Finanças & Fundos de Investimento
Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)
O LU0171288334 não está disponível no Best.
hs219 Escreveu:Antes de mais boa tarde a todos os foristas.
Tenho seguido há algum tempo este tópico, só agora é que criei conta![]()
Só agora é que vou ter condições para poder começar a criar uma poupança dentro deste segmento dos fundos (a última que criei foi há 3 anos e em DP's e rendeu-me muito pouco... mais ou menos 0,5% em 3 meses.)
E aproveitava para pedir a vossa opinião relativamente a esta pequena carteira, se me dão o "aval" para ela![]()
Tempo de Duração: Por agora seria só mesmo até ao final do ano (4 meses). Depois no próximo ano vai depender de algumas coisas na minha vida pessoal e profissional se é para acabar com isto no final desse tempo ou se é para continuar.
Motivo: Em vez de deixar estar o dinheiro quieto na conta á ordem, sempre se pode ganhar uns pózinhos nestes meses com os fundos.
Risco: Baixo
Valores: Vou começar com 800€ e depois ir reforçando com 300€ nos restantes meses.
Banco: Banco Best
Para o tempo de duração desta carteira e o nível de risco, e também para não meter tudo num só fundo (isso agora já depende da vossa opinião se devo fazer isso ou nãocheguei a estes 2 fundos e seguintes divisões:
62,5% ES Liquidez
37,5% ES Tesouraria Ativa
A divisão aqui de início não poderá ser de 50-50 até por causa dos valores de início (min constituição no Liquidez é de 500€).
Já agora uma questão: Verifiquei na página da ESAF sobre os fundos e constam lá comissões de gestão. Por ser cliente do Best pago essas comissões ou não tenho que pagar comissões?
Obrigado a todos e bons investimentos![]()
Se me pudessem dar uma opinião ficava mesmo agradecido

- Registado: 27/8/2014 14:19
Krupper Escreveu:
Deve ser o LU0171288334
Obrigado. Só o consigo ver no morningstar.be ??
Jonhy_Rico Escreveu:VG,
Acho que fiz asneira. Ao tentar replicar a tua carteira do Dropbox acabei por comprar o BlackRock Global Funds - Global SmallCap E2 (LU0147403843). Após ter feito isto reparei que o fundo está em USD. Na tua simulação no Dropbox tens o BR Global SmallCap. Qual é o ISIN desse?
O link para esse fundo na tua pasta Dropbox nao está a funcionar.
Deve ser o LU0171288334
- Registado: 30/9/2010 13:54
VG,
Acho que fiz asneira. Ao tentar replicar a tua carteira do Dropbox acabei por comprar o BlackRock Global Funds - Global SmallCap E2 (LU0147403843). Após ter feito isto reparei que o fundo está em USD. Na tua simulação no Dropbox tens o BR Global SmallCap. Qual é o ISIN desse?
VirtuaGod Escreveu:avataris Escreveu:Desculpa, mas como viste que o Eurizon não tem hedge, por exemplo no mornigstar? Apenas para efeitos de aprendizagem.![]()
Vem do tempo que ainda era novato nos fundos (e ainda sou, só um bocadinho menos![]()
![]()
). Quem me ilucidou sobre esse facto até foi o D@vid. Mas depois de discutir com outras pessoas acabei foi por saber como ver se tem Hedge. Normalmente fundos de casas gestoras americanas são em USD, e depois a share Class do fundo com hedge câmbial tem um H no nome.
Podes ver isso fácilmente (dentro dos fundos da 1ª página no Eurizon e no templeton Total Return)
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R LU0155230690 , Sem Hedge Câmbial
Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE RH LU0155230773, Com Hedge Câmbial
Templeton Glbl Total Return N Acc € LU0260870745, Sem Hedge Câmbial
Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 LU0294221253, com hedge câmbialavataris Escreveu:O meu problema com o ING é ele não ter historico de 2008. Mas não deixa de ser interessante que ele reagiu melhor a 2011 que o Fidelity! No entanto é o unico dos 3 no vermelho este ano.
Sobre o histórica em 2008 tb tenho essa opinião. Em relação ao curto prazo (YTD) não sou o maior fâ que isso importe muito.
Dados a 3 anos dos 3 fundos (usei o Eurizon com hedge para ser uma comparação justa)
Fidelity
Ano 7.73
1 ano 16.07
3 anos anualiz. 19.39
5 anos anualiz. 15.42
Eurizon
YTD 4,32
1-Anno 11.68
3-Anni Ann.ti 13,45
5-Anni Ann.ti 11,13
ING
Ano 2.30
1 ano 11.68
3 anos anualiz. 20.24
5 anos anualiz. 16.98
O ING está positivo em 2014, e mesmo com a performance pior desde o início do ano tem melhor performance a 1 ano que o Eurizon. A 3 e 5 anos é o melhor, batendo o Eurizon aos pontos.
Lembrei-me agora de um que podes gostar tb,embora seja "diferente". É uma opção dentro do estilo e ao mesmo tempo diversificadora. Vê se gostas GB00B0WGW982
P.S. Este fundos que estamos a falar são fundos que sigo há pelo menos 2 anos. Não são "descobertas" recentes pk tiveram uns bons ultimos 24 meses. São fundos com uma constante boa performance, simplesmente não há espaço para tudo na 1ª página, acho que já está suficientemente confusa!!![]()
Abr
Obrigado pela explicação! De facto entre o fidelity e o ING o meu factor de escolha é apenas por um ter maior historico do que o outro. Porque exceptuando isso, os dois fundos parecem muito bons, com ligeiro ganho do ING.
Já agora, deixo aqui o prospecto do Invesco Balanced-Risk. Interessante para perceber a logica do fundo. Não sou muito adepto de fundos misto, mas este parece ter uma logica muito interessante e diferente do habitual. Provavelmente vai para a carteira.
http://www.invesco.com/pdf/IBRA-BRO-1.p ... 67bf0aRCRD
E sim, também gostei do fundo que sugeres, o qual tenho de ver com mais calma. GB00B0WGW982
- Registado: 1/7/2014 14:53
Antes de mais boa tarde a todos os foristas.
Tenho seguido há algum tempo este tópico, só agora é que criei conta
Só agora é que vou ter condições para poder começar a criar uma poupança dentro deste segmento dos fundos (a última que criei foi há 3 anos e em DP's e rendeu-me muito pouco... mais ou menos 0,5% em 3 meses.)
E aproveitava para pedir a vossa opinião relativamente a esta pequena carteira, se me dão o "aval" para ela
Tempo de Duração: Por agora seria só mesmo até ao final do ano (4 meses). Depois no próximo ano vai depender de algumas coisas na minha vida pessoal e profissional se é para acabar com isto no final desse tempo ou se é para continuar.
Motivo: Em vez de deixar estar o dinheiro quieto na conta á ordem, sempre se pode ganhar uns pózinhos nestes meses com os fundos.
Valores: Vou começar com 800€ e depois ir reforçando com 300€ nos restantes meses.
Para o tempo de duração desta carteira e o nível de risco, e também para não meter tudo num só fundo (isso agora já depende da vossa opinião se devo fazer isso ou não
cheguei a estes 2 fundos e seguintes divisões:
62,5% ES Liquidez
A divisão aqui de início não poderá ser de 50-50 até por causa dos valores de início (min constituição no Liquidez é de 500€).
Já agora uma questão: Verifiquei na página da ESAF sobre os fundos e constam lá comissões de gestão. Por ser cliente do Best pago essas comissões ou não tenho que pagar comissões?
Obrigado a todos e bons investimentos

Tenho seguido há algum tempo este tópico, só agora é que criei conta

E aproveitava para pedir a vossa opinião relativamente a esta pequena carteira, se me dão o "aval" para ela

Para o tempo de duração desta carteira e o nível de risco, e também para não meter tudo num só fundo (isso agora já depende da vossa opinião se devo fazer isso ou não

62,5% ES Liquidez
Obrigado a todos e bons investimentos

- Registado: 27/8/2014 14:19
avataris Escreveu:Desculpa, mas como viste que o Eurizon não tem hedge, por exemplo no mornigstar? Apenas para efeitos de aprendizagem.![]()
Vem do tempo que ainda era novato nos fundos (e ainda sou, só um bocadinho menos

Podes ver isso fácilmente (dentro dos fundos da 1ª página no Eurizon e no templeton Total Return)
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R LU0155230690 , Sem Hedge Câmbial
Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE RH LU0155230773, Com Hedge Câmbial
Templeton Glbl Total Return N Acc € LU0260870745, Sem Hedge Câmbial
Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 LU0294221253, com hedge câmbial
avataris Escreveu:O meu problema com o ING é ele não ter historico de 2008. Mas não deixa de ser interessante que ele reagiu melhor a 2011 que o Fidelity! No entanto é o unico dos 3 no vermelho este ano.
Sobre o histórica em 2008 tb tenho essa opinião. Em relação ao curto prazo (YTD) não sou o maior fâ que isso importe muito.
Dados a 3 anos dos 3 fundos (usei o Eurizon com hedge para ser uma comparação justa)
Fidelity
Ano 7.73
1 ano 16.07
3 anos anualiz. 19.39
5 anos anualiz. 15.42
Eurizon
YTD 4,32
1-Anno 11.68
3-Anni Ann.ti 13,45
5-Anni Ann.ti 11,13
ING
Ano 2.30
1 ano 11.68
3 anos anualiz. 20.24
5 anos anualiz. 16.98
O ING está positivo em 2014, e mesmo com a performance pior desde o início do ano tem melhor performance a 1 ano que o Eurizon. A 3 e 5 anos é o melhor, batendo o Eurizon aos pontos.
Lembrei-me agora de um que podes gostar tb,embora seja "diferente". É uma opção dentro do estilo e ao mesmo tempo diversificadora. Vê se gostas GB00B0WGW982
P.S. Este fundos que estamos a falar são fundos que sigo há pelo menos 2 anos. Não são "descobertas" recentes pk tiveram uns bons ultimos 24 meses. São fundos com uma constante boa performance, simplesmente não há espaço para tudo na 1ª página, acho que já está suficientemente confusa!!

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Housekaos Escreveu:Boa tarde,
Sou detentor de Obrigações BES XS0760009729, das quais neste momento não sei o valor da sua cotação, gostaria de vender, mas não sei onde verificar o seu valor, alguém me pode ajudar, ou dizer-me o seu valor actual!!???
Obrigado
Vai ao tópico de Obrigações II: viewtopic.php?f=3&t=77300&start=5350
Este post deve ser particularmente útil: viewtopic.php?f=3&t=77300&start=5225#p1138657
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Housekaos Escreveu:Boa tarde,
Sou detentor de Obrigações BES XS0760009729, das quais neste momento não sei o valor da sua cotação, gostaria de vender, mas não sei onde verificar o seu valor, alguém me pode ajudar, ou dizer-me o seu valor actual!!???
Obrigado
Cuidado que o que digo é apenas o que julgo ser a realidade. Pode estar errado e agradeço que me corrijam caso assim o esteja

No fundo neste momento o BES que emitiu essa dívida é uma empresa que faliu.
A resposta à tua principal dúvida é a que não queres ouvir.
Neste momento as obrigações do BES valem (praticamente) zero daí nem estarem a ser transaccionadas, pelo menos até estar bem definido o que se irá passar com o "bad" BES (bBES).
Quando a poeira assentar, irão tentar vender tudo o que é do bBES ao melhor preço e haverá no fim um rateio dos tostões.
Há 1 milhão de bilhetes de dívida de 1€ mas só haverá 1k€ no fim então cada bilhete irá receber 0.1 cêntimo. Como o saldo é francamente negativo as contar neste micro exemplo até poderão estar a ser lisonjeiras. Daí o dizer-se que não valem zero mas praticamente zero.
Eu não sou o melhor para te esclarecer pois há muita coisa que me passa ao lado mas haverá por aí tópicos sobre isso pois este assunto é off-topic.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
- Registado: 29/11/2007 2:37
VG, espero ansiosamente pelo teu post de sugestão de carteira e respetiva discussão. Embora já tenha re-ajustado a minha de certeza que vou aprender muito com o que partilhares.
VirtuaGod Escreveu:avataris Escreveu:Em relacao aos fundo do top, o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR, é basicamente uma versão INC, que distribui dividendos, certo?
É pena não haver uma versão ACC desse fundo. Pelo que vi o Eurizon é o que mais se aproxima dentro da categoria que seja ACC.
Sim, o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR é INC. Mas como distribui apenas 0,1% ao ano para mim é como se fosse ACC. Distribui apenas uns pózinhos LOL
O Eurizon é em dólares, atenção. Ou melhor, não tem Hedge Câmbial da versão original em USD.
Dá uma olhadela a LU0332193001 que é um bom fundo Consumer Staples com Hedge e ACC que me parece ser o que pretendes!!
Abr
Desculpa, mas como viste que o Eurizon não tem hedge, por exemplo no mornigstar? Apenas para efeitos de aprendizagem.

O meu problema com o ING é ele não ter historico de 2008. Mas não deixa de ser interessante que ele reagiu melhor a 2011 que o Fidelity! No entanto é o unico dos 3 no vermelho este ano.
Boa tarde,
Obrigado
Obrigado
- Registado: 26/8/2014 15:36
avataris Escreveu:Em relacao aos fundo do top, o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR, é basicamente uma versão INC, que distribui dividendos, certo?
É pena não haver uma versão ACC desse fundo. Pelo que vi o Eurizon é o que mais se aproxima dentro da categoria que seja ACC.
Sim, o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR é INC. Mas como distribui apenas 0,1% ao ano para mim é como se fosse ACC. Distribui apenas uns pózinhos LOL
O Eurizon é em dólares, atenção. Ou melhor, não tem Hedge Câmbial da versão original em USD.
Dá uma olhadela a LU0332193001 que é um bom fundo Consumer Staples com Hedge e ACC que me parece ser o que pretendes!!
Abr
Em relacao aos fundo do top, o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR, é basicamente uma versão INC, que distribui dividendos, certo?
Nos dias que correm e com tudo a subir apenas há uma coisa que verdadeiramente me preocupa, ainda por cima pk dou bastante credibilidade ao Bullard que costuma ser bastante poderado. Tb concordo com a parte sobre a razão principal para a queda da yields das treasuries em 2014. Pena ele não votar este ano.
James Bullard says Fed will need to alter guidance - Financial Times
The US Federal Reserve will soon need to modify its policy statement as the economy improves and asset purchases end, said St Louis Fed president James Bullard.
Mr Bullard said in an interview with the Financial Times that the Fed would have to alter both its declaration of “significant” underutilisation of labour resources and its pledge not to change rates for a “considerable time” after it stops buying assets.
His comments highlight the probable focus of Fed debate this autumn: how to reshape guidance on interest rates once its “QE3” round of asset purchases comes to an end in October.
“The committee has two things that I think are going to need to be modified,” he said on the sidelines of the central bank’s Jackson Hole conference.
“One would be the word ‘significant’ for labour market underutilisation, and I think we can’t stick with that phrase for too long, as unemployment continues to decline and jobs growth continues to be quite robust.”
Mr Bullard is more hawkish than much of the rate-setting Federal Open Market Committee. He expects a modest acceleration of growth and inflation to justify a rise in interest rates by early next year. Comments by other regional Fed presidents point towards summer 2015.
“For lift-off, I’m pencilling in the end of the first quarter, but of course that’s based on my own forecast coming true.” He argued it was unwise for the Fed to wait until it had fully reached its goals on inflation and unemployment before taking any step to normalise policy.
Mr Bullard said that, to his mind, the purpose of the “considerable time” language was to make clear that interest rate rises would not immediately follow the end of asset purchases. He said he would prefer guidance that linked rate rises more clearly to the state of the economy.
“I do think we need to work on that, and get something more state-contingent, but still convey the sense of the committee about what we think is going to be a good policy going forward,” he said.
"To have markets trading more dovishly than what the committee is intending I think suggests there’ll be a day of reckoning at some point in the future – either for us or for them"
- James Bullard
The median official on the FOMC expects an interest rate of 1 per cent to 1.25 per cent by the end of 2015, and Mr Bullard said he was “worried” to see markets expecting a slower path for rate rises.
“I do think that’s a mistake on the part of the market,” he said. “I think the committee means what it says. To have markets trading more dovishly than what the committee is intending I think suggests there will be a day of reckoning at some point in the future – either for us or for them.”
The St Louis Fed president – a non-voting member of the FOMC this year – said he thought the reason for declining Treasury yields this year, despite the tapering of Fed asset purchases, was the struggles of the eurozone.
“The story there, I think, is the spectre of [European Central Bank] quantitative easing has gotten larger and larger, and with inflation in Europe at only four-tenths of 1 per cent it’s looking increasingly likely.”
Mr Bullard said he thought the ECB should indeed launch such asset purchases. “I’m worried about their inflation expectations dropping. I think that’s one of the most serious things for a central bank.”
James Bullard says Fed will need to alter guidance - Financial Times
The US Federal Reserve will soon need to modify its policy statement as the economy improves and asset purchases end, said St Louis Fed president James Bullard.
Mr Bullard said in an interview with the Financial Times that the Fed would have to alter both its declaration of “significant” underutilisation of labour resources and its pledge not to change rates for a “considerable time” after it stops buying assets.
His comments highlight the probable focus of Fed debate this autumn: how to reshape guidance on interest rates once its “QE3” round of asset purchases comes to an end in October.
“The committee has two things that I think are going to need to be modified,” he said on the sidelines of the central bank’s Jackson Hole conference.
“One would be the word ‘significant’ for labour market underutilisation, and I think we can’t stick with that phrase for too long, as unemployment continues to decline and jobs growth continues to be quite robust.”
Mr Bullard is more hawkish than much of the rate-setting Federal Open Market Committee. He expects a modest acceleration of growth and inflation to justify a rise in interest rates by early next year. Comments by other regional Fed presidents point towards summer 2015.
“For lift-off, I’m pencilling in the end of the first quarter, but of course that’s based on my own forecast coming true.” He argued it was unwise for the Fed to wait until it had fully reached its goals on inflation and unemployment before taking any step to normalise policy.
Mr Bullard said that, to his mind, the purpose of the “considerable time” language was to make clear that interest rate rises would not immediately follow the end of asset purchases. He said he would prefer guidance that linked rate rises more clearly to the state of the economy.
“I do think we need to work on that, and get something more state-contingent, but still convey the sense of the committee about what we think is going to be a good policy going forward,” he said.
"To have markets trading more dovishly than what the committee is intending I think suggests there’ll be a day of reckoning at some point in the future – either for us or for them"
- James Bullard
The median official on the FOMC expects an interest rate of 1 per cent to 1.25 per cent by the end of 2015, and Mr Bullard said he was “worried” to see markets expecting a slower path for rate rises.
“I do think that’s a mistake on the part of the market,” he said. “I think the committee means what it says. To have markets trading more dovishly than what the committee is intending I think suggests there will be a day of reckoning at some point in the future – either for us or for them.”
The St Louis Fed president – a non-voting member of the FOMC this year – said he thought the reason for declining Treasury yields this year, despite the tapering of Fed asset purchases, was the struggles of the eurozone.
“The story there, I think, is the spectre of [European Central Bank] quantitative easing has gotten larger and larger, and with inflation in Europe at only four-tenths of 1 per cent it’s looking increasingly likely.”
Mr Bullard said he thought the ECB should indeed launch such asset purchases. “I’m worried about their inflation expectations dropping. I think that’s one of the most serious things for a central bank.”
Rick Lusitano (New) Escreveu:avataris Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:
O Square só tens oficialmente no Crédito Agrícola.
Nesse banco ja tenho conta

O invest nao tem praticamente grande oferta, pelo que tenho de abrir no best ou ver se o big tem.
avataris Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:O VG está correcto. Um dos problemas é precisamente o que te aparece, e passo explicar. No gráfico circular das "Regions", só aperece os países e não as zonas. Como o Trustnet Offshore e o Trustnet UK usam a informação disponibilizada pelas gestoras, eles não conseguem fazer a separação de "European Fixed Interest" em países e logo, esta região e os paises envolvidos, não vão aparecer no gráfico das "Regions". O mesmo se passa, por exemplo, com "Global Fixed Interest" e "Global Corporate Fixed Interest". Só vai aparecer neste gráfico, os países que estão identificados pelas próprias gestoras, nas carteiras dos seus fundos.
O Templeton GTR, tem obrigações globais, que incluem países emergentes e se reparares, não aparece nem 1 país emergente nos gráficos, China, Russia, Brasil, etc.
Para verificares, o peso dos EUA na total da tua carteira, até é fácil:
US Equities = 13.1%
US Government Fixed Interest = 7.6%
US Fixed Interest = 2.3%
TOTAL = 23.0%
A este valor, ainda poderá existir alguma exposição aos EUA:
Global Fixed Interest = 5.8%
Global Corporate Fixed Interest = 4.4%
TOTAL = 10.2%
Mas mesmo que nestas 2 regiões existisse apenas EUA (o que não é correcto), tudo somado, daria 23.0% + 10.2% = 43.2%, e não os 75% que aparece no 3º gráfico circular.
Está percebido, obrigado a ambos pela explicação.
Decidi fazer duas alteraçoes na carteira, apenas nos fundos nao nas categorias.
Aqui fica a reflexao:
Troquei o Eurizon Consumer Staples pelo FF Global Consumer Industries A EUR, os custos de gestao sao inferiores, e o fundo tem melhor sharpe, além de bater o indice.
Troquei ainda o PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg pelo Schroder ISF US Dollar Bond B Hedged Acc EUR, mais uma vez os custos de gestao sao inferiores e tem melhor sharpe.
No geral, a carteira ficou tambem menos correlacionada, apesar de ambos os fundos de obrigaçoes andarem sensivelmente seguindo as mesmas oscilaçoes (0.69), nao me parece grave, pois só nao uso um fundo de obrigaçoes global para ajustes em bear market. Tudo o que vi de obrigaçoes globais perdeu bem em 2008.
Outra coisa com que me preocupei foi que os fundos batessem o respectivo indice, sendo o alfa da carteira entre 4,76 (3a) e 4,90 (5a). O desviao padrao esta abaixo de 4% e o sharpe a sensivelmente 2%.
O unico senao foi que aumentei a sobreposiçao de activos para cerca de 3.7%.
Basicamente, fico contente se isto me render 5 brutos. Nao peço mais, até porque o objectivo é esse.
Obrigado rick, virtuagod e chico pelas ajudas. E vou manter-me activo por estas bandas, porque gosto do assunto.![]()
BNY Mellon Euroland Bond A EUR Acc 35%
Templeton Glbl Total Return N Acc € 10%
Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg 20%
Square CA Património Crescente FIIA 10%
Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR 25%
Agora é abrir conta.
A conta ou as contas?

O Square só tens oficialmente no Crédito Agrícola.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Rick Lusitano (New) Escreveu:O VG está correcto. Um dos problemas é precisamente o que te aparece, e passo explicar. No gráfico circular das "Regions", só aperece os países e não as zonas. Como o Trustnet Offshore e o Trustnet UK usam a informação disponibilizada pelas gestoras, eles não conseguem fazer a separação de "European Fixed Interest" em países e logo, esta região e os paises envolvidos, não vão aparecer no gráfico das "Regions". O mesmo se passa, por exemplo, com "Global Fixed Interest" e "Global Corporate Fixed Interest". Só vai aparecer neste gráfico, os países que estão identificados pelas próprias gestoras, nas carteiras dos seus fundos.
O Templeton GTR, tem obrigações globais, que incluem países emergentes e se reparares, não aparece nem 1 país emergente nos gráficos, China, Russia, Brasil, etc.
US Equities = 13.1%
US Fixed Interest = 2.3%
TOTAL = 23.0%
TOTAL = 10.2%
Mas mesmo que nestas 2 regiões existisse apenas EUA (o que não é correcto), tudo somado, daria 23.0% + 10.2% = 43.2%, e não os 75% que aparece no 3º gráfico circular.
Está percebido, obrigado a ambos pela explicação.
Decidi fazer duas alteraçoes na carteira, apenas nos fundos nao nas categorias.
Aqui fica a reflexao:
Troquei o Eurizon Consumer Staples pelo FF Global Consumer Industries A EUR, os custos de gestao sao inferiores, e o fundo tem melhor sharpe, além de bater o indice.
Troquei ainda o PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg pelo Schroder ISF US Dollar Bond B Hedged Acc EUR, mais uma vez os custos de gestao sao inferiores e tem melhor sharpe.
No geral, a carteira ficou tambem menos correlacionada, apesar de ambos os fundos de obrigaçoes andarem sensivelmente seguindo as mesmas oscilaçoes (0.69), nao me parece grave, pois só nao uso um fundo de obrigaçoes global para ajustes em bear market. Tudo o que vi de obrigaçoes globais perdeu bem em 2008.
Outra coisa com que me preocupei foi que os fundos batessem o respectivo indice, sendo o alfa da carteira entre 4,76 (3a) e 4,90 (5a). O desviao padrao esta abaixo de 4% e o sharpe a sensivelmente 2%.
O unico senao foi que aumentei a sobreposiçao de activos para cerca de 3.7%.
Basicamente, fico contente se isto me render 5 brutos. Nao peço mais, até porque o objectivo é esse.
Obrigado rick, virtuagod e chico pelas ajudas. E vou manter-me activo por estas bandas, porque gosto do assunto.

BNY Mellon Euroland Bond A EUR Acc 35%
Templeton Glbl Total Return N Acc € 10%
Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg 20%
Square CA Património Crescente FIIA 10%
Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR 25%
Agora é abrir conta.
Jonhy_Rico Escreveu:Acabei por refazer a minha carteira na totalidade de acordo com o Backtest Fundos (Aberto) do VG, mas só depois me apercebi que tinha ali uma página Excel extra (Sheet2) com os 10 fundos da tua carteira ideal. Quais as principais diferenças entre as duas carteiras?
Na carteira do Backtest Fundos (Aberto) temos o Pimco Global Real Return que não me parece ter grande performance. Estou errado?
Essa página não devia lá estar. Obrigado pelo aviso. Eram ponderadores para uma possivel carteira em USD.
Sobre o Real Return já discuti nas últimas páginas com o RICK a minha relação amor/ódio com as TIPS. Mas não só estão como segurança em relação a inflação, como o Real Return (excluindo momentos extremo como 2008) parece ser o melhor hedge contra o mercado accionista sendo extremamente dependente do movimento das treasuries. Foi o fundo que mais subiu (dos da carteira) no Verão de 2011 (aquando do mini crash accionista) e embora tenha caído o ano passado (de novo forte correlação negativa com o S&P) este ano está com boa recuperação, com uma performance de 7.5% YTD devido à subida das tresuries desde o início do ano.
Deverá ser um fundo que sofrerá com a subida das taxas de juro, mas numa carteira diversificada raramente tens os fundos todos a subir simultaneamente. Se tiveres pode significar má diversificação.
Acabei por refazer a minha carteira na totalidade de acordo com o Backtest Fundos (Aberto) do VG, mas só depois me apercebi que tinha ali uma página Excel extra (Sheet2) com os 10 fundos da tua carteira ideal. Quais as principais diferenças entre as duas carteiras?
Na carteira do Backtest Fundos (Aberto) temos o Pimco Global Real Return que não me parece ter grande performance. Estou errado?
Muito obrigado Rick pelo teu post.
O Srº Rato fartou-se de engasgar com as várias perguntas, mas resumidamente é mesmo como disse o JGF.... os Bancos não querem mesmo concorrência. Não podemos subscrever as OT inicialmente, mas depois adquirir em emrcado secundário aí já não há problema.
As CPTM também não são assim tão más... é uma questão de ponderar!
Abraço
O Srº Rato fartou-se de engasgar com as várias perguntas, mas resumidamente é mesmo como disse o JGF.... os Bancos não querem mesmo concorrência. Não podemos subscrever as OT inicialmente, mas depois adquirir em emrcado secundário aí já não há problema.
As CPTM também não são assim tão más... é uma questão de ponderar!
Abraço
@F@S@ntos Escreveu:Olá a todos e perdoem-me as perguntas que vos vou colocar, dada a minha ignorância neste assunto.
Sou cliente BPI, usando a modesta ferramenta de trade do BPINET e tenho a seguinte dúvida relacionada com as OT.
No site tenho a cotação das várias emissões de OT, as quais posso adquirir no mercado, contudo como farei para adquir OT's quando for a emissão inicial das mesmas, ou esta emissão apenas está destinada a investidores institucionais.
Cumprimentos e bons négocios.
Filipe
As OT estão vedadas aos investidores de retalho no mercado primário em Portugal, ao contrário de outros países, contudo podes comprar as OT no mercado secundário. A forma de o Estado Português "calar" a cada vez maior procura e pressão dos investidores particulares nacionais, foi criar os CTPM.
José Gomes Ferreira, em entrevista a João de Almada Moreira Rato, antigo presidente do IGCP, e actualmente CFO no Novo Banco (antigo BES), no programa da SIC Notícias, "Negócios da Semana" em 01/Maio/2013.
Penso que consegues obter a resposta oficial nessa entrevista.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Olá a todos e perdoem-me as perguntas que vos vou colocar, dada a minha ignorância neste assunto.
Sou cliente BPI, usando a modesta ferramenta de trade do BPINET e tenho a seguinte dúvida relacionada com as OT.
No site tenho a cotação das várias emissões de OT, as quais posso adquirir no mercado, contudo como farei para adquir OT's quando for a emissão inicial das mesmas, ou esta emissão apenas está destinada a investidores institucionais.
Filipe
Filipe
avataris Escreveu:Através do trustnetoffshore, identifiquei que vou ficar com uma exposiçao brutal aos EUA![]()
Isto nao é bom, certo? Engraçado que no x-ray do banco best, esta situaçao é impossivel de identificar.
http://i.imgur.com/TaGUcRF.jpg
Recomendo vivamente o usdo do trustnetoffshore, o site é fantástico.
Alguem comentário ao relatorio?
Esta ferramenta, já é uma velha conhecida, inclusivamente, coloquei-a num post, dedicado a sites úteis para analise e gestão de carteiras de fundos, no meu tópico. E também chegamos á conclusão que esta ferramenta e outras, não são completas, mas podem se complementar.
avataris Escreveu:VirtuaGod Escreveu:avataris Escreveu:Alguem comentário ao relatorio?
Que está obviamente errado. Não podes ter 45% da carteira em Fixed Income Europeu ao mesmo tempo que tens 70% exposto ao USA (numa carteira não alavancada).![]()
Esta relacionado com PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg, pois se o retirar a soma ja vai dar 100% nas regiões.
Dito de outra forma, este fundo esta curto/longo, daí exceder os 100%
long short
Obrigações 169.70 10.52
Liquidez 143.10 220.86
O VG está correcto. Um dos problemas é precisamente o que te aparece, e passo explicar. No gráfico circular das "Regions", só aperece os países e não as zonas. Como o Trustnet Offshore e o Trustnet UK usam a informação disponibilizada pelas gestoras, eles não conseguem fazer a separação de "European Fixed Interest" em países e logo, esta região e os paises envolvidos, não vão aparecer no gráfico das "Regions". O mesmo se passa, por exemplo, com "Global Fixed Interest" e "Global Corporate Fixed Interest". Só vai aparecer neste gráfico, os países que estão identificados pelas próprias gestoras, nas carteiras dos seus fundos.
US Equities = 13.1%
US Fixed Interest = 2.3%
TOTAL = 23.0%
TOTAL = 10.2%