BES - Tópico Geral
Re: admito
wuzzu Escreveu:
Mas até agora consigo ganhar em 80% das vezes o que me parece bastante bom.
wuzzu.
Ganhar 80% das vezes ou 99% das vezes não quer dizer absolutamente nada. Interessa é quanto se ganha quando se ganha e quanto se perde quando se perde. Em 100 trades posso ganhar em 99 deles e no 100º agarrar-me às perdas e perder 90% ou 100% da equity... É irrelevante ganhar-se mais vezes do que as que se perde.
Quanto a previsões... Esquece lá isso... Estás-te a enganar a ti próprio. Se os mercados se pudessem prever eramos todos multimilionários.
"Invest in your process and stay out of the results"
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Foi um dia dificil para o BES mas acho que a cotação se mantem no range habitual dos ultimos tempos por isso espero... Com a cimeira Europeia nunca se sabe para que lado isto vai.
Já agora não me lembro de comentarem aqui no fórum os livrinhos que o BES enviou aos accionistas antes e depois do aumento de Capital. Parece-me interessante para cativar o accionista. E o CluBES? Alguém aderiu?
Já agora não me lembro de comentarem aqui no fórum os livrinhos que o BES enviou aos accionistas antes e depois do aumento de Capital. Parece-me interessante para cativar o accionista. E o CluBES? Alguém aderiu?
admito
Bom admito que hoje errei.
Às 16 estava ocupado (na realidade é o maior problema do método para nao profissionais
), e acabei por manter a aposta. Mas a realidade é que o algoritmo nao previa uma descida de quase 3% - seria de no maximo 1%. Para amanha teremos subida (para quem quiser acreditar). Veremos.
Eu admito que o algoritmo nao está perfeito, e tb nao estou à espera que acerte 100% das vezes.
Mas até agora consigo ganhar em 80% das vezes o que me parece bastante bom. Ainda nao posso quantificar a performance em termos de ganhos pois admito que perdi bastante no aumento de capital - mas aí o erro foi meu pois nao poderia estar à espera que o algoritmo funcionasse com um aumento de capital...
Nao vos vou martelar as previsoes do algoritmo todos os dias pois isso passaria ser criar lixo no forum...
Se tiver mais novidades aviso.
wuzzu.
Às 16 estava ocupado (na realidade é o maior problema do método para nao profissionais

Eu admito que o algoritmo nao está perfeito, e tb nao estou à espera que acerte 100% das vezes.
Mas até agora consigo ganhar em 80% das vezes o que me parece bastante bom. Ainda nao posso quantificar a performance em termos de ganhos pois admito que perdi bastante no aumento de capital - mas aí o erro foi meu pois nao poderia estar à espera que o algoritmo funcionasse com um aumento de capital...
Nao vos vou martelar as previsoes do algoritmo todos os dias pois isso passaria ser criar lixo no forum...
Se tiver mais novidades aviso.
wuzzu.
- Registado: 31/8/2005 10:51
Re: só uma correcao
wuzzu Escreveu:prevejo fecho nulo às 10h30m e para o bes, o unico que tenho analisado.
E tudo pode mudar se houver alguma decisao importante da reuniao (coisa que duvido mesmo muito).
wuzzu.
Não houve decisão relevante.
Fechou a 0,504 (- 2.7%).
Wuzzu, queres comentar?

Re: decisoes
wuzzu Escreveu:A ideia será no final do dia, antes do fecho prever o dia seguinte e com base nisso decidir. Aí poderás dizer que tenho que admitir um stop loss, o que aceito. Mas nao será decidido com base só no preço.
wuzzu.
Acho que já percebi: primeiro compras, depois quando chegar às 16h decides se mantens ou vendes baseado no algoritmo e nas notícias que vão saindo ao longo do dia?
E se no dia seguinte abrir a cair 5 ou 10%? esperas novamente pelas 16h?
decisoes
A rede só me prevê em cinco niveis (acho que é a precisao aceitavel). Hoje estava em queda ligeira ou subida ligeira. Por isso vendi enquanto pude, e reentrei a 0.508 pois pareceu-me seguro. Parece que estou a errar - admito! 3% de queda é queda forte.
Veremos até final do dia.
A ideia será no final do dia, antes do fecho prever o dia seguinte e com base nisso decidir. Aí poderás dizer que tenho que admitir um stop loss, o que aceito. Mas nao será decidido com base só no preço.
wuzzu.
ps: estou a digerir a noticia de eslovenia e do bankia. A eslovenia nao precisa de muito dinheiro mas nao deixa de acentuar o sentimento. O que o Bankia vale pode acentuar. Daí às 16 terei que decidir se aceito a perda caso a previsao seja efectivamente no sentido de continuar negativo. Caso seja de fazer rebound mantenho.
Veremos até final do dia.
A ideia será no final do dia, antes do fecho prever o dia seguinte e com base nisso decidir. Aí poderás dizer que tenho que admitir um stop loss, o que aceito. Mas nao será decidido com base só no preço.
wuzzu.
ps: estou a digerir a noticia de eslovenia e do bankia. A eslovenia nao precisa de muito dinheiro mas nao deixa de acentuar o sentimento. O que o Bankia vale pode acentuar. Daí às 16 terei que decidir se aceito a perda caso a previsao seja efectivamente no sentido de continuar negativo. Caso seja de fazer rebound mantenho.
Re: ok
wuzzu Escreveu:ps: hoje parece-me seguro entrar/reentrar a 0.508, o que fiz... Prevejo fecho nulo.
Mas se não utilizas stops, caso o BES não volte ao teu preço de entrada como é que fazes?
A rede neuronal dá-te sinal para passares um investimento de curto prazo ou daytrading para longo prazo (o nome técnico acho que é: ficam para os netos)?
wuzzu Escreveu:Ok. Efectivamente é desnecessario discutir o que nao se pode mostrar...
De qq forma, em traços gerais trata-se de uma rede neuronal normal (c/ backfeedforward propagation). Isso continua a dizer pouco pois ha imensas possibilidades e eu tb nao acredito em redes para prever resultados de forma completamente autonoma, até porque os fatores extrinsecos sao imensos.
Ha inputs relativos à apreciacao do sentimento do mercado e das noticias. Esses sao pessoais e poderiam fazer com que o sistema desse quaisquer resultados. O que faço é reanalisar as noticias todos os dias e reclassificá-las em termos objetivos quando no elas sao conhecidas. Ou seja tenho um historico objetivo sobre essa componente, e efectuo reaprendizagens da rede em funcao do que for sendo conhecido. Isso permite incorporar aspectos extrinsecos importantes (por exemplo, declaraçao da senhora Merkel...) mas elimina a minha apreciacao pessoal até a um minimo. O meu algoritmo deu-me dissabores no aumento de capital, mas aí efectivamente nao tinha historico para "compreender" o que se passava.
Bom, mas concordo que não é util discutir mais que isto sobre a materia...
wuzzu.
ps: hoje parece-me seguro entrar/reentrar a 0.508, o que fiz... Prevejo fecho nulo.
Porquê 0,508 e não 0,498?
O BES não é apenas um banco, mas sim um banco de um grupo de empresas...
Neste momento acredito que a parte imobiliária, saúde e seguros dos grupos relacionados com o banco, estejam a ser fortemente penalizados... o que se reflete nas contas do banco...
Em termos internacionais, a Holanda também já não deve andar a facilitar muito os empréstimos e as empresas do grupo que aí possuem sedes...
Neste momento acredito que a parte imobiliária, saúde e seguros dos grupos relacionados com o banco, estejam a ser fortemente penalizados... o que se reflete nas contas do banco...
Em termos internacionais, a Holanda também já não deve andar a facilitar muito os empréstimos e as empresas do grupo que aí possuem sedes...
- Registado: 7/4/2007 17:13
marinhas Escreveu:Acredito que esteja a tomar posições no Bes, quem sabe comprar ações proprias prevendo uma forte subida com boas noticias da Cimeira.
Mas isso meras suposições pessoais, não são factos. O unico dado factual ao segundo é o preço. Tudo o resto são estórias e cada um tem a sua...
Como se negoceiam essas suposições? E porque haveria o banco de subir mesmo que o Dr. Ricardo Salgado andasse a comprar (sendo um banco de base familiar as motivações podem ser inumeras). Não seria verdade que se ele conseguisse controlar os mercados não teria evitado uma queda do BES dos €17,00 aos €0,50?! Suposições servem apenas para distrair do que é realmente importante, o preço.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:wuzzu Escreveu:prevejo fecho nulo às 10h30m e para o bes, (...)
E tudo pode mudar se houver alguma decisao importante da reuniao
Ou seja, tudo pode acontecer...Também sei prever assim, por isso é que previsões são inuteis e não entram no meu trading
![]()
Cumprimentos
JCS
Bom dia wuzzu
O Sr. Ricardo Salgado é dos banqueiros mais inteligentes e mais influentes que conheço. Não vendeu um grande numero de ações da PT reduzindo a sua participãção sem segundas intenções. Este Senhor denunciou as falhas do sistema bancário Françês, Espanhol, etc. Está muito bem informado. Acredito que esteja a tomar posições no Bes, quem sabe comprar ações proprias prevendo uma forte subida com boas noticias da Cimeira. Que pessoalmente confesso estar um pouco pessimista. Estaria bastante optimista com a entrada das Eurobonds.
Bons Negocios
- Registado: 14/11/2010 22:51
wuzzu Escreveu:prevejo fecho nulo às 10h30m e para o bes, (...)
E tudo pode mudar se houver alguma decisao importante da reuniao
Ou seja, tudo pode acontecer...

Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
wuzzu Escreveu:Ok. Efectivamente é desnecessario discutir o que nao se pode mostrar...
De qq forma, em traços gerais trata-se de uma rede neuronal normal (c/ backfeedforward propagation). Isso continua a dizer pouco pois ha imensas possibilidades e eu tb nao acredito em redes para prever resultados de forma completamente autonoma, até porque os fatores extrinsecos sao imensos.
Ha inputs relativos à apreciacao do sentimento do mercado e das noticias. Esses sao pessoais e poderiam fazer com que o sistema desse quaisquer resultados. O que faço é reanalisar as noticias todos os dias e reclassificá-las em termos objetivos quando no elas sao conhecidas. Ou seja tenho um historico objetivo sobre essa componente, e efectuo reaprendizagens da rede em funcao do que for sendo conhecido. Isso permite incorporar aspectos extrinsecos importantes (por exemplo, declaraçao da senhora Merkel...) mas elimina a minha apreciacao pessoal até a um minimo. O meu algoritmo deu-me dissabores no aumento de capital, mas aí efectivamente nao tinha historico para "compreender" o que se passava.
wuzzu.
ps: hoje parece-me seguro entrar/reentrar a 0.508, o que fiz... Prevejo fecho nulo.
Esse sistema baseado em inteligência artificial só funciona com o BES?
só uma correcao
prevejo fecho nulo às 10h30m e para o bes, o unico que tenho analisado.
E tudo pode mudar se houver alguma decisao importante da reuniao (coisa que duvido mesmo muito).
wuzzu.
wuzzu.
ok
Ok. Efectivamente é desnecessario discutir o que nao se pode mostrar...
wuzzu.
wuzzu.
Re: só no papel?
wuzzu Escreveu:Qual seria o objectivo de ser só no papel???
Interesse academico?
Claro que é para negociar, para reduzir as probabilidades de errar. Mas claro que tb se erra, até porque incorporo dados que incluem o meu sentimento do mercardo.
wuzzu.
Eu tambem tenho aqui um sistema à base de algoritmos de inteligência artificial: chamo-lhe o "Caça tangas" e hoje já deu sinal.
Mas uso apenas para fins académicos

Re: mais opinioes
wuzzu Escreveu:sai quando notei que estava a comecar a cair. Sai a 0.515.
Reentro a 0.508. Volto a vender a 0.518.
Para mim isto serão ganhos com grande probabilidade...
wuzzu.
Isso são 0.01 euros de lucro/acção. E as comissões?

- Registado: 29/11/2007 1:44
mais opinioes
sai quando notei que estava a comecar a cair. Sai a 0.515.
wuzzu.
wuzzu.
só no papel?
Qual seria o objectivo de ser só no papel???
Interesse academico?
Claro que é para negociar, para reduzir as probabilidades de errar. Mas claro que tb se erra, até porque incorporo dados que incluem o meu sentimento do mercardo.
wuzzu.
Interesse academico?
wuzzu.
Re: concordo...
wuzzu Escreveu:Já devem ter reparado que ha algoritmos que têm como estrategia baixar repentinamente as cotacoes de forma aos stops losses comecarem todos a serem activados. Dessa forma é facil a algoritmos computacionais conseguir ganhar dinheiro desde que com montantes razoaveis - tb é por esses fundos que os algoritmos computacionais sao usados.
Uso algoritmos da inteligencia artificial que eu proprio crio. Amanha vamos comecar positivos.
Utilizas esses algoritmos de inteligência artificial para negociar com dinheiro real ou é só no "papel"?
concordo...
concordo... penso que amanha sairei de novo...
Hoje tudo estava indeciso, mas depois nao tive duvidas que era para manter.
Agora vamos ver se amanha se ganha mais 1%.
Mas mantenho a previsao: isto nao está seguro e é para sair em breve.
wuzzu.
ps: já agora: nao uso esrategias com base em stop losses pois exactamente por muita gente o usar é que os algoritmos computacionais detectam os padroes que essas regras criam. Já devem ter reparado que ha algoritmos que têm como estrategia baixar repentinamente as cotacoes de forma aos stops losses comecarem todos a serem activados. Dessa forma é facil a algoritmos computacionais conseguir ganhar dinheiro desde que com montantes razoaveis - tb é por esses fundos que os algoritmos computacionais sao usados.
Uso algoritmos da inteligencia artificial que eu proprio crio. Amanha vamos comecar positivos.
Hoje tudo estava indeciso, mas depois nao tive duvidas que era para manter.
Agora vamos ver se amanha se ganha mais 1%.
Mas mantenho a previsao: isto nao está seguro e é para sair em breve.
wuzzu.
ps: já agora: nao uso esrategias com base em stop losses pois exactamente por muita gente o usar é que os algoritmos computacionais detectam os padroes que essas regras criam. Já devem ter reparado que ha algoritmos que têm como estrategia baixar repentinamente as cotacoes de forma aos stops losses comecarem todos a serem activados. Dessa forma é facil a algoritmos computacionais conseguir ganhar dinheiro desde que com montantes razoaveis - tb é por esses fundos que os algoritmos computacionais sao usados.
Re: :) sim... já agora reentrei a 0.504
Dom_Quixote Escreveu:wuzzu Escreveu:yep...
amanha vou tentar ganhar algum...
mas continuo pouco confiante. Por isso o mais provavel será resair a qualquer altura.
wuzzu.
ps: já agora, acertei nos 3% porque eu controlo o mercado![]()
:)
Provavelmente ganhaste...![]()
Já agora, não me queres ceder uma percentagem, ainda que pequena, desse controlo?
O BES aliviou hoje das perdas dos dias anteriores, acompanhadas do resto da Europa. Como a bolsa americana também sorriu prevejo que esta menina venha a crescer e permitir aos curtos sorrir. Pelo menos por um dia.
- Registado: 29/11/2007 1:48
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, icemetal, Jonas74, Luzemburg, Manchini888, Masim , OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, xeidafome e 261 visitantes