Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investigando a VAA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por Negocios Mendes » 3/10/2006 17:49

O JAS sabe qual a minha opiniao em relacao a VA e por isso nao me importo que voces deitem foguetes de alegria por ter comprado accoes da VA a um preco tao barato.
Estou certo que muitos pensaram o mesmo quando elas estiveram muito mais altas, mas agora dar a entender que é um bom negócio onde as pessoas vao ganhar rios de dinheiro, acho que ai já é preciso alertar os incautos.
Há muito boa gente por aqui que na esperanca de ganhar bastante dinheiro em pouco tempo, vai enfiar-se lá e sinceramente, mesmo que para voces seja bom, nao acredito que essas milhares de accoes possam vir a ser compradas, os vá fazer diferenca.
Portanto, falem da VA mas nao vale a pena demonstrar aquilo que o mercado já demonstrou.
Se tiver que subir, há-de subir e nao é porque voces dizem... é porque tem de ser mesmo.
Se tiver que chegar a 0, o tempo o dirá. Eu espero bem que nao já que gosto muito da VA, apesar que considero os precos muito, muito caros.
E quem nao acha por exemplo Cristal de Murano? e no entanto vende-se.

Concluindo, subir pode subir bastante mas nao se esquecam que VA nao desce mais que 0,14€.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

Re: VAA

por Jiboia Cega » 3/10/2006 17:43

charles Escreveu:quanto aos cofres, se o negocio expandir eles tambem terão de mexer, mas eu tenho para mim que isto vai terminar em opa, e quem a vai opar são os nostros hermanos, mais não posso dizer :wink:

cumpt

Mas digo eu: Da Porcelanosa, obviamente... :wink:

Registado: 21/3/2006 10:46

Re: VAA

por charles » 3/10/2006 17:40

JAS Escreveu:Charles, acho que seria mais importante vender copos da Atlantis para a Russia do que louças da Vista Alegre.
Pela simples razão de que eles têm a mania de atirar com os copos, depois de fazerem as saúdes, e teriam que comprar mais...

Voltando ao sério, a mim não me interessam nem as loiças nem os cristais, interessam-me as acções e a observação dos cof's.

Hoje apenas vi que na VAK havia 190k na compra a 0,14 e que só arranjaram 5k.
Na VAF queriam 800k e arranjaram 35k.

Se a oferta não satisfaz a procura não lhes resta mais do que subir a oferta.
E escusam de meter lá o milhão a 0,15 porque isso não está a assustar ninguém.

JAS

tem de se expandir para a Grécia e vender pratos, ainda parti alguns na Acropole :mrgreen:

quanto aos cofres, se o negocio expandir eles tambem terão de mexer, mas eu tenho para mim que isto vai terminar em opa, e quem a vai opar são os nostros hermanos, mais não posso dizer :wink:

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

VAA

por JAS » 3/10/2006 17:34

Charles, acho que seria mais importante vender copos da Atlantis para a Russia do que louças da Vista Alegre.
Pela simples razão de que eles têm a mania de atirar com os copos, depois de fazerem as saúdes, e teriam que comprar mais...

Voltando ao sério, a mim não me interessam nem as loiças nem os cristais, interessam-me as acções e a observação dos cof's.

Hoje apenas vi que na VAK havia 190k na compra a 0,14 e que só arranjaram 5k.
Na VAF queriam 800k e arranjaram 35k.

Se a oferta não satisfaz a procura não lhes resta mais do que subir a oferta.
E escusam de meter lá o milhão a 0,15 porque isso não está a assustar ninguém.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

internacionalizando a vaa

por charles » 3/10/2006 12:01

Eu acredito.....

Depois do Dubai, Itália e Espanha...

HotelWare da Vista Alegre chega à Rússia

A Vista Alegre, reconhecida marca portuguesa no fabrico e comercialização de produtos em porcelana, continua o seu processo de expansão e internacionalização, desta feita para a Europa de Leste.

Cinco prestigiados restaurantes de Moscovo adoptaram as suas linhas de hotelware. Em causa estão a Yama/Pit, Fata Morgana, East Buffet, Tsirlih Manirlih e Red Square 1, revela a empresa em comunicado.«Chegar à Rússia com as linhas de HotelWare da VA, com uma aceitação tão positiva, tanto por parte das unidades hoteleiras, como da restauração, é sem dúvida mais um sinal de que os nossos produtos têm características ímpares», refere Teodorico Pais, Product Marketing Manager do Grupo Vista Alegre Atlantis (VAA).

Produto adaptado a diferentes culturasSegundo aquele responsável, os factores diferenciadores que estão na origem deste sucesso prendem-se não só com a «qualidade e design das linhas», mas também com a «capacidade de adaptação dos produtos às diferentes culturas».

As linhas de Hotelware da Vista Alegre já estão presentes, para além do mercado português e russo, no Dubai, em Itália e em Espanha.

--------------------------
Hotéis do Dubai escolhem Vista Alegre

A Vista Alegre é a marca de porcelanas escolhida por hotéis ,e restaurantes de elevada qualidade do Dubai,
como é o caso do famoso Habtoor Grand Resort and SPA - Jumeirah Beach, como marca-prestígio responsável por toda a sua linha de HotelWare.

Este é um dos mercados em que aposta a empresa portuguesa

M/Cumpt

charles
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Re: Re

por JAS » 3/10/2006 11:41

Cem Escreveu:Sim, tens razão em relação à operação que referiste, mas não te esqueças que numa operação harmónio as Administrações podem fazer sucessivas reduções de capital intercaladas com aumentos de capital para compor os balanços.

As Administrações até são obrigadas a fazer Reduções de Capital se os prejuízos forem muitos.
Se isso acontecer a VAA acaba e os Bancos perdem tudo.

Pelo que eu depreendi, ao analisar as contas, a VAA foi mal administrada e estava estrangulada por dívidas crescentes com encargos crescentes em bola de neve.
Saneada a parte dos encargos não me parece que o negócio seja assim tão mau que possa levar a Resultados péssimos.

A minha aposta resulta da simples leitura de que a única forma dos Bancos se safarem será conseguirem que ela tenha Resultados bons ou que, pelo menos, se crie a expectativa de que podem vir a ser bons.

Se assim for a minha aposta resulta.

E estamos a falar de apenas 3 meses.

Um abraço,
JAS

Re

por JAS » 3/10/2006 11:26

Cali Escreveu:Uma coisa é certa: o Jas será um verdadeiro visionário se a VA resolver subir balurdios a curto prazo, mas será um casmurro do caraças se tal não acontecer.

Eu costumo ter cerca de 10% da Carteira em cash, ter 15% na VAA não é nada de especial.
Considero que o risco de uma entrada a 0,14 é mínimo e que o mais que pode acontecer é revender a 0,14 se não tiver pressa ou a 0,13 se tiver urgência.

Cali Escreveu:E isso leva-me ao seguinte comentário: o JAS este ano, por qualquer motivo que me ultrapassa, deixou de ser o trader de mão cheia que nos brindou com os 80% de valorização na sua carteira do ano passado, misturando de forma especial TW e acções, para passar a ser, este ano, e deliberadamente, apenas um teimoso.

As acções raramente provocam rentabilidades superiores a 30 ou 40% no ano.
O meu problema este ano foi ter levado 5 ou 6 KO's em TW's do DAX que me levou a parar 2 meses durante o Verão...
Mas ainda temos 3 meses.

Cali Escreveu:Insiste em se manter longe dos titulos que têm feito 'a festa', insiste em manter uma carteira recheada de 'mais-do-mesmo'. Não é uma critica, é uma constatação. É fiel aos seus principios, sejam eles quais forem, e está-se como que ... borrifando se os seus resultados estão 75% abaixo dos obtidos no ano anterior (embora eu não tenho presente quanto da sua performance resultou dos TW).

Na minha carteira sempre foram habituais trades de médio/longo prazo nas acções.
JMT e BCP são opções habituais dos últimos anos.
PTC também era mas acabou na OPA onde ganhei bem pois tinha TW's.
Os resultados do ano passado foram +44,41% em acções e +40,20 em W's e TW's.

Cali Escreveu:Tudo isto para dizer que me custa perceber a opção 'quem-sabe-um-dia-VA' (ainda por cima com a percentagem crescente de carteira alocada á mesma), com um mercado a dar tantas oportunidades de curto prazo como este.

As oportunidades de curto prazo por acaso hoje estão com umas quedas jeitosas...
Mas tens razão pois eu não aproveitei bem a ALTR que até era uma das minhas preferidas assim como não aproveitei a SNC apesar de pensar que iria subir bem por efeitos da OPA.
Mas vamos ver se o BCP-JMT e SEM não serão igualmente rentáveis...

Um abraço,
JAS

Re

por Cem » 3/10/2006 11:02

Sim, tens razão em relação à operação que referiste, mas não te esqueças que numa operação harmónio as Administrações podem fazer sucessivas reduções de capital intercaladas com aumentos de capital para compor os balanços.
Lembra-te de uma seguradora na nossa praça que nos anos 90, cujo nome agora não me lembro nem sei se ainda existe ou foi absorvida por algum grupo do sector, fez uma sequência de 5 reduções de capital sucessivas seguida de 1 aumento de capital.
Têm, é claro, que ser operações aprovadas em Assembleia Geral mas como os Bancos aí têm maioria do capital, aprovam qualquer manigância deste tipo.
Abraço amigo.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Re: Re

por JAS » 3/10/2006 10:50

Cem Escreveu:Para as pôr a 0,20 podiam fazer uma operação harmónio: diminuíam numa primeira fase acerca de 25% do capital, não afectava as prestações acessórisa dos Bancos e cada 4 acções actuais era trocada por 3 novas, passando cada uma destas a valer perto de 0,20 €; depois atacavam com o tal aumento de capital a 0,20 por cada nova acção.

Amigo Cem, andas desfazado...
A operação harmónio já foi realizada com Redução do Capital e com troca de créditos dos Bancos por acções a 0,20.
E ainda meteram lá mais 38ME de prestações acessórias.

Portanto já meteram o valor nominal a 0,20.
A mim só me falta que também metam a cotação ao mesmo valor, depois podem fazer o que quiserem...

Um abraço,
JAS

Re

por Cem » 3/10/2006 10:44

Amigo Jazz:
Para as pôr a 0,20 podiam fazer uma operação harmónio: diminuíam numa primeira fase acerca de 25% do capital, não afectava as prestações acessórisa dos Bancos e cada 4 acções actuais era trocada por 3 novas, passando cada uma destas a valer perto de 0,20 €; depois atacavam com o tal aumento de capital a 0,20 por cada nova acção. Para os Bancos provavelmente seria o ideal, resolver o problema à custa da pequenada. :-(
Abraço amigo.
Cem

Re:

por JAS » 3/10/2006 10:28

Cem Escreveu:Lembrei-me agora da única solução possível que os Bancos podem fazer em caso de sucesso da OPA do BCP ao BPI: um aumento de capital destinado aos actuais Accionistas, em que o BCP nada iria subscrever para diluir a sua participação (BCP+ex-BPI) no limiar do lançamento de uma OPA ao restante capital da VAA, que permitisse ao BCP + CGD continuarem a deter mais de 50% da VAA e assim continuar a dominar os destinos da empresa.
O capital arrecadado serviria para abater nas prestações acessórias dos Bancos, à custa dos pequenos accionistas :-( .
Chama-se a isto matar 3 coelhos de uma só cajadada!

Excelente ideia amigo Cem!!!
Mas já te lembraste que não é possível fazer AC's abaixo do valor nominal?

Isso implica que a ponham primeiro a 0,20.
E para mim também serve...

Um abraço,
JAS

Re

por Cem » 3/10/2006 10:18

Rectifico:
Aumento de capital destinado aos actuais accionistas e público em geral (os patos), obviamente.
Cem

Re

por Cem » 3/10/2006 10:12

Lembrei-me agora da única solução possível que os Bancos podem fazer em caso de sucesso da OPA do BCP ao BPI: um aumento de capital destinado aos actuais Accionistas, em que o BCP nada iria subscrever para diluir a sua participação (BCP+ex-BPI) no limiar do lançamento de uma OPA ao restante capital da VAA, que permitisse ao BCP + CGD continuarem a deter mais de 50% da VAA e assim continuar a dominar os destinos da empresa.
O capital arrecadado serviria para abater nas prestações acessórias dos Bancos, à custa dos pequenos accionistas :-( .
Chama-se a isto matar 3 coelhos de uma só cajadada!
Abraço.
Cem

Re

por Cem » 3/10/2006 9:51

Jazz:
Excelente post e deduções acerca da estratégia dos Bancos.
Mesmo assim é difícil convencer alguém a querer ficar com acções duma coisa que só o nome e a história do passado têm actualmente de bom.
Acresce, como bem afirmaste, o risco de sucesso da OPA do BCP ao BPI. Por aquilo que conheço do BCP, não são parvos nenhuns, não os estou a ver a enterrarem-se mais numa empresa falida e a fazerem uma OPA suplementar à VAA.
A solução, em caso de sucesso de OPA do BCP ao BPI, é despacharem os 7% a mais da VAA a alguém que as vai adquirir a um preço simbólico e que não estou a ver a assumir a devolução da correspondente parcela de prestações acessórias ao BCP...mas enfim, este prejuízo na VAA deve ser peanuts em relação aos potenciais benefícios da junção dos 2 Bancos!
Abraço amigo e manda cá para fora mais posts desta qualidade sherlockiana.
Cem

por Menor_Valia » 3/10/2006 8:45

Saudações!!

Agora que o ilustre JAS se preparava para as ir despachando, certos comentários "obrigam-no" a ser teimoso...

Um abraço,

JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton

Registado: 3/12/2005 16:58

por Cali » 3/10/2006 1:37

Uma coisa é certa: o Jas será um verdadeiro visionário se a VA resolver subir balurdios a curto prazo, mas será um casmurro do caraças se tal não acontecer. :) E isso leva-me ao seguinte comentário: o JAS este ano, por qualquer motivo que me ultrapassa, deixou de ser o trader de mão cheia que nos brindou com os 80% de valorização na sua carteira do ano passado, misturando de forma especial TW e acções, para passar a ser, este ano, e deliberadamente, apenas um teimoso. Insiste em se manter longe dos titulos que têm feito 'a festa', insiste em manter uma carteira recheada de 'mais-do-mesmo'. Não é uma critica, é uma constatação. É fiel aos seus principios, sejam eles quais forem, e está-se como que ... borrifando se os seus resultados estão 75% abaixo dos obtidos no ano anterior (embora eu não tenho presente quanto da sua performance resultou dos TW).
Tudo isto para dizer que me custa perceber a opção 'quem-sabe-um-dia-VA' (ainda por cima com a percentagem crescente de carteira alocada á mesma), com um mercado a dar tantas oportunidades de curto prazo como este. Mas o JAS é o JAS, e ele é que sabe. :wink:

Saudações cordiais, Jas! E espero que sim, que VA !

Registado: 9/12/2002 13:40

por ricardotugas » 2/10/2006 23:49

Claro que terás de ler o contrato de sociedade, pois as prestações suplementares teem de respeitar o contrato de sociedade, nem que tenha de ser alterado para tal.

Nota: Os suprimentos tb terão de ser aprovados em AG, a diferença é que nas PS o proprio contrato de sociedade tem de esclarecer a forma e montante maximo possivel, nos suprimentos não.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

Re

por JAS » 2/10/2006 23:41

ricardotugas Escreveu:Prestações suplementares - SECÇÃO II -
Obrigação de prestações acessórias Artigo 287.º

Refere-se apenas a prestações acessórias previstas no Contrato da Sociedade o que não é o caso.

ricardotugas Escreveu:Ver tb : SECÇÃO III - Acções próprias

Aqui refere-se ao mesmo caso das prestações acessórios previstas no Contrato.

Está visto que ainda tenho que ir ler o Contrato...

Um abraço,
JAS

por ricardotugas » 2/10/2006 23:14

Caro JAS:

Perguntas-te:

"Tentei descobrir alguma coisa sobre "prestações suplementares de capital" na legislação das Sociedades mas não encontrei nada no que se refere a Sociedades Anónimas.

Há uns dúvidas por esclarecer:
- Se eles podem ser remunerados;
- Se o reembolso necessita de autorização prévia de uma Assembleia Geral. "

Prestações suplementares - SECÇÃO II -
Obrigação de prestações acessórias Artigo 287.º

Ver tb : SECÇÃO III - Acções próprias

BN

Re: Distinção basica entre Suprimento e Cap Social

por JAS » 2/10/2006 22:22

ricardotugas Escreveu:Suprimentos = emprestimos a sociedade mediante contrato com prazo e condições de juros ( mesmo a tx 0 ). Aparece no Balanço no Passivo.

Prestações Suplementares atraves de acta, tem de respeitar o pacto social da empresa, é a tx 0, isto é, não tem juros e aparece no Balanço no Capital Próprio.

Um suprimentos pode logo ser reembolsado por decisão da administração, uma prestação suplementar somente atraves de uma assembleia geral, pois é genero capital social, mas ainda não "convertido".

Ricardo, onde foste ler essas definições?

No caso da VAA são "prestações suplementares" e estão no "Capital Próprio".
Serem obrigatoriamente a taxa zero ainda melhor...

Só poderem ser reembolsados por decisão da AG deixa-me muito tranquilo pois os Bancos:
- Não retiram suprimentos sem aprovação da AG o que implica que se saiba;
- Não venderão acções pois ninguém se arriscará a deixar de ser accionista, ou a deixar de ter maioria, antes de ser reembolsados dos suprimentos.

Um abraço,
JAS

Distinção basica entre Suprimento e Cap Social

por ricardotugas » 2/10/2006 22:08

Suprimentos = emprestimos a sociedade mediante contrato com prazo e condições de juros ( mesmo a tx 0 ). Aparece no Balanço no Passivo.

Prestações Suplementares atraves de acta, tem de respeitar o pacto social da empresa, é a tx 0, isto é, não tem juros e aparece no Balanço no Capital Próprio.

Um suprimentos pode logo ser reembolsado por decisão da administração, uma prestação suplementar somente atraves de uma assembleia geral, pois é genero capital social, mas ainda não "convertido".

BN

por charles » 2/10/2006 21:03

:clap: , brilhante post jas, gostava de te poder responder a essa pergunta mas nao consigo andei tambem a ler o codigo das sociedades , e a unica remuneração que lá fala é a dos administradores.

Quando falam em remuneração estao a falar do capital dos suprimentos que os bancos lá puseram, serem estes capitais remunerados?

cumpt
Cumpt

Re

por JAS » 2/10/2006 19:20

Menor_Valia Escreveu:deixa-me muito curioso sobre as condições que terão sido acordadas para a realização das prestações de capital mencionadas no ponto 3...

Tentei descobrir alguma coisa sobre "prestações suplementares de capital" na legislação das Sociedades mas não encontrei nada no que se refere a Sociedades Anónimas.

Há uns dúvidas por esclarecer:
- Se eles podem ser remunerados;
- Se o reembolso necessita de autorização prévia de uma Assembleia Geral.

Se alguém souber as respostas agradece-se o esclarecimento.

De qualquer forma uma coisa parece evidente:
Ninguém deixará de ser accionista enquanto lá tiver suprimentos...

Um abraço,
JAS

por Menor_Valia » 2/10/2006 10:24

Saudações!!

Já agora e a propósito desta questão dos suprimentos deixo um comentário que fiz há meses atrás...

Menor_Valia em 1/06/2006 Escreveu:Não possuo posição na VAA, mas este valor de conversão(0,20 EUR) aceite pelos bancos deixa-me muito curioso sobre as condições que terão sido acordadas para a realização das prestações de capital mencionadas no ponto 3...

Um abraço,

JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton

Re: Investigando a VAA

por Menor_Valia » 2/10/2006 10:04

Saudações!!

ilustre JAS Escreveu:Saíram as contas da VAA e descobri por lá uma coisa muito interessante.

Afinal os 3 Bancos (BPI, BCP, CGD) não têm apenas 60% do Capital (o que equivale a 17,4ME).
Eles também meteram lá mais 38ME em "participações suplementares de capital" (vulgarmente designadas por suprimentos).

Hummm... surpreendeu-o? Mas esses suprimentos não eram parte do acordo?

Resumindo... tal como o Fernando Santos, suspeito que as VAA e VAFK do ilustre JAS já têm o destino traçado no muito curto prazo...

Um abraço,

JR

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caldeirum, darkreflection, iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 202 visitantes