Novos mínimos a caminho (4)
O Sp está na fronteira de se considerar o mesmo movimento ou não em relação ao ultimo.
Caso se subir mais o que aconteceu anteriormente foi uma correcção secundaria e geralmete são as principais que definem as fronteiras entre o bull/bear criando suportes muito importantes.
De qualquer maneira ainda ando a estudar o mesmo, como tal mais tarde poderei ter outra visão mais detalhada. Num bull market são criado alguns movimentos principais, neste momento só dei com 1 principal desde de março
Caso se subir mais o que aconteceu anteriormente foi uma correcção secundaria e geralmete são as principais que definem as fronteiras entre o bull/bear criando suportes muito importantes.
De qualquer maneira ainda ando a estudar o mesmo, como tal mais tarde poderei ter outra visão mais detalhada. Num bull market são criado alguns movimentos principais, neste momento só dei com 1 principal desde de março
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Punto pivote (nivel de invalidación): 1094
Nuestra Preferencia: Posiciones LARGAS en 1097 con objetivos en 1112 y 1115 en extensión.
Escenario alternativo: Debajo de 1094 buscar mayor indicación de bajo con 1082 y 1074 como objetivos.
Comentario técnico: el RSI apoya la noción de un mayor avance.
niveles clave
1120**
1115**
1112***
1104
1094**
1082**
1074**
IG / TC
Nuestra Preferencia: Posiciones LARGAS en 1097 con objetivos en 1112 y 1115 en extensión.
Escenario alternativo: Debajo de 1094 buscar mayor indicación de bajo con 1082 y 1074 como objetivos.
Comentario técnico: el RSI apoya la noción de un mayor avance.
niveles clave
1120**
1115**
1112***
1104
1094**
1082**
1074**
IG / TC
- Anexos
-
- SP50020091117.gif (9.5 KiB) Visualizado 5837 vezes
Já agora, pegando no Dow Jones e dependendo dos pontos que vamos considerar (dado o enorme Bear Market no iníco da década de 30) podemos delimitar a taxa de crescimento do índice no muito longo-prazo (com base no período 1930-2000) entre estas duas taxas:
Banda superior (baseada nos mínimos) -> 6.8%
Banda inferior (baseada nos máximos) -> 4.7%
Vale a pena notar que se tratam de índices e que não passam de amostras da economia. Quer pela forma de cálculo quer pela selecção de títulos podem introduzir distorções representando uma medida incorrecta do crescimento económico (isto é particularmente relevante quando estamos a falar do Dow Jones, evidentemente). Mas podemos vê-lo como uma aproximação grosseira à taxa a que conseguimos crescer...
Dispondo de gráficos mais longos (que provavelmente se tratam de composições/reconstruções de índices) poderiamos chegar a um valor provavelmente mais exacto. Suponho (penso até saber) que haja quem já o fizesse. Assim de repente deixo este exercício como mera aproximação com base em dados relativamente limitados.
Banda superior (baseada nos mínimos) -> 6.8%
Banda inferior (baseada nos máximos) -> 4.7%
Vale a pena notar que se tratam de índices e que não passam de amostras da economia. Quer pela forma de cálculo quer pela selecção de títulos podem introduzir distorções representando uma medida incorrecta do crescimento económico (isto é particularmente relevante quando estamos a falar do Dow Jones, evidentemente). Mas podemos vê-lo como uma aproximação grosseira à taxa a que conseguimos crescer...
Dispondo de gráficos mais longos (que provavelmente se tratam de composições/reconstruções de índices) poderiamos chegar a um valor provavelmente mais exacto. Suponho (penso até saber) que haja quem já o fizesse. Assim de repente deixo este exercício como mera aproximação com base em dados relativamente limitados.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
creepy Escreveu:uma pergunta: achas que essa linha bull centenária não parará nunca?
Referes-te aquela linha a tracejado azul claro no gráfico do S&P?
Se sim, sim, enquanto os mercados existirem deverá continuar a progredir. O mercado em si vai distanciar-se dela e ora vai avançar mais depressa ora mais devagar - a linha em si pode nem ser a exacta, é apenas uma linha prospectiva e a tendência real ser um pouco superior ou inferior.
Mas, não há nenhum problema com a linha pois ela representa, reflecte e está acente no progresso humano, que se verifica desde o início da humanidade e que tem um ritmo exponencial.
Basicamente, em termos gerais (até em termos de conhecimento e existem alguns ensaios sobre isso) a humanidade parece conseguir crescer globalmente a uma taxa da ordem dos 3% ao ano ou algo dessa ordem de grandeza. Seja ao certo qual o seu valor, parece evidente que apresenta uma taxa de crescimento exponencial.
Growth theory advanced again with the theories of economist Paul Romer in the late 1980s and early 1990s. Other important new growth theorists include Robert E. Lucas and Robert J. Barro.
Unsatisfied with Solow's explanation, economists worked to "endogenize" technology in the 1980s. They developed the endogenous growth theory that includes a mathematical explanation of technological advancement.[10][11] This model also incorporated a new concept of human capital, the skills and knowledge that make workers productive. Unlike physical capital, human capital has increasing rates of return. Therefore, overall there are constant returns to capital, and economies never reach a steady state. Growth does not slow as capital accumulates, but the rate of growth depends on the types of capital a country invests in. Research done in this area has focused on what increases human capital (e.g. education) or technological change (e.g. innovation).[6] Recent empirical analyses suggest that differences in cognitive skills, related to schooling and other factors, can largely explain variations in growth rates across countries.[12]
http://en.wikipedia.org/wiki/Economic_growth
Eu não vejo nenhum problema conceptual com esta Teoria nem uma razão intrínseca para aquela linha parar de avançar. Na verdade, para mim, numa perspectiva secular, faz todo o sentido que continue a avançar, independentemente de outras de prazos menores.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/11/2009 12:43, num total de 2 vezes.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
tendencia principal = bear
tendencia secundária = bull ou (bear market rally)
marco,
movimentos que falo são dentro de uma correcção... não estou a falar de bulls seculares... dentro das correcções (bull ou bear) se uma onda B ou correctiva a essa mesma correcção é maior tende a alargar o angulo... nem precisas de gráficos com uma larga escala.... podes ir ao daytrade... é igual...
uma pergunta: achas que essa linha bull centenária não parará nunca?
eu já demonstrei inumeras vezes porque acho que estamos no momento dessa correcção que poderá ou não ser também centenária....
abraço e acredita que aqui (pois já não estamos no outro tópico!!!!) entendo o teu ponto de vista bull... apenas os meus graficos do longo prazo me dão sinais diferentes.... respect..!
tendencia secundária = bull ou (bear market rally)
marco,
movimentos que falo são dentro de uma correcção... não estou a falar de bulls seculares... dentro das correcções (bull ou bear) se uma onda B ou correctiva a essa mesma correcção é maior tende a alargar o angulo... nem precisas de gráficos com uma larga escala.... podes ir ao daytrade... é igual...
uma pergunta: achas que essa linha bull centenária não parará nunca?
eu já demonstrei inumeras vezes porque acho que estamos no momento dessa correcção que poderá ou não ser também centenária....
abraço e acredita que aqui (pois já não estamos no outro tópico!!!!) entendo o teu ponto de vista bull... apenas os meus graficos do longo prazo me dão sinais diferentes.... respect..!
- Registado: 7/6/2008 2:02
Voltando à questão da relação das subidas com as descidas, um gráfico ainda do DOW que tem um histórico mais longo (muito embora seja um índice que conceptualmente está cheio de problemas mas vamos deixar isso de lado por agora).
Mais uma vez vai no mesmo sentido.
O que vemos é que as maiores correcções ocorrem após subidas mais modestas e que comparativamente, após subidas maiores as correcções tendem a ser mais pequenas (algumas, após subidas tremendas, são tão pequenas que nem me vou dar ao trabalho de as assinalar, fico-me só pelas mais significativas).
Também podemos ver que após o Crash e subsequente Bear Market do início da década de 30, o mercado teve uma violentíssima subida. Nem por isso de seguida, perante tão forte subida (a mais violenta em todo o gráfico para um período da ordem dos 5 anos) o índice veio de seguida para os confins. Na verdade, correcção está sensivelmente ao mesmo nível das da década de 70 e ou 2000's em termos de amplitude total. Não fomos para o abismo, tivemos antes uma correcção que nos deixou bem longe do mínimo anterior.
Depois vemos longos períodos de subida seguidos de correcções modestas (e intercalados de correcções ainda mais modestas). E subidas mais curtas no tempo seguidas de correcções um pouco maiores (assinaladas a vermelho).
As evidências vão no sentido de que quanto mais se sobe... menos abaixo se vem.
Se alguma vez acontece o contrário (e é admissível que aconteça) é a excepção e não a regra. Dizer que é sempre o que acontece carece claramente de evidências e contradiz os históricos...
Mais uma vez vai no mesmo sentido.
O que vemos é que as maiores correcções ocorrem após subidas mais modestas e que comparativamente, após subidas maiores as correcções tendem a ser mais pequenas (algumas, após subidas tremendas, são tão pequenas que nem me vou dar ao trabalho de as assinalar, fico-me só pelas mais significativas).
Também podemos ver que após o Crash e subsequente Bear Market do início da década de 30, o mercado teve uma violentíssima subida. Nem por isso de seguida, perante tão forte subida (a mais violenta em todo o gráfico para um período da ordem dos 5 anos) o índice veio de seguida para os confins. Na verdade, correcção está sensivelmente ao mesmo nível das da década de 70 e ou 2000's em termos de amplitude total. Não fomos para o abismo, tivemos antes uma correcção que nos deixou bem longe do mínimo anterior.
Depois vemos longos períodos de subida seguidos de correcções modestas (e intercalados de correcções ainda mais modestas). E subidas mais curtas no tempo seguidas de correcções um pouco maiores (assinaladas a vermelho).
As evidências vão no sentido de que quanto mais se sobe... menos abaixo se vem.
Se alguma vez acontece o contrário (e é admissível que aconteça) é a excepção e não a regra. Dizer que é sempre o que acontece carece claramente de evidências e contradiz os históricos...
- Anexos
-
- DOW091116.png (15.55 KiB) Visualizado 5981 vezes
Sinceramente penso que hoje está um pouco indefenido, poderá haver uma pequena corecçõ até aos 1095, mas não sei se cairá tanto, mas penso que hoje atingirmos os 1119, não sei. Pois a sbolsas na Asia fecharam no vermelho, mas isto as vezes preganos partidinhas, vou ficar quietinho, mas é pois nunca se sabe.
Re: Resposta ao Elias
Semitela Escreveu:
Errado . Os sacrificados são sempre os ultimos que entram .Costumam ser os mesmos que vendem num Bear Market quando o mercado inverte .
Cumprimentos
Errado, os sacrificados são sempre os que estão do lado errado do mercado. O momento em que entram é indiferente se não soubermos o momento em que saiem. Serão sacrificados se, depois de entrarem, se mantiverem do lado errado (que foi o que eu disse).
Já agora, os últimos a entrar tenderão também a ser os últimos a admitir que estamos num Bull Market.
Para quem esteve do lado certo essa é uma discussão quem nem interessa e tenderão a não ser os últimos a entrar mas sim dos primeiros ou dos do meio.
MarcoAntonio Escreveu:Semitela Escreveu:Antes de tudo , dizer que respeito a tua opinião e em seguida afirmar que nem todos vêm o Bull Market instalado Ainda
(...)
Não afirmo ainda que estamos num de longo prazo, mas sem uma correcção que venha de facto testar as bases deste movimento que se iniciou em Março : Quanto mais alto subirmos Maior será a queda
Não sou o Elias mas dispensando as letras garrafais, deixa-me só fazer duas considerações rápidas:
> Quanto mais alto subimos, mais indiferente se torna considerar quem vê ou deixa de ver um Bull Market instalado;
> Quanto mais alto subimos, mais alta será a subida.Semitela Escreveu:E infelizmente sabemos bem quem são sempre os sacrificados destes movimentosSim porque o G.S com um trade perdedor deste Março revela bem o que se está a passar
E uma terceira consideração: os sacrificados são sempre, a cada momento, os que não estão do lado certo do mercado.
Errado . Os sacrificados são sempre os ultimos que entram .Costumam ser os mesmos que vendem num Bear Market quando o mercado inverte .
Cumprimentos
creepy Escreveu:semitela,
o facto de retardarmos a queda só ganha mais angulo para a queda ser mais profunda... a imagem ta a ser feita... quanto mais tempo sustivermos isto mais pontos para baixo fica o objectivo... é sempre assim... nas subidas ou nas descidas... é uma questão de objectivo e imagem...
Podes mostrar evidências disto?
Eu olho para o histórico e vejo precisamente o oposto. Quanto mais sobe, mais altos estão os mínimos relativos face aos anteriores, o que vai no sentido de mostrar que quanto mais se sobe, menos "abaixo" se vai depois. Isto é, existe aparentemente uma correlação positiva entre a dimensão das subidas e a relação com mínimos anteriores, precisamente o oposto do que sugeres.
A mesma coisa também se pode perceber pela análise de GAPs que uma vez aqui realizei: quanto mais se sobe menos provável se torna que os gaps venham a ser fechados (estatisticamente menos gaps são fechados) o que mais uma vez vai no sentido de mostrar que estatisticamente quanto mais se sobe, menos "abaixo" se vem.
- Anexos
-
- S&P091116.png (17.15 KiB) Visualizado 6081 vezes
semitela,
o facto de retardarmos a queda só ganha mais angulo para a queda ser mais profunda... a imagem ta a ser feita... quanto mais tempo sustivermos isto mais pontos para baixo fica o objectivo... é sempre assim... nas subidas ou nas descidas... é uma questão de objectivo e imagem...
volto a referir porque sou contra as manipulações... o autocarro tem que passar pelas paragens... dificil é ver onde ficam todas as paragens...
mas o mercado sabe bem o que faz e não precisamos de chamar manipulação... temos é que ver bem o filme...
abraço
volto a referir porque sou contra as manipulações... o autocarro tem que passar pelas paragens... dificil é ver onde ficam todas as paragens...
mas o mercado sabe bem o que faz e não precisamos de chamar manipulação... temos é que ver bem o filme...
abraço
Semitela Escreveu:Antes de tudo , dizer que respeito a tua opinião e em seguida afirmar que nem todos vêm o Bull Market instalado Ainda
(...)
Não afirmo ainda que estamos num de longo prazo, mas sem uma correcção que venha de facto testar as bases deste movimento que se iniciou em Março : Quanto mais alto subirmos Maior será a queda
Não sou o Elias mas dispensando as letras garrafais, deixa-me só fazer duas considerações rápidas:
> Quanto mais alto subimos, mais indiferente se torna considerar quem vê ou deixa de ver um Bull Market instalado;
> Quanto mais alto subimos, mais alta será a subida.
Semitela Escreveu:E infelizmente sabemos bem quem são sempre os sacrificados destes movimentosSim porque o G.S com um trade perdedor deste Março revela bem o que se está a passar
E uma terceira consideração: os sacrificados são sempre, a cada momento, os que não estão do lado certo do mercado.
Resposta ao Elias
Elias Escreveu:zecatreca Escreveu:Obrigado Elias. Aguardo.
Hoje devido a problemas de saude, nao vou poder postar.
No entanto, possivelmente teremos subidas no sp.
Cumprimentos
zecatreca,
Neste momento não disponho de gráficos, mas tinha-te prometido uma resposta para hoje e por isso não me quero baldar.
Antes de responder directamente à questão vou contar-te uma história verídica que se passou comigo.
Estávamos no início de 2003. Eu andava nas lides da bolsa há uns 5 anos e meio (desde a privatização da EDP em 1997) e tinha atravessado o violentíssimo bear market que durou de Março de 2000 a Março de 2003. Depois de ter sofrido algumas perdas importantes devido às fortes descidas do mercado, eu tinha recentemente "descoberto" a possibilidade de negociar posições curtas e andava entusiasmado a shortar o mercado.
E foi justamente em Março de 2003, quando eu andava activamente a abrir curtos, que o mercado disparou e começou a subir. Eu em vez de aproveitar as subidas, cometi o pecadilho de ir atrás de opiniões de quem eu achava que sabia mais que eu - e eu achava isso porque se tratava de pessoas que já andavam nisto há mais tempo que eu e que "garantiam" que vinham aí novos mínimos. E quanto mais eu lia sobre isso, mais me convencia que realmente isto tinha de vir para baixo e abria mais curtos. E assim, depois de ter perdido dinheiro nas quedas, consegui a proeza de também perder dinheiro nas subidas.
A coisa correu mal. Ao fim de alguns meses de perdas sucessivas em subidas (!), com resultados de má memória, parei de negociar durantes uns tempos.
Um ano e meio mais tarde, em Julho de 2005, olhei com atenção para uma série de gráficos de diversos países e apercebi-me que a tendência ascendente estava instalada em vários países e finalmente (dois anos depois!) convenci-me que isto ia para cima. Aproveitei como pude o resto da subida (até meados de 2007), mas por ter ido atrás de opiniões de outros em lugar de olhar para os sinais que o mercado me continuava a dar, perdi os dois primeiros anos de um bull market magnífico.
Este episódio serviu-me de lição: a partir de 2005 aprendi a olhar para os gráficos e a formar a minha própria opinião sobre o mercado. Passei centenas de horas a analisar gráficos e a fazer simulações, para compreender o que tinha corrido mal entre em 2000-2001 (bear market) e depois em 2003 (início do bull) e o que é que eu deveria fazer no futuro, caso uma situação semelhante viesse a ocorrer. Digamos que, ao longo de meses e meses de análises, preparei cuidadosamente o próximo bear market. E quando o bear market chegou em 2007, eu estava preparado para ele.
Depois, durante o bear market, e muito especialmente no Verão de 2008, estudei cuidadosamente centenas de gráficos, para definir a minha estratégia de entrada no bull market, quando quer que ele chegasse.
Na Primavera de 2009, quando os índices quebraram em alta as suas médias móveis de longo prazo, registei sinais de compra em todos os mercados (Portugal, resto da Europa, EUA...). O clima dominante, não só nos mercados mas também em termos macro-económicos, era de um pessimismo extremo e a prudência aconselhava a "esperar para ver".
Mas as minhas análises mandavam-me seguir os sinais do mercado. E o mercado dizia-me que o bull market tinha começado. A partir daí posicionei-me unicamente do lado longo.
De então para cá (e já lá vão mais de seis meses), não encontrei ainda um único sinal de fraqueza:
- novos máximos sucedem-se em todos os índices, que se encontram, na sua maioria, em máximos de mais de 12 meses
- nenhum índice quebra as médias móveis em baixa
- as médias móveis têm todas rumo ascendente
- os máximos e mínimos relativos são cada vez mais altos, o que, por definição, constitui uma tendência ascendente.
Esta expressão - tendência ascendente - é para mim o aspecto mais importante, o único que realmente me interessa. Se lhe chamamos bull market ou ressalto em bear market ou outra coisa qualquer, é-me completamente indiferente. Para mim interessa apenas identificar a tendência e aproveitá-la. E a tendência vigente é ascendente. Não sei quanto tempo vai durar, mas tal como não se deve procurar adivinhar fundos numa queda, não me parece boa ideia tentar adivinhar topos numa subida, pois nunca se sabe quando é que a subida acaba.
Assm, e reportando-me ao momento presente, a minha opinião sobre a tendência vigente (ascendente) só mudará quando:
- os índices fizerem mínimos relativos inferiores aos mínimos relativos precedentes
- as médias móveis de longo prazo forem quebradas em baixa e tomarem o rumo descendente
Como nada disto aconteceu, não tenho uma única razão para estar pessimista.
Como referi no início deste comentário, neste momento nao disponho de acesso aos meus gráficos. Assim, amanhã complementarei este comentário com alguns "rabiscos" sobe o gráfico do S&P.
1 abraço,
Elias
Boas Elias ,
Antes de tudo , dizer que respeito a tua opinião e em seguida afirmar que nem todos vêm o Bull Market instalado Ainda
Para isso basta ver a comparação entre o grafico semanal do SPX em 2003 e 2009 .
Acho que é tudo uma questão de Time-frame . Cada pessoa negoceia naquele que melhor lhe convém e isso gera muitas divergências de pensamento .
Se em Março - Abril deste Ano quando muitos dos pequenos investidores fugiam da Bolsa e vendiam por desespero e/ou por a isso serem obrigados , outros compraram sabendo que era um ponto onde o risk / reward era extraodinariamente vantajoso .

Da mesma forma que se identificou um extremo do mercado no Inicio deste ano , vejo claramente a formação de um topo neste momento . Apresento as razões que quanto á mim me levam a fazer tal afirmação :
1 - Um extremo é identificado quando a tendência vigente depois de se prolongar no tempo não apresenta sinais de correcção e/ou descanço e na ultima parte desta dá-se uma exaustão da mesma com divergencia entre a cotação e os indicadores.
2 - Quando em 2003 atingimos os minimos tivemos um periodo de + de 6 meses de acumulação , em que a cotação oscilou e formou a base para a futura subida .
3 - O dollar Index estremamente sobrevendido á nivel semanal , a desconfiança e rumores quanto ao seu collapso e/ou substituição .
4 - Os preços das Commodities desfasados da realidade economica .
5 - O sentimento predominante e o avontade por parte de muitos investidores que pela extenção do movimento do mercado se sentem á vontade .
6 - A saída de grandes investidores de grandes empresas alienando suas posições .
Podia continuar á enumerar razões que me levam á crer que estamos perante um topo .
Não afirmo ainda que estamos num de longo prazo

E infelizmente sabemos bem quem são sempre os sacrificados destes movimentos

- Anexos
-
- Spx2003.JPG (101.5 KiB) Visualizado 6145 vezes
-
- Spx2009.JPG (97.94 KiB) Visualizado 6145 vezes
Zeca bom dia, assim com essa alegria toda não não tarda nada temos os 1164 á porta como diz a minha empregada e as primas.
Bons negocios
AFernandes
Bons negocios
AFernandes
- Anexos
-
- 2.bmp (743.02 KiB) Visualizado 6178 vezes
Editado pela última vez por aefernandes em 17/11/2009 11:12, num total de 1 vez.
Booooommm diaaaaaaa juventude....
Essa saude? essa performance? essa alegria? esse optimismo, essa felicidade como vaiiii? O Natal esta aí á porta. Ja escreveram ao papai noel a pedirem as prendinhas?
A alegria paira no ar e os mercados sobem como um balao acabado de encher com nitro
Esperemos que nao exploda (!!) pois eu hoje estou em SUPER-HIPER-MEGA-GIGA-BULL mode.
Depois dos 1102-1103 aguentarem o fio,ás 5 da matina, entrei longuissimo.
Objectivo:
ver passar, frente aos meus olhos, sorridente, com oculinhos "raibantes", bjeka na mao, um charuto no canto da boca, apanhaando o belo sol que esta a fazer hoje, os 1119.
Olé! Vamos domar este toiro com a capa vermelha, espetando minuciosamente no intervalo 1119-1121, alguns ferrolhos para uma possivel correcçao, apertando os stops nos 1125.
Bons negocios
Cumprimentos

Essa saude? essa performance? essa alegria? esse optimismo, essa felicidade como vaiiii? O Natal esta aí á porta. Ja escreveram ao papai noel a pedirem as prendinhas?
A alegria paira no ar e os mercados sobem como um balao acabado de encher com nitro

Esperemos que nao exploda (!!) pois eu hoje estou em SUPER-HIPER-MEGA-GIGA-BULL mode.

Depois dos 1102-1103 aguentarem o fio,ás 5 da matina, entrei longuissimo.
Objectivo:
ver passar, frente aos meus olhos, sorridente, com oculinhos "raibantes", bjeka na mao, um charuto no canto da boca, apanhaando o belo sol que esta a fazer hoje, os 1119.

Olé! Vamos domar este toiro com a capa vermelha, espetando minuciosamente no intervalo 1119-1121, alguns ferrolhos para uma possivel correcçao, apertando os stops nos 1125.

Bons negocios
Cumprimentos
Para o Elias, um EXCELENTE.
Admirei acima de tudo o teu relato do ponto de vista que isto da bolsa não sou só lucros e que temos também de saber lidar com as perdas e os erros inerentes a elas.
Bons negócios para todos.

Admirei acima de tudo o teu relato do ponto de vista que isto da bolsa não sou só lucros e que temos também de saber lidar com as perdas e os erros inerentes a elas.
Bons negócios para todos.
Ai estes são os filhos do Dragão...
- Registado: 14/1/2009 19:06
Muito bem Elias!
Estou 100% de acordo contigo e agradeço este ponto da situação dos mercados numa altura em que me parece que a maioria dos pequenos investidores (e participantes deste forum) estão mais ou menos indecisos, quando os mercados não estão assim tão indecisos.
Pela aversão às perdas a cada correcção um pouco mais brusca muitos de nós pensam: "É desta que isto rebenta". O que é compreensível, pois provavelmente muitos estão ainda escaldados do recente Bear market...(eu incluído, obviamente). Na verdade o mercado após uns diazinhos mais avermelhados, retoma o caminho para cima, sem se importar grande coisa com os nossos receios.
Estou a ver de fora, mas à espera de boas oportunidades para entrar e quando falo em boas oportunidades refiro-me a títulos que me pareçam estar num bom momento técnico e em que se as coisas correrem no sentido inverso ao esperado, as perdas estejam bem limitadas e definidas. Se o mercado continuar o caminho traçado até agora, então os os lucros chegarão de certeza.
1 abraço e uma vez mais parabens pelo post(não é nenhuma surpresa pois contribuis regularmente com grande qualidade para o forum, mas sem os comentários regulares do Ulisses estamos ainda um pouquinho "orfãos"
)
Estou 100% de acordo contigo e agradeço este ponto da situação dos mercados numa altura em que me parece que a maioria dos pequenos investidores (e participantes deste forum) estão mais ou menos indecisos, quando os mercados não estão assim tão indecisos.
Pela aversão às perdas a cada correcção um pouco mais brusca muitos de nós pensam: "É desta que isto rebenta". O que é compreensível, pois provavelmente muitos estão ainda escaldados do recente Bear market...(eu incluído, obviamente). Na verdade o mercado após uns diazinhos mais avermelhados, retoma o caminho para cima, sem se importar grande coisa com os nossos receios.
Estou a ver de fora, mas à espera de boas oportunidades para entrar e quando falo em boas oportunidades refiro-me a títulos que me pareçam estar num bom momento técnico e em que se as coisas correrem no sentido inverso ao esperado, as perdas estejam bem limitadas e definidas. Se o mercado continuar o caminho traçado até agora, então os os lucros chegarão de certeza.
1 abraço e uma vez mais parabens pelo post(não é nenhuma surpresa pois contribuis regularmente com grande qualidade para o forum, mas sem os comentários regulares do Ulisses estamos ainda um pouquinho "orfãos"

- Registado: 17/6/2009 11:06
Nuestro punto pivot se sitúa en 1055.
Nuestra preferencia: Siempre que no se rompa a la baja el nivel de los 1055, favorecemos un repunte con 1143 y posteriormente con 1164 como próximos objetivos.
Escenario alternativo: La ruptura a la baja del nivel de los 1055 no invalidaría la configuración alcista a medio plazo, pero el índice podría caer hacia su siguiente soporte situado en los 1020.
Análisis: Los indicadores técnicos diarios son alcistas y reclaman un ascenso hacia los 1164 a medio plazo.
Soporte - Resistencia:
1200 **
1164 **
1143 **
1109
1055 **
1020 **
978 **
IG / TC
Nuestra preferencia: Siempre que no se rompa a la baja el nivel de los 1055, favorecemos un repunte con 1143 y posteriormente con 1164 como próximos objetivos.
Escenario alternativo: La ruptura a la baja del nivel de los 1055 no invalidaría la configuración alcista a medio plazo, pero el índice podría caer hacia su siguiente soporte situado en los 1020.
Análisis: Los indicadores técnicos diarios son alcistas y reclaman un ascenso hacia los 1164 a medio plazo.
Soporte - Resistencia:
1200 **
1164 **
1143 **
1109
1055 **
1020 **
978 **
IG / TC
- Anexos
-
- SPX091117.gif (9.46 KiB) Visualizado 6346 vezes
bom dia killa...
tas bom.. obrigado pelo ponto de vista mas dscordo com 3 em ED..
abraço e continua a vir mais vezes
porque todos merecem:
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/_xRckKGYOvk&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/_xRckKGYOvk&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Trapped in purgatory
A lifeless object, alive
Awaiting reprisal
Death will be their acquisition
The sky is turning red
Return to power draws near
Fall into me, the sky's crimson tears
Abolish the rules made of stone
Pierced from below, souls of my treacherous past
Betrayed by many, now ornaments dripping above
Awaiting the hour of reprisal
Your time slips away
Raining blood
From a lacerated sky
Bleeding its horror
Creating my structure
Now I shall reign in blood!
tas bom.. obrigado pelo ponto de vista mas dscordo com 3 em ED..
abraço e continua a vir mais vezes
porque todos merecem:
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/_xRckKGYOvk&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/_xRckKGYOvk&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Trapped in purgatory
A lifeless object, alive
Awaiting reprisal
Death will be their acquisition
The sky is turning red
Return to power draws near
Fall into me, the sky's crimson tears
Abolish the rules made of stone
Pierced from below, souls of my treacherous past
Betrayed by many, now ornaments dripping above
Awaiting the hour of reprisal
Your time slips away
Raining blood
From a lacerated sky
Bleeding its horror
Creating my structure
Now I shall reign in blood!
Meredith Whitney continua pessimista
Stocks Overvalued, Recession Will Return: Meredith Whitney
http://www.cnbc.com/id/33972133
AA
Stocks Overvalued, Recession Will Return: Meredith Whitney
http://www.cnbc.com/id/33972133
AA
- Registado: 29/11/2007 2:08
Boas a todos já algum tempo que nao coloco nada, por estes lados decidi colocar 1 contagem do nasdaq.
O nasdaq tem sido o indice liderante desta subida portanto faz todo o sentido em observa-lo atentamente pois será o primeiro a dar os sinais de fraqueza.
Deixo-vos uma contagem desde os minimos e de outra desde o ultimo low.Primeiramente há que dizer que o indice está bull em todos os timeframes, esta em modo de super bull, nao existem sinais de fraqueza e a trend dominante é claramente de subida.
A missao de acertar em topos e fundos é muito dolorosa e leva muitos €€, para os swing traders o melhor mesmo é continuarem na subida e no maximo reduzirem as posições longas.Para quem é daytrader pode sempre saltitar entre posições longas e Curtas.
Em relação ao indice acredito seriamente que poderemos estar perto de 1 topo de curto prazo, ou até mesmo de medio prazo mas no momento irá se analizar os movimento, porque ja se falou muitas vezes em topo e depois é o ke se tem visto.Portanto se a minha contagem esta correcta amanha poderemos assistir uma ligeira correccao desta subida fazer a onda iv ate arriscaria vir fechar o gap amanha, e depois ida a novos maximos talvez ate á zona dos 1850.
Boa sorte e bons negocios a todos
O nasdaq tem sido o indice liderante desta subida portanto faz todo o sentido em observa-lo atentamente pois será o primeiro a dar os sinais de fraqueza.
Deixo-vos uma contagem desde os minimos e de outra desde o ultimo low.Primeiramente há que dizer que o indice está bull em todos os timeframes, esta em modo de super bull, nao existem sinais de fraqueza e a trend dominante é claramente de subida.
A missao de acertar em topos e fundos é muito dolorosa e leva muitos €€, para os swing traders o melhor mesmo é continuarem na subida e no maximo reduzirem as posições longas.Para quem é daytrader pode sempre saltitar entre posições longas e Curtas.
Em relação ao indice acredito seriamente que poderemos estar perto de 1 topo de curto prazo, ou até mesmo de medio prazo mas no momento irá se analizar os movimento, porque ja se falou muitas vezes em topo e depois é o ke se tem visto.Portanto se a minha contagem esta correcta amanha poderemos assistir uma ligeira correccao desta subida fazer a onda iv ate arriscaria vir fechar o gap amanha, e depois ida a novos maximos talvez ate á zona dos 1850.
Boa sorte e bons negocios a todos
- Anexos
-
- nasshort.jpg (54.8 KiB) Visualizado 6662 vezes
-
- nasbig.jpg (52.98 KiB) Visualizado 6657 vezes
- Registado: 10/11/2008 18:55
Elias Escreveu:zecatreca Escreveu:Obrigado Elias. Aguardo.
Hoje devido a problemas de saude, nao vou poder postar.
No entanto, possivelmente teremos subidas no sp.
Cumprimentos
zecatreca,
Neste momento não disponho de gráficos, mas tinha-te prometido uma resposta para hoje e por isso não me quero baldar.
Antes de responder directamente à questão vou contar-te uma história verídica que se passou comigo.
Estávamos no início de 2003. Eu andava nas lides da bolsa há uns 5 anos e meio (desde a privatização da EDP em 1997) e tinha atravessado o violentíssimo bear market que durou de Março de 2000 a Março de 2003. Depois de ter sofrido algumas perdas importantes devido às fortes descidas do mercado, eu tinha recentemente "descoberto" a possibilidade de negociar posições curtas e andava entusiasmado a shortar o mercado.
E foi justamente em Março de 2003, quando eu andava activamente a abrir curtos, que o mercado disparou e começou a subir. Eu em vez de aproveitar as subidas, cometi o pecadilho de ir atrás de opiniões de quem eu achava que sabia mais que eu - e eu achava isso porque se tratava de pessoas que já andavam nisto há mais tempo que eu e que "garantiam" que vinham aí novos mínimos. E quanto mais eu lia sobre isso, mais me convencia que realmente isto tinha de vir para baixo e abria mais curtos. E assim, depois de ter perdido dinheiro nas quedas, consegui a proeza de também perder dinheiro nas subidas.
A coisa correu mal. Ao fim de alguns meses de perdas sucessivas em subidas (!), com resultados de má memória, parei de negociar durantes uns tempos.
Um ano e meio mais tarde, em Julho de 2005, olhei com atenção para uma série de gráficos de diversos países e apercebi-me que a tendência ascendente estava instalada em vários países e finalmente (dois anos depois!) convenci-me que isto ia para cima. Aproveitei como pude o resto da subida (até meados de 2007), mas por ter ido atrás de opiniões de outros em lugar de olhar para os sinais que o mercado me continuava a dar, perdi os dois primeiros anos de um bull market magnífico.
Este episódio serviu-me de lição: a partir de 2005 aprendi a olhar para os gráficos e a formar a minha própria opinião sobre o mercado. Passei centenas de horas a analisar gráficos e a fazer simulações, para compreender o que tinha corrido mal entre em 2000-2001 (bear market) e depois em 2003 (início do bull) e o que é que eu deveria fazer no futuro, caso uma situação semelhante viesse a ocorrer. Digamos que, ao longo de meses e meses de análises, preparei cuidadosamente o próximo bear market. E quando o bear market chegou em 2007, eu estava preparado para ele.
Depois, durante o bear market, e muito especialmente no Verão de 2008, estudei cuidadosamente centenas de gráficos, para definir a minha estratégia de entrada no bull market, quando quer que ele chegasse.
Na Primavera de 2009, quando os índices quebraram em alta as suas médias móveis de longo prazo, registei sinais de compra em todos os mercados (Portugal, resto da Europa, EUA...). O clima dominante, não só nos mercados mas também em termos macro-económicos, era de um pessimismo extremo e a prudência aconselhava a "esperar para ver".
Mas as minhas análises mandavam-me seguir os sinais do mercado. E o mercado dizia-me que o bull market tinha começado. A partir daí posicionei-me unicamente do lado longo.
De então para cá (e já lá vão mais de seis meses), não encontrei ainda um único sinal de fraqueza:
- novos máximos sucedem-se em todos os índices, que se encontram, na sua maioria, em máximos de mais de 12 meses
- nenhum índice quebra as médias móveis em baixa
- as médias móveis têm todas rumo ascendente
- os máximos e mínimos relativos são cada vez mais altos, o que, por definição, constitui uma tendência ascendente.
Esta expressão - tendência ascendente - é para mim o aspecto mais importante, o único que realmente me interessa. Se lhe chamamos bull market ou ressalto em bear market ou outra coisa qualquer, é-me completamente indiferente. Para mim interessa apenas identificar a tendência e aproveitá-la. E a tendência vigente é ascendente. Não sei quanto tempo vai durar, mas tal como não se deve procurar adivinhar fundos numa queda, não me parece boa ideia tentar adivinhar topos numa subida, pois nunca se sabe quando é que a subida acaba.
Assm, e reportando-me ao momento presente, a minha opinião sobre a tendência vigente (ascendente) só mudará quando:
- os índices fizerem mínimos relativos inferiores aos mínimos relativos precedentes
- as médias móveis de longo prazo forem quebradas em baixa e tomarem o rumo descendente
Como nada disto aconteceu, não tenho uma única razão para estar pessimista.
Como referi no início deste comentário, neste momento nao disponho de acesso aos meus gráficos. Assim, amanhã complementarei este comentário com alguns "rabiscos" sobe o gráfico do S&P.
1 abraço,
Elias
Ando com pouco tempo para isto agora mas não queria deixar de citar o excelente texto do Elias!!
um grande abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
danieljeri Escreveu: Quando é para falar bem não temos tempo, mas quando é para criticar sempre conseguimos algum.
Admiro vários nick's aqui. Alguns não só pelo conhecimento técnico, mas sim pela forma que aborda as situações. Veio aqui na cabeça
o Zeca e o Creepy. Se Portugal fosse feita de pessoas com sede de conhecimento e de optimismo se calhar seríamos mais felizes.
Toda vida que vejo um smile numa AT do Zeca é de admirar. É tirar um pouco do formalismo nos mercados. É descontrair de uma coisa séria, ao mesmo tempo que demonstra o seu ponto de vista.
Boa noite danieljeri
Vindo de alguem que provavelmente acompanha este caldeirao á uns 2anos, e que é a primeira vez que escreve, é de tirar o chapeu.

Percebes-t o meu ponto de vista.

Um bem haja e bons negocios para ti

--------------------------------------------------
Boa noite Elias.
Obrigado pela explicação.
Concordo contigo praticamente em tudo. E realmente o sp ainda nao fez um lower low.

Vejo que te baseias nas medias moveis. Mas as medias são boas para o médio longo prazo. O que a meu ver, quando a tendência virar, (não sei quando) Só vais reparar que não é uma correcção, um pouco tarde.
Alem dos outros indices, nao tens acompanhado o macd, durante os teus estudos? O que pensas deste indicador e da divergencia que ele apresenta (comparando com os bulls e bears markets que passas-te)?
Mais uma vez agradeço a excelente resposta elaborada, a prontidão da mesma, a partilha da tua experiencia "atribulada" e o conhecimento que possuis

aguardo os rabiscos, como sempre, ansiosamente

Um abraço
boas,
estava para meter um gráfico do sp500 mas nem me vou dar ao trabalho,faço minhas as palavras do Elias e revejo-me em tudo o que ele escreve.
euforia?
Are you BULLISH?
AAII members are:
(as of 11/11/2009)
Bullish: 38.62%
Neutral: 22.76%
Bearish: 38.62%
apartir dos 70% bull começo ficar preocupado,até lá é ir com a corrente.
cumps
estava para meter um gráfico do sp500 mas nem me vou dar ao trabalho,faço minhas as palavras do Elias e revejo-me em tudo o que ele escreve.
euforia?
Are you BULLISH?
AAII members are:
(as of 11/11/2009)
Bullish: 38.62%
Neutral: 22.76%
Bearish: 38.62%
apartir dos 70% bull começo ficar preocupado,até lá é ir com a corrente.
cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Quem está ligado: