Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por PM_82 » 15/11/2013 15:48

Só uma nota. Quando se avaliar a evolução do PIB no ano de 2013 penso será a variação homóloga, ou seja, (PIB 2013-PIB 2012)/PIB 2012*100.

Neste momento, não é muito importante comparar o 3ºt 2013 com 3ºt 2012, mas sim o acumulado 01/01/2013 a 30/09/2013 com 01/01/2012 a 30/09/2012.

Precisamente. Ou, ainda melhor, comparar 01/10/2012 a 30/09/2013 (ano completo mais recente) com 01/10/2011 a 30/09/2012 (ano completo anterior a esse). Não há nada que imponha considerar o ano civil para se ter uma variação anual do PIB (ou qualquer outro indicador).
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por PM_82 » 15/11/2013 15:36

Gostaria apenas de relembrar que, tanto em 2011 como em 2012, o último trimestre teve uma evolução em cadeia muito negativa, algo que relaciono com a retracção do consumo devido às expectativas de austeridade do ano seguinte.

Não vejo motivo para este ano ser muito diferente dos dois anteriores. Embora o défice externo (exportações - importações) seja importante e esteja a ajudar a recuperação do PIB, a componente com mais peso no produto continua a ser o consumo privado das famílias.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por Ulisses Pereira » 15/11/2013 15:01

K. , confesso que não entendo as tuas contas. Os três primeiros trimestres deste ano mostraram-nos sempre uma variação negativa face ao trimestre homólogo do ano passado. Como poderia isto dar um crescimento do PIB este ano?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por BearManBull » 14/11/2013 21:56

K. Escreveu:
Mas onde é que vocês vão buscar estes números?

1oTrimestre: -0.4% (fonte INE)

2o Trimestre: +1.1% (fonte INE)

3o Trimestre: 0.2% (Estimativa Rápida)

Assim, deixo aqui o que parece ser o segredo mais bem guardado em Portugal:

EM 2013 O PIB JÁ CRESCEU 0.8%!!

Pode acabar 2013 negativo, mas para ir abaixo do meu intervalo inferior de -0,5% seria preciso uma contracção de 1.3% no quarto trimestre...

Um abraço,

K.

Grato pelo esclarecimento K.

Estava a falar de memória mas na altura (1º trimestre) li que os números eram de -4% e não se falava em homólogos :? provavelmente interpretei mal as entrelinhas, mas até foi num tópico aqui do CdB em que foi publicada a noticia.

Sendo assim resta-me dar os parabéns pela visão realista que apresentaram nunca estive do lado dos pessimistas mas sempre tentei ser céptico e ver Portugal a crescer em 2013 parecia de certa forma idílico.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

Re: PSI 20 "uma opinião"

por Aqui_Vale » 14/11/2013 18:11

Ulisses Pereira Escreveu:Primus, em relação ao mercado português, não houve nenhuma novidade pois já todos estimavam um crescimento em torno de 0,3%. Saiu ligeiramente abaixo, nada de relevante. Daí a não reacção dos mercados.

Um abraço,
Ulisses

Qual a coerência dos meus traços azuis ?
O PSI está, parece-me, a fazer uma correcção normalicima =; :-$

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
PSI20.png
PSI20.png (61.36 KiB) Visualizado 7662 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por fjcbolsa » 14/11/2013 17:10

Elias Escreveu:
K. Escreveu:Elias, não falei da divida, só do crescimento.

Para prever a dívida é preciso um estudo diferente, que não fiz. O primeiro passo seria isolar as variáveis que a afectam, e identificar quais as resilientes e quais as que têm uma evolução dependente das variáveis que vão ser alteradas de acordo com os indicadores avançados. Como não especulo com dívida, não vou fazer este estudo. Em geral, a previsão do crescimento do PIB tende a ser suficiente p+ara confirmar os avanços dos mercados de acções e é apenas marginalmente afectada pela dimensão da dívida (uma afirmação que tem feito correr muitas linhas, mas a maior parte dos estudos históricos assim o indicam).

O que posso dizer é que, num cenário de crescimento inesperado e de diminuição do desemprego, o défice das contas públicas vais ser melhor do que o esperado, mas isso é relativamente óbvio, ou?

Um abraço,

K.

De acordo K., o que eu pretendi salientar foi que se o crescimento não for acompanhado de uma grande e continuada redução do défice, acaba por servir de muito pouco em termos de sustentabilidade da nossa situação financeira.

É certo que crescer 1% é melhor que regredir 1%; por outro lado crescer um 1% com défice de 5% não é necessariamente melhor que regredir 1% com défice 0...

1 abraço,
Elias

:roll: :roll: :roll: :roll:
No ínicio do ano o Ulisses escreveu um artigo;

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... escer.html

se assim for parece que poderá estar certo.
Os gráficos dizem-te coisas do caneco :lol: :lol: :lol: :lol:

Na altura a resistencia dos 5700pts aguentou de Setembro 2012 a Dezembro 2012 até ser quebrada, embora tenha havido uma quebra até aos 5200pts com a crise politica.
Agora a preocupação é a resistencia dos 6400pts a ser testada pela 3º vez este ano.
Acredito :pray: :pray: :pray: :pray: que possa ser quebrada em breve (talvez não definitivamente), até porque; menos em 2011 e em 2012, o final de ano tem sido positivo.
Era bom para a bolsa e talvez para os portugueses em geral.

Registado: 24/11/2010 10:03

por Momenta » 14/11/2013 16:56

K. Escreveu:
lfhm Escreveu:
Então os resultados por trimestre não foi qualquer coisa do tipo:

1T: -4%
2T: 1%
3T: 0,2%

:?:

Mas onde é que vocês vão buscar estes números? Só pode ser das aldrabices que escrevem nos jornais (que para confundirem as pessoas misturam homólogos com encadeados). Depois alguém dos gabinetes dos partidos dá uma folha aos castiços dos debates pós-telejornal, os castiços repetem o disparate. Às vezes pergunto-me mesmo se as pessoas verificam as fontes quando sai uma notícia, ou se, pelo contrário, têm um gosto especial em ouvir coisas que não são verdadeiras.

Vamos então aos números. Acima exagerei um pouco quando falei em mais de 1%, mas está bem perto do que já se sabe.

Os números do crescimento do PIB em cadeia (os homólogos não servem p+ara nada, pois contém informação sobre o ano passado que não interessa para este ano) para este ano são os seguintes:

Pode acabar 2013 negativo, mas para ir abaixo do meu intervalo inferior de -0,5% seria preciso uma contracção de 1.3% no quarto trimestre...

Um abraço,

K.

Só uma nota. Quando se avaliar a evolução do PIB no ano de 2013 penso será a variação homóloga, ou seja, (PIB 2013-PIB 2012)/PIB 2012*100.

Neste momento, não é muito importante comparar o 3ºt 2013 com 3ºt 2012, mas sim o acumulado 01/01/2013 a 30/09/2013 com 01/01/2012 a 30/09/2012.

Registado: 6/10/2011 13:34

por K. » 14/11/2013 16:47

Misturar homólogos com encadeados é uma estratégia clássica de desinformação de massas. Obviamente isto serve os interesses de um político que, recentemente, tomou o poder no país, após ter ejectado do governo os responsáveis pelo milagre que foi Portugal não ter ir ao buraco com a Grécia. Assim, o "milagre" vai ser apresentado de outra forma no início do próximo ano, mais perto das eleições: graças à nova liderança do governo, Portugal inverteu o seu rumo! É um nível de demagogia extremamente profissional e perigoso. E ninguém parece estar preocupado com o assunto.

Mas enfim, pode ser que seja mais uma daquelas coisas que eu vejo mas não estão lá:)

Registado: 28/5/2008 1:17

por Elias » 14/11/2013 16:42

K. Escreveu:Elias, não falei da divida, só do crescimento.

Para prever a dívida é preciso um estudo diferente, que não fiz. O primeiro passo seria isolar as variáveis que a afectam, e identificar quais as resilientes e quais as que têm uma evolução dependente das variáveis que vão ser alteradas de acordo com os indicadores avançados. Como não especulo com dívida, não vou fazer este estudo. Em geral, a previsão do crescimento do PIB tende a ser suficiente p+ara confirmar os avanços dos mercados de acções e é apenas marginalmente afectada pela dimensão da dívida (uma afirmação que tem feito correr muitas linhas, mas a maior parte dos estudos históricos assim o indicam).

O que posso dizer é que, num cenário de crescimento inesperado e de diminuição do desemprego, o défice das contas públicas vais ser melhor do que o esperado, mas isso é relativamente óbvio, ou?

Um abraço,

K.

De acordo K., o que eu pretendi salientar foi que se o crescimento não for acompanhado de uma grande e continuada redução do défice, acaba por servir de muito pouco em termos de sustentabilidade da nossa situação financeira.

É certo que crescer 1% é melhor que regredir 1%; por outro lado crescer um 1% com défice de 5% não é necessariamente melhor que regredir 1% com défice 0...

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por K. » 14/11/2013 16:20

lfhm Escreveu:

Mas onde é que vocês vão buscar estes números? Só pode ser das aldrabices que escrevem nos jornais (que para confundirem as pessoas misturam homólogos com encadeados). Depois alguém dos gabinetes dos partidos dá uma folha aos castiços dos debates pós-telejornal, os castiços repetem o disparate. Às vezes pergunto-me mesmo se as pessoas verificam as fontes quando sai uma notícia, ou se, pelo contrário, têm um gosto especial em ouvir coisas que não são verdadeiras.

Vamos então aos números. Acima exagerei um pouco quando falei em mais de 1%, mas está bem perto do que já se sabe.

Os números do crescimento do PIB em cadeia (os homólogos não servem p+ara nada, pois contém informação sobre o ano passado que não interessa para este ano) para este ano são os seguintes:

Um abraço,

K.

por K. » 14/11/2013 16:03

Elias Escreveu:Sem dúvida K., mas convém lembrar que enquanto continuarmos a ter [défice > crescimento do PIB], a dívida em % do PIB vai continuar a aumentar.

Ou seja, não basta ter crescimento, é preciso que esse crescimento comece a superar o défice.

Elias, não falei da divida, só do crescimento.

Um abraço,

K.

por BearManBull » 14/11/2013 15:47

K. Escreveu:
lfhm Escreveu:
K. Escreveu: na altura recebidas com desconfiança, se estão a revelar as únicas acertadas de entre de tudo o que ouviu por aí!

Calma lá 8-) que na altura falavam em crescimento e na verdade ainda vamos levar com 1%-2,5% de recessão no global do ano.

O PSI está com medo aos 6400 pouco volume mas não tem caído o que é bom sinal.

Será que ainda faz mais uma visita aos 6000? Não tenho nenhuma posição aberta, á espera de um desfecho, neste momento parece-me que pode dar para os dois lados para o CP mas continuo do lado dos touros no LP se isto estivesse bear mal toca-se nos 6400 era o pessoal todo a despachar papel.

Essas são as previsões que ainda andam por aí perdidas, mas a realidade é que este ano o PIB já cresceu mais de 1%. Só uma quebra muito forte no quarto trimestre pode evitar o PIB de crescer em 2013.

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por Elias » 14/11/2013 15:40

Sem dúvida K., mas convém lembrar que enquanto continuarmos a ter [défice > crescimento do PIB], a dívida em % do PIB vai continuar a aumentar.

Ou seja, não basta ter crescimento, é preciso que esse crescimento comece a superar o défice.

por K. » 14/11/2013 15:25

lfhm Escreveu:
K. Escreveu: na altura recebidas com desconfiança, se estão a revelar as únicas acertadas de entre de tudo o que ouviu por aí!

Calma lá 8-) que na altura falavam em crescimento e na verdade ainda vamos levar com 1%-2,5% de recessão no global do ano.

Será que ainda faz mais uma visita aos 6000? Não tenho nenhuma posição aberta, á espera de um desfecho, neste momento parece-me que pode dar para os dois lados para o CP mas continuo do lado dos touros no LP se isto estivesse bear mal toca-se nos 6400 era o pessoal todo a despachar papel.

Essas são as previsões que ainda andam por aí perdidas, mas a realidade é que este ano o PIB já cresceu mais de 1%. Só uma quebra muito forte no quarto trimestre pode evitar o PIB de crescer em 2013.

por BearManBull » 14/11/2013 15:16

― Leon C. Megginson

por K. » 14/11/2013 13:33

Em relação ao PIB, acrescento um comentário, o mercado não está preocupado com o crescimento do PIB no último trimestre, está bem mais preocupado com o crescimento do PIB neste momento e, acima de tudo com o crescimento no próximo ano. Isto vem no contexto dos vários posts que eu e o Ulisses (raramente estamos de acordo, mas quando estamos sempre foi bom sinal) escrevemos no sentido de que o mercado funciona com indicador avançado para a economia e que nos levou a previsões para este ano que, na altura recebidas com desconfiança, se estão a revelar as únicas acertadas de entre de tudo o que ouviu por aí!

Um corolário do avanço deste indicador é o seguinte: se existe algo com o qual os mercados não se importam é com o passado (só se for para apoiar umas linhas de tendência para olhar para o futuro!)

Um abraço,

K.

por Ulisses Pereira » 14/11/2013 13:02

Primus, em relação ao mercado português, não houve nenhuma novidade pois já todos estimavam um crescimento em torno de 0,3%. Saiu ligeiramente abaixo, nada de relevante. Daí a não reacção dos mercados.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Primvs » 14/11/2013 10:57

Crescimento de 0,2%!

É oficial...saimos tecnicamente da recessão! Um passo importante!

No entanto...o crescimento ficou no valor minimo do intervalo...as yelds...embora mais baixas que ontem...estão nos maximos do dia...

Não sei se gosto...não sei se não gosto!!!!

O mercado...ficou indiferente!!!
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por KIMBALA » 14/11/2013 9:08

Primvs Escreveu:Bom dia,

alguem sabe a que horas saem os dados do PIB Portugues?

Entretanto já saiu o PIB Frances...-0,1% :shock:

E o PIB Alemao...0,3% :|

Começo a perceber a alteração da Refi Rate pelo BCE...a economia caminha para uma crescimento nulo e inflação nula...

Tá bonito...deixa ver o impacto nos futuros

Boas,

9h30.. fonte site do ine

Contas Nacionais Trimestrais - Estimativa Rápida 3.º Trimestre de 2013 14 de novembro de 2013 Confirmado * Divulgação às 9:30

Cumps,
MAV

Registado: 24/8/2009 17:17

por Primvs » 14/11/2013 7:59

Bom dia,

alguem sabe a que horas saem os dados do PIB Portugues?

Entretanto já saiu o PIB Frances...-0,1% :shock:

E o PIB Alemao...0,3% :|

Começo a perceber a alteração da Refi Rate pelo BCE...a economia caminha para uma crescimento nulo e inflação nula...

Tá bonito...deixa ver o impacto nos futuros
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Eurouro » 14/11/2013 1:01

Um juros soberano mais baixo deve permitir um menor défice para 2014, uma vez que já os bancos não vão necessitar de mais liquidez directa e os esforços dos portugueses já têm tido desde sempre nota positiva por parte da TROIKA, quer isso dizer que os credores estão a ver o seu de volta. O capital volta em massa para as acções.

Registado: 18/7/2013 16:01

por fjcbolsa » 14/11/2013 0:52

:-k :-k :-k
Anexos
Figura1.JPG

Registado: 24/11/2010 10:03

por Elias » 13/11/2013 22:22

canguru Escreveu:depois de quebrada, negas-lhe a paternidade!

Que giro, falou-se na criança e aparece o pai :lol:

por TheMolle » 13/11/2013 22:18

canguru Escreveu:depois de quebrada, negas-lhe a paternidade!

:lol:

Esta que deixo pode ser minha?
Anexos
PSI 20 INDEX13112013SEMANAL.png

Registado: 19/7/2013 19:23

por canguru » 13/11/2013 22:08

depois de quebrada, negas-lhe a paternidade!

Registado: 6/4/2008 22:41

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Maverick StockMan e 233 visitantes