Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por USA Boy » 7/1/2008 17:47

jcmaf Escreveu:Caro Rui,
Acho que já nem sequer é indirecta, graças ao recente spin off da Sonae Capital. Passou a ser a Efanor a accionista maioritária da Sonae Capital.
Cumprimentos
jcmaf

Exacto, a participação é da Sonae Capital. A Efanor já era a accionista maioritária da Son. Indústria.

jcmaf Escreveu:A Sonae SGPS (penso eu) não é accionista da Sonae Industria desde o spin off. A Efanor (holding de B. Azevedo) é que é accionista maioritária da SOnae SGPS e da Sonae Industria.
A Sonae SGPS apenas é accionista da Sonae Distribuição (modelo-Cont) e SonaeCom.

cumprimentos
jcmaf

Falta a Sonae Sierra, detida a 50%.

Registado: 29/11/2007 14:05

por jcmaf » 7/1/2008 17:44

Caro Rui,
Acho que já nem sequer é indirecta, graças ao recente spin off da Sonae Capital. Passou a ser a Efanor a accionista maioritária da Sonae Capital.
Cumprimentos
jcmaf

Registado: 14/11/2002 18:38

por ruipedro99 » 7/1/2008 17:09

tá certo, a sua participação é indirecta
http://www.sonae-industria-tafisa.com/p ... nd_est.htm

Registado: 29/11/2007 13:00

por jcmaf » 7/1/2008 16:54

A Sonae SGPS (penso eu) não é accionista da Sonae Industria desde o spin off. A Efanor (holding de B. Azevedo) é que é accionista maioritária da SOnae SGPS e da Sonae Industria.
A Sonae SGPS apenas é accionista da Sonae Distribuição (modelo-Cont) e SonaeCom.

cumprimentos
jcmaf

Registado: 14/11/2002 18:38

por urukai » 7/1/2008 16:46

Os 1,55 já lá vão agora tem um suporte nos 1,40.

Abraços

Registado: 11/5/2007 14:09

por ruipedro99 » 7/1/2008 16:41

há coisas que não se percebem...é claro que as quedas nos states ainda estão para durar, e as da industria continuam como se não houvesse amanhã, no entanto não acreditar a este ponto na casa mãe é inexplicavel. o mercado Às vezes tem estes dias em que mostra a sua por vezes irracionalidade!!!

será que o interesse na sonae ficou-se só até à saída da capital? será que a constante descida da industria justifica esta queda abrupta?

um descrer assim tão grande não me parece normal!!!

Registado: 29/11/2007 13:00

por majomo » 7/1/2008 16:34

urukai Escreveu:Provavelmente o meu stop tb será activado (1,55), o que me vai ensinar a não ser estúpido e a me meter em acções em períodos de tempestade!

Já foi...
:shock:

Isto está imparável...

Panic sell? :!:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por urukai » 7/1/2008 15:58

Provavelmente o meu stop tb será activado (1,55), o que me vai ensinar a não ser estúpido e a me meter em acções em períodos de tempestade!

Registado: 11/5/2007 14:09

por USA Boy » 7/1/2008 15:55

majomo Escreveu:Após os resultados do emprego da américa na sexta, saí imediatamente da acção.

Ainda tenho os direitos da sonc, mas as perspectivas não são muito animadoras...

Mas, visto o dia de hoje na europa e na américa (para já) não se percebe muito bem estas vendas tremendas...

Ou melhor, será que o medo que comanda a bolsa neste momento?

Eu estou a aproveitar para entrar longo.
A nível técnico a sua lta de longo prazo continua válida. Espero resultados muito bons de 2007 e ainda melhores em 2008 com a consolidação do Carrefour.

Registado: 29/11/2007 14:05

por majomo » 7/1/2008 15:46

Após os resultados do emprego da américa na sexta, saí imediatamente da acção.

Ainda tenho os direitos da sonc, mas as perspectivas não são muito animadoras...

Mas, visto o dia de hoje na europa e na américa (para já) não se percebe muito bem estas vendas tremendas...

Ou melhor, será que o medo que comanda a bolsa neste momento?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por karlitos » 7/1/2008 15:41

fui stopado na sonae a 1.57...

embora ache irracional toda esta queda (será que a capital vai pelo mesmo caminho?) os stops sao para se usar, e a queda ja se começava a tornar demasiada.

por isso saio para ver melhores dias.

Registado: 27/6/2007 21:00

por iurp » 5/1/2008 15:22

Alguém com o gráfico actualizado pos spin off?`

Se alguém tiver agradecia.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por valves » 5/1/2008 15:08

--------------------------------------------------------------------------------

valves escreveu:
olá ...

sendo possuidor de acções da Son SGPS até ao fecho de ontem recebeu 8 direitos por cada acção que possui ao preço teorico de cada direito de 0,23875
chegado aqui tem duas hipotesses :

cumpts

Permita-me que corrija:

recebeu 1 direito por cada acção da sgps

BN

sim sim claro, o cliente recebe 1 direito por cada acção da Sonae SGPS como foi definido pelo vendedor que cada acção da Sonae SGPS dá direito a 0,125 acções da Sonae Capital a conversão de direitos em acções faz-se como racio de troca de 8 direitos para 1. O cliente recebe tantos direitos quantas acções possuir á data do fecho antes do spin off
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por longBlackCandle » 5/1/2008 14:14

Pata-Hari Escreveu:O meu bitaite: o preço de referencia corresponde a uma avaliação (que não passa de uma estimativa) para o negócio total. E, sendo um valor o valor do negocio total, é fácil com base nesse valor saber que parte do negócio fica na sonae e que parte fica na sonae capital atribuindo portanto um rácio e um valor teórico às acções resultantes da operação. Ou seja, há uma referencia mas que é puramente teorica e com base numa estimativa do valor total da empresa ante e pós-operação.

Exactamente Pata. É do valor puramente teórico que tenho estado a falar, apenas e só.

Registado: 2/6/2005 13:54

por Pata-Hari » 5/1/2008 14:09

O meu bitaite: o preço de referencia corresponde a uma avaliação (que não passa de uma estimativa) para o negócio total. E, sendo um valor o valor do negocio total, é fácil com base nesse valor saber que parte do negócio fica na sonae e que parte fica na sonae capital atribuindo portanto um rácio e um valor teórico às acções resultantes da operação. Ou seja, há uma referencia mas que é puramente teorica e com base numa estimativa do valor total da empresa ante e pós-operação.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por longBlackCandle » 5/1/2008 14:04

Bullion Escreveu:3-Agora a parte mais polémica: A fixação de um valor referência para a SONAE por parte da Euronext no dia 03 de Janeiro.

Esse valor não devia ter sido estabelecido porque NÃO HÁ VALOR ATRIBUÍVEL À SC.

A SONAE devia ter aberto ontem SEM REFERÊNCIA, por causa disso mesmo.

...

Se alguém quiser contradizer este raciocínio, faça-o com argumentos.

Só mais um argumento, o último prometo:

Porque será que a própria Euronext atribuiu o valor de 1.67 como preço de referencia à SON? Isto não te faz pensar que poderás estar a ver mal o filme?

Achas possivel a Euronext ter-se precipitado ou enganado? Acreditas nisso?

Cumprimentos e bn.

ALTRI

por Bullion » 5/1/2008 13:59

Aquando do spinoff da ALTRI a COFINA abriu no dia de exright, sem valor referência.
E foi este o procedimento correcto...

Relembrar aqui:

http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=256126

Registado: 31/7/2006 14:54

por longBlackCandle » 5/1/2008 13:51

Bullion Escreveu:Sem querer alimentar mais polémica, vou escrever um último post sobre o assunto:

E vou fazê-lo explicando os passos todos , para que os foristas possam tirar as suas conclusões e ver quem tem razão.

Penso que, nesta altura, a maior parte dos foristas já percebeu quem tem razão.

Bullion Escreveu:3-Agora a parte mais polémica: A fixação de um valor referência para a SONAE por parte da Euronext no dia 03 de Janeiro.

Bullion, o nosso desacordo é exactamente sobre o ponto do preço de referencia, porque no resto estamos de acordo.

Os argumentos que usas para afirmar que a SON deveria ter aberto sem referencia estariam correctos se isso isso de abrir sem referencia fosse uma coisa possivel.

Pergunto: Isso de abrir sem referencia já aconteceu alguma vez? Dás-nos um exemplo?

Então se até as empresas novas que entram em bolsa, por via de IPO, OPV, etc., tem um valor de referencia, por que raio haveria a SON de não ter?

bn

por Bullion » 5/1/2008 12:38

Sem querer alimentar mais polémica, vou escrever um último post sobre o assunto:

E vou fazê-lo explicando os passos todos , para que os foristas possam tirar as suas conclusões e ver quem tem razão.

O valor da SC é determindo em absoluto e de forma definitiva quando o título estiver cotado.
Até lá há dois outros períodos em que se pode saber o valor que o mercado indirectamente lhe atribui:

1-Durante a negociação de direitos: Este período ocorrerá entre 9 de Janeiro e 15 de janeiro. Neste período o valor de cada acção da SC vale (indirectamente):

Valor do direito/0,125.

Este valor equilbra com este outro:

(cotação da SONAE entre o último dia sem direitos(dia 03 de Janeiro)-a cotação do dia).

Neste período è esta interacção entre as cotações da SONAE, e o valor dos direitos que se chamam de arbitragem, termo que os foristas vão ouvir nos dias em que os direitos forem negociados.

2-Antes dos direitos serem admitidos à negociacção , ou seja de 04 de Janeiro até 08 de Janeiro, o valor que o mercado atribui à SC é a diferença entre a cotação da SONAE no último dia sem direitos(dia 03 de Janeiro) e a cotação do dia.
A não há volta a dar a isto.

3-Agora a parte mais polémica: A fixação de um valor referência para a SONAE por parte da Euronext no dia 04 de Janeiro.

O valor da SC antes da negociação dos direitos, é dado pela diferença entre a cotação da SONAE no dia 03 de Janeiro e a cotação desse dia.

Não há nada no prospecto da operação ( e eu li o prospecto...), que diga que a SC vale 12,5% da SONAE:

Se alguém quiser contradizer este raciocínio, faça-o com argumentos.

Editado em 09jan
Nota: não considerem a parte a zul que NÃO ESTÁ CORRECTA: a razão é que SONAE e SC são a partir de 04 Jan, empresas distintas
Editado pela última vez por Bullion em 9/1/2008 20:34, num total de 3 vezes.

por Nyk » 5/1/2008 12:21

Alguem é capaz de anexar um gráfico de longo prazo da sonae e traçar uma possivel LTA.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por tm1950 » 5/1/2008 12:06

Há coisas simples, mas quando ligadas ao complicador tornam-se menos evidentes.

Registado: 29/11/2007 13:54

por longBlackCandle » 5/1/2008 2:43

Bullion Escreveu:A Sonae não disse por quanto é que estava a vender a SC. Ao atribuir 0,125 acções da SC por cada acção da SONAE, esta não está a atribuir nenhum valor à SC.

É óbvio que está. A partir do momento que define que irão ser emitidas 250M de acções da SONC com o valor nominal de 1€ e sabendo que a SON tem 2,000M acções também com o valor nominal de 1€, o rácio de 8 para 1 está automaticamente determinado. Repito, para a Sonae SGPS a Sonae Capital vale 1/8 do negócio total das duas.

por Bullion » 5/1/2008 2:31

longBlackCandle Escreveu:LOL :D

Bullion, estás com certeza a esquecer que foi a própria Sonae SGPS, detentora da Sonae Capital, que disse por quanto é que estava a vender a SONC, não estás?
O vendedor, neste caso a Sonae SGPS, atribuiu à SONC um oitavo (1/8) do valor total da empresa.

A Sonae não disse por quanto é que estava a vender a SC. Ao atribuir 0,125 acções da SC por cada acção da SONAE, esta não está a atribuir nenhum valor à SC.
O valor da SC, antes da negociação dos direitos, é determinado pelo valor que é retirado à capitalização bolsista da SONAE.
E foi isso que a EURONEXT fez de modo arbitrário, e não devia.

por longBlackCandle » 5/1/2008 2:17

Bullion Escreveu:Eu compreendo como é que a Euronext faz as contas...
Tenho é sérias dúvidas àcerca do valor de 12,5%...
È que 0,125 acções da Sonae Capital por cada acção da SONAE, o que quer dizer é que uma acção SONAE tem incorporado 12.5% do valor da SC.
MAs esse valor NÃO EXISTE ainda.
O que deveria ter sido feito( e foi feito para a ALTRI), é que deveria ser o mercado a dizer qual a parcela que a SC representava no valor da SONAE.

LOL :D

Bullion, estás com certeza a esquecer que foi a própria Sonae SGPS, detentora da Sonae Capital, que disse por quanto é que estava a vender a SONC, não estás?
O vendedor, neste caso a Sonae SGPS, atribuiu à SONC um oitavo (1/8) do valor total da empresa. Ou seja, a cotação da SON foi corrigida em 1/8 do valor que tinha no fecho do dia 3. Não poderia ser de outra forma, então se o vendedor diz que vende a x não é o comprador que vai dizer que x é um valor muito baixo e que só aceita comprar por x+y, eheh

Resumindo, a Sonae avaliou a SONC em 1/8 do total das duas empresas, agora será o mercado a dizer se avaliou bem ou mal. ;) A partir de dia 9 já vamos poder ter uma ideia.

bn

por smurf » 5/1/2008 2:11

valves Escreveu:olá ...

sendo possuidor de acções da Son SGPS até ao fecho de ontem recebeu 8 direitos por cada acção que possui ao preço teorico de cada direito de 0,23875
chegado aqui tem duas hipotesses :

cumpts

Permita-me que corrija:

recebeu 1 direito por cada acção da sgps

BN

Registado: 23/5/2007 22:08

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], josehenry400 e 218 visitantes