Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por marcoj » 7/12/2011 16:25

_x_ Escreveu:Desisto,

não me faço entender, ou não queres entender.

Reconheço que tens muito maiores conhecimentos sobre a matéria.

Para me fazer entender, talvez devesse colocar aqui o tio Ricardo Salgado a dizer se nos últimos meses o Bes perdeu valor ou ganhou!

Abraço.

Perder valor perdeu, mas não me parece que a razão para essa perda tenham sido as posições shorts.
Os longos que venderam com menos valias tb contribuem para a desida da cotação

Registado: 28/7/2006 15:24

por _x_ » 7/12/2011 16:21

Desisto,

não me faço entender, ou não queres entender.

Reconheço que tens muito maiores conhecimentos sobre a matéria.

Para me fazer entender, talvez devesse colocar aqui o tio Ricardo Salgado a dizer se nos últimos meses o Bes perdeu valor ou ganhou!

Abraço.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Ulisses Pereira » 7/12/2011 15:38

X, mas para a empresa o facto de ser um accionista a vender ou alguém que não o seja a fazer é igual...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por _x_ » 7/12/2011 15:34

Volto a referir que estou a falar do valor da empresa, não do investidor.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

por Ulisses Pereira » 7/12/2011 15:29

Mas por que é que é num valor menor? A ideia de que shortar é dinheiro fácil é uma ilusão. Quantos shorts são fechados bem acima do que foram abertos?

E quando eu vendo as minhas acções, alguém as compra.

Eu sou um opositor ao "naked shortselling". Acredito que os shorts só deveriam ser autorizados mediante o empréstimo das acções de quem as possui. Porque, nesse caso a única diferença é que em vez de ser o accionista a vender as suas acções é outro a fazê-lo em nome dele.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por _x_ » 7/12/2011 15:25

O fecho dos curtos é supostamente num valor menor, ou seja compra quando o instrumento destruiu valor.

A empresa vale mais se estiver cotada a 11 ou a 10?

Eu sei que te referes em relação ao investidor, eu refiro-me ao valor da empresa.

Se a empresa for ao banco pedir um empréstimo, tem melhores condições se estiver cotada a 11 ou a 10? logo aqui existe destruição de valor. o mesmo se aplica se a empresa estiver com a cotação a descer ou a subir, aos olhos dos investidores o bem perde valor se os investidores apostam na descida da cotação.
_X_

John Maynard Keynes ‏

por Ulisses Pereira » 7/12/2011 15:19

X, eu vejo as coisas de outra forma. Um short vende primeiro e compra depois. Um long compra primeiro e vende depois. Aqui não se mexe na criação ou destruição de valor.

O problema é que, quando esta questão é abordada, a maior parte das pessoas só se lembra da abertura das posições e nunca do fecho.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por _x_ » 7/12/2011 15:08

Carissimo Ulisses,

Vou tentar explicar o que eu pretendia dizer e se calhar não o que perguntastes.

Quando uma pessoa compra um carro novo ao sair da loja sabe que o veiculo perdeu valor, ou seja o seu valor é inferior ao pago existindo uma erosão do preço do veiculo.

Quando os investidores vendem um produto financeiro, é no pressuposto de que o valor que eles avaliam é menor do que presentemente ele apresenta.

Esse valor tanto no património da empresa, como no património dos seus detentores desce ou seja tem-se a mesma coisa mas esta vale menos, dai eu ter escrito que destruia valor.

Obviamente, não estava a referir-me que o valor era o correcto ou não, pois quando os longos compram e fazem subir a cotação, existe a criação falsa de riqueza.

Havendo mais gente a acreditar que o produto vale menos do que ele actualmente tem, este ganha ou perde valor? existe ou não uma destruição de valor em relação ao valor actual?

Uma empresa que apresenta uma diminuição de valor, aos olhos dos credores e dos bancos dá ou tira confiança?

[/b]
_X_

John Maynard Keynes ‏

por Fenicio » 7/12/2011 13:42

BES - 07/12/2011

A fortísima subida do BES na passada sexta-feira vem sendo gradualmente dilapidada, culminando hoje no retorno da cotação abaixo do € 1,20, uma zona muito pouco relevante e que serve apenas como mera referência, apesar de representar o último suporte antes do vazio absoluto.

Aos bulls mais audaciosos que entraram depois da fantástica sessão de sexta-feira, estejam atentos pois os seus stops deverão disparar não tarda nada.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Ulisses Pereira » 7/12/2011 13:01

X, mas porque é que os shorts destroem valor e os longos não?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por _x_ » 7/12/2011 12:28

No fundo, somos todos contra os shorts, ninguém gosta de destruir valor, creio eu.
É como os impostos, ninguém gosta de pagar!

Esta última subida, desculpem-me a expressão, foi uma caça aos patos.
_X_

John Maynard Keynes ‏

por Figueiraa1 » 7/12/2011 12:20

sonybravia Escreveu:shortei 100k no bes!

Afinal és ou não contra os shorts :?: :?: :?:
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por Ulisses Pereira » 6/12/2011 15:26

Wallstreet, não creio que sejam roleta russa. Elas prosseguem o seu "bear market" dentro dos padrões habituais de um "bear market", ou seja, quedas constantes, intercaladas por ressaltos violentíssimos.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Wallstreetrader » 6/12/2011 14:34

Isto da banca é pura ruleta não ?

Registado: 17/5/2011 18:41

por Wallstreetrader » 6/12/2011 13:34

Ok, Obrigado.

por empirestate » 6/12/2011 13:15

Wallstreetrader Escreveu:Já se encontram a negociar as novas acções certo ?

Teoricamente sim...

"Prevê-se que as 294.573.418 novas acções estejam admitidas à negociação no Mercado Regulamentado
Euronext Lisbon a partir do próximo dia 6 de Dezembro de 2011 (inclusive)."
Price is what you pay. Value is what you get.
- <b>Warren Buffett</b>

Registado: 9/9/2011 15:44

por Wallstreetrader » 6/12/2011 13:04

Já se encontram a negociar as novas acções certo ?

por acintra » 5/12/2011 18:28

Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por empirestate » 5/12/2011 15:21

Alguém pode colocar gráfico actualizado?

Obrigado.
Price is what you pay. Value is what you get.
- <b>Warren Buffett</b>

Registado: 9/9/2011 15:44

por acintra » 5/12/2011 13:59

Uma boa noticia!

BES "pertíssimo" cumprir meta core-capital para Jun 2012-CFO

05/12/2011

* Capital reforçado em 656 ME vs 684 ME necessidades estimadas BP

* BES com "capacidade acelerada" desalavancagem-CFO

Por Daniel Alvarenga

LISBOA, 5 Dez (Reuters) - O Banco Espírito Santo (BES), maior banco português em capitalização bolsista, não está pressionado no capital e está até "pertíssimo" de atingir, sem a ajuda do Estado, a meta de 9 pct para o core-Tier 1 imposta pelo Conselho Europeu para Junho de 2012 pois tem apenas exposição a dívida soberana portuguesa de curto prazo, afirmou o Chief Financial Officer (CFO) do banco.

"A partir de agora, o BES não está pressionado para cumprir com Basileia 2.5 em Junho de 2012 e, deste modo, mantém a sua autonomia estratégica", disse Amílcar Morais Pires, em entrevista escrita à Reuters.

O também segundo maior banco privado português em activos concluiu, na sexta-feira passada, uma troca de dívida por acções, que reforçou o core-Tier 1 em 93 pontos base para 9 pct face aos 8,1 pct em Setembro último ID:nL5E7N2187 , frisando o CFO: "o BES não está pressionado, o sucesso desta operação de troca tirou pressão sobre o cumprimento dos objectivos de capital".

Assim, o BES já cumpre com as condições do resgate de Portugal pela União Europeia (UE) e Fundo Monetário Internacional (FMI), que obriga os bancos portugueses a alcançarem um core-Tier 1 de 9 pct em 2011 e de 10 pct em 2012.

"Com esta operação, o BES atinge os 9 pct de core tier 1 (Basileia 2) pelos seus próprios meios. Este nível de rácios de capital traduz-se num nível de conforto muito acentuado para o primeiro semestre de 2012, no final do qual se terá que verificar um outro objectivo de 9 pct de Core Tier 1 (Basileia 2,5)", disse.

Em Conselho Europeu de Outubro passado, os líderes europeus decidiram que, até 30 de Junho de 2012, os bancos europeus têm de atingir 9 pct de core-Tier 1 após uma avaliação prudente, a valores de mercado, das exposições a dívida soberana europeia, que implicará um verdadeiro 'haircut'.

O Banco de Portugal (BP), utilizando a metodologia da Autoridade Bancária Europeia (EBA), estima que a banca portuguesa tenha necessidade de capital da ordem dos 7.800 ME, necessitando o BES de 684 ME ou seja as necessidades mais reduzidas dada a sua limitada exposição à dívida soberana europeia.

ID:nL5E7LR2JZID:nL5E7LR354

"Dos 684 milhões de euros (ME) de 'gap' de capital apurados no âmbito do último exercício da European Banking Authority, cerca de 656 ME são supridos só com a operação agora concretizada, o que deixa o BES pertíssimo do objectivo de Junho de 2012", salientou o CFO do BES.

Explicou que "o BES não registará uma pressão significativa para cumprir com a meta para capital correspondente a Junho de 2012, uma vez que não tem exposição à dívida pública de países como Grécia, Itália, Espanha e Irlanda, para além da dívida pública portuguesa detida ser basicamente de curto prazo, 3 e 6 meses, estando já valorizada a preços de mercado".

"Assim, a variação entre o core-Tier I do final de 2011 (Basileia 2) e o final do primeiro semestre de 2012 (Basileia 2,5) não se traduz em impactos significativos", acrescentou.

O bailout de Portugal inclui uma linha pública de 12.000 ME para o reforço de capital dos bancos que não o consigam fazer através de meios próprios e/ou de mercado, tendo o BES reiterado não querer recorrer a esta ajuda estatal e que quer manter a sua autonomia. ID:nL5E7N22GR

DESALAVANCAGEM VELOZ

Amílcar Morais Pires sublinhou que, em simultâneo com o reforço do core-capital, o processo de desalavancagem do BES está a concretizar-se rapidamente.

"O processo de desalavancagem está a seguir o programado, com o BES a registar um rácio de crédito/depósitos de 146 pct em 30 de Setembro de 2011 contra 165 pct em Dezembro de 2010, o que traduz uma capacidade acelerada de desalavancagem", disse.

Num contexto de escassa liquidez, o Banco de Portugal tem urgido os bancos portugueses a desalavancarem, vendendo carteiras de crédito e/ou activos, visando resolver a vulnerabilidade do risco de financiamento da banca que tem o mercado 'wholesale' fechado e continua dependente do 'funding' do Banco Central Europeu (BCE).

O bailout de Portugal inclui uma linha para a recapitalização do sector financeiro de 12.000 ME mas o BES já disse que não precisará de recorrer a esta ajuda pelo menos até Junho de 2012. ID:nL5E7N22GR

Às 1225 GMT, as acções do BES seguiam a subir 2,61 pct para 1,375 euros. Desde o início de 2011, os títulos do BES caíram mais de 50 pct, que compara com uma descida de 32 pct do índice DJ Stoxx para banca europeia .SX7P .

(Editado por Sérgio Gonçalves)

((daniel.alvarenga@thomsonreuters.com)(+351213509203)(Reuters Messaging: daniel.alvarenga.thomsonreuters.com@reuters.net))
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Storgoff » 5/12/2011 0:53

Blue Epsilon Escreveu:
Storgoff Escreveu:Ok, tem semelhanças com os Leveraged ETFs, sofre dos mesmos problemas e mais alguns.

O maior problema é que o factor de alavancagem so reflete as variações diárias e não a variação acumulada do subjacente ao longo de varios dias ou semanas, não contando os custos diarios que são deduzidos.

No caso dos shorts acresce ainda o custo de REPO que no fundo é o Borrowing cost do subjacent ( no caso do BES vi que era de 11%)

Para quem quer ter posições de algumas semanas estes produtos acabam por decepcionar. Independentemente de serem certificados longos ou curtos. Mesmo que o subjacente tenho variado a nosso favor podemos acabar por acumular perdas no certificado respectivo.

Os CFD´s apesar de produtos derivados não tem esse problema

A taxa REPO do BESTZ é de 6% anual e não 11%, o que para mim é quase insignificante. Por exemplo no meu trade que durou 1 mês, paguei 0,5%.
Acho é que o spread Às vezes é alto no bid/ask, dependendo da liquidez da acção.

Eu sinceramente fiquei fã destes derivados e não tenho alterantiva para shortar exceptuando os Warrants pois não tenho CFDs neste banco.

O meu comentário n pretendia criticar a sua escolha.
Apenas quis alertar para certos raciocinios falaciosos que se podem fazer c estes produtos.

Ex:
Tomo posição short e fecho apos 2 meses. A variação do subjacente foi de -20%. Qual a variação que eu tenho no certificado?
Não sei.
Será seguramente inferior a 60% e ate pode acontecer em situações extremas de grande volatilidade que seja quase nula ou mesmo negativa.

Se fizer day trade a relação é linear. Se tiver a posição por alguns dias o factor 3X ainda se aproxima. Muito mais tempo já não é garantido.
O produto é desenhado para reflectir as variações percentuais diarias do subjacente mas não as acumuladas ao longo de varios dias.
Todos os certificados short tem esse problema e quanto maior a alavancagem pior. Nos longos desde que haja alavancagem tb temos o mesmo problema.
Na pratica parece-me que serão todos.

http://www9.warrants.commerzbank.com/Products
/ProductSearchAdvanced.aspx?pc=3440&c=1076290
Clicando no BESTZ > Download tem la a actualização para 11%

Registado: 21/5/2009 18:43

por Blue Epsilon » 5/12/2011 0:27

Storgoff Escreveu:Ok, tem semelhanças com os Leveraged ETFs, sofre dos mesmos problemas e mais alguns.

O maior problema é que o factor de alavancagem so reflete as variações diárias e não a variação acumulada do subjacente ao longo de varios dias ou semanas, não contando os custos diarios que são deduzidos.

No caso dos shorts acresce ainda o custo de REPO que no fundo é o Borrowing cost do subjacent ( no caso do BES vi que era de 11%)

Para quem quer ter posições de algumas semanas estes produtos acabam por decepcionar. Independentemente de serem certificados longos ou curtos. Mesmo que o subjacente tenho variado a nosso favor podemos acabar por acumular perdas no certificado respectivo.

A taxa REPO do BESTZ é de 6% anual e não 11%, o que para mim é quase insignificante. Por exemplo no meu trade que durou 1 mês, paguei 0,5%.
Acho é que o spread Às vezes é alto no bid/ask, dependendo da liquidez da acção.

Eu sinceramente fiquei fã destes derivados e não tenho alterantiva para shortar exceptuando os Warrants pois não tenho CFDs neste banco.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Storgoff » 5/12/2011 0:18

Ok, tem semelhanças com os Leveraged ETFs, sofre dos mesmos problemas e mais alguns.

por Blue Epsilon » 4/12/2011 22:00

Storgoff Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:Fechei os curtos a tempo, há 2 dias. Muita sorte tive eu, pois nunca esperei este disparo.

É impressionante a força compradora. Parece o dia em que o BCP subiu 30% para acabar o dia a subir só 10%.

Vamos ver como fecha.

Caro Blue
Com q corretora trabalha?

Eu cá tanho a plataforma do Saxo via Gobulling e neste momento, no PSI 20 - sector finaceiro, só tenho disponivel para shortar o BCP e a custos proibitivos (custo de empréstimo de títulos na ordem de 15%)

O BES dexou de estar disponível desde finais de Novembro e BPI já há mais de 1 mês q tb n tá disponível.
Penso q isto será comum a todas as corretoras q trabalham com o Saxo Bank

Trabalho com o ActivoBank7 e utilizo Factor Certificates do Commerzbank para posições curtas. Neste caso utilizei o BESTZ (alavancado 3x). Aproveitei uma queda de 30% que me rendeu cerca de 90%.
Estes produtos são óptimos para alavancagem sem conta margem nenhuma e não têm strike nem data de maturidade.

Atenção que tal como os Warrants, os stops não funcionam muito bem e deve-se estar atento à evolução das cotações.

Para quem estiver interessado existe info muito detalhada aqui no site da Commerzbank:
Já postei isto várias vezes, mas não trabalho para a Commerzbank 8-)

http://www9.warrants.commerzbank.com/SiteContent/9/9/2/282/91/Academia_Factors_Presentation.pdf

Repito: Usem isto mas com cuidado...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Storgoff » 4/12/2011 18:30

VirtuaGod

Sim eu tb me refiro a CFD´s.
Shortar directamente acções do PSI 20 nem sequer está disponivel nas plataformas online q eu conheço cá em Portugal. A maior parte delas só operam com CFD´s.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Denário, Google [Bot], Heldroo, karaya75, Phil2014 e 170 visitantes