PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
pacheco1979 Escreveu:NOX Escreveu:Amigos,
Tenho acompanhado este forum com muita atenção nos ultimos tempos e até tenho participado para dar o meu modesto contributo em alguns tópicos. Agora gostava que alguém que perceba bem mais disto do que eu me esclareça, ou pelo menos avance uma teoria, para o seguinte:
Ontem, com já aconteceu outras vezes os mercados europeus aguardavam noticias dos US pois se os estimulos fossem retirados agora haveria o caos no mercado. Logo as bolsas tiveram um dia mau, não compreendo mas ok (para mim a remoção dos estimulos significaria uma melhoria da economia e isso seria um sinal BOM!)
Hoje, como os estimulos não vao ser tirados temos um dia mau porque o mercado está espectante acerca das minutas da reunião da FED...
Entretanto as bolsas do lado de lá estão em maximos historicos e nós do lado de cá continuamos a ter dias maus porque sim e porque não e porque talvez...os gajos vao subindo, logo é normal que desçam qq coisa apos atingirem niveis tao altos. Nós descemos porque eles descem, descemos porque eles sobem, descemos por tudo e nada....Alguem me explica a relação? Afinal o que se passa com o mercado?
Cumps
Como eu te compreendo.... é algo que não entendo, então a economia está boa e por isso vou retirar os estímulos e o mercado reage a descer feito louco?? e as asneiradas todas são passadas lá e nós descemos??? defaults, sirias, feds..... haja paciência
É talvez o que eu mais gosto na análise técnica:
- já está tudo descontado
- não tentar perceber ou explicar o comportamento dos mercados. São demasiados intervenientes, não é possível conhecer as motivações e as razões para milhões de ordens de compra e venda.
Reconheço que estou muito mais descansado desde que desisti de procurar explicações para as coisas. Fico com mais disponibilidade para suportes, resistências, volumes, tendência, etc... Ou seja, por que motivo subiu ou desceu? Não sei, nem quero gastar energias a tentar saber.
- Registado: 6/10/2011 13:34
NOX Escreveu:Amigos,
Tenho acompanhado este forum com muita atenção nos ultimos tempos e até tenho participado para dar o meu modesto contributo em alguns tópicos. Agora gostava que alguém que perceba bem mais disto do que eu me esclareça, ou pelo menos avance uma teoria, para o seguinte:
Ontem, com já aconteceu outras vezes os mercados europeus aguardavam noticias dos US pois se os estimulos fossem retirados agora haveria o caos no mercado. Logo as bolsas tiveram um dia mau, não compreendo mas ok (para mim a remoção dos estimulos significaria uma melhoria da economia e isso seria um sinal BOM!)
Hoje, como os estimulos não vao ser tirados temos um dia mau porque o mercado está espectante acerca das minutas da reunião da FED...
Entretanto as bolsas do lado de lá estão em maximos historicos e nós do lado de cá continuamos a ter dias maus porque sim e porque não e porque talvez...os gajos vao subindo, logo é normal que desçam qq coisa apos atingirem niveis tao altos. Nós descemos porque eles descem, descemos porque eles sobem, descemos por tudo e nada....Alguem me explica a relação? Afinal o que se passa com o mercado?
Cumps
Como eu te compreendo.... é algo que não entendo, então a economia está boa e por isso vou retirar os estímulos e o mercado reage a descer feito louco?? e as asneiradas todas são passadas lá e nós descemos??? defaults, sirias, feds..... haja paciência
- Registado: 17/8/2013 23:25
O que se passa é que uma tendência primária na sua fase final tem por norma de auto-reforçar excepto se as autoridades tal como Fed, BCE, etc intervirem temporariamente para impedir que a economia entre em depressão ou em gigantescas bolhas e crescimentos insustentaveis. Sim. O crescimento pode tornar-se insustentavel... O BCE já sustentou em demaisa o Euro desde que Super Mario afirmou que iria fazer tudo para não deixar cair o euro. Mas para a Europa sair da crise é necessário o euro depreciar-se a fim de colocar Portugal e outro em superavit tão necessário!
Mas agora o que temos é, um misto entre a esperança de que estamos a sair de 3 anos consecutivos de recessão (em que o PIB baixa) , ou a eterna ameaça de se continuar em depressão pelo auto-reforço do mercado.
Independentemente da Fed retirar os estimulos lenta ou rápidamente, agora ou mais logo, o mercado já subiu a um tal ponto que deverá por ele próprio ter uma forte correcção reagindo abruptamente a um efeito ainda não visivel e futuro que a maioria de nós ainda não se deu conta.
Por exemplo, o PSI20 não deverá ter força para já romper os 6500p e o SP500 deverá ter por aqui algures um momento de reversão caindo mais de 20%
Quanto mais tempo o mercado estiver a níveis baixos maiores as probabilidades de vir investidores com a estratégia buy and hold e maiores e mais consistentes os ganhos para o futuro. Da mesma maneira que quanto mais tempo o mercado anda a niveis elevados com preços acima do valor dos activos, maiores as chances de se incorrer em elevadas perdas se se mantiver in, o que põe em causa a riqueza geral da maioria dos investidores e fundos de pensões, etc etc..
Bernanke começou desde Maio a falar para o mercado ter cautela que a Fed poderia em breve retirar estimulos, o mercado foi sempre a subir. Quem se baseou nas palavras do Bernanke e não investiu, acabou por ficar de fora a ver o SP500 a subir durante 2013. E quem espera desespera por olhar a resistencia no PSI20.
Desde que a Fed baixou juros referencia para 0,25% o risco tornou-se impossivel de ser avaliado correctamente, pois todo mundo ficou focado no que a Fed suas politicas e palavras ditam. Mas para além disso, é que se chega a um ponto que já nem as palavras valem e ainda para mais em época de mudança.
Mas agora o que temos é, um misto entre a esperança de que estamos a sair de 3 anos consecutivos de recessão (em que o PIB baixa) , ou a eterna ameaça de se continuar em depressão pelo auto-reforço do mercado.
Independentemente da Fed retirar os estimulos lenta ou rápidamente, agora ou mais logo, o mercado já subiu a um tal ponto que deverá por ele próprio ter uma forte correcção reagindo abruptamente a um efeito ainda não visivel e futuro que a maioria de nós ainda não se deu conta.
Por exemplo, o PSI20 não deverá ter força para já romper os 6500p e o SP500 deverá ter por aqui algures um momento de reversão caindo mais de 20%
Quanto mais tempo o mercado estiver a níveis baixos maiores as probabilidades de vir investidores com a estratégia buy and hold e maiores e mais consistentes os ganhos para o futuro. Da mesma maneira que quanto mais tempo o mercado anda a niveis elevados com preços acima do valor dos activos, maiores as chances de se incorrer em elevadas perdas se se mantiver in, o que põe em causa a riqueza geral da maioria dos investidores e fundos de pensões, etc etc..
Bernanke começou desde Maio a falar para o mercado ter cautela que a Fed poderia em breve retirar estimulos, o mercado foi sempre a subir. Quem se baseou nas palavras do Bernanke e não investiu, acabou por ficar de fora a ver o SP500 a subir durante 2013. E quem espera desespera por olhar a resistencia no PSI20.
Desde que a Fed baixou juros referencia para 0,25% o risco tornou-se impossivel de ser avaliado correctamente, pois todo mundo ficou focado no que a Fed suas politicas e palavras ditam. Mas para além disso, é que se chega a um ponto que já nem as palavras valem e ainda para mais em época de mudança.
Amigos,
Cumps
Cumps
- Registado: 6/6/2008 13:45
É desta que vão os 6400 pts??? Dia da selecção dia de CR7....
A ver vamos:
Bernanke diz que juros continuarão baixos depois da retirada dos estímulos
20-11-2013 01:20:00
A taxa de juro de referência – a Fed Funds Rate - deverá manter-se próxima de zero (está entre 0% e 0,2% desde finais de 2008) durante “um período de tempo considerável” já depois de terminado o programa de compra de activos, “talvez bastante tempo depois de a taxa de desemprego quebrar o limiar de 6,5% estabelecido pela Fed”, declarou Ben Bernanke, citado pela Bloomberg, num discurso perante economistas na terça-feira à noite, em Washington.
Janet Yellen, que substituirá Ben Bernanke à frente da Reserva Federal, tinha já assinalado na semana passada que a actual ronda de flexibilização quantitativa (a terceira, iniciada em Setembro de 2012), que visa estimular a economia dos EUA, prosseguirá. Recorde-se que, actualmente, o programa de compra de activos por parte da Fed, no âmbito destes estímulos, é de 85 mil milhões de dólares por mês.
Tem havido muita especulação quanto à data de início da retirada dos estímulos (principalmente depois de Bernanke ter aludido a essa possibilidade, num discurso que proferiu em Maio passado), mas enquanto a economia não der sinais mais permanentes de solidez, estes manter-se-ão intactos.
A maioria dos economistas apontava para que começassem a ser progressivamente retirados a partir de Março do próximo ano e as palavras de Yellen vieram reforçar a ideia de que essa redução dos estímulos não acontecerá para já.
Agora, Bernanke veio dizer que mesmo depois da retirada total dos estímulos, os juros deverão permanecer nos actuais níveis historicamente baixos.
A ver vamos:
Bernanke diz que juros continuarão baixos depois da retirada dos estímulos
20-11-2013 01:20:00
A taxa de juro de referência – a Fed Funds Rate - deverá manter-se próxima de zero (está entre 0% e 0,2% desde finais de 2008) durante “um período de tempo considerável” já depois de terminado o programa de compra de activos, “talvez bastante tempo depois de a taxa de desemprego quebrar o limiar de 6,5% estabelecido pela Fed”, declarou Ben Bernanke, citado pela Bloomberg, num discurso perante economistas na terça-feira à noite, em Washington.
Janet Yellen, que substituirá Ben Bernanke à frente da Reserva Federal, tinha já assinalado na semana passada que a actual ronda de flexibilização quantitativa (a terceira, iniciada em Setembro de 2012), que visa estimular a economia dos EUA, prosseguirá. Recorde-se que, actualmente, o programa de compra de activos por parte da Fed, no âmbito destes estímulos, é de 85 mil milhões de dólares por mês.
Tem havido muita especulação quanto à data de início da retirada dos estímulos (principalmente depois de Bernanke ter aludido a essa possibilidade, num discurso que proferiu em Maio passado), mas enquanto a economia não der sinais mais permanentes de solidez, estes manter-se-ão intactos.
A maioria dos economistas apontava para que começassem a ser progressivamente retirados a partir de Março do próximo ano e as palavras de Yellen vieram reforçar a ideia de que essa redução dos estímulos não acontecerá para já.
Agora, Bernanke veio dizer que mesmo depois da retirada total dos estímulos, os juros deverão permanecer nos actuais níveis historicamente baixos.
cumprimentos...
Boas,
Fica só uma nota de informação, como não tinha lido/visto nada sobre isso a confirmar.
"Regras do índice PSI-20 afastam entrada directa em Dezembro. Só na revisão anual, comunicada em Março, poderá haver lugar para a nova cotada na principal “montra” da bolsa de Lisboa."
Fica só uma nota de informação, como não tinha lido/visto nada sobre isso a confirmar.
"Regras do índice PSI-20 afastam entrada directa em Dezembro. Só na revisão anual, comunicada em Março, poderá haver lugar para a nova cotada na principal “montra” da bolsa de Lisboa."
As previsões para 2014 apontam para crescimento em todas as partes do globo.
Europa começa a apresentar recuperação apesar de ténue.
Os dados nos Estados Unidos apontam para uma contínua recuperação da economia cujos resultados empresariais poderão beneficiar de uma continua recuperação da economia Europeia.
Dados também interessantes,
O Porto de Leixoes apresenta em 2013 uma possível melhoria dos seus resultados, beneficiando com um aumento da atividade do transporte de carga portuária.
Unicre revela que desde Maio de 2013 verifica-se um aumento na utilização dos cartões por parte dos consumidores.
Podemos esperar um ano de 2014 mais favorável que 2013.
Abraços e Bons negócios
Europa começa a apresentar recuperação apesar de ténue.
Os dados nos Estados Unidos apontam para uma contínua recuperação da economia cujos resultados empresariais poderão beneficiar de uma continua recuperação da economia Europeia.
Dados também interessantes,
O Porto de Leixoes apresenta em 2013 uma possível melhoria dos seus resultados, beneficiando com um aumento da atividade do transporte de carga portuária.
Unicre revela que desde Maio de 2013 verifica-se um aumento na utilização dos cartões por parte dos consumidores.
Podemos esperar um ano de 2014 mais favorável que 2013.
Abraços e Bons negócios
- Registado: 6/9/2011 23:18
K. Escreveu:Ulisses,
ja percebi a confusao, eu tenho estado a falar num crescimento do PIB em relacao ao ultimo trimestre de 2012, tu estas a fazer as contas ao PIB total do ano. Assim, independentemente da variacao em cadeia no ultimo trimestre, o numero do crescimento homologo vai ser positivo, mas o PIB total vai ser, como dizes, inferior ao de 2012.
Um abraco,
K.
Nesse caso ainda só são indícios

Sendo assim no final de 2013 o valor do PIB vai ser inferior ao valor na mesma data para 2012 e será, possivelmente, entre -2,5% a -1%
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
E estamos todos a espera uns (como eu) dentro para continuar os ganhos e suavizar algumas perdas bastante antigas.
Outros a espera da correção para poder entrar...
Entretanto
Outros a espera da correção para poder entrar...
Entretanto

- Registado: 31/10/2013 21:52
E se for: quem espera sempre alcança!?
Não é que acredite nesta frase no mundo dos mercados, mas neste momento parece-me que o PSI continua com óptimo aspecto para poder vir a quebrar os 6400pontos.
Vamos ver o que nos reserva a próxima semana!
Não é que acredite nesta frase no mundo dos mercados, mas neste momento parece-me que o PSI continua com óptimo aspecto para poder vir a quebrar os 6400pontos.
Vamos ver o que nos reserva a próxima semana!
ola
psi em lateralização/consolidação, ou seja la o que fôr....quem espera pelo rompimento dos 6400p desespera!
psi em lateralização/consolidação, ou seja la o que fôr....quem espera pelo rompimento dos 6400p desespera!
- Registado: 29/11/2007 14:16
Ulisses,
ja percebi a confusao, eu tenho estado a falar num crescimento do PIB em relacao ao ultimo trimestre de 2012, tu estas a fazer as contas ao PIB total do ano. Assim, independentemente da variacao em cadeia no ultimo trimestre, o numero do crescimento homologo vai ser positivo, mas o PIB total vai ser, como dizes, inferior ao de 2012.
Um abraco,
K.
Um abraco,
K.
- Registado: 28/5/2008 1:17
Com os números divulgados ontem pelo INE, para o terceiro trimestre, os dados são "animadores". O segundo e terceiro trimestre dão a entender que o rumo do PIB inverteu e estamos agora em recuperação. São sinais de que Portugal estará agora no bom caminho, a somar ao facto de Portugal estar agora também a apresentar um excedente externo no que diz respeito à balança comercial. Outro dado muito importante.
O PIB de 2013 (que é o acumulado dos 4 trimestres do ano) vai ser ainda assim inferior certamente ao de 2012, isto é praticamente certo. Não obstante fechar o ano provavelmente melhor do que como o abriu.
O "fundo" poderá ter sido o último trimestre de 2012 e o primeiro de 2013. Esperemos bem que sim, que isto se confirme...
O PIB de 2013 (que é o acumulado dos 4 trimestres do ano) vai ser ainda assim inferior certamente ao de 2012, isto é praticamente certo. Não obstante fechar o ano provavelmente melhor do que como o abriu.
O "fundo" poderá ter sido o último trimestre de 2012 e o primeiro de 2013. Esperemos bem que sim, que isto se confirme...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
K., se o primeiro trimestre de 2013 foi claramente inferior ao primeiro trimestre de 2012, se o 2T de 2013 foi inferior ao 2T de 2012, se o 3T de 2013 foi inferior ao 3T de 2012, como pode o PIB de 2013 ser superior ao de 2012? Seria necessário um fabuloso e irrealista 4T.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:K., o PIB em 2013 vai ser inferior ao 2012, aconteça o que acontecer no quarto trimestre.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, agora sou eu que nao entendo o teu raciocinio...
Um abraco,
K.
K., o PIB em 2013 vai ser inferior ao 2012, aconteça o que acontecer no quarto trimestre.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:K. , confesso que não entendo as tuas contas. Os três primeiros trimestres deste ano mostraram-nos sempre uma variação negativa face ao trimestre homólogo do ano passado. Como poderia isto dar um crescimento do PIB este ano?
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, o crescimento homólogo neste momento é negativo porque é medido em relacao ao final do terceiro trimestre do ano passado, ou seja, o número que está a afectar o PIB negativamente é a contraccao do ultimo trimestre de 2012.
Quando falo em crescimento neste ano falo da variacao em relacao a 1 de Janeiro, pois o Numero relevante para o crescimento em 2013 vai ser o **crescimento homólogo no final do Quarto trimestre**.
Um abraco,
K.
Só uma nota. Quando se avaliar a evolução do PIB no ano de 2013 penso será a variação homóloga, ou seja, (PIB 2013-PIB 2012)/PIB 2012*100.
Neste momento, não é muito importante comparar o 3ºt 2013 com 3ºt 2012, mas sim o acumulado 01/01/2013 a 30/09/2013 com 01/01/2012 a 30/09/2012.
Precisamente. Ou, ainda melhor, comparar 01/10/2012 a 30/09/2013 (ano completo mais recente) com 01/10/2011 a 30/09/2012 (ano completo anterior a esse). Não há nada que imponha considerar o ano civil para se ter uma variação anual do PIB (ou qualquer outro indicador).
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
- Registado: 19/8/2009 17:46
Gostaria apenas de relembrar que, tanto em 2011 como em 2012, o último trimestre teve uma evolução em cadeia muito negativa, algo que relaciono com a retracção do consumo devido às expectativas de austeridade do ano seguinte.
Não vejo motivo para este ano ser muito diferente dos dois anteriores. Embora o défice externo (exportações - importações) seja importante e esteja a ajudar a recuperação do PIB, a componente com mais peso no produto continua a ser o consumo privado das famílias.
Não vejo motivo para este ano ser muito diferente dos dois anteriores. Embora o défice externo (exportações - importações) seja importante e esteja a ajudar a recuperação do PIB, a componente com mais peso no produto continua a ser o consumo privado das famílias.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
- Registado: 19/8/2009 17:46
K. , confesso que não entendo as tuas contas. Os três primeiros trimestres deste ano mostraram-nos sempre uma variação negativa face ao trimestre homólogo do ano passado. Como poderia isto dar um crescimento do PIB este ano?
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
K. Escreveu:
Mas onde é que vocês vão buscar estes números?
1oTrimestre: -0.4% (fonte INE)
2o Trimestre: +1.1% (fonte INE)
3o Trimestre: 0.2% (Estimativa Rápida)
Assim, deixo aqui o que parece ser o segredo mais bem guardado em Portugal:
EM 2013 O PIB JÁ CRESCEU 0.8%!!
Pode acabar 2013 negativo, mas para ir abaixo do meu intervalo inferior de -0,5% seria preciso uma contracção de 1.3% no quarto trimestre...
Um abraço,
K.
Grato pelo esclarecimento K.
Estava a falar de memória mas na altura (1º trimestre) li que os números eram de -4% e não se falava em homólogos

Sendo assim resta-me dar os parabéns pela visão realista que apresentaram nunca estive do lado dos pessimistas mas sempre tentei ser céptico e ver Portugal a crescer em 2013 parecia de certa forma idílico.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: PSI 20 "uma opinião"
Ulisses Pereira Escreveu:Primus, em relação ao mercado português, não houve nenhuma novidade pois já todos estimavam um crescimento em torno de 0,3%. Saiu ligeiramente abaixo, nada de relevante. Daí a não reacção dos mercados.
Um abraço,
Ulisses
Qual a coerência dos meus traços azuis ?
O PSI está, parece-me, a fazer uma correcção normalicima

CumPrim/
valeaquilino
- Anexos
-
- PSI20.png (61.36 KiB) Visualizado 7986 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Elias Escreveu:K. Escreveu:Elias, não falei da divida, só do crescimento.
Para prever a dívida é preciso um estudo diferente, que não fiz. O primeiro passo seria isolar as variáveis que a afectam, e identificar quais as resilientes e quais as que têm uma evolução dependente das variáveis que vão ser alteradas de acordo com os indicadores avançados. Como não especulo com dívida, não vou fazer este estudo. Em geral, a previsão do crescimento do PIB tende a ser suficiente p+ara confirmar os avanços dos mercados de acções e é apenas marginalmente afectada pela dimensão da dívida (uma afirmação que tem feito correr muitas linhas, mas a maior parte dos estudos históricos assim o indicam).
O que posso dizer é que, num cenário de crescimento inesperado e de diminuição do desemprego, o défice das contas públicas vais ser melhor do que o esperado, mas isso é relativamente óbvio, ou?
Um abraço,
K.
De acordo K., o que eu pretendi salientar foi que se o crescimento não for acompanhado de uma grande e continuada redução do défice, acaba por servir de muito pouco em termos de sustentabilidade da nossa situação financeira.
É certo que crescer 1% é melhor que regredir 1%; por outro lado crescer um 1% com défice de 5% não é necessariamente melhor que regredir 1% com défice 0...
1 abraço,
Elias

No ínicio do ano o Ulisses escreveu um artigo;
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... escer.html
se assim for parece que poderá estar certo.
Os gráficos dizem-te coisas do caneco

Na altura a resistencia dos 5700pts aguentou de Setembro 2012 a Dezembro 2012 até ser quebrada, embora tenha havido uma quebra até aos 5200pts com a crise politica.
Agora a preocupação é a resistencia dos 6400pts a ser testada pela 3º vez este ano.
Acredito

Era bom para a bolsa e talvez para os portugueses em geral.
- Registado: 24/11/2010 10:03
K. Escreveu:lfhm Escreveu:
Então os resultados por trimestre não foi qualquer coisa do tipo:
1T: -4%
2T: 1%
3T: 0,2%
Mas onde é que vocês vão buscar estes números? Só pode ser das aldrabices que escrevem nos jornais (que para confundirem as pessoas misturam homólogos com encadeados). Depois alguém dos gabinetes dos partidos dá uma folha aos castiços dos debates pós-telejornal, os castiços repetem o disparate. Às vezes pergunto-me mesmo se as pessoas verificam as fontes quando sai uma notícia, ou se, pelo contrário, têm um gosto especial em ouvir coisas que não são verdadeiras.
Vamos então aos números. Acima exagerei um pouco quando falei em mais de 1%, mas está bem perto do que já se sabe.
Os números do crescimento do PIB em cadeia (os homólogos não servem p+ara nada, pois contém informação sobre o ano passado que não interessa para este ano) para este ano são os seguintes:
1oTrimestre: -0.4% (fonte INE)
2o Trimestre: +1.1% (fonte INE)
3o Trimestre: 0.2% (Estimativa Rápida)
Assim, deixo aqui o que parece ser o segredo mais bem guardado em Portugal:
EM 2013 O PIB JÁ CRESCEU 0.8%!!
Pode acabar 2013 negativo, mas para ir abaixo do meu intervalo inferior de -0,5% seria preciso uma contracção de 1.3% no quarto trimestre...
Um abraço,
K.
Só uma nota. Quando se avaliar a evolução do PIB no ano de 2013 penso será a variação homóloga, ou seja, (PIB 2013-PIB 2012)/PIB 2012*100.
Neste momento, não é muito importante comparar o 3ºt 2013 com 3ºt 2012, mas sim o acumulado 01/01/2013 a 30/09/2013 com 01/01/2012 a 30/09/2012.
- Registado: 6/10/2011 13:34
Misturar homólogos com encadeados é uma estratégia clássica de desinformação de massas. Obviamente isto serve os interesses de um político que, recentemente, tomou o poder no país, após ter ejectado do governo os responsáveis pelo milagre que foi Portugal não ter ir ao buraco com a Grécia. Assim, o "milagre" vai ser apresentado de outra forma no início do próximo ano, mais perto das eleições: graças à nova liderança do governo, Portugal inverteu o seu rumo! É um nível de demagogia extremamente profissional e perigoso. E ninguém parece estar preocupado com o assunto.
Mas enfim, pode ser que seja mais uma daquelas coisas que eu vejo mas não estão lá:)
Mas enfim, pode ser que seja mais uma daquelas coisas que eu vejo mas não estão lá:)
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Athoss, Bing [Bot], carlosdsousa, iniciado1, Olhar Leonino, zeginocarvalho e 148 visitantes