Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 20/5/2011 9:12

Faisca23 Escreveu:Este raciocínio está correcto?

Cada acção = 1 direito

1 direito = 1.8 centimos a descontar ja na acção

cada nova acção = 8.98 direitos

cada nova acção 0.36€

8.98*0.018 + 0.36 = 0.5216 valor da nova acção

Pode-se fazer assim as contas?

Como chegas aos 1,8 cêntimos por direito? esse será o valor próximo do teórico para cada direito, deve ser um pouco mais já que o BCP cota a 0,543 acima dos 0,5216 que dão as tuas contas...

Mas o valor de cada direito será aquele que for negociado em bolsa, provavelmente com algum desconto...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Faisca23 » 20/5/2011 9:05

Este raciocínio está correcto?

Cada acção = 1 direito

1 direito = 1.8 centimos a descontar ja na acção

cada nova acção = 8.98 direitos

cada nova acção 0.36€

8.98*0.018 + 0.36 = 0.5216 valor da nova acção

Pode-se fazer assim as contas?

Registado: 7/10/2010 10:03

por pvg80713 » 20/5/2011 8:59

Subscrição do aumento de capital do BCP arranca a 27 de Maio
19 Maio 2011 | 23:57
Nuno Carregueiro - nc@negocios.pt

Depois de esta manhã ter anunciado o preço de subscrição das acções no aumento de capital, o BCP revelou agora as datas da operação que arranca já na próxima semana.

Depois de ter concluído a oferta pública de troca de dívida por acções, o BCP vai efectuar agora a terceira fase da operação de reforça de capital, que passa pela injecção de 260 milhões de euros dos accionistas no banco.

O BCP vai emitir 721.813.850 novas acções, a um preço de subscrição de 0,36 euros, que representa um desconto de 32% face À cotação de quarta-feira.

Segundo o aviso para exercício de direitos de subscrição, publicado na CMVM, a primeira data relevante da operação ocorre já a 23 de Maio. Na próxima segunda-feira as acções negoceiam pela última vez com direito a participar na operação, pelo que na sessão seguinte os títulos irão ajustar o valor teórico do direito, que é de 1,8 cêntimos.

Por cada acção os accionistas recebem um direito, sendo que 8,98 direitos possibilitam a subscrição de uma nova acção. As novas acções podem começar a ser subscritas através do exercício dos direitos a partir de 27 de Maio, com este período a prolongar-se até 9 de Junho. A partir de 7 de Junho, inclusive, as ordens já não podem ser revogadas.

Os accionistas que não pretendam participar no aumento de capital, bem como os investidores que queiram comprar novas acções, podem negociar os direitos em bolsa desde 27 de Maio de 2011 até 3 de Junho.

No aviso hoje publicado o BCP deixa um importante alerta aos accionistas: “Caso os direitos de subscrição não sejam exercidos ou alienados até ao final do período de subscrição, os mesmos cessarão sem contrapartida, não havendo lugar a qualquer compensação por esse facto”.

Os resultados do aumento de capital deverão ser conhecidos a 13 de Junho.

parece-me que isto ja está no tópico, moderação sff apagar

Registado: 19/4/2005 11:11

r

por luislobs. » 20/5/2011 8:39

Ou sera q os direitos q tinha em carteira eram da fase anterior è que efectivamente acho q ja estao transformados em accoes so q n posso movimentar.
.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

Re: er

por artista_ » 20/5/2011 8:35

pvg80713 Escreveu:
luislobs. Escreveu:Alguem me explica rapidamente q estou confuso, tenho algumas em carteira e por isso tenho ja em carteira os direitos relativos, pergunto se esses mesmos direitos se vao transformar em accoes de forma automatica ou se nao os vender perco esses mesmos direitos?

.

luis,
toma atenção, que parece, que se não exerceres... perdes.

ou então vender os direitos, não deverão valer muito mas valerão mais que nada!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

RER

por luislobs. » 20/5/2011 8:34

Nao percebo o meu gestor a duas semana informou-me que os direitos davam accoes de forma automatica, agora mesmo tentei negociar os direitos e nao permite-

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

Re: er

por pvg80713 » 20/5/2011 8:26

luislobs. Escreveu:Alguem me explica rapidamente q estou confuso, tenho algumas em carteira e por isso tenho ja em carteira os direitos relativos, pergunto se esses mesmos direitos se vao transformar em accoes de forma automatica ou se nao os vender perco esses mesmos direitos?

.

luis,
toma atenção, que parece, que se não exerceres... perdes.

er

por luislobs. » 20/5/2011 8:20

Alguem me explica rapidamente q estou confuso, tenho algumas em carteira e por isso tenho ja em carteira os direitos relativos, pergunto se esses mesmos direitos se vao transformar em accoes de forma automatica ou se nao os vender perco esses mesmos direitos?

.
-

por pvg80713 » 20/5/2011 7:52

artista Escreveu:Vamos lá ver se é desta que negoceiam a baixo dos 50 cêntimos!? Não me surpreederia muito!

infelizmente não me surpreendia... mesmo nada...

700 mega acções a 36 centimos........ a cotação vai para....... 36 centimos. é um raciocinio dúbio, concordo... mas muita gente quando as quiser despachar vai ter este valor na ideia e trocos não fazem diferença... e o pessoal está cansado de perder em BCP.

é muito triste, para mim pelo menos.

por artista_ » 20/5/2011 1:32

Vamos lá ver se é desta que negoceiam a baixo dos 50 cêntimos!? Não me surpreederia muito!

Subscrição do aumento de capital do BCP arranca a 27 de Maio

por macfia » 20/5/2011 0:49

As acções do BCP vão negociar segunda-feira pela última vez com os direitos de subscrição incorporados.
Depois de esta manhã ter anunciado o preço de subscrição das acções no aumento de capital, o BCP revelou agora as datas da operação que arranca já na próxima semana.

Depois de ter concluído a oferta pública de troca de dívida por acções, o BCP vai efectuar agora a terceira fase da operação de reforça de capital, que passa pela injecção de 260 milhões de euros dos accionistas no banco.

O BCP vai emitir 721.813.850 novas acções, a um preço de subscrição de 0,36 euros, que representa um desconto de 32% face À cotação de quarta-feira.

Segundo o aviso para exercício de direitos de subscrição, publicado na CMVM, a primeira data relevante da operação ocorre já a 23 de Maio. Na próxima segunda-feira as acções negoceiam pela última vez com direito a participar na operação, pelo que na sessão seguinte os títulos irão ajustar o valor teórico do direito, que é de 1,8 cêntimos.

Por cada acção os accionistas recebem um direito, sendo que 8,98 direitos possibilitam a subscrição de uma nova acção. As novas acções podem começar a ser subscritas através do exercício dos direitos a partir de 27 de Maio, com este período a prolongar-se até 9 de Junho. A partir de 7 de Junho, inclusive, as ordens já não podem ser revogadas.

Os accionistas que não pretendam participar no aumento de capital, bem como os investidores que queiram comprar novas acções, podem negociar os direitos em bolsa desde 27 de Maio de 2011 até 3 de Junho.

No aviso hoje publicado o BCP deixa um importante alerta aos accionistas: “Caso os direitos de subscrição não sejam exercidos ou alienados até ao final do período de subscrição, os mesmos cessarão sem contrapartida, não havendo lugar a qualquer compensação por esse facto”.

Os resultados do aumento de capital deverão ser conhecidos a 13 de Junho.

in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=485705

Registado: 13/12/2010 2:11

por Perigoso Neoliberal » 20/5/2011 0:17

Sim, desculpem. É 0,36€ e não 0,32€.
O desconto é um slogan tao bom que me confundiu :mrgreen:
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - B. Baruch

Registado: 25/10/2007 0:02

por MarcoAntonio » 20/5/2011 0:01

jorgemmc Escreveu:Cuidado com os saldos aparentes: como já foi referido, essas acções a 0,32€ (para usar os valores referidos na notícia que o Junas transcreveu) é preciso deter 8,9 direitos, ou seja, 0,16€. somando tudo dá 0,52€. Elas estão agora a 0,54-0,55€. "Desconto de 32%" é um bom chamariz, nada mais.

Exacto (é 0.36 mas certamente foi um lapso a escrever). Tal como o jorgemmc referiu, não existe desconto de 32% nenhum, a diferença real é muito mais reduzida...

Os eventuais interessados não devem contabilizar no custo apenas o preço das acções novas pois os direitos tb valem dinheiro e o seu valor saiu das acções anteriormente detidas (portanto, eles custaram dinheiro aos accionistas). Se os utilizarem para comprar as novas acções, esse custo tem de ser contabilizado também.

Alternativamente a usá-los para comprar acções, podem vender os direitos e recuperar esse montante...

No final, se os utilizarem para comprar acções novas, as acções saiem praticamente ao mesmo preço das normais, com diferenças ligeiras e essa diferença nunca é grande devido à arbitragem que tende a ocorrer quando os preços se afastam muito.

Para que se perceba deixo o que tende a ocorrer quando os desvios são significativos:

Exemplo 1 - as acções novas adquiridas com direitos saiem mt baratas, então os investidores que que detém bastantes acções vendem acções antigas e compram direitos (esta venda de acções e procura de direitos faz descer o preço da acção normal e subir o preço dos direitos);

Exemplo 2 - as novas acções saiem caras em relação às antigas, então os investidores que detém muitas acções (e portanto receberam muitos direitos) começam a despachar direitos e uma vez que estes os fariam adquirir acções caras e a comprar com o valor da venda acções imediatamente (isto por sua vez faz baixar o preço dos direitos e subir o valor das acções).

Portanto, os preços nunca se podem afastar muito e não há nunca grandes descontos (vulgo, "almoços grátis").
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Perigoso Neoliberal » 19/5/2011 23:47

Cuidado com os saldos aparentes: como já foi referido, essas acções a 0,32€ (para usar os valores referidos na notícia que o Junas transcreveu) é preciso deter 8,9 direitos, ou seja, 0,16€. somando tudo dá 0,52€. Elas estão agora a 0,54-0,55€. "Desconto de 32%" é um bom chamariz, nada mais.
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - B. Baruch

Registado: 25/10/2007 0:02

por rujolba1 » 19/5/2011 23:40

p3droPT Escreveu:
askno Escreveu:Boas,

sou um pouco leigo nisto, quando eles dizem que vao emitar as tais acções com 32% de desconto, onde as posso comprar? Pelo site do meu banco como normalmente faço? Não me pareçe porque isso significaria que o preço real delas desceria até aos 36 centimos.

Antenção, não tou a discutir se realmente vai ou não descer.

Só pergunto como posso comprar as acções com esse "desconto" terei que me dirigir ao banco?

Cumprimentos

Gosto muito daquela que já vi neste fórum que diz "Não há almoços grátis na bolsa" :wink:

E noutros lados há!!!???

Registado: 1/12/2010 18:52

por caracinha » 19/5/2011 22:22

estes 32% de desconto e excelente a que aproveitar

Registado: 23/6/2009 21:43

por rsacramento » 19/5/2011 19:27

una gráficos devidamente ajustados que mostram o bcp sobre uma zona de suporte crítica
Anexos
bcp semanal.png
bcp semanal.png (10.75 KiB) Visualizado 2229 vezes
bcp 2 anos.png
bcp 2 anos.png (12.76 KiB) Visualizado 2221 vezes
bcp.png
bcp.png (8.52 KiB) Visualizado 2212 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por junas » 19/5/2011 18:43

Talvez vos ajude a entender este aumento de capital.
É este o valor estimado para os direitos do aumento de capital de 260 milhões de euros que o banco liderado por Carlos Santos Ferreira vai realizar «no mais breve prazo», diz o BCP em comunicado à CMVM.O preço dos direitos dependerá da data que for fixada para o destaque dos mesmos. Tendo em conta a cotação de fecho de ontem, de 0,537 euros, e o valor do aumento de capital, o custo será de 1,8 cêntimos.Para comprar uma nova acção do banco serão necessários 8,9 direitos. Será entregue um direito por cada acção detida. O valor implícito nos direitos para comprar uma nova acção é de 0,159 euros. A este será preciso somar o valor dos novos títulos.Os accionistas do banco vão pagar 0,36 euros por cada nova acção, o que representa um desconto de 32% face à actual cotação das acções. Os títulos do BCP terminaram a última sessão nos 0,537 euros. Hoje perdem 0,56% para 0,534 euros.Esta operação surge no seguimento da oferta pública de troca de dívida perpétua em que reforçou o capital em 990 milhões de euros. Tal como estava previsto, os accionistas são agora chamados a injectar 260 milhões de euros, em dinheiro.

Registado: 11/6/2008 21:46

por jcms » 19/5/2011 18:01

Poupado Escreveu:ninguém percebe nem sabem explicar.
ontem o meu chefe mostrou-me a carteira dele, onde constava 10000 ações e 439 diz ele que são direitos.
esses direito 439 valiam 439 euros eu vi não é mentira.

ele foi ao BCP pedir explicações para saber o que era aquilo, foi ao banco onde tem a carteira que é o BPI também perguntar.

Só sabe que ainda não pode vender é a única informação que tem.

Será que podiam ajudar?

Penso que será o valor nominal de 1€.
Estão cativas salvo erro cerca de 15 dias.

Registado: 29/11/2007 4:08

por Poupado » 19/5/2011 17:44

ninguém percebe nem sabem explicar.
ontem o meu chefe mostrou-me a carteira dele, onde constava 10000 ações e 439 diz ele que são direitos.
esses direito 439 valiam 439 euros eu vi não é mentira.

ele foi ao BCP pedir explicações para saber o que era aquilo, foi ao banco onde tem a carteira que é o BPI também perguntar.

Só sabe que ainda não pode vender é a única informação que tem.

Será que podiam ajudar?
Cumprimentos

Poupado

Registado: 16/5/2003 19:23

por Pcybergod » 19/5/2011 15:32

Quando estarão disponveis estes novos direitos para se entrar em negociaçao?

Ainda á pouco tempo tive direitos e vendi, vou receber mais direitos?

Ja nao estou a perceber isso das incorporaçoes.

Agora é "moda" fazerem isso?

Talvez por causa disso a cotada desce e desce...

Registado: 15/4/2011 20:01

por jcms » 19/5/2011 14:54

askno Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento ;)

Se queres vender os direitos não esperes pela carta,logo que comece a negociação dos mesmos dá ordem de venda, porque a carta demora a vir e quando chega já acabou a negociação dos direitos.

Tambem podes vender os direitos e comprar a mesma quantidade de titulos a que tinhas direito na bolsa se compensar, por vezes dá para ganhar uns trocos.

por askno » 19/5/2011 14:48

Obrigado pelo esclarecimento ;)

Registado: 19/5/2011 10:10

por jcms » 19/5/2011 14:28

jassc Escreveu:
jcms Escreveu:As acções que recebemos esta semana no AC por incorporação, tambem vão contar para o novo aumento capital?

Esse recebemos é passado ou "futuro"?
:-)

Já recebemos ou vamos receber?

É que a CGD já me descontou:
ACAPIT P BCP DIREITOS
ACAPIT P BCP DIREITOS

Mas acções nem vê-las...

As acções já estão depositadas na carteira,mas cativas, julgo que até ao fim do corrente mês, antes era 3 ou 6 meses.

por jassc » 19/5/2011 14:25

jcms Escreveu:As acções que recebemos esta semana no AC por incorporação, tambem vão contar para o novo aumento capital?

Esse recebemos é passado ou "futuro"?
:-)

Já recebemos ou vamos receber?

É que a CGD já me descontou:
ACAPIT P BCP DIREITOS
ACAPIT P BCP DIREITOS

Mas acções nem vê-las...

Registado: 16/6/2008 12:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, GalegoPT, Google [Bot], itisi1000, Luzemburg, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 201 visitantes