Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Crómio » 29/1/2008 13:29

Caros,

O que são os "nylows"?

Não consigo encontrar essa definição...

Obrigado
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por tiagopt2 » 28/1/2008 18:55

Scorpio Escreveu:
tiagopt Escreveu:Mais uma questão, ainda em relação aos indices e mercados. Por exemplo, o NYSE é um mercado. Tem várias acções, como a AMD, Pfizer, RIO etc etc. Várias acções com bastante interesse. pelo que entendi, elas podem pertencer também a um índice, certo? Como posso eu descobrir a que índice pertencem?

Abraço e BN

Boas, tiagopt

Por exemplo, podes ter acesso a essa informação pesquisando as empresas no www.finance.yahoo.com.

Por exemplo de colocares na caixa de busca da home page o ticker da Advanced Micro Devices (AMD) vais dar a uma página como esta e se clicares no 'Profile' (no menu à esquerda), tens acesso a várias informações acerca de cada empresa, entre as quais os indíces a que pertencem.

Por outro lado, também podes ver a lista de índices e na página de cada índice tens também à esquerda um link de 'Components', que te apresenta a lista de empresas que compõem o índice.

Espero ter ajudado.

Cumps.

Muito obrigado, Scorpio!!! Era mesmo isso que eu procurava :P

Registado: 24/11/2007 23:02

por Scorpio » 28/1/2008 16:46

tiagopt Escreveu:Mais uma questão, ainda em relação aos indices e mercados. Por exemplo, o NYSE é um mercado. Tem várias acções, como a AMD, Pfizer, RIO etc etc. Várias acções com bastante interesse. pelo que entendi, elas podem pertencer também a um índice, certo? Como posso eu descobrir a que índice pertencem?

Abraço e BN

Boas, tiagopt

Por exemplo, podes ter acesso a essa informação pesquisando as empresas no www.finance.yahoo.com.

Por exemplo de colocares na caixa de busca da home page o ticker da Advanced Micro Devices (AMD) vais dar a uma página como esta e se clicares no 'Profile' (no menu à esquerda), tens acesso a várias informações acerca de cada empresa, entre as quais os indíces a que pertencem.

Por outro lado, também podes ver a lista de índices e na página de cada índice tens também à esquerda um link de 'Components', que te apresenta a lista de empresas que compõem o índice.

Espero ter ajudado.

Cumps.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por tiagopt2 » 27/1/2008 22:59

Mais uma questão, ainda em relação aos indices e mercados. Por exemplo, o NYSE é um mercado. Tem várias acções, como a AMD, Pfizer, RIO etc etc. Várias acções com bastante interesse. pelo que entendi, elas podem pertencer também a um índice, certo? Como posso eu descobrir a que índice pertencem?

Abraço e BN

Re: (tentativa de) 5 em 1

por tiagopt2 » 27/1/2008 2:28

HappyGuy Escreveu:Um índice é uma lista de acções que pertencem a um ou vários mercados e que tem regras definidas de entrada, saída e ponderação de cada activo. Os índices servem de benchmark e sobre eles são criados produtos financeiros.

O mercado de acções português tem várias dezenas de acções listadas (no mercado primário e secundário). O seu índice de referência é o PSI20, que tem várias regras conhecidas, nomeadamente em termos de entradas e saídas de cotadas.

Para mais informações sobre índices recomendo a leitura deste texto em inglês.

Ufa! ;)

Muito obrigado, happy. :lol:

(tentativa de) 5 em 1

por HappyGuy » 27/1/2008 2:23

manicospic Escreveu:Onde posso ir buscar os valores necessários para calcular coisas como o PER, EPS, POR, PBV etc etc...

Já agora, os dados que vêm em páginas como o google finance ou yahoo finance têm estes valores certos?

(...)

Já agora, que valores para cada um desses parâmetros é que se pode considerar que uma acção está cara ou barata, boa de se comprar ou não?

Os valores nem sempre estão "certos" já que umas vezes consideram os lucros do ano anterior, outras o lucro de um ou vários trimestres do ano corrente e projectam para o ano actual. Além disso, PER, etc apenas fazem sentido quando comparados. Logo, tem de se ter a certeza de que se comparam os mesmos períodos de lucro.

Para obter os dados necessários, possivelmente o site da CMVM e o das próprias empresas (relatórios de contas).

O valor do PER por si só não diz se a acção está cara ou barata. O valor do PER de uma empresa comparado com o PER de outras empresas no mesmo sector (e no mesmo mercado ou em mercados semelhantes) é que diz se essa empresa está sub ou sobre avaliada em relação às suas congéneres. No entanto, não significa que esteja "barata". Pode estar cara e as demais ainda mais caras ;)

ltelesster Escreveu:Alguem me pode esclarecer se os ETF's "street traks gold trust" e "IShares Sikver trust", tem os seus activos investidos em acções de empresas ligadas ao sector destes metais ou se pelo contrário n investem em acções mas sim em indices dos respectivos metais?

Para informações sobre ETF's recomendo muito o site da Morningstar, secção de ETF

Respondendo concretamente, o streettracks gold shares está 100% investido em bullions de ouro e o iShares Silver Trust 100% em bullions de prata.

mira Escreveu:Gostaria que me explicassem o que é o "After Hours" no mercado Americano bem como qual o seu eventual interesse.

De uma maneira abreviada, o After Hours é um mercado paralelo criado por um conjunto de entidades financeiras norte-americanas que permite aos seus clientes negociarem activos cotados fora do horário de funcionamento das bolsas.

Para mais informações recomendo a leitura deste texto em inglês.

dnr Escreveu:(...)Se olharem para o Turbo Warrant (Put) (...)

Como esta questão foi duplicada num tópico à parte, como não considero que Turbo Warrants seja tema de iniciação e, já agora, porque não é algo para o qual possa dar uma resposta conclusiva (apenas posso adiantar possibilidades), não deixo nenhuma resposta.

tiagopt Escreveu:Qual é a diferença entre um mercado e um indice? As acções que pertencem a um mercado também pertencem a um indice?

Um índice é uma lista de acções que pertencem a um ou vários mercados e que tem regras definidas de entrada, saída e ponderação de cada activo. Os índices servem de benchmark e sobre eles são criados produtos financeiros.

O mercado de acções português tem várias dezenas de acções listadas (no mercado primário e secundário). O seu índice de referência é o PSI20, que tem várias regras conhecidas, nomeadamente em termos de entradas e saídas de cotadas.

Para mais informações sobre índices recomendo a leitura deste texto em inglês.

Ufa! ;)
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

por tiagopt2 » 26/1/2008 14:06

Bom dia. Qual é a diferença entre um mercado e um indice? As acções que pertencem a um mercado também pertencem a um indice?

Turbo Warrant (Put) sobre DAX 30

por dnr » 25/1/2008 0:51

Esta é a minha primeira vezzz

Por causa da minha insignificante cultura financeira, tenho uma dúvida de maçarico.

Se olharem para o Turbo Warrant (Put) sobre DAX 30 7811z com preço de exercício 6.950,00€ (http://www9.warrants.commerzbank.com/co ... f=12&pc=89), parece que parou de “mexer” às 17:39h.

Entretanto, o Turbo Warrant (Put) sobre DAX 30 7805z com preço de exercício 6.900,00€ (http://www9.warrants.commerzbank.com/co ... f=12&pc=89), continua a mexer!!!

KO não foi!!
o MM foi à casa de banho e se afogou?
Não consegui descobriro motivo.
Alguém sabe?
Obrigado.
Saudações
DNR

Registado: 4/12/2007 0:40

por mlra » 24/1/2008 23:13

Boas!

Gostaria que me explicassem o que é o "After Hours" no mercado Americano bem como qual o seu eventual interesse.

Cumprimentos

Registado: 24/12/2007 12:02

ETF's street traks gold trust e IShares Sikver trust

por ltelesster » 24/1/2008 15:26

Alguem me pode esclarecer se os ETF's "street traks gold trust" e "IShares Sikver trust", tem os seus activos investidos em acções de empresas ligadas ao sector destes metais ou se pelo contrário n investem em acções mas sim em indices dos respectivos metais?

Registado: 29/11/2007 9:51

por manicospic » 24/1/2008 12:11

Onde posso ir buscar os valores necessários para calcular coisas como o PER, EPS, POR, PBV etc etc...

Já agora, os dados que vêm em páginas como o google finance ou yahoo finance têm estes valores certos?

Sempre ouvi dizer que estes valores convêm ser feitos por nós próprios pois muitas vezes estes valores encontrados na net não correspondem minimamente à realidade podendo assim induzir uma pessoa em erro.

Já agora, que valores para cada um desses parâmetros é que se pode considerar que uma acção está cara ou barata, boa de se comprar ou não?

Registado: 16/10/2006 18:03

por tiagopt2 » 24/1/2008 0:56

MarcoAntonio Escreveu:Isso depende das plataformas, em plataformas mais evoluídas isso é perfeitamente possível (por exemplo na utilizada pela LJ/BEST/etc isso é possível).

Noutras plataformas mais básicas não é (há uns tempos muitas nem um banalíssimo stop deixavam colocar)...

Hmm :? Acho que vou mandar um mail para o serviço de apoio, até pode ser possível e eu não saber como o fazer. Obrigado, Marco :wink:

por MarcoAntonio » 24/1/2008 0:51

Isso depende das plataformas, em plataformas mais evoluídas isso é perfeitamente possível (por exemplo na utilizada pela LJ/BEST/etc isso é possível).

Noutras plataformas mais básicas não é (há uns tempos muitas nem um banalíssimo stop deixavam colocar)...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tiagopt2 » 24/1/2008 0:24

Boa noite. Tenho uma questão bastante básica que já fiz várias vezes mas continua sem resposta. Acho que é mesmo por ser tão básica :lol:

A questão é a seguinte:

Quando colocamos uma ordem stop, não é possível colocar uma ordem de venda da mesma acção a um preço superior?

Por exemplo, se tivermos a acção X e colocarmos um stop a 3 € mas o nosso objectivo é que ela atinja os 3,5€, não podemos colocar uma ordem simultânea para parar aos 3€ e vender aos 3,5, caso os atinja?

Já agora, aproveito para deixar outra questão. Comprei hoje pela primeira vez acções no NYSE e quando fui colocar uma ordem stop, a opção simplesmente não existia. Há alguma razão para isso que eu desconheça?? A plataforma que utilizo é a da CDI.

Abraço e BN

por MarcoAntonio » 23/1/2008 22:36

mlra Escreveu:Boas!

Gostaria que me esclarecessem do seguinte:

Imaginemos que a empresa x irá pagar um dividendo de 0.10€/acção no dia 10 de Abril de 2008. Durante o ano de 2007 essa mesma acção fazia parte de determinado investidor que a decidiu vender no dia 5 de Fevereiro de 2008. Esse investidor receberá o dividendo que será pago em Abril de 2008? Se a resposta for negativa, então quem receberá? quem possuir a acção no dia de pagamento do dividendo? ou será quem tiver a acção alguns dias antes?!!!

Cumprimentos

mlra, a Scpnuno já disse praticamente tudo o que havia para dizer...

Mas deixa-me acrescentar o seguinte: na prática, ninguém recebe dividendo nenhum porque ele é descontado na cotação. No dia em que a cotação deixa de dar direito a dividendo, a cotação no mercado é ajustada de forma praticamente automatica (as ordens pendentes no mercado são inclusivamente anuladas e os investidores têm de colocar novas ordens e nesse dia eles sabem que a acção deixa de dar direito a dividendo, logo, se na véspera valia 10 e dava direito 0.1 de dividendo, nesse dia é obvio que outros factores à parte ela passou a valer 9.9).

Daqui podes concluir duas coisas:

> É escusado andar a comprar acções para receber o dividendo, porque sensivelmente o que recebes em dinheiro é tirado à cotação.

> Não interessa quem deteve o quê e durante quanto tempo porque ninguém vai receber nada, por isso não há "injustiças" (do tipo que eu presumo que estavas a imaginar).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por scpnuno » 23/1/2008 22:15

Quanedo é publicado o pagamento de dividendos, é dito qual o dia de pagamento do dividendo e qual o dia de ex-dividendo. Por exemplo, se o pagamento for a 4 de Fevereiro, o ex-dividendo pode ser dia 31 de Janeiro. Recebe o dividendo quem tiver as acções no dia anterior, ou seja, dia 30. Que até as pode vender no dia 31 logo na abertura. Atenção que normalmente as acções corrigem no dia de ex-dividendo. Se estivermos a falar de uma acção a cotar a 3€, normalmente no dia de ex-dividendo (o tal dia 31) ela abrirá a cotar a 3€ menos o dividendo (no teu exemplo, 2,90€)

Qualquer coisa, apita, ok?

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por mlra » 23/1/2008 21:51

Boas!

Gostaria que me esclarecessem do seguinte:

Imaginemos que a empresa x irá pagar um dividendo de 0.10€/acção no dia 10 de Abril de 2008. Durante o ano de 2007 essa mesma acção fazia parte de determinado investidor que a decidiu vender no dia 5 de Fevereiro de 2008. Esse investidor receberá o dividendo que será pago em Abril de 2008? Se a resposta for negativa, então quem receberá? quem possuir a acção no dia de pagamento do dividendo? ou será quem tiver a acção alguns dias antes?!!!

Cumprimentos

Registado: 24/12/2007 12:02

Bull and Bear

por Aladino74 » 23/1/2008 15:52

Se assistirmos a uma tourada, verificamos que o touro desfere os seus golpes, com uma cornada de baixo para cima. Por outro lado, o urso, coloca-se em pé, levantando as patas dianteiras e deixa-se cair desferindo o golpe com auxílio da força da gravidade.

É esta a razão.

Cumprimentos a todos.
"O pânico causa vendas a preços baixos, e a ganância compras a preços
elevados"
Stan Weinstein

Registado: 3/1/2008 16:01

por scpnuno » 21/1/2008 22:29

DolviCh Escreveu:ok!! já sei o que é um mercado bull e bear, ou seja estamos numa fase de bearish ?;)

Bull - touro, marido da vaca, animal usado em touradas e muito bom para bifes. Nunca percebi o porquê de ser conotado com um mercado em subida até hoje - os touros estão feitos "em" bifes (mais hamburguers do que bifes)

Bear - animal peludo dos climas frios, cuja pele as senhoras apreciam em casacos - a conotação com os mercados em queda deve ser "até o casaco me levaram"

DolviCh Escreveu:E como fazer gráficos para identificar tendencias e resistencias (que ferramentas utilizam)?!

Normalmente usamos ou programas informáticos ou, os mais conservadores, papel, lapis e borracha. Hoje as ferramentas foram mais os xanax, prozac, lexotan e em casos extremos, martelos na própria cabeça

(diacho de pontaria para entrar no mercado)

Boa sorte, colega

Obrigado ;)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 21/1/2008 22:28

O programa mais popular é o Metastock mas existem muitas outras alternativas, inclusivamente sites online onde podes visualizar os gráficos e fazer alguma AT (por exemplo: www.stockcharts.com ).
Imagem

Administrador Fórum

por DolviCh » 21/1/2008 22:23

ok!! já sei o que é um mercado bull e bear, ou seja estamos numa fase de bearish ?

E como fazer gráficos para identificar tendencias e resistencias (que ferramentas utilizam)?!

Obrigado ;)

Registado: 29/11/2007 2:57

por Ulisses Pereira » 21/1/2008 21:38

Dolvich, coloca uma questão de cada vez senão ninguém tem coragem para te responder...

Antes de colocare sas questões sugiro-te que leias o glossário de Bolsa que fiz há uns anos e que algumas das tuas dúvidas (como a última) estão lá explicadas.

O link é: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... php?t=1555

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por DolviCh » 21/1/2008 21:34

outra questão!! O que é isso de urso e touro! quando analisamos um grafico ^^

por DolviCh » 21/1/2008 20:40

Boas!

Mas quê, a bolsa esta em saldos?? Ou são os acertos!? É de tirar partido?

Sou ainda um novato, e gostava de aprender a ler, analisar os gráficos que são apresentados no forum! Será que podem fornecer umas informações e uns links!
Quais os programas, ferramentas que permitam de uma maneira facil, gerir e analisar as cotações!

Tou a querer entrar na bolsa e será que a situação que estamos a passar dificultará os "iniciados"?
Sei que devo diversificar, para diminuir o risco de perda, porém a falta de capital dificulta a diversificação!!

Um abraço ;)

por Ulisses Pereira » 21/1/2008 15:19

Como se processa a saída de bolsa de uma determinada empresa (que não tenha dado falência)???!!!

- Existe algum prazo de aviso prévio???!!!

- A mesma pode ser retirada da bolsa pelo simples facto de os accionistas maioritários assim o pretenderem??!!

mlra, alguém tem que lançar uma OPA sobre essa empresa, fazendo o anúncio prévio. O preço tem que ser, no mínimo, a média ponderada dos últimos 6 meses, salvo erro.

Alguem pode explicar a diferenca entre spin off e cisao? e já agora a definicao de shortar

pablof, não há diferença entre essas duas expressões. Shortar é o mesmo que abrir posições curtas. Podes ver essa definição no Glossário que fiz e que está disponível em:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... php?t=1555

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO, paulosantinhoamado, Shimazaki_2 e 110 visitantes