Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por pvg80713 » 3/8/2014 21:55

zorro2009 Escreveu:Perdi 89600€, agora quero ver como vou viver....

A Paciencia tem limites, isto tem de levar um abanão e talvez seja eu a da-lo....

entao foi porque nao respeitaste principios básicos... tipo nao meter os ovos todos no mesmo cesto.
Editado pela última vez por pvg80713 em 3/8/2014 21:58, num total de 1 vez.

Registado: 19/4/2005 11:11

por zorro2009 » 3/8/2014 21:54

Pelo que estive a ver já há uma associação com 150 associados, sobre o Bes, mas vou investigar e claro contem comigo

Registado: 8/1/2008 11:47

por Paulo68 » 3/8/2014 21:53

zorro2009 Escreveu:Perdi 89600€, agora quero ver como vou viver....

A Paciencia tem limites, isto tem de levar um abanão e talvez seja eu a da-lo....

Aconselho se houver algum movimento que se junte. Eu estou com familiares que se houver alguma associação tipo ESFG vamo-nos aliar.

Registado: 27/12/2011 20:40

por Investidor Cauteloso » 3/8/2014 21:52

Eu tenho uma conta no BES, e tenho lá ações da EDP (na conta do BES). Estou em risco de perder tudo?

Registado: 3/8/2014 21:34

por AT2014 » 3/8/2014 21:49

SERRA LAPA Escreveu:Quando é que alguém de colarinho branco que dá cabo da vida de milhares , é preso neste país? Isso é bem mais importante para arrancarmos de vez com a economia, que todos os comunicados que se façam ou todas as intervenções que o estado possa ter. Obviamente não somos um país sério e de direito. :evil: :evil:

Nem mais. :clap: :clap: :clap: :clap:

Os accionistas perdem tudo, os obrigacionistas também, os empregados, o pais mas....e os ex-administradores ? Nada. Nem uma palavra. Não seria um sinal de confiança para o pais e para o estrangeiro que, a par da comunicação ao pais, houvesse uma comunicação a informar que toda a anterior administração e seus braços direitos estavam todos em prisão preventiva com a PJ e outros a fazerem buscas nas casas deles, nos escritórios, nas empresas ? E que todos os bens e contas bancárias estavam congelados até final das averiguações ?

Ok já acordei. Isso nunca vai acontecer.....

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por Nuno Pereia » 3/8/2014 21:48

pata-hari Escreveu:
Esta segunda-feira o Banco Espírito Santo vai reabrir limpo dos seus activos tóxicos e sem nenhum dos seus actuais detentores de acções e de divida subordinada, que perdem tudo o que ali investiram.

Tudo indica que a solução de recapitalização será encontrada dentro do sistema financeiro português através da activação do fundo de resolução previsto no novo quadro da União Bancária europeia.

A solução para o BES e que está a ser trabalhada pelo Banco de Portugal, equipa de Vítor Bento, e Governo, em articulação com Bruxelas, e que pode vir a ser anunciada ainda esta noite, às 22h30, passa pela utilização do fundo de resolução e pela divisão do segundo maior banco (que a partir de amanhã deixa de estar cotado na bolsa): um banco bom para onde serão transferidos os depósitos, os créditos sem risco e os activos rentáveis; e um banco mau que receberá os créditos associados ao GES e às empresas satélites ou sem condições de os pagar.

Para os depositantes e os credores sem divida subordinada do BES nada mudará e ficarão clientes de um banco dotado do capital necessário para se manter a funcionar dentro das regras exigidas e limpo dos activos tóxicos que o arrastaram para a actual situação.

Nos termos da recapitalização do BES, e do recurso ao Fundo de Resolução bancária, o Estado avançará com parte dos seis mil milhões (fala-se em menos de quatro mil milhões) que sobram da linha de 12 mil milhões de euros acordada no memorando da troika (estão disponíveis 6,4 mil milhões de euros). Mas a verba será assumida pelos restantes bancos do sector - entre outros a CGD, BCP, BPI, Santander, Montepio Geral, Banif, CCAM – na proporção do que lá têm (e vão ter) investido.

A confirmar-se as medidas, o Fundo de Resolução bancária será o único accionista do BES, gerido pelo Banco de Portugal e fundeado pelo resto do sistema bancário. E a actual equipa de gestão, liderada por Vitor Bento, deverá ser convidada a manter-se, mas agora com a chancela das autoridades públicas e não dos privados.

Esta solução, a ser confirmada, evita que haja uma responsabilização dos contribuintes (e o objectivo é não implicar que a dívida liquida vá ao défice), pois são os bancos a assumir os encargos, mas estes não se vão reflectir de imediato nas contas. Actualmente o fundo de resolução bancária tem apenas recursos próprios de 182,2 milhões de euros, pelo que o sector bancário terá de fazer novos contributos, o que fará ao longo dos próximos anos, de modo a diferir o esforço nas suas contas e evitar os efeitos imediatos nos resultados e no capital. As verbas aplicadas no fundo de resolução serão recuperadas quando o banco-bom for vendido.

Amanhã o BES sairá de bolsa e os actuais accionistas, como o GES e o Crédit Agricole (15% do capital), assim como os detentores de divida subordinada, deixam de ter qualquer intervenção no dossier, pois perdem o que investiram. Mas deverão ficar com o banco-mau.

Mas já agora "só dizer que sai de bolsa " parece deitar fogo...

E então os pequenos acionistas(muitos deste Fórum como será de perceber) esquecem que têm açoes do BES assim como quem vai dar um Mergulho ???

Seria bom saber fundamentar suas afirmações...
Editado pela última vez por Nuno Pereia em 3/8/2014 22:00, num total de 1 vez.

Registado: 1/8/2014 16:05

por Carlanga » 3/8/2014 21:45

AT2014 Escreveu:...
3- Invista grande parte desse dinheiro em investimentos sem risco (depósitos, certificados, fundos de tesouraria e obrigações de empresas seguras) e apenas uma pequena parte nos investimentos de risco (Acções, fundos de acções, obrigações de empresas tipo clubes de futebol).
..
Grande Abraço e bons negócios

La está mais um a dizer que "certificados, fundos de tesouraria e obrigações de empresas seguras" são investimento sem risco!

Nem merece mais comentários....
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.

Registado: 3/8/2014 16:53

por zorro2009 » 3/8/2014 21:44

Perdi 89600€, agora quero ver como vou viver....

Registado: 8/1/2008 11:47

por AT2014 » 3/8/2014 21:42

Paulo68 Escreveu:
Dom_Quixote Escreveu:
Paulo68 Escreveu:A sic está a dar que vai ser comunicada no domingo a recapitalizacao com a ajuda do estado.

Pois Paulo, este era o meu maior receio... não sei como fica quem tem acções... :(

O que é triste é que houve mesmo fuga de informação o que originou a hetacombe. Os accionistas ficam a zero? Será mesmo? Tenho conhecidos que têm muito lá. Se for assim creio que levará a uma debandada dos accionistas dos bancos. Eu ainda tenho dificuldade em visualizar este cenário

Esta solução é um desastre. Vai provocar uma debandada dos investidores para fora dos bancos que estejam em debilidade ou de paises em debilidade. E infelizmente nós somos a cobaia. Espero que amanhã não haja uma debandada geral do BCP. Estou cá com um feeling.....

por F-Type » 3/8/2014 21:42

será que amanha não vai cair chumbo...

Registado: 27/8/2008 12:47

por Dom_Quixote » 3/8/2014 21:42

Meus senhores, a ser como o prof. diz, LMM, Camilo e outros disseram, não compro nem mais uma acção de um banco europeu!

Atenção que se o BdP daqui a pouco confirmar vai sobrar para toda a banca bem como para todo o psi... :oh:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por Pata-Hari » 3/8/2014 21:41

Os reguladores tentaram controlar o caos, francamente, continuo a achar que foram exemplares neste caso.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MMT » 3/8/2014 21:39

preparem-se para ecatombe amanha....

Governador devia ser preso, por falsas declarações ou pior das hipoteses por incompetencia, os Espirito Santo deviam levar o mesmo tratamento que os Tavoras....

o plano que se avizinha, parece muito mau, estaremos prestes a assistir uma debandada de investidores institucionais e internacionais da nossa bolsa ?? o que vem a seguir BCP, sim este tb tem telhados de vidro e sao muitos, BANIF e pos fim BPI ???

a ver vamos !

Registado: 3/8/2014 21:35

por AT2014 » 3/8/2014 21:37

katolo Escreveu:
Açor3 Escreveu:Não, HJOR durante toda esta novela em que você diz que está a assistir do cadeirão não tem tido consideraçõa pelas pessoas que neste momento estão a perder dinheiro, sem culpa nenhuma porque há uma cambada de vigaristas à solta que resolveu atacar quer pessoalmente quer a instituição que é só por acaso o melhor banco português.Sabe durante estes dias tenho recebido imensas mensagens privadas de pessoas que estão a perder imenso dinheiro que são pais de família e não conseguem dormir.O senhor sem perceber nada disto pensa que está no direito de gozar com isto tudo apesar de já várias pessoas terem pedido que acabem com a chacota.Meu amigo, já tive a sua idade e pensamos que somos o Rei do mundo e que nada nos acontece.Cuidado isto dá muitas voltas.

Ai se dá! Quem hoje se ri amanhã chora! Eu estou devastado, não com ações do BES, mas produtos da famiglia!

Não morro, mas vou chorar durante muitos anos! Este dinheiro deveria ser para o meu filho um dia...

Mas aprendi uma grande lição! Ainda tenho bastantes produtos de risco em carteira, mas irei tentar despachá-los aos poucos. Agora, NUNCA MAIS irei investir 1 cêntimo que seja na Bolsa, seja em que tipo de produtos for.

Vou dedicar-me a sério ao trabalho! A Bolsa tirou-me anos de vida e muitas noites em branco!

Infelizmente, não me conseguirei livrar deste martírio tão cedo, para mal dos meus pecados...

Amigo katolo,

Tenha calma. Perde-se hoje e ganha-se amanhã. Tire um tempo de reflexão, pense nos erros que cometeu e depois logo regressa com precaução. Mau mau é ter uma doença. Tudo o resto são precalços da vida. Às vezes tropeçamos, cai-mos e levantamo-nos.

Também levei uma trolitada valente em Maio com os anúncios do BES e do BCP que me consumiram grande parte da rentabilidade do ano por vários erros que cometi. Respirei fundo, analisei os erros, tomei uns dias para baixar os niveis de stress e em Junho e Julho fiz operações que me permitiram recuperar a mais de 50% dessas perdas estando estou outra vez a caminho de uma boa rentabilidade anual. Isto ganha-se com a experiência e o meu amigo também vai conseguir chegar lá.

Obviamente que se deve ter cuidado em não ter uma exposição demasiada a produtos de risco. Mas há produtos e produtos. Se me permite sugiro que tenha em atenção o seguinte:

1- O trabalho é sempre prioritário. Os investimentos são um acrescento que apenas se destinam a complementar o rendimento da sua profissão. Se for excepcional a investir isso pode passar a ser o seu trabalho principal. Mas só considere isso se, num periodo de alguns anos, conseguir ganhar dinheiro consistentemente a investir.

2- Nunca invista o dinheiro que necessita para viver no curto prazo. Invista aquele dinheiro que não vai necessitar num periodo de 5 anos.

3- Invista grande parte desse dinheiro em investimentos sem risco (depósitos, certificados, fundos de tesouraria e obrigações de empresas seguras) e apenas uma pequena parte nos investimentos de risco (Acções, fundos de acções, obrigações de empresas tipo clubes de futebol).

4- Se não tem tempo e/ou conhecimentos suficientes para investir em acções invista em fundos de acções em vez de investir directamente no mercado. Os fundos são geridos por profissionais e assim reduz bastante o risco do investimento. Claro que perde as valorizações fulminantes mas no longo prazo é bastante mais seguro.

Contamos consigo porque faz falta aqui ao forum. :wink: :wink:

Grande Abraço e bons negócios

por jonas007 » 3/8/2014 21:36

Ai o Ricardo Salgado... Ele não se esconda não.
Deve haver por ai uns senhores sem medo de lhe dar um caldo.

É que hoje em dia é fácil saber onde mora e onde costuma andar.
Eu se fosse a ele já nem saia de casa ou mandava-me para bem longe.
Porque ele foi logo se meter com a malta com dinheiro... :twisted:
Foge Ricardo e companhias... RUNNNNNNN

Registado: 21/5/2014 22:06

por Pata-Hari » 3/8/2014 21:31

Esta segunda-feira o Banco Espírito Santo vai reabrir limpo dos seus activos tóxicos e sem nenhum dos seus actuais detentores de acções e de divida subordinada, que perdem tudo o que ali investiram.

Tudo indica que a solução de recapitalização será encontrada dentro do sistema financeiro português através da activação do fundo de resolução previsto no novo quadro da União Bancária europeia.

A solução para o BES e que está a ser trabalhada pelo Banco de Portugal, equipa de Vítor Bento, e Governo, em articulação com Bruxelas, e que pode vir a ser anunciada ainda esta noite, às 22h30, passa pela utilização do fundo de resolução e pela divisão do segundo maior banco (que a partir de amanhã deixa de estar cotado na bolsa): um banco bom para onde serão transferidos os depósitos, os créditos sem risco e os activos rentáveis; e um banco mau que receberá os créditos associados ao GES e às empresas satélites ou sem condições de os pagar.

Para os depositantes e os credores sem divida subordinada do BES nada mudará e ficarão clientes de um banco dotado do capital necessário para se manter a funcionar dentro das regras exigidas e limpo dos activos tóxicos que o arrastaram para a actual situação.

Nos termos da recapitalização do BES, e do recurso ao Fundo de Resolução bancária, o Estado avançará com parte dos seis mil milhões (fala-se em menos de quatro mil milhões) que sobram da linha de 12 mil milhões de euros acordada no memorando da troika (estão disponíveis 6,4 mil milhões de euros). Mas a verba será assumida pelos restantes bancos do sector - entre outros a CGD, BCP, BPI, Santander, Montepio Geral, Banif, CCAM – na proporção do que lá têm (e vão ter) investido.

A confirmar-se as medidas, o Fundo de Resolução bancária será o único accionista do BES, gerido pelo Banco de Portugal e fundeado pelo resto do sistema bancário. E a actual equipa de gestão, liderada por Vitor Bento, deverá ser convidada a manter-se, mas agora com a chancela das autoridades públicas e não dos privados.

Esta solução, a ser confirmada, evita que haja uma responsabilização dos contribuintes (e o objectivo é não implicar que a dívida liquida vá ao défice), pois são os bancos a assumir os encargos, mas estes não se vão reflectir de imediato nas contas. Actualmente o fundo de resolução bancária tem apenas recursos próprios de 182,2 milhões de euros, pelo que o sector bancário terá de fazer novos contributos, o que fará ao longo dos próximos anos, de modo a diferir o esforço nas suas contas e evitar os efeitos imediatos nos resultados e no capital. As verbas aplicadas no fundo de resolução serão recuperadas quando o banco-bom for vendido.

Amanhã o BES sairá de bolsa e os actuais accionistas, como o GES e o Crédit Agricole (15% do capital), assim como os detentores de divida subordinada, deixam de ter qualquer intervenção no dossier, pois perdem o que investiram. Mas deverão ficar com o banco-mau.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Dom_Quixote » 3/8/2014 21:31

JCosta011281 Escreveu:Nem mais os accionistas também são donos dos activos.

O Sr. Prof. de direito Martelo, ilustre constitucionalista, pelos vistos não é dessa opinião. :roll:

Tá tudo tolo ou quê?

Quê!!!

Again: Não tenho bes.
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por Nuno Pereia » 3/8/2014 21:29

Mas esse vigarista Ricardo qualquer coisa ainda anda a MONTE ?

Parece aquele da Guarda ,que com uma simples espingarda andou para aí um mês a MONTE.

Vamos ficar outra vez no lugar dos TUGAS ...se calhar com diziam os romanos (como consta no Direito Romano) :

"cada um deve ter direito ..."AO SEU"

Registado: 1/8/2014 16:05

por Carlanga » 3/8/2014 21:28

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), o BES informa sobre a redução da participação qualificada do Goldman Sachs Group (norte-americano) relativa "a uma venda de 4.445.180 ações, no dia 23 de julho, que resultou na redução da posição da Goldman Sachs para menos de 2%".

A Goldman Sachs passou então a deter 1.25% do capital social do BES, relativo a 70.187.758 ações e instrumentos financeiros relativos a 37 milhões de ações do BES, correspondentes a 0,66% do capital social do banco.

Após estas transações o banco norte-americano detém agora 107.187.758 ações, correspondentes "a uma posição económica longa de 1,91%".

Esta venda ocorre depois de a Goldman Sachs ter anunciado ao mercado a 22 de julho que tinha passado a deter, através de ações e instrumentos financeiros detidos por várias entidades participadas, uma posição de 2,27% no BES.

Por sua vez, a Baros S.a.r.l, uma empresa regulada pela legislação do Luxemburgo, adquiriu numa transação fora de bolsa ("over the cuonter"), no dia 28 de julho, 120.725.000 ações e direitos de voto do BES, representando 2.15% do capital social do banco.

Após a operação, a participação direta da Baros S.a.r.l. no BES passa a ser de 112.997.237 ações representativas de 2.01% do capital social e direitos de voto do banco.

Além disso, as empresas associadas deixaram de deter qualquer participação no BES.

Lusa

Banco Espírito Santo, S.A. informa sobre participação qualificada da Baros S.a.r.l.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.

por JCosta011281 » 3/8/2014 21:17

Carlanga Escreveu:
luisptavares Escreveu:Vamos lá a ver se alguém entende isto....

Agora, apesar de tudo ainda sobram mais 4200M€, que parece que é activo bom??????? Isto olhando facilmente se conclui que em processo de insolvencia normal era este o valor que os accionistas têm a receber.....

E, tudo isto já com o prejuízo registado do GES e de todo este semestre!!!

Agora querem convencer que os accionistas são o bad bank mas englobando os seus activos bons no good bank???? E sem que os actuais accionistas tenham participação no good bank!!!!
Acho que até agora ainda ninguém tomou boa noção da coisa... É que se fizerem isto então o capital vai fugir de uma forma nunca vista..... Bancos na Europa nunca mais... aliás em nenhum lugar do mundo.....

E isto tudo quando o problema não é a insolvência mas sim uma questão de não cumprimento de rácio legal mínimo...... A mim parece-me a acção judicial mais fácil de ganhar de sempre.... caros accionistas contem comigo para acção conjunta contra o Estado Português!!!!

É isso mesmo..., alguns andam a dizer que é bem feito pq acções e obrigações compreendem risco, mas ignoram que também dão direitos sobre os todos os activos.

Nem mais os accionistas também são donos dos activos.

Registado: 3/8/2014 16:29

por Carlanga » 3/8/2014 21:14

luisptavares Escreveu:Vamos lá a ver se alguém entende isto....

Agora, apesar de tudo ainda sobram mais 4200M€, que parece que é activo bom??????? Isto olhando facilmente se conclui que em processo de insolvencia normal era este o valor que os accionistas têm a receber.....

E, tudo isto já com o prejuízo registado do GES e de todo este semestre!!!

Agora querem convencer que os accionistas são o bad bank mas englobando os seus activos bons no good bank???? E sem que os actuais accionistas tenham participação no good bank!!!!
Acho que até agora ainda ninguém tomou boa noção da coisa... É que se fizerem isto então o capital vai fugir de uma forma nunca vista..... Bancos na Europa nunca mais... aliás em nenhum lugar do mundo.....

E isto tudo quando o problema não é a insolvência mas sim uma questão de não cumprimento de rácio legal mínimo...... A mim parece-me a acção judicial mais fácil de ganhar de sempre.... caros accionistas contem comigo para acção conjunta contra o Estado Português!!!!

É isso mesmo..., alguns andam a dizer que é bem feito pq acções e obrigações compreendem risco, mas ignoram que também dão direitos sobre os todos os activos.

por Texano Bill » 3/8/2014 21:14

Já é tempo é dos accionistas fazerem alguma coisa às administrações com actuação criminosa. Se não andam em cima de quem gere a vossa propriedade, estão à espera de quê??

Kickstart Escreveu:
TexanoBill Escreveu:Interessante... E o que acontece a quem detenha instrumentos indexados às acções do BES (agora mau)? :-k

Vou atirar para o ar, pois não sou especialista, mas acho que perdem a % correspondente a indexação às acções do BES.... :-k

Eu por acaso ponderei shortar o BES via warrants na semana passada. Não o fiz, preferindo ficar a ver o filme. Mas se o tivesse feito e tivesse a posição ainda aberta tinha razão para estar preocupado...
Editado pela última vez por Texano Bill em 3/8/2014 21:17, num total de 2 vezes.

Registado: 20/8/2011 12:52

por JoãoL » 3/8/2014 21:11

Vejo comentários em que falam como se os acionistas tem aquilo que merecem pela sua apetência ao risco e que são eles que devem pagar a fatura.
Concordo com a parte do risco, mas discordo em parte, porque muitos foram enganados pelo regulador que afirmou claramente que o banco não estava insolvente e tinha capacidade de se capitalizar, mesmo com interessados de fora que já se tinham manifestado nesse sentido. Vi comentários de quem não se importava de ficar com as que tinham e ir a aumento de capital, por grande que fosse, tipo Banif a 1 cêntimo ou o que fosse.
Isto não passa de um roubo descarado aos acionistas, sim roubo, porque o banco não faliu! O Banco estava nos 12 cêntimos e mesmo que alguém por receios tentasse vender a sua posição antes do fecho foi impedida de o fazer pois bloquearam as acções pelas 15h e ninguém pode fazer mais nada até ao fecho! Logo o BES vale para os acionistas 12 cêntimos, agora se os impedem de negociar e se os metem num banco só com as dívidas, sem o património que o BES tem, então não passa de um roubo descarado!
Não sei até que ponto esse valor dos 12 cts não poderá servir de base para processos de indemnização, visto os acionistas terem sido impedidos de usar o mercado!
Poderei estar a dizer uma barbaridade, mas é o meu ponto de vista, se era para fazer isto então deixavam o mercado funcionar e não impediam as pessoas de o usar!

Registado: 3/8/2014 20:41

por JCosta011281 » 3/8/2014 21:10

Já se fala com tanta certeza na comunicação social, não sei para que é necessário o comunicado daqui por um bocado.
Para os que falam dos accionistas serem os culpados e já sabem que isto é um risco, pois bem penso que já todos sabem que é um risco, mas existem muitos accionistas que investiram com base em contas marteladas e em declarações de pessoas que supostamente sabem do que estão a falar, e as auditorias, mas agora os accionistas é que são os culpados? Por causa dessa filosofia é que as coisas estão como estão. Imaginem agora todas as empresas cotas em bolsa terem as contas marteladas, em quem os investidores podem confiar?

Registado: 3/8/2014 16:29

por Artista Romeno » 3/8/2014 21:07

artista_ Escreveu:
João Pestana Escreveu:Em praticamente todos os textos que vejo aqui escritos, os accionistas parecem ser os maus da fita e os primeiros a ser culpabilizados. Penso que se deveria distinguir os grandes accionistas dos pequenos (pois os pequenos não têm voto na matéria), nem conhecimento das situação fraudulentas que ocorrem. Confiamos em entidades, tal como os depositante confiam. Por isso, estamos todos no mesmo barco. Fomos todos enganados.
E se de repente dissessem (NÃO VAI ACONTECER) que sendo um banco privado o estado não se responsabilizaria pelos depositantes, e que isso é um problema de cada um, dado que confiaram nas pessoas (BAMCO), tal como fizeram os pequenos accionistas? Será que pensariam da mesma forma???

Que seria feito dos banco/empresas, sem os pequenos accionistas???? Não consigo atribuir qualquer culpa aos mesmos…

Chegar ao ponto de comparar simples depositantes com acionistas... vai lá vai! Se não compreendes a diferença, se achas que o estado deve garantir da mesma forma o dinheiro de uns e outros... enfim :wall: :wall:

Eu até tenho muita compreensão pelos argumentos dos accionistas, sobretudo os pequenos, sobretudo os que entraram em grande parte pela segurança que as palagras do Carlos Costa lhes transmitiram, mas isso não quer dizer que o estado tenha de se meter nisso, era só o que faltava!

O que eu acho que tem de acontecer é:

1- A saída imediata do Governador do BdP e eventualmente mais alguns ligados à supervisão dos mercados;
2- A prisão imediata de todos os que falsificaram informação para que fosse possível chegarmos a esta situação sem ninguém dar por isso;

Quanto ao dinheiro dos accionistas esse deve respeitar as condições de mercado. Quanto é que o BES vale realmente? se não vale nada ou quase nada, infelizmente, os accionistas terão de perder o seu dinheiro!

EDIT: Os accionistas não são os maus da fita, mas são eles os primeiros a ter de arcar com os prejuízos, é sempre assim, em qualquer empresa, aqui ou em qualquer outra parte do mundo! Quem investe em ações deveria ter consiciência disto... vou repetir algo que já devo ter escrito mais de 100 vezes, as primeiras duas coisas que acho que quem investe nos mercados deve interiorizar é que os mercados são muito perigosos, e não são nada fáceis... nem sequer são para todos!

Carlos costa tem que sair nao pela peta do santander/investidores.... mas sim pelo facto da supervisao ter falhado e falhado..de resto concordo ctg....mas a peta era vendo friamente quase inevitavel para evitar um nothern rock tuga... se ele afirmasse que os dp tavam garantidos os tugas nao acreditavam tinha que ser com uma peta... em setembro se ele nao apanhar um esgotamento por excesso trabalho e sair e vergonhoso........
2 don t understand dont buy it
Tenho pena de acionistas menos informados que perdem mt aqui e ja o sao ha anos...agora quem lia este topico que esteja chateado ok agora que diga ah foi surpreendente nao aceito nao as largou 5 e6 dado que foi mais papista que o papa...
Sao mt bons em at? Ou sabem o que basel3 cost of risk cobertura de imparidades margem financeira? Entao porque compram banca.....?&!pensam que sao mais espertos... nao passam de uns carolas desculpem mas nao...e porque? Pois jogam o vosso dinheiro numa roleta sem tarem a ve.la
Editado pela última vez por Artista Romeno em 3/8/2014 21:14, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carlos73, Dragon56, Rolling_Trader e 184 visitantes