Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 4/1/2008 12:48

Marlena, vou abrir um novo tópico para tentar concentrar essa info, ok?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por iurp » 4/1/2008 12:43

Lisbon Brokers avalia Sonae SGPS em 2,20 euros após a cisão da Sonae Capital
A Lisbon Brokers avalia a Sonae SGPS em 2,20 euros por acção, depois de ter ajustado o valor da empresa à separação da Sonae Capital. A casa de investimento tem uma recomendação de "forte compra" para a empresa liderada por Paulo Azevedo.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

A Lisbon Brokers avalia a Sonae SGPS em 2,20 euros por acção, depois de ter ajustado o valor da empresa à separação da Sonae Capital. A casa de investimento tem uma recomendação de "forte compra" para a empresa liderada por Paulo Azevedo.

Hoje, as acções da Sonae SGPS [Cot] negoceiam sem direito a acções da Sonae Capital, o que faz com que o valor dos títulos ajustem à separação das empresas.

Ontem, a Euronext Lisbon anunciou que o valor de referência da Sonae SGPS, após a cisão das empresas, era de 1,67125 euros.

A Lisbon Brokers emitiu uma nota de análise esta manhã onde diz que a sua avaliação da Sonae é de 2,20 euros, o que representa um potencial de valorização superior a 31% face ao valor de referência. E por isso, a recomendação da casa de investimento é de "forte compra".

A Lisbon Brokers diz que o preço de ajuste da Sonae SGPS (1,67125 euros por acção) avalia a Sonae Capital em 1,91 euros por acção, ou 477,5 milhões de euros, "abaixo da nossa avaliação preliminar baseada nos preços de mercado na altura do anúncio do ‘spin-off’ e abaixo da avaliação estabelecida pelo banco que liderou a operação" que foi entre 670 e 720 milhões de euros, de acordo com a mesma nota de análise.

As acções da Sonae SGPS seguiam a negociar nos 1,68 euros, o que representa uma subida de cerca de 0,5% face ao valor de referência das acções.

Registado: 23/1/2006 23:54

por FrenchTouch » 4/1/2008 12:34

fbarrancos Escreveu:Pessoal é a minha primeira vez aqui no caldeirão...

Tb alinhei na cisão... Mas mantenho uma duvida...

" A Sonae SGPS alerta contudo os seus accionistas que, se ainda não o fizeram, devem pedir junto do seu banco para converter as suas accoes para escriturais, de modo a que este processo seja automático ".

Depois de ler este paragrafo... digiri-me ao meu banco (CGD) e eles nao sabem o que fazer!!!

Alguem me sabe dizer o que é necessario???

um abraço...

Boas,

Penso que eles se referem aos titulos que sao fisicos ainda. Quem tiver accoes fisicas deve ir a uma instituiçao financeira para os desmaterializar (nao sei se diz assim em portugues).

A todos:
Os direitos serao creditados no night batch da Interbolsa de dia 08/01/2008. Se tudo correr bem, dia 09/01 de manha ja os terao na conta.

Saudaçoes.

Registado: 18/2/2007 21:44

por Resina » 4/1/2008 12:30

- GOE - Escreveu:
Resina Escreveu:
j-paulo inv. Escreveu:Os analistas da corretora lisboeta reforçaram hoje a sua recomendação de 'Forte Compra' para as acções da Sonae SGPS, uma vez que calculam que estas têm um potencial de valorização de 32% nos próximos doze meses.

os analistas Lisbon Brokers
peço desculpa

"Os analistas da correctora estão "atulhados" de acções da Sonae Sgps e dependem da sua subida para ganharem os ordenados e as suas comissões, por isso recomendam a todos que comprem acções da Sonae de modo a que ela suba sem parar."
Era uma boa noticia, não era... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Caro Resina, isso pode-se aplicar a qualquer price-target, ou não? :roll: .. Os price target's para mim não passam de isso mesmo, de entidade x ou y que tenciona convencer os investidores que determinado titulo tem um potencial de valorização razoável, claro que quando os lançam à partida devem estar "atulhados" delas...

Era uma piada... Normalmente a LB são os que lançam os targets mais generosos, e normalmente sem impacto...
j-paulo tenho sonae, era apenas uma piada...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Lordeilheu » 4/1/2008 12:28

Quem tem sgps tem de fazer algo ou vê a sua carteira modificada,,, é q n percebo nada daquilo... lol (principiante)

Registado: 29/11/2007 9:49

por j-paulo inv. » 4/1/2008 12:24

resina

era um boa noticia e pode ser uma boa noticia porque nao :!: por acaso tens son.

Registado: 2/1/2008 18:12

por - GOE - » 4/1/2008 12:22

Resina Escreveu:
j-paulo inv. Escreveu:Os analistas da corretora lisboeta reforçaram hoje a sua recomendação de 'Forte Compra' para as acções da Sonae SGPS, uma vez que calculam que estas têm um potencial de valorização de 32% nos próximos doze meses.

peço desculpa

"Os analistas da correctora estão "atulhados" de acções da Sonae Sgps e dependem da sua subida para ganharem os ordenados e as suas comissões, por isso recomendam a todos que comprem acções da Sonae de modo a que ela suba sem parar."

Caro Resina, isso pode-se aplicar a qualquer price-target, ou não? :roll: .. Os price target's para mim não passam de isso mesmo, de entidade x ou y que tenciona convencer os investidores que determinado titulo tem um potencial de valorização razoável, claro que quando os lançam à partida devem estar "atulhados" delas...

Registado: 5/12/2007 16:26

por Resina » 4/1/2008 12:18

peço desculpa

por - GOE - » 4/1/2008 12:16

fbarrancos Escreveu:Pessoal é a minha primeira vez aqui no caldeirão...

" A Sonae SGPS alerta contudo os seus accionistas que, se ainda não o fizeram, devem pedir junto do seu banco para converter as suas accoes para escriturais, de modo a que este processo seja automático ".

Depois de ler este paragrafo... digiri-me ao meu banco (CGD) e eles nao sabem o que fazer!!!

um abraço...

marlena Escreveu:Também contactei hoje o meu banco e a resposta que obti foi idêntica.
Dizem que oficialmente nada foi comunicado.

Estas situações são uma vergonha para os bancos em questão e demonstram uma falta de competência inconcebível, eu acho que há coisas que só acontecem mesmo em Portugal... :roll: ..

Registado: 5/12/2007 16:26

por j-paulo inv. » 4/1/2008 12:12

Os analistas da corretora lisboeta reforçaram hoje a sua recomendação de 'Forte Compra' para as acções da Sonae SGPS, uma vez que calculam que estas têm um potencial de valorização de 32% nos próximos doze meses.

peço desculpa

Registado: 2/1/2008 18:12

por marlena » 4/1/2008 12:08

Também contactei hoje o meu banco e a resposta que obti foi idêntica.
Dizem que oficialmente nada foi comunicado.

Registado: 29/11/2007 10:19

por fbarrancos » 4/1/2008 12:04

Pessoal é a minha primeira vez aqui no caldeirão...

um abraço...

Registado: 29/11/2007 3:14

por Pata-Hari » 4/1/2008 11:55

Broker, no caldeirão todos participantes precisam de argumentos para as opiniões que expressam e tu não és excepção. Como odiamos apagar participações, peço-te mais uma vez que argumentes os teus comentários porque se está a tornar pesado continuamente estar a pedir-te para justificares as tuas afirmações.
Administrador Fórum

comentário

por jotabilo » 4/1/2008 11:49

Caro Broker

Mas explica lá isso dos fundamentais bons da empresa.
Dá aí uns boms elementos de informação sobre os fundamentais da empresa....o seu activo ..o seu passsivo ...o per.....and so on.
Onde foste tu aprender essa expressão para a utilizares frequentemente?
Falas dessa coisa mas não dizes quais os valores em que fundamentas a tua esperança no longo prazo.
Ou melhor....necessitas de amor próprio e de uma certa credibilidade. Até ficas espantado em como há gente que lê os teus post's. Ficas envaidecido....mas tu não deves perceber nada de investimento e de bolsa...mandas uns bitaites para o maralhal para mostrares ou te convenceres que pertences ao grupo.... Deus te valha homem.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por Resina » 4/1/2008 11:16

Lisbon Brokers avalia Sonae SGPS em 2,20 euros após a cisão da Sonae Capital
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

Hoje, as acções da Sonae SGPS [Cot] negoceiam sem direito a acções da Sonae Capital, o que faz com que o valor dos títulos ajustem à separação das empresas.

Ontem, a Euronext Lisbon anunciou que o valor de referência da Sonae SGPS, após a cisão das empresas, era de 1,67125 euros.

A Lisbon Brokers emitiu uma nota de análise esta manhã onde diz que a sua avaliação da Sonae é de 2,20 euros, o que representa um potencial de valorização superior a 31% face ao valor de referência. E por isso, a recomendação da casa de investimento é de "forte compra".

A Lisbon Brokers diz que o preço de ajuste da Sonae SGPS (1,67125 euros por acção) avalia a Sonae Capital em 1,91 euros por acção, ou 477,5 milhões de euros, "abaixo da nossa avaliação preliminar baseada nos preços de mercado na altura do anúncio do ‘spin-off’ e abaixo da avaliação estabelecida pelo banco que liderou a operação" que foi entre 670 e 720 milhões de euros, de acordo com a mesma nota de análise.

As acções da Sonae SGPS seguiam a negociar nos 1,68 euros, o que representa uma subida de cerca de 0,5% face ao valor de referência das acções.

por Navete » 4/1/2008 10:41

Broker. Você deve ser uma pessoa muito positiva na sua vida, deve dar força ao pessoal que está á sua volta :)
Comprei 300 para ver até onde isto vai! :)

Registado: 29/10/2007 16:09

por Broker_Invest » 4/1/2008 10:19

rate Escreveu:Broker disse: vai cair !
08h.30 já sobe 1,2%
p.f. broker não compres SGPS
cc

Ja comprei !!! logo vão cair ??? porquê?
Pata a Sonae-SGPS não precissa de argumentos para explicar para se estar nela, quando eu refiro que é uma acção para estar a longo "prazo", é porque ela tem potêncial para isso, os fundamentais são mais que bons.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por USA Boy » 4/1/2008 9:57

Sonae na corrida para gerir o Aeroporto Sá Carneiro

Pedro Ivo Carvalho*

A Sonae está interessada na gestão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. De acordo com o que o JN apurou, o grupo económico, liderado por Paulo Azevedo, solicitou à ANA (entidade que gere as estruturas aeroportuárias) um dossiê sobre o equipamento, com o objectivo de fundamentar uma proposta. O interesse foi formalizado há mais de dois meses, mas até à data a ANA ainda não forneceu qualquer informação.

Entre outras coisas, terá sido pedida a planta da estrutura, instrumento que será determinante ao grupo económico para avaliar das potencialidades comerciais do aeroporto.

Este terá sido, até ao momento, o único grupo nacional a demonstrar interesse formal na gestão do Sá Carneiro, numa altura em que a discussão sobre o futuro do equipamento é dominada pelo diferendo entre a ANA e a Ryanair, transportadora de "baixo custo" que pediu - até agora sem sucesso - condições especiais para erguer uma base no Porto, garantindo mais quatro milhões de passageiros.

Ao que o JN apurou junto de fonte próxima do processo, muito dificilmente uma empresa portuguesa conseguirá suportar, sozinha, uma candidatura, até porque o "know-how", nesta matéria, mora além-fronteiras. Por isso, o mais provável é que um dos cenários mais realistas passe pela formação de um consórcio luso-internacional que congrege as variáveis investimento/conhecimento técnico.

Contactada pelo JN, a Sonae recusou fazer qualquer comentário, mas garantiu que "será a primeira a informar o mercado das notícias que, pela sua relevância ou grau de certeza, se revelem aptas a fornecer uma adequada informação aos investidores e stakeholders da Sonae Capital, bem como ao público em geral".

Até José Sócrates concorda

O desejo de privatizar a gestão do Aeroporto Sá Carneiro tem sido partilhado por PS, PSD, Junta Metropolitana do Porto e pelo próprio Governo. De resto, até o primeiro-ministro, José Sócrates, manifestou-se, num encontro que manteve no início do passado mês de Dezembro com algumas figuras do empresariado nortenho, favorável a esse cenário.

A Junta Metropolitana do Porto foi mais longe e encomendou, mesmo, um estudo sobre o modelo de gestão à Faculdade de Economia e à empresa de consultadoria Deloitte. Documento que já está concluído e que será apresentado aos autarcas ainda durante este mês.

Também a Associação Comercial do Porto, liderada por Rui Moreira, está a fazer lóbi pela privatização do equipamento, assumindo-se, nomeadamente, como "intermediária" entre a Ryanair e a ANA na discussão sobre o estabelecimento da companhia de "baixo custo" na cidade do Porto.

O crescente interesse pelo modelo de gestão do aeroporto também deve ser interpretado à luz dos números em 2007, o Sá Carneiro registou mais passageiros do que os três aeroportos da Galiza juntos (Vigo, Santiago de Compostela e Corunha).

in Jornal de Notícias

Registado: 29/11/2007 14:05

por rate » 4/1/2008 9:50

Broker disse: vai cair !
08h.30 já sobe 1,2%
p.f. broker não compres SGPS
cc

Registado: 8/12/2007 12:39

por Pata-Hari » 4/1/2008 9:06

Broker, já reparaste que em praticamente todos os tus posts fazes afirmações categóricas sobre coisas que ou não explicas ou que não podes saber nem afirmar?

Bons negocios, mas acho que ela vai cair . é uma acção para estar em longo.

Das duas uma, ou argumentas o que afirmas e mesmo assim não o podes afirmar categóricamente ou estas afirmações não fazem sentido. Neste caso até são contraditórias mas pronto. É uma acção para estar longo porquê?

Por favor, começa a explicar o que dizes para que se possa separar o que é puro bitaite aleatório do que é argumento e discussão sem que os moderadores tenham que andar a clarificar.
Editado pela última vez por Pata-Hari em 4/1/2008 9:53, num total de 1 vez.
Administrador Fórum

por smurf » 4/1/2008 1:45

Boas pessoal

Então temos a capital avaliada em €480.000.000 (só a venda da contacto poderá provocar "um impacto nos resultados" de 47.000.000)(parece significativo).

Esta avaliação fica bem abaixo das avaliações conhecidas, resta saber se o momento dos mercados permitirá a valorização dos titulos, na medida em que temos avaliações de 1.000.000.000 (claro que estas avaliações foram apresentadas em momentos em que a sonae industria não estava como está neste momento).

Para mim o principal motivo da descida da sgps (e da capital indirectamente)é a descida continua da industia.

BN

Registado: 23/5/2007 22:08

por Broker_Invest » 4/1/2008 1:42

rsacramento Escreveu:e se eu amanhã vender son, recebo as sonaeCapital à mesma?

Sim ! :wink:
Bons negocios, mas acho que ela vai cair . é uma acção para estar em longo.

Re: comentário

por Broker_Invest » 4/1/2008 1:41

jotabilo Escreveu:O que se ganha são acções...para quem detém acções da SON SGPS....tem direito a uma acção da SON CAP por cada oito.
Os direitos são apenas uma parte do valor de uma acção e que darão direito à compra de uma acção e que naturalmente em 9 de Jan entrarão no mercado como um qualquer outro bem bem.
Mas ao negociares direitos apenas compras ou vendes direitos.....quem detèm acções tem direito a acções sem pagar mais uns tusto.
Espero amanhã que sejam citados pelo meu banco as acções a que eu tenho direito na SON CAP.
O Broker diz que amanhã eu vou receber direitos?! como e porquê?

cumps

Aqui vai a noticia fresquinha, detens primeiros os direitos e se não venderes elas tornam-se em acções algo que nunca tinha ouvido falar.

Acções da Sonae SGPS ajustam hoje para reflectir cisão da Capital
O processo de cisão da Sonae Capital dá hoje o pontapé de saída em bolsa, com as acções da Sonae SGPS a passarem a ser transaccionadas sem direito a receber os títulos da próxima cotada da praça portuguesa. Para reflectir este novo cenário, as acções da Sonae SGPS vão sofrer logo no início da sessão de hoje uma correcção, que será o mercado a determinar e terá em conta a avaliação que for feita à Sonae Capital.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

O processo de cisão da Sonae Capital dá hoje o pontapé de saída em bolsa, com as acções da Sonae SGPS a passarem a ser transaccionadas sem direito a receber os títulos da próxima cotada da praça portuguesa. Para reflectir este novo cenário, as acções da Sonae SGPS vão sofrer logo no início da sessão de hoje uma correcção, que será o mercado a determinar e terá em conta a avaliação que for feita à Sonae Capital.

Os investidores têm vários valores de referência para estabelecer o preço a que as acções hoje vão negociar. Um deles é o que foi ontem fornecido pela Euronext e que servirá para efeitos de cálculo do PSI-20. A bolsa vai calcular o índice tendo por base uma cotação da Sonae SGPS de 1,67125 euros, um valor que é encontrado através da multiplicação de 0,125 (factor de atribuição de acções da Sonae Capital aos direitos) pela cotação de fecho de ontem da Sonae SGPS.

Ou seja, para a bolsa, a variação das acções da Sonae SGPS amanhã será efectuada contra os 1,67125 euros e não contra o fecho de ontem. Este preço de referência avalia cada direito da Sonae Capital em 0,24 euros e cada acção da companhia em 1,91 euros, o que implica uma avaliação global de 477,5 milhões de euros.

Bancos avaliam Sonae Capital acima de 600 milhões

Contudo, o mercado poderá preferir olhar antes para as avaliações que os bancos fazem à empresa e que são superiores às que resultam do preço de referência tendo em conta o factor utilizado para a conversão dos direitos em acções da Sonae Capital.

O BPI, banco de investimento que é o assessor da Sonae nesta operação, avaliou a Sonae Capital entre 670 e 620 milhões de euros, com um ponto médio nos 645 milhões. Se for este o valor que a Sonae SGPS verá subtraída à sua capitalização bolsista no início da sessão de hoje (passando de 3,82 para 3,17 mil milhões de euros), então as acções da empresa liderada por Paulo Azevedo sofrerão uma correcção mais acentuada, de 17%.

Este valor do ajuste representa o valor a que os investidores estão a avaliar os direitos da Sonae Capital, que poderão ser convertido posteriormente em acções da empresa. Neste caso em que o mercado incorpore a avaliação média efectuada pelo BPI, os direitos terão um valor teórico de 0,32 euros.

Por cada acção da Sonae SGPS detida até ao final do dia de ontem, os accionistas da empresa vão receber um direito de subscrição de acções da Sonae Capital. Cada lote de oito direitos serão convertidos num acção da Sonae Capital , com cada acção da nova cotada a partir para a bolsa com uma avaliação indicativa (a do BPI) entre 2,48 e 2,68 euros. O Millennium bcp investimento avalia a Sonae Capital em 788,5 milhões de euros, o que implica um valor por acção de 3,15 euros.

Certo é que os accionistas da Sonae SGPS tinham ontem uma acção avaliada em 1,91 euros e hoje passam a ter um título menos valioso, mas receberão, a 9 de Janeiro, um direito que fica avaliado na diferença. Será de 0,24 euros tendo em conta preço de referência da Euronext (ver tabela), 0,32 euros (avaliação média do BPI), ou 0,39 euros (Millennium).

Serão emitidos 2 mil milhões de direitos, que serão convertidos em 250 milhões de acções da Sonae Capital. Estes direitos poderão ser transaccionados em bolsa entre 9 e 15 de Janeiro, para os investidores que não tenham acções da Sonae SGPS e queiram ser accionistas da Capital. Possibilita também que os detentores de direitos os possam vender em bolsa, comprar mais, ou adquirir o número de títulos suficiente para ter um número de direitos que seja múltiplo de oito (o arredondamento é feito por defeito).

Depois de terminado o período de negociação dos direitos, estes são convertidos de forma automática em acções da Sonae Capital, no dia 28 de Janeiro, prevendo-se que logo de seguida as acções da companhia comecem a ser transaccionadas em bolsa. A Sonae SGPS alerta contudo os seus accionistas que, se ainda não o fizeram, devem pedir junto do seu banco para converter as suas acções para escriturais, de modo a que este processo seja automático.

por Capitão Nemo » 4/1/2008 1:40

Boa noite,

Penso que esta noticia poderá ser esclarecedora para alguns de vós.

http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=308597

Cumprimentos,

Registado: 4/12/2007 0:58

por Bullion » 4/1/2008 1:38

Em minha opinião a SONAE vai corrigir forte e feio , muito para além do valor de referência ditado pela Euronext.

A avaliação feita pela Euronext não faz sentido : atribui um valor muito baixo á SC, logo a SONAE vai ter de descer e bem.

amanhã vender ao melhor na abertura vai ser um bom negócio.

Registado: 31/7/2006 14:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 301 visitantes