Martifer - Tópico Geral
130 milhões pendurados.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/minas-de-aljustrel-martifer-governo-secreto-parlamento-agencia-financeira/1242482-1728.html
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/minas-de-aljustrel-martifer-governo-secreto-parlamento-agencia-financeira/1242482-1728.html
When the going gets tough, the tough get going...
- Registado: 30/9/2009 13:23
EuroVerde Escreveu:
Sim, mas isso é AT e sabes que o mercado frequentemente vai muito para lá do que inicialmente imaginamos. Com AT pode-se entrar a vender na quebra do suporte e comprar de novo a 1,2.
Mas não significa que tenha suporte aí!!!!!!!!!!!!
Tecnicamente seria aí a zona de suporte, agora como estamos a falar do PSI20 e de um titulo sem liquidez, os excessos podem muito bem fazer com que ela cai-a muito mais além desse valor.
Euroverde, atênção que a minha ideia de trading só é materializada num fecho abaixo dos 1.35 , e não propriamente na sua ruptura momentanea. Olhando para os fundamentais da empresa, o titulo pode até ser proveitoso aqui neste patamar, mas.... mas....

Não tenho posições no mercado português, nem tenciono ter....
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Re: Martifer - Tópico Geral
Nyk Escreveu:Alguem me esclarece como se vão poder adiquirir acções da Martinfer? Sendo um empresa que pertence a motaengil e havendo uma separação da mesma se eu tiver titulos da motaengil não terei direito automaticamente aos titulos da martinfer como aconteceu com a cofina e a altri?
Ainda estás interessado em adquirir martifer?
AC Investor Blog Escreveu:EuroVerde Escreveu:LOLOLO
área de suporte nos 1,2eur?????
mas o titulo nunca cotou os 1,2eur como vês aí um suporte????
para quem faz várias previsões de tendência nos gráficos do sp500 e demais titulos a tua questão é pertinente
..... lembra-te que tens ali um range claramente definido.... é só fazer as contas... pra cima ou pra baixo...
Sim, mas isso é AT e sabes que o mercado frequentemente vai muito para lá do que inicialmente imaginamos. Com AT pode-se entrar a vender na quebra do suporte e comprar de novo a 1,2.
Mas não significa que tenha suporte aí!!!!!!!!!!!!

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
EuroVerde Escreveu:LOLOLO
área de suporte nos 1,2eur?????
mas o titulo nunca cotou os 1,2eur como vês aí um suporte????

Editado pela última vez por AC Investor Blog em 25/3/2011 0:48, num total de 1 vez.
AC Investor Blog
Atênção fans da Martifer !!!! Apesar da minha análise ao titulo ter sido de cautela com um tónico "neutro", a situação parece estar a mudar para os lados dos Ursos novamente, o MACD tem ali um crossover muito feio...... Ou os 1.35 euros seguram o titulo, ou teremos uma queda até junto dos $1.20 que será desde logo a próxima área de suporte. A minha visão ficará desde logo negada num movimento acima dos 1.50 euros em fecho.
- Anexos
-
- MARTIFER.png (14.84 KiB) Visualizado 7608 vezes
AC Investor Blog
Mares Escreveu:Mas isso só terá sentido se fôr suportado por um forte interesse comprador...
Nem mais. Bons fundamentais não impedem traders de ir à bancarrota.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
AC Investor Blog Escreveu:A Martifer fechou hoje em zona de suporte nos 1.41 euros. Caso amanhã feche abaixo dessa zona será provável uma ida aos 1.330 euros. Para já, o título mantém-se em lateralização pelo que é possível que esteja a consolidar a estes níveis de forma a inverter a tendência de médio prazo. No entanto, é preferível aguardar por sinais mais evidentes sobre a tendência seguinte do titulo de forma a tomar uma decisão de investimento com um risco/benefício favorável.
P.S. - Não tenho posições no mercado Português
Concordo com a tua análise. Vejo na Martifer algum potêncial, depois dos acontecimentos no nuclear e nos produtores de petróleo.
Mas isso só terá sentido se fôr suportado por um forte interesse comprador...
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
A Martifer fechou hoje em zona de suporte nos 1.41 euros. Caso amanhã feche abaixo dessa zona será provável uma ida aos 1.330 euros. Para já, o título mantém-se em lateralização pelo que é possível que esteja a consolidar a estes níveis de forma a inverter a tendência de médio prazo. No entanto, é preferível aguardar por sinais mais evidentes sobre a tendência seguinte do titulo de forma a tomar uma decisão de investimento com um risco/benefício favorável.
- Anexos
-
- MARTIFER.png (16.67 KiB) Visualizado 8073 vezes
AC Investor Blog
Martifer: Alemanha vai acelerar abandono da energia nuclear
17 Março 2011
"O Governo alemão vai apresentar um plano claro de abandono da energia nuclear e opção pelas fontes renováveis, prometeu hoje a chanceler Angela Merkel.
“Queremos passar para a era das energias renováveis o mais rapidamente possível”, disse Merkel no parlamento alemão, numa intervenção em que abordou a crise nuclear no Japão.
A promessa de Angela Merkel surge numa altura em que o partido (CDU) enfrenta três eleições estatais, aumentando assim o apoio por parte do partido ecologista local.
O Governo alemão decidiu na terça-feira encerrar as sete centrais nucleares mais antigas, para que sejam objecto de uma revisão de segurança. A chanceler não garante que estas nunca mais serão reabertas, mas admite que poderão ser desmanteladas mais cedo do que se previa.
“Tudo vai ser verificado”, disse Merkel, ao mesmo tempo que prometeu que “vamos entregar um plano claro para o investimento em energias renováveis”, disse a chanceler, citada pela agência Dow Jones.
Angela Merkel alterou no último Outono um plano que previa o fim da opção pela energia nuclear na Alemanha em 2022. Merkel aumentou esse prazo em 12 anos, o que faria com que o último reactor na Alemanha fosse desmantelado em 2036."
FONTE: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=474045
"O Governo alemão vai apresentar um plano claro de abandono da energia nuclear e opção pelas fontes renováveis, prometeu hoje a chanceler Angela Merkel.
“Queremos passar para a era das energias renováveis o mais rapidamente possível”, disse Merkel no parlamento alemão, numa intervenção em que abordou a crise nuclear no Japão.
A promessa de Angela Merkel surge numa altura em que o partido (CDU) enfrenta três eleições estatais, aumentando assim o apoio por parte do partido ecologista local.
O Governo alemão decidiu na terça-feira encerrar as sete centrais nucleares mais antigas, para que sejam objecto de uma revisão de segurança. A chanceler não garante que estas nunca mais serão reabertas, mas admite que poderão ser desmanteladas mais cedo do que se previa.
“Tudo vai ser verificado”, disse Merkel, ao mesmo tempo que prometeu que “vamos entregar um plano claro para o investimento em energias renováveis”, disse a chanceler, citada pela agência Dow Jones.
Angela Merkel alterou no último Outono um plano que previa o fim da opção pela energia nuclear na Alemanha em 2022. Merkel aumentou esse prazo em 12 anos, o que faria com que o último reactor na Alemanha fosse desmantelado em 2036."
FONTE: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=474045
- Registado: 29/11/2007 1:49
Hum ontem algo se passou.. o volume foi muito bom... terá sido algum fundo a entrar?? Compras dos irmãos Martins?? Alguma notícia excelente que está para saír?
Eu sei que não adianta especular, mas que isto tá a ser muito esquisito.. ainda por cima quando o mood geral não é dos melhores...
Eu sei que não adianta especular, mas que isto tá a ser muito esquisito.. ainda por cima quando o mood geral não é dos melhores...
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (F.P.)
Martifer
Parece que já acalmou
- Registado: 15/3/2011 14:49
Martifer não é uma anedota. É uma empresa que nos últimos tempos tem diversificado para outros ramos de negócio que não o inicial de metalomecânica.
Fazendo uma abordagem simples de AF à Martifer que sigo com muita atenção desde o seu IPO (nunca tive acções dela), podemos hoje constactar que, foi introduzida em bolsa cara, num momento chave antes da agonia.
Verifico e tenho aqui à mão os numeros desde o ano 2000.
O Capital Próprio tem tido taxa de crescimento na ordem dos 37% ano. E o Volume Negócios cerca de 25% ano desde então. O lucro cresce 40% desde 2000, excepto o ano passado que teve um grande prejuizo de 54,9milhões.
O CP por acção é 3,39 euros.
3,39(1+0,37)^10= 78,9 de capital próprio por acção daqui a 10 anos.
78,9x0,138= 10,9 euros de EPS a 10 anos.
*Para uma empresa que tem uma taxa de crescimento de 13,8% ano, é parefazer o capital próprio de então + todo lucro aproximado dos próximos 10 anos, obtemos cotação máxima 133,4 euros/acção.
*Projectando o VN a 10 anos para lhe tirar a margem de lucro média obtemos um lucro de 2,52 acção x a taxa de crescimento VN x100= 63 euros de cotação.
*Simplesmente se formos projectar o lucro por acção (mantendo o mesmo nº de acções actual de 100000000, dando-lhe um PER igual à taxa de crescimento do lucro x100= obtemos 59 euros de cotação a 10 anos.
* tenho aqui 3 possiveis lucrospor acção a 10 anos: o mais optimista 133; o de 63 derivando do VN; e o de projectar o lucro a 10 anos de 59.
Podemos então com algum grau de certeza verificar que a Martifer daqui a 10 anos rondará entre os 59.000.000.000 e os 133.000.000.000 euros?
Dividindo a cotação actual pelo CP por acção 1,5/3,39= 0,442 A capitalização bolsista está abaixo do valor da empresa liquida, o que quer dizer que os investidores prevêem incertezas e o mercado está confuso, ainda não confiante...
Por outro lado e supondo que a administração levará a empresa a bom porto, mas mantendo o péssimismo impar que actualmente se faz sentir os 0,442x a CPpor acçao a 10 anos obtemos 34,87 euros de cotação, caso haja um mau momento na empresa se esta apresentar o mesmo PBV actual.
---------------------------------------------------
Pagando o preço actual, podemos obter no minimo 37% de rendibilidade anual na pior das hipóteses.
Ora a curto prazo, a emprea está a passar um mau bocado e cheia de incerteza, isto significa que pode continuar a cair aumentando assim a rendibilidade de longo prazo.
Fazendo uma abordagem simples de AF à Martifer que sigo com muita atenção desde o seu IPO (nunca tive acções dela), podemos hoje constactar que, foi introduzida em bolsa cara, num momento chave antes da agonia.
Verifico e tenho aqui à mão os numeros desde o ano 2000.
O Capital Próprio tem tido taxa de crescimento na ordem dos 37% ano. E o Volume Negócios cerca de 25% ano desde então. O lucro cresce 40% desde 2000, excepto o ano passado que teve um grande prejuizo de 54,9milhões.
O CP por acção é 3,39 euros.
3,39(1+0,37)^10= 78,9 de capital próprio por acção daqui a 10 anos.
78,9x0,138= 10,9 euros de EPS a 10 anos.
*Para uma empresa que tem uma taxa de crescimento de 13,8% ano, é parefazer o capital próprio de então + todo lucro aproximado dos próximos 10 anos, obtemos cotação máxima 133,4 euros/acção.
*Projectando o VN a 10 anos para lhe tirar a margem de lucro média obtemos um lucro de 2,52 acção x a taxa de crescimento VN x100= 63 euros de cotação.
*Simplesmente se formos projectar o lucro por acção (mantendo o mesmo nº de acções actual de 100000000, dando-lhe um PER igual à taxa de crescimento do lucro x100= obtemos 59 euros de cotação a 10 anos.
* tenho aqui 3 possiveis lucrospor acção a 10 anos: o mais optimista 133; o de 63 derivando do VN; e o de projectar o lucro a 10 anos de 59.
Podemos então com algum grau de certeza verificar que a Martifer daqui a 10 anos rondará entre os 59.000.000.000 e os 133.000.000.000 euros?
Dividindo a cotação actual pelo CP por acção 1,5/3,39= 0,442 A capitalização bolsista está abaixo do valor da empresa liquida, o que quer dizer que os investidores prevêem incertezas e o mercado está confuso, ainda não confiante...
Por outro lado e supondo que a administração levará a empresa a bom porto, mas mantendo o péssimismo impar que actualmente se faz sentir os 0,442x a CPpor acçao a 10 anos obtemos 34,87 euros de cotação, caso haja um mau momento na empresa se esta apresentar o mesmo PBV actual.
---------------------------------------------------
Pagando o preço actual, podemos obter no minimo 37% de rendibilidade anual na pior das hipóteses.
Ora a curto prazo, a emprea está a passar um mau bocado e cheia de incerteza, isto significa que pode continuar a cair aumentando assim a rendibilidade de longo prazo.
Nada mau....
Se os mercados amanhã,abrirem BEM DISPOSTOS, esta menina vai dar um ar da sua graça, e lá estarei eu a entrar na ONDA.
os mercados recuperarão no final da sessão, o que foi um bom sinal.
Abraços
os mercados recuperarão no final da sessão, o que foi um bom sinal.
Abraços
Vanek Escreveu:Aquela baixa liquidez é de facto assustadora.
Um stop loss de uma posição maiorzita e afunda-se.
- Registado: 29/11/2007 12:24
Será!!!!
Caro, EuroVerde.
Será que chegou a hora de entrar nesta menina?
Abraços
Será que chegou a hora de entrar nesta menina?
Abraços
EuroVerde Escreveu:Todos sabemos que a Martifer era uma anedota, mas neste momento quando se menos pensa, estamos certamente num momento exacto para tomar partido de uma ida acima da MM200.
Ao quebrar a 1ª LTD e ao quebrar agora a 2ªLTD vejamos o que vai acontecer:
sim senhora....
meio milhão negociadas até ao momento.
Agora sim, isto é a Martifer dos velhos tempos.
Estou com vontade de entrar, mas......
Abraços
Agora sim, isto é a Martifer dos velhos tempos.
Estou com vontade de entrar, mas......
Abraços
neco2305 Escreveu:o que se passa???????
Algo de relativamente Geral (a nivel das energias alternativas)
Com os receios acrescidos relativamente à Energia Nuclear (Japao) , as energias alternativas poderao ser beneficiadas...
mas nada de especifico à Martifer (a nivel geral estao a subir..., mas mais moderadamente)
O MEU PONTO DE VISTA >> a Martifer (pouco liquida) esta a ter (a meu ver) uma subida exagerada ... prudencia ...
abraço
luka
Editado pela última vez por Luka! em 15/3/2011 15:02, num total de 2 vezes.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !