Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 5/6/2009 18:33

Instituto que decreta recessões
"É muito cedo para dizer que a economia dos EUA bateu realmente no fundo"
"É muito cedo" para dizer que a contracção da economia norte-americana já acabou e que o pior já passou, revelou hoje Robert Hall, responsável pelo instituto que determina, oficialmente, como evolui a economia dos EUA, a NBER.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt

“É muito cedo” para dizer que a contracção da economia norte-americana já acabou, revelou hoje Robert Hall, responsável pelo instituto que determina, oficialmente, como evolui a economia dos EUA, a NBER.

O responsável afirmou que o produto interno bruto (PIB) estimado, numa base mensal, “registou uma depressão no início deste ano, mas é muito cedo para dizer que bateu realmente no fundo, e que não foi uma pausa numa queda longa”, de acordo com a Bloomberg.

Robert Hall, que lidera o National Bureau of Economic Research (NBER), instituto que declara se a economia dos EUA está num ciclo de contracção ou de expansão, adiantou ainda que a oficialização do fim desta recessão pode demorar muito tempo.

“Esperámos muito tempo para declarar a depressão de 2001, devido a divergência entre os indicadores económicos e, provavelmente, vamos ter de esperar muito tempo neste ciclo”, acrescentou o responsável.

Nos últimos dias têm sido divulgados vários indicadores económicos que sugerem que o pior da crise já terá passado. Robert Hall, com as declarações hoje proferidas acaba por resfriar os ânimos.

E ainda hoje o Nobel da economia, Paul Krugman, afirmou que a economia mundial está a demonstrar indícios de “estabilização, não de recuperação”, considerando que não se está a verificar uma melhoria, mas que “as coisas estão a piorar mais lentamente”.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Elias » 5/6/2009 17:51

Bem, acabei de descobrir que o meu gráfico do SPX estava incompleto pois faltavam algumas velas.

O problema foi resolvido e entretanto em vez de um canal optei por colocar apenas uma LTA.
Anexos
spx.PNG
spx.PNG (51.68 KiB) Visualizado 6532 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 5/6/2009 17:48

Elias Escreveu:Tens razão, o canal estava um bocado mal amanhado.

Aqui vai uma versão "revista e melhorada"

tem uns falsos breaks mas passa por mais pontos

Eu tb acho que o S&P tem evoluido segundo um canal ou muito proximo disso (muito embora não o valorize particularmente e acho inclusivamente que não perdurará por muito mais tempo pela sua largura e inclinação). De qq das formas já deves ter dado conta que ele não é lá muito perfeito, embora o vislumbremos (se optares por umas linhas elas mal tocam no índice e se optares por outras que passem pelo índice começam a aparecer cortes aqui e acolá). Mas ok, eu até aceito o canal e já me senti tentado a pô-lo no meu gráfico também, a questão principal não é essa.

A questão principal é que eu continuo a ver o movimento de consolidação de que o Quico fala em qualquer um dos teus gráficos, no primeiro ou no segundo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 5/6/2009 17:44

Já agora, na mesma linha e se num exemplo temos pontos a menos, noutro temos pontos a mais que resultam de um excesso de linhas no gráfico (aliás, ver um gráfico com muitas linhas causa-me sempre calafrios pois quanto mais linhas se colocam menos vemos do gráfico).

Temos uma tendência natural para detectar e explicar padrões, mesmo no meio do caos e mesmo que os padrões não tenham significado nenhum. Tendemos a sobrevalorizar as semelhanças e a desvalorizar as diferenças. Um efeito curioso é quando vamos acumulando coincidências, quantas mais acumulamos mais desvalorizamos as diferenças...

Contudo, podemos sempre fazer vários exercícios distintos sobre o mesmo gráfico/período que muito embora se baseiem em linhas marcadamente diferentes, acabam por "encaixar" no gráfico com semelhante propriedade.
Anexos
05062009-b.JPG
05062009-b.JPG (126.66 KiB) Visualizado 6567 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 5/6/2009 17:40

Tens razão, o canal estava um bocado mal amanhado.

Aqui vai uma versão "revista e melhorada"

tem uns falsos breaks mas passa por mais pontos
Anexos
spx.PNG
spx.PNG (55.51 KiB) Visualizado 4189 vezes

por MarcoAntonio » 5/6/2009 17:35

Elias Escreveu:Com todo o respeito, cada um vê aquilo que o cérebro lhe manda ver.

Há quem veja aqui uma consolidação. Eu vejo um canal ascendente.

Elias, a tua linha de suporte no canal não passa por um único ponto (nos primeiros a linha está sempre abaixo do índice e mo "último" corta a cotação).
:wink:

Já a de resistência está um pouco melhor...

Mas canais desse género vamos encontrar o tempo todo (basta termos uma linha de um lado minimamente consistente, depois é traçar uma paralela do outro lado, mesmo que não bata em qq ponto).

Por outro lado, nota que o facto de detectares um determinado padrão num determinado timeframe não invalida que detectes outro num timeframe mais pequeno. A consolidação de que o Quico fala eu continuo a vê-la no teu gráfico (o teu gráfico não a invalidou de forma nenhuma e mesmo que admitamos o canal, ela continua lá). E se olhar para o resto do canal para trás não vejo nenhuma outra...

Já agora, deixo o meu gráfico actualizado.
Anexos
S&P500-090605.png
S&P500-090605.png (15.72 KiB) Visualizado 4232 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por creepy » 5/6/2009 16:31

para já o indice mantem-se dentro deste canal...

o meu target mantém-se o mesmo..

quando disse PRIMEIROS (e não disse de maneira nenhuma que tinha acabado alguma coisa) sinais de capitulação referi-me a um movimento de venda em vários activos:

EUR/USD
SPX
oil

As obrigações fizeram também um movimento interessante e parecem estar a capitular no sentido inverso...

Como acredito que não se vende tudo no topo e no ultimo dia... PRIMEIROS SINAIS significam para mim primeiros sinais que (eu) detectei de venda... de receio..

quem tem assistido aos meus post sabe que pretendo seguir o mercado de uma forma imparcial e lúcida... e tentar ajudar quem os segue ao promenor..

Cumprimentos
Anexos
05062009 b.jpg
05062009 b.jpg (115.85 KiB) Visualizado 4380 vezes

Registado: 7/6/2008 2:02

por Elias » 5/6/2009 16:22

Com todo o respeito, cada um vê aquilo que o cérebro lhe manda ver.

Há quem veja aqui uma consolidação. Eu vejo um canal ascendente.
Anexos
spx.PNG
spx.PNG (57.94 KiB) Visualizado 4459 vezes

por Quico » 5/6/2009 16:17

madoff Escreveu:Concordo com o ELias, mas a verdade é que neste momento estamos numa grande indefinição.

Quando todos estão à espera, não há dias, há semanas, que o S&P desfaleça ele não sai do sítio.

Chamam indefinição? Eu chamaria antes consolidação! É assim que se costumam fazem as "bandeiras".

Mas é claro que também posso estar errado. Peço desculpa pela interrupção. Podem prosseguir.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por xpeculating2 » 5/6/2009 16:13

madoff Escreveu:Nem está claramente a subir nem a descer.

Esta deixou-me completamente baralhado :shock:

O SP500 está neste momento nos 947 pontos, ou seja, 42% desde o minimo de Março. Se isto não é subir então que seria estar claramente a subir para ti? Importas-te de clarificar?

bn

Registado: 1/6/2009 23:04

por madoff » 5/6/2009 15:58

Concordo com o ELias, mas a verdade é que neste momento estamos numa grande indefinição.

Nem está claramente a subir nem a descer.

Existe muita incerteza no ar, e na minha opinião acho que temos 50/50 para todos.

Mas podemos estar a começar a inverter...e dai os bears estarem a começar a aparecer com mais força.

Elias Escreveu:
Branc0 Escreveu:
Elias Escreveu:Pergunta aos bears deste post:

Muita gente tem dito que o S&P ficaria bull se passasse os 930. Ele já passou essa fasquia.

E assim a minha pergunta é: não estarão os meus amigos bears a procurar a todo o custo figuras que enquadrem o cenário bear, pese embora o avolumar de sinais bull?

1 abraço,
Elias

Não perguntes aos ursos, pergunta a quem fez as afirmações ;)

Bem eu admito que a pergunta possa não ser muito clara, por isso acho que devo contextualizar:

Há seis anos, em Abril-Maio de 2003 (dois meses depois dos mínimos de Março desse ano), após ter lido algumas opiniões de quem eu achava que sabia mais que eu, teimei que o mercado ia para baixo e que estávamos apenas num rebound que nos levariam a novos mínimos. As subidas não paravam, porém eu continuava a defender o meu cenário bear.

O Dax, cujo minimo tinha sido nos 2200, foi aos 3000, depois aos 4000, e nos anos seguintes foi o que se viu: só parou nos 8000.

Foi só em 2005 que me convenci que o caminho era mesmo para cima - sim, em 2005, dois anos depois dos mínimos! Posso afirmar, com toda a propriedade, que já vi este filme e que o bilhete que paguei foi bastante caro.

O que eu quero dizer é apenas isto: por muito que acreditemos num dado cenário, temos sempre de admitir que o mercado possa seguir outro caminho. No entanto, quanto mais tempo passa, mais nos custa reconhecer que o cenário que imaginamos ou desejamos não se vai concretizar.

Não estou com isto a dizer que o mercado vai para cima ou para baixo, mas apenas a deixar um alerta: sigam o caminho que o mercado indica. neste momento o mercado indica subidas. Quando for para cair, o mercado tratará de indicar essa via.

1 abraço,
Elias

Registado: 12/5/2009 23:07

por Elias » 5/6/2009 15:42

Branc0 Escreveu:

Muita gente tem dito que o S&P ficaria bull se passasse os 930. Ele já passou essa fasquia.

E assim a minha pergunta é: não estarão os meus amigos bears a procurar a todo o custo figuras que enquadrem o cenário bear, pese embora o avolumar de sinais bull?

1 abraço,
Elias

Bem eu admito que a pergunta possa não ser muito clara, por isso acho que devo contextualizar:

Há seis anos, em Abril-Maio de 2003 (dois meses depois dos mínimos de Março desse ano), após ter lido algumas opiniões de quem eu achava que sabia mais que eu, teimei que o mercado ia para baixo e que estávamos apenas num rebound que nos levariam a novos mínimos. As subidas não paravam, porém eu continuava a defender o meu cenário bear.

O Dax, cujo minimo tinha sido nos 2200, foi aos 3000, depois aos 4000, e nos anos seguintes foi o que se viu: só parou nos 8000.

Foi só em 2005 que me convenci que o caminho era mesmo para cima - sim, em 2005, dois anos depois dos mínimos! Posso afirmar, com toda a propriedade, que já vi este filme e que o bilhete que paguei foi bastante caro.

O que eu quero dizer é apenas isto: por muito que acreditemos num dado cenário, temos sempre de admitir que o mercado possa seguir outro caminho. No entanto, quanto mais tempo passa, mais nos custa reconhecer que o cenário que imaginamos ou desejamos não se vai concretizar.

Não estou com isto a dizer que o mercado vai para cima ou para baixo, mas apenas a deixar um alerta: sigam o caminho que o mercado indica. neste momento o mercado indica subidas. Quando for para cair, o mercado tratará de indicar essa via.

1 abraço,
Elias

por JCS » 5/6/2009 15:39

É ir acompanhando e vendo o que o mercado faz... se for a figura fôr quebrada em alta, fica obviamente invalidada a figura.

Cumprimentos
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Quico » 5/6/2009 15:31

JCS Escreveu:Boa tarde ao fórum.

Coloco aqui a "minha" cunha ascendente (a sessão de hoje poderá talvez dar origem ao 5º toque da praxe). Temos lá o topo da cunha, a EMA200, a resistência horizontal na zona dos 945 pontos. Posto o gráfico sem saber como vai acabar a sessão.

Cumprimentos

JCS

Caro JCS:

Permita que discorde!

Abraço
Anexos
cunha.png
cunha.png (34.86 KiB) Visualizado 4870 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por meu-gôdo » 5/6/2009 15:29

JCS Escreveu:Boa tarde ao fórum.

Coloco aqui a "minha" cunha ascendente (a sessão de hoje poderá talvez dar origem ao 5º toque da praxe). Temos lá o topo da cunha, a EMA200, a resistência horizontal na zona dos 945 pontos. Posto o gráfico sem saber como vai acabar a sessão.

Cumprimentos

JCS

Essa linha de tendência ascendente desde os mínimos de Março não me parece válida por só ter duas zonas de toque...

Registado: 4/7/2006 19:54

por creepy » 5/6/2009 15:17

desculpem mas por vezes não posso por gráficos...

a minha frase deveu-se ao movimento do EUR/USD...

posto os gráficos mais tarde...

cumprimentos,

jromeira tens razão... fui eu que capitulei!!!!

por Branc0 » 5/6/2009 15:15

1 abraço,
Elias

Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Elias » 5/6/2009 15:09

Pergunta aos bears deste post:

1 abraço,
Elias

por JCS » 5/6/2009 15:03

Boa tarde ao fórum.

Cumprimentos

JCS
Anexos
SPX_5Junho09.PNG
SPX_5Junho09.PNG (21.79 KiB) Visualizado 5071 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Branc0 » 5/6/2009 14:47

creepy Escreveu:PRIMEIROS SINAIS DA CAPITULAÇÂO!!!!

Como disse no tópico do ouro a divergência entre os indices e o EUR/USD cheira-me que acabou o rally ou que pelo menos vai ter uma pausa mais alongada.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por jromeira » 5/6/2009 14:28

De quem: dos states ou teus?
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."

Registado: 29/11/2007 9:27

por madoff » 5/6/2009 13:54

Vivas Creepy,

concordo, estando habituados a analises tecnicas e com alguma coerência, estranho por isso este comentário.

Ainda por cima sem grandes noticias. Há por ai algum dado novo ?

Gracias

P.S:Concordo que se andam a formar "nuvens negras", mas dai, para a desgraça iminente.

Registado: 12/5/2009 23:07

por Zorg » 5/6/2009 13:54

Creepy, podias esclarecer melhor?
Obrigado.

Registado: 13/3/2008 22:38

por keijas » 5/6/2009 13:50

Ora viva, "creepy"

Tenho acompanhado as análises que nos tem servido com
muito interesse e até com uma forma pedagógica.
As análises aqui compartilhadas têm servido até de fiel entre ortodoxias.
Este último "post" obrigou-me a verificar se era mesmo seu, deixou-me baralhado.

b.n.
keijas

Registado: 17/5/2008 19:41

por creepy » 5/6/2009 13:39

PRIMEIROS SINAIS DA CAPITULAÇÂO!!!!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, Luzemburg, OCTAMA, Opcard33, peterteam2 e 214 visitantes