Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por iurp » 24/6/2008 10:55

Está tudo à espera dum "rebound", mas às vezes as voltas são trocadas. No intraday as quedas estão a amenizar, e continuo a pensar que o PSI 20 vai continuar a comandar o sentido dos mercados. Ao contrário do que é costume. mÉ que ele costuma reagir atrasado. Mas finalmente temos Portugal na "linha da frente".

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por BuyPoint » 24/6/2008 10:50

iurp Escreveu:Institucionais sem comprar e a venderem os resgates dá nisto.A falta de liquidez está a provocar disparos de stops, uns atrás de outros. O volume não é muito mas como não há compradores a entrar, restam as oredns que lá estão e mais uma ou outra para compor. E mais uns destemidos que podem ganhar, mas também podem perder.

Hoje é assim, amanhã pode ser pior ou melhor. mas a tendência continua a marcar o passo, em bora com um suporte nesta zona. Vamos ver como se aguenta.

abraço

este aumento de volatilidade, significa gânancia pelos melhores preços, e se isto são os melhores preços, nem sei o que virá por ai

Registado: 12/6/2008 19:25

por iurp » 24/6/2008 10:40

Institucionais sem comprar e a venderem os resgates dá nisto.A falta de liquidez está a provocar disparos de stops, uns atrás de outros. O volume não é muito mas como não há compradores a entrar, restam as oredns que lá estão e mais uma ou outra para compor. E mais uns destemidos que podem ganhar, mas também podem perder.

Hoje é assim, amanhã pode ser pior ou melhor. mas a tendência continua a marcar o passo, em bora com um suporte nesta zona. Vamos ver como se aguenta.

abraço

por BuyPoint » 24/6/2008 10:32

UUII UUII -3% :shock:

será que é hoje que a casa vem abaixo? um fecho a perder mais de 6% seria historico para mim...

isto só veio reforçar o quanto as coisas estão más e esta demandada só significa que o futuro será bem pior..

Registado: 12/6/2008 19:25

por vinas69 » 24/6/2008 10:07

Bom dia Ulisses.

O PSI20 está mesmo em cima do suporte da zona dos 9375 , na tua opinião achas que poderá ser suficiente forte para aguentar estas quedas ou temos suportes mais fortes para baixo, e que provavelmente irão ser testados?

Obrigado

Registado: 12/3/2008 17:40

por Luis19 » 23/6/2008 17:04

Concordo plenamente, Ulisses e iurp.

E, se há coisa que ultimamente os mercados nos têm ensinado (pelo menos falo por mim que apenas acompanho isto desde o inicio do ano) é que temos mesmo que aprender (a bem ou a mal) a ser o mais racionais e frios nas análises que fazemos e nas decisões que tomamos na bolsa.

Tal como o Ulisses referia no artigo "Amo-te querida acção" temos mesmo que deixar as emoções de lado e seguir em frente, mesmo a perder se for esse o caso.

E sobretudo não guardar rancor nos titulos em que perdemos dinheiro, pois nunca se sabe se no futuro não serão esses titulos aqueles que nos poderão recuperar o capital perdido...

E pessoalmente cada vez mais acredito que estes ensinamentos são muito úteis na nossa vida, pois quantas vezes ao tentarmos atingir 1 determinado objectivo na nossa vida, não tropeçamos e caímos?

E depois o que fazemos? Desistimos com medo de cair outra vez? Ou levantá-mo-nos e continuamos a lutar pelo nosso objectivo, mesmo sabendo que poderemos cair novamente?

Ulisses, desculpa estes 2 pequenos parágrafos mais "filosóficos", mas pelo menos nos últimos 6 meses deu para me aperceber no grande paralelismo que podemos tirar entre o mercado financeiro e a vida.

E o que acho mais enriquecedor é que na bolsa podemos tirar ilações em muito pouco tempo (subidas e descidas em semanas e/ou meses) enquanto que na nossa vida por vezes essas subidas e descidas demoram anos a acontecer.

E já agora termino com um ditado popular que, julgo eu, espelha bem a situação em que vivemos:
"Para baixo todos os santos ajudam".

Bons negócios a todos.

Registado: 4/12/2007 16:30

por iurp » 23/6/2008 16:35

As quedas e os ressaltos serão tendencialmente mais fortes, tendo em consideração o nível a que chegaram os títulos.E porquê?

Porque cada tick, em função da correcção que tiveram, vale cerca de 50%, 100% ou mais do que há um ano atrás.e como a racionalidade não é coisa que esteja muito presente nestes tempos,é preciso ter muito cuidado com as entradas.

Um exemplo: a TDU se perder agora 0,55 perderá 50%,e ao preço que ela cotava há um ano (cerca de 4,20)terá perdido cerca de 3€ e portanto terá perdido cerca de 70%.

Portanto, caros amigos, muito cuidado que no meio desta irracionalidade, num instante os ticks vêm por aí abaixo.

É que os fundamentais pouco ou nada estarão a interessar neste momento!!!

Abraço

por Ulisses Pereira » 23/6/2008 16:33

Sem dúvida.

O importante é que se tiveres essa estratégia, depois não esqueças a Bolsa durante uns anos. Porque, quando o mercado der sinais de inversão, não poderás ter nenhum constrangimento em recomprares o que vendeste.

Muitos investidores, depois de sofrerem perdas fortes, abandonam os mercados.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Luis19 » 23/6/2008 16:15

Ulisses,

Os ressaltos também poderão ser boas oportunidades de sair de posições longas com menor prejuízo?

(principalmente para os mais distraídos e/ou "novatos", que pensaram que o último ressalto era a inversão de tendência tão desejada...)

Registado: 4/12/2007 16:30

por Ulisses Pereira » 23/6/2008 13:16

Exactamente, Elias. Vou corrigir. ;)

soso, da mesma forma que disse que um ressalto pode durar horas, dias ou semanas, também pode ser de 200,800, 1500 pontos ou outra qualquer amplitude. É por isso que a maior parte das pessoas perde dinheiro a tentar aproveitar ressaltos e que a atitude mais sensata é só entrar quando a tendência de médio/longo prazo se inverter. Normalmente, os ressaltos são bons para se abrir/reconstruir posições curtas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por artista_ » 23/6/2008 13:08

soso Escreveu:Ulisses, não passando de um ressalto, qual sera a sua amplitude expectavel?500 pontos ou algo mais "apetecivel", parafraseando o nosso colega caldeireiro?

Olá soso, acho que o Ulisses já respondeu a isso...

Ulisses Pereira Escreveu:Uma das grandes características dos ressaltos é a dificuldade em estimar a sua duração. Podem durar horas, dias ou semanas. Sempre sem perderem a sua característica de ressaltos.

Para além da dificuldade de identificar a amplitude do ressalto é difícil identificar o ponto de inversão... com uma tendência de queda tão acentuada de baixa, acho muito arriscadas entradas neste momento, mesmo em agluns títulos que têm uma situação técnica relativamente interessante!

bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Adelin » 23/6/2008 13:01

O problema é que ninguém sabe se é um ressalto, se é consolidação ou retoma do sentido ascentende.

Continuo longo.
Imagem

Registado: 13/5/2008 13:07

por soso » 23/6/2008 12:48

Ulisses, não passando de um ressalto, qual sera a sua amplitude expectavel?500 pontos ou algo mais "apetecivel", parafraseando o nosso colega caldeireiro?
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por Elias » 23/6/2008 12:43

Ulisses,

Só uma nota breve:
Onde escreveste "Apesar desta hipótese de ressalto, continuo a recomendar cautela porque mesmo que algumas subidas apareçam, não há nenhum sinal que seja apenas mais um ressalto."

penso que pretendias escrever isto: "Apesar desta hipótese de ressalto, continuo a recomendar cautela porque mesmo que algumas subidas apareçam, não há nenhum sinal que seja apenas mais que um ressalto."

Embora seja apenas um pormenor, acho que a interpretação é totalmente diferente.

Podes verificar por favor?

1 abr,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 23/6/2008 12:39

Uma das grandes características dos ressaltos é a dificuldade em estimar a sua duração. Podem durar horas, dias ou semanas. Sempre sem perderem a sua característica de ressaltos.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por MNFV » 23/6/2008 12:37

Ulisses,

referes-te a um possivel ressalto intraday ou algo mais "aproveitável"?

Registado: 28/12/2007 17:02

por Ulisses Pereira » 23/6/2008 12:30

Deixo aqui mais uma actualização do gráfico do PSI, numa altura em que me parece que o principal índice da nossa praça está num momento curioso, estando muito próximo daquela que tenho considerado ser a sua zona de suporte: (grosso modo) os 9400/9600 pontos.

A minha visão de médio e longo prazo continua igual às dos últimos 6 meses, ou seja, estamos num "Bear Market" e até que apareçam claros sinais de inversão, os ursos dominam e, nesse horizonte temporal, desaconselho quaisquer posições longas. Quem tem tentado adivinhar fundos tem sido esmagado pelo poder dos ursos. "Isto já não pode cair mais", "Se cair mais vai para zero" - quantas vezes lemos estas frases no Caldeirão nos últimos meses? Quantos tentaram apanhar facas a cair? E quantos não cortaram os seus dedos?

Em termos de curto prazo, acredito que os ursos pararão para respirar nesta zona. Resta saber se os touros terão força para dar algumas alegrias neste descanso dos ursos.

Apesar desta hipótese de ressalto, continuo a recomendar cautela porque mesmo que algumas subidas apareçam, não há nenhum sinal que seja mais do que um ressalto.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.78 KiB) Visualizado 6080 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (38.15 KiB) Visualizado 6041 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (27.56 KiB) Visualizado 6052 vezes
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 23/6/2008 13:17, num total de 1 vez.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por luiz22 » 20/6/2008 23:37

PSI-20 a caminho do pior semestre de sempre

20/06/2008

Nunca se viu nada assim. A bolsa de Lisboa está em queda acentuada. Este ano, em praticamente seis meses, o índice PSI-20 já afundou quase 26% e encaminha-se para registar o pior primeiro semestre desde que foi criada, em 1993.

O mercado nacional é um dos mais penalizados, a nível europeu e mundial, e as perspectivas não são animadoras. A turbulência nas bolsas parece não querer dar tréguas e o Verão promete ser quente.

Depois de um período de algum optimismo entre os investidores, após o salvamento do Bear Stearns por parte da Reserva Federal dos EUA e do JPMorgan, nas últimas semanas a instabilidade voltou aos mercados, provocando a fuga de muitos investidores, com a percepção de que a escalada da inflação obrigará os vários bancos centrais a aumentar juros, numa altura em que os indicadores macro apontam para um abrandamento das economias.

A generalidade dos mercados reagiu negativamente. As quedas foram avultadas, um pouco por todas as praças. Na Europa, o Dow Jones STOXX 600, que agrega as 600 maiores empresas da região, cedeu mais de 11% em apenas quatro semanas. Mercados como o alemão, o da maior economia da Europa, deslizaram 9%, mas Portugal conseguiu um dos piores registos, desvalorizando quase 15%.

Proeza idêntica foi a que se assistiu na última semana. A bolsa nacional acumulou uma quebra de 4,9% em cinco sessões, aumentando para seis as semanas negativas consecutivas. As perdas mais acentuadas foram registadas na quinta-feira (2,39%) e na sexta-feira. Na última sessão, o PSI-20 deslizou 1,93% e acompanhou a movimentação dos pares, aumentando para 25,82% a queda acumulada este ano.

Faltam ainda seis dias de bolsa para terminar o mês de Junho e, consequentemente, o primeiro semestre. A manter-se este desempenho, Lisboa prepara-se para registar os piores primeiros seis meses de sempre e, mesmo, o semestre mais negro do mercado de capitais nacional. Está já a negociar no valor mais baixo desde Agosto de 2006. O úni co período que se assemelha ao actual foi em 2001, quando a bolsa portuguesa registou uma quebra de 20,5%. Desde que foi criado, o principal índice nacional regista, contando com o actual, um total de 14 semestres negativos.

http://www.bpionline.pt/comum/Com_Notic ... vegaScroll
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

por mapaman » 20/6/2008 20:13

[quote="Ulisses Pereira"]mapaman, mas eu não tenho que seguir a análise fundamental, pois não?

Prefiro esperar por sinais claros de inversão. A minha estratégia de investidor ao longo da minha vida é essa e estou contente com ela. eu sigo a tendência. Outros terão outras estratégias e dão-se bem com elas também.

Agora volto a dizer o que disse noutro tópico recentemente: Para se dizer - em termos de análise fundamental- que uma empresa barata, não basta dizer que a acção caiu muito e que é uma empresa sólida. É necessário fazer contas, calcular rácios e estimar resultados futuros.

Em 2000 e 2001, tive esta discussão com tantos investidores que diziam que eram oportunidades de ouro... E nos últimos meses também.

Um abraço,

O que pretendo deixar é que nestes momentos de "sell off" é necessário a calma suficiente para tentar perceber
o que é justificável ou não,por exemplo,não me admira as quedas do sector bancário,aliás outra coisa não seria de esperar,pois vêm ai subidas de juros,mas como estou 100% investido na Galp,tenho acompanhado o sector,e as perdas das congéneres europeias foram bem menores,ou seja,ou é uma correcção forte até ao suporte dos 14€ constituindo uma oportunidade de reforço muito boa ou então,aquilo que se julgava já estar em parte para trás ainda não chegou!
cumps

Registado: 24/1/2008 22:05

por Big Crash » 20/6/2008 19:46

Todos aqueles que estavam curtos/longos passaram a estar para a eternidade...
Não percebo NADA disto!

Registado: 8/2/2008 23:57

por Big Crash » 20/6/2008 19:44

Cá para mim o PSI20 faliu.
Isso mesmo... Há tantas empresas que vão há falência e os seus funcionários são despedidos.
A Bolsa faliu e os seus empregados vão ser despedidos.
Não estou a ver outra alternativa :cry:
Não percebo NADA disto!

Registado: 8/2/2008 23:57

por fbarrancos » 20/6/2008 17:02

Deixo aqui também o registo que foi graças ao forum e em especial às palavras do Ulisses Pereira que consegui mudar aquele pensamento que hoje considero impensável: "só se perde quando se vendem" mas que admito que fazia parte de mim...

Até me convencer que realmente esta lógica estava errada perdi algum... Felizmente para mim! mudei a tempo de nao perder o triplo (Como exemplo: agarrei as SON antes da cisão... hj, com 1/3 do capital ficaria praticamente com a mesma quantidade em carteira)

Actualmente estou 100% liquido... E até aquele bixinho que sempre se manteve cá dentro para advinhar os fundos das accoes... parece ter bazado!!!

Volto ao negocio quanto o nosso PSI20 se voltar a mostrar forte!
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos

Registado: 29/11/2007 3:14

por Tojo » 20/6/2008 17:02

"Tens bom remédio...demite-te e vem para o privado...
Ninguem te proibe nem te condena de quereres mais, de seres ambicioso, de quereres evoluir, etc...
Vem, salta para fora!
Abraço, "
RG

Amigo, acredita que estou mesmo a tratar disso.Func Publ a ganhar 500 eur e a recibos verdes para o estado durante 8 anos, não faltam por aí.

Registado: 8/1/2004 13:14

por csantos403246 » 20/6/2008 16:32

É a primeira vez que participo no forum, apesar de o seguir há vários anos.
As opiniões do Ulisses têm sido bastantes importantes nas decisões que tenho tomado.
Só invisto em acções e sai do mercado com algumas perdas há umas semanas atrás, quando o Trichet disse que o pior estava para vir. Desde essa altura que avisei várias pessoas para sairem do mercado, mas não conseguiram, pois estavam agarradas aos valores máximos das suas acções, não querendo ver o que estava a acontecer.
É muito importante ter racionalidade e é preciso ter ambição sem ganância.
Obrigado a quem sabe esperar e a quem partilha essa posição.
Neste momento tenho tudo em Dep. a prazo

Registado: 29/11/2007 2:47

Convicções

por kobee » 20/6/2008 16:22

Estou tão esperançoso e crente na inversão da tendência que passei o cash para depósitos a prazo. Vamos ver se acerto nos prazos a que os coloquei e não preciso de liquidez antes de eles vencerem. A ver vamos se "investi bem".

BNs

Registado: 23/4/2008 10:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado: