Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 3/6/2008 0:21

Só por curiosidade, estive a olhar para o gráfico do Ulisses de prazo mais longo. A correcção de 1998, motivada pela crise asiática, durou mais de um ano, por acaso tinha a idéia de que tinha sido mais curta!!

Naquele raciocínio do paralelismo actual com essa situação estaríamos no mais ou menos na altura certa para não fazer novos mínimos e arrancar por aí acima... ainda assim nessa altura nunca se chegou perto dos mínimos anteriores, pelo menos tão perto como estamos neste momento!

Bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Rabbi_Steinsaltz » 2/6/2008 22:45

Olá Amigos,

Factos são factos
por vezes o mercado dá-nos razão
por vezes a nossa razão vai contra o mercado...
De principio eu ainda acreditei nele...
Mas depois acobardou-se
Veio para baixo humilhando
E foi uma pena...!
Uma pena! Porque eu vinha disposto para,
Investir e ganhar uns trocos. :cry:

Pois bem,
Neste momento estou convicto que
A Linha Tendência Lateral do PSI20 português
que vem desde 2002
irá ser quebrada já neste mês de Junho. :wink:

Há que entender que
quem compra uma boa empresa
Isso não é o mesmo que estar comprando
um Fundo Indexado!
Buffett apanha-as em queda e não espera mais valias
no Curto Prazo!

A situação é preocupante,
A meu ver,
O limite que o Amigo Ulisses vem dizendo
dos 11400 pontos
Não tão depressa serão atingidos.
Aliás
Talvez esse valor seja atingido como um máximo
após o mercado corrigir e bater o fundo.
No entanto tenho as minhas reservas.

Prevejo uma inverão nos mercados entre
Dezembro/Janeiro :idea:
Ainda há muita incerteza e eu
ainda não sei quais as reais perdas do famoso
Subprime.
:)
Estando fora pode-se sem sombra de dúvida
estar preservando maningue mussuruco.
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.

Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.

Registado: 14/3/2008 3:46

por Ulisses Pereira » 2/6/2008 13:11

fitas, fica prometido para o primeiro dia que o Caldeirão estiver sem problemas técnicos. ;)

crg, para quê targets intermédios se eu acredito que só esse sinal de força mostra uma real inversão do mercado? Tudo o resto serão meros ressaltos, como os que têm acontecido até aqui.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por crg » 2/6/2008 13:06

:!: 11400... cada vez estão mais distantes, até se lhe perde a memória.

Ulisses, não será conveniente arranjar um target intermédio, mais próximo , portanto mais recente?

Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por bogos » 2/6/2008 12:49

Ulisses Pereira Escreveu:Semana nova, movimento velho. Mais uma vela negra na tendência de queda que se vem fazendo sentir em Portugal.

Continuo com o meu fato de urso vestido até que a zona de resistência entre os 11400 e os 11750 pontos seja quebrado. Já lá vão muitos meses com este fato desconfortável (e pouco popular) vestido e agora vem aí o calor e torna-se aborrecido estar com este fato, mas infelizmente o mercado obriga-me a manter esta vestimenta.

Um abraço,
Ulisses

Curiosa essa tua "posição" em relação ao vestuário.

Eu vejo isto de modo completamente contrário. Quando se está bear, ou chamado curto, encaro a vestimenta assim mesmo... de calções. Com a chegada dos meses de calor a coisa melhora muito,pois não é necessário andar de fato.

Cada um encara como mais lhe "aprouver"... mas que gosto de calções.... lá isso gosto.

Cumps

Registado: 29/12/2005 16:34

por fitas » 2/6/2008 12:44

Ora blas Ulisses, gostava de te ouvir novo disco e não à meio :roll: Para quando??????

Um abraço,

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por Ulisses Pereira » 2/6/2008 12:37

Semana nova, movimento velho. Mais uma vela negra na tendência de queda que se vem fazendo sentir em Portugal.

Continuo com o meu fato de urso vestido até que a zona de resistência entre os 11400 e os 11750 pontos seja quebrado. Já lá vão muitos meses com este fato desconfortável (e pouco popular) vestido e agora vem aí o calor e torna-se aborrecido estar com este fato, mas infelizmente o mercado obriga-me a manter esta vestimenta.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.44 KiB) Visualizado 5090 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (36.96 KiB) Visualizado 5094 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (26.46 KiB) Visualizado 5088 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Antagónicos?

por Robin Citadino » 30/5/2008 14:08

Boa tarde,

Estes últimos gráficos vêem espelhar uma realidade que já tinha constatado, principalmente durante este mês.

Não só o S&P mas também a maioria dos índices europeus, apesar de alguma oscilação, têm conseguido ganhos, de alguma forma consistentes.

Enquanto isso, o Psi20 soma perdas (que considero já consideráveis), não acompanhando em nenhuma circuntância os seus pares.

Os que se passa? É o país que de facto dá sinais de quebra de crescimento, que se reflecte na nossa bolsa? São os investidores estrangeiros que não mostram interesse na nossa economia (essenciais para a dinamização do nosso mercado de capitais) porque existem outros a despoletar maior interesse (vulgo Europa de Leste e recuperação americana)?

Mais do que estas questões, parece-me neste momento que estamos claramente a divergir do comportamento mundial (o Psi20 passou de 11300 para 10600 só em Maio) o que me leva a ponderar uma saída completa do mercado português para outras paragens mais rentáveis mas, ao mesmo tempo, mais desconhecidas para mim.

Em última análise, podemos estar a atingir um fundo, que se pode revelar profícuo para uma entrada pelo menos a médio prazo, desde que não exista uma quebra internacional, que neste caso arrastaria o Psi, apesar da sua já débil actuação.

Um abraço para todos e bons negócios!

Robin C.

Registado: 22/2/2008 17:37

por Ulisses Pereira » 30/5/2008 13:30

Não tem muita utilidade, J. Smith. Olhando para um gráfico e para o outro, não vejo nenhuma ligação entre suportes e resistências. Deixo-te, no entando os gráficos do S&P só para ficares com uma ideia.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-sp1.GIF
forum-sp1.GIF (31.09 KiB) Visualizado 5384 vezes
forum-sp2.GIF
forum-sp2.GIF (36.09 KiB) Visualizado 5382 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por J.Smith » 30/5/2008 13:07

Ulisses,

Mais uma vez obrigado pelos teus graficos que dão sempre jeito.

Podias colocar um comparativo entre o S&P e o PSI-20? Para comparar as respectivas zonas de resistencia e de suporte.

Um Abraço

J.Smith

Registado: 11/3/2008 1:43

por Ulisses Pereira » 30/5/2008 12:58

Com um fim-de-semana à porta, a nossa Bolsa está a ter uma sessão daquelas bem monótonas. Deixo os gráficos actualizados mantendo, por completo, as análises que venho aqui deixando nos últimos meses.

Sect, não me recordo em que tópico foi.

Será que o PSI poderá estar formar um Cabeça e ombros invertido

Luis, essa é uma possibilidade em aberto. Mais um facto que vem confirmar a importância vital da zona de resistência entre os 11400 e os 11750.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.39 KiB) Visualizado 5440 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (36.68 KiB) Visualizado 5448 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (27.09 KiB) Visualizado 5442 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por DC89 » 29/5/2008 20:11

Caro Ulisses outro dia assisti neste topico se bem me recordo, a uma discussao na qual se defendia que os bull markets e bear markets eram cada vez mais breves e foram apresentadas varias justificaçoes tendo voce opinidado,de tal forma que depois de farto de usar o acessorio de pesquisar venho pedir-lhe se me sabe indicar onde ocorreu tal acontecimento.

Desde já agradecido.
Cumprimentos

Registado: 26/12/2007 15:50

por crusas » 28/5/2008 23:43

Sim, claro artista mas não se nota algumas semelhanças em termos "visuais" (faz como que um "W")? Já aqui tinha colocado há tempos a questão de existirem "padrões" que se costumam repetir (ouvi falar, não seiao certo como é isso) em algumas cotadas; bem neste caso é índice.

Apenas reparei nessa semelhança e não sei se isso poderá dizer algo. Se calhar até estou para aqui a dizer um monte de disparate mas perguntar não custa e gosto sempre de aprender mais qualquer coisita.

BN!

Registado: 29/11/2007 2:46

por artista_ » 28/5/2008 22:51

crusas Escreveu:Olhando para o gráfico assim rápidamente reparo que está a ser desenhado um movimento muito idêntico ao de Abril a Julho 2006 (não consigo postar agora o grafico a assinalar). A confirmar-se, o nosso índice deveria estar neste momento a preparar-se para uma boa subida. Será? (Será que isto faz sentido?)

Esse movimento foi muito diferente do actual, foi uma correcção simples mais forte, este para além de já durar quase um ano, já fez vários movimentos com nos mínimos...

cps

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Luis19 » 28/5/2008 22:43

Ulisses,

Será que o PSI poderá estar formar um Cabeça e ombros invertido?

Registado: 4/12/2007 16:30

por crusas » 28/5/2008 18:47

Olhando para o gráfico assim rápidamente reparo que está a ser desenhado um movimento muito idêntico ao de Abril a Julho 2006 (não consigo postar agora o grafico a assinalar). A confirmar-se, o nosso índice deveria estar neste momento a preparar-se para uma boa subida. Será? (Será que isto faz sentido?)

Registado: 29/11/2007 2:46

por aefernandes » 28/5/2008 18:39

iurp Escreveu:O PSI parece ser o indicador do caminho dos mercados.

Já antecipou a última correcção forte e parece estar a antecipar outra. Será?

abraço

Será? Pergunto o mesmo ainda agora cheguei,liguei o pc cairam na minha frente sete indicações de venda sobre indices. Como não entendo nada fiquei a olhar como um burro para uma ponte. Mas penssei cá para mim será que vou recuperar os meus 70% que perdi em pouco tempo?

Registado: 21/4/2008 15:02

por Ulisses Pereira » 28/5/2008 13:55

Deixo aqui o já "clássico update" do gráfico do PSI, sem que haja qualquer alteração às minhas anteriores análises. Incrível como os meses passam e não tenho nada a acrescentar ao que venho dizendo.

Talvez possa acrescentar algo para o "muito curto prazo", algo a que não me costumo referir. Só 2 ou 3 velas brancas consecutivas poderão dar um sinal para quem negoceia neste curto horizonte temporal. Como facilmente se constata no gráfico, as velas negras têm-se sucedido e só quando se puser fim a elas, com 3 velas brancas consecutivas, podermos ter algum ressalto de muito curto prazo.

Mas a minha visão sobre a "Big Picture" pemanece imutável.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.66 KiB) Visualizado 6283 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (39.67 KiB) Visualizado 6280 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (30.32 KiB) Visualizado 6272 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 28/5/2008 3:04

Proponho 6 hipóteses do que vai no futuro acontecer ao PSI20. E coloco-as pela ordem que me parece mais evidente.

1º- A possibilidade de chegar aos 8500 pontos.

2º- A possibilidade de romper a mini resistência dos 10300 pontos e não passar dos 9600 para baixo.

3º- A possibilidade de não quebrar a Linha Tendência Lateral de longo prazo tocando o minimo nos 10300 pontos.

4º- Subir.

5º- A possibilidade de descontar um pouco mais de 50% desde o máximo histórico chegando aos 6200.

6º- O maior caus de todos nos 5200 pontos.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Onorio » 26/5/2008 16:06

Obrigado pela atençao Ulisses!

Cmpts

Registado: 4/3/2008 23:31

por iurp » 26/5/2008 16:02

O PSI parece ser o indicador do caminho dos mercados.

Já antecipou a última correcção forte e parece estar a antecipar outra. Será?

abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por EuroVerde » 26/5/2008 14:57

CerealKiler Escreveu:Qual o título que sairá do PSI 20 para a entrada da EDPr ?

Fala-se na Sonaem.com ou Semapa.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Ulisses Pereira » 26/5/2008 14:57

Onorio, penso que é prematuro falar-se disso. Não sabemos qual será o peso da EDR no PSI, nem tão pouco sabemos se - depois da entrada em Bolsa (que acredito ser acima do preço de subscrição) - a acção terá um bom ou mau comportamento.

A análise do PSI, mantem-se inalterada.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por CerealKiler » 26/5/2008 14:54

Qual o título que sairá do PSI 20 para a entrada da EDPr ?

Registado: 1/4/2008 17:29

por Onorio » 26/5/2008 14:54

Boa tarde Ulisses!

Ja agora, e caso possivel, gostaria que comentasse a possivel entrada da da Edp Renovaveis no PSI20 e se podera trazer alguma coisa nova no "ataque" aos 11.400 que cada vez estao mais longe.

Cmpts

Registado: 4/3/2008 23:31

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Karra, Kury Yozo, Massao1, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Zguibz2 e 114 visitantes