O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
carrancho Escreveu:Carrancho, estava á espera que me procurasses mais cedo.
![]()
Não, lembrei disso agora e lembrei porque és o mais Bull e unico sem perdas que "conheço". Bem, sem perdas já não, mas continuas com sentimento Bull?
O Teu Leve não é da CGD, é da FidelidadeMundial.
Abraço,
Carrancho
Sentimento?? Sei lá!! O meu sentimento agora é, tomara que suba

A sério, epa, espero que seja o fundo, caso não seja, tenho stops e vou respeitá-los.
Quanto ao Leve, tens razão é fidelidade que pertence ao grupo CGD. A subscrição foi na caixa.
Abraços!
Só quem não passou por um bear market é que não compreende estes movimentos, bem alguns já passaram e continuam a não perceber... mas importante do que arranjar explicações/motivos para os mesmos é importante ter consciência de que eles acontecem e encontrar formas de os infrentar!
bons negócios
artista
bons negócios
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Vejamos, o CB é site de bolsa mais lido em Portugal, todos os dias aqui, há várias formas de histeria. Tem influência sobre a bolsa portuguesa? Será que o PSI segue o Caldeirão?? Às vezes parece que sim...
Alguem tem a noção do racio numero de leitores/nº de accionistas?
(Apesar de não significar muito, pois os que gerem grandes carteiras certamente perdem tempo a ler o máximo de informações possíveis, incluindo este forum)
Ulisses, sem dúvida que o Caldeirão é extremamente pedagógico. Pessoalmente dou os parabéns aos administradores e a muitos outros intervenientes. Agora, não podes deixar de reconhecer, que a palavra "crash" (seguindo até as tuas explicações), está a ser vulgarizada. Vive-se um clima de panico no CB, na minha opinião, verdadeiramente exacerbado. Por vezes, confesso, chego a assustar-me. De resto, eu, tenho aprendido muito. Alguma coisa infelizmente, ainda caíu em saco roto...
Carrancho, estava á espera que me procurasses mais cedo.
Vendi EDPR com perdas, 7.75€ (1º trade negativo, algum tinha de ser). Mantenho Portucel com menos valias, mantenho REN com menos valias e mantenho Galp com menos Valias. Por em quanto são perdas muito reduzidas. Vamos ver o desenrolar. Fiz o meu 1º PPR(leve CGD. Aplicação para 30 anos), 100% em acções, por estes dias...

Carrancho, estava á espera que me procurasses mais cedo.

Vendi EDPR com perdas, 7.75€ (1º trade negativo, algum tinha de ser). Mantenho Portucel com menos valias, mantenho REN com menos valias e mantenho Galp com menos Valias. Por em quanto são perdas muito reduzidas. Vamos ver o desenrolar. Fiz o meu 1º PPR(leve CGD. Aplicação para 30 anos), 100% em acções, por estes dias...
TP1, enquanto há 6 meses atrás, a Imprensa só falava em grandes oportunidades de compra, no Caldeirão a maior parte das análises feitas apontava para as quedas. Quem acompanhou o Caldeirão pode não só salvar-se deste inferno de quedas como até ganhar dinheiro com elas.
Muitos preferem vender o "sonho dourado". Nós preferimos a pedagogia e mostrar a realidade dura e crua. E, felizmente, há muitos que querem aprender.
É incrível que quem faz análises pessimistas, até quando elas se confirmam são criticados. Enfim...
Um abraço,
Ulisses
Muitos preferem vender o "sonho dourado". Nós preferimos a pedagogia e mostrar a realidade dura e crua. E, felizmente, há muitos que querem aprender.
É incrível que quem faz análises pessimistas, até quando elas se confirmam são criticados. Enfim...
Um abraço,
Ulisses
TP1 Escreveu:asgardd Escreveu:TP1 Escreveu:O PSI20 é o histérico da Europa. Será o Caldeirão o responsável? Vejamos, o CB é site de bolsa mais lido em Portugal, todos os dias aqui, há várias formas de histeria. Tem influência sobre a bolsa portuguesa? Será que o PSI segue o Caldeirão?? Às vezes parece que sim...
Completamente de acordo com essa tua reflexão. Realmente...
Todos os dias crash para aqui, crash para acolá. Passe o exagero, quase só se fala em crashs...
É mesmo! parece que vivem obcecados com isso...

asgardd Escreveu:TP1 Escreveu:O PSI20 é o histérico da Europa. Será o Caldeirão o responsável? Vejamos, o CB é site de bolsa mais lido em Portugal, todos os dias aqui, há várias formas de histeria. Tem influência sobre a bolsa portuguesa? Será que o PSI segue o Caldeirão?? Às vezes parece que sim...
Todos os dias crash para aqui, crash para acolá. Passe o exagero, quase só se fala em crashs...
TP1 Escreveu:O PSI20 é o histérico da Europa. Será o Caldeirão o responsável? Vejamos, o CB é site de bolsa mais lido em Portugal, todos os dias aqui, há várias formas de histeria. Tem influência sobre a bolsa portuguesa? Será que o PSI segue o Caldeirão?? Às vezes parece que sim...

jj, sim, é possível que os 10000 se tornem agora na primeira resistência do PSI mas, para já, a sua ruptura em alta, não significa desde logo uma inversão no cenário de médio/longo prazo.
asilva, deixo-te o gráfico actualizado da TDU. A análise é igual à do último ano. Os ursos dominam em todos os horizontes temporais e não há quaisquer sinais, para já de inversão da tendência. Quem, no último ano e meio tem entrado adivinhando fundos, afirmando que "é impossível cair mais" tem sido severamente punido pelo mercado.
Os heróis em Bolsa são os anti-heróis.
Um abraço,
Ulisses
asilva, deixo-te o gráfico actualizado da TDU. A análise é igual à do último ano. Os ursos dominam em todos os horizontes temporais e não há quaisquer sinais, para já de inversão da tendência. Quem, no último ano e meio tem entrado adivinhando fundos, afirmando que "é impossível cair mais" tem sido severamente punido pelo mercado.
Os heróis em Bolsa são os anti-heróis.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-tdu1.GIF (22.13 KiB) Visualizado 5327 vezes
-
- forum-tdu2.GIF (26.8 KiB) Visualizado 5335 vezes
Olá Ulisses,
sim, é um disco riscado já com tradição, mas os 11400 já estão tão longe.
Será que existem novas referências a ter em conta? Definir suportes a partir de agora parece-me impossível, dado o espaço de tempo que entretanto decorreu (por exemplo: o suposto suporte por volta dos 9300 foi-se?).
Será que se poderá definir uma resistência por volta dos 10000? (mínimos de Março + 4 pequenas velas brancas antes de retomar as quedas)
um abraço
sim, é um disco riscado já com tradição, mas os 11400 já estão tão longe.
Será que existem novas referências a ter em conta? Definir suportes a partir de agora parece-me impossível, dado o espaço de tempo que entretanto decorreu (por exemplo: o suposto suporte por volta dos 9300 foi-se?).
Será que se poderá definir uma resistência por volta dos 10000? (mínimos de Março + 4 pequenas velas brancas antes de retomar as quedas)
um abraço
- Registado: 29/11/2007 4:14
Deixo os gráficos actualizados do PSI. Domínio dos ursos, bla bla bla. Enfim aquele disco riscado dos últimos meses que já devem estar fartos de ouvir.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (34.51 KiB) Visualizado 5669 vezes
-
- forum-psi2.GIF (38.26 KiB) Visualizado 5671 vezes
-
- forum-psi3.GIF (27.13 KiB) Visualizado 5661 vezes
asgardd Escreveu:Titleist Escreveu:Se o indice desce, pq o espanto de as acções cairem tb
A descida do índice é o espelho da descida das acções e não o contrário.
certo
no entanto continuamos a ver muitas pessoas a defenderem a subida ou a manutenção de determinado valor das acções e ao mm tempo a acreditarem na descida do PSI20 para valores de 2005
existe essa relação directa e óbvia, mas apenas para alguns, pelo menos conscientemente ...
"O $$$ foi feito para se gastar
, não para se perder
..."

Por este caminho vamos ter o PSI20 a valores de finais de 2005 / inicio de 2006, ou seja entre os 8000e 8500 pontos.
Se o indice é composto por n acções e calculado com base em determinados critérios sobre as mms, e continua a cair, é perfeitamente normal vermos as acções que o compõem a cair para valores desse periodo.
Por exemplo, SONAE estava, no inicio de JAN2006, a negociar a 1,20 (com Sonae Capital). Já desceu e houve o split da Sonae Capital, com o ajuste possivelmente estará ela por ela.
A Mota negociava pouco acima dos 3,00 euros, está a 4,26.
A TDU estava a negociar 1,20, está a 1 e pouco.
Outras estavam a valores superiores aos actuais (Sonae Ind), mas a grande maioria negociava a valores inferiores aos actuais.
Se o indice desce, pq o espanto de as acções cairem tb
Se o indice é composto por n acções e calculado com base em determinados critérios sobre as mms, e continua a cair, é perfeitamente normal vermos as acções que o compõem a cair para valores desse periodo.
Por exemplo, SONAE estava, no inicio de JAN2006, a negociar a 1,20 (com Sonae Capital). Já desceu e houve o split da Sonae Capital, com o ajuste possivelmente estará ela por ela.
A Mota negociava pouco acima dos 3,00 euros, está a 4,26.
A TDU estava a negociar 1,20, está a 1 e pouco.
Outras estavam a valores superiores aos actuais (Sonae Ind), mas a grande maioria negociava a valores inferiores aos actuais.
Se o indice desce, pq o espanto de as acções cairem tb

"O $$$ foi feito para se gastar
, não para se perder
..."

EuroVerde Escreveu:Deixo aqui algumas hipóteses actualizadas por ordem que me parece mais evidente para o PSI20, estando 2º e 3º inválidos.
1º- A possibilidade de descontar -38,2% desde o último máximo absoluto.
(2º- A possibilidade de romper a resistência dos 10300 e não passar dos 9600, descontando -30%) - inválida
(3º- A possibilidade de não quebrar a linha lateral) - inválida
4º- Subir
5º- Descontar até aos 6200 pontos.
6º- O maior caus descontando -61,8% nos 5200 pontos.
Olá Euro,
Portanto, ou desce, ou sobe, ou desce muito ou desce muito muito...
Eu acho que me fico pela do desce muito muito...
Onde é que anda o Tarzan?
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Desconhecia esse dia de panico na nossa bolsa em 1999. (também nessa altura tinha 10 anos)
Realmente essa quebra aparece na maior parte dos graficos historicos das cotadas. Mas o que é que se passou exactamente? panico puro ou houve outra razao forte para isso acontecer?
Realmente essa quebra aparece na maior parte dos graficos historicos das cotadas. Mas o que é que se passou exactamente? panico puro ou houve outra razao forte para isso acontecer?
- Registado: 22/2/2008 23:45
Deixo aqui algumas hipóteses actualizadas por ordem que me parece mais evidente para o PSI20, estando 2º e 3º inválidos.
(2º- A possibilidade de romper a resistência dos 10300 e não passar dos 9600, descontando -30%) - inválida
4º- Subir
4º- Subir