Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Orçamento de Estado de 2012

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: F. públicos/empresas do Estado

por mfsr1980 » 13/10/2011 22:20

futriber1 Escreveu:O PM diz que não quer despedir ninguém, com estas medidas quer que sejam eles a irem-se embora. Infelizmente o privado não têm capacidade para os recrutar.

Se eles se fossem embora era uma benção para o Estado mas...está descançado que eles não se vão embora!

Registado: 3/5/2007 13:55

por Nyk » 13/10/2011 22:19

EuroVerde Escreveu:Eu sou pelas forças armadas, acho essêncial mantermos o sector militar, porque faz parte de um país integrado na Nato.
Agora, temos que fazer ajustes neste campo também. E isso está a passar ao lado.
8-)

Vem ai a guerra...
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por EuroVerde » 13/10/2011 22:18

Eu sou pelas forças armadas, acho essêncial mantermos o sector militar, porque faz parte de um país integrado na Nato.
Agora, temos que fazer ajustes neste campo também. E isso está a passar ao lado.
8-)

Registado: 29/11/2007 11:19

por Nyk » 13/10/2011 22:16

quem deve ter ficado chateado com o corte dos subsidios são os patrões pois vão ter que o pagar aos seus funcionários...
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

F. públicos/empresas do Estado

por futriber » 13/10/2011 22:16

Sempre achei que grande parte dos funcionários públicos goza de demasiadas regalias... (Ex:Uma professora do JI entra às 9 e sai ás 15.30.)
Não sou FP, nem nenhum familiar direto, mas esta medida é brutal para Eles. É demasiado severa...
Um casal que ganhe 2000€, guarda para essas alturas alguns pagamentos, porque consegue alguma margem no ordenado/orçamento familiar.
O PM diz que não quer despedir ninguém, com estas medidas quer que sejam eles a irem-se embora. Infelizmente o privado não têm capacidade para os recrutar.
Em tempos recentes a função pública/empresas do Estado faziam greves por qualquer coisa, queriam era manifestar-se...
Com este futuro, sou solidário porque acho que estas medidas vão aproximar-nos da Grécia quando o objectivo era afastarmo-nos.

Registado: 29/11/2007 3:31

por ferreira10 » 13/10/2011 22:15

EuroVerde Escreveu:Mas deviam cortar nas forças armadas.

Nem mais! A bem dizer, nem precisávamos de forças armadas para nada!Os que estão a participar no Kosovo e no Afeganistão não são GNRs? Ou é impressão minha?

Juntamente com a fragata que temos, para evitar que acidentes como o do Prestige se aproximassem da nossa costa, e mais uma força de intervenção para tirar Portugueses de zonas de guerra, quem precisa de forças armadas?

Ou então, porque não acabam com as forças do Kosovo e as do Afeganistão.É dizer aos nossos parceiros que não há dinheiro!Aliás, acho que não é preciso fazer um "desenho" para que eles percebam.Por muito menos outros países retiraram as suas forças!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por MarcoAntonio » 13/10/2011 22:14

Marco Martins Escreveu:Foram 10% e só foi para quem recebia mais de 1100€ (se não estou em erro).

Marco, eu estou a falar do corte anunciado hoje!

O ministro não faz uma declaração de 20 minutos para falar de um aumento de horário de meia hora para os privados, ele apresentou várias medidas.

Marco Martins Escreveu:Poderia ser algo a optar pelo funcionário e pela entidade. Qual é o ganho de uma loja que está aberta 24h e tem 3 funcionários? O facto dos funcionários lá ficarem mais 30 minutos cada um, não lhe dá nenhum ganho...

O primeiro-ministro não deu a optar a ninguém. Ele disse que ia cortar e pronto.

Eu só estava a perguntar para tentar perceber a tua sensibilidade a um corte de 14% no vencimento uma vez que falaste em não se pedir esforços aos funcionários públicos.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/10/2011 22:15, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rg7803 » 13/10/2011 22:13

boa! quase tapa o buraco da Madeira!
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por MarcoAntonio » 13/10/2011 22:11

Já agora, numa estimativa minha muito rápida e por alto, este corte de vencimentos anunciado a funcionários públicos e pensionistas deve representar algo na ordem de grandeza dos 4 mil milhões de euros a menos para 2012.

Qualquer coisa como uns 2% do PIB.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Marco Martins » 13/10/2011 22:10

MarcoAntonio Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Pede-se esforço aos privados e aos públicos não?!?!? e ainda por cima já têm um horário muito melhor do que no privado!!!!

Estás a brincar, certo?

O corte de 14% do vencimento para grande parte dos funcionários públicos e seja lá o que for para os outros abaixo, até ao salário mínimo, é o quê?

Foram 10% e só foi para quem recebia mais de 1100€ (se não estou em erro).
Mas seja como for, os do público tiveram essa redução e os privados vão ser mais penalizados no IRS.
Mas de qualquer forma, temos de igualmente ver que até agora a maioria dos despedimentos só aconteceu no privado.. no público apenas houve a ausência de contratações (no caso dos professores... e uma ou outra profissão).
Nesse sentido, a penalização foi repartida.

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, por curiosidade, o que é que preferias: que te pusessem a trabalhar mais meia hora por dia ou que te cortassem 14% no vencimento?

Poderia ser algo a optar pelo funcionário e pela entidade. Qual é o ganho de uma loja que está aberta 24h e tem 3 funcionários? O facto dos funcionários lá ficarem mais 30 minutos cada um, não lhe dá nenhum ganho...

Registado: 7/4/2007 17:13

por EuroVerde » 13/10/2011 22:08

Mas deviam cortar nas forças armadas. 8-)

Estamos perto de perder a soberania estatal.
Estamos a um passo de sermos uma federação.
E desta vez nem as forças armadas valem para salvar isto.

(nota: não era nascido no 25 de Abri)
Editado pela última vez por EuroVerde em 13/10/2011 22:13, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 11:19

por MERCW125 » 13/10/2011 22:05

rg7803 Escreveu:
BULIM123 Escreveu:
artista Escreveu:E o problema é que o privado vai acabar por acompanhar de certa forma isto... sem que o estado tire daí nada!

Estás enganado não é assim a Lei nao permite.
è so para a função publica, se existir contracto de trabalho o empregador tem de pagar 14 meses, há pois..

bulim, há tanta maneira de matar pulgas...
achas impossivel arranjar mais um imposto especial que retire aos privados uma verba proporional? eu não...

a tua empresa efectivamente continua a pagar os 14 meses, tu é que nem os cheiras...

acho isto uma indecencia que estão a fazer às pessoas, embora não sendo FP...

além do mais considerar 1000 euros como crivo para os "ricos" é mesmo...

Há isso sim se o Estado criar um imposto, como fez no OE de 2011, que irá ser pago este ano, sim, isso sim, é possível, e creio que perdeu uma oportunidade de não fazer a toda a gente, pois assim os da Função Publica, sofreram mais, que o povo em geral.

Registado: 14/3/2009 21:36

Re: É lindo!!!!

por MarcoAntonio » 13/10/2011 22:04

frigas Escreveu:Como 1050€ líquidos?...se tem 725€ liquidos mensais , com o subsidío de férias e considerando o desconto do subs de refeição não dá de certeza 1050€....

O corte entre o salário mínimo e os mil euros é progressivo e em média corresponderá a um corte de metade de cada um dos subsídios (por acaso, o vencimento da tua mãe fica mais ou menos a meio entre o salário mínimo e os mil euros, também, portanto é de esperar que esteja precisamente perto da média do corte).

Não interessa a qual deles atribuis porque é arbitrário, o correcto é fazer a afectação distribuida pelos dois (especialmente quando nem a metodologia exacta foi apresentada) e ainda mais correcto é olhar para o vencimento no ano todo e ver como foi afectado pela medida.

Mais uns 10 euros ou 15 para trás ou para a frente, será dentro do que eu disse...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/10/2011 22:05, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Mares » 13/10/2011 22:03

artista Escreveu:Eu só me pergunto porque é que ele não assinou o PEC IV?! Afinal a austeridade a que está a sujeitar o país é colossalmente maior do que a que motivou o não que deu ao governo anterior... e não tem nada a ver com o que andou a apregoar na campanha eleitoral!

Obviamente que todos nós sabíamos que isto estava mau e que seriam necessárias medidas deste género, o problema é a cara de pau que ele tem para as anunciar depois de tudo o que disse no pós chumbo do PEC IV!

Já o outro "ilusionista" dizia: "Ainda vão têr saudades do PEC IV"

- Caímos no descrédito do mercado (pedido de empréstimo externo e juros na estratosfera).

- Recordo os banqueiros "carentes" obrigando o Estado a pedir a ajuda externa. Hoje eles falam em fundír-se para não falírem.

- As cotações dos bancos nacionais caíram mais de 50% depois da ajuda externa. A bolsa está de rastos.

- Não têmos um plano de desenvolvimento.

Têmos um governo que apareçe na TV, somente para anunciar mais medidas de austeridade!
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por migluso » 13/10/2011 22:01

Mares Escreveu:A taxa do IVA mais baixa deverá estar nos produtos nacionais (incentivar a produção/consumo de produtos nacionais) e naqueles que evitem penalizar os bens essênciais (que mais pesa nas famílias mais carentes).

Os produtos importados, que pesam imenso na balança comercial (produtos de luxo, carros, combustíveis, etc), deverão ser aumentadas as taxas.

E quê? Saímos da UE e estabelecemos taxas aduaneiras?
Mares, simplesmente isso não é possível.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por rg7803 » 13/10/2011 22:01

BULIM123 Escreveu:
artista Escreveu:E o problema é que o privado vai acabar por acompanhar de certa forma isto... sem que o estado tire daí nada!

è so para a função publica, se existir contracto de trabalho o empregador tem de pagar 14 meses, há pois..

bulim, há tanta maneira de matar pulgas...
achas impossivel arranjar mais um imposto especial que retire aos privados uma verba proporional? eu não...

a tua empresa efectivamente continua a pagar os 14 meses, tu é que nem os cheiras...

acho isto uma indecencia que estão a fazer às pessoas, embora não sendo FP...

além do mais considerar 1000 euros como crivo para os "ricos" é mesmo...
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por MKlop » 13/10/2011 21:59

(Não li o discurso todo, pelo que peço desculpa se cometer alguma incongruência em relação ao que foi anunciado).

Não seria muito mais justo e melhor para a economia reduzir drasticamente as pensões digamos acima dos 2000 euros, e manter uma margem de manobra nos subsídios (cortes) em vez de os eliminar?

Ainda, reduzir e reorganizar severa e eficientemente a função publica, em vez de punir todos por igual?

Não consigo concordar com a subida do IVA. Este malfadado imposto deveria ser o mais baixo possível, com as excepções que contribuem fortemente para o desnível da balança comercial....O IVA muito reduzido potencia o consumo, parece-me. É um tiro no pé.

Registado: 25/2/2010 9:49

por frigas » 13/10/2011 21:58

MarcoAntonio Escreveu:
frigas Escreveu:...então não é que na altura das férias um auxiliar de educação vai ganhar tanto ou mais que um professor?...."a título de exemplo"...a minha mulher (prof.) recebe cerca de 1250€ líquidos, a minha Mãe (aux.) 725€,mais o subsídio....descontando o subs.Almoço, recebe cerca de 1350€...eehehehe...uma tem a 4ª classe ...a outra é licenciada...isto não é de todo justo, e nem faz o minímo de sentido!!!!!

Na realidade vai depender da fórmula utilizada mas tendo por base o que foi anunciado:

> a tua esposa vai receber 1250 euros líquidos e a tua mãe vai receber 1050 euros líquidos (ou seja, menos e não mais como sugeres);

> ainda, em termos anuais, a tua esposa vai receber ~15.000 euros líquidos e a tua mãe vai receber ~9.350 euros líquidos.

Como 1050€ líquidos?...se tem 725€ liquidos mensais , com o subsidío de férias e considerando o desconto do subs de refeição não dá de certeza 1050€....dá um pouco mais segundo as minhas contas Marco..no restante do ano era o que mais faltava,pois se existe alguém que tem pago pelos erros do Pais são os professores....na minha opinião, embora seja um tema muito complexo,pois os que não tem esta profissão acham que eles não fazem nada...
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

por migluso » 13/10/2011 21:57

É impossível que um programa desta envergadura "satisfaça" toda a gente ou que haja alguém que concorde com todas as medidas.

Mas tivesse isto sido apresentado no PEC I e se calhar não estaríamos na posição em que nos encontramos hoje.

Eu, pessoalmente, discordo de várias medidas e lamento que outras tenham ficado por tomar, mas o julgamento final é o cumprimento do acordo com a troika.

Este discurso acabou. Este estilo acabou. A ilusão acabou. Dêem as boas vindas à realidade. Os portugueses acabaram de colectivamente tomar o comprimido vermelho. A realidade assusta, mas depende de nós combater as trevas.

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/5Uuncc1t1dg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por MERCW125 » 13/10/2011 21:56

Mas não se espantem que estas medidas nao chegam, reparem estas foram as primeira smedidas que foram tomadas na Grécia e depois, foi mais um corte de 20% no vencimento.
Preparem-se que nem daqui a um ano haverá mais, estes politicos, não perceberam que se entretanto se descobriu, um buraco de 3 bilioes simplesmente o programa deveria de ser ajustado com a troika, e não assim.
Daqui nada é simples, pagamos a divida toda num ano, e recebemos todos 100 euros por mês, as coisas não podem ser feitas assim.

por MarcoAntonio » 13/10/2011 21:52

frigas Escreveu:...então não é que na altura das férias um auxiliar de educação vai ganhar tanto ou mais que um professor?...."a título de exemplo"...a minha mulher (prof.) recebe cerca de 1250€ líquidos, a minha Mãe (aux.) 725€,mais o subsídio....descontando o subs.Almoço, recebe cerca de 1350€...eehehehe...uma tem a 4ª classe ...a outra é licenciada...isto não é de todo justo, e nem faz o minímo de sentido!!!!!

Na realidade vai depender da fórmula exacta utilizada mas tendo por base o que foi anunciado fica a estimativa:

> a tua esposa vai receber 1250 euros líquidos e a tua mãe vai receber ~1050 euros líquidos (ou seja, menos e não mais como sugeres);

> ainda, em termos anuais, a tua esposa vai receber ~15.000 euros líquidos e a tua mãe vai receber ~9.350 euros líquidos.
Imagem

Administrador Fórum

por Nyk » 13/10/2011 21:50

zecatreca Escreveu:
Nyk Escreveu:
zecatreca Escreveu:
Mares Escreveu:- Receio que serão necessárias mais medidas adicionais....

A galinha dos ovos de ouro está no IVA.
Como ja disse, primeiro aumentam determinados produtos para a taxa maxima (23%). A proxima etapa sera aumentar essa mesma taxa máxima.

Aumentar a taxa para quê, não há guito para gastar... :lol:

Aumentando as taxas de produtos alimentares, há sempre guito para gastar. É uma necessidade básica.
Afinal, não precisamos de comer?

Se queres que te diga, nem sei se chore ou se ria, se me orgulhe em ser português ou não. :roll:

Continuo a dizer, não há guito...eu contra mim falo, este natal nem uma prenda vou oferecer alguem.

E para o ano logo vou ver onde vou cortar de maneira a reaver o meu subsidio de natal e férias, alguem indirectamente vai sofrer com o meu corte...

por MERCW125 » 13/10/2011 21:49

por ferreira10 » 13/10/2011 21:48

Funcionários públicos e pensionistas perdem subsídio de férias e de Natal até ao fim de 2013

13 Outubro 2011 | 20:20
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

Quem ganha mais de mil euros, perderá os dois subsídios durante o período de vigência da ajuda externa, anunciou esta noite o primeiro-ministro. Quem ganha menos, perderá um.

Pedro Passos Coelho anunciou esta noite que os funcionários do Estado, das empresas públicas e os pensionistas que auferem mais de mil euros mensais vão perder o subsídio de férias e de Natal até ao fim de 2013.

Quem ganha menos de mil euros, perderá, em média, o equivalente a um desses subsídios.

(notícia em actualização)

Muito sinceramente, não concordo com este tipo de procedimentos.As medidas já roçam à muito tempo o ridículo.Não sou funcionário publico; embora também tenha que contribuir por outra via para esta pesodo austeridade.

Do outro lado destas medidas estão pessoas.E começam a colocar literalmente o pé em cima do pescoço dessas pessoas.É disso que se trata.

Parte do subsidio de Natal já foi revertido a favor da Madeira.E a retribuição que os Portugueses do continente receberam foi em forma de «gozo». A somar a promessas de que ninguém o faria, ao Alberto João, cair na razão.Começo a questionar-me se o Governo de Passos Coelho tem tomates para enfrentar o militante do seu partido de nome Alberto João!É que desta maneira repassa a ideia que anda a fazer um favor ao amigo Alberto João.Não obstante, assobiar para o lado no dia a dia para dar a entender que não grama o Alberto João.

Há timings completamente desapropriados.Apresentar um novo aperto violento, sem apresentar previamente um plano de ajustamento para a Madeira, é como criar medidas do lado da receita, sem que adicionalmente se apresentem medidas do lado da despesa.Quanto tempo esperámos e desesperamos por medidas do lado da despesa?Durante meses eram despejadas uma avalanche de medidas do lado da receita, sem que se vislumbrasse nenhuma medida do lado da despesa.As pessoas estavam dispostas a fazer esforço (estavam, digo bem; agora já é por demais)desde que houvesse equidade nos esforços.Com aquele individuo da Madeira a gozar com o esforço dos Portugueses há justeza em qualquer medida que seja apresentada?Sinceramente!

E já agora, porque não anuncia já o corte dos 230 deputados?Porque não o faz?Acho que neste momento medidas de moralização são fundamentais.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por artista_ » 13/10/2011 21:47

E o problema é que o privado vai acabar por acompanhar de certa forma isto... sem que o estado tire daí nada!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58 e 81 visitantes