vivermos em democracia. Seja boa ou má, é o sistema que todos preferimos.
Abraço
(1) edit: eu sei que o "Senado" está no "Congresso", mas é mais perceptível do que dizer "casa dos representantes", embora incorrecto.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
MarcoAntonio Escreveu:Tridion Escreveu:Ehehehhe...o MarcoAntonio moderador não é Marco António vice-presidente do PSD? Também tenho o MarcoAntonio moderador em boa conta...
Não sei bem a que propósito veio a pergunta mas não. Nem sequer tenho qualquer ligação a qualquer partido, PSD ou outro nem tão pouco particular simpatia por qualquer um. Sou vincadamente apartidário e como tenho escrito muitas vezes, considero mesmo o modelo em que vivemos - onde os partidos têm demasiada preponderância - um modelo político disfuncional no que aos interesses económicos e sociais do país diz respeito e que resulta também numa forma de democracia bastante deficiente.
O Atomez no outro dia utilizou um termo que gostei particularmente porque acaba por resumir bem a situação: vivemos numa partidocracia!
Estavamos a falar de deputados/agentes políticos que pela sua conduta e defesa de ideias de alguma forma se tinham destacado dos demais...e daí fiz uma graçola com o teu homónimo! Se tu fosses o outro Marco António votava em ti, pá!
QuimPorta Escreveu:... e consegues teorizar sobre um modelo alternativo?
Tenho algumas ideias soltas, que aqui e ali já fui escrevendo no Forum sobre alguns aspectos que deveriam ser alterados, que poderiam atacar diversas facetas do sistema, mas um modelo completo para apresentar não tenho. Nem sequer acho viável e expectável que alguma delas ocorra porque vão manifestamente contra os interesses dos partidos e dos individuos que preenchem a esfera político-partidária...
QuimPorta Escreveu:Subscrevo o que dizes, mas chegados a este ponto haveria que ter uma solução.
Eu não vejo como ultrapassar esta situação a não ser com várias voltas à mistura que à partida tomariam gerações...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 25/3/2011 19:50, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu: Considero mesmo o modelo em que vivemos - onde os partidos têm demasiada preponderância - um modelo político disfuncional no que aos interesses económicos e sociais do país diz respeito e que resulta também numa forma de democracia bastante deficiente.
O Atomez no outro dia utilizou um termo que gostei particularmente porque acaba por resumir bem a situação: vivemos numa partidocracia!
... e consegues teorizar sobre um modelo alternativo?
Subscrevo o que dizes, mas chegados a este ponto haveria que ter uma solução.
A única ideia que tenho clara é que há países em que todos os modelos dão mau resultado. Outros em que até a monarquia constitucional resulta bem(Ex: Dinamarca, Suécia, a Noruega tem a batota do petróleo).
É a história dos maus alunos. Sempre encontram desculpa, nem que seja no sistema.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Tridion Escreveu:Ehehehhe...o MarcoAntonio moderador não é Marco António vice-presidente do PSD? Também tenho o MarcoAntonio moderador em boa conta...
Não sei bem a que propósito veio a pergunta mas não. Nem sequer tenho qualquer ligação a qualquer partido, PSD ou outro nem tão pouco particular simpatia por qualquer um. Sou vincadamente apartidário e como tenho escrito muitas vezes, considero mesmo o modelo em que vivemos - onde os partidos têm demasiada preponderância - um modelo político disfuncional no que aos interesses económicos e sociais do país diz respeito e que resulta também numa forma de democracia bastante deficiente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
artista Escreveu:Quico Escreveu:carrancho Escreveu:O lema "rigor com consciência social", de 9 anos de mandato na CMP, deveria alastrar ao resto do país, isso sim!
Caro carrancho:
Nunca pensei fazer isso contigo, mas...!
Abraço.
Já há muito que é o "meu homem" para mudar o país. Se calhar é sério de mais para o cargo!
Acho que seria melhor 1º Ministro que autarca.
Não ponho em causa a sua seriedade e rigor na gestão das contas públicas, mas penso que para uma autarquia é preciso mais do que isso. È preciso saber promover uma cidade, a todos os níveis e essencialmente apostar num traço distintivo que a identifique com algo (não bastará o FCP e o São João). Por isso, e embora não viva no Porto (apenas lá trabalho), considero que é das cidades mais sujas, degradadas e sem vida que conheço. Nos últimos anos não se vê nada de novo no Porto, parece uma cidade que entrou em auto-gestão.
E o país precisa muito do Porto - como de outras cidades e regiões - que combatam o centralismo absurdo que se vive neste país.
In God we trust, all others bring data.
amsfsma Escreveu:Mares
Como já me responderam atrás, e bem, as pessoas sérias antes de se submeterem a votos têm que passar pelo crivo partidário e ai o cidadão comum não tem qualquer influência. Estamos numa partidocracia pelo que ou votamos no menos "mal" ou não votamos...ou atrevemo-nos, como pessoas "serias" a "alugar uma barriga de aluguer" partidária e submetemo-nos a eleições...
A verdade é que estamos altamente condicionados por mais "serios" que sejamos!
amsfsma,
uma parte da falta de seriedade dos políticos provém já da falta de seriedade que temos numa parte da população (ou na forma como esse eleitorado decide o seu voto).
Quando vêmos que as políticas são feitas para agradar a uma parte do eleitorado (na lógica da caça ao voto), esses políticos sabem que vão agradar a esse eleitorado e que esse mesmo eleitorado sabe que irá tirar proveito disso.
Como se costuma dizer....
"Uma mão lava a outra..."
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Quico Escreveu:carrancho Escreveu:O lema "rigor com consciência social", de 9 anos de mandato na CMP, deveria alastrar ao resto do país, isso sim!
Caro carrancho:
Abraço.
Também está a ser quase uma tendência, uma espécie de - eu preferia antes o senhor A porque este senhor B.... não sei não...
De facto não é dificil vislumbrar nos partidos, alguns (poucos) personagens que têm a capacidade de ter um je ne sais quoi que nos faz ter mais simpatia por eles e que perferiamos ver na liderança.
Alguns até têm um ar que até sou capaz de dizer - bem eu até era capaz de convidar aquele gajo para ir jantar lá a casa.
Isso leva-me a questionar se as eleições directas que hoje são a norma no PS e no PSD, são de facto a melhor forma de escolher a liderança.
E confesso que não tenho uma resposta inequívoca para isso.
.
Quico Escreveu:carrancho Escreveu:O lema "rigor com consciência social", de 9 anos de mandato na CMP, deveria alastrar ao resto do país, isso sim!
Caro carrancho:
Abraço.
Já há muito que é o "meu homem" para mudar o país. Se calhar é sério de mais para o cargo!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Mares
Como já me responderam atrás, e bem, as pessoas sérias antes de se submeterem a votos têm que passar pelo crivo partidário e ai o cidadão comum não tem qualquer influência. Estamos numa partidocracia pelo que ou votamos no menos "mal" ou não votamos...ou atrevemo-nos, como pessoas "serias" a "alugar uma barriga de aluguer" partidária e submetemo-nos a eleições...
- Registado: 4/2/2010 19:57
Mas como queres tu que essas pessoas "sérias" cheguem ao poder se não votas (nelas)?!
amsfsma,
votar nelas não as tornam sérias!
Deverá ser precisamente o contrário... eles deverão mostrarem-se pessoas sérias e de bem para que mereçam a confiança dos eleitores!
Mas não precisam de mostrarem "calos nas mãos" ou mostrarem que tudo o que têem é fruto do seu trabalho. Basta que mostrem propostas credíveis para o país, que mostrem ambição, que mostrem liderança e coerência nas suas políticas.
Editado pela última vez por Mares em 25/3/2011 16:07, num total de 1 vez.
Pedro Passos Coelho assumiu ontem em Bruxelas o «compromisso» de não proceder a cortes salariais ou das pensões .
António Carrapatoso, coordenador geral do projecto «Mais Sociedade», ligado ao PSD, disse hoje que, para Portugal enfrentar a crise, «não se devem aumentar impostos», mas sim «reduzir salários e apoios sociais».
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Pelos vistos o mestre e o aprendiz estão em desacordo. O mestre diz que não se deve aumentar impostos (mas o Coelhinho vai aumentar o IVA) e sugere que se reduzam salários ao contrário do moço de recados.
É impressão minha ou o carrapatoso está totalmente em linha com o PEC 4?
António Carrapatoso, coordenador geral do projecto «Mais Sociedade», ligado ao PSD, disse hoje que, para Portugal enfrentar a crise, «não se devem aumentar impostos», mas sim «reduzir salários e apoios sociais».
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Pelos vistos o mestre e o aprendiz estão em desacordo. O mestre diz que não se deve aumentar impostos (mas o Coelhinho vai aumentar o IVA) e sugere que se reduzam salários ao contrário do moço de recados.
É impressão minha ou o carrapatoso está totalmente em linha com o PEC 4?
Mas como queres tu que essas pessoas "sérias" cheguem ao poder se não votas (nelas)?!
Onde, onde, camandro... não vejo nada!!!
Só esta música de fundo...
http://gobarbra.com/hit/new-67e129a6558 ... bdfefbdf2e
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Factos:
- Governo de PT tinha tudo acertado com a UE, parceiros da zona euro, BCE, comissão europeia;
- PSD não agiu como partido de estado;
- A Europa começa a olhar de lado para o Coelho que ora vota contra o PEC 4 (que acentava em cortes de 5% nas pensões acima de 1500€) e diz que tudo se resolve pelo lado da despesa (cortando nas fundações, etc...) mas já veio dizer que o iva vai subir.
O Passos Coelho vai encerrar o mesmo número de fundações que a Ferreira Leite quando lá esteve: zero.
Ah, a menos que seja a mando do FMI
- Governo de PT tinha tudo acertado com a UE, parceiros da zona euro, BCE, comissão europeia;
- PSD não agiu como partido de estado;
- A Europa começa a olhar de lado para o Coelho que ora vota contra o PEC 4 (que acentava em cortes de 5% nas pensões acima de 1500€) e diz que tudo se resolve pelo lado da despesa (cortando nas fundações, etc...) mas já veio dizer que o iva vai subir.
O Passos Coelho vai encerrar o mesmo número de fundações que a Ferreira Leite quando lá esteve: zero.
Ah, a menos que seja a mando do FMI
Mares Escreveu:Quico Escreveu:Mares Escreveu:Agora é que a criança vai fazer xixi nas fraldas...
Olha outro que votou Sócrates!...
Não votei
Ninguém votou. Aliás na manifestação "à rasca" também ninguém de quem lá estava votou.

Gostava então de saber de que raio de buraco saem os eleitores de tão "odiada" personagem quando há eleições (ainda o vou ver nas próximas a arrecadar uns 25-30% dos votos

Talvez seja do "buraco" da "clubite aguda" das discussões políticas.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
pepi Escreveu:Mares Escreveu:Quico Escreveu:Mares Escreveu:Agora é que a criança vai fazer xixi nas fraldas...
Não votei
Pior ainda! Não votaste, significa que qualquer coisa para ti serve... vais continua na bancada a falar mal de tudo e todos?!
Pior porquê?

Tens razão... o lixo que vá para lá "servem-se"... servem-se dos outros (diga-se povo) para se governarem!!
Enquanto não vír pessoas sérias lá, não irei votar.
Isso para mim é evidente.
Pata-Hari Escreveu:
"Jolly, já leste to cv do Passos Coelho? procura aí na net, está disponível. Olha que é muito, muito, muito fraco. O senhor não é propriamente um visionário, com mundo....
É um problema, se quisermos considerar isso um problema, de que ele não tem o exclusivo. Basta passar em revista muitas personalidades que militam na política de um lado ao outro do parlamento, em vários governos, nas autarquias, para vermos uma acentuada mediocridade. S. Bento não é um centro de professores catedráticos cérebros brilhantes e prémios Nobel. Nunca foi.
Reconheço no entanto que já foi melhor do que é.
O que desde tempos imemoriais se constacta é que quem tem cargos de poder deve ter especial cuidado em rodear-se de bons elementos. Isto é verdade na política, nas empresas e onde quer que seja.
Na prática esse objectivo muitas vezes não é conseguido e não raras vezes vê-se um bom lider rodeado de "mulas" ou um "vegetal" rodeado de bons seguidores.
A desgraça acontece quando nem uma coisa nem outra são atingidas e ficamos só com mediocres a tentar convencer-nos todos os dias das suas boas intenções.
Pata-Hari Escreveu:
... podemos mandar os agradecimentos pelas descidas dos ratings.
Ontem confirmou tudo o que a Europa temia.
E agora ainda acrescento: só me apetece dizer palavrões ao ler estas cenas.... como é possível!??!!?
O rating vinha seguindo numa down trend enquanto o juro segue uma up trend e era previsivel já há algum tempo que acentuassem as respectivas tendências.
Tenho dificuldade em acreditar que uma declaração de um tipo que nem sequer exerce nenhum poder nem se sabe se virá a exercer, possa provocar algum movimento.
Em todo o caso se há coisa a que não estou vinculado é a qualquer ideologia, tenho uma certa aversão à gentinha que milita na política e a quem os defende cegamente porque considero, como já afirmei noutro post, que não sabem fazer contas e não defendi o actual lider do PSD em lado nenhum.
O que eu me limitei a fazer foi a não embarcar na tendência de dizer que é novo, que não tem experiência, que não tem curriculum, que nunca trabalhou nem sabe trabalhar e o mais que vejo escrito e dito por aí, porque isso em boa verdade é o mal de muita gente não é um exclusivo dele.
.
Não tenho problema em afirmar que votei em branco e assim vou continuar. Mal ou bem, é o que vou fazer, pois estes incompetentes não merecem o meu voto.
O Passos pelas declarações que fez: "aumento de impostos", já tem o não do CDS. Agora como governo só se safa com maioria absoluta. E se o povo nãodá maiorias absolutas.
Os politicos portugueses ainda não entenderam que quem manda no orçamento ("consolidação orçamental versus estabilidade do euro") é a CE.
Certo que o Socrates estava a mais, mas nesta altura não se puxa assim o tapete. Este acto foi mau de mais para Portugal.
Mas é assim "A luta do poder".
Um abraço,
m2010
O Passos pelas declarações que fez: "aumento de impostos", já tem o não do CDS. Agora como governo só se safa com maioria absoluta. E se o povo nãodá maiorias absolutas.
Os politicos portugueses ainda não entenderam que quem manda no orçamento ("consolidação orçamental versus estabilidade do euro") é a CE.
Certo que o Socrates estava a mais, mas nesta altura não se puxa assim o tapete. Este acto foi mau de mais para Portugal.
Mas é assim "A luta do poder".
Um abraço,
m2010
- Registado: 2/1/2010 15:38
Mares Escreveu:Quico Escreveu:Mares Escreveu:Agora é que a criança vai fazer xixi nas fraldas...
Não votei
Pior ainda! Não votaste, significa que qualquer coisa para ti serve... vais continua na bancada a falar mal de tudo e todos?!
Porque hoje é 6ª feira, é dia de Braga de Matos escrever no Negócios:
Fernando Braga de Matos Escreveu:E depois do adeus
25 Março2011 | 12:29
Fernando Braga de Matos
(Onde o autor, um estrénuo defensor da estabilidade, como nesta sede sustentou até ao enjoo, anota que este é um momento péssimo para o despoletar da crise mas que o fim da linha chegou quando Sócrates decidiu abri-la ou fez o seu melhor para que isso acontecesse, sendo que, mesmo demitido, nele está também a chave do futuro, Arre!).
Para a conferência europeia a coisa fica remediada, vai um primeiro ministro sem poderes mas com o título, basta o PR adiar a aceitação do pedido demissionário. Mas as coisas não ficam nada bem, digo eu, no "understatement" do ano. Tudo tem um fim, e este governo PS não tinha quaisquer condições para durar toda uma legislatura. Um governo minoritário não passa de um governo de gestão graduado, característica que se torna clara em tempos conturbados ou em crises pontuais, e fica permanentemente em ponto de ruptura se lhe falta capacidade de diálogo e consenso, actuando como se maioritário fora. Logo à partida, com o número de propor coligações ou acordos a todos os partidos, do BE ao CDS, fazendo na prática o contrário, Sócrates evidenciou que não tinha condições subjectivas para durar quatro anos. Só mesmo quem emprenha pelos ouvidos, e não de forma normal pelos actos adequados, poderia acreditar na seriedade da oferta, apenas mais uma jóia da governação mediática por palavras e encenações. Isso era apenas um programa para o falso diálogo, movido por um surdo de nascença.
Já tudo foi dito sobre quem fez o quê neste triste impasse do PEC IV (que, aliás, com esta gente, apenas seria o preâmbulo para o V e por aí fora), mas tem de se ter presente que o Governo, ou melhor, o solista Sócrates, apareceu com um importantíssimo PEC, onde se traziam novas e imprevistas medidas de austeridade que ainda meses antes eram ditas como desnecessárias, sem dar satisfações a ninguém, rigorosamente ninguém, nem sequer ao Conselho de Ministros, apenas reunido no último fim de semana! E foi um compromisso europeus, não um rascunho, como Junker, o presidente do Eurogrupo, afirmou e confirmou. Além disso, necessitando imperiosamente de acordo com o PSD, Sócrates incluiu medidas que aquele tinha rejeitado de forma peremptória (deduções fiscais, IVA para certos produtos ), o que só pode ser visto como a provocação para um jogo "chicken", não como abertura para um jogo cooperativo ou de tendência para o equilíbrio. Quanto à motivação, dizer, como fazem alguns, que um cenário de crise nacional se abriu devido à maneira de ser de Sócrates, com o Diabo ou uma crise de próstata a pô-lo em estado de guerra, parece-me coisa de sofá de psiquiatra e não de análise de tabuleiro. Nah! O homem sabia que a ajuda externa explícita passou a ser inevitável e saiu do barco antes de todo o castelo de fantasias se desmoronar, passando a culpa ao menino do lado que estava perto.
O timing é perigosíssimo, mas isso é até a emoção forte do "chicken", para quem goste de o jogar. Para o País, mas não para o jogador, até perturba pensar no precipício que aí está: o imprescindível financiamento externo com necessidades enormes por estes meses; os juros a pagar que nos vão afundar ainda mais no endividamento; as reformas sistémicas sempre adiadas; a deriva governativa. A contrapor, mas não a superar este lado perturbadoramente negativo, aponta-se que a clarificação era inevitável e que, como o Tiririca, "pior que está não fica". Por outro lado, livrarmo-nos de uma fileira de incompetentes é sempre uma benesse animadora. Por exemplo, desde o tempo do Vizir Iznogood que não se via pior ministro das Finanças, de derrapagem em derrapagem , de PEC em PEC, sempre a enganar-se nas contas e nos cenários macroeconómicos, cada vez mais militante do PS do que técnico competente, muito mais um jeitoso à portuguesa que um perito das finanças públicas e ministro exigente.
Mas que vai acontecer com o imprescindível e urgente financiamento da República? Aí, atrevo-me a especular que, sendo Portugal, em termos relativos, apenas uma pequena operação, a defesa do euro e da coesão europeia vão prolongar, em vários moldes, a ajuda financeira que já cá está desde Maio do ano passado. Como diz Silva Lopes, "se não fosse o BCE, isto já estava de pantanas".
E para o futuro, que terá que passar por consensos alargados? PSD E CDS estão disponíveis. O PR tem agora a oportunidade de mostrar que existe. Só fica a "wild card" do costume, José Sócrates, ele também imprescindível, tal o seu domínio sobre o PS.
Advogado, autor de " Ganhar em Bolsa" (ed. D. Quixote), "Bolsa para Iniciados" e "Crónicas Politicamente Incorrectas" (ed. Presença). fbmatos1943@gmail.com
Assina esta coluna semanalmente à sexta-feira
- Registado: 17/3/2009 14:43
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, J.f.vieira, Jonas74, PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2, TheKuby, yggy e 305 visitantes