Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Orçamento de Estado de 2012

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: F. públicos/empresas do Estado

por futriber » 13/10/2011 22:48

Fiscalista Escreveu:
futriber1 Escreveu:Sempre achei que grande parte dos funcionários públicos goza de demasiadas regalias... (Ex:Uma professora do JI entra às 9 e sai ás 15.30.)
Não sou FP, nem nenhum familiar direto, mas esta medida é brutal para Eles. É demasiado severa...
Um casal que ganhe 2000€, guarda para essas alturas alguns pagamentos, porque consegue alguma margem no ordenado/orçamento familiar.
O PM diz que não quer despedir ninguém, com estas medidas quer que sejam eles a irem-se embora. Infelizmente o privado não têm capacidade para os recrutar.
Em tempos recentes a função pública/empresas do Estado faziam greves por qualquer coisa, queriam era manifestar-se...
Com este futuro, sou solidário porque acho que estas medidas vão aproximar-nos da Grécia quando o objectivo era afastarmo-nos.

Façam-se muitas greves que o FP do Governo agradecem. Aí sim depois da paulada de 20% nos rendimentos e da paulada de mais aumentos nos bens essenciais (energia, e água) a redução de salários ainda será maior.

O problema é que muitas das greves afetam o sector privado, e assim este país não vai para a frente. Tenho dúvidas se irá...

Registado: 29/11/2007 3:31

por futriber » 13/10/2011 22:46

LFA1 Escreveu:Mas o que é isto?!

Então agora os funcionários públicos é que são o bombo da festa?!

Mas porque carga de água é que apenas os funcionários públicos vêm os subsídios de natal e de férias cortados, enquanto todos os autros continuam a ter direito a essas prestações?!

Já não bastava terem cortado este ano os salários dos funcionários públicos, em média, 5% (bem, no meu caso até foi mais, mas isso não importa); já não bastava terem aumentado a percentagem de descontos para a ADSE; já não bastava terem aumentado a percentagem de retenção na fonte dos salários; já não bastava terem congelado os aumentos de salários e as progressões nas carreiras desde 2007 (soube-se hoje que os funcionários públicos, no período compreendido entre 2007 e 2014, apenas viram e verão um aumento anual nos salários (em 2009) e não conseguem subir nas carreiras mesmo que sejam excelentes funcionários - só isto meus caros amigos é um roubo de mais de 20% no salário no final deste período, a acrescer a tudo o resto atrás dito); já não bastava terem de arrostar também com todas as outras medidas de austeridade que são para todos; Já não bastava tudo isto, agora só faltava mais esta de também só os funcionários públicos não terem direito a subsídio de férias e de natal (e isto durante pelo menos dois anos, se a coisa não descambar)!? Mas o que é isto?!

Eu trabalho mais de dez horas todos os dias e não ganho mais por isso e agora ainda tenho de aturar isto?! Mais vale não fazer nada e receber o RSI e passar a vida a falar mal dos funcionários públicos (polícias, médicos e enfermeiros nos hospitais, funcionários e magistrados nos tribunais, professores e aauxiliares de educação nas escolas, funcionários nas finanças, etc, etc).
Meus caros amigos eu sou a favor de uma contribuição para recuperar o país, concordo em fazer sacrifícios se tal for necessário para tal. Agora o que eu não tolero, o que eu não compreendo nem aceito é que os sacrifícios não sejam equitativos para todos, que não haja justiça na distribuição dos mesmos e que sejam os funcionários públicos o bombo da festa!
Bandalhos!

Concordo com quase tudo, menos o que está a negrito...
Primeiro não são só os FP, são também os funcionários das empresas do Estado.
Como em todo o lado há bons profissionais e outros menos bons. Não posso concordar com as regalias que os FP e alguns empregados das empresas do estado têm, que não se vê no sector privado. Se houvesse cortes nessas regalias muitos FP já não estavam a trabalhar para o Estado.
Mas considero uma "pancada" demasiado forte nos FP/empregados das empresas do Estado.

Registado: 29/11/2007 3:31

por Nyk » 13/10/2011 22:45

goldentrader Escreveu:Mas já ouvi a outra versão de que será para todos os reformados...alguém consegue esclarecer esta questão ?????

então quem paga aos reformados na sua maioria não é o Estado?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por MarcoAntonio » 13/10/2011 22:45

goldentrader Escreveu:Mas já ouvi a outra versão de que será para todos os reformados...alguém consegue esclarecer esta questão ?????

São os funcionários públicos, os funcionários das empresas públicas (sector empresarial do estado) e pensionistas.

O texto integral já está neste tópico (coloquei-o mais atrás) e podes de resto vê-lo também no site do Governo:

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC19/Prim ... E2012.aspx

As regras são as mesmas: os dois subsídios acima dos mil euros; de forma progressiva (alegadamente em média o correspondente a um dos subsídios) abaixo dos mil euros até ao salário mínimo.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/10/2011 22:46, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por goldentrader » 13/10/2011 22:43

Mas já ouvi a outra versão de que será para todos os reformados...alguém consegue esclarecer esta questão ?????

Registado: 4/1/2011 22:38

por MarcoAntonio » 13/10/2011 22:42

migluso Escreveu:Infelizmente, parece-me que os funcionários públicos estão hoje a pagar o "preço" da impossibilidade de despedimento e da rigidez laboral que rege a função pública há 35 anos.

E também da falta de meritocracia, que não promove a eficiência e acabam depois por levar todos pela tabela grande.

Eu imagino que hoje os Funcionários Públicos estejam com uma dor de cabeça tremenda depois desta notícia. Mas, espero, que amanhã quando chegarem ao local de trabalho olhem de lado para o colega de trabalho que chega com meia hora de atraso de forma sistemática. Ou que chega e ainda vai tomar o pequeno-almoço durante as duas horas seguintes...

Eu sei que estas situações existem (todos sabemos) e mais ainda, eu sei que muitas vezes nestes locais de trabalho esses são os "heróis", os "bacanos". Os que resmungam e protestam pela falta de profissionalismo e pela falta de serviço dos outros ainda chegam a ser as ovelhas negras e os prescritos...

Por isso, no meio das dificuldades e das más notícias, que tenham a inteligência de tirar algo de "positivo" e passem a prestar mais atenção à realidade que os rodeia.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/10/2011 22:44, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Marco Martins » 13/10/2011 22:41

Como será que em termos judiciais será considerado, se um funcionário público deixar de pagar a prestação da casa face à redução do seu salário?

Registado: 7/4/2007 17:13

por goldentrader » 13/10/2011 22:41

No sapo e na sic noticias dizem que o corte dos subsidios é para os reformados da função pública...

Orçamento (act.2)
Função Pública sem subsídios de Férias e Natal até 2013
Denise Fernandes e Mariana Adam
13/10/11 20:14

--------------------------------------------------------------------------------
Collapse Discurso de Passos
Collapse Comunidade+ Vistos + Vistos + Comentados Governo vai cortar nos feriados e pontes 09:30 Função Pública sem subsídios de Férias e Natal até 2013 20:14 Saiba o que mudará nos impostos a partir de 2012 07:38 O que vai mudar na vida dos portugueses com o Orçamento 06:50 "Portugal está a viver a situação mais vexatória da sua história" 13:35 Função Pública sem subsídios de Férias e Natal até 2013
640 visitantes Sector privado obrigado a trabalhar mais sem receber
196 visitantes Saiba o que mudará nos impostos a partir de 2012
121 visitantes O discurso completo de 19 minutos de Passos Coelho
112 visitantes "Portugal está a viver a situação mais vexatória da sua história" 13:35 Governo vai cortar nos feriados e pontes 09:30 Brasil bloqueia portugueses no Mundial e Jogos Olímpicos 12/10/11 Função Pública sem subsídios de Férias e Natal até 2013 20:14 Crise na Eslováquia provoca "ataque cardíaco" a Passos 12/10/11

Os funcionários públicos e os pensionistas do Estado vão ficar sem subsídio de férias e de Natal.

Pedro Passos Coelho acabou de anunciar que o pagamento do 13º e do 14º mês vai ficar suspenso durante a vigência do programa de ajustamento, ou seja, até 2013. A medida visa tanto os trabalhadores no activo como os reformados que recebem pensão pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) e atinge todos os salários superiores a 1.000 euros mensais.

Quem tiver rendimentos entre o salário mínimo - 485 euros - e os 1.000 euros será alvo de uma taxa progressiva que, na prática, vai corresponder à perda de um subsídio.

No discurso ao País, Pedro Passos Coelho argumentou que a derrapagem orçamental da primeira metade do ano vai obrigar a um "esforço redobrado" para cumprir as metas do défice. Nesse sentido, o Governo decidiu avançar com medidas fortes e estruturais a partir do próximo ano, tais como a de cortar o 13º e 14º meses à Função Pública.

por chaves7 » 13/10/2011 22:41

LFA1 Escreveu:Mas o que é isto?!

Mas porque carga de água é que apenas os funcionários públicos vêm os subsídios de natal e de férias cortados, enquanto todos os autros continuam a ter direito a essas prestações?!

Já não bastava terem cortado este ano os salários dos funcionários públicos, em média, 5% (bem, no meu caso até foi mais, mas isso não importa); já não bastava terem aumentado a percentagem de descontos para a ADSE; já não bastava terem aumentado a percentagem de retenção na fonte dos salários; já não bastava terem congelado os aumentos de salários e as progressões nas carreiras desde 2007 (soube-se hoje que os funcionários públicos, no período compreendido entre 2007 e 2014, apenas viram e verão um aumento anual nos salários (em 2009) e não conseguem subir nas carreiras mesmo que sejam excelentes funcionários - só isto meus caros amigos é um roubo de mais de 20% no salário no final deste período, a acrescer a tudo o resto atrás dito); já não bastava terem de arrostar também com todas as outras medidas de austeridade que são para todos; Já não bastava tudo isto, agora só faltava mais esta de também só os funcionários públicos não terem direito a subsídio de férias e de natal (e isto durante pelo menos dois anos, se a coisa não descambar)!? Mas o que é isto?!

Eu trabalho mais de dez horas todos os dias e não ganho mais por isso e agora ainda tenho de aturar isto?! Mais vale não fazer nada e receber o RSI e passar a vida a falar mal dos funcionários públicos (polícias, médicos e enfermeiros nos hospitais, funcionários e magistrados nos tribunais, professores e aauxiliares de educação nas escolas, funcionários nas finanças, etc, etc).
Meus caros amigos eu sou a favor de uma contribuição para recuperar o país, concordo em fazer sacrifícios se tal for necessário para tal. Agora o que eu não tolero, o que eu não compreendo nem aceito é que os sacrifícios não sejam equitativos para todos, que não haja justiça na distribuição dos mesmos e que sejam os funcionários públicos o bombo da festa!
Bandalhos!

isto agora, só lá vai com sangue...

a malta não pode ficar quieta...
Não são as nossas qualidades que definem o que somos. São as nossas escolhas

Registado: 8/3/2009 0:54

por Nyk » 13/10/2011 22:40

migluso Escreveu:Infelizmente, parece-me que os funcionários públicos estão hoje a pagar o "preço" da impossibilidade de despedimento e da rigidez laboral que rege a função pública há 35 anos.

Há anos que os mais atentos sabiam que a factura iria chegar.

O problema não são só os funcionários publicos, e os outros que vivem a custa dos funcionários publicos?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por goldentrader » 13/10/2011 22:38

Marco,

Estou com uma dúvida, porque já ouvi diferentes versões em diferentes orgãos de comiunicação social...o corte dos subsidios é para todos os reformados ou só para os pensionistas de CGAposentações (reformados da função pública)???

por migluso » 13/10/2011 22:36

Infelizmente, parece-me que os funcionários públicos estão hoje a pagar o "preço" da impossibilidade de despedimento e da rigidez laboral que rege a função pública há 35 anos.

Há anos que os mais atentos sabiam que a factura iria chegar.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por PC05 » 13/10/2011 22:36

Marco Martins Escreveu:
pc05 Escreveu:Com todas estas medidas a economia vai sufocar ainda antes de 2013! Depois terão que fazer marcha atrás.....

O problema é que antes destas medidas tivemos outras políticas totalmente opostas que foi o gastar mais e promover o consumo... e que se viu que não resultou... e que foi igualmente a política da Madeira.... e que apenas nos conduziram para a Troika...

Se já fizemos um das medidas e não melhorou, então agora vamos optar por esta...

Se estas não resultarem, só vejo outra possibilidade... sair do euro e entrar em default!

Ainda tens esperança nestas medidas? Eu não! Basta olhar à grécia que leva 1 ano de avanço! E no final estaremos falidos e tesos (estado e povo)!!!! :?
Editado pela última vez por PC05 em 13/10/2011 22:37, num total de 1 vez.

Registado: 5/12/2005 21:28

por MarcoAntonio » 13/10/2011 22:33

Mcmad Escreveu:Mas isto MA terá um impato muito muito forte no PIB. :?

O PIB = Gastos+Consumo+Investimento+X-M

Esta política contracionista levará a menos PIB e menos receita. Esse valor na realidade será muito inferior.

Alto, eu estou só a falar do valor da poupança na conta do Estado directamente nos vencimentos e pensões (e quanto é em termos do PIB). Ou seja, quanto a menos o Estado vai pagar às pessoas...

Não quero fazer previsões do impacto económico, não consiguiria e nem vou tentar. Ainda bem que colocas esta questão senão o meu post podia ser mal entendido.
Imagem

Administrador Fórum

por Marco Martins » 13/10/2011 22:32

pc05 Escreveu:Com todas estas medidas a economia vai sufocar ainda antes de 2013! Depois terão que fazer marcha atrás.....

O problema é que antes destas medidas tivemos outras políticas totalmente opostas que foi o gastar mais e promover o consumo... e que se viu que não resultou... e que foi igualmente a política da Madeira.... e que apenas nos conduziram para a Troika...

Se já fizemos um das medidas e não melhorou, então agora vamos optar por esta...

Se estas não resultarem, só vejo outra possibilidade... sair do euro e entrar em default!

por Mcmad » 13/10/2011 22:29

Mas isto MA terá um impato muito muito forte no PIB. :?

O PIB = Gastos+Consumo+Investimento+X-M

Esta política contracionista levará a menos PIB e menos receita. Esse valor na realidade será muito inferior.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por MarcoAntonio » 13/10/2011 22:28

Marco Martins Escreveu:
Não tinha ouvido essa parte do corte de 14% aos funcionários públicos :(

(...)

Agora já compreendo o porque da função pública não ter também o aumento do horário!!!

Está explicado.

Eu realmente tinha achado o comentário estranho demais perante o corte colossal anunciado (por isso comecei logo por perguntar se estavas a brincar).

Marco Martins Escreveu:Como o estado não teria nenhuma ganho directo no aumento de 1 hora dos seus funcionários, dado que não cria um produto para vender

Exacto, o Estado centra-se primariamente nos serviços e a sua necessidade imediata não é ser "competitivo" mas ter uma despesa menor. Já no privado a premência é produzir mais, conseguir exportar mais, etc.

Claro que as coisas não são totalmente assim mas é uma aproximação muito por alto às diferentes prioridades.
Imagem

Administrador Fórum

Re: F. públicos/empresas do Estado

por Fiscalista » 13/10/2011 22:27

futriber1 Escreveu:Sempre achei que grande parte dos funcionários públicos goza de demasiadas regalias... (Ex:Uma professora do JI entra às 9 e sai ás 15.30.)
Não sou FP, nem nenhum familiar direto, mas esta medida é brutal para Eles. É demasiado severa...
Um casal que ganhe 2000€, guarda para essas alturas alguns pagamentos, porque consegue alguma margem no ordenado/orçamento familiar.
O PM diz que não quer despedir ninguém, com estas medidas quer que sejam eles a irem-se embora. Infelizmente o privado não têm capacidade para os recrutar.
Em tempos recentes a função pública/empresas do Estado faziam greves por qualquer coisa, queriam era manifestar-se...
Com este futuro, sou solidário porque acho que estas medidas vão aproximar-nos da Grécia quando o objectivo era afastarmo-nos.

Façam-se muitas greves que o FP do Governo agradecem. Aí sim depois da paulada de 20% nos rendimentos e da paulada de mais aumentos nos bens essenciais (energia, e água) a redução de salários ainda será maior.

Registado: 12/8/2011 15:34

por Marco Martins » 13/10/2011 22:25

MarcoAntonio Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Foram 10% e só foi para quem recebia mais de 1100€ (se não estou em erro).

Marco, eu estou a falar do corte anunciado hoje!

O ministro não faz uma declaração de 20 minutos para falar de um aumento de horário de meia hora para os privados, ele apresentou várias medidas.

Marco Martins Escreveu:Poderia ser algo a optar pelo funcionário e pela entidade. Qual é o ganho de uma loja que está aberta 24h e tem 3 funcionários? O facto dos funcionários lá ficarem mais 30 minutos cada um, não lhe dá nenhum ganho...

O primeiro-ministro não deu a optar a ninguém. Ele disse que ia cortar e pronto.

Eu só estava a perguntar para tentar perceber a tua sensibilidade a um corte de 14% no vencimento uma vez que falaste em não se pedir esforços aos funcionários públicos.

Não tinha ouvido essa parte do corte de 14% aos funcionários públicos :(

Então será ela por ela... os funcionários públicos ficarão com o salário anexado a um horário de 8h00!

Agora já compreendo o porque da função pública não ter também o aumento do horário!!!
Como o estado não teria nenhuma ganho directo no aumento de 1 hora dos seus funcionários, dado que não cria um produto para vender (salvo algumas empresas... mas no geral, na educação, saúde, serviços não teria nenhum ganho directo). Assim fez uma relação com as 8h00 de trabalho e cortou os salários para corresponder às 7h00 que trabalharão na mesma... ou seja 14%!

por MarcoAntonio » 13/10/2011 22:25

Mcmad Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, numa estimativa minha muito rápida e por alto, este corte de vencimentos anunciado a funcionários públicos e pensionistas deve representar algo na ordem de grandeza dos 4 mil milhões de euros a menos para 2012.

Qualquer coisa como uns 2% do PIB.

Que contas fizeste?

Muito por alto 2 mil milhões nas despesas com pessoal no activo e outros 2 mil milhões nas despesas com pensões (incluindo tanto a caixa geral de aposentações como o regime geral).

O erro deve ser de umas centenas de milhão para trás ou para a frente mas será dentro disto em princípio. A ideia não era dar um valor exacto mas ter uma primeira aproximação ao valor de que poderemos estar a falar.

Naturalmente, dentro de dias, vamos ter números mais exactos...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/10/2011 22:25, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por PC05 » 13/10/2011 22:25

Com todas estas medidas a economia vai sufocar ainda antes de 2013! Depois terão que fazer marcha atrás.....

Registado: 5/12/2005 21:28

por Mcmad » 13/10/2011 22:22

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, numa estimativa minha muito rápida e por alto, este corte de vencimentos anunciado a funcionários públicos e pensionistas deve representar algo na ordem de grandeza dos 4 mil milhões de euros a menos para 2012.

Qualquer coisa como uns 2% do PIB.

Que contas fizeste?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Mares » 13/10/2011 22:21

migluso Escreveu:
Mares Escreveu:A taxa do IVA mais baixa deverá estar nos produtos nacionais (incentivar a produção/consumo de produtos nacionais) e naqueles que evitem penalizar os bens essênciais (que mais pesa nas famílias mais carentes).

Os produtos importados, que pesam imenso na balança comercial (produtos de luxo, carros, combustíveis, etc), deverão ser aumentadas as taxas.

E quê? Saímos da UE e estabelecemos taxas aduaneiras?
Mares, simplesmente isso não é possível.

Não Migluso.

Exemplos:

Bebidas:
Vinho.... somos excedentes... IVA 1%.
Vodka/Martini (importamos/multinacionais)...IVA 23%.

Óleos alimentares:
Azeite... somos excedentes....IVA 1%
Óleo de soja... importado... IVA 23%.

Frutas/horti:
Hotifrutícolas....têmos boa produção ... IVA 1%.
Frutas tropicais..... importado....IVA 23%.

Transporte:
Transportes públicos....vantagem ambiental/redução no consumo de combustíveis...... IVA 1%
Carros/lubrificantes.....importado....IVA máximo.

Produtos naturais:
Produtos de cortíça...produto nacional...IVA 1%
Produtos de couro/exóticos...... IVA 23%.

Combustíveis de aquecimento:
Produtos florestais....produto nacional...IVA 1%
Derivados do petróleo (calefação)..... IVA 23%.

ETc, etc, etc...

Tens muitos exemplos onde pode-se fazer uma diferenciação positiva, sem violar nenhuma lei comunitária.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por migluso » 13/10/2011 22:21

Determinadas pessoas, algumas eleitas há dias outras demitidas pelos portugueses há meses, tinham que ser detidas provisoriamente e levantada a respectiva acusação por gestão danosa e mentira voluntária.

Ao menos ajudava a libertar alguma da revolta que nos invade a todos.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por LFA1 » 13/10/2011 22:21

Mas o que é isto?!

Bandalhos!

Registado: 25/5/2009 23:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58 e 88 visitantes