Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por masterpro » 18/4/2016 22:06

Lion666 Escreveu:Boas,
Pelo que pude perceber,a desblindagem dos estatutos também vai servir para o BCP,ou seja,a Sonangol passa a ter mais poder nas decisões do BCP!
Para quem tenha interesse segue o link com a posição acionista atualizada (que ainda não havia),até Dezembro de 2015,pelo que vi os acionistas individuais aumentaram a posição de 37 para quase 40% do capital...
Portanto o problema de Angola não é com o BCP,muito pelo contrário,a relação está desgastada é com o BPI,portanto neste quesito o BCP está "relax"!
Apesar de tudo o leilão de hoje foi bem interessante,houve fecho de uma pequena posição de curtos,mas amanha confirmamos isto,ou não,pois pode ter sido de curtos abaixo dos 0.50%,portanto neste caso não ficaremos a saber...

http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Instituc ... nista.aspx

Cumps.

Pelo contrário tira poder à Sonangol, pois assim não conseguirão vetar tal como faziam no BPI, ou seja fica mais fácil um novo investidor entrar e tomar conta do mesmo, mas duvido que aconteça, se fosse assim tão atractivo já alguém tinha entrado.

Registado: 13/3/2007 14:42

por Lion666 » 18/4/2016 21:23

Investbem Escreveu:
Wuzzu. Escreveu:Como tinha dito, hoje preferi retirar-me (saí a 0.0352) pois prevejo que amanha continuemos no mesmo ambiente de desanimo.
Geralmente o desanimo não muda facilmente a menos que surja uma noticia. Infelizmente, só vejo noticias desanimadoras no horizonte.
A OPA ao BPI foi algo ultrajante e mostra bem como tratam a banca portuguesa: toma lá e é se queres...

wuzzu.

ps: ontem cheguei a pensar que a OPA melhoraria um pouco as condições da anterior. Mas o que realmente sucedeu é bem significativo do que vai continuar a ser a historia da nossa banca...

Wuzzu, já viste a que preço a opa foi lançada e o último preço de fecho da ação? Já era de esperar este cenário.

As ordens dadas chegaram a derrubar a cotação para os 1.109 mas no fecho da sessão saltou para os 1.192...(BPI).

Registado: 15/2/2016 12:44

por Lion666 » 18/4/2016 21:21

Boas,
Pelo que pude perceber,a desblindagem dos estatutos também vai servir para o BCP,ou seja,a Sonangol passa a ter mais poder nas decisões do BCP!
Para quem tenha interesse segue o link com a posição acionista atualizada (que ainda não havia),até Dezembro de 2015,pelo que vi os acionistas individuais aumentaram a posição de 37 para quase 40% do capital...
Portanto o problema de Angola não é com o BCP,muito pelo contrário,a relação está desgastada é com o BPI,portanto neste quesito o BCP está "relax"!
Apesar de tudo o leilão de hoje foi bem interessante,houve fecho de uma pequena posição de curtos,mas amanha confirmamos isto,ou não,pois pode ter sido de curtos abaixo dos 0.50%,portanto neste caso não ficaremos a saber...

http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Instituc ... nista.aspx

Cumps.

por Investbem » 18/4/2016 21:11

Wuzzu. Escreveu:Como tinha dito, hoje preferi retirar-me (saí a 0.0352) pois prevejo que amanha continuemos no mesmo ambiente de desanimo.
Geralmente o desanimo não muda facilmente a menos que surja uma noticia. Infelizmente, só vejo noticias desanimadoras no horizonte.
A OPA ao BPI foi algo ultrajante e mostra bem como tratam a banca portuguesa: toma lá e é se queres...

wuzzu.

ps: ontem cheguei a pensar que a OPA melhoraria um pouco as condições da anterior. Mas o que realmente sucedeu é bem significativo do que vai continuar a ser a historia da nossa banca...

Wuzzu, já viste a que preço a opa foi lançada e o último preço de fecho da ação? Já era de esperar este cenário.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por paul_invest » 18/4/2016 16:46

wuzzu.

entrei na abertura e fechou ao valor do que abriu ... no meu preço contudo tem tudo para fechar o gap ...

triângulo ascendente no gráfico 30 minutos de realçar que fechou na sma 20 dias logo bom pronuncio para o fecho do gap ... o target do triângulo é 0.0365/7 +/-

https://gyazo.com/16838c44fea59e9834bd2c4e8dafab7e

Registado: 15/5/2014 15:51

por joao73 » 18/4/2016 14:20

MigMig Escreveu:
Investbem Escreveu:
joao73 Escreveu:Bom dia

Tudo indica que hoje vai quebrar o suporte dos 0.048.
Acabei por fechar a posição. 100% líquido no BCP aguardo por novo sinal.

Um abraço

João

O que interessa é como fecha caro João...está tudo em aberto. Eu não seria tao rigido no suporte. Situa-se entre os 0046 e os 0048 o que até ver, não quebrou em baixa, aliás segurou a cotação até ao momento.

Será com certeza 0.0346/0.0348... :wink:

lOL.... desculpem o erro..... claro que é 0.0348.

Realmente o que interessa é o fecho, por isso é que eu disse .... tudo indica...

Hoje vendi a totalidade da posição porque estava 100% longo, visto ter fechado a posição curtas à uns dias atrás nestes valores que estavam a proteger a posição longa, e porque estava com uma mais valia muito avultada. Assim optei por fechar a posição para abater aos prejuízos acumulados que são enormes.

Aguardo serenamente o fecho de hoje e um novo sinal para possível reentrada no titulo.

Um abraço e bons negócios.

João

Registado: 11/5/2014 21:37

por Lion666 » 18/4/2016 14:15

Lion666 Escreveu:
NaoSei Escreveu:
Lion666 Escreveu:Vamos lá ver uma coisa,o BCP tem resolvido o prblema de exposição a Angola,o que vai libertar capital e ainda o BCP ficará com 20% da nova instituição!
Ora bem,hoje tudo não passa de especulação,pois não se justifica ao meu ver esta abertura de hoje no BCP,e com este GAP...
O problema foi na altura fazerem questão de atrelarem o BCP ao BPI,eu acho!Em relação ao BPI,acho que tanto IS quanto o CB colocaram a carroça na frente dos bois,pois vai ser péssimo para um e para outro,e arrisco me a dizer que será ainda pior para o CB,pois eles dizem que os rácios do CB vão ser penalizados com a OPA ao BPI,entretanto a venda da participação no BFA pode colmatar a coisa,eu não acho,pois imaginem só se Angola decide desapropriar o BFA após esta OPA?imaginam o buraco no balanço do BPI?
Aí mesmo é que os rácios do CB vão mesmo à viola,acho que ainda não se mentalizaram desta hipótese,e os Angolanos não tem nada mais a perder...

Cumps.

"desapropriar"?? mas achas mesmo que é possível??
é irreal isso acontecer, a não ser que o governo tivesse razão como uma resolução devido a prejuízos avultados

Acho sim,que o governo angolano é capaz de fazer isso sim!
Os 50,1% da participação que o BPI detém pode sim ser alvo de desapropriação ou expropriação (como preferir),como medida de retaliação devido ao diploma promulgado no que diz respeito em tirar o poder de veto nomeadamente à Isabel dos Santos...
Mas também acho isto tudo uma grande trapalhada e acho sim que vai dar buraco e dos grandes...

Cumps.

por Lion666 » 18/4/2016 14:14

NaoSei Escreveu:
Lion666 Escreveu:Vamos lá ver uma coisa,o BCP tem resolvido o prblema de exposição a Angola,o que vai libertar capital e ainda o BCP ficará com 20% da nova instituição!
Ora bem,hoje tudo não passa de especulação,pois não se justifica ao meu ver esta abertura de hoje no BCP,e com este GAP...
O problema foi na altura fazerem questão de atrelarem o BCP ao BPI,eu acho!Em relação ao BPI,acho que tanto IS quanto o CB colocaram a carroça na frente dos bois,pois vai ser péssimo para um e para outro,e arrisco me a dizer que será ainda pior para o CB,pois eles dizem que os rácios do CB vão ser penalizados com a OPA ao BPI,entretanto a venda da participação no BFA pode colmatar a coisa,eu não acho,pois imaginem só se Angola decide desapropriar o BFA após esta OPA?imaginam o buraco no balanço do BPI?
Aí mesmo é que os rácios do CB vão mesmo à viola,acho que ainda não se mentalizaram desta hipótese,e os Angolanos não tem nada mais a perder...

Cumps.

é irreal isso acontecer, a não ser que o governo tivesse razão como uma resolução devido a prejuízos avultados

Acho sim,que o governo angolano é capaz de fazer isto sim!
Mas também acho isto tudo uma grande trapalhada e acho sim que vai dar buraco e dos grandes...

Cumps.

por Lion666 » 18/4/2016 14:12

NaoSei Escreveu:
Lion666 Escreveu:
United1900 Escreveu:Antes do colapso do BES reforcei BCP ja tinha investimento. Tou a perder cerca de 60 a 65%. Cai no erro de nao stopar nada pois fui à AC com boas intençoes.
Ninguem esperava isto... Assumir perdas nao me parece. A minha questao e se meto la mais euro mesmo sendo uma aposta acertada.. Um abraço

Bom dia!
Se fosse aposta acertada os grandes fundos não tinham apostado na queda das ações!Diria que é uma aposta de risco,porém quanto maior o risco maior a remuneração,pois as probabilidades de a coisa dar para o torto é grande,e se não der,quem arriscou tem a correspondente recompensa...
Há quem esteja com uma desvalorização em carteira ainda maior,pois mantiveram a esperança de que o título iria recuperar e nunca aconteceu!Arrisco a dizer que há quem nunca irá recuperar da desvalorização que teve,a não ser que tenham vindo a aproveitar este sobe e desce em mínimos para colmatar a desvalorização,e não estou a falar em acumular,mas sim fazer trading de curto prazo...
Banca não é para comprar e guardar na gaveta a espera por melhores dias,é para se fazer dinheiro!
Ao contrário do BPI o BCP já tem o problema em Angola resolvido,pois parece me que no BPI já se está a dizer o dito pelo não dito,mas acho que o impacto no BCP não será significante,visto que já foi dado o sinal verde em Angola para a fusão,agora o BPI ainda tem muito chão pela frente pelo que me parece,mas eles que resolvam os problemas deles...
Eu diria que de momento é aposta acertada para comprar em mínimos e vender nos ressaltos,mas de momento para acumular não seria tão otimista,visto que ainda há alguns pontos para serem resolvidos,e após nos ser dado conhecimento da performance do 1º trimestre é que se pode falar realmente em uma consolidação nas contas do BCP ou da continuidade das incertezas,até lá não se pode ter certeza da recuperação...

Cumps.

Lion, se por acaso os fundos fugirem dum dia para o outro, tal como já aconteceu em 2013 q a accao subiu 130% em 2 meses sempre a subir 5% ao dia, tu aí já dirás o contrario.
alias dirás assim: se os fundos saíram é porque a acção está optima.

Depende!Nãosei o que levou os fundos a saírem a esta altura,pois não acompanhava a cotada,tudo "depende"!

Cumps.

por NaoSei » 18/4/2016 13:20

Lion666 Escreveu:
United1900 Escreveu:Antes do colapso do BES reforcei BCP ja tinha investimento. Tou a perder cerca de 60 a 65%. Cai no erro de nao stopar nada pois fui à AC com boas intençoes.
Ninguem esperava isto... Assumir perdas nao me parece. A minha questao e se meto la mais euro mesmo sendo uma aposta acertada.. Um abraço

Bom dia!
Se fosse aposta acertada os grandes fundos não tinham apostado na queda das ações!Diria que é uma aposta de risco,porém quanto maior o risco maior a remuneração,pois as probabilidades de a coisa dar para o torto é grande,e se não der,quem arriscou tem a correspondente recompensa...
Há quem esteja com uma desvalorização em carteira ainda maior,pois mantiveram a esperança de que o título iria recuperar e nunca aconteceu!Arrisco a dizer que há quem nunca irá recuperar da desvalorização que teve,a não ser que tenham vindo a aproveitar este sobe e desce em mínimos para colmatar a desvalorização,e não estou a falar em acumular,mas sim fazer trading de curto prazo...
Banca não é para comprar e guardar na gaveta a espera por melhores dias,é para se fazer dinheiro!
Ao contrário do BPI o BCP já tem o problema em Angola resolvido,pois parece me que no BPI já se está a dizer o dito pelo não dito,mas acho que o impacto no BCP não será significante,visto que já foi dado o sinal verde em Angola para a fusão,agora o BPI ainda tem muito chão pela frente pelo que me parece,mas eles que resolvam os problemas deles...
Eu diria que de momento é aposta acertada para comprar em mínimos e vender nos ressaltos,mas de momento para acumular não seria tão otimista,visto que ainda há alguns pontos para serem resolvidos,e após nos ser dado conhecimento da performance do 1º trimestre é que se pode falar realmente em uma consolidação nas contas do BCP ou da continuidade das incertezas,até lá não se pode ter certeza da recuperação...

Cumps.

Lion, se por acaso os fundos fugirem dum dia para o outro, tal como já aconteceu em 2013 q a accao subiu 130% em 2 meses sempre a subir 5% ao dia, tu aí já dirás o contrario.
alias dirás assim: se os fundos saíram é porque a acção está optima.

Registado: 8/10/2008 11:04

por NaoSei » 18/4/2016 13:15

Cumps.

Registado: 8/10/2008 11:04

por AntónioManuel » 18/4/2016 13:07

Investbem Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Profits é o que conta se o Bcp estivesse a ter lucros fortes e crescentes a cada trimestre quase de certeza não estava em tendência descendente tão acentuada

Isso não é assim tão linear Antonio...

Nada funciona a 100% nos mercados por isso é que existem e bem os stops
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por Investbem » 18/4/2016 13:04

AntónioManuel Escreveu:Profits é o que conta se o Bcp estivesse a ter lucros fortes e crescentes a cada trimestre quase de certeza não estava em tendência descendente tão acentuada

Isso não é assim tão linear Antonio...
Cordiais cumprimentos
Investbem

por AntónioManuel » 18/4/2016 12:30

Profits é o que conta se o Bcp estivesse a ter lucros fortes e crescentes a cada trimestre quase de certeza não estava em tendência descendente tão acentuada
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

por AntónioManuel » 18/4/2016 12:24

Grande verdade as nossas opiniões pouco interessam 99% é tudo subjectivo, pessoal o que interessa são suportes, resistências, tendência em curso, topos e fundos no diário, aqui sim conseguimos ser racionais e objectivos, é o caminho, doutra forma ficam presos no mesmo nível e nunca melhoram.
O meu objectivo em postar aqui é ajudar a que os colegas subam de nível neste tópico e comecem a concentrar-se mais nos gráficos e menos em especulações e opiniões, um dia destes vou parar de escrever aqui consiga ou não o meu objectivo[/quote]

Espero que sim Antonio,que consigas fazer me olhar para um gráfico de AT!No meu curso martelaram(até demais) nas diversas áreas de contabilidade e AF e na cadeira de Mercados e Produtos Financeiros nem sequer ouvi falar em AT!
Estudei em uma Universidade de referência na área de contabilidade,onde decidiram começar a lecionar Gestão a alguns anos atrás,portanto já deves perceber no que deu,pois o peso de contabilidade no curso era imenso...

Cumps.

Cumps.[/quote]

Nesta fase da minha experiência no trading já não tenho duvidas a AT é o caminho, até acredito que se consiga alguma coisa com AF baseada em gráficos e uma coisa simples; que os lucros da cotada estejam a subir ou a cair forte a cada trimestre aí sabemos qual a tendência em que deveremos investir e na minha opinião penso que não será preciso muito mais de AF para ter êxito

por Lion666 » 18/4/2016 12:16

AntónioManuel Escreveu:
Wuzzu. Escreveu:Lion666, pouco interessa o que nós achamos, o único soberano é o mercado. E o que percebi há muito é que confusões indicam confusões e o mercado não gosta nada de informação que cheira mal. É tão básico quanto o onde há fumo há fogo. O que o mercado tem tendência para fazer é fugir e avaliar depois.
Penso que é isso que o mercado está a fazer agora. Tu até podes estar certo, mas se quiseres ganhar no curto prazo, ou pelo menos não perder, é preferível agirmos como o mercado costuma fazer e o mais depressa possível.
Eu entrei, mas sinto que há o risco da cotação desabar 10%. Assim, se ficar a perder só 5% vendo...

wuzzu.

Grande verdade as nossas opiniões pouco interessam 99% é tudo subjectivo, pessoal o que interessa são suportes, resistências, tendência em curso, topos e fundos no diário, aqui sim conseguimos ser racionais e objectivos, é o caminho, doutra forma ficam presos no mesmo nível e nunca melhoram.
O meu objectivo em postar aqui é ajudar a que os colegas subam de nível neste tópico e comecem a concentrar-se mais nos gráficos e menos em especulações e opiniões, um dia destes vou parar de escrever aqui consiga ou não o meu objectivo

Espero que sim Antonio,que consigas fazer me olhar para um gráfico de AT!No meu curso martelaram(até demais) nas diversas áreas de contabilidade e AF e na cadeira de Mercados e Produtos Financeiros nem sequer ouvi falar em AT!
Estudei em uma Universidade de referência na área de contabilidade,onde decidiram começar a lecionar Gestão a alguns anos atrás,portanto já deves perceber no que deu,pois o peso de contabilidade no curso era imenso...

Cumps.

Cumps.

por folhaverde » 18/4/2016 12:01

Também nunca percebi porque é que se fez tanta especulação com a IS entrar no BCP se o João Salgueiro tinha dito na SIC que era um banco espanhol que iria entrar. Agora com o fim do limite dos votos a 20% fica então mais fácil ainda!!!
Cumprs,

Folha Verde

Registado: 13/10/2010 22:57

por AntónioManuel » 18/4/2016 11:57

Wuzzu. Escreveu:Lion666, pouco interessa o que nós achamos, o único soberano é o mercado. E o que percebi há muito é que confusões indicam confusões e o mercado não gosta nada de informação que cheira mal. É tão básico quanto o onde há fumo há fogo. O que o mercado tem tendência para fazer é fugir e avaliar depois.
Penso que é isso que o mercado está a fazer agora. Tu até podes estar certo, mas se quiseres ganhar no curto prazo, ou pelo menos não perder, é preferível agirmos como o mercado costuma fazer e o mais depressa possível.
Eu entrei, mas sinto que há o risco da cotação desabar 10%. Assim, se ficar a perder só 5% vendo...

wuzzu.

O meu objectivo em postar aqui é ajudar a que os colegas subam de nível neste tópico e comecem a concentrar-se mais nos gráficos e menos em especulações e opiniões, um dia destes vou parar de escrever aqui consiga ou não o meu objectivo
Editado pela última vez por AntónioManuel em 18/4/2016 12:03, num total de 1 vez.

por Lion666 » 18/4/2016 10:56

wuzzu.

Cá no fórum interessa o que achamos sim,pois é um espaço de opiniões e nenhuma indicação de se dever investir ou não!
Há preferência e preferências,eu sigo a AT dos foristas que percebem dela,mas eu não percebo nada de AT,mas acho interessante...
Minhas análises são feitas em AF,que é uma das áreas em que sou formado,e desde minha última análise,os fundamentais da cotada até melhoraram minha análise,muito pelo sinal verde dado em Angola para a esperada fusão.
Entretanto sabemos tanto os da AT como os da AF que o setor está no olho do furacão,assim como todo o setor financeiro,independentemente da linha orientadora!
Já tive uma exposição significativa na cotada,entretanto fechei a posição com 10% de mais valias,e detenho agora uma pequena posição que considerei a fundo perdido,e como disse anteriormente,ainda posso dar me a este luxo,e ainda bem :mrgreen:
Apesar de minha análise inicial a tempos atrás,o indicador "especulação"vem crescendo muito,e acho que isto é muito mal para uma cotada,pois acaba por fazer crescer o descrédito por parte dos investidores!
Por isso,e apesar de minha análise continuar favorável,só volto a investir significativamente no BCP depois de resolvidas algumas questões que estão ainda por resolver,pois acho que o banco conseguiu dar a volta por cima e muito bem,basta olharmos para trás e mais não digo!
Entretanto gosto de ter os pés assentes no chão e é assim que trabalho,mas acho que o BCP já iniciou seu ponto de viragem em 2015,mas só poderemos verificar a consolidação das contas no decorrer deste ano.

Cumps.

por migmig » 18/4/2016 10:49

Investbem Escreveu:
Sinedrio Escreveu:

Um abraço

João

O que interessa é como fecha caro João...está tudo em aberto. Eu não seria tao rigido no suporte. Situa-se entre os 0046 e os 0048 o que até ver, não quebrou em baixa, aliás segurou a cotação até ao momento.

O suporte ddos 0.046/8€??? Não estão enganados nos valores indicados???

Será com certeza 0.0346/0.0348... :wink:

Registado: 17/10/2014 16:06

por Investbem » 18/4/2016 10:34

Sinedrio Escreveu:

Um abraço

João

O suporte ddos 0.046/8€??? Não estão enganados nos valores indicados???
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Lion666 » 18/4/2016 10:25

Vamos lá ver uma coisa,o BCP tem resolvido o prblema de exposição a Angola,o que vai libertar capital e ainda o BCP ficará com 20% da nova instituição!

Cumps.

por Sinedrio » 18/4/2016 9:54

Um abraço

João

Registado: 20/11/2015 17:22

por joao73 » 18/4/2016 9:35

Bom dia

Um abraço

João

Registado: 11/5/2014 21:37

por AntónioManuel » 18/4/2016 9:07

Estava curto antes deste gap fechei com 7.41% de lucro está em suporte secundário agora vamos ver como se comporta aqui

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: peterteam2, Phil2014 e 190 visitantes