Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tangarizie » 26/2/2015 11:00

jtsilvamoura Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:
tangarizie Escreveu:Caros,

Que comentários vos merece a muito reduzida liquidez da Mota Engil África? Hoje, por exemplo, foram transaccionadas pouco mais de 5 mil acções...
Preocupante?

Obrigado.

Desinteresse completo. Já saí poucos dias depois de entrar na Bolsa de Amsterdão após verificar que descia continuamente dia após dia. Sim, eu diria que é preocupante!

Preocupante em que sentido? Preocupante para a ME PT?

Preocupante para quem entrou longo, numa perspectiva de longo prazo.

Registado: 10/2/2009 15:53

por jtsilvamoura » 26/2/2015 3:22

Blue Epsilon Escreveu:

Que comentários vos merece a muito reduzida liquidez da Mota Engil África? Hoje, por exemplo, foram transaccionadas pouco mais de 5 mil acções...
Preocupante?

Obrigado.

Desinteresse completo. Já saí poucos dias depois de entrar na Bolsa de Amsterdão após verificar que descia continuamente dia após dia. Sim, eu diria que é preocupante!

Preocupante em que sentido? Preocupante para a ME PT?

Registado: 10/12/2014 11:29

por Royal_Flush » 26/2/2015 0:48

Preocupante?

Obrigado.

Gonçalo Moura Martins:
Sobre o comportamento da participada Mota-Engil África na bolsa de Amesterdão, esta fonte destaca que "deve ser totalmente desconsiderado na medida em que o ‘free float' é muito reduzido, não sendo possível obter-se um verdadeiro preço de mercado", além de acrescentar que se tratou de uma operação que, "ao contrário dos tradicionais IPO, (...) foi um ‘technical listing' em que os novos accionistas receberam, como dividendo, as novas acções sem qualquer investimento".

http://economico.sapo.pt/noticias/motaengil-desvaloriza-impacto-da-queda-do-petroleo_209635.html
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill

Registado: 14/5/2014 18:43

por Blue Epsilon » 25/2/2015 19:04

Preocupante?

Obrigado.

Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por tangarizie » 25/2/2015 18:46

Caros,

Preocupante?

Obrigado.

Registado: 10/2/2009 15:53

por 654235 » 24/2/2015 18:29

Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Gil Rumor » 24/2/2015 15:18

:clap: :clap:
Jorge Fr. Escreveu:
Dinamicadomercado Escreveu:
Jorge Fr. Escreveu:Entrei longo hoje para tentar aproveitar um swing,
entrada: 3,232€
STOP loss: 3.03€ (um pouco abaixo do mínimo relativo anterior)
Target: 3,55€ (corresponde á projeção da subida anterior)

risk/profit ratio de aproximadamente 1,6, não dos melhores, mas posso trabalhar com isso.

Risk/Profit pode não ser dos melhores, mas o mais importante a ter em conta nestes casos, é se abriste uma posição Full size ou apenas uma pequena % do capital ( para não deixar de aproveitar o momento, e se não funcionar não irá fazer grande moça).

Nunca ponho os ovos todos no mesmo cesto ;)

Registado: 28/8/2014 13:39

por Jorge Fr. » 24/2/2015 14:43

Dinamicadomercado Escreveu:

risk/profit ratio de aproximadamente 1,6, não dos melhores, mas posso trabalhar com isso.

Risk/Profit pode não ser dos melhores, mas o mais importante a ter em conta nestes casos, é se abriste uma posição Full size ou apenas uma pequena % do capital ( para não deixar de aproveitar o momento, e se não funcionar não irá fazer grande moça).

Nunca ponho os ovos todos no mesmo cesto ;)

Registado: 7/5/2014 13:33

por Gil Rumor » 24/2/2015 14:41

Registado: 28/8/2014 13:39

por Jorge Fr. » 24/2/2015 14:34

Entrei longo hoje para tentar aproveitar um swing,

Aproveito para justificar que decidi pela entrada porque formaram-se máximos relativos superiores aos anteriores no gráfico horário e a vela de hoje no diário, a confirmar-se, pode ser indicativa do inicio de um swing ascendente, confirmando um minimo relativo superior ao anterior.
Editado pela última vez por Jorge Fr. em 24/2/2015 14:42, num total de 1 vez.

Registado: 7/5/2014 13:33

por msimoes1 » 22/2/2015 1:12

Também podemos ter uma reacção ao tocar na linha desenhada pelo Jgut.
Sendo um 3º toque, confirmar-se-ia uma LTA.

Registado: 2/7/2014 21:54

por AntónioManuel » 21/2/2015 21:39

Parece querer ir á MM50 no Diário
Anexos
motadiario.png
Gráfico diário
mota4h.png
Gráfico 4h
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por jgut » 21/2/2015 14:49

Como já tive oportunidade de dizer, o problema está na identificação correta dos fundos e topos que realmente são importantes pontos de viragem.... para mim no longo prazo são os identificados no gráfico acima. Para o médio/curto prazo fica o gráfico diário. É apenas a minha análise.... :wink:
Acrescentar apenas que estou a aguardar um topo, não sei se já será este ultimo máximo, se outro ligeiramente acima... há que esperar os sinais. :-"
Bons negócios.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

por traderh » 21/2/2015 13:20

Mesmo com o drama de angola nao estou tao pessimista. o suporte dos 3 que nao definistes devem aguentar a cotacao

Registado: 10/6/2014 9:24

por jgut » 21/2/2015 11:55

Reparei posteriormente.... se é que me entendem :wink:
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

por jgut » 21/2/2015 11:48

Para já tudo, mais ou menos, dentro do esperado.... a reação dos últimos 3 dias antecipou um pouco as minhas expectativa, no entanto era previsível alguma pressão vendedora, uma vez que nos aproximamos de uma zona de resistência e pelos restantes fatores já descritos anteriormente. Contudo, ainda não está invalidado e é bem possível que atinja o ponto no qual aguardo pacientemente...
Fica o gráfico mensal para se perceber melhor a tendência do movimento, na minha opinião claro está, :). Nele constam 3 projeções, sendo que, a que está a amarelo é aquela que julgo ser a que irá acontecer.
Bons negócios.
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

por bininho » 21/2/2015 2:23

Semana negra para a ME que quase todos os dias esteve em queda livre a liderar as quedas do PSI 18.

Espero que isto tenham sido apenas saudáveis correções e que para a semana a ação volte a atingir os 3.40€ pois tem potencial para isso e muito mais.

Registado: 29/11/2007 2:16

por bininho » 17/2/2015 2:00

A Mota Engil quer queiramos quer não é das melhores empresas do Psi 20 e brevemente irá apresentar os resultados do 4º trimestre do ano passado que os analistas esperam serem muito positivos, talvez por essa razão a cotação tem estado muito forte nas últimas sessões.

Relativamente á teórica "depois de um topo segue-se um fundo...", também concluí mas apenas em alguns minutos, que "depois de uma montanha encontra-se sempre um vale...

Abraço

Registado: 29/11/2007 2:16

por jgut » 16/2/2015 22:00

Ulisses Pereira Escreveu:
Deixo o gráfico diário para quem quiser criticar ou dar sugestões relativamente à LTD... (lembrar apenas que para ser válida não é necessário ter já os 3 toques

Discordo completamente. Para ser válida tem que ter os 3 toques. Um dos problemas de muitos investidores é arranjarem inúmeras linhas (porque com 2 toques é bem mais fácil). negociarem em função dessas pseudo-linhas e, quando a cotação não confirma a linha passarem para outra.

Abraço,
Ulisses

Neste momento já tem o 2º toque e "reteste" (3º toque), dando-lhe validade, ou seja, foi uma zona de preço que, após ser rejeitada pelo segundo toque, o preço tentou superá-la novamente e não conseguiu :wink:
Neste momento aguardo uma aproximação do preço novamente a essa zona que coincidirá com a resistência (forte...).
Bons negócios.

O problema, na maior parte das vezes, é a correta identificação dos topos e fundos importantes, aqueles que realmente servirão de pontos de reversão.
Ps: a descoberta das LTD ou LTA apenas com 2 toques e confirmação do 3 é que dão bons lucros na maioria das vezes.... porque quando vai dar o 4 toque já não é novidade :wink: Depois de confirmada com o 3 toque porquê mudar???
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

E assim é?

por ricardmag » 16/2/2015 21:45

ME-022015.PNG
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Ulisses Pereira » 16/2/2015 20:10

Deixo o gráfico diário para quem quiser criticar ou dar sugestões relativamente à LTD... (lembrar apenas que para ser válida não é necessário ter já os 3 toques

Discordo completamente. Para ser válida tem que ter os 3 toques. Um dos problemas de muitos investidores é arranjarem inúmeras linhas (porque com 2 toques é bem mais fácil). negociarem em função dessas pseudo-linhas e, quando a cotação não confirma a linha passarem para outra.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jgut » 16/2/2015 19:58

Boa tarde a todos,
Deixo o gráfico diário para quem quiser criticar ou dar sugestões relativamente à LTD... (lembrar apenas que para ser válida não é necessário ter já os 3 toques :idea: )
Relativamente ao movimento da mota relembrar os aspetos seguinte e muito importantes:
- No médio/longo prazo está em tendência descendente;
- O movimento de subida dos últimos dias não é mais do que o movimento de retração no semanal, depois de um movimento de queda continuo e algo prolongado;
- Neste momento estará para formar um topo, onde? não sei exatamente, mas tenho as probabilidades já estudadas; :wink:
- Posto isto, lembrar que depois de um topo segue-se um fundo..... essa é a única certeza absoluta a que cheguei depois de alguns milhares de horas de estudo sobre mercados. :lol:

Bons negócios

Ps: no gráfico que tinha deixado anteriormente a 1h, o movimento esperado não se realizou porque a 1ª condição também não se confirmou (quebra do suporte).
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

por Ulisses Pereira » 16/2/2015 18:57

Exacto. Não são propriamente consistentes. Parece que andamos a querer encontrar uma LT para podermos tirar conclusões ;)

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por traderh » 16/2/2015 18:31

Ulisses Pereira Escreveu:traderh, não creio que aquela LT seja consistente. Apenas tem dois pontos de toque. (Poderá ter mais mas tem apenas duas zonas).

Penso que o mais relevante foi mesmo a quebra daquela primeira resistência horizontal que bem assinalaste no gráfico. Quanto a resistências, eu colocaria a primeira na zona dos 3,7 e a segunda, mais relevante, junto aos 4,4.

Abraço,
Ulisses

E se for assim a LT desta forma deixa de ter validade porque trespassa aquele topo?
Anexos
Mota.jpg
Mota.jpg (89.29 KiB) Visualizado 8397 vezes

Registado: 10/6/2014 9:24

por Ulisses Pereira » 16/2/2015 18:13

traderh, não creio que aquela LT seja consistente. Apenas tem dois pontos de toque. (Poderá ter mais mas tem apenas duas zonas).

Penso que o mais relevante foi mesmo a quebra daquela primeira resistência horizontal que bem assinalaste no gráfico. Quanto a resistências, eu colocaria a primeira na zona dos 3,7 e a segunda, mais relevante, junto aos 4,4.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Gold Stock, Nuno V, PAULOJOAO, Phil2014, VALHALLA e 204 visitantes