Sonae sgps...
jcmaf Escreveu:Caro Rui,
Acho que já nem sequer é indirecta, graças ao recente spin off da Sonae Capital. Passou a ser a Efanor a accionista maioritária da Sonae Capital.
Cumprimentos
jcmaf
Exacto, a participação é da Sonae Capital. A Efanor já era a accionista maioritária da Son. Indústria.
jcmaf Escreveu:A Sonae SGPS (penso eu) não é accionista da Sonae Industria desde o spin off. A Efanor (holding de B. Azevedo) é que é accionista maioritária da SOnae SGPS e da Sonae Industria.
A Sonae SGPS apenas é accionista da Sonae Distribuição (modelo-Cont) e SonaeCom.
cumprimentos
jcmaf
Falta a Sonae Sierra, detida a 50%.
- Registado: 29/11/2007 14:05
tá certo, a sua participação é indirecta
http://www.sonae-industria-tafisa.com/p ... nd_est.htm
http://www.sonae-industria-tafisa.com/p ... nd_est.htm
- Registado: 29/11/2007 13:00
A Sonae SGPS (penso eu) não é accionista da Sonae Industria desde o spin off. A Efanor (holding de B. Azevedo) é que é accionista maioritária da SOnae SGPS e da Sonae Industria.
A Sonae SGPS apenas é accionista da Sonae Distribuição (modelo-Cont) e SonaeCom.
cumprimentos
jcmaf
cumprimentos
jcmaf
- Registado: 14/11/2002 18:38
há coisas que não se percebem...é claro que as quedas nos states ainda estão para durar, e as da industria continuam como se não houvesse amanhã, no entanto não acreditar a este ponto na casa mãe é inexplicavel. o mercado Às vezes tem estes dias em que mostra a sua por vezes irracionalidade!!!
será que o interesse na sonae ficou-se só até à saída da capital? será que a constante descida da industria justifica esta queda abrupta?
um descrer assim tão grande não me parece normal!!!
será que o interesse na sonae ficou-se só até à saída da capital? será que a constante descida da industria justifica esta queda abrupta?
um descrer assim tão grande não me parece normal!!!
- Registado: 29/11/2007 13:00
urukai Escreveu:Provavelmente o meu stop tb será activado (1,55), o que me vai ensinar a não ser estúpido e a me meter em acções em períodos de tempestade!
Já foi...

Isto está imparável...
Panic sell?

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
majomo Escreveu:Após os resultados do emprego da américa na sexta, saí imediatamente da acção.
Ainda tenho os direitos da sonc, mas as perspectivas não são muito animadoras...
Mas, visto o dia de hoje na europa e na américa (para já) não se percebe muito bem estas vendas tremendas...
Ou melhor, será que o medo que comanda a bolsa neste momento?
Eu estou a aproveitar para entrar longo.
A nível técnico a sua lta de longo prazo continua válida. Espero resultados muito bons de 2007 e ainda melhores em 2008 com a consolidação do Carrefour.
- Registado: 29/11/2007 14:05
Após os resultados do emprego da américa na sexta, saí imediatamente da acção.
Ainda tenho os direitos da sonc, mas as perspectivas não são muito animadoras...
Mas, visto o dia de hoje na europa e na américa (para já) não se percebe muito bem estas vendas tremendas...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
--------------------------------------------------------------------------------
valves escreveu:
olá ...
sim sim claro, o cliente recebe 1 direito por cada acção da Sonae SGPS como foi definido pelo vendedor que cada acção da Sonae SGPS dá direito a 0,125 acções da Sonae Capital a conversão de direitos em acções faz-se como racio de troca de 8 direitos para 1. O cliente recebe tantos direitos quantas acções possuir á data do fecho antes do spin off
valves escreveu:
olá ...
sendo possuidor de acções da Son SGPS até ao fecho de ontem recebeu 8 direitos por cada acção que possui ao preço teorico de cada direito de 0,23875
chegado aqui tem duas hipotesses :
cumpts
Permita-me que corrija:
recebeu 1 direito por cada acção da sgps
BN
sim sim claro, o cliente recebe 1 direito por cada acção da Sonae SGPS como foi definido pelo vendedor que cada acção da Sonae SGPS dá direito a 0,125 acções da Sonae Capital a conversão de direitos em acções faz-se como racio de troca de 8 direitos para 1. O cliente recebe tantos direitos quantas acções possuir á data do fecho antes do spin off
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Pata-Hari Escreveu:O meu bitaite: o preço de referencia corresponde a uma avaliação (que não passa de uma estimativa) para o negócio total. E, sendo um valor o valor do negocio total, é fácil com base nesse valor saber que parte do negócio fica na sonae e que parte fica na sonae capital atribuindo portanto um rácio e um valor teórico às acções resultantes da operação. Ou seja, há uma referencia mas que é puramente teorica e com base numa estimativa do valor total da empresa ante e pós-operação.
Exactamente Pata. É do valor puramente teórico que tenho estado a falar, apenas e só.
O meu bitaite: o preço de referencia corresponde a uma avaliação (que não passa de uma estimativa) para o negócio total. E, sendo um valor o valor do negocio total, é fácil com base nesse valor saber que parte do negócio fica na sonae e que parte fica na sonae capital atribuindo portanto um rácio e um valor teórico às acções resultantes da operação. Ou seja, há uma referencia mas que é puramente teorica e com base numa estimativa do valor total da empresa ante e pós-operação.
Bullion Escreveu:3-Agora a parte mais polémica: A fixação de um valor referência para a SONAE por parte da Euronext no dia 03 de Janeiro.
Esse valor não devia ter sido estabelecido porque NÃO HÁ VALOR ATRIBUÍVEL À SC.
A SONAE devia ter aberto ontem SEM REFERÊNCIA, por causa disso mesmo.
...
Se alguém quiser contradizer este raciocínio, faça-o com argumentos.
Só mais um argumento, o último prometo:
Porque será que a própria Euronext atribuiu o valor de 1.67 como preço de referencia à SON? Isto não te faz pensar que poderás estar a ver mal o filme?
Achas possivel a Euronext ter-se precipitado ou enganado? Acreditas nisso?
Cumprimentos e bn.
ALTRI
Aquando do spinoff da ALTRI a COFINA abriu no dia de exright, sem valor referência.
E foi este o procedimento correcto...
Relembrar aqui:
http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=256126
E foi este o procedimento correcto...
Relembrar aqui:
http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=256126
Bullion Escreveu:Sem querer alimentar mais polémica, vou escrever um último post sobre o assunto:
E vou fazê-lo explicando os passos todos , para que os foristas possam tirar as suas conclusões e ver quem tem razão.
Penso que, nesta altura, a maior parte dos foristas já percebeu quem tem razão.
Bullion Escreveu:3-Agora a parte mais polémica: A fixação de um valor referência para a SONAE por parte da Euronext no dia 03 de Janeiro.
Bullion, o nosso desacordo é exactamente sobre o ponto do preço de referencia, porque no resto estamos de acordo.
Os argumentos que usas para afirmar que a SON deveria ter aberto sem referencia estariam correctos se isso isso de abrir sem referencia fosse uma coisa possivel.
Pergunto: Isso de abrir sem referencia já aconteceu alguma vez? Dás-nos um exemplo?
Então se até as empresas novas que entram em bolsa, por via de IPO, OPV, etc., tem um valor de referencia, por que raio haveria a SON de não ter?
bn
Sem querer alimentar mais polémica, vou escrever um último post sobre o assunto:
E vou fazê-lo explicando os passos todos , para que os foristas possam tirar as suas conclusões e ver quem tem razão.
O valor da SC é determindo em absoluto e de forma definitiva quando o título estiver cotado.
Até lá há dois outros períodos em que se pode saber o valor que o mercado indirectamente lhe atribui:
1-Durante a negociação de direitos: Este período ocorrerá entre 9 de Janeiro e 15 de janeiro. Neste período o valor de cada acção da SC vale (indirectamente):
Valor do direito/0,125.
Este valor equilbra com este outro:
(cotação da SONAE entre o último dia sem direitos(dia 03 de Janeiro)-a cotação do dia).
Neste período è esta interacção entre as cotações da SONAE, e o valor dos direitos que se chamam de arbitragem, termo que os foristas vão ouvir nos dias em que os direitos forem negociados.
2-Antes dos direitos serem admitidos à negociacção , ou seja de 04 de Janeiro até 08 de Janeiro, o valor que o mercado atribui à SC é a diferença entre a cotação da SONAE no último dia sem direitos(dia 03 de Janeiro) e a cotação do dia.
A não há volta a dar a isto.
3-Agora a parte mais polémica: A fixação de um valor referência para a SONAE por parte da Euronext no dia 04 de Janeiro.
O valor da SC antes da negociação dos direitos, é dado pela diferença entre a cotação da SONAE no dia 03 de Janeiro e a cotação desse dia.
Não há nada no prospecto da operação ( e eu li o prospecto...), que diga que a SC vale 12,5% da SONAE:
Editado em 09jan
Nota: não considerem a parte a zul que NÃO ESTÁ CORRECTA: a razão é que SONAE e SC são a partir de 04 Jan, empresas distintas
O valor da SC é determindo em absoluto e de forma definitiva quando o título estiver cotado.
Até lá há dois outros períodos em que se pode saber o valor que o mercado indirectamente lhe atribui:
1-Durante a negociação de direitos: Este período ocorrerá entre 9 de Janeiro e 15 de janeiro. Neste período o valor de cada acção da SC vale (indirectamente):
Valor do direito/0,125.
Este valor equilbra com este outro:
(cotação da SONAE entre o último dia sem direitos(dia 03 de Janeiro)-a cotação do dia).
Neste período è esta interacção entre as cotações da SONAE, e o valor dos direitos que se chamam de arbitragem, termo que os foristas vão ouvir nos dias em que os direitos forem negociados.
2-Antes dos direitos serem admitidos à negociacção , ou seja de 04 de Janeiro até 08 de Janeiro, o valor que o mercado atribui à SC é a diferença entre a cotação da SONAE no último dia sem direitos(dia 03 de Janeiro) e a cotação do dia.
A não há volta a dar a isto.
3-Agora a parte mais polémica: A fixação de um valor referência para a SONAE por parte da Euronext no dia 04 de Janeiro.
O valor da SC antes da negociação dos direitos, é dado pela diferença entre a cotação da SONAE no dia 03 de Janeiro e a cotação desse dia.
Não há nada no prospecto da operação ( e eu li o prospecto...), que diga que a SC vale 12,5% da SONAE:
Editado em 09jan
Nota: não considerem a parte a zul que NÃO ESTÁ CORRECTA: a razão é que SONAE e SC são a partir de 04 Jan, empresas distintas
Editado pela última vez por Bullion em 9/1/2008 20:34, num total de 3 vezes.
Alguem é capaz de anexar um gráfico de longo prazo da sonae e traçar uma possivel LTA.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Bullion Escreveu:A Sonae não disse por quanto é que estava a vender a SC. Ao atribuir 0,125 acções da SC por cada acção da SONAE, esta não está a atribuir nenhum valor à SC.
É óbvio que está. A partir do momento que define que irão ser emitidas 250M de acções da SONC com o valor nominal de 1€ e sabendo que a SON tem 2,000M acções também com o valor nominal de 1€, o rácio de 8 para 1 está automaticamente determinado. Repito, para a Sonae SGPS a Sonae Capital vale 1/8 do negócio total das duas.
longBlackCandle Escreveu:LOL
Bullion, estás com certeza a esquecer que foi a própria Sonae SGPS, detentora da Sonae Capital, que disse por quanto é que estava a vender a SONC, não estás?
O vendedor, neste caso a Sonae SGPS, atribuiu à SONC um oitavo (1/8) do valor total da empresa.
A Sonae não disse por quanto é que estava a vender a SC. Ao atribuir 0,125 acções da SC por cada acção da SONAE, esta não está a atribuir nenhum valor à SC.
O valor da SC, antes da negociação dos direitos, é determinado pelo valor que é retirado à capitalização bolsista da SONAE.
E foi isso que a EURONEXT fez de modo arbitrário, e não devia.
Bullion Escreveu:Eu compreendo como é que a Euronext faz as contas...
Tenho é sérias dúvidas àcerca do valor de 12,5%...
È que 0,125 acções da Sonae Capital por cada acção da SONAE, o que quer dizer é que uma acção SONAE tem incorporado 12.5% do valor da SC.
MAs esse valor NÃO EXISTE ainda.
O que deveria ter sido feito( e foi feito para a ALTRI), é que deveria ser o mercado a dizer qual a parcela que a SC representava no valor da SONAE.
LOL

Bullion, estás com certeza a esquecer que foi a própria Sonae SGPS, detentora da Sonae Capital, que disse por quanto é que estava a vender a SONC, não estás?
O vendedor, neste caso a Sonae SGPS, atribuiu à SONC um oitavo (1/8) do valor total da empresa. Ou seja, a cotação da SON foi corrigida em 1/8 do valor que tinha no fecho do dia 3. Não poderia ser de outra forma, então se o vendedor diz que vende a x não é o comprador que vai dizer que x é um valor muito baixo e que só aceita comprar por x+y, eheh
Resumindo, a Sonae avaliou a SONC em 1/8 do total das duas empresas, agora será o mercado a dizer se avaliou bem ou mal.

bn
Quem está ligado: