Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae com - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: er

por James Wheat » 10/1/2007 19:53

luis lobs Escreveu:Parece que estou sozinho neste carrocel...Tenhamos esperança que amanha visite os 6 euros (reza).

Grande luis, tou cheio de pena de si :cry: ... Fénix, fico contente por si - compagnon de route :clap: !!
Eu tou fora, pq tenho um problema: quando vejo aumentos de preços em Opas no horizonte, ponho-me a milhas do oferente... Ainda não me vi livre desta mania :roll: !
Sinceramente não entendo como uma perspectiva de aumento de 10% na oferta para os já apregoados €10,50 pode levar o papel a estas puxadas. Bem sei que em Wal Street falam em €12,50 e outras bestialidades do género (encomendas...), mas caramba, mais 1 euro dá mais €1Bil de custo e a comprar uma empresa bastante armadilhada por dentro :roll: !
Não sei não :-k ... Ia dizer para se pôr a pau, mas a verdade é que não sei dar conselhos nestes casos, pelo que fico a torcer pelo seu sucesso - até pq voçê tem estado a ver a jogada muito bem.
Aquele abraço.

PS: impressionante a jogada do Paulo nesta Opa. Só o que já valorizou a Sonaecom - e o pai a Sgps - é uma jogada de uma carreira ! Que grande :clap: :clap: :clap: !!
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

er

por luis lobs » 10/1/2007 19:37

Parece que estou sozinho neste carrocel.

Belo fecho, tal como ontem com compra ao melhor a ripar tudo até aos 5.74 ...parece-me que nao fica por aqui :lol:

Custa-me a crer que qualquer grafico possa defenir os movimentos da snc, embora os 5.84 coincidam com a linha semanal.

E pronto foi entregue pela Snc o projecto dos prospectos e a cmvm espera proceder ao registo da operação na sexta-feira, logo poderemos ter mais alguma correria ao titulo.

Tenhamos esperança que amanha visite os 6 euros (reza)

.
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

por eulid » 10/1/2007 17:20

Conference call na UBS e outro a dizer que a SNC terá que subir a oferta para 10,50. O que é certo é que TODOS, incluindo o mercado estão à espera da subida da oferta:

UPDATE 3-Sonaecom shares jump on PT bid hopes
10-01-2007 15:22 por Reuters

(Updates with Sonae share price, adds research)

By Henrique Almeida

LISBON, Jan 10 (Reuters) - Sonaecom shares jumped more than 8 percent on Wednesday on hopes the group will pull off a bid for larger rival Portugal Telecom .

Sonaecom Chief Executive Officer, Paulo Azevedo, told analysts and investors on a UBS conference call he was confident he could do the deal.

Late on Tuesday Portugal's stock market regulator CMVM made an announcement that should pave the way for a speedy conclusion of official registration of the bid.

"It looked as if Sonaecom is on the winning side," a source, who was on the conference call, told Reuters.

"He sounded very firm and left a positive impression behind," the source said.

By 1431 GMT shares in Sonaecom were up 7.1 percent at 5.73 euros after hitting a 5-year high of 5.84 euros in volumes 5 times the 30-day average.

Shares in conglomerate Sonae -- which holds a majority stake in Sonaecom -- traded 3.85 percent higher at 1.62 euros a share, while PT eased 0.4 percent to 10 euros. Lisbon's main PSI20 index was off 0.1 percent.

Sonaecom's 10.7 billion-euro bid for Portugal Telecom, or 9.5 euros a share offer, was rejected by PT's main shareholders as too low in February 2006.

London-based Execution Research initiated coverage of Sonaecom on Tuesday with a fair value of 8 euros per share, based on a successful takeover of PT.

HIGHER BID?

However, some analysts expect Sonaecom to increase its bid, which would greatly improve its chances of success.

"Sonaecom will formally offer 9.50 euros, but towards the middle of February, as the (PT) shareholder meeting approaches, we think it will raise it to 10.50 euros," Bear Stearns analyst Jonathan Dann said.

Sonaecom declined to comment but has repeatedly said it was not inclined to raise the existing offer.

PT is due to hold a shareholder meeting in February to allow shareholders to vote on the bid.

The run up to that meeting will be key in Sonaecom's efforts to convince PT shareholders to sell and traders have said any increase in the offer price would likely be made when the meeting approaches.

PT's shares have traded above the 9.5-euro level for several months, indicating that investors still expect a higher price or a competing bid at a higher level.

Portugal's CMVM stock market regulator signalled on Tuesday that it was likely to formally accept Sonaecom's registration of its bid soon. Sonaecom submitted the bid to CMVM on Dec. 29.

A trader said Portugal Telecom's five-year credit default swaps widened 8 basis points to a 165 basis point mid-price, suggesting the market was worried the bid will succeed and PT will be burdened with debt to pay for the acquisition.

PT holds a monopoly in the fixed line and cable television operations in Portugal and is also the leading mobile telephone operator in the country. (Additional reporting by Ruben Bicho and by Jeff Goldfarb in London)

((Reporting by Henrique Almeida

Editing by Paul Gallagher;

Reuters messaging

Registado: 6/12/2006 9:45

por lutav » 10/1/2007 16:30

Registado: 22/9/2006 22:36

por castelbranco » 10/1/2007 16:07

Ulisses Pereira Escreveu:A questão das divergência snegativa sé curiosa. É que depois de uma lateralização, os indicadores aliviam o estado de "sobrecompra" e qualquer subida que se segue poderá ser apontada como divergência negativa pois os indicadores estão bem abaixo do que estavam. Mas, honestamente, não creio que esta seja a abordagem que nos permite retirar as conclusões para "trading". Aliás, este género de divergêmncias tem sido o pão nosso de cada dia no último ano do PSI e ele acabou sempre por contrariar quem se prendeu a esse género de análise.

Um abraço,
Ulisses

tambem percebo o que dizes, mas este momento acho-o particularmente interessante, vamos aguardar

Registado: 10/11/2002 12:19

por Ulisses Pereira » 10/1/2007 15:46

Gosto quando os "traders" começam a dizer que é a casa X ou Y que está a entrar no papel. Há coisas que não mudam nunca :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por eulid » 10/1/2007 15:38

Ulisses Pereira Escreveu:Eulid, essa informação vem de onde? É que esse género de rumores são tão fáceis de lançar e aparecem diariamente nas várias acções...

Um abraço,
Ulisses

Vem daqui:

By Henrique Almeida

LISBON, Jan 10 (Reuters) - Sonaecom shares jumped more than 8 percent on Wednesday on hopes the group will pull off a bid for larger rival Portugal Telecom .

Sonaecom Chief Executive Officer, Paulo Azevedo, told analysts and investors on a UBS conference call he was confident he could do the deal and also late on Tuesday Portugal's stock market regulator CMVM made an announcement that should pave the way for a speedy conclusion of official registration of the bid.

"It looked as if Sonaecom is on the winning side," a source, who was on the conference call, told Reuters.

"He sounded very firm and left a positive impression behind," the source said.

A trader at a local bank said UBS was buying Sonaecom shares which sent the price up.

By 1235 GMT shares in Sonaecom were up 8 percent at 5.78 euros after hitting a 5-year high of 5.84 euros in volumes 5 times the 30-day average. PT eased 0.4 percent to 10 euros and Lisbon's main PSI20 index was off 0.1 percent.

Sonaecom's 10.7 billion-euro bid for Portugal Telecom, or 9.5 euro a share offer, was rejected PT's main shareholders as too low in February 2006.

However, some analysts expect Sonaecom to increase its bid, which would greatly improve its chances of success.

"Sonaecom will formally offer 9.50 euros, but towards the middle of February, as the (PT) shareholder meeting approaches, we think it will raise it to 10.50 euros," Bear Stearns analyst Jonathan Dann said.

Sonaecom declined to comment.

PT is due to hold a shareholder meeting in February to allow shareholders to vote on the bid.

The run up to that meeting will be key in Sonaecom's efforts to convince PT shareholders to sell and traders have said any increase in the offer price would likely be made when the meeting approaches.

PT's shares have traded above the 9.5-euro level for several months, indicating that investors still expect a higher price or a competing bid at a higher level.

Portugal's CMVM stock market regulator signaled on Tuesday that it was likely to formally accept Sonaecom's registration of its bid soon. Sonaecom submitted the bid to CMVM on Dec. 29.

A trader said Portugal Telecom's five-year credit default swaps widened 8 basis points to a 165 basis point mid-price, suggesting the market was worried the bid will succeed and PT will be burdened with debt to pay for the acquisition.

PT holds a monopoly in the fixed line and cable television operations in Portugal and is also the leading mobile telephone operator in the country. (Additional reporting by Ruben Bicho and by Jeff Goldfarb in London)

((Reporting by Henrique Almeida

Editing by Louise Ireland

Reuters messaging

rm://henrique.almeida.reuters.com@reuters.net

Telephone +351 21 350 9209)) ($1=.7678 euro)

Keywords: SONAECOM STOCK/

por Surfer » 10/1/2007 15:31

Ulisses Pereira Escreveu:A questão das divergência snegativa sé curiosa. É que depois de uma lateralização, os indicadores aliviam o estado de "sobrecompra" e qualquer subida que se segue poderá ser apontada como divergência negativa pois os indicadores estão bem abaixo do que estavam. Mas, honestamente, não creio que esta seja a abordagem que nos permite retirar as conclusões para "trading". Aliás, este género de divergêmncias tem sido o pão nosso de cada dia no último ano do PSI e ele acabou sempre por contrariar quem se prendeu a esse género de análise.

Um abraço,
Ulisses

Concordo contigo, o mesmo raciocínio faço quando vejo por ai muitos a fazerem referencia e alertar para divergências negativas.
Somente dou relevância a uma divergência negativa quando o activo em questão desenvolve uma nova tendência contrária á tendência de médio/longo-prazo ou quebra algum suporte relevante.

Assim como acho alguma piada quando existe algum alarmismo ou preocupação quando determinado activo encontra-se em sobre-compra, ora em bullmarkets é muito frequente o estado de sobre-compra e por vezes até por um longo período, o contrario do que vimos no ultimo bearmarket.

Cumps
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

...

por englishman » 10/1/2007 15:29

Eu penso que as divergências negativas e positivas dão boas indicações para os investidores e para o trading... mas penso que não chega para se tomar decisões devido a limitações na interpretação das mesmas, como refere um exemplo o Ulisses.
Agora, se identificarmos a "trend" do activo e adoptarmos uma estratégia de comprar em oversold em up trend e vender em overbought em down trend podemos ter melhores resultados, complementando as decisões com as divergências que vão surgindo. :idea:

Como o PSI20, a SON e a SNC está em Up Trend poderíamos aguardar por sinais de oversold para fazer a entrada Longo e não fazer o contrário: entrar Curto com sinais overbought. Isto enquanto o Up Trend persistir, claro.
As condições overbought e oversold também dependem sempre do time-frame em que estamos a investir... pode estar overbought ou oversold em gráficos de 5 minutos e não num diário, por exemplo... :wink: :idea:

É a minha opinião.

Abraços.
EMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Ulisses Pereira » 10/1/2007 15:28

Eulid, essa informação vem de onde? É que esse género de rumores são tão fáceis de lançar e aparecem diariamente nas várias acções...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por eulid » 10/1/2007 15:25

A razão da forte valorização no dia de hoje, deve-se às compras da UBS:

Sonaecom jumps on PT bid hopes, UBS buying

por Ulisses Pereira » 10/1/2007 15:04

A questão das divergência snegativa sé curiosa. É que depois de uma lateralização, os indicadores aliviam o estado de "sobrecompra" e qualquer subida que se segue poderá ser apontada como divergência negativa pois os indicadores estão bem abaixo do que estavam. Mas, honestamente, não creio que esta seja a abordagem que nos permite retirar as conclusões para "trading". Aliás, este género de divergêmncias tem sido o pão nosso de cada dia no último ano do PSI e ele acabou sempre por contrariar quem se prendeu a esse género de análise.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

...

por englishman » 10/1/2007 14:58

Com uma justificação fica sempre melhor, concordando ou não com a mesma... não quero com isto "imitar" algum papel de juiz, claro. :roll:

Concordo com as divergências técnicas negativas, não só com esses indicadores mas outros que mostram essas divergências.
No entanto, as cotações não param de subir... claro, que um dia corrige, mas...:roll:

Em relação à SNC, a única justificação dada foi a de que é trapalhona em termos técnicos... então, pomo-nos a pau, porquê? Por ser trapalhona? :roll: :roll:

m relação ao PSI20 e a SON, podemos dizer que por esses gráficos entraríamos Curto a estes valores, nestes activos? E possíveis stops para o caso da estratégia não funcionar?
Obrigado pelo tempo. :wink:

Abraço.
EMan

por leom » 10/1/2007 14:34

Boas castelbranco,

quanto á sonae.com é um titulo que a nivel tecnico é muito trapalhão

não concordo nada acho que é certinha como um relogio nos suportes e resistencias, mas tambem acho que a fazer alguma coisa (no meu caso)nestes valores seria vender.

Abraços
Outubro é um dos meses particularmente perigosos para especular em acções. Os outros são Julho, Janeiro, Setembro, Abril, Novembro, Maio, Março, Junho, Dezembro, Agosto e Fevereiro.

Registado: 5/4/2006 0:51

Re: ...

por castelbranco » 10/1/2007 14:16

EnglishMan Escreveu:Olá, castelbranco. :wink:

Sigo sempre os gráficos que coloca à disposição da companhia caldeirense, mas por vezes fico a pensar...

O que fazer com os gráficos? O que é que o castelbranco faz com os gráficos?

E agora li isto:
Caro chevall, os meus alarmismos estão assentes em factores tecnicos, mas...

Realmente não dá para perceber. Quais são esses sinais? Então são títulos que estão em máximos e devemos estar alerta para quedas??? :roll:
Não percebo.

Uma sugestão seria que ao colocar os gráficos indicasse uma estratégia possível para "tradar" o activo no qual apresenta a sua interpretação. Não tem que colocar aquela que efectuou na realidade, mas uma suposta que aos seus olhos poderia resultar... :idea: :roll:
Exemplo mais recente: o gráfico do mercado chinês... que estratégia? Eu digo isto porque interessa mais a estratégia do que o gráfico, no meu ponto de vista, para todos aprendermos. :wink:

Abraços.
EnglishMan

ora viva EnglishMan
os meus argumentos tecnicos sobre o indice são estes

no grafico abaixo vemos o psi20 em sobrecompra com divergencias tecnicas negativas

coloco ainda o grafico da sonae sgps que quanto a mim é sempre tambem um bom titulo a seguir para indicar sinais tecnicos e neste momento estou a ver aquilo que ela faz muito bem depois de uma lateralização, esplosão depois retrai, quanto á sonae.com é um titulo que a nivel tecnico é muito trapalhão, no entanto como o ulisses exemplificou e muito bem, mas é claro que para se adivinharem possiveis topos teremos que nos basear em alguma coisa, senão não valeria a pena eu estar aqui a falar coisa nenhuma, apenas diria está a subir ou está a descer e pronto é aquilo que é mais simples e é aquilo que prevalece sempre como coisa certa.
abraços
Anexos
PORTUGAL.png
PORTUGAL.png (78.71 KiB) Visualizado 5157 vezes
SONAE.png
SONAE.png (25.25 KiB) Visualizado 5163 vezes

...

por englishman » 10/1/2007 13:46

Olá, castelbranco. :wink:

Sigo sempre os gráficos que coloca à disposição da companhia caldeirense, mas por vezes fico a pensar...

O que fazer com os gráficos? O que é que o castelbranco faz com os gráficos?

E agora li isto:
Caro chevall, os meus alarmismos estão assentes em factores tecnicos, mas...

Realmente não dá para perceber. Quais são esses sinais? Então são títulos que estão em máximos e devemos estar alerta para quedas??? :roll:
Não percebo.

Uma sugestão seria que ao colocar os gráficos indicasse uma estratégia possível para "tradar" o activo no qual apresenta a sua interpretação. Não tem que colocar aquela que efectuou na realidade, mas uma suposta que aos seus olhos poderia resultar... :idea: :roll:
Exemplo mais recente: o gráfico do mercado chinês... que estratégia? Eu digo isto porque interessa mais a estratégia do que o gráfico, no meu ponto de vista, para todos aprendermos. :wink:

Abraços.
EnglishMan

por Ulisses Pereira » 10/1/2007 13:43

Conforme o pedido, deixo aqui os gráficos actualizados. Comentários? "Bullish" em todos os horizontes temporais. A ruptura da resistência hoje da zona entre os 5,35 e os 5,4 euros provocou a reacção que se viu....

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-snc1.GIF
forum-snc1.GIF (16.09 KiB) Visualizado 5262 vezes
forumsnc2.GIF
forumsnc2.GIF (26.63 KiB) Visualizado 5261 vezes
forum-snc3.GIF
forum-snc3.GIF (16.21 KiB) Visualizado 5271 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Chevall » 10/1/2007 13:42

castelbranco Escreveu:
Chevall Escreveu:Claro que não há mal nenhum em tomar cautelas, sendo essa umas das verdades insofismáveis em bolsa, mas vir-se para aqui sempre numa perspectiva de alarmismo sempre qe há um puxão numa acção é que me parece estranho. Num outro tópico era o prolema dos sucessivos gap ups, por isso questiono, qual é o problema agora?

É por estar a subir 7%? É por a OPA não ter hipóteses de ir avante? É porque a revisão do preço terá que ser substancial? O que é afinal, gostava eu de saber, já que tanto se faz apanágio do alarmismo...

Caro chevall, os meus alarmismos estão assentes em factores tecnicos, mas...como diz o ditado vamos indo e vendo, é claro que tambem posso estar errado, mas que existem neste momento argumentos tecnicos para se falar num reversão lá isso existem, no entanto esses argumentos tambem teêm um timing e se esse timing for ultrapassado os argumentos caiem por terra, assim só poderemos saber se estou errado ou certo daqui a algum tempo.

Caro castelbranco, obrigao peloe sclarecimento.
Assim faz mais sentido, na forma e no conteúdo com que nos presenteia nos seus posts.
Tudo bem que certos indicadores técnicos revelam uma certa exaustão no sentido ascendente dos mercados, mas convenhamos que vir para aqui dizer "ponham-se a pau", não faz muito sentido vindo, exactamente, da parte de quem vem.

Abraço, e assistamos "sentados" ao desenrolar dos mercados e a especificamente ao desenrolar deste cenário pré-OPA sobre a PT.
"Alea Jactae Est!"

Registado: 19/5/2005 12:03

por sol » 10/1/2007 13:28

Sonae SGPS

A Sonae SGPS é outra das acções envolvidas nas enormes operações de aquisição existentes na nossa Bolsa. A OPA do grupo Sonae sobre o Grupo PT arrasta-se há meses e ainda teremos que esperar, até à sua conclusão, do parecer da Autoridade da Concorrência (que decidiu prolongar o prazo da sua apreciação de forma a fazer uma investigação aprofundada), da autorização governamental e do desenrolar da Operação propriamente dita.

Tecnicamente, em termos de médio e longo prazo, o aspecto da Sonae SGPS é excelente. Depois de uma correcção violenta iniciada em Março de 2000 que fez o título perder cerca de 85%, a acção construiu durante um ano – entre 2002 e 2003 – uma base sólida que lhe permitiu inverter a violenta tendência descendente em que se encontrava. Não há nada a apontar e mantenho o optimismo que ao longo dos últimos anos venho mantendo em relação às perspectivas da Sonae.

Por mais inverosímil que possa parecer, a verdade é que a Sonae SGPS mais do que quintuplicou o seu valor desde 2003, construindo uma poderosa tendência ascendente de médio/longo prazo que se mantém intacta pelo que, por enquanto, não há quaisquer sinais de preocupação.

No entanto, em termos de curto prazo e médio, a quebra da linha de tendência ascendente que vinha suportando as subidas do papel, colocou a acção numa débil situação. Pessoalmente, mantenho as minhas cautelas em relação à Sonae SGPS até que a acção consiga quebrar a resistência dos 1,24 euros. Sem essa demonstração de força, creio que a relação rentabilidade/risco desaconselha uma entrada no título.

Sonae.com

Enquanto os jornais se vão entretendo a especular acerca de ofertas concorrentes sobre o grupo PT, a Sonae.com continua pacientemente à espera do desfecho desta operação e as cotações da empresa liderada por Paulo Azevedo reflectem essa mesma indecisão.

Há algumas semanas atrás, surgiu mais uma notícia que dá conta da intenção de um consórcio de “private equity” em avançar com uma proposta concorrente para a aquisição do grupo PT. Mas qual é o interesse de um potencial comprador fazer o anúncio prévio disso? Nenhum, na minha opinião. E quantas pseudo-OPA`s já existiram em todo este processo? Tal como venho dizendo nos últimos meses, continuo a acreditar que não existirá nenhuma oferta concorrente. Já sobre o sucesso da actual OPA tenho muitas dificuldades em dar qualquer resposta.

Tecnicamente, a Sonae.com tem sido das acções mais perfeitas da praça portuguesa. Os suportes e resistências horizontais têm funcionado quase sempre na perfeição e servido como importantes pontos de “trading”para os investidores. Em termos de longo prazo, a tendência ascendente é clara e inequívoca e a acção encontra-se, actualmente muito perto do máximo dos últimos 5 anos.

Em termos de curto prazo, a acção tem oscilado entre a sua importante resistência na zona dos 4,4/4,45 euros e o seu forte suporte na zona dos 3,9/3,95 euros. Com uma curta excepção, a acção tem negociado dentro desse intervalo nos 5 meses. Só quando estes níveis forem quebrados é que a acção dará um sinal mais claro de qual será o seu próximo movimento. Até lá, andará ao sabor dos rumores que, convenientemente, vão sendo lançados semanalmente.

Afinal os gráficos não ficaram como, prtendia, solicitava ao Ulisses o autor dos mesmos o favor de os colocar, e se possível os actualizar, o texto acima faz parte do retrato da bolsa em tempos aqui colocado pelo Ulisses, desde já o meu obrigado.

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por castelbranco » 10/1/2007 13:19

Chevall Escreveu:Claro que não há mal nenhum em tomar cautelas, sendo essa umas das verdades insofismáveis em bolsa, mas vir-se para aqui sempre numa perspectiva de alarmismo sempre qe há um puxão numa acção é que me parece estranho. Num outro tópico era o prolema dos sucessivos gap ups, por isso questiono, qual é o problema agora?

É por estar a subir 7%? É por a OPA não ter hipóteses de ir avante? É porque a revisão do preço terá que ser substancial? O que é afinal, gostava eu de saber, já que tanto se faz apanágio do alarmismo...

Caro chevall, os meus alarmismos estão assentes em factores tecnicos, mas...como diz o ditado vamos indo e vendo, é claro que tambem posso estar errado, mas que existem neste momento argumentos tecnicos para se falar num reversão lá isso existem, no entanto esses argumentos tambem teêm um timing e se esse timing for ultrapassado os argumentos caiem por terra, assim só poderemos saber se estou errado ou certo daqui a algum tempo.

por Chevall » 10/1/2007 13:02

Claro que não há mal nenhum em tomar cautelas, sendo essa umas das verdades insofismáveis em bolsa, mas vir-se para aqui sempre numa perspectiva de alarmismo sempre qe há um puxão numa acção é que me parece estranho. Num outro tópico era o prolema dos sucessivos gap ups, por isso questiono, qual é o problema agora?

"Alea Jactae Est!"

por leom » 10/1/2007 13:00

fica o boneco

Abraços
Anexos
scom.GIF
scom.GIF (18.46 KiB) Visualizado 5459 vezes
Outubro é um dos meses particularmente perigosos para especular em acções. Os outros são Julho, Janeiro, Setembro, Abril, Novembro, Maio, Março, Junho, Dezembro, Agosto e Fevereiro.

Registado: 5/4/2006 0:51

rt

por luis lobs » 10/1/2007 12:48

Todas os target,s lançados agora só ajudam a valorizar ainda mais a SNC, valorece o Belmiro que vai fazer uma grande compra.Pena que á uns meses os target,s para a PT nenhum altrapassava os 9 euros.

Nao á mal nenhum em em tomar cautelas como diz o castel, basta deixar correr os lucros e stops apertados: que sobe muito toda gente vê...mas agora penso que está entregue a peixes graudos.

-
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

por Chevall » 10/1/2007 12:30

castelbranco Escreveu:
jazz Escreveu:Está tudo louco?! Alguem consegue explicar o que se está a passar?!

está a dar um esticão...engraçado não é? ponham-se a pau

Castelbranco, és bem capaz de nos explicar porque temos que nos por a pau?

Sempre que há um esticão numa qualquer acção da Bolsa Nacional, lá aparece o arauto da desgraça...
"Alea Jactae Est!"

por Baiqueeuespero » 10/1/2007 12:03

Acções da PT deveriam estar a valer 12,40 euros
Wall Street diz que defesa da PT à OPA é “pouco inspiradora”
O Wall Street Journal diz que a defesa da administração da PT à OPA da Sonaecom é "pouco inspiradora", adiantando que com o prémio da oferta e o desempenho do sector, cada acção deveria estar a valer 12,40 euros, ou seja, os investidores vão perder 2 a 3 mil milhões. O jornal acusa Portugal de "nacionalismo". A Sonaecom está a disparar mais de 9%.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

O Wall Street Journal diz que a defesa da administração da PT à OPA da Sonaecom é "pouco inspiradora", adiantando que com o prémio da oferta e o desempenho do sector, cada acção deveria estar a valer 12,40 euros, ou seja, os investidores vão perder 2 a 3 mil milhões. O jornal acusa Portugal de "nacionalismo". A Sonaecom está a disparar mais de 9%.

O Wall Street Journal (WSJ), na coluna "Breaking View", diz que os investidores da Portugal Telecom [Cot] preparam-se para perder entre 2 a 3 mil milhões de euros.

Segundo o jornal, a culpa é da defesa esboçada pela administração da PT, da regulação e do "nacionalismo" português que impede que surjam ofertas concorrentes. O desempenho operacional da operadora também é criticado pelo jornal.

A Sonaecom está prestes a fazer o registo da oferta pública de aquisição (OPA) a 9,50 euros "e não deverá ir além dos 10 euros" caso venha a rever em alta a contrapartida da OPA.

Segundo as contas do colunista da WSJ, se a PT tivesse nos últimos meses valorizado em linha com o sector e considerado o prémio "magro" de 20% da OPA da Sonaecom, então cada acção da operadora deveria estar a valer 12,40 euros, um valor em mais de 30% superior à contrapartida em cima da mesa.

Para justificar este desempenho "pobre", o jornal cita a defesa da administração da PT que classifica de "válida", mas "pouco inspiradora". Depois da OPA, Miguel Horta e Costa e Henrique Granadeiro esboçaram um plano de remuneração orçado em mais de 3 mil milhões de euros, que só será posto em prática caso a OPA falhe.

O desempenho operacional da PT desde a OPA também ajuda a explicar o desfasamento face ao sector: os analistas estão a prever que o EBITDA da operadora tenha registado uma contracção de 6,5% desde que a Sonaecom lançou a OPA.

"Mas a regulação e a política são os grandes culpados" para o fraco desempenho das acções, já que retiraram margem para o aparecimento de uma OPA concorrente.

O WSJ diz que a decisão da Autoridade de Concorrência de permitir a junção da TMN e da Optimus é "surpreendente", já que vem criar um operador com uma quota de mercado de 64%.

O regime "arcano" das OPA (ainda válido para a oferta da Sonaecom) também é visado pelo artigo que diz que as OPA concorrentes teriam de lançar um preço 5% acima dos 9,50 euros, o que iria repelir o interesse dos "private equities" que procuram "emagrecer" a empresa "à busca" de maiores dividendos.

Ao contrário da Sonaecom, as OPA concorrentes só podem lançar um preço em cima da mesa, enquanto a oferta inicial tem sempre a possibilidade de ripostar.

Mesmo que uma OPA concorrente venha a ultrapassar todos estes obstáculos, "teria ainda de enfrentar o nacionalismo português".

De acordo com o WSJ, numa OPA "normal", as acções do oferente deveriam ter um desempenho abaixo do sector, o que não está a acontecer com a Sonaecom que desde a OPA já valorizou mais de 50%.

Hoje, as acções da empresa de Paulo Azevedo seguiam com um ganho de 8,04% para os 5,78 euros, a aliviarem de uma subida máxima de 9,16%.

Registado: 21/7/2006 14:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Gold Stock, Nuno V, PAULOJOAO, Phil2014, VALHALLA e 198 visitantes