Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por phaiser » 17/4/2012 17:28

Obrigado gorgol, Oberon e MarcoAntonio pelas respostas.
Já fiquei esclarecido. Resta agora esperar pelo dia 19+ e decidir o que vou fazer.

Registado: 17/4/2012 15:09

por gorgo » 17/4/2012 17:28

Oberon__ Escreveu:Tinha 1 acção BES no dia 13 Abril, cotada a 1,049

No dia 16 Abril o direito foi destacado da cotação. Portt, ignorando a variação da cotação desse dia, fiquei com:
1 acção a 0,629 (este valor é meramente teórico; a soma deste valor com o de baixo dá 1,049)
1 direito a 0,416 (direito destacado que me dará a hipótese de adquirir 1,75 novas acções)

Agora posso vender o direito ou exercê-lo.

Se vender, vendo à cotação de mercado do momento.

Mas se quiser exercer o direito terei de desembolsar mais 0,395 por acção (e é esta a liquidez que teria de ter para o exercício do direito, certo?).

Portt exercendo o direito, no final desta história fico com 2,75 acções, tendo desembolsado 1,75*0,395 pelas 1,75 novas acções a um custo real de [1,75*0,395]+0,416 (o que perfaz 0,635 por cada nova acção)

É isto? Continuo a pensar que me está aqui a falhar alguma coisa…

PS: não é suposto haver um benefício para os accionistas nos ACs? Um descontozito?

PS 2: obg Gorgol por teres respondido à questão da liquidez.

PS 3: Já li a tua resposta Marco e fico te a dever uma bem grande. Já percebi tudo! Deixo aqui ficar o meu post na esperança que possa ajudar alguém que não perceba. Em todo o caso, mantenho a pergunta: não é habitual haver algum descontozito para que o accionista se sinta incentivado a ir ao AC?

Não há desconto, tudo se equilibra. É como nos splits ou distribuição de dividendos. Esta conversa de desconto é coisa de jornalista. Se o AC fosse à cotação de fecho do dia anterior e livre até era mais justo, para os atuais acionistas que não tinham de fazer contas nem se precocupar com a compra/venda ou subscrição de direitos.

Registado: 26/8/2007 20:40

por Red Hot » 17/4/2012 17:27

Aqui vai mais uma pequena contribuição a partir do meu caso prático. Espero que ajude quem ainda tem dúvidas.

Eu tinha 1000 acções no fecho de sexta-feira que fecharam a 1.049€, logo valiam 1049€.
Segunda-Feira as minhas 1000 acções foram convertidas para 0,633€ na abertura, logo valiam 633€.
Pode-se dizer que gastei indirectamente 416€ (1049€-633€) em 1000 direitos que dão acesso à compra de 1750 novas acções a 0,395 cada.
Logo, esses 416€ a dividir por 1750 novas acções dá 0,238€ por cada acção.
Se somar 0,238€ aos 0,395€ que vou ter de pagar por cada nova acção, pode-se dizer que cada nova acção me vai custar 0,63€.

Cumprimentos
Editado pela última vez por Red Hot em 17/4/2012 17:31, num total de 1 vez.
"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito a dizê-las." Voltaire

Registado: 8/4/2008 11:14

por MarcoAntonio » 17/4/2012 17:15

Oberon__ Escreveu:Tinha 1 acção BES no dia 13 Abril, cotada a 1,049

No dia 16 Abril o direito foi destacado da cotação. Portt, ignorando a variação da cotação desse dia, fiquei com:
1 acção a 0,629 (este valor é meramente teórico; a soma deste valor com o de baixo dá 1,049)
1 direito a 0,416 (direito destacado que me dará a hipótese de adquirir 1,75 novas acções)

Mas se quiser exercer o direito terei de desembolsar mais 0,395 por acção (e é esta a liquidez que teria de ter para o exercício do direito, certo?).

Portt exercendo o direito, no final desta história fico com 2,75 acções, tendo desembolsado 1,75*0,395 pelas 1,75 novas acções a um custo real de [1,75*0,395]+0,416 (o que perfaz 0,635 por cada nova acção)

Tudo correcto excepto um pequeno lapso no último cálculo, o custo por acção é 0.416/1.75 + 0.395.

Ou outro valor no lugar de 0.416 se se comprar direitos durante o seu período de negociação.

Oberon__ Escreveu:É isto? Continuo a pensar que me está aqui a falhar alguma coisa…

À parte daquele pormenor do cálculo, está tudo correcto agora.

Oberon__ Escreveu:PS: não é suposto haver um benefício para os accionistas nos ACs? Um descontozito?

Não há desconto nenhum se ignorarmos duas coisas:

a) a pequena diferença a que vão negociar os direitos (face ao seu valor teórico a cada momento) e que tenderá a ser pequena pois se se afastar do seu valor teórico começa a ocorrer arbitragem entre os direitos e as acções do BES;

b) o pequeno rateio que é habitual realizar-se no final que diz respeito a direitos não exercidos (essas acções depois são divididas através de um rateio pelos investidores que pretenderam ir ao AC e comprar mais acções do que as que tinham direito, mas proporcionalmente habitualmente dá muito poucas a cada um); porque é que estas estão com desconto? porque para todos os efeitos os originais detentores dos direitos delas deixaram os direitos arder no ar (podem tê-lo feito por ignorância ou porque tinham muito poucos direitos e não compensava vender no mercado em virtude das comissões).

Mas fora isso, não há desconto nenhum!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Oberon » 17/4/2012 17:06

Tinha 1 acção BES no dia 13 Abril, cotada a 1,049

É isto? Continuo a pensar que me está aqui a falhar alguma coisa…

PS: não é suposto haver um benefício para os accionistas nos ACs? Um descontozito?

PS 2: obg Gorgol por teres respondido à questão da liquidez.

PS 3: Já li a tua resposta Marco e fico te a dever uma bem grande. Já percebi tudo! Deixo aqui ficar o meu post na esperança que possa ajudar alguém que não perceba. Em todo o caso, mantenho a pergunta: não é habitual haver algum descontozito para que o accionista se sinta incentivado a ir ao AC?

Registado: 14/4/2011 15:12

por MarcoAntonio » 17/4/2012 17:04

Oberon__ Escreveu:
Marco (visto que tens estado muito activo nos esclarecimentos), aproveitando aqui o comentário do phaiser, gostaria que me ajudasses a desestupificar.

Ele tem 2070 acções e 3622 direitos.

É atribuido um direito por acção pelo que se no fecho de sexta feira ele detinha 2070 acções então receberá 2070 direitos.

Estes direitos dão-lhe o direito de adquirir 2070*1.75 novas acções, ou seja, 3622 novas acções (se ele acompanhar o AC nestas condições ficará com 5692 acções no final; caso ele não queira acompanhar, deverá vender os 2070 direitos que lhe foram atribuidos).

Oberon__ Escreveu:As acções estão cotadas corrigidas dos direitos. Pacífico.

Certo. Por essa razão, os direitos custaram-lhe dinheiro, sensivelmente 0.416 euros (ver outros posts sobre o cálculo do valor teórico do direito e que é a razão para o BES ter caído sensivelmente este valor na segunda-feira).

Oberon__ Escreveu:Mas qt aos direitos, já disseste anteriormente, que foram pagos pelo accionista. E agora podes exercer o direito ou vender o direito a cotação de mercado. Ok, pacífico. A minha dúvida desde sempre é a seguinte: Se eventualmente exerceres um direito qt vais pagar efectivamente? Ou seja, qt liquidez terá que se ter para exercer o direito?

Já está explicado nos posts anteriores mas cá vai novamente:

> Se ele avançar com o negócio terá de colocar os direitos (que lhe custaram dinheiro) e acrescentar os 0.395 euros por acção para completar a transação. Ou seja, terá de colocar em numerário mais ~1431 euros para um investimento total (entre numerário e direitos) de ~2292 euros, ou seja, cerca de 0.63 euros por acção.

> Se ele não pretende avançar com o negócio, deverá então vender os direitos e não só não coloca nenhum valor como recebe o valor da venda dos direitos (cerca de 861 euros) para um investimento total de zero euros nas novas acções.

Quem vai ao AC não está a investir apenas 0.395 euros por acção. Isto é um equívoco pois estes investidores estão a investir também parte da antiga cotação (que lhes foi previamente destacado/retirado às acções). Esse valor é o valor que têm de colocar em numerário, o resto eles pagam em espécie. Quem não quer usar essa parte da cotação antiga para entrar nas novas, vende os direitos e fica com esse dinheiro (em lugar de usar esse dinheiro para comprar as novas acções).

Oberon__ Escreveu:Se eu quiser exercer um direito (1,75 acções), pelo qual já paguei 0,395, qt irei ter de desembolsar?

Já agora, confirmas que se pagou 0,395 por cada direito a adquirir 1,75 acções, ou pagou-se 0,395*1,75 pelo direito a adquirir 1,75 acções?

Não está correcto mas esta parte já está corrigida no outro meu post anterior a este.

Oberon__ Escreveu:E já agora (II), qual a cotação a que se vai exercer o direito?

O direito não se exerce a nenhuma cotação, o custo do direito para cada investidor vai depender das condições em que o adquiriu. Para um antigo investidor porém, esse valor ronda os 0.416 euros; para um individuo que ainda vai comprar direitos durante o seu período de negociação, depende de quanto lhe custarem os direitos nessa altura.

Sublinho que por acção nova isso representa apenas um custo de 0.416/1.75 em direitos por cada nova acção dado que rácio não é de um para um mas um direito por cada 1.75 novas acções.

Oberon__ Escreveu:Desculpa tt pergunta, e ainda por cima pouco estruturadas, mas realmente continuo com muitas dúvidas acerca deste assunto e gostaria imenso de perceber.

Obrigado

Não há problema. Este processo não é propriamente transparente e os equívocos deste tipo são frequentes.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por gorgo » 17/4/2012 17:00

Oberon__ Escreveu:
phaiser Escreveu:Boas,

Para além de não entender muito de mercados financeiros, este é o meu primeiro Aumento de Capital, e ainda não entendi bem como se vai processar (em termos de compra/venda com o banco), apesar de já ter lido as últimas 4 páginas.

Actualmente detenho 2070 acções do BES, e pelo que entendi que tenho direito a 3622,5 acções (1.75*2070).

Caso opte por esses direitos, irei investir um total de 1430,89€ (3622.5*0.395), ficando com 5692 acções.

As duvidas são:
1- Mas no caso de pretender vender esses direitos, qual o valor que devo-me orientar?

2- Como se processa em termos bancários? Ou seja, no website do banco (ActivoBank) vou ter alguma opção para gerir estes direitos ou tenho que entrar em contacto telefónico com eles?

Marco (visto que tens estado muito activo nos esclarecimentos), aproveitando aqui o comentário do phaiser, gostaria que me ajudasses a desestupificar.

As acções estão cotadas corrigidas dos direitos. Pacífico.

Mas qt aos direitos, já disseste anteriormente, que foram pagos pelo accionista. E agora podes exercer o direito ou vender o direito a cotação de mercado. Ok, pacífico. A minha dúvida desde sempre é a seguinte: Se eventualmente exerceres um direito qt vais pagar efectivamente? Ou seja, qt liquidez terá que se ter para exercer o direito?

Se eu quiser exercer um direito (1,75 acções), pelo qual já paguei 0,395, qt irei ter de desembolsar?

Já agora, confirmas que se pagou 0,395 por cada direito a adquirir 1,75 acções, ou pagou-se 0,395*1,75 pelo direito a adquirir 1,75 acções?

E já agora (II), qual a cotação a que se vai exercer o direito?

Desculpa tt pergunta, e ainda por cima pouco estruturadas, mas realmente continuo com muitas dúvidas acerca deste assunto e gostaria imenso de perceber.

Obrigado

Outra forma de responder:

O AC é de 2.556,7 milhoes de ações, que dá 1.010 milhões de Euros. Por cada ação nova pagarás 0,395. Em relação às antigas pagarás: 1,75*,395=0,69125

por tncm » 17/4/2012 16:54

Dou toda a razão ao Marco, mas na realidade "à conta do AC" o accionista pagou mais que 0,41€ por direito.
Digamos que contabilisticamente é correcto utilizar a fórmula:
C-D = (D + 0.395*1.75) / 1.75
Em que C é a última cotação antes de entrar em ex-direitos e D o valor teórico do direito. Com o fecho de sexta nos 1.049 o valor teórico dos direitos ficou estabelecido naquele momento nos 0.416 euros e é esse valor sensivelmente que o direito ficou a custar a cada antigo investidor detentor de acções do BES.

Mas empiricamente foi maior o valor que saiu do nosso bolso.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por MarcoAntonio » 17/4/2012 16:48

tncm Escreveu:Oberon, eu acho que a cotação corrigiu ontem sensivelmente 1,75*0,395€=0,6825 e como tal, na realidade as contas são para se fazer como diz o Marco.

O valor que corrige é sensivelmente o valor do direito que cada acção deixa de atribuir. O valor teórico do direito pode, neste caso, calcular-se desta forma ou com outra fórmula equivalente:

C-D = (D + 0.395*1.75) / 1.75

Em que C é a última cotação antes de entrar em ex-direitos e D o valor teórico do direito. Com o fecho de sexta nos 1.049 o valor teórico dos direitos ficou estabelecido naquele momento nos 0.416 euros e é esse valor sensivelmente que o direito ficou a custar a cada antigo investidor detentor de acções do BES.

tncm Escreveu:Correcção! Acho que é mais correcto afirmar que a cotação corrigiu desde que o AC foi anunciado sensivelmente 0,68€

A correcção dá-se na entrada em ex-direitos, isto é, no momento em que se dá o destaque do direito. No fecho de sexta é atribuido um direito por acção, a partir da abertura de segunda já não há direito (a atribuição já foi feita) e é nesse momento que a acção reflecte o facto de já não ter o direito incorporado e como tal, cai sensivelmente o valor do direito.
Imagem

Administrador Fórum

por tncm » 17/4/2012 16:45

O pior é que mal o AC foi anunciado o accionista começou a "levar no pêlo", por isso afirmo que é mais correcto afirmar que o custo de cada direito deriva da desvalorização do título desde a data do anuncio do AC. Infelizmente.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."

por SilverScorp » 17/4/2012 16:40

Oberon__
pagaste sensivelmente 0,416€ por cada direito, os 0,395 e o valor que te vai custar cada accao que adquiras com esses direitos que recebeste, imaginando que recebest 1000 direitos e que com eles vais poder comprar 1750 novas accoes a 0.395 0u seja 1750 *0.395 : 691,25€

Registado: 29/11/2007 13:21

por tncm » 17/4/2012 16:34

Correcção! Acho que é mais correcto afirmar que a cotação corrigiu desde que o AC foi anunciado sensivelmente 0,68€

por tncm » 17/4/2012 16:31

Oberon, eu acho que a cotação corrigiu ontem sensivelmente 1,75*0,395€=0,6825 e como tal, na realidade as contas são para se fazer como diz o Marco.

por Oberon » 17/4/2012 16:19

Para além de não entender muito de mercados financeiros, este é o meu primeiro Aumento de Capital, e ainda não entendi bem como se vai processar (em termos de compra/venda com o banco), apesar de já ter lido as últimas 4 páginas.

Actualmente detenho 2070 acções do BES, e pelo que entendi que tenho direito a 3622,5 acções (1.75*2070).

Caso opte por esses direitos, irei investir um total de 1430,89€ (3622.5*0.395), ficando com 5692 acções.

As duvidas são:
1- Mas no caso de pretender vender esses direitos, qual o valor que devo-me orientar?

2- Como se processa em termos bancários? Ou seja, no website do banco (ActivoBank) vou ter alguma opção para gerir estes direitos ou tenho que entrar em contacto telefónico com eles?

As acções estão cotadas corrigidas dos direitos. Pacífico.

Mas qt aos direitos, já disseste anteriormente, que foram pagos pelo accionista. E agora podes exercer o direito ou vender o direito a cotação de mercado. Ok, pacífico. A minha dúvida desde sempre é a seguinte: Se eventualmente exerceres um direito qt vais pagar efectivamente? Ou seja, qt liquidez terá que se ter para exercer o direito?

Se eu quiser exercer um direito (1,75 acções), pelo qual já paguei 0,395, qt irei ter de desembolsar?

E já agora (II), qual a cotação a que se vai exercer o direito?

Desculpa tt pergunta, e ainda por cima pouco estruturadas, mas realmente continuo com muitas dúvidas acerca deste assunto e gostaria imenso de perceber.

Obrigado

Registado: 14/4/2011 15:12

por gorgo » 17/4/2012 15:43

As duvidas são:

Podes vender os direitos ou as ações. Se não existir oportunidade de arbitragem é indiferente. Qual o valor que te orientarias para vender as ações? Poderás calcular uma tabela para a evolução das ações versus direitos e concluir pela opção mais interessante

Em termos bancários terás uma linha com os direitos na conta: durante um período aparecerá a opção compra/venda e no período seguinte a opção subscrição ou equivalente.

por phaiser » 17/4/2012 15:23

Boas,

As duvidas são:

Registado: 17/4/2012 15:09

por tncm » 17/4/2012 14:29

Obrigado Empire!

por empirestate » 17/4/2012 14:27

tncm Escreveu:Boas, alguém sabe quando os direitos vão cair no dossier de títulos?

19 de Abril - Início do período de subscrição das novas acções

19 de Abril - Início do período de negociação em bolsa dos direitos de subscrição de novas acções

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=550717
Price is what you pay. Value is what you get.
- <b>Warren Buffett</b>

Registado: 9/9/2011 15:44

por tncm » 17/4/2012 14:00

Boas, alguém sabe quando os direitos vão cair no dossier de títulos?

Re: Quantos ajustes?

por racaires » 17/4/2012 13:37

artista Escreveu:
racaires Escreveu:Alguém sabe me dizer se a cotação do Bes ainda vai sofrer mais ajustamentos? Já destacou a negociação sem direitos de subscrição de novas acções. E também vai ajustar quando estas entraram em negociação?

Obgriagdo antecipadamente

Não... o que tiver de ajustar agora será o mercado a fazê-lo, no processo diário de compra e venda de títulos! :wink:

Mas o volume vai subir não? E com ele poderão vir correções fortes em ambos os sentidos?
Caveat Emptor

Registado: 29/11/2007 12:20

Re: Quantos ajustes?

por artista_ » 17/4/2012 13:34

racaires Escreveu:Alguém sabe me dizer se a cotação do Bes ainda vai sofrer mais ajustamentos? Já destacou a negociação sem direitos de subscrição de novas acções. E também vai ajustar quando estas entraram em negociação?

Não... o que tiver de ajustar agora será o mercado a fazê-lo, no processo diário de compra e venda de títulos! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Quantos ajustes?

por racaires » 17/4/2012 13:19

Alguém sabe me dizer se a cotação do Bes ainda vai sofrer mais ajustamentos? Já destacou a negociação sem direitos de subscrição de novas acções. E também vai ajustar quando estas entraram em negociação?

Caveat Emptor

Registado: 29/11/2007 12:20

por Red Hot » 17/4/2012 12:33

empirestate Escreveu:http://clubes.bes.pt/
Já alguém aderiu? Qual a vossa opinião?
Mais uma estratégia de marketing para tentar reter os accionistas actuais...

É suposto ser um clube accionista mas o único produto financeiro que têm na secção Vantagens é exclusivo para clientes BES, que não sou :roll: Depois tem umas coisas interessantes na Área da Saúde, mas isso depende do que cada um já tem. Pode ser ou não vantajoso.
De resto, se me registar, os bilhetinhos do zoo oferecidos (35€) atenuam um nico, o prejuízo que neste momento a AC me está a custar :wink:
Abraço
"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito a dizê-las." Voltaire

Registado: 8/4/2008 11:14

por empirestate » 17/4/2012 11:07

http://clubes.bes.pt/
Já alguém aderiu? Qual a vossa opinião?
Mais uma estratégia de marketing para tentar reter os accionistas actuais...
Price is what you pay. Value is what you get.
- <b>Warren Buffett</b>

Registado: 9/9/2011 15:44

por MarcoAntonio » 17/4/2012 10:58

Não cheguei a entender o que estavas a perguntar, ti mano. Até porque "arbitragem" já está numa data de posts, incluindo 3 vezes só nesta última página...

Não foi o sono que foi bom conselheiro, tu é que já estavas a dormir na altura pois isso já estava atrás numa série de posts!

:wink: :mrgreen: :wink:
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Drexler22, Google [Bot], iniciado1, niceboy, SerCyc, severalmal, Termal_Naik e 110 visitantes