Especuladores
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/5ByVNHV6_qQ?fs=1&hl=en_GB"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/5ByVNHV6_qQ?fs=1&hl=en_GB" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
E agora vou-me embora deste tópico.
Não me sinto confortável no meio de criminosos
E agora vou-me embora deste tópico.
Não me sinto confortável no meio de criminosos

Quico Escreveu:A questão é que o termo "especular" tem "má imprensa", enquanto "investir" tem "boa imprensa". É tudo uma questão de correcção política.![]()
Precisamente Quico. É como a velha discussão do "investir na bolsa" vs. "jogar na bolsa", que já por mais de uma vez passou pelo Caldeirão.
- Registado: 5/11/2002 12:21
A questão é que o termo "especular" tem "má imprensa", enquanto "investir" tem "boa imprensa". É tudo uma questão de correcção política.
Um padeiro decide abrir uma padaria na minha rua:
- As almas "bondosas" preferem pensar que vai prestar um serviço à comunidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas da minha zona.
- Os economicistas politicamente correctos acham que ele está a investir.
- Eu penso que ele está a especular que pode ganhar bom dinheiro, e "fazer" a vida dele nesse negócio.
Onde está o mal neste "malvado especulador"?!

Um padeiro decide abrir uma padaria na minha rua:
- As almas "bondosas" preferem pensar que vai prestar um serviço à comunidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas da minha zona.
- Os economicistas politicamente correctos acham que ele está a investir.
- Eu penso que ele está a especular que pode ganhar bom dinheiro, e "fazer" a vida dele nesse negócio.
Onde está o mal neste "malvado especulador"?!
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
M4U Escreveu:“Quem lucra com isto?”, perguntou, considerando que tal margem de lucro, “sem que o especulador tenha de mexer uma palha a não ser dar uma ordem a um computador, é escandalosa”. Francisco Louçã em Braga
Pois pois, por essa lógica os jogadores de futebol também ganham dinheiro a correr atrás de uma bola, um maquinista da CP apenas tem de carregar em meia dúzia de botões, um cirugião apenas tem de fazer uns cortes com uma faca e ganha uma fortuna.
A vida é só facilidades
Quanto às acções de Ana Drago e Joana Amaral Dias ( Expresso noticiou também que a dirigente e a ex-deputada possuem acções da PT e da EDP, respectivamente), Louçã fez notar que “as acções de Ana Drago valem mil euros”. “Quero agradecer ao Expresso ter divulgado ao país inteiro que a Ana Drago teve e já não tem mil euros de acções”, disse. Acrescentou ainda que o caso de Amaral Dias “é falso”: “Ele tinha uma conta conjunta com a mãe e foi a mãe que comprou algumas acções da EDP.”
"Faz o que eu digo não faças o que eu faço!"
A manchete de hoje do semanário “Expresso”, que dava conta de que Francisco Louçã e mais deputados do Bloco e Esquerda (BE) investiram em Planos Poupança Reforma (PPR), apesar de defenderem o fim dos benefícios ficais para estes fundos de investimento, foi “um favor” prestado ao Bloco, classificou o líder.
E estes senhores, será que investiram especulando que iriam ter um lucro, ou foi só mesmo por não terem mais nada que fazer nesse dia?

Editado pela última vez por Fingerspitzengefuhl em 26/10/2010 14:48, num total de 1 vez.
- Registado: 9/2/2010 6:36
Fenicio Escreveu:Como investidor, se na semana que vem a Zon cair, não irás vender as tuas posições pois continuas a acreditar no potencial da empresa!
Qual é a diferença entre "especular" e "acreditar"?

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Elias Escreveu:Las_Vegas Escreveu:TheGoodSon Escreveu:Do meu ponto de vista, a diferença é simples:
especulador -> aplica o seu capital efectuando análise técnica;
investidor -> aplica o seu capital efectuando análise fundamental;
E quem usa as duas análises?
E quem usa a AF para concluir que uma acção está barata e depois ela sobe 20% e passado algum tempo o mesmo indivíduo com base na AF conclui que a acção agora está cara e vende para encaixar umas saborosas mais-valias - será um investidor ou especulador?
Simples, é um invespeculador

Las_Vegas Escreveu:TheGoodSon Escreveu:Do meu ponto de vista, a diferença é simples:
especulador -> aplica o seu capital efectuando análise técnica;
investidor -> aplica o seu capital efectuando análise fundamental;
E quem usa as duas análises?
E quem usa a AF para concluir que uma acção está barata e depois ela sobe 20% e passado algum tempo o mesmo indivíduo com base na AF conclui que a acção agora está cara e vende para encaixar umas saborosas mais-valias - será um investidor ou especulador?

Paulo Moreira Escreveu:Na minha opinião, o investidor é aquele que compra acções de empresas sendo o dinheiro usado na criação ou desenvolvimento da empresa, quer seja pela entrada inicial ou aumento de capital. Ou seja o dinheiro é usado pela empresa para se desenvolver. É pela valorização da empresa que o investidor é remunerado.
O resto são especuladores, independentemente do time frame da compra e da venda.
Por isso, comprar acções porque elas estão "baratas" e vender quando estão mais caras, é acto de especulador.
Um investidor que compra acções numa OPV ou vai ao aumento de capital com que nome fica no dia em que as vender? especulador? ou só é investidor o que as guarda para os netos?
Já agora e os ditos especuladores que compram e vendem e se estão nas tintas para a empresa não contribuem em nada para a saúde da mesma?
Imagina que sem os tais especuladores o BCP ficava com uma média de volume diário igual ao da Reditus?
Isso era bom ou mau?
Afinal os especuladores também são amigos

A contar pelos posts consequentes à minha dúvida metódica só posso concluir que ela foi bem colocada e quem se coloca numa posição sobranceira que basta a definição do Wikipedia...
Pois se vais por esse caminho... Então um puro seguidor da Análise Técnica (leia-se aquele que entende que toda a informação que necessita sobre a empresa está reflectida no gráfico desta) é, pela tua ideia, um Especulador?
Estou apenas a tentar perceber a ideia que expressas na frase que transcrevi.
Estou a ficar com a ideia que estás um pouco a passar a noção de que quem usa a Análise Fundamental é um Investidor e quem usa apenas a AT é um Especulador...
Pode não ser isso que queres dizer mas é o que me parece assim á primeira.

Fenicio Escreveu:O detalhe fundamental, e que penso que diferencia estas duas figuras, é que o especulador muitas vezes desconhece a fundo a empresa na qual meteu o seu dinheiro. Não é raro encontrar especuladores que, com apenas 5 minutos de conversa, fica claro que desconhecem os detalhes da acção que acabaram de comprar.
Pois se vais por esse caminho... Então um puro seguidor da Análise Técnica (leia-se aquele que entende que toda a informação que necessita sobre a empresa está reflectida no gráfico desta) é, pela tua ideia, um Especulador?
Estou apenas a tentar perceber a ideia que expressas na frase que transcrevi.
Estou a ficar com a ideia que estás um pouco a passar a noção de que quem usa a Análise Fundamental é um Investidor e quem usa apenas a AT é um Especulador...
Pode não ser isso que queres dizer mas é o que me parece assim á primeira.
- Registado: 4/4/2009 0:57
Na minha opinião, o investidor é aquele que compra acções de empresas sendo o dinheiro usado na criação ou desenvolvimento da empresa, quer seja pela entrada inicial ou aumento de capital. Ou seja o dinheiro é usado pela empresa para se desenvolver. É pela valorização da empresa que o investidor é remunerado.
O resto são especuladores, independentemente do time frame da compra e da venda.
Por isso, comprar acções porque elas estão "baratas" e vender quando estão mais caras, é acto de especulador.
Paulo Moreira
Fenicio Escreveu:Las_Vegas Escreveu:Fenicio Escreveu:Las_Vegas Escreveu:Fenicio Escreveu:Crómio Escreveu:E se o "investidor" da Zon decidir realizar mais valias mesmo acreditando que a empresa tem potencial, continua a ser "investidor" ou passa a ser especulador?Até mesmo os investidores mais ferrenhos vendem as suas posições eventualmente.
Os motivos que levam um investidor a fechar uma posição são inúmeros:
. Mudança drástica na política / modo de actuar da empresa;
. Prejuízos, perda de competitividade, etc.;
. A simples "realização de mais valias" também não deixa de ser um motivo mais do que válido;
. ...
O detalhe fundamental, e que penso que diferencia estas duas figuras, é que o especulador muitas vezes desconhece a fundo a empresa na qual meteu o seu dinheiro. Não é raro encontrar especuladores que, com apenas 5 minutos de conversa, fica claro que desconhecem os detalhes da acção que acabaram de comprar.
Um investidor, para além de estar alinhado com a "mensagem" da empresa, conhece os seus administradores (a depender da dimensão do investidor, às vezes até mesmo pessoalmente), participa nas reuniões de investidores, acredita na companhia e no seu negócio.
Segundo esses parametros consideras o George Soros um especulador ou um investidor?
O Soros?O Soros, para mim, é a personificação do especulador!
É a primeira coisa que me passa pela cabeça quando o tema é sobre o "especulador".
Da mesma forma, quando alguém fala em "investidor", a primeira pessoa de quem me recordo é o Buffet.
Mas então qual a diferença entre os dois?
O Soros fica convencido a comprar em 5 minutos?
É a diferença de prazos de investimento?
O Buffet usa mais análise fundamental do que o Soros?
Já ouviste falar do Black Wednesday? Ele não foi a causa, mas especulou e ganhou, e ganhou mesmo a sério!!
Até podia ter sido ele o causador. E em vez de ganhar podia perder que do meu ponto de vista não mudava nada.
E o Buffet? não faz o mesmo? também ganha a sério.
Confesso que ainda não consigo perceber a diferença.
Tem a ver com prazos de investimento?
Com o método de análise?
Com a quantidade que se ganha?
Las_Vegas Escreveu:Fenicio Escreveu:Las_Vegas Escreveu:Fenicio Escreveu:Crómio Escreveu:E se o "investidor" da Zon decidir realizar mais valias mesmo acreditando que a empresa tem potencial, continua a ser "investidor" ou passa a ser especulador?Até mesmo os investidores mais ferrenhos vendem as suas posições eventualmente.
. A simples "realização de mais valias" também não deixa de ser um motivo mais do que válido;
. ...
O detalhe fundamental, e que penso que diferencia estas duas figuras, é que o especulador muitas vezes desconhece a fundo a empresa na qual meteu o seu dinheiro. Não é raro encontrar especuladores que, com apenas 5 minutos de conversa, fica claro que desconhecem os detalhes da acção que acabaram de comprar.
Um investidor, para além de estar alinhado com a "mensagem" da empresa, conhece os seus administradores (a depender da dimensão do investidor, às vezes até mesmo pessoalmente), participa nas reuniões de investidores, acredita na companhia e no seu negócio.
Segundo esses parametros consideras o George Soros um especulador ou um investidor?
É a primeira coisa que me passa pela cabeça quando o tema é sobre o "especulador".
Da mesma forma, quando alguém fala em "investidor", a primeira pessoa de quem me recordo é o Buffet.
Já ouviste falar do Black Wednesday? Ele não foi a causa, mas especulou e ganhou, e ganhou mesmo a sério!!

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Fenicio Escreveu:Las_Vegas Escreveu:Fenicio Escreveu:Crómio Escreveu:E se o "investidor" da Zon decidir realizar mais valias mesmo acreditando que a empresa tem potencial, continua a ser "investidor" ou passa a ser especulador?Até mesmo os investidores mais ferrenhos vendem as suas posições eventualmente.
. ...
Elias Escreveu:Fenicio Escreveu:O detalhe fundamental, e que penso que diferencia estas duas figuras, é que o especulador muitas vezes desconhece a fundo a empresa na qual meteu o seu dinheiro. Não é raro encontrar especuladores que, com apenas 5 minutos de conversa, fica claro que desconhecem os detalhes da acção que acabaram de comprar.
Hum...![]()
Então e quem mete o seu dinheiro em fundos, pertence a qual categoria?
Olha, e pq não?

O que impede um investidor de estudar a fundo um sector (ou um sub-sector) e "investir" o seu dinheiro neste fundo?
Mas de facto não deve ser o mais habitual. É um tipo de investimento que não consigo encaixar muito bem naquilo que eu entendo por "investidor".
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Las_Vegas Escreveu:Fenicio Escreveu:Crómio Escreveu:E se o "investidor" da Zon decidir realizar mais valias mesmo acreditando que a empresa tem potencial, continua a ser "investidor" ou passa a ser especulador?Até mesmo os investidores mais ferrenhos vendem as suas posições eventualmente.
. ...
O Soros?

Fenicio Escreveu:Crómio Escreveu:E se o "investidor" da Zon decidir realizar mais valias mesmo acreditando que a empresa tem potencial, continua a ser "investidor" ou passa a ser especulador?Até mesmo os investidores mais ferrenhos vendem as suas posições eventualmente.
. ...
Fenicio Escreveu:O detalhe fundamental, e que penso que diferencia estas duas figuras, é que o especulador muitas vezes desconhece a fundo a empresa na qual meteu o seu dinheiro. Não é raro encontrar especuladores que, com apenas 5 minutos de conversa, fica claro que desconhecem os detalhes da acção que acabaram de comprar.
Hum...

Então e quem mete o seu dinheiro em fundos, pertence a qual categoria?

Elias Escreveu:Fenicio Escreveu:Zon! Se és um especulador, deves estar a encher a tua carteira com títulos da Zon neste momento (ou já o fizeste na sexta e ontem, whatever!). Mas se és um investidor, significa que sempre acreditaste no negócio da Zon e no seu potencial ("a mais barata operadora de cabo da Europa"), então encheste a tua carteira com a Zon ao longo de todo o ano de 2010, aproveitando-se das fortes vendas dos últimos meses.
Como investidor, se na semana que vem a Zon cair, não irás vender as tuas posições pois continuas a acreditar no potencial da empresa! Mas se és um especulador, irás vendê-las o mais rápido que puderes para garantir o lucro entretanto amealhado.
Gosto desta frase: "se és um investidor, significa que sempre acreditaste no negócio da Zon e no seu potencial" e vou elaborar um pouco sobre ela.
se és um investidor, significa que sempre acreditaste no negócio da Zon e no seu potencial. Compraste mil acções da ZON (ex-PTM) no ano 2000, ao preço de 50 euros cada, porque te disseram, e tu acreditaste, que aquela empresa era o negócio do futuro e ia até aos 100 euros. Ainda por cima ela já tinha ido a 73 euros por isso estava barata. Já tinha caído 30% desde os máximos mas nessa altura ninguém falava de especuladores e esta sem dúvida uma excelente oportunidade de investimento a longo prazo!
Entretanto ela caiu 93%, e estás a perder 46500 euros dos 50 mil iniciais, não porque as perspectivas se tenham degradado, mas sim por causa dos malditos especuladores. Tu continuas a acreditar no negócio e tens fé (isto é, especulas) que, se os especuladores não se armarem em parvos, os teus trinetos ainda vão conseguir recuperar o investimento e vender a ZON sem prejuízo.
LOL

Foi como eu disse: o que impede um investidor de fechar uma posição?
Pq as pessoas tem esta ideia (errada) de que um investidor agarra-se a uma acção e não a larga por nada?
E, para além disso, um investidor a sério, aquele que não investe apenas por "paixão" (do tipo: "o meu pai trabalhou naquela empresa a vida toda, bora lá investir tudo o que eu tenho nela!"), deve ter feito o seu "dever de casa" antes de avançar com o investimento. Por "dever de casa" entenda-se análises às suas contas, ao sector, ao mercado de modo geral, etc., etc., etc.
Este tipo de investidor, mesmo que a tenha comprado a 50 euros, duvido muito que ainda esteja agarrado a elas.

Crómio Escreveu:E se o "investidor" da Zon decidir realizar mais valias mesmo acreditando que a empresa tem potencial, continua a ser "investidor" ou passa a ser especulador?

. ...
Quem está ligado: