Petróleo e gasolina - vamos a números
re
djovarius... isso é relativo.... o que se passa é que liberalização nunca foi sinal de concorrência que favorecesse quem "gasta"...
o que dizes da Galp... acontece na mesma proporção com a Cepsa? com a BP? com a Repsol? com a XPTO? não acredito, MASSS... os preços lá andam...
"inflacionados", e todos tão juntinhos que até parecem siameses
ai quem bom a interioridade raiana... é nestas alturas que o "oh elvas, oh elvas!!! Preços baixos à vista"!!!! devia ser atirado ao governo, à AdC e a tudo o que regulamenta os ditos mercados liberalizados que só trazem vantagem ao Zé do Povo
o que dizes da Galp... acontece na mesma proporção com a Cepsa? com a BP? com a Repsol? com a XPTO? não acredito, MASSS... os preços lá andam...
"inflacionados", e todos tão juntinhos que até parecem siameses
ai quem bom a interioridade raiana... é nestas alturas que o "oh elvas, oh elvas!!! Preços baixos à vista"!!!! devia ser atirado ao governo, à AdC e a tudo o que regulamenta os ditos mercados liberalizados que só trazem vantagem ao Zé do Povo
- Registado: 17/11/2005 1:02
O Estado
Eu quero que vocês confiem em mim
Eu quero que vocês acreditem em mim
Eu quero sentir vocês me olhando
Controlar cada batida do coração
Eu quero ouvir suas vozes
Eu quero perturbar a tranqüilidade
Eu quero que vocês me vejam bem
Eu quero que vocês me entendam
Eu quero suas fantasias
Eu quero suas energias
Eu quero ver suas mãos perderem-se em aplausos
Vocês me Vêem?
Vocês me entendem?
Vocês me sentem?
Vocês me escutam?
Vocês podem me escutar?
(Nós te escutamos)
Vocês podem me ver?
(Nós te vemos)
Vocês podem me sentir?
(Nós te sentimos)
Eu não entendo vocês
Nós queremos que vocês confiem em nós
Nós queremos que vocês acreditem completamente em nós
Nós queremos ver suas mãos
Nós queremos perder-nos em aplausos
Vocês podem me escutar?
(Nós te escutamos)
Vocês podem me ver?
(Nós te vemos)
Vocês podem me sentir?
(Nós te sentimos)
Eu não entendo vocês
Vocês podem nos escutar?
(Nós escutamos vocês)
Vocês podem nos ver?
(Nós vemos vocês)
Vocês podem nos sentir?
(Nós sentimos vocês)
Nós não entendemos vocês
Eu quero...
Eu quero que vocês acreditem em mim
Eu quero sentir vocês me olhando
Controlar cada batida do coração
Eu quero ouvir suas vozes
Eu quero perturbar a tranqüilidade
Eu quero que vocês me vejam bem
Eu quero que vocês me entendam
Eu quero suas fantasias
Eu quero suas energias
Eu quero ver suas mãos perderem-se em aplausos
Vocês me Vêem?
Vocês me entendem?
Vocês me sentem?
Vocês me escutam?
Vocês podem me escutar?
(Nós te escutamos)
Vocês podem me ver?
(Nós te vemos)
Vocês podem me sentir?
(Nós te sentimos)
Eu não entendo vocês
Nós queremos que vocês confiem em nós
Nós queremos que vocês acreditem completamente em nós
Nós queremos ver suas mãos
Nós queremos perder-nos em aplausos
Vocês podem me escutar?
(Nós te escutamos)
Vocês podem me ver?
(Nós te vemos)
Vocês podem me sentir?
(Nós te sentimos)
Eu não entendo vocês
Vocês podem nos escutar?
(Nós escutamos vocês)
Vocês podem nos ver?
(Nós vemos vocês)
Vocês podem nos sentir?
(Nós sentimos vocês)
Nós não entendemos vocês
Eu quero...
- Registado: 2/12/2002 0:22
Boa tarde a todos e...
... penso que todos concordamos que há que dar ao Elias os parabéns por este trabalho de um ano inteiro que contribuiu de forma clara para desmascarar uma das maiores mentiras que estamos a viver no nosso país. Mais uma vez a verdade mostrou que quer impôr-se e que há sempre quem ajude a tal.
Ora, vamos lá ver. Se a gasolina s/ chumbo 95 estiver agora na "bomba" a € 1.22, existindo um gap de 28% (ler acima), então o preço deveria ser de (pasme-se) 0.88 euros, isso mesmo, preço à Espanhola. Mas, se considerarmos os dois aumentos de impostos ocorridos nestes dois meses, então o preço justo poderia estar entre os 0.95 e o preço certo de 1 euro por um litro da dita gasolina. Considerando algum "delay" entre cotação do Brent e cotação na "bomba", bem como alguma subida de outros custos associados, admite-se que o preço até poderia estar entre 1 e 1.05 euros - claramente justo, assim parece. Mas... isto não está a acontecer, nem parece próximo !!
Razões para isto? Temos duas opções:
1ª - Estão indo ao nosso bolso (voz populi)
2ª - O não acompanhar o efeito cascata. Tal como dei um lamiré no último "olho clínico", este tipo de produto tem aquela especificidade pelo facto da formação de preços ser marcada essencialmente pelo negócio em contratos de futuros de curto prazo com possibilidade de "rolagem" dos mesmos para datas posteriores. Ao contrário do mercado accionista, o crude vive da formação dos preços futuros.
Quando estamos numa espiral ascendente de preços, compram-se mais e mais contratos de futuros, sendo que muitos não são para trocar pela entrega física do crude, já que não há necessidade de tanto produto. Boa parte desses contratos serão rolados para uma data posterior, continuando a se valorizarem já que os preços não páram de subir.
O pior é quando o mercado inverte, que foi o que ocorreu recentemente, sobretudo agora em Dezembro e Janeiro, embora o topo já venha desde Agosto.
Quem tem contratos futuros a mais, acaba por vender os que não necessita para a troca pelo crude em si. Isso gera um efeito cascata pois todos querem se livrar dos contratos em excesso, esperando comprar mais barato à medida das necessidades. Isso ou vendendo contratos de futuro a descoberto para recompra posterior a preço inferior. Em qualquer caso, isso ajuda ao efeito cascata.
Ora, há a possibilidade de a Galp não se ter protegido das quedas do Brent do mar do norte. Nesse caso, continua a trocar contratos, comprados a preços superiores ao actual, pelo produto em si. Nesse caso, será impossível baixar os preços.
Se isto for uma fantasia, haverá outra explicação que não vislumbro, senão, há muita incompetência que merecia um esclarecimento por parte dos responsáveis.
Em todo o caso... pagamos nós !!
Abraço
djovarius
... penso que todos concordamos que há que dar ao Elias os parabéns por este trabalho de um ano inteiro que contribuiu de forma clara para desmascarar uma das maiores mentiras que estamos a viver no nosso país. Mais uma vez a verdade mostrou que quer impôr-se e que há sempre quem ajude a tal.
Ora, vamos lá ver. Se a gasolina s/ chumbo 95 estiver agora na "bomba" a € 1.22, existindo um gap de 28% (ler acima), então o preço deveria ser de (pasme-se) 0.88 euros, isso mesmo, preço à Espanhola. Mas, se considerarmos os dois aumentos de impostos ocorridos nestes dois meses, então o preço justo poderia estar entre os 0.95 e o preço certo de 1 euro por um litro da dita gasolina. Considerando algum "delay" entre cotação do Brent e cotação na "bomba", bem como alguma subida de outros custos associados, admite-se que o preço até poderia estar entre 1 e 1.05 euros - claramente justo, assim parece. Mas... isto não está a acontecer, nem parece próximo !!
Razões para isto? Temos duas opções:
1ª - Estão indo ao nosso bolso (voz populi)
2ª - O não acompanhar o efeito cascata. Tal como dei um lamiré no último "olho clínico", este tipo de produto tem aquela especificidade pelo facto da formação de preços ser marcada essencialmente pelo negócio em contratos de futuros de curto prazo com possibilidade de "rolagem" dos mesmos para datas posteriores. Ao contrário do mercado accionista, o crude vive da formação dos preços futuros.
Quando estamos numa espiral ascendente de preços, compram-se mais e mais contratos de futuros, sendo que muitos não são para trocar pela entrega física do crude, já que não há necessidade de tanto produto. Boa parte desses contratos serão rolados para uma data posterior, continuando a se valorizarem já que os preços não páram de subir.
O pior é quando o mercado inverte, que foi o que ocorreu recentemente, sobretudo agora em Dezembro e Janeiro, embora o topo já venha desde Agosto.
Quem tem contratos futuros a mais, acaba por vender os que não necessita para a troca pelo crude em si. Isso gera um efeito cascata pois todos querem se livrar dos contratos em excesso, esperando comprar mais barato à medida das necessidades. Isso ou vendendo contratos de futuro a descoberto para recompra posterior a preço inferior. Em qualquer caso, isso ajuda ao efeito cascata.
Ora, há a possibilidade de a Galp não se ter protegido das quedas do Brent do mar do norte. Nesse caso, continua a trocar contratos, comprados a preços superiores ao actual, pelo produto em si. Nesse caso, será impossível baixar os preços.
Se isto for uma fantasia, haverá outra explicação que não vislumbro, senão, há muita incompetência que merecia um esclarecimento por parte dos responsáveis.
Em todo o caso... pagamos nós !!
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
No dia 17 de Janeiro (amanhã) completa-se um ano desde que iniciei este estudo. O presente post é uma espécie de balanço anual e por isso apresento os números com um detalhe superior ao que o fiz em ocasiões anteriores.
Ao fim de um ano o preço da gasolina sem chumbo 95 vendida pela GALP subiu 1,3% (de 1,222 para 1,238) e o preço do crude caiu 22% (de 65,42 USD para 51,19 USD). Convertendo estes valores para euros, significa que há um ano o preço do crude era de 54,04 EUR (EURUSD=1,2105) e hoje é de 39,62 EUR (EURUSD=1,2920) o que representa uma queda de 26,7%.
Deste modo, o "gap" entre o preço da gasolina e o preço do crude (em euros) aumentou 28% no espaço de um ano. Este valor é o mais alto desde que iniciei o estudo e, conforme salientei aqui ao longo das últimas semanas, tem mostrado uma tendência para um progressivo aumento, o que me leva a acreditar que novos máximos serão feitos em breve, especialmente se o crude continuar a cair.
Embora os impostos, já referidos por várias pessoas (nomeadamente pelo Nuno Faustino, a quem peço desculpa por não ter respondido antes) expliquem uma parte desta enorme discrepância, não me parece que estes constituam a única justificação (contrariamente ao que foi referido num outro artigo hoje colocado no Caldeirão), pois o aumento de impostos sobre produtos petrolíferos ao longo dos últimos 12 meses não foi de 28% (nem nada que se pareça).
Nuno, respondendo directamente à tua questão: claro que eu poderia tentar retirar o efeito dos impostos (teria que procurar as datas exactas), contudo o objectivo não é identificar a componente dos impostos nem sequer individualizar as várias componentes, mas sim observar a suposta correlação entre a variação dos preços do crude e da gasolina. Aliás, sabendo-se que os impostos representam 65 por cento, salvo erro, do preço de um litro de gasolina, estar a eliminá-lo era como estar a retirar o principal ingrediente do bolo.
Gráfico em anexo.
1 abraço,
Elias
Ao fim de um ano o preço da gasolina sem chumbo 95 vendida pela GALP subiu 1,3% (de 1,222 para 1,238) e o preço do crude caiu 22% (de 65,42 USD para 51,19 USD). Convertendo estes valores para euros, significa que há um ano o preço do crude era de 54,04 EUR (EURUSD=1,2105) e hoje é de 39,62 EUR (EURUSD=1,2920) o que representa uma queda de 26,7%.
Deste modo, o "gap" entre o preço da gasolina e o preço do crude (em euros) aumentou 28% no espaço de um ano. Este valor é o mais alto desde que iniciei o estudo e, conforme salientei aqui ao longo das últimas semanas, tem mostrado uma tendência para um progressivo aumento, o que me leva a acreditar que novos máximos serão feitos em breve, especialmente se o crude continuar a cair.
Embora os impostos, já referidos por várias pessoas (nomeadamente pelo Nuno Faustino, a quem peço desculpa por não ter respondido antes) expliquem uma parte desta enorme discrepância, não me parece que estes constituam a única justificação (contrariamente ao que foi referido num outro artigo hoje colocado no Caldeirão), pois o aumento de impostos sobre produtos petrolíferos ao longo dos últimos 12 meses não foi de 28% (nem nada que se pareça).
Nuno, respondendo directamente à tua questão: claro que eu poderia tentar retirar o efeito dos impostos (teria que procurar as datas exactas), contudo o objectivo não é identificar a componente dos impostos nem sequer individualizar as várias componentes, mas sim observar a suposta correlação entre a variação dos preços do crude e da gasolina. Aliás, sabendo-se que os impostos representam 65 por cento, salvo erro, do preço de um litro de gasolina, estar a eliminá-lo era como estar a retirar o principal ingrediente do bolo.
Gráfico em anexo.
1 abraço,
Elias
- Anexos
-
- pitroilvsgasolina.jpg (126.49 KiB) Visualizado 6166 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
E continua a dança...
Com o petróleo aos trambolhões, o gap atinge os 26 por cento. E este estudo ainda não completou um ano de existência (termina a 17 de Janeiro).
Aqui fica o gráfico.
Saudações,
Elias
P.S. - O mais estranho para mim é a GALP ter vindo a cair. Afinal se o petróleo cai e a GALP mantém os preços, as margens aumentam e os resultados são melhores. Mas enfim, o mercado é que sabe...
Com o petróleo aos trambolhões, o gap atinge os 26 por cento. E este estudo ainda não completou um ano de existência (termina a 17 de Janeiro).
Aqui fica o gráfico.
Saudações,
Elias
P.S. - O mais estranho para mim é a GALP ter vindo a cair. Afinal se o petróleo cai e a GALP mantém os preços, as margens aumentam e os resultados são melhores. Mas enfim, o mercado é que sabe...
- Anexos
-
- pitroilvsgasolina.jpg (126.74 KiB) Visualizado 6231 vezes
Surfer Escreveu:há um dado no gráfico do Elias que me deixa confuso, a correlação dos dados no gráfico pareceu existir até Agosto/Setembro de 2006, desde então a oscilação do preço do Crude e a correlação com o preço da gasolina praticado no nosso pais deixou de fazer sentido...
O que terá sucedido?!..
Assim de repente eu diria que até Agosto a tendência do crude, embora com oscilações foi essencialmente ascendente; a partir de então foi principalmente descendente.
Isto reforça a já muito badalada teoria de que o preço da gasolina acompanha mais rapidamente o preço do petróleo nas subidas que nas descidas.
rmachado Escreveu:De notar que o aumento do gap tb se deve aos 3Cts de imposto que entraram esta segunda-feira.
Sim, é verdade. O imposto apenas veio contribuir para aumentar ainda mais o gap. Mas a tendência de aumento já vinha de trás...
1 abraço,
Elias
rmachado Escreveu:De notar que o aumento do gap tb se deve aos 3Cts de imposto que entraram esta segunda-feira.
Exacto, mas têm que se contabilizar os impostos, que são pagos e bem pagos. Se se tirassem os impostos a correlação era mais linear, digo eu

ASE.·.
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." -- George Bernard Shaw
- Registado: 29/12/2005 17:25
De facto é impressionante... Quase não tenho palavras para tamanha disparidade!
Mas há um dado no gráfico do Elias que me deixa confuso, a correlação dos dados no gráfico pareceu existir até Agosto/Setembro de 2006, desde então a oscilação do preço do Crude e a correlação com o preço da gasolina praticado no nosso pais deixou de fazer sentido...
O que terá sucedido?!..

Mas há um dado no gráfico do Elias que me deixa confuso, a correlação dos dados no gráfico pareceu existir até Agosto/Setembro de 2006, desde então a oscilação do preço do Crude e a correlação com o preço da gasolina praticado no nosso pais deixou de fazer sentido...
O que terá sucedido?!..

Surfer
O petróleo continua a cair e a gasolina também não.
Em menos de um ano (desde 17.01.2006, data em que iniciei o estudo) o gap entre os preços do crude e o da gasolina atingiu o impressionante valor de 25 por cento!
Tenho de confessar que quando comecei a fazer esta recolha de dados nunca pensei que chegássemos a valores desta ordem de grandeza em tão pouco tempo.
O mais engraçado é que as pessoas continuam a consumir gasolina. Vão-se queixando, mas continuam a fazer fila.
Lá diz o outro... "É A CRISE"!
Aqui fica o gráfico.
Saudações,
Elias
Em menos de um ano (desde 17.01.2006, data em que iniciei o estudo) o gap entre os preços do crude e o da gasolina atingiu o impressionante valor de 25 por cento!
Tenho de confessar que quando comecei a fazer esta recolha de dados nunca pensei que chegássemos a valores desta ordem de grandeza em tão pouco tempo.
O mais engraçado é que as pessoas continuam a consumir gasolina. Vão-se queixando, mas continuam a fazer fila.
Lá diz o outro... "É A CRISE"!
Aqui fica o gráfico.
Saudações,
Elias
- Anexos
-
- pitroilvsgasolina.jpg (128.1 KiB) Visualizado 4995 vezes
Eu gasto gasoleo e gasolina e procuro sempre o mais barato
e na viagem que faço nos fins de semana do cacem para uma aldeia perto de Tomar e ferreira tenho os postos Galp (se tiver talões )que apesar de ter a posição dominante é a que vende o combustivel mais barato não há outros postos que vendem mais barato , apsera de haver muitos postos inclusive postos de marca propria que podem flexibilizar nos preços , nesta viagem apanho o intermarche na chamusca com 5 centimos a menos por litro directos portanto nesta linha estou servido , na zona de Oeiras temos os mesmos postos Galp e em Barcarena e queluz de baixo com 1 a 2 centimos de desconto , em Paço d´arcos temos a Cepsa com menos 5 centimos , na 2ª circular temos em alguns dias descontos de 3 a 5 centimos .
Portanto se as pessoas querem poupar há sempre nos seus trajectos alternativas de descontos as pessoas é que não se dão ao trabalho pois os descontos são 1 euros ou pouco mais por deposito e pensam á não vale a pena , mas é nestas migalhas que está a poupança , mas o mais facil é criticar e lastimar á espera que a poupança caia do céu .
Não concordo em se culpar a Galp por o preço se muito elevado, os outros postos é que precisam de ganhar quota de mercado e tem que ir á luta
Portanto se as pessoas querem poupar há sempre nos seus trajectos alternativas de descontos as pessoas é que não se dão ao trabalho pois os descontos são 1 euros ou pouco mais por deposito e pensam á não vale a pena , mas é nestas migalhas que está a poupança , mas o mais facil é criticar e lastimar á espera que a poupança caia do céu .
Não concordo em se culpar a Galp por o preço se muito elevado, os outros postos é que precisam de ganhar quota de mercado e tem que ir á luta
"O que hoje são recordações amanhã serão novidades!"
- Registado: 5/9/2005 21:20
Oh Elias e restantes forenses deste topico,
e que tal uma actuaçao radical , e publicar esse estudo e dá-lo a conhecer aos media .
Nesta altura em que a autoridade da concorrencia investiga , nada melhor que lançar mais uma acha para a fogueira.
Veja-se o que aconteceu com os aumentos de 12% que estavam programados apos a sua divulgaçao nos media.
e que tal uma actuaçao radical , e publicar esse estudo e dá-lo a conhecer aos media .
Nesta altura em que a autoridade da concorrencia investiga , nada melhor que lançar mais uma acha para a fogueira.
Veja-se o que aconteceu com os aumentos de 12% que estavam programados apos a sua divulgaçao nos media.
Bem, vamos lá a ver se não nos dispersamos nas conclusões.
O Elias queria provar no seu estudo que a correlação entre a variação do preço da gasolina sem chumbo 95 e a variação do preço do crude não era linear. Isso ficou provado.
Razões para isso? Falta ou "esperteza" da concorrência? Concordo com o Elias quando diz
quote="Elias"]
O preço sobe porque o mercado tem mostrado disposição para pagar mais. Nenhuma outra razão é necessária. É a lei da oferta e da procura no seu melhor [/quote]
Então e o que se passa nos outros países?
[quote="Jiboia Cega"]Afinal sempre há qualquer coisa que não bate muito certo...
Concorrência considera inexplicável lenta descida dos preços dos combustíveis em Portugal
Os preços dos combustíveis no retalho, em Portugal, estão a responder com um atraso de cerca de 4 semanas aos preços dos mercados internacionais, quando a média na União Europeia é de 2 semanas.
inquote]
hummm!! Penso que a comparação com outros países é que poderá trazer uma conclusão mais exacta sobre se há ou não abusos na variação do preço da gasolina. Será que a concorrência porta-se da mesma maneira lá fora? Se calhar aquele site sugerido pelo ASE tem algum histórico que permita fazer um gráfico para os vários países semelhante ao que o Elias realizou.
Outro caso paralelo (ou talvez não), aquilo que me chamou mais a atenção nos gráficos que postei é porque raio, antes de impostos, a nossa gasolina é bem mais cara que a média europeia? É a refinação? A culpa é da Galp? Bem, se for assim, como accionista da Galp fico muito satisfeito. Como cidadão, penso que alguma coisa terá de ser feita.
O Elias queria provar no seu estudo que a correlação entre a variação do preço da gasolina sem chumbo 95 e a variação do preço do crude não era linear. Isso ficou provado.
Elias Escreveu:E ao fim de um ano, o que podemos concuir? Podemos facilmente constatar que no espaço de 12 meses o preço da gasolina nao desceu (está ao mesmo preço a que estava em Janeiro de 2006) e o preço do petróleo caiu 21,5%.
Razões para isso? Falta ou "esperteza" da concorrência? Concordo com o Elias quando diz
quote="Elias"]
O preço sobe porque o mercado tem mostrado disposição para pagar mais. Nenhuma outra razão é necessária. É a lei da oferta e da procura no seu melhor [/quote]
Então e o que se passa nos outros países?
[quote="Jiboia Cega"]Afinal sempre há qualquer coisa que não bate muito certo...
Concorrência considera inexplicável lenta descida dos preços dos combustíveis em Portugal
Os preços dos combustíveis no retalho, em Portugal, estão a responder com um atraso de cerca de 4 semanas aos preços dos mercados internacionais, quando a média na União Europeia é de 2 semanas.
inquote]

Outro caso paralelo (ou talvez não), aquilo que me chamou mais a atenção nos gráficos que postei é porque raio, antes de impostos, a nossa gasolina é bem mais cara que a média europeia? É a refinação? A culpa é da Galp? Bem, se for assim, como accionista da Galp fico muito satisfeito. Como cidadão, penso que alguma coisa terá de ser feita.
Abraços e bons negócios
Acho que já referi isto atrás mas volto a referir. É óbvio que não há liberalização real e acho que esta justificação é bastante plausível:
Em Portugal, um posto da Galp em Espinho, tem exactamente o mesmo preço das gasolinas que outro da Galp em Castelo Branco, em Lisboa ou em Faro.
Em Espanha um posto da Galp em Sevilla tem de certeza preços diferentes de um em Barcelona...
Ou seja, estamos a comparar preços da mesma marca dentro do mesmo país, não há lugar a cálculos de preço de petróleo ou carga fiscal.
Em Portugal, um posto da Galp em Espinho, tem exactamente o mesmo preço das gasolinas que outro da Galp em Castelo Branco, em Lisboa ou em Faro.
Em Espanha um posto da Galp em Sevilla tem de certeza preços diferentes de um em Barcelona...
Ou seja, estamos a comparar preços da mesma marca dentro do mesmo país, não há lugar a cálculos de preço de petróleo ou carga fiscal.
Tal como se previa, o aumento do ISP fez aumentar ainda mais o "gap" que agora é de 23 pontos (o máximo de sempre). Até onde irá ele?
Em Espanha a gasolina está a 0,94 (preço variável de umas estações para outras), o que se traduz numa poupança de 0,31 euros por litro face ao preço praticado em Portugal. Num carro que leve 60 litros a poupança é de 19 euros por depósito cheio. Cada vez compensa mais ir abastecer a Espanha...
Gráfico actualizado em anexo.
Saudações,
Elias
Em Espanha a gasolina está a 0,94 (preço variável de umas estações para outras), o que se traduz numa poupança de 0,31 euros por litro face ao preço praticado em Portugal. Num carro que leve 60 litros a poupança é de 19 euros por depósito cheio. Cada vez compensa mais ir abastecer a Espanha...
Gráfico actualizado em anexo.
Saudações,
Elias
- Anexos
-
- pitroilvsgasolina.jpg (131.53 KiB) Visualizado 5112 vezes
o "estigma" das gasolinas/gasóleos baratos...
Elias Escreveu:rmachado Escreveu:Quanto aos postos alternativos, penso que existe um estigma com o produto lá vendido que se têm a ideia de ser de pior qualidade ao nivel dos aditivos colocados.
Sim, também já ouvi dizer isso, mas que evidências existem de que isso seja verdade?
Podem simplesmente ser boatos lançados por quem fica incomodado com a presença desses concorrentes... já abasteci por diversas vezes em hipermercados e nunca tive qualquer problema.
1 abraço,
Elias
boa tarde!
de facto existe este estigma para com os combustíveis mais baratos, mas de facto tem mesmo razão de ser...por eles existem!
um gasóleo ou uma gasolina, que abastecida num Intermarché ou Jumbo, custa menos 3/4/5 ct a menos por litro, tem DE FACTO menos um ou outro aditivo...e é por isso que são mais baratos...
é tudo uma questão de vocês quando forem a uma bomba destas superfícies, solicitarem a ficha técnica do combustível que estão a abastecer e compararem depois com uma ficha técnica de uma GALP ou Repsol...
agora também não vou afirmar que isso ocorre em todos estes postos, pois existem muitos que conseguem uma redução do preço por adquirirem grandes quantidades e deste modo conseguem descontos de até 10% sobr o PVP.
pessoalmente já tive uma má experiência com combustíveis mais baratos ("queimou" a válvula dos injectores do meu carro a gasóleo)...mas isso também acontece nas gasolineiras "normais"...mas que o grau de risco é maior nas bombas de hiper, isso é verdade...
- Registado: 21/6/2005 12:32
rmachado Escreveu:Quanto aos postos alternativos, penso que existe um estigma com o produto lá vendido que se têm a ideia de ser de pior qualidade ao nivel dos aditivos colocados.
Sim, também já ouvi dizer isso, mas que evidências existem de que isso seja verdade?
Podem simplesmente ser boatos lançados por quem fica incomodado com a presença desses concorrentes... já abasteci por diversas vezes em hipermercados e nunca tive qualquer problema.
1 abraço,
Elias
Caro Elias
Eu até faço a comparação, mas... no meu trajecto para casa e na minha área de residência tenho:
Galp, BP, Cepsa, Repsol, Galp, BP e mais nada...
Normalmente com 0.001 de diferença, e mesmo para usar os vales só me dá na Galp.. se juntarmos a isto que procurar um posto pode ser mais caro que colocar no mais próximo... parece que não é só uma questão de comparação.
Quanto aos postos alternativos, penso que existe um estigma com o produto lá vendido que se têm a ideia de ser de pior qualidade ao nivel dos aditivos colocados.
Isto poderá ser verdade ou não, mas assumindo que a base vêm do mesmo sitio... alguma diferença existe entre marcas, e sendo assim qual é?
Eu até faço a comparação, mas... no meu trajecto para casa e na minha área de residência tenho:
Galp, BP, Cepsa, Repsol, Galp, BP e mais nada...
Normalmente com 0.001 de diferença, e mesmo para usar os vales só me dá na Galp.. se juntarmos a isto que procurar um posto pode ser mais caro que colocar no mais próximo... parece que não é só uma questão de comparação.
Quanto aos postos alternativos, penso que existe um estigma com o produto lá vendido que se têm a ideia de ser de pior qualidade ao nivel dos aditivos colocados.
Isto poderá ser verdade ou não, mas assumindo que a base vêm do mesmo sitio... alguma diferença existe entre marcas, e sendo assim qual é?
- Registado: 24/8/2004 10:42
Grande ASE!!!
Esta informação é relevante. Deixa-me cá postar o que me chamou mais a atenção nesse site que deste.
Temos uma gasolina s/chumbo 95 com um preço acima da média europeia (€1,22 contra €1,18 por litro depois de impostos).
A Espanha é o segundo país mais barato (a seguir à Grécia) com €0,95 /litro.
Uma primeira conclusão é que realmente temos uma gasolina cara. Resta saber porquê. É só por causa da carga fiscal? Não me parece pois antes de impostos a diferença entre a média europeia e Portugal é de 3,1 cts e depois de impostos é 4 cts.
Os nossos vizinhos têm gasolina muiiito barata. Isso faz empolar a questão (justa!!) de termos uma gasolina cara.
Mas isto não ajuda a sugestão que dei ao estudo do Elias. Continuo a dizer que seria interessante correlacionar a variação dos preços da gasolina com o crude nos vários países europeus para dissipar as dúvidas que são o objecto de estudo do projecto.
Esta informação é relevante. Deixa-me cá postar o que me chamou mais a atenção nesse site que deste.
Temos uma gasolina s/chumbo 95 com um preço acima da média europeia (€1,22 contra €1,18 por litro depois de impostos).
A Espanha é o segundo país mais barato (a seguir à Grécia) com €0,95 /litro.
Uma primeira conclusão é que realmente temos uma gasolina cara. Resta saber porquê. É só por causa da carga fiscal? Não me parece pois antes de impostos a diferença entre a média europeia e Portugal é de 3,1 cts e depois de impostos é 4 cts.
Os nossos vizinhos têm gasolina muiiito barata. Isso faz empolar a questão (justa!!) de termos uma gasolina cara.
Mas isto não ajuda a sugestão que dei ao estudo do Elias. Continuo a dizer que seria interessante correlacionar a variação dos preços da gasolina com o crude nos vários países europeus para dissipar as dúvidas que são o objecto de estudo do projecto.
- Anexos
-
- 95notaxada.PNG (53.81 KiB) Visualizado 5192 vezes
-
- 95taxada.PNG (60.31 KiB) Visualizado 5202 vezes
Abraços e bons negócios
Elias,
nem precisas de ir muito longe, que os espanhóis, vá-se lá saber porquê
, até querem mostrar essas informações ao público!
Vê aqui:
http://www6.mityc.es/energia/hidrocarbu ... index.aspx
À direita tens a informação mensal dos preços (com informação sobre o preço antes e depois de impostos, e em comparação com outros países da UE).
O mais recente é este
http://www.mityc.es/NR/rdonlyres/2DCB58 ... re2006.pdf
ASE.·.
nem precisas de ir muito longe, que os espanhóis, vá-se lá saber porquê

Vê aqui:
http://www6.mityc.es/energia/hidrocarbu ... index.aspx
À direita tens a informação mensal dos preços (com informação sobre o preço antes e depois de impostos, e em comparação com outros países da UE).
O mais recente é este
http://www.mityc.es/NR/rdonlyres/2DCB58 ... re2006.pdf
ASE.·.
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." -- George Bernard Shaw
- Registado: 29/12/2005 17:25
Garfield Escreveu:O que eu nao compreendo e é irracional é como é que mesmo assim o posto da Galp estava apinhado de gente a atestar os seus depositos ?!? Não dá para entender...
Garfield, para mim há uma explicação simples e óbvia: a maioria das pessoas não se dá ao trabalho de fazer comparações de preços para ver onde se encontram as melhores opções. Toda a gente se queixa de que a gasolina está cara mas depois nem sequer vão abastecer onde é mais barato...
bullsista Escreveu:Mas acho que seria interessante para tirar qualquer tipo de dúvida de que algo de muito estranho se passa neste país quanto ao preço dos combustíveis que fizésses o mesmo tipo de comparação com outros países que nos estão próximos. Já várias vezes ao longo deste tópico foi referenciada essa diferença mas não há nada como um gráficozinho para percebermos a verdadeira dimensão da "coisa". O que achas?
Mais uma vez, parabéns pelo teu trabalho.
bullsista, obrigado pelas palavras de apoio.
De facto seria interessante acompanhar a evolução do preço lá fora, já tinha pensado em fazer isso em relação a Espanha mas nunca cheguei a concretizar. A verdade é que em Espanha é mais difícil obter um preço de referência porque há uma verdadeira liberalização e a variação de preços é muito grande.
1 abraço,
Elias
- Código: Selecionar todos
O que eu nao compreendo e é irracional é como é que mesmo assim o posto da Galp estava apinhado de gente a atestar os seus depositos ?!? Não dá para entender...
Eles sabem que eu sou acionista da Galp e são todos muito meus amigos.
A Tendência é Nossa Amiga.
- Registado: 9/12/2006 20:01