Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Gtony84 » 18/11/2011 14:15

aaugustobb Escreveu:No meu ponto de vista, apesar de assumir agora uma perca de 30%, futuramente não deixa de ser um melhor negocio, porque virá a ganhar muito mais do que continuasse com as obrigações, e a receber o respetivo juro!!!

Pois podes fazer um negocio melhor... Mas pergunto eu uma coisa... Quanto tempo é que o BES levará a chegar á cotação de 1.8€ Por acção? Tem de subir 50% para chegar a esses niveis.. Resta apenas saber quanto tempo levarão... 1 ano, 2 anos, 10 anos :?:

Para além disso, e na minha opinião, a cotação do BES vai levar um CACETADÃO quando as novas acções entrarem em bolsa. Para além da diluição do capital, poderá ocorrer uma forte oferta que trará a cotação por aí abaixo.

Essa historia do BES Faz-me lembrar o AC do BCP... Emitiram acções a 0.36€ (+ custos de aproximadamente 0.09€ por cada) numa altura em que elas cotavam a perto de 0.55€. No momento em que elas entraram em negociação, já elas estavam a cotar abaixo dos 0.40€. Quem participou nesse AC fez um negocio ruinoso.

Registado: 29/12/2009 12:44

por superurso » 18/11/2011 13:20

Bem que grande roubalheira

Quer dizer investi 10.000 euros o ano passado, não recebo juros nunca mais, e ao fim de 1 ano fico com 6.800 euros em acções a cotaçaõ actual, sem dividendos quase de certea no próximo a ano, e se não vender logo em bolsa ainda vejo a cotação descer e fico ainda com menos de 6.800 euros.

Bem a malta do BES é amiga que grande troca sabe enganar bem o tuga

Registado: 11/11/2010 12:25

por gatofedorento » 18/11/2011 13:11

Relativamente ao ISIN que está aqui a ser referido são "valores mobiliários perpétuos subordinados
com juros condicionados" Obrigações subordinadas tier 1.

Registado: 18/2/2009 15:17

por Blue Epsilon » 18/11/2011 13:08

aaugustobb Escreveu:No meu ponto de vista, apesar de assumir agora uma perca de 30%, futuramente não deixa de ser um melhor negocio, porque virá a ganhar muito mais do que continuasse com as obrigações, e a receber o respetivo juro!!!

Repara que as acções têm de subir uns 30% para que isso seja verdade.
E se continuarem a descer? Lembra-te que já começas com um resultado de -30% logo à cabeça...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por gatofedorento » 18/11/2011 13:07

Citação: "BNP Paribas – O banco está a oferecer trocar ou recomprar 10 mil milhões de dólares de obrigações
subordinadas por cerca de 72.5% a 74% do seu valor facial."

Como já disse o BCP, BPI ESFG já o fizeram agora está o BES a fazer. Vão fazer todos os bancos~, pelas exigências da EBA no Core Tier 1 de 9% com valores market to market.

por aaugustobb_69 » 18/11/2011 12:57

No meu ponto de vista, apesar de assumir agora uma perca de 30%, futuramente não deixa de ser um melhor negocio, porque virá a ganhar muito mais do que continuasse com as obrigações, e a receber o respetivo juro!!!

Registado: 29/11/2007 1:39

por Saqueado » 18/11/2011 12:27

analfabeto Escreveu:o mail que acabei de receber foi este:

"Obrigada pelo seu e-mail,

Quanto ás questões colocadas, ao obrigações o código ISIN é o PTBENBOM0021.

O valor será de troca do valor nominal investido de 10.000€ por o equivalente em acções BES que neste caso como já lhe tinha dito anteriormente será de 5.555 acções.

Quanto ás Obrigações como também lhe expliquei por questões alheias ao BES e por imposição das novas regras e leis comunitárias o Banco não vai poder pagar mais os juros e como tal as obrigações terão tendencialmente a desvalorizar ainda mais.

Agradecia então que me informasse quando pode vir cá para eu mandar os documentos para Lisboa , pois tenho que informar o departamento central.

Grata e ao dispor"

parece que não tenho alternativa ou aceito 5555 acções ou adeus guito

Bom dia

Tendo também subscrito o mesmo produto(PTBENBOM0021), ligou-me o gestor de conta esta semana a informar que poderia haver a possibilidade de não pagarem o cupão, e não uma certeza. Gostaria de saber quais as ditas regras e leis comunitárias de que falam, a legalidade do mesmo, e se isto é aprovado pela CMVM, dado que face ao valor de proposta da troca, em que se perde ou os 32%, ou provalmente a totalidade do valor investido nas obrigações que ninguém vai querer comprar isto no mercado secundário.

Grato

Registado: 29/11/2007 2:04

por Fenicio » 18/11/2011 11:48

5.555 acções a que preço? Ao valor actualmente transaccionado em bolsa? Se sim, estamos a falar em cerca de € 1,23 x 5.555 acções = € 6.832,25

Um prejuízo superior a 30%! :?
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por analfabeto » 18/11/2011 11:46

o mail que acabei de receber foi este:

"Obrigada pelo seu e-mail,

Quanto ás questões colocadas, ao obrigações o código ISIN é o PTBENBOM0021.

O valor será de troca do valor nominal investido de 10.000€ por o equivalente em acções BES que neste caso como já lhe tinha dito anteriormente será de 5.555 acções.

Quanto ás Obrigações como também lhe expliquei por questões alheias ao BES e por imposição das novas regras e leis comunitárias o Banco não vai poder pagar mais os juros e como tal as obrigações terão tendencialmente a desvalorizar ainda mais.

Agradecia então que me informasse quando pode vir cá para eu mandar os documentos para Lisboa , pois tenho que informar o departamento central.

Grata e ao dispor"

parece que não tenho alternativa ou aceito 5555 acções ou adeus guito

Registado: 17/11/2011 11:01

por analfabeto » 18/11/2011 11:26

elitegroup Escreveu:Pois vi mal, são 10.000€. Já agora quem lhe disse que não vão continuar a pagar os juros? Foi o BES de certeza, o que eles querem é que faça a troca para aumentarem o core tier 1.

Eles têm 6 obrigações em troca, por isso não sei a qual se está a referir, mas mesmo que seja uma das que paguem o nominal a 100% é mau negócio.

Tem que dividir o nominal que é 1000€ por 1,8€ que é ao preço que eles propõem as acções, dá 555 acções. Agora multiplicar essas 555 acções por 1,23€ que é quanto estão a cotar agora, dá 683€, logo uma perda de 32%.

Agradecia que me desse o ISIN para pedir explicações ao BES sobre a continuidade do pagamento dos juros. E quem lhe disse que iam deixar de pagar, para expor o caso a CMVM.

Obrigado

não sei o ISIN assim que souber digo
o que me foi dito é que pagam/trocam 100% do valor investido em acções,

eu sei que vou perder mas a questão é se perco mais em trocar ou ficar com estas obrigações sinto que estou a ser bastante mal informado

abraço a todos

por silviosilva2 » 17/11/2011 20:09

é um mau negocio pelo que percebi eles pagam cerca de 80% do valor do produto (varia consoante a aplicação) e ganham pois vendem-lhe acções a um valor bastante superior ao do mercado, ou seja vão-lhe dar 8000€ pelas obrigações, e vão lhe vender as acções por 1,8€ cada quando em mercado valem apenas 1,23

Registado: 23/9/2011 19:31

por elitegroup » 17/11/2011 18:58

Não estou a dizer que é a CMVM que vai obrigar a pagar os juros, só quero averiguar se é o BES que diz isso aos obrigacionistas pra os intimidar e participarem na troca.

Por isso que queria saber o ISIN. Se não vão continuar a pagar já tiveram que informar a CMVM.

Registado: 16/2/2006 12:01

por gatofedorento » 17/11/2011 18:43

Fenicio Escreveu:
elitegroup Escreveu:Pois vi mal, são 10.000€. Já agora quem lhe disse que não vão continuar a pagar os juros? Foi o BES de certeza, o que eles querem é que faça a troca para aumentarem o core tier 1.

Eles têm 6 obrigações em troca, por isso não sei a qual se está a referir, mas mesmo que seja uma das que paguem o nominal a 100% é mau negócio.

Tem que dividir o nominal que é 1000€ por 1,8€ que é ao preço que eles propõem as acções, dá 555 acções. Agora multiplicar essas 555 acções por 1,23€ que é quanto estão a cotar agora, dá 683€, logo uma perda de 32%.

Agradecia que me desse o ISIN para pedir explicações ao BES sobre a continuidade do pagamento dos juros. E quem lhe disse que iam deixar de pagar, para expor o caso a CMVM.

Obrigado

Que roubalheira!! :shock: [/b]

Realmente, mas não é nada que o BCP,BPI e ESFG já não tenham feito.
Relativamente à possibiliddae de não pagarem juros terás que ter acesso ao ISIN da obrigação, para veres as caracteristicas. Todas as que estão a ser objecto da OPT, são subordinadas e algumas delas com juros condicionados. Não é CMVM que vai obrigar a pagar juros de uma obrigação com juros condicionados.

Abraços

por Fenicio » 17/11/2011 18:27

Obrigado

Que roubalheira!! :shock: [/b]
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por elitegroup » 17/11/2011 17:56

Pois vi mal, são 10.000€. Já agora quem lhe disse que não vão continuar a pagar os juros? Foi o BES de certeza, o que eles querem é que faça a troca para aumentarem o core tier 1.

Obrigado

por Nico » 17/11/2011 13:17

A meu ver, converter essas obrigações em Acções não é bem capaz de não ser nada mau negócio porque:

Deixa de ter obrigações perpétuas que não garantem rendimentos futuros.

O valor de cada obrigação hoje é inferior aos 1000€ de subscrição e aderindo à oferta pública de troca, torna a ver transformadas em acções os seus 1000€ por cada obrigação.

Não sei se é possível, mas detendo as acções em seu poder no dia 02DEZ, pode transaccioná-las, não?

Registado: 23/4/2007 13:05

por Fenicio » 17/11/2011 12:52

elitegroup Escreveu:Qual é o ISIN das obrigações? Acho 366€ pouco para 100K €.
Pode consultar o prospecto da troca aqui.
http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg= ... 712965ea9b

Nao foram 100k mas sim 10k.

por analfabeto » 17/11/2011 12:50

elitegroup Escreveu:Qual é o ISIN das obrigações? Acho 366€ pouco para 100K €.

desculpe a minha ignorância mas nao sei o que representa 100k, investi dez mil euros há um ano (+ ou -), tem rendido 366 de 6 em 6 meses a ultima paga foi em setembro mas já soube que não vão pagar os dividendos a seguir.

por elitegroup » 17/11/2011 12:24

Qual é o ISIN das obrigações? Acho 366€ pouco para 100K €.

por analfabeto » 17/11/2011 12:08

gatofedorento Escreveu:
analfabeto Escreveu:ola a todos

estou com uma duvida e pois tenho 10mil euros em obrigações bes a cinco anos das quais recebo 366 euros de 6 em 6 meses, neste momento a obigaçoes ja desvalorizaram mais de 35%.
Neste momento a minha gestora de conta desde o principio da semana que nao para de ligar para ir la assinar os papeis para fazer a troca da obrigações por acções.

será uma erro aceitar esta troca?
bem sei que o primeiro erro foi o de comprar estas obrigações

agradeço os vossos conselhos

Bom dia

As obrigações que vc tem, devem ser subordinadas, com juros condicionados. Ou seja os juros podem ou não ser pagos, caso não exista distribuição de dividendos essa obrigação não paga juros.
A troca será efectuada por acções do BES conforme prospecto que poderá consultar com o seu corrector.
De qualquer maneira, a decisão é sua, trocar ou não trocar.
Todos os bancos fizeram isso, fez o BCP, BPI, ESFG, agora é a vez do BES.
E tem a haver com as exigências da Troika e da EBA, mas vc é que decide o que quer fazer.

obrigado pela sua resposta
mas continua sem saber o que fazer, as acções bes desvalorizam todos os dias e provavelmente ninguem as compra vou ver se o banco me troca as obrigações por euros

cumpts a todos
cumpts a todos

por gatofedorento » 17/11/2011 11:41

analfabeto Escreveu:ola a todos

estou com uma duvida e pois tenho 10mil euros em obrigações bes a cinco anos das quais recebo 366 euros de 6 em 6 meses, neste momento a obigaçoes ja desvalorizaram mais de 35%.
Neste momento a minha gestora de conta desde o principio da semana que nao para de ligar para ir la assinar os papeis para fazer a troca da obrigações por acções.

Bom dia

As obrigações que vc tem, devem ser subordinadas, com juros condicionados. Ou seja os juros podem ou não ser pagos, caso não exista distribuição de dividendos essa obrigação não paga juros.
A troca será efectuada por acções do BES conforme prospecto que poderá consultar com o seu corrector.
De qualquer maneira, a decisão é sua, trocar ou não trocar.
Todos os bancos fizeram isso, fez o BCP, BPI, ESFG, agora é a vez do BES.
E tem a haver com as exigências da Troika e da EBA, mas vc é que decide o que quer fazer.

por analfabeto » 17/11/2011 11:16

ola a todos

Re: go bulling

por SergioS12 » 17/11/2011 0:45

cplobato Escreveu:alguem mais recebeu da gobulling uma mensagem a dizer que as posicoes curtas no bes e bpi vao ser fechadas no final da sessao de hoje?

Hoje fui obrigado a fechar a minha posição curta no BES.

A minha leitura é que os titulares poderão vir a alienar, face à tendência descendente do título.

Aliás, o aumento de capital não é "cash" mas sim conversão de obrigações perpétuas em acções.

Por isso perspectivam-se quedas significativas.

BN

Registado: 10/8/2011 1:14

por Blue Epsilon » 16/11/2011 17:24

Buzzz Escreveu:Pior ainda...........os bancos sobem à excepção do BES

Bem, eu mantenho a minha posição curta no BES através do Factor Certificate BESTZ...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Buzzz » 16/11/2011 17:08

Pior ainda...........os bancos sobem à excepção do BES

Registado: 11/5/2011 16:44

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], Investbem, niceboy, PAULOJOAO, Pmart 1 e 167 visitantes