Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Midas » 4/2/2010 13:35

Razao_Pura Escreveu:BrancO,

Não é por nacionalismo é por convicção de que a situação económicado país não justifica o que está a acontecer à Bolsa Portuguesa.
Acho que a responsabilidade disto é em parte dos portugueses que preferem apontar o dedo aos outros em vez de arregaçar as mangas e trabalharem, e dos estrangeiros a quem dá muito jeito dizer que a culpa é do mexilhão em vez de assumirem que estão com a corda ao pescoço.

Eu invisto na bolsa mas também contribuo para a produção de riqueza do meu país. Trabalho para um secotr industrial altamente exportador.
A indústria está bem e recomenda-se. Os resultados das empresas portuguesas que devem estar a ser tornados públicos assim o vão confirmar.

R.P.

Nem de propósito, acabo de escrever um artigo que se adequa. O problema não são os privados são os políticos e governantes que nos levaram à falência técnica.

http://www.liberdadedescolha.com/2010/0 ... -tudo.html
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Branc0 » 4/2/2010 13:30

Se é por convicção está bem mas eu não partilho desse optimismo. Há empresas boas que vão pagar pelas más, não quer dizer que falhem mas vai ser mais complicado dar retorno aos accionistas e colaboradores.

Se há coisa que o mercado está a achar neste momento é que as empresas portuguesas vão pagar muito mais pelo financiamento, e se há coisa comum a muita empresa nacional é a elevada carga de dívida nas suas contas.

Mas pronto, isto já é divergência de opinião. Obviamente que para cada vendedor tem que haver um comprador :)
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Razao_Pura » 4/2/2010 13:21

BrancO,

Não é por nacionalismo é por convicção de que a situação económicado país não justifica o que está a acontecer à Bolsa Portuguesa.
Acho que a responsabilidade disto é em parte dos portugueses que preferem apontar o dedo aos outros em vez de arregaçar as mangas e trabalharem, e dos estrangeiros a quem dá muito jeito dizer que a culpa é do mexilhão em vez de assumirem que estão com a corda ao pescoço.

Eu invisto na bolsa mas também contribuo para a produção de riqueza do meu país. Trabalho para um secotr industrial altamente exportador.
A indústria está bem e recomenda-se. Os resultados das empresas portuguesas que devem estar a ser tornados públicos assim o vão confirmar.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Bokas » 4/2/2010 13:18

Parece que tem uma pedra agarrada :mrgreen:
A minha visão não difere muito da apresentada pelo MAV8, próximos suportes (zonas):

- 7440 pts
- 6830 pts

Mas como qualquer outro dia vamos esperar pelo fecho
Anexos
PSI20_04_02_10.gif
PSI20_04_02_10.gif (44.31 KiB) Visualizado 5874 vezes
Editado pela última vez por Bokas em 4/2/2010 13:22, num total de 1 vez.

Registado: 20/5/2008 12:54

por Supermann » 4/2/2010 13:17

Elias Escreveu:Só a Venezuela cai mais do que a bolsa de Lisboa em 2010
4 de Fevereiro de 2010
negocios.pt

Com a forte queda de hoje, de mais de 4%, a bolsa de Lisboa apresenta agora a segunda maior descida a nível mundial, no acumulado do ano. Em 2010, o PSI-20 afunda 11%, um desempenho que só é superado pelo mercado de capitais da Venezuela, o país de Hugo Chavez.

O índice bolsista da Venezuela perde 44% desde o início do novo ano, seguindo-se a praça nacional, embora a alguma distância, com uma desvalorização de 11,25%. A “vizinha” Espanha afunda 10,85%, enquanto a bolsa da Grécia consegue um registo ligeiramente menos negativo ao perder 9,55%.

Para este saldo tão negativo estão a contribuir as quedas acentuadas na sessão de ontem, mas especialmente na de hoje. A praça portuguesa está a liderar as descidas entre 94 índices mundiais, considerados pela Bloomberg, ao perder 4,09%. Esta é já a maior desvalorização intra-diária desde 20 de Novembro de 2008. Nessa sessão perdeu 5,66%.

A condicionar o mercado de capitais nacional estão os crescentes receios perante a situação das contas públicas nacionais. As preocupações quanto à possibilidade de incumprimento do país estão a fazer disparar o custo da dívida e a aumentar a aversão dos investidores face à bolsa de Lisboa.

Nestas duas últimas sessões, o PSI-20 acumula uma quebra de 6,9%, que retirou mais de 500 pontos ao índice. É uma descida muito acentuada, e repentina. Recorde-se que no ciclo de quedas das últimas semanas de Janeiro, em que a bolsa de Lisboa recuou em nove sessões consecutivas, a queda foi de 7,06%.

E o grego? Esse ja vai proximo dos 50% também... esqueceram-se desse...

Registado: 18/12/2009 18:54

por iurp » 4/2/2010 13:13

Alguém está lembrado que foi o PSI 20 que liderou a correcção? Toda a gente se admirava, sendo uma bolsa periférica, como era sempre ele que liderava as perdas na europa. E que não reagia quando as outras o faziam?

O momento é diferente mas mais uma vez os investidores saem rapidamente de Portugal? Porque será?

Registado: 23/1/2006 23:54

por Mobes » 4/2/2010 13:11

Branc0 Escreveu:
Mobes Escreveu:Qual nacionalismo. Apenas entendo que a situação de Portugal está a ser prejudicada pela Grécia e Espanha, sendo falada em conjunto com estes dois países. 5% da minha carteira é de titulos nacionais. Penso que não posso ser considerado nacionalista xD

E tu és a RP?

Muitas desculpas! pensava que era para mim! Quem me manda nao ler a primeira linha! Não, não sou a RP!

BN

Registado: 14/12/2009 23:25

por Elias » 4/2/2010 13:08

Só a Venezuela cai mais do que a bolsa de Lisboa em 2010
4 de Fevereiro de 2010
negocios.pt

Com a forte queda de hoje, de mais de 4%, a bolsa de Lisboa apresenta agora a segunda maior descida a nível mundial, no acumulado do ano. Em 2010, o PSI-20 afunda 11%, um desempenho que só é superado pelo mercado de capitais da Venezuela, o país de Hugo Chavez.

O índice bolsista da Venezuela perde 44% desde o início do novo ano, seguindo-se a praça nacional, embora a alguma distância, com uma desvalorização de 11,25%. A “vizinha” Espanha afunda 10,85%, enquanto a bolsa da Grécia consegue um registo ligeiramente menos negativo ao perder 9,55%.

Para este saldo tão negativo estão a contribuir as quedas acentuadas na sessão de ontem, mas especialmente na de hoje. A praça portuguesa está a liderar as descidas entre 94 índices mundiais, considerados pela Bloomberg, ao perder 4,09%. Esta é já a maior desvalorização intra-diária desde 20 de Novembro de 2008. Nessa sessão perdeu 5,66%.

A condicionar o mercado de capitais nacional estão os crescentes receios perante a situação das contas públicas nacionais. As preocupações quanto à possibilidade de incumprimento do país estão a fazer disparar o custo da dívida e a aumentar a aversão dos investidores face à bolsa de Lisboa.

Nestas duas últimas sessões, o PSI-20 acumula uma quebra de 6,9%, que retirou mais de 500 pontos ao índice. É uma descida muito acentuada, e repentina. Recorde-se que no ciclo de quedas das últimas semanas de Janeiro, em que a bolsa de Lisboa recuou em nove sessões consecutivas, a queda foi de 7,06%.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Branc0 » 4/2/2010 13:07

Mobes Escreveu:Qual nacionalismo. Apenas entendo que a situação de Portugal está a ser prejudicada pela Grécia e Espanha, sendo falada em conjunto com estes dois países. 5% da minha carteira é de titulos nacionais. Penso que não posso ser considerado nacionalista xD

E tu és a RP?

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Mobes » 4/2/2010 13:04

Branc0 Escreveu:RP,

Ou o movimento é fundamento ou não é. Se não for fundamentado recupera, se realmente tiver razão de ser o facto de venderes as tuas acções ou não vai afectar apenas a tua carteira, a situação final do país vai ser a mesma.

Eu percebia que não vendesses por achar que isto está sobre-vendido, que há uma sobre-reacção, que se deve "comprar o medo".

Agora comprar por nacionalismo confesso que me escapa... Se formos por esse caminho até devias era vender as acções todas e comprar dívida pública portuguesa.

Qual nacionalismo. Apenas entendo que a situação de Portugal está a ser prejudicada pela Grécia e Espanha, sendo falada em conjunto com estes dois países. 5% da minha carteira é de titulos nacionais. Penso que não posso ser considerado nacionalista xD

por Branc0 » 4/2/2010 12:53

RP,

Ou o movimento é fundamento ou não é. Se não for fundamentado recupera, se realmente tiver razão de ser o facto de venderes as tuas acções ou não vai afectar apenas a tua carteira, a situação final do país vai ser a mesma.

Eu percebia que não vendesses por achar que isto está sobre-vendido, que há uma sobre-reacção, que se deve "comprar o medo".

Agora comprar por nacionalismo confesso que me escapa... Se formos por esse caminho até devias era vender as acções todas e comprar dívida pública portuguesa.

por iurp » 4/2/2010 12:52

Sentimento continua muito bull!!! Já ninguém acredita napossibilidade de a correcção ser a sério nos próximos tempos !!!

Registado: 23/1/2006 23:54

por Supermann » 4/2/2010 12:49

Pevide Escreveu:
Supermann Escreveu:Hás-de dizer onde... o PSI-20 foi o indice que andou mais a arrastar-se desde os minimos... acho que nem chegou a subir 50%, se é que chegou a subir mesmo 40 desde os minimos...

:roll: :roll: :roll:

O principal índice da bolsa portuguesa fechou o ano com uma valorização de 33,5 por cento. Um desempenho só superado pelo da praça holandesa de Amesterdão.

A olhar para os gráficos encontro logo o da Bélgica com 34-35% de valorização para 2009... será que se for procurar mais encontro mais alguns europeus que tenham valorizado mais? Não sei...mas desde logo essa noticia está incorrecta, mesmo que seja apenas a Belgica à frente de Portugal

por Mobes » 4/2/2010 12:48

Razao_Pura Escreveu:Só para acrescentar mais isto.
Fico triste que o meu país não se consiga unir na sua própria defesa. "When the going gets tough" os tugas acobardam-se e é um "Deus nos acuda", "aqui del rei", e "a culpa é do governo" e "do Salazar" e etc.....
É com grande tristeza que tenho visto nos ultimos dias os Velhos do Restelo, os Arautos da Desgraça vir dizer que o Pais está mesmo mal, que deviam ter feito isto e aquilo, que aquilo e acoloutro que foi feito foram más decisões. Não vejo ninguém a defender o país, não vejo ninguem com uma atitude construtiva, com um rasgo de optimismo.
É tudo a puxar para baixo. É uma tristeza.
Deve haver gente a lucrar com isto. Ou então é puro masoquismo luso.

Não vou vender nem uma acção hoje.
R.P.

Apoiado!
Eu ainda acabei por reforçar a minha carteira com o BES.

Estou aqui para o longo prazo. Deixo este ano para quem gosta de muitas jogadinhas de bastidores.

por Razao_Pura » 4/2/2010 12:42

Só para acrescentar mais isto.
Fico triste que o meu país não se consiga unir na sua própria defesa. "When the going gets tough" os tugas acobardam-se e é um "Deus nos acuda", "aqui del rei", e "a culpa é do governo" e "do Salazar" e etc.....
É com grande tristeza que tenho visto nos ultimos dias os Velhos do Restelo, os Arautos da Desgraça vir dizer que o Pais está mesmo mal, que deviam ter feito isto e aquilo, que aquilo e acoloutro que foi feito foram más decisões. Não vejo ninguém a defender o país, não vejo ninguem com uma atitude construtiva, com um rasgo de optimismo.
É tudo a puxar para baixo. É uma tristeza.
Deve haver gente a lucrar com isto. Ou então é puro masoquismo luso.

Não vou vender nem uma acção hoje.
R.P.
Trade the trend.

por PequenoInvest » 4/2/2010 12:38

Está a pensar no que tem de fazer para ir para vice-presidente do BCE. Inergúmeno.

Os espanhóis sabem tão bem que o Santander veio dizer que a Grécia está bem pior que Portugal. Certo é que, não sei se por causa disso, a bolsa portuguesa aliviou um pouco.

Registado: 24/7/2009 12:13

por MatildeSerrano » 4/2/2010 12:36

Supermann Escreveu:Hás-de dizer onde... o PSI-20 foi o indice que andou mais a arrastar-se desde os minimos... acho que nem chegou a subir 50%, se é que chegou a subir mesmo 40 desde os minimos...

:roll: :roll: :roll:

O principal índice da bolsa portuguesa fechou o ano com uma valorização de 33,5 por cento. Um desempenho só superado pelo da praça holandesa de Amesterdão.

Registado: 30/6/2008 20:42

por Razao_Pura » 4/2/2010 12:35

lol,

Sabemos todos.
Até os espanhóis, que andam a sacudir a água do capote deles para cima do nosso.
A ver vamos. Na minah opinião a economia portuguesa está de melhor saúde que a espanhola. E eles também a sabem. Não é por acaso que o Almunia veio espalhar areia ao vento. É o preço de sermos pequenos.
Onde é que anda o presidente do Banco de Portugal?

R.P.
Trade the trend.

por Gtony84 » 4/2/2010 12:34

Lol isto está a ser um tombo.... :? Um verdadeiro Crash Iberico que o IBEX não está Melhor. A banca então uiui.. Será estas quedas irão atingir os minimos do 1º trimestre de 2009? Ou apenas é fruto da colagem "estrategica" dos Gregos a Portugal?

É que essa colagem esta-me a começar a fazer mossa!

Vou processa-los, á Grecia e ás agencias de Rating :lol: :lol: .

Relax 8-) , não deseperem. Esqueçam que são investidores durante uns tempos até isto estabilizar :lol: . Depois da tempestade... Vem a Bonança :lol: .

Cumprimentos

Registado: 29/12/2009 12:44

por PequenoInvest » 4/2/2010 12:32

Razao_Pura Escreveu:Nos dias que correm, a gestão da informação é uma das ferramentas mais poderosas que existem.

R.P.

E não é que o sócrates sabe tão bem disso? :roll:
(nada a ver com a bolsa)

Registado: 24/7/2009 12:13

por Supermann » 4/2/2010 12:28

Pevide Escreveu:O facto do PSI20 ter sido o segundo índice europeu com maior subida em 2009 ninguém refere.
Agora quando há correcções, já acontece o contrário.

Hás-de dizer onde... o PSI-20 foi o indice que andou mais a arrastar-se desde os minimos... acho que nem chegou a subir 50%, se é que chegou a subir mesmo 40 desde os minimos...

por Razao_Pura » 4/2/2010 12:25

Nos dias que correm, a gestão da informação é uma das ferramentas mais poderosas que existem.

R.P.
Trade the trend.

por DOW » 4/2/2010 12:24

paulosaints Escreveu:Especulação? Aonde? Há duvidas que o nosso país esta na fossa? E sinceramente, sou daqueles que acham que nem sabemos de metade...

Sempre estivemos na fossa, não é novidade nenhuma, agora é que se lembraram que existimos?
mas também a nossa situação do defice não é muito pior que outros Países da Zona Euro, mas nada melhor que gerar algum panico e aproveitar a situação...

Registado: 29/12/2005 1:10

por newone » 4/2/2010 12:21

se o governo se demite por causa da aprovaçao da lei das financas regional...

acho que nem os stops vao render, vao ter que fechar a bolsa...

bn

Registado: 11/5/2009 10:04

por paulosaints » 4/2/2010 12:15

DOW Escreveu:Continuo a achar que estamos a assistir a uma onda de especulação sem precedentes contra alguns países, e estão-se a ganhar rios de dinheiro com tudo isto...
mas também não merece a pena contrariar a manada e o melhor é deixá-la passar e apanhá-la na volta... :lol:

Especulação? Aonde? Há duvidas que o nosso país esta na fossa? E sinceramente, sou daqueles que acham que nem sabemos de metade...

Registado: 29/11/2007 11:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, CORTIÇA, Garfield, Google Adsense [Bot], Opcard33, Shimazaki_2 e 125 visitantes