Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

italia ou espanha

por wuzzu » 11/6/2012 23:39

Nao estou a falar de futebol, mas da crise.
Nao creio que as atenções se voltem para italia já.
Eu penso que espanha basta.
O que me parece é que brevemente as pessoas se vao dando conta de que as ultimas medidas pretendiam aliviar o sufoco em que espanha está, que é muito maior que o sentido só pelos bancos.
As pessoas vao-se perguntar cada vez mais quantos esqueletos os espanhois têm no armario. Por isso eu vejo a entrega do dinheiro a espanha uma historia que dará agua pela barba.

Infelizmente para a banca portuguesa tudo vai continuar bastante negativo. Eu nao entro senao em shorts de vez em quando.

wuzzu

Registado: 31/8/2005 10:51

por aldopedrosa » 11/6/2012 22:14

O dia de hoje foi marcado por um forte movimento especulativo. Findo o caso da intervenção monetária em Espanha agora as atenções vão-se virar para Itália com as devidas repercussões no mercado bolsista.

Registado: 29/11/2007 1:48

por tiagopt2 » 11/6/2012 21:58

rsacramento Escreveu:
tiagopt Escreveu:sondagem colocada no Facebook

:roll:

My mistake... Fiz copy/paste do blog, já nem me lembrava dessa parte :oops:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por rsacramento » 11/6/2012 21:01

tiagopt Escreveu:sondagem colocada no Facebook

:roll:

Registado: 29/11/2007 12:50

por tiagopt2 » 11/6/2012 20:03

O título vencedor da sondagem colocada no Facebook foi o BES. Desde o início da crise bancária o BES já caiu quase 95%, entre mínimos em máximos, com uma pequena trégua de 6 meses em 2009. O actual período é de especial dificuldade para todos os bancos portugueses, pela necessidade de atingir os rácios de capital. Recapitalização estatal, aumentos de capital e a previsível desvalorização de activos imobiliários, todos factores a puxar as cotações da banca para baixo. Diz-se que o BES poderá ser o maior beneficiário da recapitalização estatal do BPI e do BCP, mas nem isso me parece suficiente para uma inversão do sentimento terrivelmente negativo que paira sobre a banca.

Ainda assim, tecnicamente poderia estar pior. E, não querendo de forma alguma contrariar a tendência tremendamente negativa que marca o título, acredito que poderá dar-se um ressalto em breve. Desde 2009 que o BES tem vindo a construir um padrão bem definido de consecutivos lower-highs. Onze consecutivos, para ser mais rigoroso! Apenas quebrados recentemente, com o rally de inicio de 2012.

Isso é um sinal positivo, pois não existindo uma linha de tendência guia, este padrão é o primeiro indicador de uma possível inversão. Infelizmente para o BES e para os seus accionistas, não é suficiente. O padrão de mínimos mais altos continua sem aparecer, tendo o título atingido novo mínimo no final do mês de Maio. Enquanto não tivermos mínimos consecutivamente mais elevados (higher-lows), juntamente com resistências quebradas (a resistência do gap pós-AC e a resistência do anterior máximo relativo), não poderemos falar numa inversão de tendência. E, por todos esses motivos, eu não entraria agora no BES.

Mas apesar disso, há um sinal interessante que deve ser tido em consideração: uma forte divergência RSI. Da última vez que tal aconteceu houve um ressalto de 75%. Não digo que vamos ter um ressalto dessa magnitude, até porque terá grandes dificuldades em ultrapassar o gap, mas poderá gerar-se uma subida interessante para os que estão a pensar fugir com menos perdas. Seja como for, é fundamental ter em consideração que se o anterior mínimo quebrar, as perdas podem intensificar-se.
Anexos
B.ESPIRITO SANTO.png
B.ESPIRITO SANTO.png (22.78 KiB) Visualizado 5401 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

pelos vistos as noticias nao eram assim tao boas...

por wuzzu » 11/6/2012 17:17

prevejo, infelizmente, quedas....

wuzzu.

por iurp » 11/6/2012 16:17

tiagomeneses Escreveu:E um comentário sobre o comportamento do BES , hoje, e nos próximos dias?

Cumprimentos,

Tiago Meneses

Linda vela a do BES. Relativamente ao máximo já vão quase 10%!!!

Brinquem e depois venham dizer que andam "bandidos" por aÍ.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por tiagomeneses » 11/6/2012 16:13

E um comentário sobre o comportamento do BES , hoje, e nos próximos dias?

Cumprimentos,

Tiago Meneses

Registado: 24/1/2012 13:19

dinheiro virtual medidas virtuais

por wuzzu » 10/6/2012 18:21

concordo que o caminho terá de ser através de ajudas sucessivas. Porém, ainda nao vejo claramente de onde virá o dinheiro - com dinheiro vêm condiçoes... quais sao??? Por outro lado, como disse, gostava eu que todos acreditassem que 100MMEuros fossem suficientes...
Acho que querem que acreditemos que tudo o resto está controlado...
wuzzu.

Re: subida ou descida?

por keijas » 10/6/2012 16:32

wuzzu Escreveu:Eu nao vejo nada disso: vejo dinheiro virtual sempre que sao anunciadas solucoes destas(os 100MME......

Dinheiro virtual temos tido ao longo dos anos, nós e quase todos os países da U.E.

penso que o dinheiro virtual terá de continuar a haver, deverá ser é reduzida gradualmente a porção que cada país vai recebendo até colocar as contas em ordem

.
malukices nos mercados ........ aqui »»»
http://www.malukosnabolsa.blogspot.com.

Registado: 17/5/2008 19:41

subida ou descida?

por wuzzu » 10/6/2012 2:54

tenho que confessar que errei na previsao da subida da banca e nomeadamente da banca espanhola.
Dizem que é porque vem mais dinheiro para espanha.
Eu nao vejo nada disso: vejo dinheiro virtual sempre que sao anunciadas solucoes destas (os 100MME sao o montante da contribuicao espanhola para o fundo de estabiizacao!). Vejo o problema de espanha a manter-se: antes ja tinham banca e sp tiveram desemprego monstruoso pelo que nao vejo sinais de melhoria...
Vejo alem disso os problemas sempre a ficarem por resolver: nao ha uniao fiscal - quem vai acreditar que deem dinheiro ao bancos sem garantias e boas?
Quem paga? Quem se apresta a ficar sem ele?
Finalmente: nao vejo o problema do resto das provincias espanholas a ficar resolvido: i.e. metam mais 200MMilhoes nisso...

Por outras palavras, vejo o mercado a voltar às quedas até ao final da proxima semana quando os analistas começarem a deitar comentarios cá para fora...

Nao estou tao positivo.
Ainda assim creio que o BES está ainda barato mesmo dentro destes cenarios...

wuzzu.

ps. segunda pode subir; mas depois duvido... vou andar short

por Dom_Quixote » 9/6/2012 19:25

aldopedrosa Escreveu:
BlitzFerr Escreveu:Mesmo assim preocupa-me porque não deixa de ser um resgate e pode afectar negativamente a cotação da banca. Mas continua a haver espaço para recuperação no BES.

Talvez a minha saida hoje fosse precipitada e amanhã volte a entrar. Ás vezes é mais facil gerir as perdas que gerir os ganhos. É a adrenalina :wink:

A recapitalização da Banca Espanhola terá sido o sinal que o mercado queria ouvir? Se era, então segunda feira o mercado responderá em forte alta. O pedido de 100mil milhões é muito mais do que se falava.

Estou à espera de subida, quanto a ser "forte" é que já não sei.

Lá para 5ª feira devem ser conhecidas as sondagens para as eleições gregas de domingo. Isso é que poderá ditar a tendência no muito curto prazo.

Registado: 3/4/2012 21:06

por aldopedrosa » 9/6/2012 19:18

BlitzFerr Escreveu:Mesmo assim preocupa-me porque não deixa de ser um resgate e pode afectar negativamente a cotação da banca. Mas continua a haver espaço para recuperação no BES.

Talvez a minha saida hoje fosse precipitada e amanhã volte a entrar. Ás vezes é mais facil gerir as perdas que gerir os ganhos. É a adrenalina :wink:

A recapitalização da Banca Espanhola terá sido o sinal que o mercado queria ouvir? Se era, então segunda feira o mercado responderá em forte alta. O pedido de 100mil milhões é muito mais do que se falava.

por BlitzFerr » 7/6/2012 0:09

Mesmo assim preocupa-me porque não deixa de ser um resgate e pode afectar negativamente a cotação da banca. Mas continua a haver espaço para recuperação no BES.

Registado: 9/6/2011 12:20

por Dom_Quixote » 6/6/2012 21:20

aldopedrosa Escreveu:As noticias que circulam na comunicação social, nesta fase de indecisão em torno do Euro, são mais importantes do que as tendências que os gráficos nos dizem ou, do que os fundamentais das empresas.

Não podia estar mais de acordo! :wink:

A notícia postada (do negócios) pode indiciar um início (finalmente!!!) de alteração da postura da Alemanha. Esperemos que seja para valer... :wink:

por aldopedrosa » 6/6/2012 20:56

Dom_Quixote Escreveu:
BlitzFerr Escreveu:Depois da boa valorização tirei mais-valias hoje. Amanhã já verei se fiz bem ou se a subida continua. Depois tenho é de ficar à espera de bom sitio para entrar outra vez.

Também eu. O problema é que o melhor sítio para entrar poderia ser o não ter saído hoje. Se assim fôr, paciência...

No entanto, acho que tem margem para subir mais uns cêntimos só que a minha bola não tem calendário...

O que não entendo mesmo é o que se passa com o BPI (por comparação com o BES). Alguém explica? :roll:

Se verificar o volume de transacções em bolsa já dará para fazer algumas interpretações. Baixo interesse no BPI comparativamente ao BES.

Relativamente às expectativa da evolução do BES nos próximos, a minha "bola de cristal" diz-me que o momento é dos touros. A razão que eu encontro são as expectativas em torno da solução encontrada para Espanha.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=561313

As noticias que circulam na comunicação social, nesta fase de indecisão em torno do Euro, são mais importantes do que as tendências que os gráficos nos dizem ou, do que os fundamentais das empresas.

por Dom_Quixote » 6/6/2012 20:23

BlitzFerr Escreveu:Depois da boa valorização tirei mais-valias hoje. Amanhã já verei se fiz bem ou se a subida continua. Depois tenho é de ficar à espera de bom sitio para entrar outra vez.

Também eu. O problema é que o melhor sítio para entrar poderia ser o não ter saído hoje. Se assim fôr, paciência...

No entanto, acho que tem margem para subir mais uns cêntimos só que a minha bola não tem calendário...

O que não entendo mesmo é o que se passa com o BPI (por comparação com o BES). Alguém explica? :roll:

por BlitzFerr » 6/6/2012 19:54

Depois da boa valorização tirei mais-valias hoje. Amanhã já verei se fiz bem ou se a subida continua. Depois tenho é de ficar à espera de bom sitio para entrar outra vez.

por jrnabolsa » 6/6/2012 8:26

A mim parece-me mais importante os 0.58_0.60, antigo suporte. Vamos ver se ainda lá chega hoje. Cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

por BlitzFerr » 6/6/2012 2:35

Vamos lá ver como corre amanhã. Pode-se de facto ver aí uns valores com maior dificuldade de ultrapassar.

Entrei aos 0,447 e aos 0,500.

Em termos fundamentais acho que continua a haver espaço no BES para recuperação. Mesmo com as incertezas da Espanha e Grécia a penalização do mercado pelo aumento de capital foi exagerada mesmo.
Talvez o disparo de hoje chame interesse aos Bulls de que a cotação finalmente vai recuperar. O volume tb não foi mau.

Disclaimer: Optimista por natureza. Ás vezes posso-me armar em adivinho.

por nook » 5/6/2012 20:35

lfhm Escreveu:Cuidado com os 0,528!

os 0,528 foram o último máximo relativo.

Acho mais importante o valor de fecho de hoje = MME20 + mínimo daquela vela brutal de 12 de Abri.

Deixo o gráfico:
Anexos
img_106e479bd58b0f69d0f52f20ac7c0b89a7adfa410998e40f06d4521ff6be83c2.gif
img_106e479bd58b0f69d0f52f20ac7c0b89a7adfa410998e40f06d4521ff6be83c2.gif (21 KiB) Visualizado 5607 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por Dom_Quixote » 5/6/2012 20:21

lfhm Escreveu:Cuidado com os 0,528!

Ifhm, porquê com os 0,528?

Outra coisa, se se fizesse uma comparação muito simples que atendesse à cotação antes do AC e o dia de hoje (pondo de parte as influências negativas de Grécia e Espanha), será que não continua subvalorizada? Não deveria nesse cenário estar a cotar acima dos tais 0,528 que referes?

por aldopedrosa » 5/6/2012 19:14

correia1978 Escreveu:
empirestate Escreveu:Grande subida hoje... até agora 0,500€ (+8,23%). Será pela não utilização dos fundos do Estado? (já todos sabiam, mas pelos vistos só agora estará a absorver)

Grande parte da banca está hoje a ter subidas significativas em toda a Europa.

O dia de hoje está visto. Bela recuperação. :)

Provavelmente bem demais para amanhã se manter. :x

Do que tenho visto, fortes subidas significam correcções no dia seguinte. A ver vamos.

por MarcoAntonio » 5/6/2012 17:18

empirestate Escreveu:Certo. Tareia estão a levar os que estão dentro.

lol... agora tiveste piada!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por BearManBull » 5/6/2012 16:55

Cuidado com os 0,528!

Registado: 15/2/2011 11:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, AlfaTrader, almica, jprgodinho, latbal, malakas, Masterchief, MPAM, niceboy, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006, zulu404 e 248 visitantes