Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 28/11/2014 23:34

malvoisin Escreveu:Caro Alquimista, quando dizes que este livro que o Chico indicou é apenas uma pequena parte do estudo que se deverá fazer sobre esta técnica (já agora, para poder pesquisar, como se designa essa "técnica" que referes?), aconselhas alguma literatura para iniciantes, para além do referido livro?

Aconselho o que tenho aconselhado (vide v.g. post de dia 18-11):
- http://www.medianline.com (trabalho original mas apenas parcialmente disponível por causa de litígio pendente nos EUA sobre "heranças")
- http://www.marketgeometry.com
- site da interactive brokers e procures todos os webinários dados por Tim Morge, exemplo: https://www.interactivebrokers.com/en/? ... binars.php (estão dentro de industry sponsored). Dá para imprimir os textos em pdf.

Boa sorte e tenacidade.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por malvoisin » 28/11/2014 20:44

Caro Chico, quero agradecer a referencia bibliografica, comecei a lê-lo há pouco .

Caro Alquimista, quando dizes que este livro que o Chico indicou é apenas uma pequena parte do estudo que se deverá fazer sobre esta técnica (já agora, para poder pesquisar, como se designa essa "técnica" que referes?), aconselhas alguma literatura para iniciantes, para além do referido livro?

A propósito, comecei a vir ao teu forum há algum tempo, e como não compreendia o tipo de analise que fazias dos graficos (e ainda estou mt longe de perceber), comecei a ler desde a 1ªpágina. Conceitos tais como "Point of Ignition", "Action/Reaction Lines", "Coil", etc., pareceram-me inovadores e mt interessantes, nada que eu tivesse visto em literatura comum de AT, e daí o meu interesse.

Por ex. esta tua análise que aparece num post de dia 25/03 fez-me muito sentido:

"vejamos: o preço formou um coil, dele saiu em gap up (sinal forte de pressão compradora) mas quando corrigiu e entrou na zona do coil este não serviu de "suporte" ou trampolim
ora, se a pressão compradora que levou o preço a sair de um range apertado e de diminuta duração fosse realmente de confiar, tanto mais que fez um gap up, ela teria aparecido, com elevada probabilidade (não é isto que forma suportes?) quando o preço testasse a zona e, inclusive, teria respeito a lta amarelada

como tal não sucedeu, a chegada à LTA tornar-se-ia suspeita e, no mínimo, deveria levar-nos a incluir o trade no grupo dos trades de não elevada probabilidade de êxito"

Mais uma vez obrigado a ambos!
abraço

O Alquimista Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Caro Alquimista

Desde já peço desculpas por não ter dado aqui o devido retorno aos teus ensinamentos.

O autor que o malvoisin perguntou e que tem sido a tua base é o Tim?

Um começo pode ser dado aqui:
http://www.median-line-study.com/suppor ... _ebook.pdf

Caro alquimista, como conhecedor da matéria podes dar algum feedback?

Um abraço.

Caro Chico,

Sim, é o Timothy Morge. Ele é a verdadeira fonte, o Mestre que sigo, pois foi aluno do fundador. É a única pessoa viva que, sabendo do assunto por ter frequentado a sala de jantar do Andrews, se dispôs a ensinar. Para além de que andou por outras paragens como, por exemplo, a Commodities Corporation e o Private Bank do JPM. Portanto, ele não só domina como ninguém as median lines, como sabe outras coisas.

O estudo que citas é uma abordagem ao tema e a sua leitura é importante. Contudo, é uma pequena parte do estudo de quem queira enveredar por esta técnica.

Abraço

Registado: 6/3/2014 19:07

por O Alquimista » 28/11/2014 16:14

gbpusd e gbpchf: intensifica-se a dor dos compradores do breakout, a não ser que tenham colocado a stoploss abaixo do range. E mesmo assim nada está garantido. Já estão planeadas duas oportunidades especulativas compradoras com base nas linhas.
eurcad: "João Moura"
Anexos
gbp.jpg
ch.png
cad.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por O Alquimista » 28/11/2014 1:51

gbpusd 30 m:
Preço quebrou o range em que se vinha mantendo mas depressa se cansou. É visível que os compradores do break do range estão chateados. A dor deles prepara-se para fundamentar uma oportunidade especulativa entrelinhas.
Anexos
gbp.jpg

por O Alquimista » 28/11/2014 0:48

Regressando ao usdchf 45 m para prosseguir com a observação da "banhada". Os mais afoitos entram com os "banhistas".
Anexos
chf.jpg

por O Alquimista » 27/11/2014 23:04

Limonov Escreveu:Alquimista,

Não me expliquei devidamente em relação às ML. Não é detetar no sentido de prever o futuro, é detetar no sentido em que vais aplicar as ML a um ativo onde já viste/detetaste um falso break. Nesse sentido, desenhas as linhas e deixas correr para ver se há namoro entre preço e linhas... havendo enamoramento, ou zonas de compradores/vendedores que segurem o preço e te proporcionem um local de entrada com um risco mínimo (distância da ordem stop) avanças para o trade.
Simplificando, muitos dos teus gráficos mostram interesse comprador em ativos que acabam de fazer lower low, como não acredito que procures fundos sem convicção metodológica e sem tapete, o falso breakout pareceu-me a motivação, e padrão que apelidas de "João Moura", a confirmação.
Alquimista, só estou e entabular uma conversa com alguém que tem um método completamente diferente do meu, se me disseres que estou completamente enganado, não tem mal, amigos como dantes :mrgreen:
Abraço,
Limonov

Não, não estás enganado. Sim, é um pouco como afirmas. Note-se que as linhas, quaisquer que sejam, são uma mera representação do preço. Elas são como os "facilitadores": facilitam a visão mas a estrutura (price action) já lá está (já lá estava).

Abraço

por Limonov » 27/11/2014 17:42

Alquimista,

Não me expliquei devidamente em relação às ML. Não é detetar no sentido de prever o futuro, é detetar no sentido em que vais aplicar as ML a um ativo onde já viste/detetaste um falso break. Nesse sentido, desenhas as linhas e deixas correr para ver se há namoro entre preço e linhas... havendo enamoramento, ou zonas de compradores/vendedores que segurem o preço e te proporcionem um local de entrada com um risco mínimo (distância da ordem stop) avanças para o trade.

Simplificando, muitos dos teus gráficos mostram interesse comprador em ativos que acabam de fazer lower low, como não acredito que procures fundos sem convicção metodológica e sem tapete, o falso breakout pareceu-me a motivação, e padrão que apelidas de "João Moura", a confirmação.

Alquimista, só estou e entabular uma conversa com alguém que tem um método completamente diferente do meu, se me disseres que estou completamente enganado, não tem mal, amigos como dantes :mrgreen:

As median lines não se destinam a detectar falsos breaks. Se o fizessem, outros tipos de linhas também seriam capazes de fazer o mesmo (a este nível as median lines não têm qualquer privilégio).

Esquece o outro tema :-# .

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por O Alquimista » 27/11/2014 16:32

Limonov Escreveu:Pode dizer-se, grosso modo, que uma das tuas formas de agir se centra nos falsos breaks e que as median lines são o teu detetor de falsidades?

Falsebreakout trader?

Se esta suposição for verdadeira também procuras situações em que o preço sobe além da resistência, mas que na inversão deixa os compradores do breakout com as calças na mão... criando uma oportunidade de short, ou de longo noutro ponto mais favorável, caso não se queira negociar contra a maré principal.

Alquimista continuo sem perceber por que insistes tanto na tecla das noticias, rumores, gurus, profissionais, etc, mas deve ser alguma discussão que me escapou :mrgreen:

Tenho a sensação que a maioria dos intervenientes do caldeirão não está preocupado com as noticias nem com o que o fulano A ou B vaticina, mas posso estar redondamente enganado :oops: Quando muito estão interessados na reação gráfica a uma noticia ou na comparação de análises próprias com análises de terceiros.

Abraço,
Limonov

As median lines não se destinam a detectar falsos breaks. Se o fizessem, outros tipos de linhas também seriam capazes de fazer o mesmo (a este nível as median lines não têm qualquer privilégio).

Os falsos breaks são analisados, no que à minha pessoa diz respeito, recorrendo principalmente ao price action. E o price action é impossível de ser referenciado, demonstrado, interiorizado, ensinado, num blog, seja ele qual for.

Sim, não são só os vendedores que ficam com as calças na mão. O mesmo raciocínio é aplicado nos dois casos. a) Negociar o break, b) a correcção do break ou c) a correcção do break até ao suporte no sentido da tendência dependerá do estilo, do tempo disponível e do "espaço" para o movimento se completar (se por ex. se esperam apenas 30 ticks, não faço nada). Tudo isto é válido como forma de abordagem do mercado, a questão centra-se na escolha da melhor ferramenta para cada uma das situações.

Eu sou um especulador discricionário.

Relativamente ao outro tema, peço desculpa mas não vou tecer comentários mais profundos. Apenas vou largando, por aqui e por ali, umas meias palavras...

Abraço

por Limonov » 27/11/2014 16:09

Pode dizer-se, grosso modo, que uma das tuas formas de agir se centra nos falsos breaks e que as median lines são o teu detetor de falsidades?

Falsebreakout trader?

Se esta suposição for verdadeira também procuras situações em que o preço sobe além da resistência, mas que na inversão deixa os compradores do breakout com as calças na mão... criando uma oportunidade de short, ou de longo noutro ponto mais favorável, caso não se queira negociar contra a maré principal.

Alquimista continuo sem perceber por que insistes tanto na tecla das noticias, rumores, gurus, profissionais, etc, mas deve ser alguma discussão que me escapou :mrgreen:

Tenho a sensação que a maioria dos intervenientes do caldeirão não está preocupado com as noticias nem com o que o fulano A ou B vaticina, mas posso estar redondamente enganado :oops: Quando muito estão interessados na reação gráfica a uma noticia ou na comparação de análises próprias com análises de terceiros.

Abraço,

Limonov

Olá Limonov,

sim, é esse o índice.

Essa é uma forma descrever o "João Moura", centrando a imagem no touro. Eu centro a imagem no cavaleiro: simula para um lado e vai para o outro: quebrou para baixo e de repente...toca a apanhar os curtos com as calças nas mãos, os que pensam que isto está esticado, que a economia está blá blá blá, que as empresas estão blé blé blé, que isto há-de corrigir bli bli bli, que o fulano, o beltrano e o cicrano dizem ou disseram bló bló bló, que estão previstas notícias blu, blu blu...

Não há melhor touro do que um urso arrependido (adaptação alquímica de um provérbio de Wall Street).
. A arte de especular é a arte da subtracção (Shane Blankenship).

Abraço.[/quote]

por O Alquimista » 27/11/2014 15:33

audusd 30 m: um estudo de hoje para a próxima semana, com identificação de hipotéticos locais de compra, venda, stops e targets.
Anexos
aud.jpg

por O Alquimista » 27/11/2014 13:37

Limonov Escreveu:Olá Alquimista,

DJTI? dow jones transports índex?

Padrão João Moura = bandarilha no lombo do touro com força, o touro fica combalido, dobra-se mais do que seria normal (mas o João Moura é dos melhores), no entanto, o touro também não é fraco (dobrou-se para ganhar mais impulso), levanta o preço com os cornos mais do que o público estava à espera?
É a tua visão da praça?

Abraço,

Limonov

Olá Limonov,

sim, é esse o índice.

Essa é uma forma descrever o "João Moura", centrando a imagem no touro. Eu centro a imagem no cavaleiro: simula para um lado e vai para o outro: quebrou para baixo e de repente...toca a apanhar os curtos com as calças nas mãos, os que pensam que isto está esticado, que a economia está blá blá blá, que as empresas estão blé blé blé, que isto há-de corrigir bli bli bli, que o fulano, o beltrano e o cicrano dizem ou disseram bló bló bló, que estão previstas notícias blu, blu blu...

Não há melhor touro do que um urso arrependido (adaptação alquímica de um provérbio de Wall Street).
. A arte de especular é a arte da subtracção (Shane Blankenship).

Abraço.

por Limonov » 27/11/2014 13:11

Olá Alquimista,

DJTI? dow jones transports índex?

Padrão João Moura = bandarilha no lombo do touro com força, o touro fica combalido, dobra-se mais do que seria normal (mas o João Moura é dos melhores), no entanto, o touro também não é fraco (dobrou-se para ganhar mais impulso), levanta o preço com os cornos mais do que o público estava à espera?
É a tua visão da praça?

Abraço,

Limonov

por O Alquimista » 27/11/2014 12:28

Dax:
- "João Moura" na sua plenitude (o aviso/exemplo tinha sido dado, entre outros, pelo djti);
- a natureza da median line deste tipo de fork poderia ter fundamentado uma oportunidade especulativa; à semelhança da cx, também aqui estive distraído.
Anexos
dax.jpg

por O Alquimista » 27/11/2014 12:15

Completando o gráfico diário do psi20 com um gráfico horário. Qual é a tendência? A tendência parece evidente, mas a resposta não o é.
Anexos
psi20.jpg

por O Alquimista » 27/11/2014 1:54

Voltando ao gráfico diário do Psi20 para ver como é que o preço se tem comportado.
Anexos
psi.jpg

por O Alquimista » 26/11/2014 12:32

chico_laranja Escreveu:Ok

No seguimento desse padrão João Moura (não sei o porquê do nome mas isso é secundário) fez um coil com saída pela parte superior pelo que confirma a subida que leva, havendo a possibilidade de fazer um recuo para voltar a subir (o padrão V) sendo aí bom momento para entrar quem perdeu o momento João Moura.

Estás à espera de um recuo até à linha horizontal que traçaste?

Quanto ao nome: como é o que menos importa, a liberdade de criação é grande. Não estou à espera desse recuo.

por chico_laranja » 26/11/2014 11:37

Ok

No seguimento desse padrão João Moura (não sei o porquê do nome mas isso é secundário) fez um coil com saída pela parte superior pelo que confirma a subida que leva, havendo a possibilidade de fazer um recuo para voltar a subir (o padrão V) sendo aí bom momento para entrar quem perdeu o momento João Moura.

Estás à espera de um recuo até à linha horizontal que traçaste?
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Tennis » 25/11/2014 19:37

O Alquimista Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Devo ter perdido essa lição :?

A que é que chamas padrão João Moura? É ao afundanço abaixo da linha de suporte com retorno? Se sim quais os cenários que se colocam?

Sim, e com um retorno que não é um retorno qualquer: é um retorno violento. É o mercado (os especuladores) a tourear os vendedores do break, os que se apoiam em padrões "assim e assado" sem previamente darem a palavra ao preço, ao contexto, ao que se passou no passado, distante ou próximo, quando sucedeu algo semelhante. O cenário que se coloca é o que está à vista: foram apanhados com as calças na mão, daí a violência. E não é propriamente uma lição (a não ser para os curtos), apenas uma visualização do modo o preço gosta de pregar partidas.
Era previsível que isso acontecesse? Tanto era que em devido tempo apresentei um gráfico do dax (o preço estava representado em linha) em que dava a entender o que se poderia passar.

É por isso que no passado disse que a primeira coisa a fazer é queimar todos os livros de trading que nos rodeiam e partir para a negociação sem qualquer carga às costas, seja ela qual for. Porque se vamos para o mercado à procura de ver um padrão, de certeza que o encontraremos... Quando disse tal sacrilégio chamaram-me arrogante e blá blá blá. A esses o mercado vai dando férias...

Abraço

.

Registado: 4/11/2002 23:01

por O Alquimista » 25/11/2014 19:23

chico_laranja Escreveu:Devo ter perdido essa lição :?

A que é que chamas padrão João Moura? É ao afundanço abaixo da linha de suporte com retorno? Se sim quais os cenários que se colocam?

Sim, e com um retorno que não é um retorno qualquer: é um retorno violento. É o mercado (os especuladores) a tourear os vendedores do break, os que se apoiam em padrões "assim e assado" sem previamente darem a palavra ao preço, ao contexto, ao que se passou no passado, distante ou próximo, quando sucedeu algo semelhante. O cenário que se coloca é o que está à vista: foram apanhados com as calças na mão, daí a violência. E não é propriamente uma lição (a não ser para os curtos), apenas uma visualização do modo o preço gosta de pregar partidas.
Era previsível que isso acontecesse? Tanto era que em devido tempo apresentei um gráfico do dax (o preço estava representado em linha) em que dava a entender o que se poderia passar.

É por isso que no passado disse que a primeira coisa a fazer é queimar todos os livros de trading que nos rodeiam e partir para a negociação sem qualquer carga às costas, seja ela qual for. Porque se vamos para o mercado à procura de ver um padrão, de certeza que o encontraremos... Quando disse tal sacrilégio chamaram-me arrogante e blá blá blá. A esses o mercado vai dando férias...

Abraço

por chico_laranja » 25/11/2014 18:53

Devo ter perdido essa lição :?

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por O Alquimista » 25/11/2014 18:02

Levou o seu tempo mas também o Dax conhece o padrão "João Moura".
Anexos
dax.jpg

por O Alquimista » 25/11/2014 16:20

Voltando ao usdchf 45 m: poderemos estar na presença de uma "banhada" à linha. Confirmando-se a banhada as linhas dar-nos-ão targets. A seguir de perto.
Anexos
chf.jpg

por O Alquimista » 25/11/2014 14:17

Psi20 1h:
Conseguiu libertar-se do colete de forças dado pelo range. Depois de gastar muita energia precisa de descansar. Descansa à vontade que já sei onde te vou apanhar (e não te levo a mal se voltares para dentro do range, só para chatear os que compram no break).
Anexos
psi.jpg

por O Alquimista » 24/11/2014 16:59

Em 23/11:
O Alquimista Escreveu:Como é habitual no mundo financeiro, a arte e a imaginação não são bens escassos: como não querem criar a figura de obrigações europeias, põem o BCE a fazer QE. Não querem participar no risco do emitente, mas não se importam de comprar esse mesmo risco.

Hoje: "The balance-sheet expansion required by QE programs exposes a central bank to the risk of losses on its holding of securities from defaults or (more realistically) higher yields, ironically if the economy recovers and rates rise. In theory, there is no limit to the size of the losses a central bank can incur." - Satyajit Das, The Fed has boxed U.S. into a tough easy-money corner
http://www.marketwatch.com/story/the-fe ... lcountdown

por O Alquimista » 24/11/2014 1:00

chico_laranja Escreveu:Caro Alquimista

Desde já peço desculpas por não ter dado aqui o devido retorno aos teus ensinamentos.

O autor que o malvoisin perguntou e que tem sido a tua base é o Tim?

Um começo pode ser dado aqui:
http://www.median-line-study.com/suppor ... _ebook.pdf

Caro alquimista, como conhecedor da matéria podes dar algum feedback?

Um abraço.

Caro Chico,

Sim, é o Timothy Morge. Ele é a verdadeira fonte, o Mestre que sigo, pois foi aluno do fundador. É a única pessoa viva que, sabendo do assunto por ter frequentado a sala de jantar do Andrews, se dispôs a ensinar. Para além de que andou por outras paragens como, por exemplo, a Commodities Corporation e o Private Bank do JPM. Portanto, ele não só domina como ninguém as median lines, como sabe outras coisas.

O estudo que citas é uma abordagem ao tema e a sua leitura é importante. Contudo, é uma pequena parte do estudo de quem queira enveredar por esta técnica.

Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 126 visitantes