BES - Tópico Geral
BlitzFerr Escreveu:O dia até começou com força mas depois foi-se abaixo... Eu estou a apostar na recuperação.
Prognósticos?
Quantos estamos longos e quantos estamos short?
O que eu tenho observado é que os investidores andam muito sensíveis às noticias. Ora veja-se o que aconteceu ontem quando na terça-feira o Papademos admitiu a possível saída da Grécia. Penso que a flutuação da cotação bolsista andará ao sabor das noticias à volta da Grécia e das eurobonds.
Hoje as Bolsas norte-americanas recuperaram com optimismo de Monti sobre eurobonds.
Penso que isso terá efeitos positivos amanhã na europa. Ou...estarei enganado?
- Registado: 29/11/2007 1:48
the mind Escreveu:FGRACIA3 Escreveu:Mas como é obvio, sei que a culpa é só minha, mas depois de não ter conseguido vender nesses dois stops, achei por bem deixá-la cair e esquecer o dinheiro e esperar que suba um dia.
Mas como é obvio não foi a melhor opção.
Mas aprendemos com os erros que cometemos e eu cometi um bem grande.
É obvio que com as vossas criticas construtivas, agora entendi e amanhã vou em principio estar em casa e vou colocar um stop nos 0,56 e mesmo que não consiga nesse valor vendo-as logo que consiga abaixo.
Se recuperar irei deixar um stop com uma diferença nunca inferior a 5%, pois assim será quase certo que se não estiver em casa de futuro e ela baixar terei quase a certeza que será vendida.
Obrigado desde já a todos pelos vossos comentários.
Antes perder 5000 que 50000......
Duvido que chegue amanha aos ,56.. Era brutal![]()
Se chegar é sinal que subiu muito, entao mantem e tenta recuperar o teu dinheiro.
O problema é se continua a cair, aí é que tens de tomar uma decisão se aceitas a perda e vendes ou ficas com elas.
Desculpa mas queria dizer 0,46

- Registado: 23/1/2008 5:01
Storgoff Escreveu:
A cota de mercado não será propriamente um indicador muito fiel para sabermos qual a plataforma mais utilizada.
Estamos nos a referir a negocação online.
Também está disponível no relatório a distribuição para as ordens online (de facto podia ter colocado logo essa tabela).
De certa forma ainda fica pior (uma vez que a malta podia associar ali o BES à plataforma, o que não é o caso). Na frente está o BPI, seguido precisamente da BIG. O seis primeiros pela respectiva ordem:
BPI
BIG
BCP
LJ *
CaixaBI
BEST *
(marquei com * as que usam a plataforma do saxo)
Storgoff Escreveu:
Voltando à minha questão inicial talvez me possas falar das características das outras plataformas usadas em Portugal para negociação de acçoes.
Vantagens / desvantagens em relação à do Saxo
Eu apenas conheço a do Saxo e as outras 2 que não entram para estas contas
Storgoff, provavelmente procuramos coisas diferentes nas plataformas.
Eu procuro uma plataforma simples e prática, rápida e fiável e que tenha as funcionalidades que realmente considero importantes (que nem sequer são nada por aí além).
A plataforma do Saxo não é na minha opinião prática, tem alguns problemas de fiabilidade/streaming e uma série de funcionalidades que não me interessam para nada (incluindo as ferramentas gráficas). Eu conheço aquela plataforma há uns 8 anos e acompanhado a sua evolução (até por força dos jogos da bolsa) e para negociar acções nunca me senti atraído a utilizá-la e continuo a não sentir (aliás, eu cheguei a comentar que para negociar acções na LJ - de quem já fui cliente - eu preferia a plataforma antiga que o GoBulling). Naturalmente eu não invisto em CFDs ou Forex nem tão pouco invisto do lado curto ou alavanco, como já disse uma série de vezes. Portanto a generalidade daquelas coisas são coisas que estão a mais e que não representam para mim uma mais valia na plataforma (mas que obviamente podem representar para outros).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
FGRACIA3 Escreveu:Mas como é obvio, sei que a culpa é só minha, mas depois de não ter conseguido vender nesses dois stops, achei por bem deixá-la cair e esquecer o dinheiro e esperar que suba um dia.
É obvio que com as vossas criticas construtivas, agora entendi e amanhã vou em principio estar em casa e vou colocar um stop nos 0,56 e mesmo que não consiga nesse valor vendo-as logo que consiga abaixo.
Se recuperar irei deixar um stop com uma diferença nunca inferior a 5%, pois assim será quase certo que se não estiver em casa de futuro e ela baixar terei quase a certeza que será vendida.
Duvido que chegue amanha aos ,56.. Era brutal

Se chegar é sinal que subiu muito, entao mantem e tenta recuperar o teu dinheiro.
O problema é se continua a cair, aí é que tens de tomar uma decisão se aceitas a perda e vendes ou ficas com elas.
The Mind
Marco,
Não batas mais na IG nem na XTB.
No meu1º comentário também já as tinha excluído do baralho precisamente porque não permitem negociar acções.
Por isso não percebi porque bateste novamente nessa tecla.
Estava apenas a fazer um exercício de tentar descobrir alternativas ao Saxo.
A cota de mercado não será propriamente um indicador muito fiel para sabermos qual a plataforma mais utilizada.
Best+Orey+Carregosa+Dif conta como 1 só ( tem todos a mesma plataforma).
As ordens que os IF comunicam a CMVM são o total e incluem as dadas ao telefone, ao balcão etc…
Acredita que ainda há muita gente a negociar assim.
Voltando à minha questão inicial talvez me possas falar das características das outras plataformas usadas em Portugal para negociação de acçoes.

Não batas mais na IG nem na XTB.
No meu1º comentário também já as tinha excluído do baralho precisamente porque não permitem negociar acções.
Por isso não percebi porque bateste novamente nessa tecla.
Estava apenas a fazer um exercício de tentar descobrir alternativas ao Saxo.
Best+Orey+Carregosa+Dif conta como 1 só ( tem todos a mesma plataforma).
As ordens que os IF comunicam a CMVM são o total e incluem as dadas ao telefone, ao balcão etc…
Acredita que ainda há muita gente a negociar assim.

- Registado: 21/5/2009 18:43
FGRACIA3 Escreveu:Pois mas o problema é que não estava em casa e não pude vender, pois só á noite é que vi.
Em relação a este ponto em particular a minha sugestão é que simplesmente alargues consideravelmente o espaço entre o trigger e o limite.
Não tem qualquer problema fazer isto (repara bem tu depois relatas que foste recolocar um outro stop mais abaixo do primeiro). Tu podes perfeitamente logo de início colocar o limite 5 ou 10% abaixo da cotação actual e a situação não ocorre sequer em primeiro lugar (naquele caso ias vender logo na abertura se tivesses utilizado uma folga razoável entre os dois valores).
A principal utilidade desses stops é a segurança de evitar que vendas durante spikes que são anomalias de mercado (o que por vezes ocorre) mas como é evidente não era aqui o caso.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
FGRACIA3 Escreveu:
Mas como é obvio, sei que a culpa é só minha, mas depois de não ter conseguido vender nesses dois stops, achei por bem deixá-la cair e esquecer o dinheiro e esperar que suba um dia.
É obvio que com as vossas criticas construtivas, agora entendi
(...)
Aproveito para sublinhar, tal como tinha feito no tópico do BCP onde um debate semelhante se passou, que o que escrevi não deve ser entendido nunca como uma sugestão de investimento (se deves comprar ou vender).
Aliás, tive o cuidado de ser perfeitamente claro e o que coloquei era uma questão para tu colocares a ti próprio (e logo, decidires tu).
Os meus posts versam apenas sobre o desenvolvimento do processo de decisão e não sobre o que se decide.
Mas como é obvio, sei que a culpa é só minha, mas depois de não ter conseguido vender nesses dois stops, achei por bem deixá-la cair e esquecer o dinheiro e esperar que suba um dia.

Storgoff Escreveu:Marco,
Não leste com cuidado o que eu escrevi.
Falas da XTB e da IG Markets a contestar o que eu disse quando depois dizes exactamente o mesmo.
Storgoff, fui perfeitamente claro mas naturalmente posso repetir: esses dois que tu mencionaste nem entram no debate, não estão aqui a fazer nada na discussão.
Storgoff Escreveu:
Mas alternativas com qualidade.
Essa do Big é uma plataforma comparável com a do Saxo?
Eu não sei o que é que tu entendes por "qualidade" nem sei ao certo do que é que estás a falar. A generalidade das funcionalidades têm interesse particular ou exclusivo para os derivados (no fundo, para aquilo que a plataforma está vocacionada) e em termos de interface gráfico (ferramenta gráfica, etc) não acho sequer particularmente prática tão pouco.
Mas, naturalmente, estas coisas variam muito de utilizador para utilizador e se a plataforma não me atrai a mim, pode atrair a outros.
Em termos de quota de mercado, na verdade a plataforma representa uma parcela mínima (salvo erro, o maior operador que a utiliza é o BES e acho que a quota que diz respeito à plataforma do saxo está no BEST).
Repito, estamos a falar de acções. Obviamente que em termos de quota de mercado de CFDs a coisa muda completamente. Aliás a Orey tem uma importante quota em CFDs mas depois em acções praticamente não existe!
Marco,
Falas da XTB e da IG Markets a contestar o que eu disse quando depois dizes exactamente o mesmo.
O meu objectivo não era dizer bem ou mal das plataformas.
Estava a tentar perceber quais são as alternativas.
Quando me referi a negociar no mercado Nacional e com conta em Portugal era só para excluir corretoras estrangeiras.
Alias uma muito conhecida como a IB penso que nem permite negociar no PSI.
O meu objectivo não era dizer bem ou mal das plataformas.
Estava a tentar perceber quais são as alternativas.
Quando me referi a negociar no mercado Nacional e com conta em Portugal era só para excluir corretoras estrangeiras.
Alias uma muito conhecida como a IB penso que nem permite negociar no PSI.
MarcoAntonio Escreveu:JCS Escreveu:Se o 1º stop que o Fgarcia tinha foi saltado pela abertura só tinha era de anular o stop e vendê-las ao mercado. Ponto final e assunto resolvido, perdesse 100 perdesse 1000. Disciplina é isto.
JCS
Exacto, isso era um stop. Como ele fez não é stop nenhum, é apenas uma "ordem de venda a um valor a que preferia vender do que mais abaixo".
Sendo que o mercado nunca lhe permitiu vender aos valores a que ele preferia a cada momento e ao contrário do que era suposto acontecer (se fosse um stop) nunca chegou a sair apesar da sucessão de quedas...
O problema não está no stop do tipo limite: as ordens stop com valor limite são boas ordens e faz todo o sentido que existam. Uma plataforma que as não tenha é na minha opinião uma má plataforma e mesmo sem ser um apologista de stops, já utilizei stops algumas vezes e sempre que utilizei stops foram precisamente deste tipo (que me lembre nunca introduzi um stop ao melhor). Ordens stop ao melhor têm um risco acrescido relevante, especialmente num mercado que não é tão líquido quanto isso e onde as anomalias não são tão anormais quanto isso.
Lembram-se - por exemplo - do caso da Jerónimo Martins e que deu em processos?... coitadinhos dos stops ao melhor nesse dia e coitados dos que tinham stops metidos em plataformas onde só era possível meter ordens stop ao melhor.
Agora, o que não se deve fazer nas ordens stop do tipo limite é por uma janela super apertada entre o trigger e o limite e depois quando a acção salta fora desse intervalo sem dar hipótese de o activar, ir alterá-lo (sucessivamente para baixo).
O correcto é, a menos que tenha ocorrido qualquer anomalia e não se queira vender (é evidente que não era o caso do FGRACIA3 uma vez que ele reintroduziu outro stop!) é anular o stop e vender imediatamente ao valor actual.
Sem querer melindrar o FGRACIA3 e escrevendo isto apenas com o intuito pedagógico, o que ele descreve é uma dificuldade ao nível decisional por factores psicológicos e uma sucessão de erros práticos, nomeadamente na utilização incorrecta de stops (que assim deixam de ser stops).
Pois mas o problema é que não estava em casa e não pude vender, pois só á noite é que vi.
Já agora, deixo em anexo as estatisticas de quota de mercado em acções para os intermediários a operar em Portugal, segundo a CMVM.
- Anexos
-
- quota-accoes-intermediarios.PNG (88.03 KiB) Visualizado 6074 vezes
Storgoff Escreveu:A plataforma do Saxo é a que oferece o Banco Best , Banco Carregosa, Orey, etc...
Eu conheço perfeitamente a plataforma: já foi utilizada no Jogo da Bolsa em sete edições. Jogo que foi precisamente introduzido em Portugal aqui pelo nosso Caldeirão de Bolsa numa parceria com a LJ Carregosa, à qual depois aderiu o Jornal de Negócios e que entretanto passou a ser o organizador principal.
Em todas as edições eu tenho dado suporte aos utilizadores da plataforma aqui no forum e em artigos no Jornal de Negócios também, storgoff.
Storgoff Escreveu:Depois há a da IG Markets e a da XTB que nem sequer permitem negociar acções.
Se se está a falar de acções, nem aqui entram!
Storgoff Escreveu:Afinal o que resta?
Aquelas coisas primitivas que alguns bancos oferecem ?
A BIG, que apesar do nome é uma corretora e começou para todos os efeitos como corretora, não é uma plataforma primitiva e já oferece ambos os tipos de suporte há mais de 10 anos.
A LJ carregosa, da qual já fui cliente, antes de apostar fortemente na Go Bulling tinha uma boa plataforma de acções (semelhante ao BIG em termos de qualidade e funcionalidade) onde já oferecia ambos os tipos.
Tanto quanto sei, o BPI (que era o que ali se discutia) tem as duas alternativas.
Etc...
Storgoff Escreveu:Estou a falar no contexto de quem quer abrir conta em Portugal e pretende negociar nas cotadas do PSI.
Não creio que estejas mesmo. Afinal mencionaste "IG Markets e a da XTB que nem sequer permitem negociar acções" e não mencionaste outras que são utilizadas por uma parte substancial dos investidores (como aquelas que referi, por exemplo).

MarcoAntonio Escreveu:Storgoff Escreveu:Por exemplo a plataforma do Saxo que é umas das dominantes no mercado portugues, não permite ordens stop limit quando se transaccionam acções.
Só ordens stop ao melhor
Essa plataforma é boa para negociar derivados (CFDs, etc) e Forex. Na minha opinião é uma má opção para negociar acções, mas enfim, é a minha opinião...
A plataforma do Saxo é a que oferece o Banco Best , Banco Carregosa, Orey, etc...
Depois há a da IG Markets e a da XTB que nem sequer permitem negociar acções.
Afinal o que resta?
Aquelas coisas primitivas que alguns bancos oferecem ?
Estou a falar no contexto de quem quer abrir conta em Portugal e pretende negociar nas cotadas do PSI.
O pormenor que eu referi sobre a ordem Stop não existe se negociares CFD´s sobre acções.
( Deve ser um detalhe para tentar canalizar investidores para os CFD´s)
Mas já agora gostava de ouvir as tuas sugestões.
JCS Escreveu:Se o 1º stop que o Fgarcia tinha foi saltado pela abertura só tinha era de anular o stop e vendê-las ao mercado. Ponto final e assunto resolvido, perdesse 100 perdesse 1000. Disciplina é isto.
JCS
Exacto, isso era um stop. Como ele fez não é stop nenhum, é apenas uma "ordem de venda a um valor a que preferia vender do que mais abaixo".
Sendo que o mercado nunca lhe permitiu vender aos valores a que ele preferia a cada momento e ao contrário do que era suposto acontecer (se fosse um stop) nunca chegou a sair apesar da sucessão de quedas...
O problema não está no stop do tipo limite: as ordens stop com valor limite são boas ordens e faz todo o sentido que existam. Uma plataforma que as não tenha é na minha opinião uma má plataforma e mesmo sem ser um apologista de stops, já utilizei stops algumas vezes e sempre que utilizei stops foram precisamente deste tipo (que me lembre nunca introduzi um stop ao melhor). Ordens stop ao melhor têm um risco acrescido relevante, especialmente num mercado que não é tão líquido quanto isso e onde as anomalias não são tão anormais quanto isso.
Lembram-se - por exemplo - do caso da Jerónimo Martins e que deu em processos?... coitadinhos dos stops ao melhor nesse dia e coitados dos que tinham stops metidos em plataformas onde só era possível meter ordens stop ao melhor.
Agora, o que não se deve fazer nas ordens stop do tipo limite é por uma janela super apertada entre o trigger e o limite e depois quando a acção salta fora desse intervalo sem dar hipótese de o activar, ir alterá-lo (sucessivamente para baixo).
O correcto é, a menos que tenha ocorrido qualquer anomalia e não se queira vender (é evidente que não era o caso do FGRACIA3 uma vez que ele reintroduziu outro stop!) é anular o stop e vender imediatamente ao valor actual.
Sem querer melindrar o FGRACIA3 e escrevendo isto apenas com o intuito pedagógico, o que ele descreve é uma dificuldade ao nível decisional por factores psicológicos e uma sucessão de erros práticos, nomeadamente na utilização incorrecta de stops (que assim deixam de ser stops).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 23/5/2012 20:50, num total de 1 vez.
Storgoff Escreveu:Por exemplo a plataforma do Saxo que é umas das dominantes no mercado portugues, não permite ordens stop limit quando se transaccionam acções.
Só ordens stop ao melhor
Essa plataforma é boa para negociar derivados (CFDs, etc) e Forex. Na minha opinião é uma má opção para negociar acções, mas enfim, é a minha opinião...
MarcoAntonio Escreveu:ninja1200 Escreveu:O que eu acho é que ele deve usar a ferramenta básica do seu banco. Isso acontecia-me com o BPI, por exemplo. Se abrisse mais baixa que o Stop simplesmente não era accionado.
Até que um dia mudei para o Saxobank do Go Bulling e tudo mudou
Isso é porque estava a usar ordens stop do tipo limite e é exactamente assim que é suposto funcionar (e qualquer plataforma decente deixa fazer isso).
Eu não sou cliente do BPI mas da última vez que vi o interface online, estavam lá as duas opções: ordem stop "ao melhor" ou com "preço limite" (a menos que entretanto tenham alterado isso, claro).
Eu não creio de todo que o problema seja da plataforma e toda a sequência dos posts vai no sentido de se tratar de um problema (psicológico) no processo de decisão.
Por exemplo a plataforma do Saxo que é umas das dominantes no mercado portugues, não permite ordens stop limit quando se transaccionam acções.
Só ordens stop ao melhor
Se o 1º stop que o Fgarcia tinha foi saltado pela abertura só tinha era de anular o stop e vendê-las ao mercado. Ponto final e assunto resolvido, perdesse 100 perdesse 1000. Disciplina é isto.
JCS
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Se tem metido o stop a ,60 logo quando entrou, agora estava so à espera para comprar mais 20-30% de acoes com o mesmo dinheiro!!!
O problema é que ele ajustava o stop para baixo sempre que ela descia e não tinha estrategia quando entrou.
Aos ,60 vendias, se subisse voltavas a comprar a ,60 ou ,62..

O problema é que ele ajustava o stop para baixo sempre que ela descia e não tinha estrategia quando entrou.
Aos ,60 vendias, se subisse voltavas a comprar a ,60 ou ,62..

MarcoAntonio Escreveu:ninja1200 Escreveu:O que eu acho é que ele deve usar a ferramenta básica do seu banco. Isso acontecia-me com o BPI, por exemplo. Se abrisse mais baixa que o Stop simplesmente não era accionado.
Isso é porque estava a usar ordens stop do tipo limite e é exactamente assim que é suposto funcionar (e qualquer plataforma decente deixa fazer isso).
Eu não sou cliente do BPI mas da última vez que vi o interface online, estavam lá as duas opções: ordem stop "ao melhor" ou com "preço limite" (a menos que entretanto tenham alterado isso, claro).
Eu não creio de todo que o problema seja da plataforma e toda a sequência dos posts vai no sentido de se tratar de um problema (psicológico) no processo de decisão.
The Mind
ninja1200 Escreveu:O que eu acho é que ele deve usar a ferramenta básica do seu banco. Isso acontecia-me com o BPI, por exemplo. Se abrisse mais baixa que o Stop simplesmente não era accionado.
ninja1200 Escreveu:Eventualmente precisas é de uma plataforma como deve ser para quem isso não aconteça...
Em qualquer plataforma decente vai acontecer o mesmo, porque todas elas permitem fazer o que ele está a fazer (aliás, se não permitir é porque não é decente).
O problema não é a ordem não ter sido executada quando devia, o problema é que ele colocou uma sucessão de ordens que nunca teve hipótese de ser executada e isso não tem nada que ver com a plataforma mas com o rumo que o mercado dita.
MarcoAntonio Escreveu:
Quais stops? Tu estás ou não estás dentro?
Se estás dentro não eram stops nenhuns.
O ponto do stop é sair se a acção passar abaixo de um dado ponto. Coisa que não aconteceu. Andar a ajustar os stops em baixa porque não conseguiste vender a um valor que preferias é o mesmo que não ter stop nenhum!
O que eu acho é que ele deve usar a ferramenta básica do seu banco. Isso acontecia-me com o BPI, por exemplo. Se abrisse mais baixa que o Stop simplesmente não era accionado.

Editado pela última vez por ninja1200 em 23/5/2012 19:08, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 11:03
FGRACIA3 Escreveu:Se tivesse o mesmo dinheiro que tinha quando entrei a 0,634, entrava novamente, sim![]()
É óbvio que me custa perder tanto dinheiro em tão pouco tempo, e presumo que deve custar a toda a gente, mas eu tinha stops, para minimizar perdas só que nunca foram acionados e por isso custa mais.![]()
Eventualmente precisas é de uma plataforma como deve ser para quem isso não aconteça...
- Registado: 29/11/2007 11:03
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 216 visitantes