Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2004 - Mês 5

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ming » 12/5/2004 15:55

Pata:

Precisamente! Era a isso que me referí na última nota:
O que importa é decidir (e suponho que esta decisão tem mesmo de se basear em AT) se a partir daquí se espera mais que a PT suba ou desça...
E depois, em função dessa decisão, deve-se actuar de forma fria, fechando com perdas se se acreditar na continuação da descida, ou então até reforçando se se acredita que o fundo foi atingido.

Mas (e agora vem só uma opinião pessoal, muito falível) neste caso, apostar na subida é tentar a panhar a faca em plena queda, porque ainda não estou a ver qualquer sinal de rebound...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por Pata-Hari » 12/5/2004 15:46

E aqui eu tenho que vir em defesa da posição do jas neste momento. Até que ponto é que a probabilidade de rebound neste momento (na ptc, pelo menos) não é já maior do que a de continuação de quedas? até que ponto faz sentido fechar um trade agora, para potencialmente o vir a abrir mais tarde a valores mais elevados...?

Confesso que o meu lado jogador também me diria de não fechar agora, mas eu sempre fui má jogadora :| .
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ming » 12/5/2004 15:42

Que errei não há dúvida mas há que decidir o que fazer em face dessa realidade.

Sim, sei bem o que é essa situação.
E acho que tens muita razão:
Por vezes há trades em que já se perdeu muito, mas isso só por sí não deve constituir motivo para o fechar, e se a partir da última situação conhecida se acredita que daí para a frente o movimento tem mais tendência a ser positivo do que negativo, então deve-se mesmo manter as posições...
Earthlings? Bah!

Re

por JAS » 12/5/2004 14:56

Estava a responder à maeinvestidora assinalando alguns pontos em que sucederam situações similares e onde manter as posições acabou por dar lucro.
Mas entretanto surgiu o post do Ming, que acertou bastante na mouche, pelo que resolvi dar uma resposta mais longa.

Ming Escreveu:1.
Não estarás a conduzir a tua carteira como se já te tivesses desinteressado e já não te importasse nada se ela rebentar completamente?

Tive de facto uma "fase de desinteresse" quando passei dos +70% para os +30% e que coincidiu com a minha partida para férias.
Nessa altura tomei a decisão errada de "deixa andar, vou de férias, pior não fica".
Quando voltei o warrant da Nokia valia zero e vender a 0,01 ou não vender, para mim, é igual.
Nesse o desinteresse já é total e só não fecho o trade porque não consigo vender a zero...

Ming Escreveu:2.
Não te parece que existe uma possibilidade bastante realista de todas as tuas 3 posições acabarem por descer até zero (como já aconteceu com a Nokia)sem que antes disso te decidas a fecha-las? (Ou achas que não existe esse risco pelo menos para o BCP ou para a PT?

Já tive várias situações de trades nitidamente perdedores, tanto no BCP como na PTC, pelo que já estou habituado.
Tanto num como noutro, mesmo com os resultados destes trades no mau estado actual, o saldo ainda é positivo.

Entrar e sair no momento oportuno é a ambição de qualquer investidor.
Mas, muitas vezes, erramos e é nessas situações que há que manter a cabeça fria.

Na situação actual detenho posições longas que não fechei.
Que errei não há dúvida mas há que decidir o que fazer em face dessa realidade.

- No BCP tenho 2 cenários e ambos me dão um fecho positivo para o trade. Independentemente da notícia da venda da S&P.
-Na PTC o caso está mais complicado. O mau cenário aponta-me para uma lateralização profunda até meados de Junho com um máximo na casa dos 9,10 o que me dará prejuízo (mas menor que o actual). O bom cenário aponta para um máximo da ordem dos 9,70 na proximidade da maturidade o que tornaria o trade altamente rentavel.

Em qualquer dos títulos serão feitas vendas e recompras parciais pelo meio.

Ming Escreveu:3.
Não estarás usar os warrants de uma forma que contraria totalmente a abordagem com que os começaste a utilizar?

No BCP a estratégia sempre foi manter warrants "com trades nulos" até se concretizar a venda da S&P. Nesse dia ganho dinheiro...

Em 2004, mesmo estando o actual trade a -10,23%, ganhei 16,66% no primeiro que fechei pelo que o objectivo de "trade nulo" até tem uma rentabilidade positiva de 6,43%.
(Mesmo descontando o trade fechado em 2003 com uns equivalentes -6,33% estaria positivo)

Na PTC o objectivo é ganhar dinheiro aproveitando "uma CAP que esgota a oferta e faz a cotação subir no médio prazo".
Disse isso contra tudo e contra todos e fiz 14 trades consecutivos vencedores (13 calls e 1 put) com um acumulado de +41,28%.
Isso deu-me um "excesso de confiança" que ajuda a explicar (se há explicação possível para o erro...) que esteja a perder -40,80% no trade actual e a esta hora.
Mas como já disse, espero, na pior das hipóteses, fechá-lo na casa dos -13%.
Se acontecer a "boa hipótese" nem digo qual será o lucro...

Os meus agradecimentos a ambos por me fazerem meditar.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por semprefrio » 12/5/2004 14:49

Olá JAS. :)

Julgo que é a primeira vez que participo num tópico relativo à tua carteira, mas tenho seguido os teus movimentos com bastante interesse. Estou de acordo com aquela posição que já por mais de uma vez exprimiste, no sentido de que quem aspira a valorizações enormes da sua carteira também deve estar preparado para assistir a grandes desvalorizações. Mas julgo que esta postura deverá ter limites e é demasiado perigosa quando é adoptada para uma carteira preenchida quase na íntegra com warrants (e aqui sei do que estou a falar :wink: ).

Neste momento acho que as preocupações já expressas pelo Ming, pela Maeinvestidora, pelo Valves, entre outros, são opiniões frias, de quem está de fora e que merecem uma reflexão da tua parte.

Mesmo os jogadores de poker sabem quando não devem insistir numa mão perdedora. Talvez seja a altura para uma paragem.

Eu ainda não era frequentador do forum quando aqui delineaste a estratégia de actuação com para esta carteira. No entanto, se a questão colocada pelo Ming no seu ponto 3. tiver uma resposta afirmativa penso que o seu reconhecimento só poderá passar mesmo por aquilo que já referi atrás: uma paragem.

Um abraço, e acredita que não te estou a dizer mais do que aquilo que gostaria que alguém me dissesse se eu estivesse na tua posição.

semprefrio

Registado: 31/12/2003 21:12

por Ming » 12/5/2004 13:41

JAS:

Estava com vontade de fazer um comentário com a mesma ideia do último post da maeinvestidora:

Estás a usar warrants de uma forma que não seria muito grave se fossem acções, mas que não me parece razoável com derivados alavancados (e que ainda é pior com warrants/opções, limitados no tempo).
A tua ideia parece ser de que os movimentos contrários à nossa aposta são para aguentar, na esperança de que mais cedo ou mais tarde se venham a inverter e a nossa aposta se venha (por fim!) a revelar acertada.
Isso pode ser pouco penalizante com acções, se investires com base em fundamentis, mas como a tua carteira tem demonstrado de forma radical, não é uma opção correcta com warrants, que (em traços gerais, e mesmo se "acreditarmos" neles, que não é o meu caso :roll: ) são apenas utilizáveis em movimentos especulativos de curto prazo baseados em AT...

Depois de ler o post dela e a ultima sequência de posts desta thread, achei que realmente fazia sentido colocar este comentário.
Que te parece?

E deixo 3 questões muito concretas, para ver se ajudo a repensar a forma como estás a ver a carteira:
1.
Não estarás a conduzir a tua carteira como se já te tivesses desinteressado e já não te importasse nada se ela rebentar completamente?
2.
Não te parece que existe uma possibilidade bastante realista de todas as tuas 3 posições acabarem por descer até zero (como já aconteceu com a Nokia)sem que antes disso te decidas a fecha-las? (Ou achas que não existe esse risco pelo menos para o BCP ou para a PT?)
3.
Não estarás usar os warrants de uma forma que contraria totalmente a abordagem com que os começaste a utilizar?
Earthlings? Bah!

surprise

por maeinvestidora » 12/5/2004 13:18

Não estou nada de acordo com essa do deixa pousar, porque em warrants não se deixa pousar nada, era o que faltava. Investir com warrants é uma corrida contra o tempo!

vais-me desculpar a ironia, mas olha lá para este boneco e vê lá se consegues tirar alguma conclusão...
Anexos
SURPRISE.png
Qual é ele, qual é ela, que deu aqui neste desenho dá um sinal bem positivo para se entrar longo??
SURPRISE.png (28.94 KiB) Visualizado 1467 vezes
Lar, doce lar, ou o gosto amargo das tarefas domésticas!

Registado: 30/1/2003 15:54

Re: Carteira JAS - Perigosíssima!!

por JAS » 12/5/2004 13:01

maeinvestidora Escreveu:Porque não efectuaste qq movimento na PTC? Numa situação normal, creio que terias reforçado com mais alguns warrants para baixar o breakpoint... É porque não tens opinião formada sobre a PTC?

Fiz isso na 2ª feira a 0,22 mas com "pouca convicção" ou seja com uma pequena quantidade.
Deixa-a poisar...

JAS

Carteira JAS - Perigosíssima!!

por maeinvestidora » 12/5/2004 8:58

JAS Escreveu:As bolsas europeias recuperaram mas no PSI pouco se viu.
De qualquer forma não é caso para pânico...

Acho que nunca entras em pânico! Eu também evito entrar em pânico, mas à situações em que a cabeça demora muito tempo a esfriar, pelo que algumas vezes sou mais intempestiva...

JAS Escreveu:A PTC foi sujeita a 3 dias de quedas, que não estavam nos meus cenários bullish de curto prazo, e eu fui apanhado distraído quando ela veio abaixo dos 9,00.
A partir daí também achei que já não valia a pena sair e resta aguardar.

Quando é que vai valer a pena sair?? É que ainda não percebi se há alguma situação em que admitirias prejuízos...

Não sei se sou só eu a ver, mas se comparamos os teus breakpoints com a cotação dos warrants, estás a perder 57% em PTC, 42% em BCP e 100% em Nokia! Corrige-me se estou errada na interpretação dos teus números...

Porque não efectuaste qq movimento na PTC? Numa situação normal, creio que terias reforçado com mais alguns warrants para baixar o breakpoint... É porque não tens opinião formada sobre a PTC?

Beijinhos...

Re

por JAS » 12/5/2004 2:31

bertoluci Escreveu:Jas, o que é que te leva a crer para dizer que a ptc não recupera durante estes dias finais da semana... Na minha opinião é muito expectante um fecho de semana com a cotação muito próxima dos (8.90 - 9€).

Isso são trocos... Para mim recuperação de jeito é acima dos 9,00.

Ainda estou a construir os meus cenários, para a PTC, pelo que não tenho uma opinião formada.
Mas uma recuperação até esses valores é bem possível até ao final da semana.

Um abraço,
JAS

por bertoluci » 12/5/2004 1:36

Jas, o que é que te leva a crer para dizer que a ptc não recupera durante estes dias finais da semana... Na minha opinião é muito expectante um fecho de semana com a cotação muito próxima dos (8.90 - 9€).
Este português não está lá grande coisa... é da hora da noite.

Abraço e bons negócios

Registado: 19/11/2003 18:17

Carteira JAS*2004 - Mês 5-dia 11

por JAS » 12/5/2004 1:19

JAS Escreveu: Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.

As bolsas europeias recuperaram mas no PSI pouco se viu.
De qualquer forma não é caso para pânico...

JAS

PTC
JAS Escreveu:Com a PTC a comprar Acções Próprias, ou só a ameaçar comprar, o caminho está traçado...
Reanalisando a situação julgo que o high será apenas da ordem dos 9,60 a atingir nos primeiros dias da próxima semana.

A PTC foi sujeita a 3 dias de quedas, que não estavam nos meus cenários bullish de curto prazo, e eu fui apanhado distraído quando ela veio abaixo dos 9,00.
A partir daí também achei que já não valia a pena sair e resta aguardar.
Estou a rever os cenários mas de qualquer forma não me parece que haja qualquer recuperação acentuada durante esta semana.
Não fiz qualquer movimento.
Cotação=8,66 < MME.5=8,862 < MME.15=9,021

BCP
JAS Escreveu: Este trade, na continuação dos anteriores, tem agora como target os 2,25 a atingir de uma forma lenta e sustentada ou de uma forma brusca devido a uma boa notícia sobre a S&P.

Começo a preparar-me para o caso de não surgir a “tal notícia” até à data de maturidade dos warrants...
O meu actual cenário prevê que o BCP se aguenta acima de 1,92 e que atingirá o final do mês na zona 2,00/2,02. Na primeira quinzena de Junho poderá visitar a zona dos 2,06/2,09, criando uma ocasião propícia ao fecho do trade, ou manter-se teimosamente na zona dos 2,02/2,03.
O meu break point, que está a 0,866 e ao qual corresponde uma cotação de 2,04/2,05 a 7 dias, pode permitir um trade pelo menos nulo.
Cotação=1,92 < MME.5=1,934 < MME.15=1,951

NOK
A Nokia foi mesmo uma desgraça...
Este trade já não tem arranjo pelo que já assumi que o warrant vale zero.
Se o conseguir vender acima de 0,06 será uma festa.

Cotação=11,59

A carteira ficou com a composição indicada no quadro abaixo.

JAS
Anexos
cart 5-11.png
cart 5-11.png (20.09 KiB) Visualizado 1610 vezes

JAS

por Outro_Visitante » 10/5/2004 23:06

...no MSN deves estar a ver online alguém que não aparecia há muito tempo...
Liga lá essa coisa
:mrgreen:
Outro_Visitante

Re: estas com uma rentabilidade...... ò JAS

por JAS » 10/5/2004 23:01

vmerck5 Escreveu:Chama-se a isso perder credito. Perder o trabalho de uma ano num mês faz de nos jogadores e não especuladores/investidores....

Eu sempre disse que era jogador de poker.
É isso que me diverte.
(Está claro que fico mais divertido quando ganho...)

JAS

por Touro » 10/5/2004 20:38

Isso seria verdade se a volatilidade tivesse baixado em todos os warrants da PTC. Não foi o caso.

JAS,

É possível que as volatilidades implícitas sejam diferentes para diferentes warants do mesmo activo subjacente, mesmo para aqueles que têm preços de exercício e maturidades iguais.

Isso deve-se ao facto de cada warrant ter a sua "vida própria". A volatilidade implícita de um warrant depende da oferta e da procura do mesmo, e nada mais natural que uns warrants sejam mais populares que outros levando isso a terem preços (ou volatilidades implícitas) diferentes, mesmo tratando-se do mesmo subjacente.

Se a oferta e procura é controlada pelo MM, isso é outro assunto. Também concordo que em alguns warrants é o MM que comanda a orquestra.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

estas com uma rentabilidade...... ò JAS

por vmerck5 » 10/5/2004 19:19

Chama-se a isso perder credito. Perder o trabalho de uma ano num mês faz de nos jogadores e não especuladores/investidores....
vmerck5

por Ertai » 10/5/2004 19:03

Bem, apesar de eu achar que estamos perto de um fundo
(ou então, do início de um "micro" bear rallie), será sempre ter em conta os stops nos warrants.

Não sei como foi o comportamento do movimento deles, e se era possível ou não sair-se a tempo..

Mas acho que os ataques terroristas deste fim-de-semana pesaram nos mercados, apesar de não se ter falado muito deles.

Talvez aliviar nos warrants e apostar nas acções, ou simplesmente ficar de fora uns tempos? Seria uma das regras a usar que ditam nos livros do Market Wizards..

Abraços!

Registado: 11/5/2003 12:11

O risco

por jarc » 10/5/2004 18:46

Nos investimentimentos de alto risco passa-se de bestial a besta enquanto "o Diabo esfrega um olho". Claro que é mais fácil avaliar quando se está fora, que quando se está convicto de que uma inversão pode acontecer a qualquer momento. A argumentação para a queda parecia não ter pernas para andar (juros altos), porém há aqui um ditado popular que me tem orientado desde há algum tempo: "Quando a esmola é grande o pobre desconfia". Mesmo desconfiando e tendo conseguido ficar fora (com um investimento reduzido em Nokia (call com maturidade em 12-04)tenho de reconhecer que não supunha uma quebra tão grande no mercado. A quebra de 40% na nokia anunciava isso.
Espero sinceramente que a inversão aconteça rapidamente.

Registado: 23/7/2003 16:05

Carteira JAS - Perigosa ou não

por maeinvestidora » 10/5/2004 18:14

JAS, achas que agora se impõe uma reflexão mais profunda sobre a utilização dos warrants ou ainda vais manter esta estratégia mais tempo?

É que não duvido que tudo corresse pelo melhor enquanto a nossa bolsa subia e a bom ritmo, mas actualmente não é o caso.

Mais uma vez insisto que me faz confusão como alguém que conhece bem o mercado português, e até conhece bem o produto, ainda tem warrants à data de hoje.

Disseste-me por uma vez, e bem, que se o activo subjacente lateralizar, isso é mau para ter warrants, mas a PT e o BCP estão a lateralizar à semanas. Como explicas então que mantenhas os warrants, que insistas em tentar adivinhar mínimos nos subjacentes para reforçar as posições e fazer preço médio ou operações complexas de venda em máximos relativos e recompras a valores inferiores (que por exemplo, no caso dos warrants da Nokia, foi má estratégia...ao contrário do que colocas no teu quadro, esses warrants não valem nada!)??

Este teu tópico mensal é de extremos. No início do ano vimos todos os benefícios dos warrants de forma florida. Agora estamos a ver os aspectos mais negros!

E estamos a ver esses aspectos negros sem qualquer razão: existem puts e existe também a opção de ficar de fora do mercado.

Até agora escusei-me a fazer juízos de valor sobre a tua carteira, mas desta vez não resisto... Acho que a tua carteira está simplestemente sem controlo!

Beijinhos...

valves

por valves » 10/5/2004 17:45

Vamos lá ver uma coisa JAS e eu bem
sei que o dinheiro é teu e tudo mais ... mas não seria altura de equacionares os teus investimentos em Warrants ? Diz -me lá uma coisa qual é a maturidade dos Call Warrants PTC que acabaste de comprar é que se tiveres que exercer a opção num prazo de 2, 3 meses o melhor é ficares quieto ou então optar por PUT com o mesmo activo subjacente é que não tarda estamos a ver a PT nos 8 Euros o que não é nada problematico para quem não está alavancado mas pode ser uma maçada das grandes para quem o está .

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Carteira JAS*2004 - Mês 5-dia 10

por JAS » 10/5/2004 17:13

JAS Escreveu: Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.

Um dia de mini-crash nas bolsas e de maxi-crash na Carteira.
Comprei mais uns warrants da PTC a 0,22.
O melhor é nem fazer mais comentários pois não devo perceber nada disto...

A carteira ficou com a composição indicada no quadro abaixo.

JAS
Anexos
cart 5-10.png
cart 5-10.png (20.11 KiB) Visualizado 2042 vezes

Re

por JAS » 10/5/2004 17:06

Nos gráficos os pontos com zero correspondem a dias em que o warrant não negociou.
Não liguem a esses dias.

Kopas, não é 0,36% mas sim 36%.

JAS

por Visitante » 10/5/2004 15:52

Atenção que o gráfico toma a escala da volatilidade em percentagens, portanto não será 36% mas sim 0.36%.

Kopas
Visitante

Gráficos do JAS

por maeinvestidora » 10/5/2004 14:44

Pois, também não entendo como pode haver essas idas até 0, mas parecem-me que são os fins de semana...alguém confirma?

Quanto ao comportamento do MM, já se sabe realmente que são duvidosos. Eu por acaso tenho tenho a mesma impressão que o Ming, ou seja, que as quedas são mais acentuadas nos warrants mais negociados...os do DAX por exemplo.

Continuam a ser um bom produto, no entanto, mas só para determinadas alturas. Por agora estou fora, embora esteja em crer que quem entrou em puts ultimamente (DAX, NAsdaq, por exemplo) se tem literalmente forrado de dinheiro.

Não é o caso da carteira do JAS. Já nem é só o facto de ter calls, é que também escolheu activos subjacentes que estão a lateralizar. A rentabilidade da carteira continua a cair.

por Visitante » 10/5/2004 14:13

Como é q a volatilidade implícita pode variar tanto (de 0 a 36%)?
A volatilidade implícita não é suposto ser a volatilidade esperada do subjacente desde o dia actual até à maturidade?
Visitante

AnteriorPróximo

Quem está ligado: