Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MWC » 8/1/2013 17:42

mushis Escreveu:Desde fevereiro 2012, alguns comprei depois, até abril.

Imagem

1ª coluna bruto
2ª coluna líquido (estou a aplicar 30% de impostos)


Boa tarde,

Essas rentabilidades são anuais, ou desde a aquisição dos ETFs (Fev.2011)?

Eu tenho um carteira semelhante desde o fim de Dezembro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 11/1/2011 14:42
Localização: Aveiro

por mushis » 8/1/2013 17:22

Desde fevereiro 2012, alguns comprei depois, até abril.

Imagem

1ª coluna bruto
2ª coluna líquido (estou a aplicar 30% de impostos)

Acabei por nao comprar ouro por achar que estava caro (errei, pq o ouro subiu), e não tenho real Estate Internacional (que deu um pulo enoorme em 2012).
Editado pela última vez por mushis em 8/1/2013 17:44, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 39
Registado: 30/3/2011 17:37
Localização: 14

por rudifer** » 8/1/2013 17:10

mushis Escreveu:uff. Bem achava estranho nunca mais ter havido atualizações a este magnifico tópico. Só à pouco reparei que mudou de nome.

Eu fui um dos que investi, baseando-me nas "lições" aqui dadas e acabei por escolher um portfólio bastante semelhante ao "recomendado".

Embora esteja satisfeito, preocupam-me essencialmente:
* Custos para transaccionar ETF. 11EUR não é barato para fazer rebalanceamentos/reforços. Este é um ponto em que terei de me controlar e fazer menos, pois subscrevi 10. Sei que sugeriram outras corretoras, mas se fosse fazer tudo hoje, se calhar nao punha o dinheiro todo lá - sinto-me mais seguro ter o dinheiro aqui mais perto.
* exposição ao USD.

enfim, veremos.
Aproveito para questionar se há novos ETFs que possam substituir algum dos "recomendados". Refiro-me por exemplo ao BOND, que tem TIPS e obrigações de médio prazo.


Obrigado ao autor do tópico novamente:



subscrevo totalmente o que foi dito.



Como tem evoluído a carteira? Quanto tempo tem?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 22/11/2011 23:03

por mushis » 8/1/2013 13:58

uff. Bem achava estranho nunca mais ter havido atualizações a este magnifico tópico. Só à pouco reparei que mudou de nome.

Eu fui um dos que investi, baseando-me nas "lições" aqui dadas e acabei por escolher um portfólio bastante semelhante ao "recomendado".

Embora esteja satisfeito, preocupam-me essencialmente:
* Custos para transaccionar ETF. 11EUR não é barato para fazer rebalanceamentos/reforços. Este é um ponto em que terei de me controlar e fazer menos, pois subscrevi 10. Sei que sugeriram outras corretoras, mas se fosse fazer tudo hoje, se calhar nao punha o dinheiro todo lá - sinto-me mais seguro ter o dinheiro aqui mais perto.
* exposição ao USD.

enfim, veremos.
Aproveito para questionar se há novos ETFs que possam substituir algum dos "recomendados". Refiro-me por exemplo ao BOND, que tem TIPS e obrigações de médio prazo.


Obrigado ao autor do tópico novamente:

ghorez Escreveu:LTCM estava a voltar a ler a thread (pela 2ª vez) e deparei-me que muitos dos posts foram apagados. Fico triste se de alguma maneira "cedeu" aos comentários de alguns utilizadores deste fórum.

De qualquer maneira quero agradecer-lhe muito (mesmo muito) ter aberto este tópico pois já me fez ler vários artigos, sites (inúmeros) e livros sobre gestão passiva.

Posso dizer que graças a pessoas como você passei de um total ignorante em matéria de investimento (só fazia depósitos a prazo e pc mais..) para muito em breve iniciar 2 carteiras de gestão passiva com recurso a ETF (uma para mim, outra para o meu pai...e até já coloquei 2 colegas de trabalho a ler sobre este assunto).

Sem exageros e sem querer ser excessivo posso garantir que mudou completamente a minha concepção de poupança & investimento para muito muito melhor.

Obrigado! E espero que um dia possa voltar a 100%.
Só espero honrar os seus ensinamentos :wink:



subscrevo totalmente o que foi dito.
 
Mensagens: 39
Registado: 30/3/2011 17:37
Localização: 14

Investors Drop Underperforming Fund Jockeys and Buy ETFs

por LTCM » 8/1/2013 2:29

Not getting enough bang for their buck, disillusioned investors have reduced their positions in underperforming actively managed mutual fund investments. Instead, more are turning to low-cost, index-based exchange traded funds as a way to keep exposure to the broader markets.

Investors have redeemed $119.3 billion from U.S. stock funds in 2012 through November, the largest yearly outflow since 2008, reports Kirsten Grind for The Wall Street Journal.

Meanwhile, U.S. stock ETFs attracted $30.4 billion over the same period. Moreover, along with new bond ETF inflows, total inflows to ETFs were $154 billion, which incidentally was the larges inflow since 2008. [Traders Using ETFs in Place of Individual Stocks]

Mutual fund observers noted that the trend picked up in December, with ETF inflows rising to $28.1 billion, compared to $20.6 billion in November, according to the WSJ article.

After a string of large stock oscillations, investor confidence has taken a hit. Additionally, it has been hard on stock pickers as equity fund managers largely underperformed benchmark stock indices. Consequently, more are willing to just passively track indices through low-cost ETFs – the average ETF expense ratio is about 0.55%.

Wall Street got most 2012 market calls wrong, Bloomberg reports. The Bloomberg Global Aggregate Hedge Fund Index, which tracks the average performance of the $2.2 trillion industry, rose 1.6% in 2012 through November. Over 65% of mutual funds benchmarked to the S&P 500 underperformed the benchmark.

“They paid too much attention to the fear du jour,” Jeffrey Saut, chief investment strategist at Raymond James & Associates, said in the Bloomberg article.

“There has been an overriding theme of anxiety among investors about the stock market,” Avi Nachmany, director of research at Strategic Insight, said in the WSJ story. “Those companies whose total focus on stocks are suffering.”

According to Morningstar data, U.S. large growth stock mutual funds returned an average 15.3% over 2012, whereas similar ETF products garnered 16.4%.

“ETFs have really won people over,” Deborah Fuhr, a partner at ETFGI LLP, said in the WSJ report.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Global in the flow

por LTCM » 8/1/2013 2:14

<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/15894460" width="512" height="421" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen> </iframe>
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Is 2013 Going To Be The Great Year Of Rotation From Bond

por Quico » 8/1/2013 1:19

LTCM Escreveu:Equities?


Estava-se mesmo a ver... :roll:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

Is 2013 Going To Be The Great Year Of Rotation From Bonds To

por LTCM » 8/1/2013 1:04

Equities?

<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/15894056" width="574" height="613" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen> </iframe>
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

The Myth of “Investment” - One of Wall Street’s oldest trick

por LTCM » 6/1/2013 23:47

<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/15878883" width="574" height="613" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen> </iframe>
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 5/1/2013 0:04

ingloriousbasterd Escreveu:- Ao longo do tópico falou-se em vários períodos de rebalancemento, tendo o LCTM dito que entre 6-18 meses correspondia a resultados similares. Isto leva-me a questionar qual o período para o cálculo da correlação a considerar. Conduzirá um cálculo com valores diários a um resultado melhor, ou "alargando a malha" para a semana/mês obtêm-se resultados mais fidedignos para o nosso objectivo (ou não há grande diferença entre ambos?)


- LTCM, referiste que utiliza-se muito a estratégia de fazer o match entre a % de obrigações e a idade. Pensando num investimento, digamos, a mais de 20 anos, valerá isso a pena, se pensarmos que, como também disseste, podemos "escolher" vender em bull market? Eu sei que é uma preferência pessoal, mas gostava de saber a tua opinião.

- Muitas vezes acontece termos mais capital disponível em períodos de subida (expansão económica) que em descida. Qual é a tua opinião em relação aos reforços nessas situações? Aplicar esse dinheiro à medida que vai estando disponível (nos rebalanceamentos) ou aplicar em produtos mais conservadores de modo a esperar pelo período de queda e assim comprar mais barato? Ou simplesmente manter os reforços como anteriormente?


A correlação deve considerar métricas, no máximo semanais, preferencialmente mensais ou múltiplos desse período.

IMHO deve existir sempre um bloco, maior ou menor conforme as preferências do investidor, de obrigações, de qualidade, que conferem estabilidade à carteira e ajudam a suportar com mais resiliência os eventuais temporais.

Estabelecer um período, que de acordo com as nossas características se considere óptimo, para rebalancear a carteira e seguir esse plano escrupulosamente independentemente de altos e baixos de mercado.

« O que anda a observar o vento nunca faz a sementeira e o que só olha para as nuvens nunca faz a colheita.»
«De manhã lança a semente à terra e de tarde não cruzes os braços, pois não sabes qual das sementeiras é que vai dar melhor resultado, ou se ambas são igualmente boas.»

Eclesiastes 11
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 4/1/2013 23:42

Each valuation index shows an equally weighted composite of four metrics: price to forward earnings (Fwd. P/E), price to current book (P/B), price to last 12 months’ cash flow (P/CF) and price to last 12 months’ dividends. Results are then normalized using means and average variability over the last 10 years. The grey bars represent valuation index variability relative to that of the MSCI All Country World Index (ACWI).
Anexos
DevMC.png
DevMC.png (84.88 KiB) Visualizado 11361 vezes
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por ingloriousbasterd » 3/1/2013 13:08

Tenho lido este tópico com grande interesse e, não sendo o primeiro ao longo deste tópico a fazê-lo, quero felicitar o LCTM pelo mesmo!
É esta a forma de investimento que procurava, designadamente para criar o meu PPR já que, de outra forma, dificilmente terei direito a reforma (pelo menos nos termos desejáveis).

Dito isto gostaria de colocar algumas questões que achei pertinentes:

- Ao longo do tópico falou-se em vários períodos de rebalancemento, tendo o LCTM dito que entre 6-18 meses correspondia a resultados similares. Isto leva-me a questionar qual o período para o cálculo da correlação a considerar. Conduzirá um cálculo com valores diários a um resultado melhor, ou "alargando a malha" para a semana/mês obtêm-se resultados mais fidedignos para o nosso objectivo (ou não há grande diferença entre ambos?)

- A nível fiscal qual a melhor forma de tratamento dos resultados positivos consequência dos rebalanceamentos? As corretoras estrangeiras fornecem uma declaração com os impostos pagos e retidos na fonte? E nisso é indiferente ser nos US, UK, Suiça, Lux ou outro país?

- Das corretoras falou-se muito da TD Ameritrade, até por causa do Commission-free. Qual é o feedback de quem a utiliza? E dos outros, têm outras recomendações? (eu até estava a pensar utilizar o Big, até por facilidade fiscal, mas a oferta parece-me inferior...) E ao transferir para lá o dinheiro, não se perde no câmbio euro-dolar, acabando por perder muito mais do que essas comissões?

- LTCM, referiste que utiliza-se muito a estratégia de fazer o match entre a % de obrigações e a idade. Pensando num investimento, digamos, a mais de 20 anos, valerá isso a pena, se pensarmos que, como também disseste, podemos "escolher" vender em bull market? Eu sei que é uma preferência pessoal, mas gostava de saber a tua opinião.

- Muitas vezes acontece termos mais capital disponível em períodos de subida (expansão económica) que em descida. Qual é a tua opinião em relação aos reforços nessas situações? Aplicar esse dinheiro à medida que vai estando disponível (nos rebalanceamentos) ou aplicar em produtos mais conservadores de modo a esperar pelo período de queda e assim comprar mais barato? Ou simplesmente manter os reforços como anteriormente?

Ainda são "algumas" perguntas, espero não maçar :)
 
Mensagens: 4
Registado: 14/11/2012 12:18


por EuroVerde » 2/1/2013 14:11

ghorez, da mesma forma que 2012 foi ano positivo no DAX. 2013 não. eu já dei a minha prespectiva sobre o SP500 e por arrasto um pouco também para os outros principais indices de acções. Penso que 2013 terá um comportamento semelhante a 1962 em que o indice fez minimos inferiores aos do ano anterior.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por LTCM » 2/1/2013 13:57

ghorez Escreveu:Não sei se será contra as ideias desta thread, mas que acham de apostar (uma pequena aposta..10/20% do capital) no índice acionista de Itália?
Historicamente, nos últimos anos e em média o índice tem estado nos 30000 pontos (http://www.tradingeconomics.com/italy/indicators)

Hoje ronda os 16000 pontos. Ou seja aproximadamente 55% do seu valor médio. Acham que numa perspectiva de longo prazo não será um bom mercado para apostar? Por exemplo através dos ETF:
- http://de.ishares.com/en/rc/products/IMIB
- http://www.etf.db.com/LU/ENG/ETF/LU0274 ... X_ETF.html
- http://www.lyxoretf.fr/homefr/products/ ... -ETFMIBFR/
- AMUNDI ETF FTSE MIB

Fica só a ideia para discutir..abraço e Feliz Natal.


A mesma ideia pode-se aplicar à:

Grécia;
Irlanda;
Austria;
Portugal;
Rússia;
Bélgica;
Espanha.

8-)
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 2/1/2013 13:20

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por ToshB » 24/12/2012 21:05

ghorez Escreveu:Não sei se será contra as ideias desta thread, mas que acham de apostar (uma pequena aposta..10/20% do capital) no índice acionista de Itália?
Historicamente, nos últimos anos e em média o índice tem estado nos 30000 pontos (http://www.tradingeconomics.com/italy/indicators)

Hoje ronda os 16000 pontos. Ou seja aproximadamente 55% do seu valor médio. Acham que numa perspectiva de longo prazo não será um bom mercado para apostar? Por exemplo através dos ETF:
- http://de.ishares.com/en/rc/products/IMIB
- http://www.etf.db.com/LU/ENG/ETF/LU0274 ... X_ETF.html
- http://www.lyxoretf.fr/homefr/products/ ... -ETFMIBFR/
- AMUNDI ETF FTSE MIB

Fica só a ideia para discutir..abraço e Feliz Natal.


Mesmo que chegue aos 30000 outra vez pode ainda descer muito e por muito tempo antes que isso aconteça. E eu pessoalmente não confio no crescimento a longo-prazo dos índices europeus e norte-americanos e do Japão, por serem economias maduras que já apresentam sinais de estagnação há muito.
A investir num ETF de índice de acções, acho melhor ETFs de indíces das economias emergentes (talvez até diversificar entre todas) e fazer hedge em forex.
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 382
Registado: 1/8/2009 18:09
Localização: Setúbal

por ghorez » 24/12/2012 20:50

Não sei se será contra as ideias desta thread, mas que acham de apostar (uma pequena aposta..10/20% do capital) no índice acionista de Itália?
Historicamente, nos últimos anos e em média o índice tem estado nos 30000 pontos (http://www.tradingeconomics.com/italy/indicators)

Hoje ronda os 16000 pontos. Ou seja aproximadamente 55% do seu valor médio. Acham que numa perspectiva de longo prazo não será um bom mercado para apostar? Por exemplo através dos ETF:
- http://de.ishares.com/en/rc/products/IMIB
- http://www.etf.db.com/LU/ENG/ETF/LU0274 ... X_ETF.html
- http://www.lyxoretf.fr/homefr/products/ ... -ETFMIBFR/
- AMUNDI ETF FTSE MIB

Fica só a ideia para discutir..abraço e Feliz Natal.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por Midas » 24/12/2012 19:20



Dados interessantes sobre os ETFs de ouro europeus, saídas de 229,4 milhões EUR e entradas de 144,3 milhões EUR em YTD (documento datado de "19 April 2012").

Que explicações para estas saídas?

As saídas foram de ETFs da ETF Securities Ltd para outras gestoras, terão aumentado os custos dos ETFs da ETF Securities?




Página 10

Figure 15: Top 10 commodity ETP outflows (€ million) | ETPs | Europe|
#.....ETP Name.....Issuer.....YTD Flows
3.....Gold Bullion Securities.....ETF Securities Ltd.....-224.3
5.....ETFS Physical Gold.....ETF Securities Ltd.....-5.1



Página 9

Figure 12: Top 10 commodity ETP inflows (€ million) | ETPs | Europe|
#.....ETP Name.....Issuer.....YTD Flows
1.....Source Physical Gold ETC (P-ETC).....Source.....109.9
4.....ETFS Leveraged Gold.....ETF Securities Ltd.....7.7
10.....Raiffeisen ETF - Solid Gold Ounces A-Klasse CHF.....Raiffeisen Schweiz Genossenschaft.....26.7
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por ghorez » 24/12/2012 17:40

http://www.ft.com/intl/cms/s/0/c040b89e ... z2FzJ4eNbD

Two of the largest players in Europe’s exchange traded funds market are radically changing their business models in an effort to revive their flagging performance.
Both Deutsche Bank and Lyxor Asset Management, the second- and third-largest ETF managers in Europe, are launching “physical” ETFs that buy the constituents of an underlying index, – a departure from their existing range of “synthetic” ETFs that use derivatives to track a benchmark.


- // -

http://www.etf.db.com/DE/pdf/EN/researc ... _04_19.pdf

Página 6, "Provider Rankings"
[EUROPA] iShares continua a liderar, mas 2ª posição ainda disputada pela DB e Lyxor.
[/i]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por LTCM » 24/12/2012 0:40

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por ghorez » 23/12/2012 19:48

O SPY é sintético? Mother of God... :shock:
ihihi..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

por LTCM » 23/12/2012 16:53

ETFs é a sigla para Exchange Traded Funds. Na realidade são fundos abertos cotados em bolsa como qualquer acção. O seu grande sucesso teve inicio com a criação de sintéticos que acompanhavam os indices nomeadamente o Nasdaq 100 cujo ETF é o QQQQ e o SP500 com o ETF correspondente com o ticker SPY.

http://www.dif.pt/web/pt_pt/etf

SPDR 500 Trust is an exchange traded fund designed to generally correspond to the price and yield performance of the S&P 500 Index.
• SPDR 500 Trust holds all of the S&P 500 Index stocks.
• The SPDR 500 Trust issues and redeems Units only in multiples of 50,000 Units in exchange for S&P 500 Index stocks and cash.

https://www.spdrs.com/library-content/p ... PECTUS.pdf

Unit Investment Trust (UITs)
The oldest and best known ETFs - including the BLDRs, Diamonds, SPDRs, and PowerShares QQQ Trust - are organized as UITs.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por Supermann » 23/12/2012 15:34

Mesmo que o ETF esteja cotado em euros de pouco serve visto que os activos vão estar em dólares (alguns deles, nem todos).

A não ser que o próprio ETF faça cobertura de cambial, e deverá ter no nome algo como 'hedged'
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por frugal » 23/12/2012 12:07

Bom dia

algum cadeireiro tem uma sugestão para uma carteira em EUROS que tenha igual comportamento?

Não me sinto confortável com a carteira com algum peso em Dollars, é um risco adicional que preferia evitar.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 409
Registado: 16/9/2012 22:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Aqui_Vale, Bar38, Bing [Bot], Crissssx, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Homelly, J.f.vieira, m-m, machadosoares31, malakas, Manchini888, OCTAMA, Santanderes e 71 visitantes