CMVM: Tópico geral
Re
Ablaço, meu calo Gin, é semple um gosto tlocal implessões contigo soble o melcado de Xangai, o stlip da Pata, calendálios e massagistas!
A plopósito, quando é que a Gelónimo able umas biedlonkas aí pló pessoal? Isso é que ela um glande negócio da China. Mas espela aí, não pode sel, aí o teu plimo Jazz vinha logo anuncial lentabilidades de 1000%, matavas toda a concolência!
Boas massagens,
Hecto.Poltugal
A plopósito, quando é que a Gelónimo able umas biedlonkas aí pló pessoal? Isso é que ela um glande negócio da China. Mas espela aí, não pode sel, aí o teu plimo Jazz vinha logo anuncial lentabilidades de 1000%, matavas toda a concolência!
Boas massagens,
Hecto.Poltugal
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Re: Re
Cem pt Escreveu:O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Eh englacado polque Jin anda semple a dize-le isso a minhas chinesinhas!
Mas diz mesma coisa com outla numelacao:
-"Cada uma assume os seus liscos, incluindo os que possam dale peldas de vilgindade".
- "Jim nao faz plomessas de casamento nem oflece galantias de continuidade nem sugestao pla nome de chinesinho."
- "Jim tambem nao assume lesponsabilidades mesmo que pai seja outlo nem plovidencia conselhos de divolcio."
Assim Jim dolme descansado e tem tempo plo massagem.
Um ablaco plo senhole Hecto.pt dilectamente aqui do Xangai,
Jim
Se plecisa de complas, Jin vende tudo balatinho.
Desde Motastock com duas lodas ate letlato da Pata-Hali
Desde Motastock com duas lodas ate letlato da Pata-Hali
Re
Caro Nuno:
És bem capaz de ter razão nessa última perspectiva que desenvolveste.
Repensei melhor a minha decisão e portanto vou voltar a deixar mensagens aqui no forum.
Mesmo assim à cautela vou deixar ficar em baixo dqui para a frente um pequeno "disclaimer" em todas elas, não vá o diabo tecê-las.
Abraço a todos.
Cem
És bem capaz de ter razão nessa última perspectiva que desenvolveste.
Repensei melhor a minha decisão e portanto vou voltar a deixar mensagens aqui no forum.
Mesmo assim à cautela vou deixar ficar em baixo dqui para a frente um pequeno "disclaimer" em todas elas, não vá o diabo tecê-las.
Abraço a todos.
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
- Registado: 4/3/2008 17:21
mquinaz Escreveu:Reparem que o Jas antes desta cena, já andava aos tiros a pardais para não falar no BPI, e havia sempre malta a misturar bolsa com prostituição. Á e tal... vou comprar estas meninas...
Se houver problema a carteirinha passa a ser gerida pelo meu "plimo Jin dilectamente do Xangai".
Seria giro a CMVM interromper-lhe as massagens com "a chinesinha numelo quatlo" que tem mau feitio...
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Isto de facto dá azo a algumas interpretações...
A minha leitura da lei é a seguinte:
Artigo 35-2
Para efeitos do presente diploma, entende-se por analistas financeiros aqueles que elaboram ou difundem recomendações de investimento nos termos do artigo 12.º-A do Código dos Valores Mobiliários.
Ou seja, o artigo 35 só aplica a quem for analista financeiro de acordo com o artigo 12. Vamos ver o que diz o artigo 12-A
Artigo 12.º-A
Recomendações de investimento
1 - Constituem recomendações de investimento os relatórios de análise financeira ou qualquer outra informação emitida por analistas independentes, empresas de investimento, instituições de crédito, entidades cuja actividade principal seja formular recomendações e pessoas que neles exerçam a sua actividade profissional, em que se formule, directa ou indirectamente, uma recomendação ou sugestão de
investimento ou desinvestimento sobre um emitente de valores mobiliários, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros e que se destinem a canais de distribuição ou ao público.
Este ponto só se aplica a analistas independentes, ou seja, alguém que ganhe dinheiro com a venda dessas análises. Como eu não ganho $$ com a participação nos fóruns, estou à vontade.
2 - Relativamente a outras pessoas singulares ou colectivas constitui recomendação de investimento qualquer informação por elas elaborada, no exercício da sua profissão ou no quadro da sua actividade, na qual seja directamente recomendada uma decisão de investimento ou desinvestimento específica num valor mobiliário ou em outro instrumento financeiro e que se destine a canais de distribuição ou ao público.
Mais uma vez a minha profissão ou actividade não tem nada a ver com bolsa, pelo que este ponto também não se pode aplicar a mim.
Deste modo, e de acordo com o artigo 12A, eu não sou analista financeiro pelo que o artigo 35 não poderá ser aplicado a mim. Se eu ganhar dinheiro com a publicação das minhas análises (por exemplo, tiver um site e ganhar $$ com a publicidade proveniente de clicks), então é possível que possa ser considerado como analista financeiro. Mas mesmo assim será necessário provar inequivocamente que as pessoas vão ao site devido às análises escritas por essa pessoa.
Mas eu compreendo a posição do Cem. Sem a certeza absoluta de que não vou ter chatices com uma carolice, eu não vou fazer a carolice. Por isso acho que seria de todo o interesse do CdB que fosse pedido um esclarecimento sobre esta legislação e sobre o que um investidor não profissional pode ou não escrever (e já agora um que não seja profissional).
Diga-se de passagem que eu concordo com a ideia base desta legislação - regulamentar o aconselhamento financeiro e garantir que o aconselhamento financeiro é feito por profissionais e não por meros amadores. Espero é que isto se torne num aumento da qualidade de serviços prestados e nas garantias quando o serviço for mau ou não corresponder ao anunciado.
Um abr
Nuno
A minha leitura da lei é a seguinte:
Artigo 35-2
Para efeitos do presente diploma, entende-se por analistas financeiros aqueles que elaboram ou difundem recomendações de investimento nos termos do artigo 12.º-A do Código dos Valores Mobiliários.
Ou seja, o artigo 35 só aplica a quem for analista financeiro de acordo com o artigo 12. Vamos ver o que diz o artigo 12-A
Artigo 12.º-A
1 - Constituem recomendações de investimento os relatórios de análise financeira ou qualquer outra informação emitida por analistas independentes, empresas de investimento, instituições de crédito, entidades cuja actividade principal seja formular recomendações e pessoas que neles exerçam a sua actividade profissional, em que se formule, directa ou indirectamente, uma recomendação ou sugestão de
investimento ou desinvestimento sobre um emitente de valores mobiliários, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros e que se destinem a canais de distribuição ou ao público.
Este ponto só se aplica a analistas independentes, ou seja, alguém que ganhe dinheiro com a venda dessas análises. Como eu não ganho $$ com a participação nos fóruns, estou à vontade.
2 - Relativamente a outras pessoas singulares ou colectivas constitui recomendação de investimento qualquer informação por elas elaborada, no exercício da sua profissão ou no quadro da sua actividade, na qual seja directamente recomendada uma decisão de investimento ou desinvestimento específica num valor mobiliário ou em outro instrumento financeiro e que se destine a canais de distribuição ou ao público.
Mais uma vez a minha profissão ou actividade não tem nada a ver com bolsa, pelo que este ponto também não se pode aplicar a mim.
Deste modo, e de acordo com o artigo 12A, eu não sou analista financeiro pelo que o artigo 35 não poderá ser aplicado a mim. Se eu ganhar dinheiro com a publicação das minhas análises (por exemplo, tiver um site e ganhar $$ com a publicidade proveniente de clicks), então é possível que possa ser considerado como analista financeiro. Mas mesmo assim será necessário provar inequivocamente que as pessoas vão ao site devido às análises escritas por essa pessoa.
Mas eu compreendo a posição do Cem. Sem a certeza absoluta de que não vou ter chatices com uma carolice, eu não vou fazer a carolice. Por isso acho que seria de todo o interesse do CdB que fosse pedido um esclarecimento sobre esta legislação e sobre o que um investidor não profissional pode ou não escrever (e já agora um que não seja profissional).
Diga-se de passagem que eu concordo com a ideia base desta legislação - regulamentar o aconselhamento financeiro e garantir que o aconselhamento financeiro é feito por profissionais e não por meros amadores. Espero é que isto se torne num aumento da qualidade de serviços prestados e nas garantias quando o serviço for mau ou não corresponder ao anunciado.
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Não é só por cá.
http://markettalk.newswires-americas.com/

We've come a long way. Now don't try manipulating us!
Financial bloggers have gained a loyal readership and considerable clout during the crisis of the past year. Their prominent role in shaping opinions came into particularly sharp view at a recent meeting.
A group of eight financial bloggers met in Washington on Nov. 2 with senior Treasury officials, including Secretary Tim Geithner. Treasury officials said they organized the two-hour meeting because they recognize the increasing influence financial bloggers have on public opinion and feel it is better to embrace rather than ignore their critics.
The gathering, the first of its kind, represented a milestone in the rise to prominence of the blogosphere. It shows that bloggers are being taken seriously by decision makers, and that kind of access could enhance their credibility among a wider group of readers.
The bloggers in attendance welcomed the opportunity to meet with Treasury officials. However, some expressed concern that their current readers could lose faith if they think the bloggers’ views have been compromised. One blogger admitted after the meeting that he felt sympathetic toward the same policy makers he often criticizes and worried he wouldn’t be as tough on them in the future.
Financial bloggers–a diverse bunch that includes professors, money managers, economists and former public officials, among others–have been gaining prominence analyzing the financial crisis and ensuing recovery, critiquing virtually every move by the government. Several bloggers have developed cult-like followings as a growing audience of readers has drifted to alternative media outlets.
Andrew Williams, a Treasury Department spokesman, said the invitation to meet with bloggers was part of the Obama administration’s continued outreach efforts to keep the lines of communication open with several influential groups.
“We’re trying to open a dialogue and get an opportunity to represent our point of view,” he said. “It’s important to get in front of our critics as well as our supporters.”
For bloggers, the agenda was obvious.
“Talking to the blogosphere is a way to try to control the message,” said Yves Smith, author of naked capitalism and one of the bloggers who attended the meeting. “It’s not that they care about our opinions. It’s propaganda; there’s no question about it.”
The meeting helped Treasury officials gain a greater understanding of what bloggers are trying to accomplish in their writing, while bloggers were able to see a side of some top-level administration officials that isn’t usually portrayed to the public, according to David Merkel, chief economist and director of research at Finacorp Securities and a blogger who attended the meeting.
Whether these bloggers, who certainly aren’t ones to hold back their disdain on controversial issues, start altering the tone of their writing remains to be seen.
“The mere invitation made me more favorably disposed to policy makers,” wrote Interfluidity blogger Steve Randy Waldman after the meeting, while acknowledging he refused to eat cookies that Treasury officials offered merely out of principle. “Although the format of our meeting did not lend itself to forging deep relationships, I was flattered and grateful for the meeting and left with more sympathy for the people I spoke to than I came in with. In other words, I have been corrupted, a little.”
Tom Graff, managing director at Cavanaugh Capital Management in Baltimore and a blogger who attended the meeting, said he would welcome using the meeting as a stepping stone to cultivating relationships with Treasury officials in the future.
If bloggers had better access to policy makers who could confirm or deny different topics or theories, it would improve the blogosphere’s credibility by allowing for more legitimate instead of speculative writing, he said.
But that doesn’t mean he plans to sacrifice what he writes in order to garner more favor among government officials.
“I’m not going to poison my writing just on this pie-in-the-sky idea that I’m going to be Tim Geithner’s buddy,” Graff said.
http://markettalk.newswires-americas.com/
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
bEMdISPOSTO Escreveu:Conheço n malta que está a pensar comprar Motas... Também estou a pensar... alguém tem aí uma gravura delas?
Toma lá uma gravura. Como podes ver estão a subir, mas se o taipal da camioneta se parte pode ocorrer um crash e ela vir por aí abaixo

- Anexos
-
- mota a subir.jpg (25.91 KiB) Visualizado 3518 vezes
mquinaz Escreveu:bEMdISPOSTO Escreveu:Há formas de lidar com a lei.
Já viram o que seria começarem a postar coisas como:
O meu gato anda a querer subir ao telhado. Já lhe disse "Queirós Pereira, vê se não magoas as gatinhas que encontrares"
Hoje sonhei que a minha empregada, P. Telecona, deu um valente trambolhão. Fiquei sobressaltado.
Achas que o que o Ricardo disse é preocupante? Achei-o muito Salgado, com medo do futuro...
O pessoal dos bancos diz que na ZONa não há motivos de preocupação, esperam um futuro melhor.
Hoje já me constipei... Apanhei uma Brisa logo pela manhã, mas o tempo mudou e caí na cama... e o pior ainda está para vir, disse-me o médico.
Estes comentários não são recomendações, conselhos, tentativas de influenciar, ou esquemas opinativos subreptícios, trinta por uma linha e o diabo a quatro.
Tretas passadas não garantem tretas futuras, e se alguém ainda tiver dúvidas, que não dispense a consulta do prospecto do Caldeirão, com mais paleio nesta linha de pensamento... e um bem haja.
![]()
![]()
Pois é, isto tá mau, I napa d'argent, mas tá-se bem, sonae dinheiro agora mas depois recebo o subsidio de natal e até compro uma BESta com uma carroça e umas RENas com trenó para levar a dama a passear ao Domingo, porque o pitrole tá caro...
Reparem que o Jas antes desta cena, já andava aos tiros a pardais para não falar no BPI, e havia sempre malta a misturar bolsa com prostituição. Á e tal... vou comprar estas meninas...

Conheço n malta que está a pensar comprar Motas... Também estou a pensar... alguém tem aí uma gravura delas?
Há magnatas das arábias que estão a pensar investir em Portugal. Um deles é Al Tri Abdul. Hoje vou ao Porto, Celina, não me esperes para conversar...
O Teixeira e o Duarte estão a sentir-se mal, parece que coisa boa não é...
Acho que a selecção vai dar-nos muitas alegrias, isso fará ressuscitar as Energias de Portugal
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
bEMdISPOSTO Escreveu:Há formas de lidar com a lei.
O meu gato anda a querer subir ao telhado. Já lhe disse "Queirós Pereira, vê se não magoas as gatinhas que encontrares"
Hoje sonhei que a minha empregada, P. Telecona, deu um valente trambolhão. Fiquei sobressaltado.
Achas que o que o Ricardo disse é preocupante? Achei-o muito Salgado, com medo do futuro...
O pessoal dos bancos diz que na ZONa não há motivos de preocupação, esperam um futuro melhor.
Hoje já me constipei... Apanhei uma Brisa logo pela manhã, mas o tempo mudou e caí na cama... e o pior ainda está para vir, disse-me o médico.
Estes comentários não são recomendações, conselhos, tentativas de influenciar, ou esquemas opinativos subreptícios, trinta por uma linha e o diabo a quatro.
Tretas passadas não garantem tretas futuras, e se alguém ainda tiver dúvidas, que não dispense a consulta do prospecto do Caldeirão, com mais paleio nesta linha de pensamento... e um bem haja.

Pois é, isto tá mau, I napa d'argent, mas tá-se bem, sonae dinheiro agora mas depois recebo o subsidio de natal e até compro uma BESta com uma carroça e umas RENas com trenó para levar a dama a passear ao Domingo, porque o pitrole tá caro...
Reparem que o Jas antes desta cena, já andava aos tiros a pardais para não falar no BPI, e havia sempre malta a misturar bolsa com prostituição. Á e tal... vou comprar estas meninas...

Há formas de lidar com a lei.
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
Bem, nesse caso poderiamos mesmo passar a ter um disclaimer genérico em que se avisa que qualquer pos não constitui aconselhamento de investimento e que os participantes e leitores estão conscientes disso. Podes-se até ter um quadradinho obrigatoriamente checkavel, se necessário fosse (meaning - se a insanindade for mesmo de grau elevado e alavancado).
Depois de rever esta matéria, em especial a parte colocada pelo Nuno Faustino, não me parece que aqueles que estejam apenas a veicular uma opinião e muito especialmente se não estiverem a endereçar qualquer recomendação de investimento, tenham qq problema.
A ausência de uma recomendação expressa já será suficiente mas acrescentar sempre um disclaimer fazendo notar que se trata de uma opinião pessoal e que não constitui uma recomendação de compra ou venda também não faz mal nenhum.
A ausência de uma recomendação expressa já será suficiente mas acrescentar sempre um disclaimer fazendo notar que se trata de uma opinião pessoal e que não constitui uma recomendação de compra ou venda também não faz mal nenhum.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
arnie Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Não me parece que isto venha a ser algo de relevante, é demasiado idiota para alguma vez vir a ser concretizado no que diz respeito a opiniões formuladas em espaços informais de troca de opinião como é o caldeirão (que não se integra sequer na categoria de comunicação social). Ou seja, um analista profissional deverá estar restrito ao que diz enquanto analista profissional mas não num espaço de troca de opiniões informal como é o caldeirão.
Darling, até parece que não sabes em que país é que vives![]()
![]()
Mas a duvida mantem-se para quem faça do trading o seu ganha pão, a sua actividade profissional. Em que ponto se situa ele na nova lei?
É considerado profissional do ramo e como tal terá que se reger pelas leis da CMVM aquando de uma exposição publica da sua opinião/analise?
E já agora, até que ponto se pode considerar o caldeirão como espaço informal sabendo que, sendo o maior do país, milhares de pessoas vêm aqui todos os dias buscar dicas para os seus investimentos?
É realmente informal pois o tipo de linguagem,a descontração, as brincadeiras, indica essa mesma informalização, mas existe o outro lado, onde há pessoas a fazer analises, sim, informais, mas que sabemos de antemão que irão influenciar alguns dos seus leitores, podendo os levar a perdas consideraveis.
A idiotice de que falas, é realmente idiota, mas querendo a CMVM controlar a má informação com que os pequenos investidores são inundados todos os dias, há espaço suficiente para que ela se sinta no direito de actuar nos meios, ditos "informais"
.
completamente de acordo
mas como a CMVM controlaria a identidade de quem posta ou publica as análises...?!
nimguem sabe o meu nome e se souber ponho a minha empregada a falar por ela... seria muito facil de contornar a situação...
tu num debate dás a cara... no fundo aqui não... poderias sempre mudar largar o teu arnie e passar a ser o ze da esquina... a CMVM controlaria o arnie ou o creepy... mas não o ze da esquina ou o manuel do quintal que poderia ser a minha ou a tua empregada...
abraço continuaremos informais a dar a nossa opiniao sem gravata...
- Registado: 7/6/2008 2:02
Pata-Hari Escreveu:Não me parece que isto venha a ser algo de relevante, é demasiado idiota para alguma vez vir a ser concretizado no que diz respeito a opiniões formuladas em espaços informais de troca de opinião como é o caldeirão (que não se integra sequer na categoria de comunicação social). Ou seja, um analista profissional deverá estar restrito ao que diz enquanto analista profissional mas não num espaço de troca de opiniões informal como é o caldeirão.
Darling, até parece que não sabes em que país é que vives

Mas a duvida mantem-se para quem faça do trading o seu ganha pão, a sua actividade profissional. Em que ponto se situa ele na nova lei?
É considerado profissional do ramo e como tal terá que se reger pelas leis da CMVM aquando de uma exposição publica da sua opinião/analise?
E já agora, até que ponto se pode considerar o caldeirão como espaço informal sabendo que, sendo o maior do país, milhares de pessoas vêm aqui todos os dias buscar dicas para os seus investimentos?
É realmente informal pois o tipo de linguagem,a descontração, as brincadeiras, indica essa mesma informalização, mas existe o outro lado, onde há pessoas a fazer analises, sim, informais, mas que sabemos de antemão que irão influenciar alguns dos seus leitores, podendo os levar a perdas consideraveis.
A idiotice de que falas, é realmente idiota, mas querendo a CMVM controlar a má informação com que os pequenos investidores são inundados todos os dias, há espaço suficiente para que ela se sinta no direito de actuar nos meios, ditos "informais"
.
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Não me parece que isto venha a ser algo de relevante, é demasiado idiota para alguma vez vir a ser concretizado no que diz respeito a opiniões formuladas em espaços informais de troca de opinião como é o caldeirão (que não se integra sequer na categoria de comunicação social). Ou seja, um analista profissional deverá estar restrito ao que diz enquanto analista profissional mas não num espaço de troca de opiniões informal como é o caldeirão.
Mas Pata, o artigo 12 é um pouco ambiguo, vejamos o que está escrito a negrito:
Ora basta pegar numa pessoa, que faz do trading o seu ganha pão. Uma pessoa singular, que está em casa, ou não, 12 horas por dia à frente dos seus monitores a negociar a sua propria conta, ou mesmo a negociar/gerir meia duzia de contas de amigos/familiares. Uma pessoa que, tem por habito/gosto analisar os mercados e publicar tais analises em foruns ou até no seu proprio website.
Onde raio se encaixa uma pessoa destas?
Ele está a publicar uma analise, uma recomendação de compra ou venda no exercicio da sua actividade professional, actividade essa, segundo se consta, não reconhecida nem pelas finanças nem pela segurança social.
Ora irá a CMVM reconhecer tal actividade? Como? Irão eles obrigar todos os traders que façam analises registrar-se perante esta organização? Se isso criar um estatuto proprio perante as finanças e a seguranla social... seria um caso a pensar
Seria interessante saber como se processa isto nos states. Dezenas de traders nos pits dão a sua opinião em directo tanto na CNBC como na Bloomberg. Eles estão a proferir uma analise (ou será considerado como a sua opinião?) em directo para milhões de pessoas em todo o mundo.
Para não falar das milhares de pessoas que têm blogs e websites pagos, onde analisam e recomendam acções a todos os seus leitores. Estarão eles todos registados na SEC e caso não estejam, serão multados ou acusados de manipularem o mercado em alturas onde a volatilidade aumenta, sendo responsabilizados por tal visto a SEC não poder os fiscalizar como que de ums instituição financeira se tratasse?
A questão aqui é uma lei que regule os analistas que estejam a serviço dos bancos e casas de investimento, aqui sim, todos concordam que deverão ser fiscalizados ou uma lei que inclua não só estes como traders/analistas independentes, que trabalham para si proprios, publicando analises em foruns publicos ou privados?
Artigo 12.º-A
1 - Constituem recomendações de investimento os relatórios de análise financeira ou qualquer outra informação emitida por analistas independentes, empresas de investimento, instituições de crédito, entidades cuja actividade principal seja formular recomendações e pessoas que neles exerçam a sua actividade profissional, em que se formule, directa ou indirectamente, uma recomendação ou sugestão de investimento ou desinvestimento sobre um emitente de valores mobiliários, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros e que se destinem a canais de distribuição ou ao público.
Ora basta pegar numa pessoa, que faz do trading o seu ganha pão. Uma pessoa singular, que está em casa, ou não, 12 horas por dia à frente dos seus monitores a negociar a sua propria conta, ou mesmo a negociar/gerir meia duzia de contas de amigos/familiares. Uma pessoa que, tem por habito/gosto analisar os mercados e publicar tais analises em foruns ou até no seu proprio website.
Onde raio se encaixa uma pessoa destas?
Ele está a publicar uma analise, uma recomendação de compra ou venda no exercicio da sua actividade professional, actividade essa, segundo se consta, não reconhecida nem pelas finanças nem pela segurança social.
Ora irá a CMVM reconhecer tal actividade? Como? Irão eles obrigar todos os traders que façam analises registrar-se perante esta organização? Se isso criar um estatuto proprio perante as finanças e a seguranla social... seria um caso a pensar
Seria interessante saber como se processa isto nos states. Dezenas de traders nos pits dão a sua opinião em directo tanto na CNBC como na Bloomberg. Eles estão a proferir uma analise (ou será considerado como a sua opinião?) em directo para milhões de pessoas em todo o mundo.
Para não falar das milhares de pessoas que têm blogs e websites pagos, onde analisam e recomendam acções a todos os seus leitores. Estarão eles todos registados na SEC e caso não estejam, serão multados ou acusados de manipularem o mercado em alturas onde a volatilidade aumenta, sendo responsabilizados por tal visto a SEC não poder os fiscalizar como que de ums instituição financeira se tratasse?
A questão aqui é uma lei que regule os analistas que estejam a serviço dos bancos e casas de investimento, aqui sim, todos concordam que deverão ser fiscalizados ou uma lei que inclua não só estes como traders/analistas independentes, que trabalham para si proprios, publicando analises em foruns publicos ou privados?
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
regulamento
Parece me mais um caso de legislação ou regulamentos mal feitos, pois a linguagem usada e de tal maneira vaga (de proposito??), que, na pratica se pode usar contra tudo e todos, haja bom senso... No minimo , apesar de não ser advogado diria que e um regulamento inconstitucional, e que qualquer sanção derivada de interpretação estrita do regulamento é nula e ilegal. Mas todos sabemos como funciona a justiça em Portugal, lenta, cara e chata...Logo não deverá merecer a pena ir pela via legal, mas talvez um ameaço á CMVM não fosse de esquecer.
Constituição da Republica Portuguesa (actualizada, 2005)
Artigo 18.º
(Força jurídica)
1. Os preceitos constitucionais respeitantes aos direitos, liberdades e garantias são directamente
aplicáveis e vinculam as entidades públicas e privadas.
2. A lei só pode restringir os direitos, liberdades e garantias nos casos expressamente previstos na
Constituição, devendo as restrições limitar-se ao necessário para salvaguardar outros direitos ou
interesses constitucionalmente protegidos.
3. As leis restritivas de direitos, liberdades e garantias têm de revestir carácter geral e abstracto e não
podem ter efeito retroactivo nem diminuir a extensão e o alcance do conteúdo essencial dos preceitos constitucionais.
Artigo 22.º
(Responsabilidade das entidades públicas)
O Estado e as demais entidades públicas são civilmente responsáveis, em forma solidária com os
titulares dos seus órgãos, funcionários ou agentes, por acções ou omissões praticadas no exercício
das suas funções e por causa desse exercício, de que resulte violação dos direitos, liberdades e garantias ou prejuízo para outrem.
(Provedor de Justiça)
1. Os cidadãos podem apresentar queixas por acções ou omissões dos poderes públicos ao Provedor
de Justiça, que as apreciará sem poder decisório, dirigindo aos órgãos competentes as
recomendações necessárias para prevenir e reparar injustiças.
2. A actividade do Provedor de Justiça é independente dos meios graciosos e contenciosos previstos
na Constituição e nas leis.
3. O Provedor de Justiça é um órgão independente, sendo o seu titular designado pela Assembleia da
República, pelo tempo que a lei determinar.
4. Os órgãos e agentes da Administração Pública cooperam com o Provedor de Justiça na realização da sua missão.
Artigo 37.º
(Liberdade de expressão e informação)
1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem
ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem
impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de
censura.
3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de
direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da
competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.
4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia,
o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.
Constituição da Republica Portuguesa (actualizada, 2005)
Artigo 18.º
(Força jurídica)
1. Os preceitos constitucionais respeitantes aos direitos, liberdades e garantias são directamente
aplicáveis e vinculam as entidades públicas e privadas.
2. A lei só pode restringir os direitos, liberdades e garantias nos casos expressamente previstos na
Constituição, devendo as restrições limitar-se ao necessário para salvaguardar outros direitos ou
interesses constitucionalmente protegidos.
3. As leis restritivas de direitos, liberdades e garantias têm de revestir carácter geral e abstracto e não
podem ter efeito retroactivo nem diminuir a extensão e o alcance do conteúdo essencial dos preceitos constitucionais.
Artigo 22.º
(Responsabilidade das entidades públicas)
O Estado e as demais entidades públicas são civilmente responsáveis, em forma solidária com os
titulares dos seus órgãos, funcionários ou agentes, por acções ou omissões praticadas no exercício
das suas funções e por causa desse exercício, de que resulte violação dos direitos, liberdades e garantias ou prejuízo para outrem.
(Provedor de Justiça)
1. Os cidadãos podem apresentar queixas por acções ou omissões dos poderes públicos ao Provedor
de Justiça, que as apreciará sem poder decisório, dirigindo aos órgãos competentes as
recomendações necessárias para prevenir e reparar injustiças.
2. A actividade do Provedor de Justiça é independente dos meios graciosos e contenciosos previstos
na Constituição e nas leis.
3. O Provedor de Justiça é um órgão independente, sendo o seu titular designado pela Assembleia da
República, pelo tempo que a lei determinar.
4. Os órgãos e agentes da Administração Pública cooperam com o Provedor de Justiça na realização da sua missão.
Artigo 37.º
(Liberdade de expressão e informação)
1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem
ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem
impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de
censura.
3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de
direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da
competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.
4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia,
o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.
Pata-Hari Escreveu:Arnie, remeto-te para o Nuno Faustino. E sim, se quiserem podem mandar um pedido de esclarecimento para a CMVM, mas não me parece por demais necessário pelo que li (sugiro que alguém prepare um mail utilizável por várias pessoas - depois resta disparar dos mails de cada um).
E acrescento que o Marco levanta um ponto muito válido. O Fernando Ulrich fez ou não uma recomendação quando disse que o pior já tinha passado? e se alguém até for um intermediário financeiro qualificado, não pode dar opiniões num fórum de bolsa?
Eu reenvio o mail,
Eu faço parte das pessoas que cresceram, inteligivelmente, com os vários contributos bons, maus, inteligentes,simples,ultra-complexos que este espaço proporcionou.
Também acredito que, se ainda estamos numa fase embrionária deste processo, é preciso aguardar com tranquilidade (vou ter saudades deste termo, Sporting oblige

Eu vivo num país, que apesar de tudo adoro e continuarei a amar numa relação de profundo masoquismo muito ao estilo do mito de Sísifo,que adora legislar com uma complexidade que faria inveja a uma conversa entre Beckett e Ionesco porque ainda temos uma percentagem enorme de analfabetos que assinam com o dedo

Este espaço está em perigo? nunca.
Criar este tipo de legislação para supostamente defender os investidores privados de opiniões menos claras , tudo bem evitem o "spam" das "grandes" empresas de rating.
Vamos ver o que isto dá.
Já agora se me privarem das análises do Cem,Ulisses, MarcoAntónio e os outros demais que aprecio eu estou disposto a deixar crescer a Pêra e dar um mergulho no Tejo (neste caso canal de São roque que é atrás de minha casa)

Um abraço
e se então abre o canal de bolsa!!!!!
vão ser entrevistas muito interessante... dizendo o dito pelo não dito do inicio ao fim...
ora bem eu acho que se deve comprar porque o mercado deve subir mas isso foi o que ouvi dizer porque como sabe eu não posso dar opinião sobre o que penso...
PROFISSAO DO FUTURO
CADY DE GESTOR DE ACTIVOS
genero no golf, mas em vez de levar os tacos e mandar bitaites ao pro antes da tacada, ouve o gestor e vai escrever para o forum e dar entrevistas...
ora aí estamos nos a combater o desemprego...
SICK!!!!
vão ser entrevistas muito interessante... dizendo o dito pelo não dito do inicio ao fim...
ora bem eu acho que se deve comprar porque o mercado deve subir mas isso foi o que ouvi dizer porque como sabe eu não posso dar opinião sobre o que penso...
PROFISSAO DO FUTURO
CADY DE GESTOR DE ACTIVOS
genero no golf, mas em vez de levar os tacos e mandar bitaites ao pro antes da tacada, ouve o gestor e vai escrever para o forum e dar entrevistas...
ora aí estamos nos a combater o desemprego...
SICK!!!!
- Registado: 7/6/2008 2:02
isto dá vontade de rir, não pode existir uma lei
a impedir as pessoas de darem a sua opinião, vivemos em democracia, imaginem que para dar uma opinião sobre futebol era necessário obter aprovação da federação portuguesa de futebol...
o problema que existe é na fiscalização e na legislação das entidades e gestores, são esses que cometem as ilegalidades maiores...
a impedir as pessoas de darem a sua opinião, vivemos em democracia, imaginem que para dar uma opinião sobre futebol era necessário obter aprovação da federação portuguesa de futebol...

o problema que existe é na fiscalização e na legislação das entidades e gestores, são esses que cometem as ilegalidades maiores...
- Registado: 16/7/2009 14:03