BCP - Tópico Geral
Junas Escreveu:"A procura no aumento de capital do BCP superou em 1,64 vezes a oferta, já que houve pedidos para 1,18 mil milhões de acções para uma disponibilidade de 721,8 milhões de títulos."
Expliquem-me: se o BCP está de tanga,não tem dinheiro é quase cosiderado lixo pelas agências porquê tanta procura nas acções? E se houve tanta procura porque é que as acções desceram tanto e se calhar vão continuar a descer?
Cada vez percebo menos de BOLSA.
Porque as pessoas que deram ordens para os títulos sobrantes não tiveram de pagar os direitos, cada título fica-lhe por 36 cêntimos... à partida seria um negócio garantido mas, como isto está, quando os títulos foram admitidos à negociação se calhar não será um negócio tão vantajoso quanto isso?!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Sim, as acções rateadas são as que resultam daqueles que deixaram os direitos "evaporar no ar". Aqueles que nem venderam os direitos nem os exerceram - aquilo que alertamos tantas vezes que não se deve fazer! - estão a entregar o dinheiro aos accionistas que vão ao rateio...
Em todos os aumentos de capital há acções sobrantes que resultam de quem não exerceu os direitos nem os vendeu, isto é, continuam a existir investidores que não conhecem a mecânica básica de um aumento de capital e desta forma "entregam" dinheiro a outros accionistas!
Em todos os aumentos de capital há acções sobrantes que resultam de quem não exerceu os direitos nem os vendeu, isto é, continuam a existir investidores que não conhecem a mecânica básica de um aumento de capital e desta forma "entregam" dinheiro a outros accionistas!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Junas Escreveu:"A procura no aumento de capital do BCP superou em 1,64 vezes a oferta, já que houve pedidos para 1,18 mil milhões de acções para uma disponibilidade de 721,8 milhões de títulos."
Expliquem-me: se o BCP está de tanga,não tem dinheiro é quase cosiderado lixo pelas agências porquê tanta procura nas acções? E se houve tanta procura porque é que as acções desceram tanto e se calhar vão continuar a descer?
penso que,
as accoes "rateadas" saiam a 36 centimos...
- Registado: 19/4/2005 11:11
"A procura no aumento de capital do BCP superou em 1,64 vezes a oferta, já que houve pedidos para 1,18 mil milhões de acções para uma disponibilidade de 721,8 milhões de títulos."
- Registado: 11/6/2008 21:46
Junas Escreveu:Como é que explicas os acontecimentos de sexta?
Não percebi.
0,429 é inferior ao calculo teorico do valor 0,36+ 8 * 0,009...
era só isto que eu queria dizer.
edit 1 :
acabei de ouvir na SIC-N que a procura foi 1,6 vezes a oferta... não é isso que esta no site da CMVM... está que a procura foi de 97%... e depois o rateio das sobrantes teve sim os restantes interessados...
vai quase dar na mesma coisa... mas não é a mesma coisa
edit 2 :
no meu entendimento é que houve vinte e tal milhoes de accoes que foram vendidas a.... 36 centimos.
caracinha Escreveu:A completar o pódio das principais apostas dos fundos de acções nacionais para Junho estão os títulos do BPI e do BCP, em virtude de um aumento médio de 29% e 24%, respectivamente, da exposição do portefólio dos oito fundos a estes títulos. No caso do investimento no BCP, grande parte do aumento líquido de 1,9 milhões de acções ficou a dever-se a um forte reforço do Millennium Acções Portugal, que duplicou a sua exposição no BCP para o equivalente a 1,85% do total da sua carteira. O Diário Económico contactou o gestor do fundo, Pedro Pintassilgo, mas não foi possível obter qualquer justificação desta operação pois o gestor não comenta operações mensais realizadas pelo fundo
E mesmo assim a cotação desceu bastante...
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Não tarda o banco é todo detido... pelo próprio banco (Banco, Seguradora do banco, Fundos de investimento do Banco, etc)...
JCS

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
caracinha Escreveu:A completar o pódio das principais apostas dos fundos de acções nacionais para Junho estão os títulos do BPI e do BCP, em virtude de um aumento médio de 29% e 24%, respectivamente, da exposição do portefólio dos oito fundos a estes títulos. No caso do investimento no BCP, grande parte do aumento líquido de 1,9 milhões de acções ficou a dever-se a um forte reforço do Millennium Acções Portugal, que duplicou a sua exposição no BCP para o equivalente a 1,85% do total da sua carteira. O Diário Económico contactou o gestor do fundo, Pedro Pintassilgo, mas não foi possível obter qualquer justificação desta operação pois o gestor não comenta operações mensais realizadas pelo fundo
http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 84086a.pdf
Capítulo II - Política de Investimento do Património do Fundo (...)
Secção 1 - Política de Investimento do Fundo
Ponto 1.4 - Limites Legais ao Investimento
b) O Fundo não poderá investir mais de 10% do seu valor líquido global em valores mobiliários e instrumentos do mercado monetário emitidos por uma mesma entidade, sem prejuízo do disposto nas alíneas seguintes.
Se está a 1,85% ainda tem muito que andar...
Composição da Carteira a 31 de Maio de 2011 (seleccionar o fundo Millennium Acções Portugal):
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/cart ... as_fim.cfm
Depois desta operação ainda ficou com mais de 5Mio€ de liquidez para comprar mais

Engraçado é esta notícia sair, porque não me parece que se possa classificar sequer como notícia. Só seria notícia de o gestor tivesse feito algo de ilegal, o que não me parece que tenha acontecido... tudo serve para desestabilizar o BCP.
P.S. - @ caracinha, se não te importas, da próxima vez faz-nos o favor de copiar a fonte de onde tiras as informações. Obrigado.
- Registado: 29/11/2007 3:26
A completar o pódio das principais apostas dos fundos de acções nacionais para Junho estão os títulos do BPI e do BCP, em virtude de um aumento médio de 29% e 24%, respectivamente, da exposição do portefólio dos oito fundos a estes títulos. No caso do investimento no BCP, grande parte do aumento líquido de 1,9 milhões de acções ficou a dever-se a um forte reforço do Millennium Acções Portugal, que duplicou a sua exposição no BCP para o equivalente a 1,85% do total da sua carteira. O Diário Económico contactou o gestor do fundo, Pedro Pintassilgo, mas não foi possível obter qualquer justificação desta operação pois o gestor não comenta operações mensais realizadas pelo fundo
- Registado: 23/6/2009 21:43
mcarvalho
Permita que partilhe a sua opinião. Infelizmente a transparência nem sempre reina. Cabe a cada um de nós dar um contributo no sentido de uma melhor educação financeira dos nossos "companheiros" deste fórum.
Um dia, um gestor de uma empresa portuguesa perguntava-me numa entrevista de emprego "qual é o seu maior objectivo a longo prazo". A minha resposta pronta "ocupar o seu lugar".... Não me deram o emprego.
Um bem haja!
Permita que partilhe a sua opinião. Infelizmente a transparência nem sempre reina. Cabe a cada um de nós dar um contributo no sentido de uma melhor educação financeira dos nossos "companheiros" deste fórum.
mcarvalho Escreveu:a máxima em gestão de empresas
só me sentirei realizado quando conseguir formar alguém , muito melhor que eu a administar esta empresa,para que ela seja cada vez MAIOR
Um dia, um gestor de uma empresa portuguesa perguntava-me numa entrevista de emprego "qual é o seu maior objectivo a longo prazo". A minha resposta pronta "ocupar o seu lugar".... Não me deram o emprego.
Um bem haja!
fooman Escreveu:caracinha Escreveu:quem teve e pagar os direitos e esse o valor para quem os teve a borla ou descontados na cotaçao e 0,36 e assim que faço as minhas contas ,ja agora ao valor medio das mihas acçoes acrescento o valor de comissoes e varias despesas .
@Caracinha
Pode ser assim que fazes as contas, mas aviso-te já que estás errado. Em primeiro lugar, ninguém dá nada a ninguém. O valor correspondente aos direitos foi-te descontado na cotação da acção, logo, eles não vêm de borla. Na verdade, chegaram à tua conta a 1,62 cêntimos cada (0,0162 €). Quer isto dizer que, para quem era accionista e foi ao aumento de capital, pagou 0.505€ por cada nova acção, mais as despesas.
Portanto, as contas que o JorgeMC fez estão correctíssimas.
Caro Fooman
permita que o felicite
nada melhor que a transparencia e a lealdade para que os negócios sejam bons para todos
...
um negócio só é um bom negócio quando todas as partes assim o consideram
cump
mcarvalho
..
a máxima em gestão de empresas
só me sentirei realizado quando conseguir formar alguém , muito melhor que eu a administar esta empresa,para que ela seja cada vez MAIOR
- Registado: 17/2/2004 1:38
caracinha Escreveu:quem teve e pagar os direitos e esse o valor para quem os teve a borla ou descontados na cotaçao e 0,36 e assim que faço as minhas contas ,ja agora ao valor medio das mihas acçoes acrescento o valor de comissoes e varias despesas .
@Caracinha
Pode ser assim que fazes as contas, mas aviso-te já que estás errado. Em primeiro lugar, ninguém dá nada a ninguém. O valor correspondente aos direitos foi-te descontado na cotação da acção, logo, eles não vêm de borla. Na verdade, chegaram à tua conta a 1,62 cêntimos cada (0,0162 €). Quer isto dizer que, para quem era accionista e foi ao aumento de capital, pagou 0.505€ por cada nova acção, mais as despesas.
Portanto, as contas que o JorgeMC fez estão correctíssimas.
caracinha Escreveu:quem teve e pagar os direitos e esse o valor para quem os teve a borla ou descontados na cotaçao e 0,36 e assim que faço as minhas contas ,ja agora ao valor medio das mihas acçoes acrescento o valor de comissoes e varias despesas .
Caracinha, vê lá de escreves um bocadito melhor e com acentos.
Pode ser que assim alguém te entenda.
Obrigado.
- Registado: 12/2/2008 16:27
E os direitos???
caracinha Escreveu:epa nao meti tudo mas tenho la algum guito e perder so 5mil euros ja com as acçoes a 0,36 agora so se mete na bolsa o guito que nao e para comer certo ???
Não houve acções a 0,36! Para poder adquirir acções no aumento de capital era preciso ter 8,98 direitos por cada acção. Acho que o valor mais baixo a que negociaram os direitos foi 0,009€.
Ou seja, quem foi ao aumento de capital adquiriu acções, na melhor das hipóteses, a 0,36€ + 8,98 x 0,009€ = 0,441€.
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - B. Baruch
novo minimo de sempre a 0,429 !
já está demasiado prox de 0,3xx , trinta e tal centimos ! ja se pode dizer que o BCP em breve vai fazer trinta e qualquer coisa centimos...
provavelmente na proxima semana.
eu neste momento não tenho BCP, claro que estou muito tentado... mas todo o dinheiro que tenho, e até o que não tenho está alocado a um projecto não bolsa.
vou ficar de fora embora a tentação de deixar acções do BCP aos netos a trinta e tal centimos seja elevada.
mas desde o 1 euro que tenho sempre esta sensação.
já está demasiado prox de 0,3xx , trinta e tal centimos ! ja se pode dizer que o BCP em breve vai fazer trinta e qualquer coisa centimos...
provavelmente na proxima semana.
eu neste momento não tenho BCP, claro que estou muito tentado... mas todo o dinheiro que tenho, e até o que não tenho está alocado a um projecto não bolsa.
vou ficar de fora embora a tentação de deixar acções do BCP aos netos a trinta e tal centimos seja elevada.
mas desde o 1 euro que tenho sempre esta sensação.
Quem está ligado: