Novos mínimos a caminho (4)
zecatreca Escreveu:Obrigado Elias. Aguardo.
Hoje devido a problemas de saude, nao vou poder postar.
No entanto, possivelmente teremos subidas no sp.
Cumprimentos
zecatreca,
Neste momento não disponho de gráficos, mas tinha-te prometido uma resposta para hoje e por isso não me quero baldar.
Antes de responder directamente à questão vou contar-te uma história verídica que se passou comigo.
Estávamos no início de 2003. Eu andava nas lides da bolsa há uns 5 anos e meio (desde a privatização da EDP em 1997) e tinha atravessado o violentíssimo bear market que durou de Março de 2000 a Março de 2003. Depois de ter sofrido algumas perdas importantes devido às fortes descidas do mercado, eu tinha recentemente "descoberto" a possibilidade de negociar posições curtas e andava entusiasmado a shortar o mercado.
E foi justamente em Março de 2003, quando eu andava activamente a abrir curtos, que o mercado disparou e começou a subir. Eu em vez de aproveitar as subidas, cometi o pecadilho de ir atrás de opiniões de quem eu achava que sabia mais que eu - e eu achava isso porque se tratava de pessoas que já andavam nisto há mais tempo que eu e que "garantiam" que vinham aí novos mínimos. E quanto mais eu lia sobre isso, mais me convencia que realmente isto tinha de vir para baixo e abria mais curtos. E assim, depois de ter perdido dinheiro nas quedas, consegui a proeza de também perder dinheiro nas subidas.
A coisa correu mal. Ao fim de alguns meses de perdas sucessivas em subidas (!), com resultados de má memória, parei de negociar durantes uns tempos.
Um ano e meio mais tarde, em Julho de 2005, olhei com atenção para uma série de gráficos de diversos países e apercebi-me que a tendência ascendente estava instalada em vários países e finalmente (dois anos depois!) convenci-me que isto ia para cima. Aproveitei como pude o resto da subida (até meados de 2007), mas por ter ido atrás de opiniões de outros em lugar de olhar para os sinais que o mercado me continuava a dar, perdi os dois primeiros anos de um bull market magnífico.
Este episódio serviu-me de lição: a partir de 2005 aprendi a olhar para os gráficos e a formar a minha própria opinião sobre o mercado. Passei centenas de horas a analisar gráficos e a fazer simulações, para compreender o que tinha corrido mal entre em 2000-2001 (bear market) e depois em 2003 (início do bull) e o que é que eu deveria fazer no futuro, caso uma situação semelhante viesse a ocorrer. Digamos que, ao longo de meses e meses de análises, preparei cuidadosamente o próximo bear market. E quando o bear market chegou em 2007, eu estava preparado para ele.
Depois, durante o bear market, e muito especialmente no Verão de 2008, estudei cuidadosamente centenas de gráficos, para definir a minha estratégia de entrada no bull market, quando quer que ele chegasse.
Na Primavera de 2009, quando os índices quebraram em alta as suas médias móveis de longo prazo, registei sinais de compra em todos os mercados (Portugal, resto da Europa, EUA...). O clima dominante, não só nos mercados mas também em termos macro-económicos, era de um pessimismo extremo e a prudência aconselhava a "esperar para ver".
Mas as minhas análises mandavam-me seguir os sinais do mercado. E o mercado dizia-me que o bull market tinha começado. A partir daí posicionei-me unicamente do lado longo.
De então para cá (e já lá vão mais de seis meses), não encontrei ainda um único sinal de fraqueza:
- novos máximos sucedem-se em todos os índices, que se encontram, na sua maioria, em máximos de mais de 12 meses
- nenhum índice quebra as médias móveis em baixa
- as médias móveis têm todas rumo ascendente
- os máximos e mínimos relativos são cada vez mais altos, o que, por definição, constitui uma tendência ascendente.
Esta expressão - tendência ascendente - é para mim o aspecto mais importante, o único que realmente me interessa. Se lhe chamamos bull market ou ressalto em bear market ou outra coisa qualquer, é-me completamente indiferente. Para mim interessa apenas identificar a tendência e aproveitá-la. E a tendência vigente é ascendente. Não sei quanto tempo vai durar, mas tal como não se deve procurar adivinhar fundos numa queda, não me parece boa ideia tentar adivinhar topos numa subida, pois nunca se sabe quando é que a subida acaba.
Assm, e reportando-me ao momento presente, a minha opinião sobre a tendência vigente (ascendente) só mudará quando:
- os índices fizerem mínimos relativos inferiores aos mínimos relativos precedentes
- as médias móveis de longo prazo forem quebradas em baixa e tomarem o rumo descendente
Como nada disto aconteceu, não tenho uma única razão para estar pessimista.
Como referi no início deste comentário, neste momento nao disponho de acesso aos meus gráficos. Assim, amanhã complementarei este comentário com alguns "rabiscos" sobe o gráfico do S&P.
1 abraço,
Elias
Editado pela última vez por Elias em 16/11/2009 23:52, num total de 1 vez.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Deixo o estudo de todos os movimentos de correcção significativos no ultimo bull market (2003-2007).
de seguida vou iniciar o estudo somente dos movimentos principais
de seguida vou iniciar o estudo somente dos movimentos principais
- Anexos
-
- sp.jpg (174.26 KiB) Visualizado 6870 vezes
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
O sp encontra-se ainda dentro do range estabelecido.
Vamos ver como ele se vai comportar no dia de hoje.
O nasdaq fez novo maximo.
as melhoras zeca
abraço best
Vamos ver como ele se vai comportar no dia de hoje.
O nasdaq fez novo maximo.
as melhoras zeca
abraço best
- Anexos
-
- sp.jpg (136.9 KiB) Visualizado 7188 vezes
casualside Escreveu:Nestas últimas sessões o S&P fez novos máximos, no entanto comparado com a altura dos últimos máximos nota-se que os NYHGH diminuiu. Parece-me com isto que apenas uns sectores específicos forçaram esta ultima subida (o volume parece confirmar), e que quando a força desses sectores acabar poderemos assistir a uma correcção engraçada. Para além disso as acções que acompanho nenhuma fez novos máximos agora o que me parece um motivo de alerta.
Este raciocinio continua correcto.
Zeca!
As melhoras.
Abraço.
- Anexos
-
- hl.png (22.38 KiB) Visualizado 7263 vezes
zecatreca Escreveu:Elias Escreveu:zecatreca Escreveu:Elias
comigo é sempre SP500...!
Obrigado
Abraço
ok, amanhã respondo à tua questão.
1 abraço,
Elias
Obrigado Elias. Aguardo.
Hoje devido a problemas de saude, nao vou poder postar.
No entanto, possivelmente teremos subidas no sp.
Cumprimentos
A saúde em primeiro lugar.....melhoras rápidas...ZECA ou TRECA ?!!?

Abraço

DS
DS
Punto pivote (nivel de invalidación): 1082
Nuestra Preferencia: Posiciones LARGAS en 1087 con objetivos en 1102 y 1106 en extensión.
Escenario alternativo: Debajo de 1082 buscar mayor indicación de bajo con 1074 y 1070 como objetivos.
Comentario técnico: se ha formado una base de soporte en 1082 y ello ha permitido una estabilización temporal.
niveles clave
1110**
1106**
1102***
1099
1082**
1074**
1070***
IG / TC
Nuestra Preferencia: Posiciones LARGAS en 1087 con objetivos en 1102 y 1106 en extensión.
Escenario alternativo: Debajo de 1082 buscar mayor indicación de bajo con 1074 y 1070 como objetivos.
Comentario técnico: se ha formado una base de soporte en 1082 y ello ha permitido una estabilización temporal.
niveles clave
1110**
1106**
1102***
1099
1082**
1074**
1070***
IG / TC
- Anexos
-
- SP50020091116.gif (10.09 KiB) Visualizado 7692 vezes
This is the life!
Olá Salvador,
Vou dar o meu exemplo para tentar reconsiderar a idéia de deixares de participar do Caldeirão.
Devido ao meu escasso tempo na semana e aos fins de semana devido a minha profissão, não consigo participar no forum como gostaria, mas sigo alguns tópicos. Esse é um deles.
O que eu queria dizer é que todos os dias "nascem" novos investidores, enquando outros desistem.
No inicio é tudo muito novo. Temos que aprender, a ler, a estudar, a testar. Muitas teorias, livros, gurus, fé, frustrações e feitios, e é disso que fazem dos mercados uma das "experiências" mais complexas do planeta.
Com todo o respeito, mas acho a tua decisão de deixar de participar no Caldeirão "egoísta" (num bom sentido), pois faz com que um novo investidor (como eu) no futuro não venha a conhecer as tuas ideias e argumentos.
Há pouco mais de 3 meses eu nunca tinha falado de EW, mas como eu acho que o conhecimento nunca é demais, leio atentamente tudo o que dizem aqui sobre AT e EW. Para não falar em influências. Todos temos alguém que nos identificamos. Em criança, geralmente são os nossos pais, por vezes, professores e depois vem os escritores. Mais cedo ou mais tarde sempre gostamos mais de ler sobre aquela teoria, ou sobre aquele metodo. No meu ponto de vista, para o investidor que vier a nascer em 2010 será uma perca não puder conhecer o teu ponto de vista, consequentemente não vai conhecer o teu site (eu por exemplo, se conheço o teu site e vou lá quase todos os dias foi por que eu o conheci aqui). Os novos investidores estão com sede de conhecimento, não podes priva-los de tal.
Acho que tu escreves muito bem, já tens bastante experiência, consegues muitas vezes se abstrair dos sentimentos contrários
de alguns nick's e é nesse contexto que admiramos as pessoas.
O mundo não para. Todos os dias vamos ver investidores a nascerem, ums mais EW, outros AT, Bear, Bull, mais optimistas e pessimistas. This is the life!
Pessoas contrárias aos nossos pensamentos vão existir sempre, e essas serão as primeiras a criticar. É só lembrar dos nossos empregos. É raro sermos reconhecidos por algo bom que fazemos. Somos sempre lembrados pelo lado negativo. Daí que seja mais natural tu ver nick's a criticar do que a falar bem. Quando é para falar bem não temos tempo, mas quando é para criticar sempre conseguimos algum.
Admiro vários nick's aqui. Alguns não só pelo conhecimento técnico, mas sim pela forma que aborda as situações. Veio aqui na cabeça
o Zeca e o Creepy. Se Portugal fosse feita de pessoas com sede de conhecimento e de optimismo se calhar seríamos mais felizes.
Toda vida que vejo um smile numa AT do Zeca é de admirar. É tirar um pouco do formalismo nos mercados. É descontrair de uma coisa séria, ao mesmo tempo que demonstra o seu ponto de vista.
Já o Creepy lembra um professor fantástico que tive no 11º. Sempre a passar uma mensagem subliminar para além do conhecimento técnico,
nem que não seja pela música.
O Salvador é o Salvador, não existirá outro. Poderá aparecer o Messias, até melhor que o Salvador, mas nunca será igual.
A riqueza de um ser não está no seu conhecimento, mas sim como ele pode transmitir aos outros.
Bom fds a todos.
Não sei se vai ter algum efeito, mas pelo menos tentei...
Vou dar o meu exemplo para tentar reconsiderar a idéia de deixares de participar do Caldeirão.
Devido ao meu escasso tempo na semana e aos fins de semana devido a minha profissão, não consigo participar no forum como gostaria, mas sigo alguns tópicos. Esse é um deles.
O que eu queria dizer é que todos os dias "nascem" novos investidores, enquando outros desistem.
No inicio é tudo muito novo. Temos que aprender, a ler, a estudar, a testar. Muitas teorias, livros, gurus, fé, frustrações e feitios, e é disso que fazem dos mercados uma das "experiências" mais complexas do planeta.
Com todo o respeito, mas acho a tua decisão de deixar de participar no Caldeirão "egoísta" (num bom sentido), pois faz com que um novo investidor (como eu) no futuro não venha a conhecer as tuas ideias e argumentos.
Há pouco mais de 3 meses eu nunca tinha falado de EW, mas como eu acho que o conhecimento nunca é demais, leio atentamente tudo o que dizem aqui sobre AT e EW. Para não falar em influências. Todos temos alguém que nos identificamos. Em criança, geralmente são os nossos pais, por vezes, professores e depois vem os escritores. Mais cedo ou mais tarde sempre gostamos mais de ler sobre aquela teoria, ou sobre aquele metodo. No meu ponto de vista, para o investidor que vier a nascer em 2010 será uma perca não puder conhecer o teu ponto de vista, consequentemente não vai conhecer o teu site (eu por exemplo, se conheço o teu site e vou lá quase todos os dias foi por que eu o conheci aqui). Os novos investidores estão com sede de conhecimento, não podes priva-los de tal.
Acho que tu escreves muito bem, já tens bastante experiência, consegues muitas vezes se abstrair dos sentimentos contrários
de alguns nick's e é nesse contexto que admiramos as pessoas.
O mundo não para. Todos os dias vamos ver investidores a nascerem, ums mais EW, outros AT, Bear, Bull, mais optimistas e pessimistas. This is the life!
Pessoas contrárias aos nossos pensamentos vão existir sempre, e essas serão as primeiras a criticar. É só lembrar dos nossos empregos. É raro sermos reconhecidos por algo bom que fazemos. Somos sempre lembrados pelo lado negativo. Daí que seja mais natural tu ver nick's a criticar do que a falar bem. Quando é para falar bem não temos tempo, mas quando é para criticar sempre conseguimos algum.
Admiro vários nick's aqui. Alguns não só pelo conhecimento técnico, mas sim pela forma que aborda as situações. Veio aqui na cabeça
o Zeca e o Creepy. Se Portugal fosse feita de pessoas com sede de conhecimento e de optimismo se calhar seríamos mais felizes.
Toda vida que vejo um smile numa AT do Zeca é de admirar. É tirar um pouco do formalismo nos mercados. É descontrair de uma coisa séria, ao mesmo tempo que demonstra o seu ponto de vista.
Já o Creepy lembra um professor fantástico que tive no 11º. Sempre a passar uma mensagem subliminar para além do conhecimento técnico,
nem que não seja pela música.
O Salvador é o Salvador, não existirá outro. Poderá aparecer o Messias, até melhor que o Salvador, mas nunca será igual.
A riqueza de um ser não está no seu conhecimento, mas sim como ele pode transmitir aos outros.
Bom fds a todos.
Não sei se vai ter algum efeito, mas pelo menos tentei...
- Registado: 29/11/2007 2:49
salvadorveiga Escreveu:Não estou a defender o sr., apesar de o achar um grande analista e de uma visão bastante clara. (Há coisas que discordo do que ele diz, por isso nao sou um fanático, até acho que sou bastante isento... sempre o fui, até mesmo sendo eu ferrenho do Benfica sou isento no que consta a futebol, outras conversas).
Acho-te uma pessoa muito isenta, educada, muito culta e com grandes conhecimentos que partilhas connosco regularmente.
Se te afastares do Caldeirão (mais um!), lamentarei imenso e ficaremos todos a perder.
Um abraço.
bestblandina Escreveu:creepy Escreveu:bestblandina Escreveu:Ozymandias Escreveu:Agora o provável novo topo já vai nos 1156...impressionante...até onde chegam os malabarismos dos seguidores do pretcher e companhia
Para quem não sabe Pretcher publicou o livro “Conquer the crash” por volta de 2003 em pleno começo de forte Bull Market onde afirmava que o mercado iria descer bastante , uma asneira tremenda. O mercado veio provar que estava completamente errado, subindo e bastante.
Depois do livro ser um erro de previsão é interessante como ainda hoje Pretcher alimenta a venda do livro permanecendo sempre Bear, algum dia terá de acertar.
Está tudo dito, palavras para quê.
boa noite,
continuo a acreditar que a melhor forma de expormos as nossas ideias não é a criticar as ideias dos outros... os vencedores normalmente contra argumentam e não criticam... mas se calhar já estou a falar na forma de se estar e cada qual posiciona-se do lado que quer....
é estranho para algumas pessoas entender o que agora vou dizer... porque para uns EW é bruxaria, ou adivinhação... seja o que para alguns isso for, estou a falar de mais um método de análise.... pura e simplesmente só...
também não estou aqui para vos fazer acreditar em nada...
para mim e para o senhor em questão... o que se passou de 2003 a 2007 não foi bull nenhum mas sim uma onda correctiva B Principal... visto que o topo é feito em 2000 (na nossa análise)... isto é suportado pela contagem, indicadores e vários outros estudos...
de referir que conheço excelentes analistas de elliott que vêm o topo em 2007 (Caldaro, McHughs)... que também vêm mínimos a seguir a esta correcção mas no seguimento de uma onda C que acontecerá a seguir a esta B (deles) acabar...
voltando a pretcher...
sendo assim, B, ou a onda correctiva ao movimento anterior de baixa até 2003, podia assumir várias formas... no Nas foi normal ou regular e a corrcção atingiu x% de retrace face ao topo de 2000, no sp500 e dow foi expanded flat... logo B foi superior em valor numérico (já que nem o foi em dollares nem em termos de inflação... mas isso são outras cantigas) ao topo de 2000... ou seja, temos aqui formas tecnicas diferentes
quando ele(pretcher) escreveu o livro em 2003, (reparem mesmo que eu não quero defende-lo mas sim informar quem, por certo, fala sem conhecimento desta teoria/metodo de análise) encarou o cenário á sua frente como uma correcção.... e, fez, a meu ver, da forma mais indicada e correcta...
realmente para mim aconteceu uma correcção nesse espaço de tempo...
daqui em diante será mais difícil acontecer um movimento parecido ou máximos antes de mínimos ( salvo se houvesse uma Expanding Triangle em que faríamos um novo máximo absoluto seguido de um novo mínimo abaixo dos 666)... ou estou mesmo enganado!!!!!!!!
de salientar ainda que este senhor era dos maiores perma bull nos anos 80 e 90... quando a maioria se encontrava septica em relação a extensão do movimento bull
espero ter ajudado e se quizerem apresento os gráficos como suporte a este assunto
abraços para o dois e um optimo fim de semana
boas creppy, então a vossa definição de bull market é diferente da minha.
entendo que 2003-2007 foi Bull market, agora se dizem que não foi, só posso dizer que o vosso critério de bull market é diferente do meu
abraço best
Eu deixei de participar no Caldeirao, mas penso que este merece resposta... as pessoas falam sem ocnhecimento de causa.
Ora tenho aqui o livro ao meu lado e o que diz na edição de 2003 (o livro teve uma primeira edição em 2000 ou 2001 se nao me engano, diz qualquer coisa como (vou por em Portugues): a conclusão desta primeira onda deverá estar perto ou quiça concluida. O facto de livros bearish como este que está a ler figurarem no topo de vendas de best sellers do NY Times leva a crer que um fundo de medio prazo estará ao virar da esquina. Provavelmente o leitor quando ler este livro já estaremos numa subida. Subida esta que deverá ser a maior de qualquer outro dos rallies desde o periodo de 2000-2003. O target minimo situa-se entre os 50 e 61.8% Fibonacci (1150-1240 no S&P) no caso de um zig-zag regular, podendo alongar-se no caso de uma flat. (...)
Portanto dizer que em 2003 continuava bearish é um erro, quando se pos bullish da mesma forma que em inicio de Março se pos super bullish nos 700 pts com target nos 1050-1100 pts no espaço de 6 meses...
Aliás até cito o seguinte de Fevereiro de 2009:
On February 23, EWT called for the S&P to bottom in the 600s around March 10th +/- 1-2 days and then begin a sharp rally, the biggest since the 2007 high. The S&P bottomed at 667 on March 6. Then, on March 10th, the stock market and commodities went almost straight up for three months as the dollar fell.
Ou seja, há que falar com conhecimento de causa, e nao avaliar o livro pela capa, e nao ler o seu conteudo porque depois podem sair tiradas destas.
Não estou a defender o sr., apesar de o achar um grande analista e de uma visão bastante clara. (Há coisas que discordo do que ele diz, por isso nao sou um fanático, até acho que sou bastante isento... sempre o fui, até mesmo sendo eu ferrenho do Benfica sou isento no que consta a futebol, outras conversas).
Cumprimentos e peço desculpa a intromissão
Editado pela última vez por salvadorveiga em 14/11/2009 21:12, num total de 1 vez.
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
Elias Escreveu:olá creepy,
o que seria preciso acontecer nos mercados para aceitares a existencia de um bull market?
1 abraço,
Elias
ellias, tas bom?
sinceramente eu questiono-me sempre se poderemos estar ou não...
então se a onda tivesse sido expansiva desde os mínimos de março como eu estava á espera que fosse, pois para mim deveria ser a C da W4, ainda me daria que pensar mais...
mas muito sinceramente não consigo encaixar nenhuma uma onda expansiva no seu todo neste movimento...tento todos os dias mas as hipoteses encontradas favorece sempre que isto é uma correcção...
se for uma grande expanded flat como eu imaginava que fosse desde 2000 teriamos o target de 283... como objectivo que eu acho que este bear deve terminar...
para ser bull... estas sequencias de up and down dos ultimos meses deveriam ser 1-2, 1-2, 1-2 de uma 3 mas para tras não vejo nenhumas 5 ondas que prefizessem 1 nem temos a 2... difiil de acreditar nisto portanto..
por isso ellias, acho que este movimento favorece quem acredita na P2 da C Principal com topo em 2000 ou uma B Principal para quem acredita no topo em 2007... ou seja não favorece a minha contagem W4 nem quem acha que isto é bull...
não fazer novos mínimos, só mesmo numa situação triangular que no sp500 é dificil de explicar (só com topo em 2007) com os novos mínimos abaixo de 2003... (no Nas até consigo ver um cenário desses apartir de 2000)
basicamente só acredito no bull se vir novos máximos e mesmo assim terá que ser feito expansivamente... caso contrario... vejo sempre novos mínimos...
a bolha deverá ser resumida até ao final da década de 80 mas a zona é vasta e entre 100 e 400 acho que o índice devia ir antes de iniciarmos o derradeiro e final bull antes do largo bear... mas já estou a falar em grand super cycles!!!!
as contas que faço para targets a rondar o final da década de 80 são ligeiros face as regras de elliott... pois segundo as regras... se um grand super cycle acabou (tenho dúvidas ainda, a acho possível que ainda nao e daí vem so o target da década de 80 que é o 4 anterior)... deveremos durante largas dezenas de anos acabar o bear por volta de valores de 1929... para aí sim iniciarmos novo bull de muitos e muitos anos... mas como disse ainda não acredito nesse cenário porque não tenho as contas concluidas...
se vir novos máximos antes de novos mínimos com ondas expansivas acreditarei que errei...
enquanto isso vamos fazendo daytrade e eu tentarei estar do lado certo... bull ou bear tanto me dá, mesmo!!!
vou tentar amanha por gráficos com estas hipoteses de longo prazo todas... as mais bear e as mais bull... depois cada qual identifica-se com o que quizer!!!
abraço
obrigado ao evil speculator por esta musica:
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/onekHKJ7Eeo&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/onekHKJ7Eeo&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
- Registado: 7/6/2008 2:02
bestblandina Escreveu:e tu zecas não defendes nenhum? e se sim já agora o porquê, de uma forma simples e conclusiva
Boas!
Vou para onde o mercado for desde que exista indicaçao disso.
Acredito mais numa lateralizaçao. Ja o disse.
Mas cada vez mais me convenço que podemos chegar aos 800's novamente, devido a algumas divergencias em indices e nao so. O Sp esta a ser suportado por certas empresas, e nao todas. Podiamos tambem falar em defice, os 53 trilioes de dolares (um numero que assusta). Sobre isso nao me quero alongar...
Abraço
zecatreca Escreveu:Elias Escreveu:olá creepy,
o que seria preciso acontecer nos mercados para aceitares a existencia de um bull market?
1 abraço,
Elias
Boa tarde Elias.
Gostava de saber porque é que defendes que estamos em bull market. Sera possivel? agradecia.
Abraço
e tu zecas não defendes nenhum? e se sim já agora o porquê, de uma forma simples e conclusiva
Quem está ligado: