Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 17/6/2014 14:15

Eu já desisti de pensar no assunto :roll:

Vou ficar serenamente à espera da conversão dos direitos por ações da Mota Engil África e depois de estar cotada logo decido se vendo ou se fico com elas. Se entrarem a um preço baixinho no mercado sou capaz de ficar com elas na expetativa que valorizem ou dos dividendos; se entrarem a um preço bastante elevado penso vender e encaixar mais-valias.

Eh pá! Isto foi oferta da casa. Nem que dê um euro é lucro :mrgreen:

Registado: 20/2/2014 22:01

por Storgoff » 17/6/2014 13:51

trend=friend Escreveu:Regressando ao tema dos direitos condicionais/dividendo em espécie, segundo o DE parece que se tem de comunicar ao Banco mesmo que não se queira o mecanismo de liquidez. Ou seja, mesmo para ficar com as acções tem de se comunicar essa intenção. Não retirei isso do comunicado...
Viram algo sobre isso, eventualmente noutro sítio?

Pode indicar o link da noticia?
O site do DE desde que mudou tornou-se intragável em todos os aspectos
Nada pratico, a busca de noticias não funciona.
Enfim está uma verdadeira parolice

Registado: 21/5/2009 18:43

por JorgeNevada » 17/6/2014 13:44

Mais do que bulish, a Mota está em formato bolha, vê se bem pelos volumes, e pela reação exacerbada a boas notícias.
Embora isso não a impessa de subir mais uns quantos meses, estou convicto que é uma questão de tempo até isto rebentar.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por Adam hedge » 17/6/2014 13:10

JorgeNevada Escreveu:Adam, estás a ver esse duplo topo no gráfico de 4h? É que no diário não me parecem suficientes velas para se considerar um padrão de duplo topo .

boa tarde caro Jorge.

sim é em 4h,mas atenção que a mota esta mt bullish é um trade que pode dar bons frutos mas tb mt arriscado
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Resina » 17/6/2014 13:08

trend=friend Escreveu:"Os titulares do direito à atribuição condicional que não pretendam solicitar acesso ao mecanismo de liquidez, e nessa medida não efetuem a comunicação acima referida nas condições e no prazo aí estipulados, irão receber, sob condição de se verificar a admissão das ações à negociação, as ações da MOTA-ENGIL AFRICA correspondentes ao número de direitos detidos, por inscrição nas suas contas de valores mobiliários. O número de ações resultante da aplicação do fator de atribuição será arredondado por defeito, depois de calculada a retenção na fonte a aplicar nos termos adiante descritos para o número inteiro de ações imediatamente inferior, com o correspondente diferencial a ser pago em dinheiro."

Parece ser tácito, não? Quem não comunique recebe acções por inscrição nas suas contas...
Tanta confusão nestas notícias..........

O grande problema não vai ser esse....
Tu vais a tua agencia ou contactas e eles ainda vão saber menos do que....

A confusão que vai gerar....

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por JorgeNevada » 17/6/2014 13:01

Adam, estás a ver esse duplo topo no gráfico de 4h? É que no diário não me parecem suficientes velas para se considerar um padrão de duplo topo .
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por Resina » 17/6/2014 12:54

Boas,

Aconselho a todos a lerem os comunicados da Mota-Engil enviados à CMVM.
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR50827.pdf
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR50830.pdf
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR50829.pdf
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR50828.pdf

Abc

por Adam hedge » 17/6/2014 12:45

mmrmm Escreveu:
Adam hedge Escreveu:... esta mota westa mota... desenha ai um duplo topo please

gráfico 4h

Boas.
Podemos concluir que quebrando a zona das pernas, creio que pelos 5.834, temos uma boa hipótese de short, certo?
Muito obrigado,

Cmps

sim sim,quebrando esse valor pode acionar o tal possível duplo topo
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

por trend=friend » 17/6/2014 12:33

"Os titulares do direito à atribuição condicional que não pretendam solicitar acesso ao mecanismo de liquidez, e nessa medida não efetuem a comunicação acima referida nas condições e no prazo aí estipulados, irão receber, sob condição de se verificar a admissão das ações à negociação, as ações da MOTA-ENGIL AFRICA correspondentes ao número de direitos detidos, por inscrição nas suas contas de valores mobiliários. O número de ações resultante da aplicação do fator de atribuição será arredondado por defeito, depois de calculada a retenção na fonte a aplicar nos termos adiante descritos para o número inteiro de ações imediatamente inferior, com o correspondente diferencial a ser pago em dinheiro."

Parece ser tácito, não? Quem não comunique recebe acções por inscrição nas suas contas...
Tanta confusão nestas notícias..........
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por trend=friend » 17/6/2014 12:20

Regressando ao tema dos direitos condicionais/dividendo em espécie, segundo o DE parece que se tem de comunicar ao Banco mesmo que não se queira o mecanismo de liquidez. Ou seja, mesmo para ficar com as acções tem de se comunicar essa intenção. Não retirei isso do comunicado...
Viram algo sobre isso, eventualmente noutro sítio?
Clint Eastwood

por Resina » 17/6/2014 11:57

Negocios Escreveu:Como pode ser accionista da Mota-Engil África?
17 Junho 2014, 11:43 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt

Enviar por emailReportar erro
0

inShare

A Mota-Engil vai cotar, em Londres, a sua "holding" africana. O Negócios explica-lhe como pode ser accionista desta empresa que acena com a promessa de dividendos.
A Mota-Engil África vai ser cotada na Bolsa de Londres.

Esta terça-feira, 17 de Junho, é o último dia para que quem queira participar na dispersão em bolsa da subsidiária africana compre acções da Mota-Engil.

Raquel Godinho, jornalista do Negócios, explica, em poucas palavras, a operação.

Veja mais informação sobre o tema em notícias publicadas pelo Negócios.

Perguntas e respostas sobre a OPV da Mota-Engil África

Moura Martins: "Vamos competir com as maiores empresas do mundo em África"

Dividendos são o chamariz para a "holding" africana da Mota-Engil
Terça-feira é o último dia para comprar acções da Mota-Engil e participar no IPO da unidade de África
Mota-Engil África começa a ser cotada em Londres em Julho

por mmrmm » 17/6/2014 11:40

Adam hedge Escreveu:... esta mota westa mota... desenha ai um duplo topo please

gráfico 4h

Boas.
Podemos concluir que quebrando a zona das pernas, creio que pelos 5.834, temos uma boa hipótese de short, certo?
Muito obrigado,

Cmps

Registado: 27/2/2014 20:36

por Resina » 17/6/2014 10:47

Negócios Escreveu:Mota-Engil em máximos de 2007 no último dia para "comprar" a unidade africana
17 Junho 2014, 10:43 por Raquel Godinho | rgodinho@negocios.pt

Enviar por emailReportar erro
0

inShare

As acções da Mota-Engil seguem a negociar em alta naquela que é a última sessão para os investidores participarem na dispersão em bolsa da sua unidade africana.
A construtora sobe 0,50% para 6,291 euros, mas já chegou a avançar 2,22% para 6,399 euros, o que representa o valor mais elevado desde Outubro de 2007. A empresa valorizou mais de 6% na última sessão depois de ter sido publicado o comunicado sobre a oferta pública de venda (OPV) da Mota-Engil África.

A companhia liderada por Gonçalo Moura Martins anunciou que vai decorrer uma oferta preferencial de acções da nova empresa que terá uma subscrição prioritária para os investidores registados como titulares de acções a 20 de Junho. Ou seja, o último dia para adquirir acções da Mota-Engil de modo a participar na oferta preferencial é esta terça-feira.

Ao mesmo tempo, vai decorrer uma oferta institucional, onde serão vendidas acções da Mota-Engil África a investidores qualificados. As acções não subscritas na oferta preferencial poderão ser oferecidas no âmbito da oferta institucional.

Os investidores que, desde Janeiro, detenham direitos condicionais também vão participar na operação. Até então, as acções da construtora davam direito a um dividendo extraordinário que equivalia a 0,10334084 acções da Mota-Engil África. Os investidores que detêm estes direitos devem comunicar ao seu intermediário financeiro, entre as 8h30 de 19 de Junho e as 15h do quinto dia após o início do período da oferta preferencial relativa à OPV da Mota-Engil África, se pretendem converter esses direitos em dinheiro ou acções da nova cotada.

A empresa anunciou também que a Mota-Engil África "pretende adoptar uma política progressiva de distribuição de dividendos", pelo que tem a "intenção de atingir um rácio de ‘payout’ [percentagem dos lucros distribuídos aos accionistas] de no mínimo 50% e no máximo 75%".

A dispersão na bolsa de Londres da unidade africana tem motivado ganhos às acções da construtora. Desde que a intenção foi anunciada, em Novembro, a empresa avança mais de 73%. No ano passado, a Mota-Engil liderou os ganhos na bolsa de Lisboa ao mais do que duplicar o seu valor. Subiu 175,88%. Desde o início deste ano, soma 45,52%.

Mas este não tem sido o único catalisador da empresa. No início do mês, a empresa anunciou que ganhou um contrato de 3,5 mil milhões de euros nos Camarões e que assinou acordos para investir no México.

"A colocação em bolsa da unidade africana oferece oportunidades para diversificar geograficamente a carteira", sublinha Steven Santos. O gestor da XTB alerta, contudo, que se trata "de uma empresa a ser colocada numa praça estrangeira, com o risco cambial a dissuadir alguns investidores".

"Existe um ganho em termos de visibilidade no que se refere à tarefa de avaliar a Mota-Engil", frisa Albino Oliveira. Além disso, explica o analista da Fincor, "a Mota-Engil passa a ter outras opções para financiar as oportunidades futuras de crescimento do grupo no continente africano, fornecendo mais espaço ao balanço do grupo para suportar outras áreas de crescimento (nomeadamente na América Latina)".

por Resina » 17/6/2014 10:46

MME5 Escreveu:Toda esta novela não está bem explicada e neste momento todos acham uma coisa e pode acontecer outra, e lembras-te da manobra da venda de acções próprias a que preço foram vendidas assim de um dia para o outro sem nenhum respeito por quem estava investido na cotada, estes Motas também tem disso.
Eu tento ganhar seja curto seja longo, quanto ás politicas das empresas e o que vão ou não fazer isso não me chateia :P agora que aqui pode sair gato por lebre isso sim, no entanto eu tenho lá aquelas que me atribuíram e depois é preciso não esquecer que o valor que for atribuído ás que me deram da MEA é tudo mais valia e leva logo a machadada dos impostos Portugueses e depois mais os do pais onde estão cotadas.

boas
Esta operação está toda muito mal explicada...
Se hoje é o ultimo dia para poder ter direito as novas acções, nem sabemos qual o valor a que vai estar sujeita a correcção amanha, o mercado parece querer tambem acordar para a realidade...
Uma leve queda para começar será mau sinal!?

Abc

por Adam hedge » 17/6/2014 10:42

... esta mota westa mota... desenha ai um duplo topo please

gráfico 4h
Anexos
mota35.PNG
ficarão para trás.

por MME5 » 17/6/2014 9:47

trend=friend Escreveu:
MME5 Escreveu:Se as acção da EGLAfrica forem cotar a valores dos quais já se leram por aqui, quero ver muito do pessoal que comprou para exercer direitos depois comprar aos preços elevados que aqui se fala, depois dizem á e tal são muito caras agora não tenho liquidez, á que pensar, da ultima vez quando foi para dar direitos ás da EGLA no dia a seguir desceram bem, isto ninguém dá nada a ninguém muito menos a família Mota.

Não te esqueças que a família Mota está também a dar a ela própria... :wink: Quem recebeu a maior fatia dos dividendos em espécie?

Há um ditado qualquer sobre quando a maré sobe... Os barcos todos...

Toda esta novela não está bem explicada e neste momento todos acham uma coisa e pode acontecer outra, e lembras-te da manobra da venda de acções próprias a que preço foram vendidas assim de um dia para o outro sem nenhum respeito por quem estava investido na cotada, estes Motas também tem disso.
Eu tento ganhar seja curto seja longo, quanto ás politicas das empresas e o que vão ou não fazer isso não me chateia :P agora que aqui pode sair gato por lebre isso sim, no entanto eu tenho lá aquelas que me atribuíram e depois é preciso não esquecer que o valor que for atribuído ás que me deram da MEA é tudo mais valia e leva logo a machadada dos impostos Portugueses e depois mais os do pais onde estão cotadas.

Registado: 26/10/2013 19:07

por trend=friend » 17/6/2014 9:33

MME5 Escreveu:Se as acção da EGLAfrica forem cotar a valores dos quais já se leram por aqui, quero ver muito do pessoal que comprou para exercer direitos depois comprar aos preços elevados que aqui se fala, depois dizem á e tal são muito caras agora não tenho liquidez, á que pensar, da ultima vez quando foi para dar direitos ás da EGLA no dia a seguir desceram bem, isto ninguém dá nada a ninguém muito menos a família Mota.

Não te esqueças que a família Mota está também a dar a ela própria... :wink: Quem recebeu a maior fatia dos dividendos em espécie?

Há um ditado qualquer sobre quando a maré sobe... Os barcos todos...
Clint Eastwood

por MME5 » 17/6/2014 9:22

Se as acção da EGLAfrica forem cotar a valores dos quais já se leram por aqui, quero ver muito do pessoal que comprou para exercer direitos depois comprar aos preços elevados que aqui se fala, depois dizem á e tal são muito caras agora não tenho liquidez, á que pensar, da ultima vez quando foi para dar direitos ás da EGLA no dia a seguir desceram bem, isto ninguém dá nada a ninguém muito menos a família Mota.

por AAA_ » 17/6/2014 9:10

Mesmo depois de ler alguma imprensa de hoje ficam muitas perguntas por responder.

A primeira é: quais são de facto essas condições preferenciais para os accionistas da EGL no IPO? Por exemplo, se tenho 1000 acções EGL quantas posso comprar no IPO da África e com que intervalo de preço, usando os tais direitos preferenciais?

É uma questão relevante porque não sei se tenho liquidez para exercer a preferência que me é dada. Nesse caso venderia hoje pelo menos uma parte para exercer a preferência em relação às restantes, ficando assim com liquidez para o fazer.

Continuo a dizer que não percebo o que anda a fazer a CMVM neste aspecto! :!:

Registado: 21/10/2010 13:08

Re: Mota Engil - Tópico Geralue

por MME5 » 17/6/2014 8:34

Storgoff Escreveu:
MME5 Escreveu:Estou tentado a entrar curto ainda antes do final do dia :-k

MME5 Escreveu:Amanhã já com os direitos adquiridos vamos ver se não temos um despejo de acções =;
Eu ajudei hoje no ultimo minuto a acção a subir vamos ver como corre o stop está apertadinho mas nesta acção stops apertados não funcionam

Então em que ficámos?
Entraste longo ou curto ?
:D

Ficamos curto, coloquei na cabeça que o ultimo dia a que dava direitos era ontem, então entrei curto na ideia de que muitos dos que compraram era apenas com esse propósito e depois vendiam, quando dei pelo erro já era tarde, mas a ideia continua pena que entrei 1 dia mais cedo e isso está a fazer toda a diferença agora á que esperar que não toque no stop e esperar por amanhã se tocar prontos lá se vai uns euros.

por katolo » 17/6/2014 8:28

Ok trend=friend,

Obrigado pela info :)

por trend=friend » 17/6/2014 8:27

katolo Escreveu:E quanto valerá cada ação, caso a empresa valha 1,5 bi?

Os 28% pagam-se sempre no apuramento de mais-valias. Isso é um facto inevitável.

Os 28% não são no apuramento de mais-valias, é na retenção na fonte relativa à entrega do dividendo em espécie. Deves por isso receber 350/400. Vês com mais pormenor num dos comunicados de ontem.

Quanto valerá cada acção, só para a semana com as estimativas do IPO, de acordo com o DE
Clint Eastwood

por katolo » 17/6/2014 8:06

E quanto valerá cada ação, caso a empresa valha 1,5 bi?

Os 28% pagam-se sempre no apuramento de mais-valias. Isso é um facto inevitável.

por trend=friend » 17/6/2014 8:01

katolo Escreveu:Imaginando que os dados estão corretos e uma gajo tem 5.000 direitos em carteira da Mota Engil África, isto dará quanto em ações e qual o valor por ação?

Alguém tem ideia?

Dá-te cerca de 500 e poucas acções, mas tens no último comunicado a forma exacta de fazer as contas. Ainda terás de retirar 28% a isso. Abraço
Clint Eastwood

por katolo » 17/6/2014 7:56

Imaginando que os dados estão corretos e uma gajo tem 5.000 direitos em carteira da Mota Engil África, isto dará quanto em ações e qual o valor por ação?

Alguém tem ideia?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, marco1424, OCTAMA, tami e 222 visitantes